You are on page 1of 12

ANEXO Sobre a essncia da crtica filosfica em geral e sua relao com o estado atual da filosofia em particular - G.W.F. Hegel.

Em qualquer domnio da arte ou da cincia em que se exerce, a crtica exige um padro que seja to independente daquele que julga quanto daquilo que julgado, que ela no seja retirada, nem do fato singular, nem da particularidade do assunto (sujet), mas, do modelo eterno e imutvel da coisa mesma. Assim como a crtica de arte no comea para criar ou inventar a Idia da arte, mas a pressupe simplesmente, do mesmo modo na crtica filosfica a Idia da filosofia em-si a condio e pressuposio sem as quais ela nada mais poderia que confrontar eternamente as subjetividades e jamais o absoluto com o relativo. O que distingue a crtica filosfica da crtica de arte, no a apreciao da faculdade de atingir objetividade que se manifesta em uma obra, mas unicamente o objeto ou a Idia que a fundou e que s pode ser a da filosofia mesma. A crtica filosfica no pretende menos validade universal que a crtica de arte, ela necessita por conseguinte que, contra aquilo, o que lhe contesta a objetividade do julgamento pretenda no somente que a Idia una e idntica possa prender as formas diferentes, mas que as filosofias possam ser igualmente verdadeiras ainda que sejam essencialmente diferentes - concepo qual no se saberia abolir, caso confortvel fosse. Que a filosofia seja una e nada possa ser que una, isto tem a ver que a razo una; e tanto assim como impossvel que haja vrias razes, como impossvel que entre a razo e a conscincia que se tem da mesma crie-se o muro de uma distino essencial entre a sua maneira de aparecer e a de conhecer-se, porque a razo tomada absolutamente e na medida em que seu prprio objeto de conhecimento, ou seja a filosofia, igualmente una, e conseqentemente tudo aquilo feito idntico a ela prpria. O princpio de uma distino na filosofia mesma no pode encontrar-se na sua essncia que absolutamente una, nem tambm na diferena que afetaria a faculdade de formar (den former) objetivamente a Idia, porque do ponto de vista filosfico, a Idia mesma tudo, enquanto que o poder que a filosofia possui alm disso de apresentar esta Idia, nada faz que lhe procurar um aspecto suplementar que no lhe pertence claramente.

Por conseguinte, a possibilidade de uma multiplicidade e de uma variedade infinita de reflexes, das quais cada uma essencialmente distinta de todas as outras, possuiria um direito igual a afirmar-se em frente a elas, no se tornaria admissvel que se ele o concebia em uma oposio imutvel e absoluta subjetividade do conhecer, porque a filosofia define-se como uma conscincia do absoluto identificado a Deus ou a algum outro ponto de vista natureza. Mas, mesmo nesta concepo, seria necessrio que a distino se superasse a si prpria e se corrigisse. Porque se representando o conhecer como algo de formal, isto o conceberia como inteiramente passivo na sua relao ao objeto e isto exigiria do sujeito que fosse capaz de apreender a divindade ou de ter a intuio puramente objetiva da natureza que se firma de maneira geral a qualquer outra relao a uma qualquer limitao e que se abstenha de qualquer atividade que lhe seja prpria, porque a pureza da impresso encontrar-se-ia alterada. Por esta passividade da apreenso e pela igualdade do objeto, seria necessrio que o que representado como resultado: o conhecimento do absoluto, e uma filosofia que em resultado retorna exatamente a si tudo a seu respeito. De que a verdade da razo, assim como a beleza, una, a crtica em geral possvel como apreciao objetiva, e isto se segue evidentemente que no pode ter sentido apenas para aqueles em que se encontra a Idia da filosofia una e idntica; do mesmo modo nem pode referir-se apenas a obras aonde se pode reconhecer esta Idia mais ou menos expressa claramente. Para as pessoas e as obras que so privadas desta Idia, as palavras (propos) da crtica perda sem volta. Na ausncia desta Idia, a crtica cai no maior embarao porque se toda crtica suprassuno (sumsomption) sob a Idia, toda crtica cessa necessariamente onde esta falta, e no pode adotar outra atitude que aquela da reprovao (rprobation). Mas na reprovao, ela rompe toda relao entre esta na qual a Idia da filosofia ausente e esta em que se encontra obra. Dado que o reconhecimento recproco suprimido, no h mais que a manifestao de duas subjetividades que se opem; ao mesmo tempo as coisas que no tm entre elas nada de comum prevalecem-se do mesmo direito; declarando aquilo que tem a apreciar todo, exceto a filosofia, todo pretendendo que apenas da filosofia, a crtica deu-se para o puro nada, tomou uma atitude subjetiva e a sua sentena aparece como veredicto parcial; tal atitude contradiz imediatamente a sua essncia dado que deve proceder objetivamente; o seu julgamento reclama-se bem da Idia

da filosofia, mas ela no reconhecida pela parte adversa um tribunal que reside no estrangeiro. De maneira imediata, impossvel escapar a esta relao de distoro que a crtica estabelece entre a no-filosofia e a filosofia: prende um partido e ter a no-filosofia no partido oposto. Dado que a no-filosofia comporta-se negativamente com respeito filosofia e que portanto no pode ser questo da filosofia, isto no resta mais que a dar conta da forma como este lado negativo manifesta-se e confessar o seu nada, que, tanto quanto se manifesta, designa-se como vulgaridade (platitude); e como inegvel que no nada desde o incio manifesta-se cada vez mais em seguida como nada a ponto de poder ser muito geralmente reconhecida como tal, a crtica graas a essa construo que ela possui partir da nulidade primeira, repara at a inpcia que poderia ver na primeira sentena apenas capricho e arbtrio. Mais ali onde a Idia da filosofia est realmente presente, a tarefa da crtica destacar como e em qual medida manifesta-se de maneira livre e clara, naqueles limites ela elaborada em sistema cientfico da filosofia. A esse respeito, necessrio ver um ganho inesperado no caso onde a pura Idia da filosofia se exprime espiritualmente sem alcance cientfico como uma ingenuidade que no chegou objetividade de uma conscincia sistemtica; que a marca de uma bela alma que tinha a preguia de se premunir contra o pecado do pensamento, mas que falhou igualmente da coragem de se lanar e de afundar-se na sua falta at a dissoluo e que do golpe tambm no chegou intuio dele num todo cientfico objetivo. Em contrapartida, a forma vazia destes espritos que pretendem passar-se do esprito para tornar em breve a essncia e o essencial da filosofia desprovido de significado cientfico e mesmo de todo interesse. Mas se a Idia da filosofia torna-se mais cientfica, isto necessrio distinguir com cuidado a individualidade, que, sem fazer muito identidade da Idia da filosofia e sua apresentao meramente objetiva, exprimir o seu carter, e a subjetividade ou a limitao que se intromete na apresentao da Idia da filosofia; que a aparncia tambm alterada da filosofia que a crtica deve sobretudo aplicar e ela deve destru-la. Se isto aparece neste caso que a Idia da filosofia realmente entrevista, da exigncia e da necessidade que se exprimem, a crtica pode reter o que h de objetivo, onde a necessidade procura satisfao, e tirar da autntica tendncia objetividade perfeita que lhe prpria, a refutao daquilo que houve de limitado na forma.

Mais aqui, dois casos so possveis. Primeiro caso: a conscincia realmente no ultrapassou mesmo a subjetividade no seu desenvolvimento, a Idia da filosofia no tem acendido clareza de uma livre intuio e reside no ante-fundo (arrire-fond) escuro, talvez tambm porque as formas nas quais encontra-se para uma larga parte expressa e incluindo a autoridade grande, obstruem ainda a acesso ao estado informe puro ou, o que retorna ao mesmo, a acesso forma suprema. Na hora mesmo que a crtica no pode fazer valer, na obra e o resultado, a forma tomada pela Idia, deve ao menos no ignorar o esforo que h; o interesse corretamente cientfico consiste neste caso a quebrar a casca que impede ainda o impulso interno de ver o dia; a ele importa conhecer a multiplicidade dos reflexos do esprito, cujo cada um deles deve ter a sua esfera na filosofia, bem como aquilo que comportam de subordinado e de defeituoso. Segundo caso: obviamente a Idia da filosofia foi reconhecida claramente, mas a subjetividade foi obrigada a afastar a filosofia na medida requerida para a sua prpria preservao. Esta vez no se trata de fazer de modo que a Idia da filosofia emirja, mas de detectar subterfgios (faux-fuyants) aos quais a subjetividade recorre para escapar filosofia, bem como de tornar sensvel o que h de dbil a fazer de uma limitao um firme apoio, que se o considera nele mesmo ou tendo em conta a Idia da filosofia associada a uma subjetividade; porque a verdadeira energia desta Idia e a subjetividade so incompatveis. Mas h ainda uma maneira de fazer quela a crtica deve principalmente reter: que pretende deter a filosofia, que usa das formas e da linguagem nas quais se exprimem os grandes sistemas filosficos, que diz longamente a sua palavra(mot) mas que basicamente uma nuvem de palavras(paroles) sem contedo. Tal verborragia (verbiage) desprovida da Idia da filosofia empresta a sua prolixidade e arrogncia que lhe prpria (propre) uma espcie de autoridade, tanto porque fez face quase incrvel que os tanto envelopes sejam desprovidos de ncleo como porque o vazio possui uma espcie de clareza universal. Como nada tem de mais repugnante que a transformao da seriedade da filosofia em vulgaridade, compete crtica p-la na obra para evitar a este infortnio.

Ver-se de maneira geral reinar estas diversas formas na filosofia alem moderna qual se une este jornal crtico. Apresentam alm disso a particularidade que diz: depois que Kant e sobretudo Fichte, tem posto adiante a Idia de uma cincia e sobretudo da filosofia como cincia, desde que no seja mais possvel de se fazer valer como filosofia propondo diversos pensamentos filosficos sobre tal ou tal objeto, por exemplo, nos tratados destinados s Academias, e que a maneira solitria de filosofar perdeu qualquer crdito, qualquer empresa filosfica toma a dimenso de uma cincia e de um sistema, ou menos se erige em princpio absoluto de toda a filosofia; da onde vem o que se v nascer esta multido de sistemas e de princpios que, para a parte do pblico que filosofa, apresenta uma semelhana exterior com o estado onde se encontrava a filosofia na Grcia poca onde qualquer cabea mais particularmente filosfica elaborava a Idia da filosofia, de acordo com a sua individualidade. Ao mesmo tempo a liberdade filosfica, o direito para o pensamento de livrar-se de qualquer autoridade e de afirmar a sua independncia parece a tal ponto ter-se espalhado entre ns, que se creria desonrado de se designar como filsofo segundo com uma filosofia j existente; e o pensamento pessoal (pense personnelle) estima poder anunciar-se uma originalidade que invente um sistema novo e que lhe inteiramente prprio. Tanto, necessariamente, a vida interna da filosofia quanto ela se criana(senfante) produz corpos exteriormente, dota-se mesma da forma de organizao que possui propriamente (en propre), tanto quanto o gnio tem de original se distingue da particularidade que se realiza e se d por originalidade; porque, vista de mais de perto, esta particularidade no deixa a comum grande-estrada(grand-route) da cultura e no saberia em caso algum gabar-se de ter-se afastado por chegar pura Idia da filosofia; porque se tivesse apreendido esta Idia, ela a reconheceria em outros sistemas filosficos e de uma vez(du coup), para conservar a sua prpria forma viva, no poderia (pourrat) nem se atribuir o nome de filosofia pessoal (philosophie personnelle). O que ela obteve de prprio permanecendo sobre esta grande-estrada(grand-route), uma forma especfica de reflexo emprestada a um ponto de vista singular e conseqentemente subordinado, que se obtm a boa conta em um sculo que assim cultivou intensamente o entendimento, e em particular empregou-o a to mltiplos usos em filosofia. O espetculo oferecido pela reunio destas tendncias originalidade e destes mltiplos esforos em direo a formas e sistemas

originais, que no aquele da livre ecloso das mltiplas formas vivas nos jardins filosficos da Grcia; bem antes aquele do inferno dos demnios (damns): ou bem eles nunca esto margem a sua finitude, ou bem eles devem apreender-se disto seguidamente daquilo, entusiasmar-se de todo, rejeitar este aps aquele. Quanto tarefa de desenvolver esta particularidade at a fazer um sistema e de a apresentar como totalidade, mais infalivelmente dura e a particularidade deveria l encalhar; porque como tudo aquilo que limitado seria capaz de estender-se s dimenses, de um todo sem estar a se fazer voar em fendas? J a procura de um princpio particular visa a adquirir qualquer coisa que lhe seja prpria e lhe convenha exclusivamente, que escapa pretenso do saber a ser objetivo e total. E portanto o todo se apresenta a algum grau, sob forma objetiva; a tudo menos a ttulo de material, como um monto do saber; difcil de lhe fazer violncia e de recorrer a si para desenvolver o seu conceito prprio; ao mesmo tempo no em caso algum permitido fazer meno; sem coerncia, toda na aprovao, porque isto existe; o que parece o mais genial, de no se ocupar, de pr o seu princpio prprio como ser nico, que o resto do saber procura ele mesmo qual sua coerncia com este princpio: isto parece antes que seja uma tarefa inferior de procurar ao princpio fundamental a sua extenso cientfica objetiva. Mas se isto necessrio que de um lado esta extenso no faa falta, e que do outro se poupe sob a pena de tornar a diversidade do saber articulado consigo mesmo e coerente com o princpio que limitado, ento a maneira que consiste ao filosofar provisoriamente concilia todas as exigncias: ela menciona que no se deve partir da necessidade de um sistema do saber, mas porque parece que o que existe encontra, no entanto, tambm o seu emprego: exercer o esprito, porque de outro modo, qual razo de ser ela teria? A este ponto de vista, a filosofia crtica prestou um servio significativo (signel): ela forneceu a prova que, para falar a sua linguagem, os conceitos do entendimento encontram unicamente a sua aplicao na experincia, que, pelas suas Idias tericas, a razo como ela se conhece nada faz que se envolver em contradies e que, de modo geral, o saber deve esperar da sensibilidade que lhe procura seus objetos; aproveita-se para renunciar razo na cincia para entregar-se ao empirismo mais sujo (crasse). Quando se faz passar para experincia interna e externa e para fato de conscincia os conceitos mais grosseiros introduzidos arbitrariamente na experincia e uma intuio alterada pelos

produtos mais vistosos de uma reflexo onde o esprito ausente, e que tudo acolhido a esse respeito sobre o seguro recebido, no se sabe onde, que aquilo se encontra na conscincia, ento ele invoca a filosofia crtica que teria mostrado que a experincia e a percepo seriam necessrias ao conhecimento e que recusaria razo qualquer relao constitutiva ao saber, para no atribuir s uma relao reguladora. A no-filosofia e a nocincia que a filosofia desdenhava francamente h pouco, adotando uma forma filosfica para justificar-se, foi-se noutro assegurado uma vantagem ainda maior: eles reconciliaram o bom senso e qualquer conscincia finita, e as suas flores mais notveis, quero dizer os interesses morais supremos da humanidade, com a filosofia Mas se a subjetividade sem respeito dificuldade que se encontra a se expor como sistema e tambm porque que a filosofia crtica j tornou pelo menos suspeita e inutilizvel bom nmero de formas finitas, se ento esta subjetividade est manchada de uma inteligncia de sua limitao e de uma espcie de m conscincia, e se ela tem escrpulo a pr-se como absoluta, como pode ser conservada e sustentada apesar da sua prpria convico, e apesar da Idia da filosofia que lhe entrev? - Em primeiro lugar necessrio comear com uma forma reconhecida como finita, ela no deve representar nada alm que um mero ponto de partida aparentemente arbitrrio, que em verdade diz que no tem valor por si mesmo, mas que se deve admitir pelo momento, pois que se ver logo a sua utilidade, e que solicito se aceitar antecipadamente como provisrio, problemtico e hipottico sem outra pretenso; este ponto de partida legitimar-se- bem na seqncia; - se nos permite chegar verdade, a gratido pela indicao do caminho reconhecer por necessrio este ponto de partida arbitrrio e o encontrar confirmado. Mas a verdade no tem de modo algum necessidade de orla que lhe guie, deve levar a fora-lhe que lhe defenda imediatamente por si mesmo: quanto ao que limitado, isto reconhecido para tal, dado que se admite que no oculta nele de qual impor a sua existncia, que apenas algo de hipottico e de problemtico, ainda que deva ser provado como algo de verdadeiramente verdadeiro. Resulta que se tratava essencialmente de salvaguardar a finitude; no fim no deve mais ser hipottico tambm no pode ser ao incio, ou o que est ao incio hipottico, tambm saberia ficar categrico no fim; a menos se anunciar de uma vez s como absoluto, mas como , exatamente, demasiado tmido para isto, tem-se necessidade de uma obliqidade para introduzir-lhe clandestinamente.

Fazer passar tal ponto de partida finito para algo de provisoriamente hipottico introduz de fato, em se apresentar com o ar de ser privado de pretenso, apenas uma iluso a mais: que se apresenta modestamente como hipottico ou imediatamente como certa, nos dois casos o resultado o mesmo: o finito como tal reside mantido na sua separao e o absoluto reside uma Idia, alm, ou seja, maculada de finitude. O ponto de partida evidente que, para ser certo, apreendido na conscincia imediata, parece substituir pela sua certeza imediata o que lhe falta pelo fato que finita; tal a pura conscincia de si, porque na medida em que ponto de partida, ela imediatamente oposta como conscincia pura conscincia emprica; de tais certezas finitas que no podem ser objeto em si da filosofia; se uma filosofia, para estar unida a uma certeza, parte do que ao valor mais geral, de propsitos ou atividade acessveis a todo senso comum, ou faz de uma tal utilidade algo de suprfluo, porque para ser filosfico, deve imediatamente se elevar acima desta limitao e a ultrapassar; o senso comum, que se devia assim seduzir, aperceber-se- extremamente se de fato se deixa a sua esfera e se quer arrastar-lhe acima de si mesmo; ou se esta certeza finita no deve ser excedida como tal, mas deve residir como um ponto fixo, ento deve efetivamente reconhecer sua finitude e postular-se a infinitude; mas ento ao mesmo tempo, o infinito apresenta-se unicamente como uma exigncia, como, algo de pensado, unicamente como uma Idia; Idia da razo necessria que fecha e engloba tudo, mas que deste fato precisamente ainda algo de unilateral, dado que se pensa (ou ainda o determinado qualquer pelo qual se comeou) e a Idia mesma posta como separada. Estas maneiras de salvar o que limitado, que criam o absoluto Idia suprema mas no ao mesmo tempo ao ser nica, a oposio que reside soberana e absoluta nos sistemas inteiros da filosofia, dado que a partir de l que de fato comea a cincia - so por assim dizer o que caracteriza a nossa cultura filosfica moderna, ao ponto que quase tudo o que tem sido considerado como filosofia hoje em dia se resume quilo. Indubitavelmente, a forma mais elevada que tomou a filosofia nestes ltimos tempos no superou o bastante a imutvel polaridade do interno e do externo, do aqum e do alm para levantar a oposio entre uma filosofia ou o conhecimento nada faz que aproximar o absoluto e uma outra filosofia que no absoluto mesmo (supondo mesmo que este ltimo seja sustentado apenas sob o ttulo de crena) seguramente nestas condies, a oposio prpria ao dualismo atingiu a sua suprema abstrao, e da vez a filosofia no saiu

da esfera onde nos encerramos em cultivar a reflexo; isto no nada menos que a importncia capital que a forma da oposio consiga o seu mais elevado grau de abstrao e quando se chegou a esta posio extrema, mais fcil de passar filosofia autntica, porque a Idia do absoluto que se encontra posta rejeita j pela sua nica virtude prpria a oposio que comporta a forma de uma Idia, de um dever-ser, de uma exigncia infinita. necessrio se preservar de menosprezar conjuntamente duas coisas: por um lado a qual ponto o estudo da filosofia que reina no conjunto diversidade de elaboraes onde foi objeto esta oposio em geral que toda filosofia prope-se superar (a forma tomada por esta oposio numa filosofia reinante, cada filosofia ulterior que se emprega a ultrapassar-lhe recaindo ao mesmo tempo inconscientemente em outra forma desta oposio), de outra parte a diversidade considervel de formas que esta oposio suscetvel de se prender aqui e l. Em contrapartida, uma outra maneira de fazer extremamente corrente que apresenta seguramente inconvenientes: aquela que se aplica a tornar popular ou propriamente vulgar as idias filosficas logo que se apresentam. A filosofia por natureza qualquer coisa de esotrico que no feita para o vulgar, nem para ser posto ao alcance do vulgar; filosofia que apenas tanto quanto se ope precisamente ao entendimento e de vez, muito mais ainda, ao senso comum, que compreende a limitao no espao e o tempo de uma raa de homens; para este senso comum, o mundo da filosofia em si e para si um mundo invertido. Ao saber que o seu mestre publicava escritos sobre a sua filosofia, Alexandre escreveu-lhe do corao da sia que no deveria vulgarizar o que tinham filosofado juntos, e Aristteles defendeu-se dizendo que tudo ao mesmo tempo estava divulgado e no estava divulgado de sua filosofia; isto de fato que a filosofia deve reconhecer a possibilidade para o povo de elevar-se at a ela, mas no deve baixar-se ao nvel do povo. Mas no nosso tempo de liberdade e de igualdade onde se formou to um vasto pblico que se prope no ser excludo de nada, que pretende que isto bom para todos, e que tudo lhe bom, s coisas mais bonitas e melhores no podem escapar ao destino de ver a multido, que incapaz de se elevar quilo que v aplanar acima dela, tenta chegar manipulando-o bastante para torn-lo vulgar at a se prestar aquilo que ela se apropria; e a vulgarizao ascendeu rapidamente ordem de uma tarefa reconhecida e meritria. No h nenhum aspecto do melhor do esforo humano que no conheceu este destino; suficiente que uma Idia da

arte ou da filosofia se deixa entrever para que seja assim sujeita a uma preparao para que a coisa esteja tornada ao gosto do posto (chaire), dos compndios e das necessidades domsticas do pblico... Leibniz com a sua Thodice em parte tinha encarregado-se ele mesmo deste esforo para vulgarizar a sua filosofia, e no sua filosofia mas o seu nome que assim tivesse procurado grande sucesso; e para o fazer, no faltam as pessoas servis hoje em dia. No que diz respeito a certos conceitos, a coisa faz-se dela mesma; suficiente aplicar os seus nomes quilo que se possui por muito tempo na vida civil; a partir da origem e em si a Aufklrung exprime a trivialidade do entendimento e a sua quimrica elevao acima da razo; tambm no foi a necessidade de alterar o significado para faz-la apreciar e compreender; mas pode-se admitir que a palavra Ideal tem doravante o sentido geral do que no comporta nenhuma verdade, ou a palavra Humanidade o do que de maneira geral trivial. Tem-se aparentemente assunto ao caso oposto, mas basicamente idntico, quando o contedo j popular e que as trivialidades que no excedem em nada a esfera da compreenso comum devem, graas a uma preparao filosfica e metdica, cobrir a aparncia externa da filosofia. Assim como no primeiro caso, pressupe-se que o filosfico deve contudo ser popular por natureza pode de uma certa maneira permanecer filosfico; assim nos dois casos, admite-se a compatibilidade da vulgaridade e da filosofia. Pode-se de maneira geral trazer estes diversos esforos ao esprito da inquietude e da essncia instvel que se manifesta em todas as coisas, esprito que caracteriza o nosso tempo, e que, aps tantos sculos da obstinao(oppinitret) mais tenaz, ao preo das pavorosas convulses que se produzem quando se trata de se contar de uma forma antiga, terminou por conduzir o esprito alemo, at a incluir os sistemas filosficos no conceito da mudana incessante e das renovaes; seria necessrio no entanto guardar-se de tomar esta paixo da mudana e da novidade pela indiferena do jogo que, na sua extrema inegligncia, a seriedade o mais sublime, o nico que seja verdadeiro porque este empurro inquieto procede com toda a seriedade do que limitado; e no entanto o destino necessariamente deu-lhe o sentimento negro de uma desconfiana e de um desespero secreto que no demora a e se ver que, a seriedade da limitao que uma seriedade sem vida, esta no pode ao total arriscar muito no assunto e conseqentemente tambm pode produzir grandes efeitos, seno efmeros mais elevado ao ponto.

10

Ao resto, pode-se, se se quer, considerar igualmente esta inquietude como uma fermentao que permite ao esprito arrancar-se corrupo da cultura morta, despertar-se a uma vida nova, e de saltar sob uma forma rejuvenescida de sob as cinzas. E bem como contra a filosofia cartesiana que exprimiu sob forma filosfica o dualismo que impregnou de maneira geral a cultura da histria contempornea no nosso mundo do Noroeste dualismo do qual, como ao declnio de toda vida antiga, a transformao secreta da vida pblica dos homens bem que tambm as revolues ruidosas de natureza poltica e religiosa so em geral apenas os exteriores matizados (bigarrs) - contra esta filosofia cartesiana bem como tambm contra a cultura geral que a exprime, todos os aspectos da natureza viva, e entre eles a filosofia, devia encontrar meios de salvao; o que a filosofia fez a este respeito, quando de maneira pura e aberta, a ser tratada com raiva, quando de maneira foi mais obscura e confusa (brouille), o entendimento se apreendido mais facilmente e a reconvertido na essncia dualista anterior; sobre esta morte basearam-se todas as cincias e o que residia nelas de cientfico ento vive ao menos subjetivamente, o tempo h de exterminar; assim, na hora mesmo que no seria de modo imediato o esprito da filosofia mesma que imergido e concentrado neste vasto mar sente mais intensamente as asas que ele empurram, a lassido das cincias - estas residncias de um entendimento abandonado pela razo que, o que mais grave, terminou por arruinar at teologia com o nome emprestado quer de uma razo que ilumina, quer da razo moral - deveria tornar insuportvel toda esta expanso superficial e ao menos suscitar uma nostalgia da riqueza, o ardente desejo de uma gota de fogo, de uma concentrao de intuio viva, e, aps um conhecimento suficiente largo do que morto, de um conhecimento do que vivo, que unicamente a razo torna possvel. necessrio absolutamente pr-se a crer possibilidade deste conhecimento real, no somente a este percurso negativo, ou a este crescimento perene de novas formas, deve esperar-se um efeito verdadeiro desta crtica, e no simplesmente uma aposta em pea negativa destas limitaes, deve esperar-se desta crtica que abra o caminho a uma filosofia verdadeira; deve esperar-se apenas o primeiro efeito, tudo ao menos que continua mesmo a pretenso e o gozo das limitaes na sua existncia efmera, sejam tornados amargos e curtos;; e o que se mostra capaz pode no ver na crtica nada mais que a roda que gira eternamente e que, a cada instante, faz descer uma forma que a vaga fez montar; a menos

11

que se instalando sobre a larga base do bom senso, certo de si mesmo, ele se nutra deste espetculo objetivo de aparecimento e de desaparecimento, e que no h para o seu afastamento da filosofia uma consolao e reconforto a mais, considerando a priori e por induo a filosofia onde o que limitado vm romper-se, como uma coisa prpria limitada, - ao menos cheio de simpatia profunda e curiosa, admira as idas e vindas das formas que emergem e se do bem do mal para apreender-lhe, para seguidamente, considerando ao mesmo tempo seu submergir de um olho perspicaz, deixa-se mesmo provocar e absorver. Se a crtica prpria pretende fazer valer um ponto de vista parcial contra outros que no so menos parciais, ela polmica e partidria; mas mesmo a verdadeira filosofia pode, tanto menos, defender-se do que h de no filosfico na considerao externa e polmica, que, no tendo nada de positivo em comum com ele, e que no podendo, alm disso, comprometer-se contra isso numa crtica com ela, no lhe resta mais que esta crtica negativa e a construo do fenmeno, necessariamente singular da no-filosofia e como esta desprovida de regra e que no cessa de tomar forma diferente em cada indivduo, lhe resta mais que a construir igualmente a aparncia do indivduo em que se desabrochou. Logo que um bloco tiver em face de si um outro bloco a superar, cada um dos dois chamase um partido, mas logo que um cessar de parecer algo, tambm o outro cessa de ser um partido; aquilo, por um lado cada lado deve encontrar intolervel de aparecer unicamente como um partido e necessrio que no esquiva a aparncia efmera e espontaneamente evanescente que se d no combate, mas que se compromete pelo contrrio na luta que manifesta medida que desenrola-se o nada de outro bloco. Por outro lado, se um bloco pretendesse escapar ao outro da luta e a manifestao do seu prprio nada declarando que o outro bloco apenas um partido, ao mesmo tempo teria reconhecido que este algo e renunciado para a sua prpria conta a esta validade universal ao olhar do qual o que realmente um partido no deve ser um partido, mas antes nada do todo; ao mesmo tempo teria reconhecido que ele mesmo apenas um partido, ou seja, nada em relao verdadeira filosofia.

12

You might also like