You are on page 1of 9

A proteo contratual do Consumidor Fase prcontratual

1 O duplo regime contratual: cvel e consumerista:


O contrato a mais importante fonte de obrigaes. Na relao entre desiguais, nenhum dos contratantes livre, porque no tem condies para negociar amplamente o contrato. Somente o vnculo entre contratantes dotados dos mesmos recursos para arcar com os custos de transao pode ser visto como produto de livre manifestao de vontade. Quando a relao contratual aproxima consumidor de fornecedor, aplica-se cvel. A proteo contratual dos consumidores comea na fase contratual e estende-se at a fase ps-contratual. o regime consumerista, nos demais casos, ausente consumidor ou fornecedor da relao contratual, aplica-se o regime

2 Fase pr-contratual:
Na fase pr-contratual as partes iniciam os contatos, fazem propostas e contrapropostas. Embora na fase pr-contratual ainda no tenha ocorrido o encontro de vontades, essas tratativas podem gerar certa vinculao, quando despertam confiana, legtima expectativa em uma das partes levando-a a fazer despesas com oramentos, prospectos, estudos, etc. O rompimento leviano e desleal na fase pr-contratual pode ensejar obrigao de indenizar, no por inadimplemento, haja vista que ainda no h contrato, mas pela quebra de confiana, pelo descumprimento

dos deveres de lealdade, de transparncia, de informao, de cooperao.

3 A publicidade:
A publicidade pode ser definida como toda a comunicao de entidades pblicas ou privadas, inclusive as no personalizadas, feita atravs de qualquer meio, destinada a influenciar o pblico em favor, direta ou indiretamente, de produtos e servios, com ou sem finalidade lucrativa. O objetivo primordial da publicidade informar o consumidor sobre os produtos e servios disponveis no mercado para despertar o seu interesse e lev-lo a adquiri-los. O CDC busca proteger o consumidor da publicidade enganosa ou abusiva na fase pr-contratual.

4 Publicidade e propaganda:
Publicidade tem objetivo comercial, prprio para anunciar produtos e servios possveis de negociao. Propaganda visa a u, fim ideolgico, prprio para a propagao de princpios, idias, teorias, com objetivo religioso, poltico ou cvico.

5 Publicidade e informao:
Nem toda informao publicidade e vice-versa O objetivo maior da publicidade no informar, mas induzir a compra.

6 - Princpio da identificao da publicidade:

Art. 36, CDC. A publicidade s lcita quando o consumidor puder identific-la imediata e facilmente.

So proibidas a publicidade clandestina e a subliminar.

7 Princpio da vinculao contratual da publicidade:


Art. 30, CDC. Tal princpio justifica-se pelo potencial persuasivo das tcnicas de marketing. A publicidade cria expectativas legtimas que precisam ser

protegidas. A publicidade no regime contratual consumerista desempenha papel equivalente ao da oferta no regime contratual cvel. Se o consumidor recusar o cumprimento da sua publicidade, ou se, ainda, no tiver condies de cumprir o que prometeu, o consumidor, com base no art. 35 do CDC, pode escolher entre o cumprimento forado da obrigao e a aceitao de outro bem de consumo. Caso o contrato j tenha sido firmado, sem contemplar integralmente o contedo da publicidade, o consumidor pode exigir a sua resciso, com restituio do j pago, mais perdas e danos. Para a publicidade vincular o fornecedor necessrio que ela seja precisa (exige-se um mnimo de conciso).

8 Princpio da inverso do nus da prova:


Art. 38 do CDC. Inverso ope legis (por fora da lei).

Quem patrocina a publicidade tem o nus de provar a sua veracidade, independentemente de qualquer determinao do juiz.

Princpios da veracidade e da no abusividade da publicidade.

9 Princpio da transparncia da fundamentao da publicidade:


Art. 36, CDC. Possibilitar que a relao contratual com o consumidor seja sincera e menos danosa. Transparncia implica em informao correta sobre o produto ou servio, sobre o contrato a ser celebrado, ou seja, lealdade e respeito nas relaes estabelecidas entre as partes, mesmo na fase prcontratual. Art. 69, CDC.

10 Publicidade enganosa:
Art. 37, CDC. enganosa qualquer modalidade de informao ou comunicao de carter publicitrio, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omisso, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, caractersticas, sobre produtos e servios. O elemento fundamental para a caracterizao da publicidade enganosa ser a sua capacidade de induzir a erro o consumidor a respeito de qualquer dado do produto ou servio objeto da publicidade. Erro a falsa representao da realidade. qualidade, quantidade, propriedade, origem, preo e quaisquer outros dados

Ser enganosa a publicidade capaz de levar o consumidor a fazer uma falsa representao do produto ou servio que est sendo anunciado, um juzo equivocado, incorreto a respeito de suas qualidades, quantidades, utilidade, preo ou de qualquer outro dado.

Nem sempre a publicidade enganosa ser falsa. A publicidade falsa um tipo de publicidade enganosa. Uma publicidade pode ser completamente correta e ainda assim ser enganosa, seja porque a informao importante foi deixada de fora, seja porque o seu esquema tal que vem a fazer com que o consumidor entenda mal aquilo que est, realmente, dizendo.

H publicidade cuja falsidade to exagerada que adentra os limites da fantasia, no tendo capacidade de induzir em erro o consumidor. Assim, tal publicidade no ser enganosa.

Sempre que o anncio for capaz de induzir em erro o consumidor, mesmo que tal no tenha sido querido pelo anunciante, estar caracterizada a publicidade enganosa ( irrelevante a boa ou a m-f do anunciante).

Uma prtica enganosa mesmo quando inexiste qualquer inteno de enganar.

11 - Tipos de publicidade enganosa:


Na publicidade enganosa por comisso , o fornecedor afirma algo que no corresponde realidade do produto ou servio, algo que no existe, capaz de induzir o consumidor em erro. Na publicidade enganosa por omisso, o anncio deixa de afirmar algo relevante e que, por isso mesmo, induz o consumidor em erro, isto , deixa de dizer o que .

Na publicidade enganosa por omisso s a ausncia de dados essenciais reprimida. Informaes essenciais so aquelas que tm o condo de levar o consumidor a adquirir o produto ou servio.

12 Enganosidade potencial:
Para ser enganosa, a publicidade no precisa, efetivamente, enganar o consumidor. O CDC se satisfaz com o potencial de enganosidade da publicidade. O que importa a capacidade de induo a erro de forma abstrata, difusa, indeterminada. A efetiva ocorrncia do erro e o eventual prejuzo do consumidor sero mero exaurimento, com conseqncias prprias.

13 Consumidor tpico:
Para se aferir o potencial de enganosidade na publicidade, o critrio do consumidor tpico parece ser o mais adequado, pois alm de compatvel com a proteo dos mais fracos, permite levar em considerao a elevao do padro cultural e a domesticao das tcnicas publicitrias, quando, custa de repetio, se tornam conhecidas, diminuindo sua nocividade. O correto para se aferir o potencial de enganosidade na publicidade, analisar o contedo da mensagem e a vulnerabilidade do consumidor a quem ela se destina. O carter enganoso da publicidade deve ser verificado em relao ao pblico-alvo do produto ou servio anunciado.

14 Publicidade abusiva:
Art. 37, 2, CDC. abusiva, dentre outras, a publicidade discriminatria de qualquer natureza, a que incite violncia, explore o medo ou a superstio,

se aproveite da deficincia de julgamento e experincia da criana, desrespeita valores ambientais, ou que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa sua sade ou segurana. No h um conceito satisfatrio de publicidade abusiva na doutrina (conceito jurdico indeterminado). As modalidades de publicidade abusiva elencadas no CDC importam em ofensa a valores constitucionais, ambientais, ticos e sociais.

14.1 Publicidade de produtos, servios e prticas nocivas sade e ao meio-ambiente tabaco e bebidas alcolicas:
Art. 220, 3, CF. A propaganda comercial de tabaco, bebidas alcolicas, agrotxicos, medicamentos e terapias estar sujeita a restries legais e conter, sempre que necessrio, advertncia sobre os malefcios decorrentes de seu uso. A lei s permite a publicidade do tabaco atravs de psteres, painis e cartazes, na parte interna dos locais de venda, sendo vedada a sua publicidade em qualquer outro meio (internet, rdio, jornal, TV, etc).

14.2 Responsabilidade pla publicidade enganosa ou abusiva:


H uma corrente que entende que, nos caos de publicidade enganosa ou abusiva, haver responsabilidade objetiva e solidria entre o anunciante, a agncia de publicidade e o veculo de comunicao. No entanto, existe outra corrente que defende a responsabilizao nica do anunciante, haja vista que a publicidade feita exclusivamente

em seu favor ( ele que tem interesse de vender o produto ou servio). Arts. 30 e 35, CDC. H caos em que a empresa de comunicao age com culpa ou dolo como, por exemplo, nas situaes de patente publicidade enganosa ou quando a empresa de comunicao est ciente da incapacidade do anunciante de cumprir o prometido, no h como deixar de reconhecer a responsabilidade do veculo de comunicao por violao ao dever de vigilncia sobre os anncios que veicula.

15 A oferta:
A oferta no CDC corresponde proposta no CC. Oferta uma proposta de celebrao de um contrato que uma pessoa faz a outra. A oferta na sociedade de massa abrange no apenas as tcnicas de induo pessoal, como ainda outras mais coletivas e difusas, entre as quais esto as promoes de vendas e a prpria publicidade. O CDC, no seu art. 30, atribui a qualidade de oferta a toda informao ou publicidade, suficientemente precisa, veiculada por qualquer forma ou meio de comunicao, com relao a produtos e servios oferecidos ou apresentados. A oferta e apresentao de produtos ou servios devem assegurar informaes corretas, claras, precisas, ostensivas e em lngua portuguesa, sobre suas caracterstica, qualidade, quantidade, composio, preo, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam sade e segurana dos consumidores. A oferta dever apresentar as seguintes caractersticas: Seriedade.

Ser completa. Ser receptvel. Princpio da transparncia.

15.1 A oferta integra o contrato princpio da vinculao:


O aspecto mais relevante da oferta no CDC que ela integra o contrato. Uma vez feita a oferta, todos os elementos que a compem, desde j, integram o contrato a ser celebrado, mesmo que, quando de sua assinatura, o fornecedor omita algum ou alguns dos elementos que dele constavam.

16 Prticas abusivas:
Art. 39, CDC. Prticas abusivas so aes ou condutas do fornecedor em desconformidade com os padres de boa conduta nas relaes de consumo. As prticas abusivas podem ser pr-contratuais, contratuais e pscontratuais. So exemplos de prticas abusivas: Venda casada. Recusa de atendimento demanda do consumidor. Fornecimento de produto ou servio no solicitado. Oramento prvio.

You might also like