You are on page 1of 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO SERVIO SOCIAL

A QUESTO SOCIAL E O SERVIO SOCIAL NO BRASIL

SO DOMINGOS - BA 2013

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO SERVIO SOCIAL


CAMILA ARAUJO DOS SANTOS

A QUESTO SOCIAL E O SERVIO SOCIAL NO BRASIL

TRABALHO AVALIATIVO APRESENTADO UNIVERSIDADE NORTE DO PARAN UNOPAR, COMO REQUISITO PARCIAL PARA OBTENO DE NOTA NO SEGUNDO SEMESTRE DO CURSO DE SERVIO SOCIAL.

PROFESSOR(ES):

MARCIA BASTOS GIANE ALBIAZZETI SRGIO GOES ROSANE MALVEZZI

SO DOMINMGOS - BA 2013

SUMRIO

INTRODUO............................................................................................ 04

DESENVOLVIMENTO..................................................................................04

CONCLUSO..............................................................................................07

REFERNCIAS............................................................................................08

1. INTRODUO

Busco no presente trabalho trazer reflexo sobre as origens histricas do Servio Social, e seu desenvolvimento at os dias atuais. Com base no conhecimento adquirido com a formao acadmica, assim como a utilizao do material bibliogrfico sugerido, traz um resumo sucinto do contexto histrico relacionado ao assunto proposto.

O Servio Social surgiu na dcada de 1930, iniciou do processo de industrializao e urbanizao no pas. A emergncia da profisso est relacionada articulao dos poderes dominantes da poca, com o objetivo de controlar as insatisfaes populares e frear qualquer possibilidade de avano do comunismo no pas. Porem o ensino de Servio Social foi reconhecido somente em 1953 e a profisso teve sua regulamentao em 1957 com a lei 3252.

A profisso manteve uma conexo conservadora, de controle da classe trabalhadora, desde seu surgimento at a dcada de 1970. Com as lutas contra a ditadura e pelo acesso a melhores condies de vida da classe trabalhadora, no final dos anos 1970 e ao longo dos anos de 1980, o Servio Social tambm experimentou novas influncias e afirma um projeto profissional comprometido com a democracia e com o acesso universal aos direitos sociais, civis e polticos.

2. DESENVOLVIMENTO

O surgimento do Servio Social foi marcado pela consolidao do sistema capitalista, momento este marcado pelo reconhecimento da questo social, entendida como:

[...] conjunto das desigualdades sociais engendradas na sociedade capitalista madura, impensveis sem a intermediao do Estado. Tem sua gnese no carter coletivo da produo contraposto a apropriao privada da prpria atividade humana- o trabalho-, das condies necessrias sua realizao, assim como de seus frutos. indissocivel da emergncia do trabalhador livre, que depende da venda de sua fora de trabalho com meio de satisfao de suas necessidades vitais.

A questo social expressa portanto disparidades econmicas, polticas e culturais das classes sociais mediatizadas por relaes de gnero, caractersticas tnicoraciais e formaes regionais, colocando em causa as relaes entre amplos segmentos da sociedade cvel e o poder estatal. (IAMAMOTO, 2001:16, 17). A questo social o objeto do Servio Social e tem essa relao com o Servio Social desde sua gnese como profisso, ela sustenta sua base de interveno. Interveno essa que priorizaria a famlia e indivduo para a soluo dos problemas e atendimento de suas necessidades materiais, morais e sociais.

O surgimento do Servio Social no Brasil tem sua origem atrelada ao movimento social que a Igreja Catlica desenvolvia nessa poca. Com o crescimento da industrializao e das populaes das reas urbanas, surge a necessidade por parte do Estado de controlar essa massa operria.

O Estado inicia um reconhecimento da cidadania social, atravs de uma legislao prpria para atender as reivindicaes relacionadas alimentao, moradia, sade, porem o interesse maior era o controle e dominao por parte do Estado aos operrios insatisfeitos e explorados pelos donos do capital.

Foi ento usando o Servio Social que o governo comea a colocar em pratica seu controle, intervindo na regulamentao do mercado, poltica salarial, sindical, utilizando de forma assistencialista o Servio Social.

Durante o perodo da ditadura entre 1937 e 1945 foram criadas algumas instituies importantes de assistncia social no Brasil: 1. Conselho Nacional de Servio Social CNSS: Criado em 1938, com o objetivo de centralizar as obras assistenciais pblicas e privadas sendo utilizado como mecanismo de clientelismo poltico e de manipulao de verbas.

2. A Legio Brasileira de Assistncia - LBV: Criada em 1942, tinha como objetivo principal prover as necessidades das famlias, cujos chefes haviam sido mobilizados para a segunda guerra. Sendo comandada pelas Primeiras Damas,

caracterizando seu aspecto filantrpico, de aes clientelistas, de acordo com os interesses dos governos vigentes. No perodo seguinte, entre 1946 a 1964 iniciou-se a Fundao Leo XIII, que criada pelo governo federal em articulao com a igreja catlica para atuar especificamente juntos aos moradores de favelas de grandes centros urbanos.

3. O SESI (Servio Social da Indstria), fora criado para atuar juto aos trabalhadores na indstria focando manter o controle ao atender as necessidades bsicas desses trabalhadores.

A partir de 1964 com a mudana do regime poltico, devido ditadura militar, iniciou um momento de crescimento econmico, porem, a classe trabalhadora seguia num processo contrario, de empobrecimento crescente.

E na dcada de 1980, o que j era esperado com o fracasso do milagre econmico, acontece o crescimento do nvel de pauperizao grande parte da populao que j estava excluda do processo produtivo do pas, registrando-se grandes nveis de misria absoluta, mortalidade infantil e desnutrio.

Nesse cenrio, que em 1988 a Constituio Federal foi promulgada e no mesmo ano acontece o reconhecimento da Assistncia Social e a Seguridade Social passa a ser direito do cidado e no mais um favor do Estado ou das entidades filantrpicas.

Aps a Conferncia Nacional de Assistncia Social em 1995 a Poltica de Assistncia tambm ganha seus primeiros contornos como direito e no como favor. Em seguida a Lei Orgnica da Assistncia Social passa a ser implantada, concedendo benefcios para crianas, adolescentes, idosos e portadores de deficincias. poca tambm em que o mtodo de descentralizao passa a vigorar entre os Estados, Municpio e Unio.

Essa estratgia de enfrentamento das necessidades sociais baseia-se na otimizao dos recursos para uma atuao local e regional de aes. Alm disso, os

programas

foram

unificados

pelo

Ministrio

do

Desenvolvimento

Social,

normatizando tambm a Poltica Nacional de Assistncia Social.

Continuamente o Servio Social passou a produzir novos conhecimentos e dar novas respostas para seu exerccio profissional no sentido de atender as demandas postas pela questo social, reafirmado cada vez mais como o profissional capacitado para atender essas novas demandas, dando respostas e buscando outras para seu exerccio profissional. Tendo para tanto o seu Cdigo de tica o desafio de responder a essa situao.

A profisso em si est totalmente inserida na sociedade capitalista, no esta desatenta as suas reformas e ajustes e sim sujeita as transformaes no mundo do trabalho, respondendo as suas necessidades, sem perder de vista seu projeto coletivo de profisso na viabilizao de direitos sociais.

Nos dias de hoje o Servio Social tem alguns desafios imprescindveis, sendo de acordo com diversos autores e estudiosos: construir coletivamente estratgias para que os fundamentos que norteiam o Projeto tico-poltico sejam alcanados pelo conjunto da categoria profissional; manter e aprofundar a direo hegemnica do Projeto tico-poltico; garantir a interlocuo com os movimentos sociais de luta em defesa da classe trabalhadora.

Ao reconhecer essas propostas o Servio Social trabalha para responder as questes, que para isso necessita de amplo estudo, dialogo entre os profissionais, atualizando continuamente e levando o Servio Social Brasileiro evoluo que a sociedade contempornea precisa.

3. CONCLUSO

O Servio Social est continuamente se reconstruindo, desde suas origens, com seu movimento de re-conceituao e as evolues histricas e polticas da sociedade. Voltado defesa dos direitos de cidadania e dos valores democrticos, na perspectiva da liberdade, da equidade e da justia social. Os profissionais assistentes sociais tm buscado um compromisso efetivo com os interesses

pblicos, sempre atuando na defesa dos direitos sociais dos cidados e na sua viabilizao junto aos segmentos majoritrios da populao.

As desigualdades produzidas pelo capitalismo, e a cultura da indiferena e resignao que pautam a poltica, so questes de trabalho e estudo dos profissionais. Buscando sempre solues eficientes para a melhoria das condies de vida e bem estar da populao que dele necessite.

O Assistente Social tem em sua vida profissional atual o desafio de manter viva a chama da esperana, que em muitos j se apagaram, submergidos em uma vida de desigualdades, violncia, preconceitos e misria absoluta.

Manter viva a chama da esperana antes de tudo acreditar na capacidade de superao dos infortnios da vida social, do respeito aos direitos humanos e sociais de homens e mulheres, crianas, jovens e idosos das classes subalternas com os quais trabalhamos diariamente.

REFERNCIAS

CONSELHO Federal de Assistncia Social. Parmetros de atuao de assistentes sociais na poltica de assistncia social. Braslia, CEFSS, 2009. Disponvel em: Acesso em: 03 de Out. 2011.

IAMAMOTO, Marilda Vilela. O Servio Social na contemporaneidade: trabalho e formao profissional. 2 ed. Ed. Cortez. So Paulo: 1999.

__________. Renovao e conservadorismo no Servio Social: Ensaios crticos. 5 ed. Ed. Cortez. So Paulo: 2000.

You might also like