You are on page 1of 2

t e m se guranca.co m http://www.temseguranca.co m/2011/10/dds-reco mendaco es-de-seguranca-para-trabalho s-co m-macarico .

html

DDS Recomendaes de segurana para trabalhos com maarico

DEFINIO
s.m. Aparelho de soldar, fundir ou cortar metais, que produz uma chama de elevada temperatura, em consequncia de inflamao de gases e/ou lquidos combustveis. Maarico eltrico, o que produz um arco eltrico entre dois terminais de carbono. Maarico oxiacetilnico ou maarico industrial, o que usa oxignio e acetileno, e cuja chama atinge mais de 3.000 C. ACET ILENO um gs incolor de cheiro caracterstico e altamente combustvel. Sua notao qumica C2H2. um composto instvel, sujeito a violentas exploses quando se decompe. Por esse motivo, este gs no deve ser comprimido, quando puro, para suportar presses superiores a 15Lb./Pol2. Em determinadas condies, quando em contato com a prata, mercrio e cobre, pode provocar exploses. PRECAUES NO MANUSEIO DOS CILINDROS. Nunca deixar os cilindros de Acetileno diretamente sob o sol; Os cilindros devero ser armazenados em locais adequados e seguros; Evitar os choques, quedas ou golpes com os cilindros de Acetileno; No utilizar qualquer pea ou tubo de cobre ou lato, para a circulao do Acetileno; Usar sempre um regulador de Acetileno, ligado vlvula do cilindro, seja qual f or aplicao dada ao gs. EFEIT OS: O acetileno um gs anestsico, no venenoso. Suas concentraes muito altas em ambientes f echados suf ocaro o ser humano, em virtude da excluso do oxignio. Os trabalhos em altas estruturas, onde as vertigens podem ocasionar, quedas, com graves conseqncias, deve-se ter o cuidado de no respirar muito o acetileno. OXIGNIO um gs comburente, incolor e inspido, seu smbolo O2 e seu peso 32.

PRECAUES GERAIS:
Nunca utilize oxignio em aparelhos para os quais seja necessrio o ar comprimido; Evite qualquer contato de leo ou graxa, com qualquer parte do cilindro, da rede, reguladores ou dos seus acessrios. O leo ou a graxa pode f ormar compostos e queimar violentamente, na presena do oxignio. Ao ligar diretamente o maarico e observar: Se h qualquer vazamento de oxignio e acetileno, no maarico, reguladores, vlvula hidrulica, mangueira e vlvula de reteno; Observar a tabela progressiva de regulagens como padro, pelas f bricas de maaricos; Jamais utilizar o oxignio para ref rigerar o ambiente de trabalho. Por ser altamente comburente, isto

, pr ativar a combusto, altas concentraes exploso.

podero ocasionar combusto, seguida de

O RETROCESSO DA CHAMA:
O manuseio incorreto do maarico pode causar o retrocesso da chama. Esta se apaga com um estalo. Principais causas: Toque do bico do maarico na pea; O super aquecimento do bico do maarico; Utilizao de presses inadequadas; Bico mal apertado; Sujeira na sede do bico do maarico Vazamento; Quando o motivo do retrocesso tiver sido determinado e eliminado o seu agente, o maarico poder ser aceso novamente, pela maneira usual.

ENGOLIMENTO DA CHAMA:
O engolimento da chama, ocorre, quando a chama queima de volta para dentro do maarico, comumente com um silvo agudo. No caso de acontecer um engolimento da chama proceda como segue: Feche imediatamente a vlvula do acetileno; NOTA: dependendo do perodo, isto , do tempo que se leva para f echar a vlvula, poder o operador optar em f echar a vlvula do acetileno ou do oxignio. Quando se verif icar o engolimento da chama, a queima interna pode chegar at ao derretimento do divergente. Neste caso, que uma exceo do processo de f echamento, f echa-se vlvula do oxignio; Fechar a vlvula de oxignio de corte; Se os engolimentos ocorrem, mesmo aps a verif icao dos motivos provveis, j descritos, leve o maarico seo de recondicionamento para a eliminao do def eito ou descarte-o.

You might also like