You are on page 1of 6

CATEGORIAS DA NARRATIVA

Narrar contar os acontecimentos ou as experincias que vivemos, ouvimos ou imaginamos. So vrios os elementos que participam da construo de uma narrativa, ou seja, ao contar uma histria(diegese), o narrador est a falar de personagens que se envolvem numa ao ocorrida num determinado espao e num certo tempo. Por outro lado, pode a narrativa ser recheada com momentos de descrio (das pessoas, dos lugares,) ou com dilogos e monlogos.

1) Ao Por ao, entendemos o conjunto de acontecimentos que se desenrolam em


determinados espaos e ao longo de um perodo de tempo mais ou menos extenso

Relevo

Central constituda pelo conjunto das sequncias narrativas que assumem maior relevo. Secundria constituda por sequncias narrativas que surgem num segundo plano, ou seja, so menos importantes relativamente ao principal, embora geralmente se articulem com ela. Permitem caracterizar melhor os contextos sociais, culturais, ideolgicos em que a ao se insere.

Sendo a ao um conjunto de sequncias narrativas, existem vrias possibilidades de articulao dessas sequncias.
Encadeamento A ao desenrola-se numa ordem cronolgica dos acontecimentos; dia aps dia. Organizao das Sequncias Narrativas
S1 S2 S3 S4 S5

Alternncia Surgimento de aes entrelaadas umas nas outras, havendo histrias paralelas. Portanto, duas ou mais aes vo sendo narradas alternadamente
A B A B A

Encaixe Uma ao(uma histria) introduzida no meio de outra(sendo esta, geralmente, a ao principal), cuja narrao interrompida, para ser retomada mais tarde:
B

Estrutura da Ao

Delimitao

Situao Inicial Introduo da aco com a apresentao das personagens e com a localizao no tempo e no espao. Peripcias e Ponto Culminante Corresponde ao desenvolvimento da aco. Desenlace Consiste na concluso da aco. Fechada Consiste numa histria solucionada at ao pormenor, conhecendo o leitor o seu desenlace. Aberta Consiste numa ao no solucionada, no se conhecendo o seu final.

2) Personagens As personagens suportam a ao, visto que atravs delas que


a ao se concretiza. Elas vo adquirindo "forma" medida que a narrao evolui, num processo designado por caracterizao

Relevo/Papel

Principal ou Protagonista Assume um papel central no desenrolar da ao e, por isso, ocupa maior espao textual. Secundrias ( ou deuteragonistas) So personagens que intervm na ao, mas que no assumem tanta importncia nos acontecimentos como as principais. No desempenham um papel decisivo. (ver observao) Figurantes No tm qualquer participao no desenrolar da ao, cabendo-lhes apenas ajudar a compor um ambiente ou espao social, servem apenas de decorao. Fsica Consiste na identificao de caractersticas fisionmicas e de vesturio. Psicolgica Consiste na identificao de traos de carcter, de personalidade e de comportamento. Social Consiste na identificao do grupo social a que pertence a personagem.

Caracterizao (Retrato)

Direta Os traos fsicos e/ou psicolgicos da personagem so


Processos de Caracterizao

fornecidos explicitamente, quer pela prpria personagem (autocaracterizao), quer pelo narrador ou por outras personagens (heterocaracterizao) Indireta Os traos caractersticos da personagem so deduzidos/inferidos a partir das suas atitudes e comportamentos. observando as personagens em ao que o leitor constri o seu retrato fsico e psicolgico.

Conceo

Modelada ou redonda uma personagem que apresenta uma vida interior que oscila ao longo da narrativa, alterando o seu comportamento, conhecendo o leitor essa vida interior. dinmica; possui densidade psicolgica e por isso surpreende o leitor pelo seu comportamento. Plana ou desenhada esttica; caracteriza-se por possuir um conjunto limitado de traos que se mantm inalterados ao longo da narrao. Frequentemente assume a forma de personagem-tipo, na medida em que representa determinado grupo social ou profissional Tipo uma personagem que representa um determinado grupo, uma determinada classe social ou uma tendncia psquica e que, normalmente, no tem nome prprio. Coletiva Representa um grupo de indivduos, que age como se fosse movido por uma vontade nica.
Adjuvante Personagem ou entidade que ajuda o sujeito a alcanar o objeto.

observao

3) Espao
ao

lugar, ambiente onde decorre a

Fsico Social

o espao real, exterior ou interior onde a ao se desenrola e onde as personagens se movimentam. A descrio a forma mais comum de representao do espao fsico. o meio ou ambiente social onde se deslocam as personagens e ao qual pertencem. A caracterizao deste espao feita principalmente pelo recurso
aos figurantes.

Psicolgico

o estado interior das personagens, abarcando as suas vivncias mais ntimas, os seus pensamentos, sentimentos e emoces ( por exemplo um sonho ou um pensamento podem revelar o seu estado de esprito).
Oponente Personagem ou entidade que dificulta a obteno do objeto por parte do sujeito.

4) Tempo
Cronolgico ou da histria Consiste nas marcas da passagem do tempo e na referncia a dias, horas ou meses. Corresponde, portanto, sucesso cronolgica (temporal) dos acontecimentos.

histrico

o enquadramento histrico da ao numa poca conhecida como por exemplo o Renascimento, a Idade Mdia, entre outras o tempo vivenciado subjetivamente ( conforme o seu estado de esprito), designa o modo como a personagem sente o fluir do tempo, podendo uma hora parecer um dia e vice-versa,

Psicolgico

DO DISCURSO

5) Narrador
Presena Participante ou presente O narrador fala na 1 pessoa gramatical e participa na histria que relata. Autodiegtico O narrador identifica-se com a personagem principal. A

narrao feita na 1 pessoa.

Homodiegtico

O narrador identifica-se com uma personagem secundria. A narrao feita na 1 pessoa.

No Participante ou ausente A narrao feita na 3 pessoa gramatical, sendo o narrador totalmente alheio aos acontecimentos que narra . Ele narra a histria de fora, sem nela participar. portanto Heterodiegtico, exterior ao. Objetivo O narrador no toma posio face aos acontecimentos, sendo imparcial ao relatar os acontecimentos e no mostrando simpatia ou antipatia pelas personagens. Subjetivo O narrador revela as suas simpatias / preferncias e parcial na sua narrao. Emite juzos de valor, deixando transparecer a sua opinio. omnisciente O narrador tem o conhecimento absoluto da histria das personagens, quer dos acontecimentos, quer das motivaes. capaz de penetrar no ntimo das personagens, revelando os seus pensamentos e as suas emoes externa O narrador conhece apenas o exterior da personagem. um mero observador, exterior aos acontecimentos. Narra aquilo que pode apreender atravs dos sentidos: descreve os espaos, narra os acontecimentos, mas no penetra no interior das personagens interna O narrador tambm um observador: narra aquilo que v e ouve. Este tipo de focalizao distingue-se da "focalizao externa, porque o narrador adota o ponto de vista de uma personagem, narrando os

Posio

Focalizao

acontecimentos tal como eles foram vistos por essa personagem.

OBS :

NarraTrio

Entidade fictcia a quem se dirige o narrador

Enquanto a existncia do narrador evidente, a do narratrio menos visvel. que o narrador revela sempre a sua presena, atravs do discurso que elabora (se existe uma narrao, ela da responsabilidade de algum), enquanto o narratrio pode ser explicitamente identificado pelo narrador, ou, o que mais frequente, ter apenas uma existncia implcita. Normalmente, no encontramos ao longo do discurso do narrador nenhuma referncia ao destinatrio do discurso (narratrio), o que leva a que a sua existncia seja frequentemente ignorada. Mas na realidade existe sempre um narratrio, cuja existncia exigida pela prpria existncia do narrador, j que quem narra, narra para algum. O narratrio nunca se confunde com o leitor/ouvinte.

You might also like