You are on page 1of 6

MTODO DE PESQUISA QUALITATIVO

Antonio Cludio da Silva Neto

A escolha de um mtodo de pesquisa deve ser norteada primordialmente pelo problema e a questo a ser investigada, destarte a necessidade de aproximao dos mtodos ao objeto de estudo. A pesquisa qualitativa possui como finalidade compreender um fenmeno de interesse social, dispondo de contato direto com o objeto de anlise e fornecendo enfoque diferenciado para a compreenso da realidade. Essa dissertao busca fazer uma anlise objetiva sobre este mtodo de pesquisa, expondo suas conquistas, desafios, fragilidades, formas de realizao e elementos essenciais para a constituio da pesquisa. Comumente os doutrinadores comeam com a distino entre mtodo quantitativo e mtodo qualitativo, assim a finalidade na amostra qualitativa compreender o fenmeno de interesse, enquanto na quantitativa, a mesma visa generalizar os resultados populao, da qual foi extrada. (MAYAN, 2001, p. 32). medida que pesquisas quantitativas geralmente buscam acompanhar com rigidez um plano anteriormente estabelecido, o estudo qualitativo costuma ser direcionada em seu desenvolvimento, destarte, no tem a pretenso de enumerar nem medir eventos e, geralmente, no se aplica instrumentos estatsticos para anlise de dados. comum descrever o mtodo qualitativo como amostras diferenciadas de abordagem emprica, onde os pesquisadores, seguindo suas perspectivas, procuram entender os chamados fenmenos sociais, fugindo da habitual conexo com os aspectos empricos, tais como medio e controle. Para esses pesquisadores, um fenmeno pode ser mais bem observado e compreendido no contexto em que ocorre e do qual parte. Desta forma, defende Mucchielli:
Os mtodos qualitativos so mtodos das cincias humanas que pesquisam, explicitam, analisam fenmenos (visveis ou ocultos). Esses fenmenos, por essncia, no so passveis de serem medidos (uma crena, uma representao, um estilo pessoal de relao com o outro, uma estratgia face um problema, um procedimento de deciso...), eles

Bacharelando em Direito no VI perodo pela Faculdade AGES.

possuem as caractersticas especificados fatos humanos. O estudo desses fatos humanos se realiza com as tcnicas de pesquisa e anlise que, escapando a toda codificao e programao sistemticas, repousam essencialmente sobre a presena humana e a capacidade de empatia, de uma parte, e sobre a inteligncia indutiva e generalizante, de outra parte. (1991, p. 3).

Importa mencionar o posicionamento de Arilda Godoy, segundo a qual a pesquisa qualitativa tem o ambiente natural como fonte direta de dados e o pesquisador como instrumento fundamental. (1995, p. 62). Assim, apresenta como preocupao fundamental o estudo e a anlise do mundo emprico em seu ambiente natural. Reitera que a palavra escrita ocupa lugar de destaque nessa abordagem, desempenhando um papel fundamental tanto no processo de obteno de dados quanto na disseminao dos resultados. Estes dados devem aparecer sob a forma de transcries das entrevistas, anotaes de campo, fotogrficas, videoteipes, desenhos e vrios tipos de documentos. A pesquisa qualitativa realizada em sua maioria no prprio lugar de origem dos dados, o ambiente e as pessoas nele inseridas devem ser olhados holisticamente: no so reduzidas as variveis, mas observados como um todo. (GODOY, 1995, p. 62). O desenvolvimento deste tipo de pesquisa supe um corte temporal-especial de determinado fenmeno por parte do pesquisador. Esse corte define o campo e a dimenso em que o trabalho desenvolver-se-, isto , o territrio. (MANNING, 1979, p. 668). Os pesquisadores qualitativos buscam compreender os fenmenos que esto sendo estudados a partir da perspectiva dos participantes, aqui o pesquisador deve apender a usar sua prpria pessoa como o instrumento mais confivel de observao, seleo, anlise e interpretao dos dados coletados. (GODOY, 1995, p. 62). Para Godoy (1995, p. 63) necessrio medir a preciso com que o pesquisador captou o ponto de vista dos participantes, testando-o junto aos prprios informantes ou confrontando sua percepo com a de outros pesquisadores. Importa a tal discusso:
Como os pesquisadores qualitativos no partem de hipteses estabelecidas a priori, no se preocupam em buscar dados ou evidncias que corroborem ou neguem tais suposies. Partem de questes ou focos de interesse amplos, que vo se tornando mais diretos e especficos no transcorrer da investigao. As abstraes

so construdas a partir dos dados, num processo de baixo para cima. Quando um pesquisador de orientao qualitativa planeja desenvolver algum tipo de teoria sobre o que est estudando, constri o quadro terico aos poucos, medida que coleta os dados e os examina. (GODOY, 1995, p. 63)

H, pelo menos, trs possibilidades diferentes oferecidas pelo mtodo qualitativo. A primeira a pesquisa Documental, constituda pelo exame de materiais que ainda no receberam um tratamento analtico ou que podem ser reexaminados com vistas a uma interpretao nova ou complementar. (GODOY, 1995, p. 24). A segunda o Estudo de Caso, que visa um exame detalhado de um ambiente, de um sujeito ou de uma situao particular. (...) Tem se tornado a modalidade preferida daqueles que procuram saber como e porque os fenmenos acontecem. (GODOY, 1995, p. 25). O terceiro mtodo o Etnogrfico, que abrange extenso perodo de estudo em que o pesquisador estabelece residncia em uma comunidade e passa a usar tcnicas de observao, contato direto e participao em atividades. O que importa, nesses estudos, no a forma de que os fatos revestem, mas, sim, o seu sentido. A natureza do fenmeno influi na determinao da perspectiva mais adequada. (KUHN, 1962, p. 79). A cargo da natureza da problematizao que se deseja explorar e das questes e objetivos que orientam a investigao, a opo pelo enfoque qualitativo muitas vezes se torna a mais apropriada. So vrias as metodologias de pesquisa que podem adotar uma abordagem qualitativa, modo de dizer que faz referncia mais a seus fundamentos epistemolgicos do que propriamente a especificidades metodolgicas. (SEVERINO, 2007, p. 119). Em relao s dificuldades enfrentadas no mtodo de pesquisa qualitativo, Manning aponta para os problemas relacionados com o uso de linguagem na expresso das ideias, e para o fato de que estas devem ser codificadas para que a anlise qualitativa seja feita. (1979, p. 668). Para este autor, o prprio texto precisa ser objeto de anlise e as divergncias de relao significante-significado podem afetar os resultados da anlise, razo pela qual devem elas prprias ser objeto de considerao. H quem aponte como maior problema a ser enfrentado o fato de que os mtodos para anlise e as convenes a empregar no so bem estabelecidas.

Em contrapartida, Downey e Ireland apontam que a interpretao e a avaliao dos dados so problemticos em qualquer tipo de pesquisa, seja ela quantitativa ou qualitativa, de forma que a pesquisa organizacional no constitui execuo. (1979, p. 630). Face ao exposto, conclui-se que quando a pesquisa de carter descritivo e tem como inteno a compreenso do fenmeno como um todo, na sua complexidade, possvel que uma pesquisa qualitativa seja a mais indicada. Ainda quando a nossa preocupao for o entendimento da teia das relaes sociais e culturais que se constituem no interior das organizaes, o trabalho qualitativo pode oferecer interessantes e relevantes dados. Neste sentido, a opo pela metodologia qualitativa se faz aps a definio do problema e do estabelecimento dos objetivos da pesquisa que se quer realiza.

QUADRO SINTTICO: Mtodo de Pesquisa Qualitativo


CONCEITO comum descrever o mtodo qualitativo como amostras diferenciadas de abordagem emprica, onde os pesquisadores, seguindo suas perspectivas, procuram entender os chamados fenmenos sociais, fugindo da habitual conexo com os aspectos empricos, tais como medio e controle. Compreender um fenmeno de interesse social, dispondo de contato direto com o objeto de anlise e fornecendo enfoque diferenciado para a compreenso da realidade. Aqui o pesquisador deve apender a usar sua prpria pessoa como o instrumento mais confivel de observao, seleo, anlise e interpretao dos dados coletados. necessrio medir a preciso com que o pesquisador captou o ponto de vista dos participantes, testando-o junto aos prprios informantes ou confrontando sua percepo com a de outros pesquisadores. A pesquisa qualitativa realizada em sua maioria no prprio lugar de origem dos dados, o ambiente e as pessoas nele inseridas devem ser olhados holisticamente: no so reduzidas as variveis, mas observados como um todo. A palavra escrita ocupa lugar de destaque neste tipo de pesquisa, desempenhando um papel fundamental tanto no processo de obteno de dados quanto na disseminao dos resultados. Estes dados devem aparecer sob a forma de transcries das entrevistas, anotaes de campo, fotogrficas, videoteipes, desenhos e vrios tipos de documentos.
DOCUMENTAL constituda pelo exame de materiais que ainda no receberam um tratamento analtico ou que podem ser reexaminados com vistas a uma interpretao nova ou complementar. Visa um exame detalhado de um ambiente, de um sujeito ou de uma situao particular. Tem se tornado a modalidade preferida daqueles que procuram saber como e porque os fenmenos acontecem. Abrange extenso perodo de estudo em que o pesquisador estabelece residncia em uma comunidade e passa a usar tcnicas de observao, contato direto e participao em atividades. O que importa, nesses estudos, no a forma de que os fatos revestem, mas, sim, o seu sentido. A natureza do fenmeno influi na determinao da perspectiva mais adequada.

OBJETIVO

PESQUISADOR

LUGAR

MECANISMOS

TIPOS DE PESQUISA QUALITATIVA

ESTUDO DE CASO

ETNOGRAFIA

DIFICULDADES

CONCLUSO

Os problemas relacionados com o uso de linguagem na expresso das ideias, e para o fato de que estas devem ser codificadas para que a anlise qualitativa seja feita. O prprio texto precisa ser objeto de anlise e as divergncias de relao significantesignificado podem afetar os resultados da anlise, razo pela qual devem elas prprias ser objeto de considerao. Quando o estudo de carter descritivo e o que se busca o entendimento do fenmeno como um todo, na sua complexidade, possvel que uma anlise qualitativa seja a mais indicada. Ainda quando a nossa preocupao for a compreenso da teia das relaes sociais e culturais que se estabelecem no interior das organizaes, o trabalho qualitativo pode oferecer interessantes e relevantes dados. Neste sentido, a opo pela metodologia qualitativa se faz aps a definio do problema e do estabelecimento dos objetivos da pesquisa que se quer realiza.

REFERNCIAS DOWNEY, H. Kirk. IRELAND, R. Duane. Quantitative versus qualitative: the case of environmental assessment in organizational. In Administrative Science Quarterly, vol 24, no. 4, December 1979. GODOY, Arilda S. Introduo pesquisa qualitativa e suas possibilidades. In Revista de Administrao de Empresas, v 35, n. 2, Mar./Abr. 1995. MANNING, Peter K.. Metaphors of the field: varieties of organizational discourse. In Administrative Science Quarterly, vol. 24, no. 4, December 1979. MAYAN, M. J. An introduction to qualitative methods: a training module for students and professionals. Edmonton, Universidad of Alberta, 2001. MUCCHIELLI, R.. Les Mthodes Qualitatives. Paris: Presses Universitaires de France, 1991. SEVERINO, Antnio Joaquim. Metodologia do Trabalho Cientfico. So Paulo: Cortez, 2007. KUHN, Thomas. The structure of scientific revolutions. Chicago: University Press, 1962.

You might also like