You are on page 1of 8

MAC OS Jonas Mayer, Fagner, Getlio e Pedro Universidade Regional Integrada Curso de Cincia da Computao Campus Santiago Av.

v. Batista Sobrinho, s/n CEP 97700-000 Santiago RS INTRODUO O Macintosh Operating System (Mac OS) a denominao do sistema operacional padro dos computadores Macintosh produzidos pela Apple. A primeira verso foi lanada em 1984. At antes da verso 7.6, era apenas chamado System (ex.: System 4, System 7), da verso 7.6 em diante passou a ser chamado Mac OS. A verso atual denomina-se Mac OS X. Inicialmente tinha ncleo monoltico. Foi o primeiro sistema grfico amplamente usado em computadores a usar cones para representar os itens do computador, como programas, pastas e documentos. Tambm foi pioneiro na disseminao do conceito de Desktop, com uma Mesa de Trabalho com cones de documentos, pastas e uma lixeira, em analogia ao ambiente de escritrio. HISTRICO System 1.0 (jan.1984) O primeiro sistema operacional do Mac ocupava exorbitantes 216K de memria, sendo que s o Finder ocupava 46K. Vinha com um driver de impressora ImageWriter e com os acessrios Alarm Clock e Calculator. Alm do disquete do sistema, vinha outro com o programa Mousing Around, que ensinava como lidar com essa ferramenta revolucionria, o mouse. System 1.1 (mai.84) Upgrade que teve como objetivo principal dar uma acelerada no sistema. J havia um protoStartup Items (voc podia fazer um programa abrir quando o Mac fosse ligado), mas ainda no existiam funes bvias como Shut Down ou New Folder (havia sempre uma pasta vazia em cada disco, e sempre que voc o renomeasse, apareceria outra pasta). System 2.0 (abr.85) Finalmente apareceram os comandos New Folder e Shut Down, cones pequenos na lista por nomes, um DA (Desk Accessory) chamado Choose Printer e o comando Use MiniFinder (ancestral do At Ease). dessa verso a capacidade de arrastar um cone de um disquete para o lixo para fazlo sair (anteriormente, voc tinha que dar o comando Eject Disk, e s a arrast-lo para o lixo). System 3.0 (jan.86) Foi lanado junto com o Mac Plus e trazia um Finder mais rpido e eficiente. Pela primeira vez trazia um cache de memria RAM e a capacidade de colocar uma pasta dentro da outra, criando assim um sistema hierrquico (antes s existia um nvel). Foi o primeiro a utilizar um Installer. System 3.1 (fev.86) Upgrade que trouxe mais bugs do que coisas boas. System 3.2 (jun.86)

Apareceu para consertar cerca de 30 bugs das verses anteriores e trouxe tambm uma verso nova da calculadora, usada at hoje. System 3.3 (jan.87) Pequeno mas importante upgrade, que trouxe ao Mac a capacidade de se ligar em rede usando AppleShare. System 4.0 (mar.87) Trazia consertos para alguns bugs e j no rodava no modelo original do Mac (o Macintosh 128K). System 4.1 (abr.87) Vinha com o AppleShare 1.1, que era necessrio para a rede do Mac II e possibilitava a utilizao de hard disks maiores do que 32Mb! System 4.2 (out.88) Trazia pela primeira vez o MultiFinder, que deixava voc usar dois ou mais programas ao mesmo tempo (multitarefa). System 6.0.2 (set.89) No trazia muitas mudanas. O System 6.0 tinha muitos bugs e foi substitudo logo aps o seu lanamento. O System 6.0.1 teve tantos problemas que nunca foi lanado. System 6.0.3, 6.0.4, 6.0.5, 6.0.7 (1990) O System 6.0.3 vinha com o SE/30 e era o recomendado pela Apple para todos os modelos mais recentes. O 6.0.4 era a menor verso do System 6.0 que podia rodar em um IIci. O Mac IIfx precisava, no mnimo, do System 6.0.5, e o 6.0.7 era o necessrio para fazer o Classic, o IIsi e o LC funcionarem. Como voc pode ver, essa confuso de sistemas no de hoje . System 6.0.8 (jan.91) ltima verso do System 6, e nica a funcionar em um LC II. Melhorou os drivers das impressoras. Nessa poca, o sistema j tinha o triplo do tamanho do original, ocupando cerca de 600k. System 7.0 (mai.91) Foi o maior upgrade at aquela data. Voc precisava ter um hard disk e no mnimo 2Mb de RAM em seu Mac para poder instal-lo. Foi o upgrade mais traumatizante feito pela Apple. Vrios programas que rodavam no System 6.x no rodavam no System 7, obrigando o usurio a fazer o upgrade no s do sistema, mas tambm dos programas. Mas o upgrade valia a pena: alm de um visual novo, trazia endereamento de 32 bits (o que possibilitava usar mais de 8Mb de RAM), o conceito de alias (rplica), um Apple Menu que podia ser personalizado, o Application Menu, os balezinhos de ajuda, janelas e cones coloridos, File Sharing, a pasta de Startup Items, o painel de controle Views e o QuickTime. Alm desses, vrias coisas que so bsicas para o nosso dia-a-dia, como comandos de teclado para selecionar cones e abrir e fechar janelas, a habilidade de trocar cones e um lixo que no esvaziava sozinho inexplicavelmente quando voc desligava o seu Macintosh. System 7.0.1 (ago.91) Veio mais para corrigir alguns erros da verso anterior. Trouxe consigo o painel de controle Cache Switch, que tornava a srie Quadra mais compatvel com o sistema, alm de algumas mudanas para os PowerBooks (recm-lanados) funcionarem melhor.

System 7.1 (jul.92) Inaugurou a era dos System Enablers, que eram complementos dos sistemas para os novos Macs que apareciam no mercado. Sua maior mudana foi a introduo da pasta Fonts. System 7 Pro (System7.1.1) (out.93) Tentativa fracassada da Apple de fazer um sistema para usurios corporativos e outro para os home users. System 7.1.2 (jul.94) Era o sistema que acompanhava a primeira gerao de Power Macs. Apenas 10 a 15% do cdigo do sistema era nativo para o PowerPC. System 7.1.2P Verso do sistema 7.1 para Performas apenas. No confunda com a verso 7.1P2, especial para os Macs da srie 630 (Quadras, LCs e Performas). System 7.1.3 Sistema do PowerBook 500. Trouxe consigo a Control Strip. System 7.5 (nov.94) Macintosh Drag & Drop, QuickDraw GX e Apple Guide. O resto das mudanas eram na maioria sharewares que a Apple comprou e transformou em partes oficiais do sistema. Entre eles estavam o WindowShade, o reloginho na barra de menu, um novo quebra-cabea, PC Exchange, Desktop Pattern, e o Find File. System 7.5.1 (System 7.5 Update 1.0) (mar.95) Conjunto de patches para consertar alguns problemas do 7.5. Criou tambm uma nova funo para o boto de fora do teclado, que passou a servir para restartar e desligar o Mac. System 7.5.2 (ago.95) Sistema feito para os Macs com barramento PCI (Power Mac 7200, 7500, 8500 e 9500) e para o PowerBook 5300. Alm de s funcionar nessas mquinas, trazia vrios bugs e incompatibilidades com programas j existentes. System 7.5.3 (System 7.5 Update 2.0) (fev.96) Veio para salvar o Mac de toda a confuso dos sistemas anteriores, agrupando todos os patches e enablers em um nico sistema, eliminando assim vrias extenses que serviam para corrigir bugs. Introduziu tambm o Open Transport 1.1, o Control Strip para todos os Macs e trouxe a grande virtude de no destruir os comentrios do Get Info depois de um rebuild no Desktop. System 7.5.3L (fev.96) Idntico ao 7.5.3, mas adaptado para funcionar em clones de Mac. System 7.5.3 Revision 2 Conjunto de remendos para resolver alguns bugs do 7.5.3. System 7.5.3 Revision 2.1 System apenas para o Performa 6400. System 7.5.4 (set.96) A idia era fazer um sistema mais estvel, mas na ltima hora foram descobertos alguns problemas e seu lanamento foi cancelado.

System 7.5.5 (set.96) Surgiu um dia aps o 7.5.4 e trazia algumas melhorias na estabilidade e no desempenho geral. Sua grande vantagem era ser um sistema universal, que funcionava em qualquer modelo de Mac. System 7.6 (jan.97) Prometido como o ltimo sistema antes da grande mudana de sistema do Mac OS 8, o System 7.6 nada mais do que o System 7.5.5 com algumas verses de softwares atualizadas, como o QuickTime 2.5, LaserWriter 8.4 com o Desktop Printing, QuickDraw 3D, Open Transport 1.1.1, OpenDoc 1.1, Cyberdog, alm de um Extensions Manager novo e de uma verso melhorada do Installer. System 7.6.1 (mar.97) Um conjunto de remendos para os bugs que apareceram no System 7.6, mas que mesmo assim gerou muitos outros problemas, que esperamos estarem resolvidos no Mac OS 8. MAC OS Apartir da verso 7.6 passou a ser chamado MAC OS. Ele no possui as famosas caractersticas de "um sistema operacional moderno", como multitarefa preemptiva, memria protegida e multiprocessamento simtrico. O Mac OS nunca vai ter essas caractersticas, porque para isso seria preciso reescrever o sistema, o que o tornaria incompatvel com os programas atuais. Foi o que a Apple tentou fazer com o Copland e no conseguiu. Com o Mac OS 8, a Apple conseguiu modernizar o sistema operacional at os limites do possvel. Mapeou os erros de Tipo 11, ampliou a capacidade do Finder de fazer vrias coisas ao mesmo tempo e melhorou o gerenciamento de memria dos aplicativos. MAC OS X O Mac OS X (X de dez) o mais recente lanamento da linha de sistemas operacionais Mac OS da Apple Computer. Apesar de ter sido designado oficialmente apenas como a "verso 10" do Mac OS, possui uma histria relativamente independente dos lanamentos anteriores do Mac OS, tanto que os ultimas verses tem nomenclatura diferente e o nmero das verses praticamente no mudou. Mac OS X v10.0 "Cheetah" (mar. 2001) Mac OS X v10.0 foi uma mudana radical do Sistema Operacional anterior, considerado "clssico", da Macintosh e foi a resposta da Apple to esperada prxima gerao de sistemas operacionais da Macintosh. Apresentou um novo conceito de cdigo criado completamente diferente do modelo do Mac OS 9, como tambm todos os sistemas operacionais anteriores da Apple. Mac OS X introduziu o novo ncleo Darwin Unix-like e um sistema totalmente novo de administrao de memria. Mac OS X v10.1 "Puma" (set. 2001) Foi uma macro atualizao da verso 10.0 . O sistema operacional foi melhor recebido do que Mac OS X verso 10.0, embora os crticos reclamassem do excesso de defeitos e da falta de alguns recursos no novo sistema operacional. Mac OS X v10.2 "Jaguar" (ago. 2002) O sistema operacional foi bem aceito pelos usurios do Macintosh pelo grande avano na estabilidade e velocidade; porm, muitos crticos ainda reivindicaram melhoria na velocidade da interface pois diziam que ainda possuam muitos problemas pendentes. Mac OS X v10.3 "Panther" (out. 2003)

Conteve mais de 150 novas aplicaes. Mac OS X v10.4 "Tiger" (abr. 2005) Alguns dos novos recursos incluem um rpido sistema de busca chamado Spotlight, uma nova verso do navegador Safari, Dashboard, um novo tema unificado, e suporte aperfeioado para uso em processadores 64 bits. O "Tiger" foi tambm a primeira verso do sistema operacional Mac OS X liberada para trabalhar com mquinas Apple com arquitetura Intel (mquinas Apple usando processadores x86.) Mac OS X v10.5 "Leopard" (out. 2007) De acordo com a Apple, o "Leopard" contem mais de 300 alteraes e melhorias, abrangendo desde o ncleo do sistema operacional at componentes includos em aplicaes e ferramentas para desenvolvedores. O "Leopard" introduz um redesenhado Dock, o Menu Bar com efeito de transparncia e uma atualizao do Finder que incorpora o Cover Flow (uma navegao com interface visual vista pela primeira vez no iTunes). Outras caractersticas notveis incluem suporte para escrita de 64-bit, um backup automtico com um utilitrio chamado Time Machine, suporte a Spotlight para buscas em vrias mquinas e a incluso do Front Row e o Photo Booth, que anteriormente estavam includos apenas com alguns modelos Mac. Mac OS X v10.6 "Snow Leopard" (ago. 2009) Melhorias na performance. Ser o primeiro Mac OS desde o System 7.1.2 a no suportar a arquitetura PowerPC. Mac OS X v10.7 "Lion" (out. 2010) Entre as novidades, inclui o Launchpad, recursos inspirados no iPad, aplicativos em tela cheia, barras autoescondidas, Mission Control, entre outros. Mac OS X v10.7 "Mountain Lion" (fev. 2012) As suas maiores atualizaes foram a introduo do iCloud, Messages, Reminders, Notes, Notification Center, Game Center, dentre outros. O Mountain Lion trouxe algumas caractersticas do sistema operacional mvel da Apple, o iOS. CARACTERSTICAS O ncleo do OS X um sistema operacional certificado Unix, construdo em torno de um ncleo XNU com recursos bsicos Unix acessveis por meio de uma interface de linha de comando. Pouco antes do lanamento do Mac OS X a Apple lanou esse ncleo como Darwin(um kernel derivado do BSD e do microkernel Mach). Baseando-se nesse ncleo, a Apple projetou e desenvolveu um nmero de componentes de cdigo fechado (closed source) de licena proprietria, incluindo a interface Aqua e o Finder (o sistema de gerenciamento de arquivos). A combinao da interface amigvel e o poder do ncleo open source Darwin/BSD tornaram o Mac OS X o ambiente Unix mais bem vendido at hoje em nmero de computadores vendidos. Sistema de Arquivos: o HFS+ (Hierarchical File System plus, ou sistema de arquivos hierrquico estendido). Ele a atualizao do HFS, apresentado em 1985 pela Apple e usado por anos em seus sistemas operacionais. O HFS+ tambm conhecido como sistema de arquivos Mac OS X Extended, e supera o formato HFS em vrios quesitos: pode trabalhar com endereos de bloco de arquivos de at 32bits, contra 16bits do sistema anterior; aceita nomes de arquivos com at 255 caracteres, em vez de apenas 31; tem formato de nome de arquivo Unicode, em vez do j antiquado MacRoman; e entre outros, a possibilidade de lidar com arquivos de at 8EB (Exabytes).

VANTAGENS E DESVANTAGENS Vantagens: -Estabilidade -Design sofisticado -Interface fcil e intuitiva -Maior segurana e poucos vrus -Melhores recursos para designers, para quem trabalha com fotografia, edio de vdeo, modelao, animao 2D/3D Desvantagens: -Incomparabilidade com muitos softwares, especialmente jogos. -Rodam bem apenas em MACs -Maior preo PC so MAC mais caros

MAC OS

MAC OS X Leopard

REFERENCIAS ContedoGLOBAL MAC OS , MAR/2012 ,

http://www.conteudoglobal.com/informatica/sistemas_operacionais/index.asp? action=mac_os&nome=Mac+OS MAC OS X verses , MAR/2012 , http://infonetmac.blogspot.com/2012/02/mac-os-x-versoes.html

You might also like