You are on page 1of 10

R E F R I G E R A D O R

FROST FREE 360/390

Rede de Servios
Capitais e regies metropolitanas: Demais localidades:

3003-0777

0800 970 0777

www.consul.com.br

1 2 10 11 1 2 10 13 3 4 5 5 6 7 8 8 CRB36/CRB39 9 9 15 16 14 8 9 12 5 5 6 7 8 9 15 16 3 4 14 12 14 8- Proteo Ps Estabilizadores 9- Ps Estabilizadores 10- Prateleira Rasa 11- Reservatrio de gua (CRG36) 12- Porta-Ovos CRG36 13- Prateleira Porta Latas 14- Prateleira Diversos (removvel) 1 para o modelo CRB36 e 2 para os modelos CRG36/CRB39 15- Separador de Garrafas 16- Prateleira Garrafas (removvel) 17- Congelador 18- Formas de gelo 19- Prateleira do Congelador (removvel e regulvel) (CRG36/CRB39) 20- Controle de Temperatura do Congelador

1- Controle de Temperatura do Refrigerador 2- Porta do Congelador 3- Compartimento Extra Frio 4- Lmpada 17 19 20 18 5- Prateleiras de Grade (removveis, regulveis e inclinveis) 2 para os modelos CRG36/CRB36 e 3 para o modelo CRB39 6- Tampa da Gaveta de Legumes 7- Gaveta de Legumes

Interior do Congelador

Avisos de Segurana
INFORMAES IMPORTANTES
A sua segurana e a de terceiros muito importante.
Este manual e o seu produto tm muitas mensagens importantes de segurana. Sempre leia e siga as mensagens de segurana. Este o smbolo de alerta de segurana. Este smbolo alerta sobre situaes que podem trazer riscos a sua vida, ferimentos a voc ou a terceiros. Todas as mensagens de segurana viro aps o smbolo de alerta de segurana e a palavra PERIGO ou ADVERTNCIA. Estas palavras significam: Existe risco de voc perder a vida ou de ocorrerem danos graves se as instrues no forem seguidas imediatamente. Existe risco de voc perder a vida ou de ocorrerem danos graves se as instrues no forem seguidas. Todas as mensagens de segurana mencionam qual o risco em potencial, como reduzir a chance de se ferir e o que pode acontecer se as instrues no forem seguidas.

INSTRUES IMPORTANTES DE SEGURANA


ADVERTNCIA: Para reduzir o risco de incndio, choque eltrico ou ferimentos,
quando usar o seu refrigerador, siga estas precaues bsicas: No remova o fio de aterramento. Ligue o fio de aterramento a um terra efetivo. No use adaptadores. No use extenses. Retire o plugue da tomada antes de limpar ou consertar o produto. Aps limpeza ou manuteno recoloque todos os componentes antes de ligar o produto. Use produtos de limpeza que no sejam inflamveis. Mantenha produtos inflamveis, tais como gasolina, longe do seu refrigerador. Use duas ou mais pessoas para mover e instalar o refrigerador.

FIQUE ATENTO PARA ESTAS INSTRUES

Como Descartar Seu Refrigerador Antigo

Refrigeradores fora de uso ou abandonados podem ser perigosos, em especial para as crianas, pois podem ficar presas em seu interior, correndo risco de falta de ar. Antes de descartar seu refrigerador antigo: Corte o cabo de alimentao. Retire a(s) porta(s). Deixe as prateleiras no lugar para que as crianas no possam entrar.

Risco de Sufocamento Remova as portas do seu refrigerador antigo. No seguir esta instruo pode trazer risco de vida ou leses graves.

Informao Ambiental
A Whirlpool S.A. comercializa produtos que atendem legislao que regula a restrio e controle de substncias nocivas ao meio ambiente. Este produto e sua embalagem foram construdos com materiais que podem ser reciclados. Assim, ao descartar a embalagem separe-a para coleta por recicladores. Ao descartar o produto, procure empresas de reciclagem, observando o atendimento legislao local.

Por Onde Comeo?


Antes de ligar:
Retire a base da embalagem, calos e fitas de fixao dos componentes internos. Risco de Leses por Excesso de Peso Use duas ou mais pessoas para mover e instalar o seu refrigerador. Limpe o interior do seu produto usando um pano ou esponja macia com gua morna e sabo neutro. No utilize objetos pontiagudos, lcool, lquidos inflamveis ou limpadores abrasivos. Eles podem danificar a pintura de seu refrigerador. No coloque e nem utilize aparelhos eltricos dentro do seu refrigerador.

INSTALANDO

No seguir esta instruo pode trazer danos sua coluna ou ferimentos.

Risco de Choque Eltrico Ligue o fio de aterramento a um terra efetivo. No remova o fio de aterramento. No use adaptadores. No use extenses. No seguir estas instrues pode trazer risco de vida, incndio ou choque eltrico.

Risco de Exploso Mantenha produtos inflamveis, tais como gasolina, longe do refrigerador. No seguir esta instruo pode trazer risco de vida, incndio ou exploso.

Local:
O refrigerador no deve ser instalado prximo a fontes de calor (fogo, aquecedores, etc.) ou em local onde incida luz do sol diretamente. A instalao em local no adequado, prejudica o funcionamento do seu refrigerador e aumenta o consumo de energia.

Fio terra (aterramento):


Para sua segurana, ligue corretamente o fio terra do seu refrigerador (fio verde atrs do produto). A conexo incorreta do fio terra pode resultar em acidentes com fogo, choque eltrico ou outros danos pessoais. Se o local de instalao no possuir um aterramento, providencie, consultando um eletricista de sua confiana. Verifique se a tenso da rede eltrica no local de instalao a mesma indicada na etiqueta fixada prxima ao plugue do cordo de alimentao do seu refrigerador, (conforme tabela do item Tenso a seguir). O refrigerador deve O ser ligado em uma tomada TEN S eltrica em bom estado.

Embutimento:
Considere as seguintes distncias mnimas para garantir a circulao de ar adequada:
15cm

10 cm nas laterais 10 cm no fundo 15 cm no topo


10cm 10cm

Importante:
Nunca conecte o seu refrigerador atravs de extenses ou adaptadores com outro eletrodomstico na mesma tomada. Este tipo de ligao pode provocar sobrecarga na rede eltrica, prejudicando o funcionamento do seu refrigerador e resultando em acidentes com fogo. Use uma tomada exclusiva. Em caso de oscilao na tenso da rede eltrica, instale um estabilizador automtico de voltagem com potncia mnima de 1000 Watts, entre o refrigerador e a tomada. Se o cabo de alimentao estiver danificado, ele deve ser substitudo pelo servio autorizado, a fim de evitar riscos de acidentes.

Desta forma voc estar garantindo o bom desempenho do seu refrigerador e impedindo que encoste em paredes, outros produtos ou mveis, evitando rudos desagradveis.

Nivelamento:
Coloque o refrigerador no local escolhido. Gire os ps estabilizadores, localizados na frente do produto at enconstar no cho. Para facilitar o fechamento da porta do seu refrigerador, gire um pouco mais os ps estabilizadores inclinando levemente o produto para trs.

Proteo ps estabilizadores

Rede eltrica da residncia:


Os fios da rede eltrica devem ser de cobre e ter sees mnimas conforme ABNT (NBR-5410). Para a proteo do produto e da rede eltrica contra sobrecorrentes, o circuito onde o produto ser ligado deve estar conectado a um disjuntor termomagntico. Caso no exista este disjuntor em sua residncia, consulte um eletricista especializado para instal-lo. Risco de Incndio Nunca coloque velas acesas ou produtos similares (lamparina, lampio) sobre o refrigerador. No seguir esta instruo pode trazer risco de vida ou de incndio.

Reverso da porta:
O seu refrigerador vem de fbrica com a porta instalada de forma a abrir para a direita. Dependendo do local que voc escolheu para instalar o seu refrigerador, pode ser mais conveniente que a porta abra para a esquerda. Se voc tem esta necessidade, chame o servio autorizado. A primeira reverso da porta ser executada gratuitamente, pelo servio autorizado, dentro do prazo de garantia.

Tenso:
A tenso admissvel na rede eltrica de sua casa deve estar dentro da faixa indicada na tabela a seguir: Tenso do aparelho 127 V 220 V Limites de tenso de 104 a 140 V de 198 a 242 V

Usando o Refrigerador
CONTROLE DE TEMPERATURA DO REFRIGERADOR
O controle de temperatura pode ser regulado para melhor atender as condies de conservao dos alimentos, conforme o grau de utilizao de seu refrigerador. A temperatura ajustada pressionando o boto de controle at a posio desejada.

Boto de Controle

Para dias frios, com poucos alimentos armazenados e poucas aberturas de porta, evite regular a temperatura de seu refrigerador na posio super frio. Isto pode causar um congelamento nos alimentos. Ajuste o controle de temperatura conforme a real necessidade. Posio 1 Dias frios.

Posio 2 e 3 Condies normais de uso.

Posio 4 Dias quentes. Muitos alimentos armazenados. Muitas aberturas de porta.

Posio 5 - Super Frio Para uso intenso do refrigerador como compras, festas ou resfriamento mais rpido dos alimentos.

CONTROLE DE TEMPERATURA DO CONGELADOR


Este controle serve para ajustar a temperatura do congelador. Mantenha o boto na posio Dias Normais. Utilize na posio Inverno quando a temperatura ambiente estiver abaixo de 18C e na posio Vero quando a temperatura ambiente estiver acima de 35C.

ARMAZENANDO BEBIDAS E ALIMENTOS


Recomendamos que os alimentos sejam armazenados em embalagens apropriadas, tais como sacos plsticos ou recipientes com tampas. Isso evita a remoo de umidade natural dos alimentos, mantendo sua qualidade. No coloque alimentos quentes no refrigerador. Aguarde que estejam temperatura ambiente. Isto contribui para que no aumente o consumo de energia, garantindo o bom funcionamento do produto.

Evite quantidades excessivas e perodos longos de abertura de porta. Desta forma voc estar reduzindo o consumo de energia e melhorando o desempenho do seu refrigerador. O seu produto possui um sistema que melhora a distribuio de ar frio dentro do congelador, garantindo melhor consistncia de sorvetes nas posies mais frias do controle de temperatura.

Importante:
No armazene produtos txicos em seu refrigerador. Produtos txicos podem contaminar os alimentos. Mantenha o refrigerador operando pelo menos 2 horas antes de abastec-lo com bebidas e alimentos, tempo necessrio para a estabilizao da temperatura no interior do produto.

Componentes do Refrigerador
SISTEMA FROST FREE
Seu refrigerador usa o sistema frost free, que torna desnecessrio fazer o degelo. Voc perceber com o uso do produto que no haver formao de gelo nas paredes do congelador. Ao armazenar alimentos, evite coloclos prximos s sadas de ar do congelador, pois pode prejudicar o bom funcionamento do produto. Ao abrir a porta normal ocorrer embaamento nas prateleiras do seu refrigerador, devido a entrada de ar quente dentro do produto.

Importante:
Mantenha a porta do congelador fechada e travada.

COMPARTIMENTO EXTRA FRIO


Seu refrigerador possui um compartimento que tem por propriedade prolongar o tempo de conservao e resfriar mais rapidamente alimentos de consumo dirio e tambm as bebidas. Neste local a temperatura mais fria do que nos demais compartimentos do refrigerador e portanto indicado para armazenar laticnios, frios e embutidos.

COMPARTIMENTO CONGELADOR
O congelador possui o sistema frost free e trabalha nas temperaturas internas abaixo de -6C. Observe sempre a temperatura de armazenamento e a data de validade dos produtos congelados, indicada pelo fabricante do alimento.

PRATELEIRAS DE GRADE
As prateleiras de grade do seu refrigerador so regulveis e removveis para facilitar a limpeza. O seu refrigerador utiliza um sistema natural de circulao de ar frio. Para garantir o bom desempenho e reduzir o consumo de energia, no forre as prateleiras com toalhas ou plsticos.

Importante:
Ao armazenar alimentos no compartimento congelador, prepare pequenas pores, isto possibilitar um congelamento mais rpido e a utilizao integral de cada poro. Os lquidos aumentam de volume quando congelados. Por isso tome cuidado ao colocar garrafas ou outros recipientes fechados no congelador, pois eles podem quebrar. Uma vez descongelado, o alimento no deve ser congelado novamente, porque ele pode perder suas caractersticas naturais.

GAVETA DE LEGUMES
Certos alimentos, como frutas e hortalias, quando armazenados em contato direto com o ambiente frio e seco, desidratam. A gaveta de legumes mantm a temperatura e a umidade adequadas para o armazenamento de frutas e hortalias, preservando suas caractersticas naturais.

SISTEMA DE GUA NA PORTA


(CRG36)

TRAVA DA PORTA DO CONGELADOR Fechamento da porta:


A porta do congelador possui uma trava para garantir a vedao adequada do compartimento.

Seu refrigerador possui um sistema que permite servir-se de gua gelada sem abrir a porta, evitando assim aberturas excessivas da porta e, consequentemente, reduzindo o consumo de energia.

Reservatrio de gua:
A capacidade de armazenagem de gua no reservatrio, que fica localizado na parte interna da porta, de 3 litros.

Abastecendo o reservatrio:
Para colocar gua no reservatrio gire o bocal e abastea com uma jarra. Aps o abastecimento feche o bocal girando-o para a posio inicial (fechada).
Gire o bocal, neste sentido, para abastecer Reservatrio

Retire a primeira prateleira da porta. Desencaixe o reservatrio de gua, girando-o e puxando-o na sua direo conforme indicado na figura. Apoie o reservatrio sobre a pia e desencaixe a tampa. Desencaixe a ponta da vlvula girando-a para a esquerda at perceber que a pea est solta. Retire-a e limpe cuidadosamente Use esponja ou pano macio umedecido em gua com detergente ou sabo neutro. Enxgue bem e seque com um pano limpo e seco.

Importante:
Uso exclusivo para gua. Qualquer outro lquido poder causar mau funcionamento do sistema. O fabricante no se responsabiliza por danos causados ao sistema se o reservatrio for abastecido com qualquer outro tipo de lquido que no seja gua.

Importante: Servindo-se de gua:


Pressione um recipiente ou um copo contra o acionador. Aperte o acionador segurando-o at completar o nvel desejado de gua. Para sua segurana, o sistema possui uma trava que impede o movimento do acionador, evitando assim a sada de gua. Para travar o acionador basta empurrar a trava localizada na parte de trs do mesmo. Para destravar retorne-a para a posio inicial.
Trava Coletor de gua Acionador

No puxe o corpo da vlvula, indicado na figura.

Reposicionando o reservatrio:
Encaixe e trave a vlvula novamente, conforme mostra a figura.

Importante:
Antes de reposicionar o reservatrio, certifique-se que a vlvula est bem encaixada. Encaixe o reservatrio nos engates laterais e no orifcio da porta. Certifique-se de que o reservatrio ficou bem encaixado. Observe a ausncia de frestas entre a borracha de vedao e a porta.

O coletor de gua retm eventuais pingos que podem cair enquanto voc estiver se servindo. Utilize um pano seco para limpar ou secar o coletor de gua.

Limpando o reservatrio:
Limpe o reservatrio frequentemente. Para limpeza, nunca utilize a mquina de lavar louas.

Manuteno e Cuidados
LIMPEZA

Risco de Choque Eltrico Risco de Exploso Use produtos de limpeza que no sejam inflamveis. No seguir esta instruo pode trazer risco de vida, incndio ou de exploso. Retire o plugue da tomada antes de efetuar qualquer manuteno ou limpeza do produto. Recoloque todos os componentes antes de ligar o produto. No seguir estas instrues pode trazer risco de vida ou choque eltrico.

Manter limpo o seu refrigerador, evita a contaminao dos alimentos por odores. Antes de fazer uma limpeza geral, desconecte o plugue da tomada. Os alimentos perecveis devero ser acondicionados em um recipiente trmico. Use esponja ou pano macio umedecido em gua com detergente ou sabo neutros. Enxgue bem e seque com pano limpo e seco. Para limpar a parte externa traseira, use somente aspirador de p ou espanador. Aps a limpeza, conecte o plugue na tomada. Evite o derramamento de lquidos no compartimento congelador.

VIAGENS E AUSNCIAS
Nas ausncias prolongadas, desconecte seu refrigerador da tomada e esvazie os compartimentos refrigerador e congelador, inclusive as formas de gelo. Deixe as portas abertas para evitar odores.

Importante:
Lembre-se que pode haver falta de energia eltrica prolongada enquanto voc estiver fora e, neste caso, o descongelamento dos alimentos provocar a degradao dos mesmos.

LMPADA
Em caso de queima da lmpada, substituaa seguindo os seguintes passos: Desconecte o plugue da tomada. Retire o protetor da lmpada liberando a trava, pressionandoa conforme a figura. Desenrosque a lmpada e substitua por uma nova, com as mesmas caractersticas, de no mximo 15 Watts, que voc tambm encontra no servio autorizado.

BANDEJA DE DEGELO
O acmulo de gua neste recipiente normal. A gua proveniente do degelo automtico que ser evaporada lenta e naturalmente.
Esta pea no deve ser retirada.

Importante:
Nunca utilize produtos txicos (amonaco, lcool, removedores, etc.) ou abrasivos (saplios, pastas, etc.) e nem esponja de ao ou escovas, na limpeza do seu refrigerador. Estes produtos podem danificar e deixar odores desagradveis no interior do seu refrigerador. Evite tambm o contato destes produtos com o seu refrigerador, pois podero danific-lo.

Importante:
Lmpadas com potncia maior que 15 Watts podem danificar seu refrigerador. Recoloque a proteo. Recoloque o plugue na tomada.

RUDOS CONSIDERADOS NORMAIS


Alguns rudos so considerados prprios ao funcionamento do refrigerador. A seguir, apresentamos uma relao descritiva dos rudos caractersticos do funcionamento. Estalos: Os estalos so devidos ao desplacamento de gelo. o mesmo rudo que ocorre quando formas de gelo so retiradas do congelador e expostas temperatura ambiente. Rudo caracterstico de motor. Significa que o compressor est em funcionamento. Rudo caracterstico da expanso do gs no sistema de refrigerao. um rudo semelhante ao gerado quando se enche um balo de gs. Rudo caracterstico de gua escorrendo. Ocorre quando o produto est fazendo o degelo. Rudo caracterstico do ventilador interno do sistema. Considerado normal

Rudo do compressor: Rudo de expanso de gs: Rudo de degelo: Rudo de ventilao:

Caractersticas Tcnicas
Modelo Dimenses sem embalagem Altura (com parafuso estabilizador) Largura Largura com a porta aberta a 130 Profundidade Profundidade com a porta aberta a 90 Capacidade bruta Total Capacidade de armazenagem Total Compartimento refrigerador Compartimento congelador Peso mximo sobre componentes Tampa da gaveta de legumes Prateleira de grade (cada) Compartimento extra frio Gaveta de legumes Congelador Prateleira rasa Porta-ovos Prateleira diversos (cada) Prateleira garrafas Peso sem embalagem (kg) CRB36 (mm) 1539 616 1139 691 1206 (litros) 324 (litros) 300 253 47 (kg) 24 24 10 12 18 2,0 0,5 5,0 5,0 48 CRG36 (mm) 1539 616 1139 691 1206 (litros) 324 (litros) 300 253 47 (kg) 24 24 10 12 18 2,0 0,5 5,0 5,0 48 CRB39 (mm) 1700 616 1139 691 1206 (litros) 365 (litros) 342 295 47 (kg) 24 24 10 12 18 2,0 0,5 5,0 5,0 53

O fabricante se reserva no direito de modificar as caractersticas gerais, tcnicas e estticas de seus produtos sem aviso prvio.

Solues de Pequenos Problemas


Antes de ligar para a Rede de Servios Consul, faa uma verificao prvia, consultando a tabela a seguir: Problema O refrigerador no liga Causa Provvel Falta de energia. Soluo
Maiores Informaes na Pgina

Verifique o fusvel ou o disjuntor da residncia. Veja tambm se o plugue est conectado tomada. Instale um estabilizador automtico de voltagem com potncia mnima de 1000 Watts.

Tenso muito baixa/alta (isto pode ser notado pelas oscilaes de luminosidade das lmpadas da casa). Tomada com defeito. Plugue desconectado.

Ligue outro aparelho na tomada para verificar e troque a tomada se necessrio. Conecte-o a uma tomada adequada. No caso de incompatibilidade do plugue com a tomada, troque a tomada por uma adequada. Ligue para a Rede de Servios Consul (capa). Veja o item Por onde Comeo? (Instalando). Regule os ps estabilizadores. Afaste o produto da parede Redistribua os alimentos, evitando sobrecarregar as grades. No forre as prateleiras com toalhas. Instrua as pessoas a abrir a porta somente quando necessrio. Ajuste-o, conforme o item Usando o Refrigerador (Como operar o Controle de Temperatura). 3 3 3 3

Cabo de alimentao danificado. Rudos anormais Instalao em local no adequado. Nivelamento inadequado. Tubos na parte traseira tocando na parede. Refrigerao A circulao de ar est sendo insuficiente dificultada. Porta sendo aberta com muita frequncia. Controle de temperatura em posio incorreta.

5 5

Problema

Causa Provvel

Soluo Reposicione o boto do controle de temperatura do congelador para Dias Normais.

Maiores Informaes na Pgina

Refrigerao Controle de temperatura do insuficiente congelador na posio Dias Frios. Alimentos congelando no refrigerador Controle de temperatura do congelador na posio Dias Quentes.

Reposicione o boto do controle de temperatura do congelador para Dias Normais ou Dias Frios conforme as condies da temperatura ambiente. 4 4

Controle de temperatura do Regule a temperatura do refrigerador refrigerador regulado para Dias para Dias Frios (posio 1 ou 2). Quentes (posio 3, 4 ou 5). Suor externo Elevada umidade do ar ambiente (normal em certos climas e pocas do ano). Instale seu refrigerador em local ventilado.

M vedao da borracha Regule os ps estabilizadores de magntica que contorna a porta. maneira a manter o refrigerador levemente inclinado para trs. Suor interno Abertura de porta muito frequente. Alimentos desembalados e ou recipientes com lquidos destampados (umidade excessiva). Instrua as pessoas a abrir a porta somente quando necessrio. Embale os alimentos e/ou tampe os recipientes.

3 5 4

M vedao da borracha Regule os ps estabilizadores de magntica que contorna a porta. maneira a manter o refrigerador levemente inclinado para trs. Armazenamento de alimentos quentes no refrigerador. Porta mal fechada. Deixe esfriar os alimentos antes de armazenar no seu refrigerador.

3 4

Verifique se algum objeto est impedindo o fechamento completo da porta. Se necessrio reorganize os alimentos. Ajuste-o, conforme o item Usando o Refrigerador (Como operar o Controle de Temperatura).

Controle de temperatura em posio incorreta. Lmpada no acende Lmpada queimada.

Substitua a lmpada. Veja o item Manuteno e Cuidados (Lmpada). 7

Garantia
TERMO DE GARANTIA

O seu produto Consul garantido contra defeitos de fabricao, pelo prazo de 12 meses, contado a partir da data da emisso da Nota Fiscal ou da entrega do produto, ao primeiro adquirente, sendo: Os 03 (trs) primeiros meses garantia legal; Os 09 (nove) ltimos meses, garantia especial, concedida pela Whirlpool S.A.; A garantia compreende a substituio de peas e mo-de-obra no reparo de defeitos devidamente constatados, pelo fabricante ou pela Rede de Servios Consul, como sendo de fabricao; Durante o perodo de vigncia da garantia, o produto ter assistncia 9 tcnica da Rede de Servios Consul.

As garantias legal e/ou especial ficam automaticamente invalidadas se: O uso do produto no for exclusivamente domstico; No forem observadas as orientaes e recomendaes do Manual do Consumidor quanto a utilizao do produto; Na instalao do produto no forem observadas as especificaes e recomendaes do Manual do Consumidor quanto s condies para instalao do produto, tais como, nivelamento do produto, adequao do local para instalao, tenso eltrica compatvel com o produto, etc.; Na instalao, as condies eltricas e/ou hidrulicas e/ou de gs no forem compatveis com a ideal

recomendada no Manual do Consumidor do produto; Tenha ocorrido mau uso, uso inadequado ou se o produto tiver sofrido alteraes ou modificaes estticas e/ou funcionais, bem como, tiver sido realizado conserto por pessoas ou entidades no credenciadas pela Whirlpool S.A.; Houver sinais de violao do produto, remoo e/ou adulterao do nmero de srie ou da etiqueta de identificao do produto. As garantias legal e/ou especial no cobrem: Despesas com a instalao do produto realizada pela Rede de Servios Consul, ou por pessoas ou entidades no credenciadas pela Whirlpool S.A., salvo os produtos mencionados no Manual do Consumidor; Despesas decorrentes e consequentes de instalao de peas e acessrios que no pertenam ao produto, mesmo aqueles comercializados pela Whirlpool S.A., salvo os especificados para cada modelo no Manual do Consumidor; Despesas com mo-de-obra, materiais, peas e adaptaes necessrias preparao do local para instalao do produto, ou seja: rede eltrica, de gs ou hidrulica, alvenaria, aterramento, esgoto, etc.; Falhas no funcionamento do produto decorrentes da falta de fornecimento ou problemas e/ou insuficincia no fornecimento de energia eltrica, gua ou gs na residncia, tais como: oscilaes de energia eltrica superiores ao estabelecido no Manual do Consumidor, presso de gua insuficiente para o ideal funcionamento do produto; Servios e/ou despesas de manuteno e/ou limpeza do produto; Falhas no funcionamento normal do produto decorrentes da falta de limpeza e excesso de resduos, ou ainda, decorrentes da existncia de objetos em seu interior, estranhos ao seu funcionamento e finalidade de utilizao; Transporte do produto at o local definitivo da instalao; Produtos ou peas que tenham sido danificados em consequncia de remoo, manuseio, quedas ou 10 atos e efeitos decorrentes da

natureza, tais como relmpago, chuva, inundao, etc.; Despesas por processos de inspeo e diagnstico, incluindo a taxa de visita do tcnico, que determinem que a falha no produto foi causada por motivo no coberto por esta garantia. Chamados relacionados a orientao de uso de eletrodomstico, cuja explicao esteja presente no Manual do Consumidor ou em Etiquetas Orientativas que acompanham o produto, sero cobrados dos consumidores. A garantia especial no cobre: Deslocamentos para atendimentos de produtos instalados fora do municpio sede da Rede de Servios Consul, o qual poder cobrar taxa de locomoo do tcnico, previamente aprovada pelo consumidor, conforme tabela de quilometragem emitida pela Whirlpool S.A. divulgada atravs do Servio de Atendimento ao Consumidor (SAC); Peas sujeitas ao desgaste natural, descartveis ou consumveis, peas mveis ou removveis em uso normal, tais como, lmpadas, filtros, botes de comando, puxadores, bem como, a mo-de-obra utilizada na aplicao das peas e as consequncias advindas dessas ocorrncias. Consideraes Gerais: A Whirlpool S.A. no autoriza nenhuma pessoa ou entidade a assumir em seu nome, qualquer outra responsabilidade relativa garantia de seus produtos alm das aqui explicitadas. A Whirlpool S.A. reserva-se o direito de alterar caractersticas gerais, tcnicas e estticas de seus produtos, sem aviso prvio. Este Termo de Garantia vlido para produtos vendidos e instalados no territrio brasileiro. Para a sua tranquilidade, preserve e mantenha este Manual com o Termo de Garantia, e Nota Fiscal de Compra do produto sempre mo.
W10194352 23/06/2009

Whirlpool S.A. Unidade de Eletrodomsticos Atendimento ao Consumidor Rua Olympia Semeraro n 675 Jardim Santa Emlia CEP 04183-901 - So Paulo - SP Caixa postal 5171

You might also like