You are on page 1of 3

www.euvoupassar.com.

br

Fabiano Sales

TRT-RJ: Prova discursiva - Exemplos de redao


06/11/2012

Ol, vitoriosos alunos do EuVouPassar! Hoje, compartilho com vocs dois exemplos de provas discursivas organizadas pela Fundao Carlos Chagas. O pblico-alvo de hoje so os alunos que prestaro o certame do Tribunal Regional do Trabalho da 1 Regio, cuja prova ser realizada no dia 27/01/13. Entretanto, este artigo tambm pode basear o estudo de candidatos que estudam para outros concursos organizados pela mesma banca. Inicialmente, importante mencionar de que forma a FCC compe o tema das provas discursivas. Bem, pessoal, geralmente, a citada banca examinadora apresenta trecho de um texto motivador, denominado mote. A partir desse fragmento, evidencia-se a temtica central. O texto deve versar sobre esta ltima. A ttulo de exemplo, vejamos o tema apresentado no concurso do TRT-1 Regio (2011):

(FCC-2011/TRT-1 Regio)<?xml:namespace "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

prefix

ns

Atualmente, no Brasil, o controverso investimento em fontes de energia nuclear, com todos os riscos relacionados radioatividade, traria, segundo os seus defensores, vantagens de ordem econmica e ambiental sobre a construo de novas usinas hidreltricas. Redija um texto dissertativo-argumentativo com base no que se afirma acima.

Vejam, agora, um exemplo de redao, seguido da respectiva correo:

Atualmente, o Brasil apresenta a energia hidreltrica como principal fonte de energia. No entanto, existem questionamentos sobre qual seria a forma de gerao de energia mais adequada para o nosso pas, e neste cenrio, as usinas nucleares despontam como opo. O Brasil apresenta grande potencial para gerao de energia hidreltrica, devido a suas caractersticas geogrficas. Mas a cada construo de uma nova usina hidreltrica, temos um grande impacto ambiental, provocado pelo desmatamento e alagamento de grandes reas de nosso territrio. O caso mais recente o projeto de construo da usina Belo Monte, que tem provocado muitas manifestaes alertando sobre o impacto ambiental que ser causado na regio da Amaznia. Por outro lado, temos a opo da energia nuclear. Esta apresenta como vantagem um menor custo na gerao de energia quando comparada s hidreltricas. A sua desvantagem o risco relacionado ao armazenamento de material radioativo. Temos como exemplo recente, o vazamento nuclear que ocorreu no Japo, devido aos impactos causados pelo tsunami na estrutura da usina. Mas quando avaliamos este risco no Brasil, ele pode ser considerado muito menor, pois o Brasil est localizado em uma regio estvel, sem histrico de terremotos de grande impacto. E tambm, este risco pode ser minimizado por meio de uma rgida regulamentao sobre segurana na construo e manuteno das usinas nucleares.

Portanto, percebe-se que o impacto ambiental das usinas hidreltricas uma certeza, enquanto o das usinas nucleares apenas uma possibilidade, que minimizada por medidas de segurana. Alm disso, no aspecto econmico, as usinas nucleares tambm so mais vantajosas. Ento, podemos considerar que as usinas nucleares so uma opo interessante para gerao de energia no Brasil. (O texto manuscrito totalizou, aproximadamente, 30 linhas, obtendo 80 pontos de um total de 100.)

Corrigindo o texto:
INTRODUO (1 pargrafo) Atualmente, o Brasil apresenta a energia hidreltrica como principal fonte de energia. No entanto, existem questionamentos sobre qual seria a forma de gerao de energia mais adequada para o nosso pas, e neste cenrio, as usinas nucleares despontam como opo. Satisfatrios. H retomada vocabular da proposta temtica, assim como uma boa exposio geral da problemtica a ser analisada, elementos fundamentais de uma introduo bem estruturada. Evite a repetio de vocbulos em um mesmo pargrafo. Note que a palavra "energia" se repete trs vezes na introduo, sendo duas no mesmo perodo. Aconselha-se a reformulao do pargrafo da seguinte forma: Atualmente, o Brasil apresenta como principal fonte de energia aquela proveniente de usinas hidreltricas. No entanto, existem questionamentos sobre qual seria a fonte energtica mais adequada (...). O adjunto adverbial "neste cenrio" deveria estar entre vrgulas. DESENVOLVIMENTO (2 pargrafo) O Brasil apresenta grande potencial para gerao de energia hidreltrica, devido a suas caractersticas geogrficas. Mas a cada construo de uma nova usina hidreltrica, temos um grande impacto ambiental, provocado pelo desmatamento e alagamento de grandes reas de nosso territrio. O caso mais recente o projeto de construo da usina Belo Monte, que tem provocado muitas manifestaes alertando sobre o impacto ambiental que ser causado na regio da Amaznia. Satisfatrios. Recupera-se a questo relativa gerao de energia pelas usinas hidreltricas. A argumentao adequada e fundamentada de maneira pertinente. O trecho "a cada construo de uma nova usina hidreltrica" deve ser separado por vrgulas. Dica: sempre que um segmento oracional estiver deslocado de sua posio cannica, deve ser separado por vrgulas. Vale lembrar que a ordem sinttica direta no portugus ocorre na progresso "sujeito + verbo + objeto/complemento + adjuntos". Antes de "alertando (...)", no contexto em anlise, emprega-se vrgula.

Contedo e Estrutura

Expresso

Contedo e Estrutura

Expresso

DESENVOLVIMENTO (3 pargrafo) Por outro lado, temos a opo da energia nuclear. Esta apresenta como vantagem um menor custo na gerao de energia quando comparada s hidreltricas. A sua desvantagem o risco relacionado ao armazenamento de material radioativo. Temos como exemplo recente, o vazamento nuclear que ocorreu no Japo, devido aos impactos causados pelo Tsunami na estrutura da usina. Mas quando avaliamos este risco no Brasil, ele pode ser considerado muito menor, pois o Brasil est localizado em uma regio estvel, sem histrico de terremotos de grande impacto. E tambm, este risco pode ser minimizado por meio de uma rgida regulamentao sobre segurana na construo e manuteno das usinas nucleares.

Contedo e Estrutura

Satisfatrios. O pargrafo discorre sobre as vantagens e desvantagens da implantao de usinas nucleares de forma adequada e com riqueza de informaes. Note, apenas, que ele poderia ser dividido, de maneira a evitar o acmulo de ideias, separando as vantagens e desvantagens em dois pargrafos. Assim, haveria uma estrutura textual mais bem organizada. A expresso "como exemplo recente" deve ser separada por vrgulas. A palavra "tsunami" deve ser grafada com letra inicial minscula. Aconselha-se a substituio da expresso "E tambm" por "Alm disso" ou "Ademais", elementos coesivos mais adequados para iniciar um novo perodo.

Expresso

CONCLUSO (4 pargrafo) Portanto, percebe-se que o impacto ambiental das usinas hidreltricas uma certeza, enquanto o das usinas nucleares apenas uma possibilidade, que minimizada por medidas de segurana. Alm disso, no aspecto econmico, as usinas nucleares tambm so mais vantajosas. Ento, podemos considerar que as usinas nucleares so uma opo interessante para gerao de energia no Brasil. Satisfatrios. A concluso bem demarcada pela utilizao de conectivo adequado, o que deixa mais clara a estruturao textual. H, ainda, sntese das ideias e posicionamento do autor, a partir da argumentao feita, quesitos ideais de uma boa concluso. Atente para a alternncia de pessoas no discurso. Ora utilizou-se a indeterminao gerada pela partcula "se", ora a primeira pessoa do plural. Dica: em textos dissertativos, d preferncia ao emprego de verbos na 3 pessoa do singular.

Contedo e Estrutura

Expresso

Para finalizar este encontro, compartilho, em anexo, uma redao nota mxima sobre o mesmo tema. No prximo artigo, tecerei comentrios acerca deste exemplo. Vale a pena conferir! ;-) Grande abrao e timos estudos a todos! Fabiano Sales.

URL: http://www.euvoupassar.com.br/?go=artigos&a=JI_kb-FnFslwwNP4f9qcjt8GGi1Tq_tI97_hAIChe-c~ Eu Vou Passar. Todos os direitos reservados.

You might also like