You are on page 1of 7

QUESTES DE PORTUGUS

ASSUNTO: FUNES MORFOSSINTTICAS DA PALAVRA SE CESPE - 2012 - TJ-AC - Analista Judicirio - Conhecimentos Bsicos - Cargos 1 e 2

1. O vocbulo se (L.2) funciona, no contexto, como elemento de natureza reflexiva e, por essa razo, o verbo que o acompanha deve ser flexionado na terceira pessoa do plural.

QUESTES DE PORTUGUS
CESPE - 2012 - PRF - Agente Administrativo - Classe A Padro I

Julgue o seguinte item, relativo ao texto acima. 2. Em se possvel (L.6), o termo se tem natureza condicional.

QUESTES DE PORTUGUS
CESGRANRIO - 2012 - Innova - Advogado Jnior

QUESTES DE PORTUGUS
3. O pronome se, em relao ao verbo, desempenha o mesmo papel que se verifica em se indignar (L. 7) em

a) trocavam-se (L. 9-10) b) inicia-se (L. 27) c) continua-se (L. 28) d) com que se escreve (L. 45-46) e) se lembre (L. 70)

PUC-PR - 2012 - DPE-PR - Administrador / Portugus

4.

Leia o seguinte trecho, destacado do texto de Felipe Pontes, e assinale a nica assertiva CORRETA:

Se voc comprou um celular ou um iPod de 1996 para c, pode ter ajudado a financiar uma guerra civil. Desde essa data, o leste da Repblica Democrtica do Congo regio que abastece grandes empresas de eletrnicos com quatro minrios essenciais para o funcionamento de qualquer gadget tomado por alguns grupos armados rebeldes. Essas milcias, envolvidas num dos piores conflitos da nossa poca, se sustentam com dinheiro do contrabando desses minerais.

QUESTES DE PORTUGUS
a) No possvel substituir os traos (travesses) que separam o trecho regio que abastece grandes empr esas de eletrnicos com quatro minrios essenciais para o funcionamento de qualquer gadget por parnteses, sem prejuzo do sentido original. b) Pode-se dizer que a primeira frase do pargrafo, iniciada com o se condicional, bastante expressiva; no errado supor, ento, que ela foi utilizada pelo jornalista a fim de prender a ateno do leitor, supondo que ele, o leitor, pode ter comprado um celular ou um iPod e, com isso, pode ter ajudado a financiar um conflito armado. c) O primeiro perodo do pargrafo poderia ser reescrito da seguinte maneira, sem prejuzo do sentido original: Se voc comprou um celular ou um iPod, de 1996 para c, certamente ajudou a financiar uma guerra civil. d) O trecho envolvidas num dos piores conflitos da nossa poca um adjunto adverbial de tempo. e) O trecho desde essa data um sujeito simples.

CFC - 2012 - CFC - Tcnico em Contabilidade

QUESTES DE PORTUGUS

5.

A leitura do texto NO permite afirmar, quanto aos aspectos gramaticais ou semnticos, que:

a) Em o funcionrio lhe havia dado (linhas 1 e 2), correta a colocao do pronome lhe em posio encltica ao verbo (havia-lhe dado). b) Em Se o nome dele Mafra, no sei dizer. (linha 16), o vocbulo sublinhado conjuno integrante. c) O emprego do sinal de reticncias, em Logo... (linha 18), exprime a suspenso do pensamento. d) O vocbulo urbanidade (linha 21) pode ser substitudo por formalidade.

QUESTES DE PORTUGUS
GABARITOS: 1-E 2-C 3-E 4-B 5-D

You might also like