You are on page 1of 26

Apostila de Introduo ao Estudo de Formao do Estado do Amap

ESTADO DO A M A P

Bandeira

Braso

Mapa

Todo o contedo foi retirado do site oficial do governo do Estado do Amap

LINO DA SILVA VIEIRA.

Apostila de Introduo ao Estudo de Formao do Estado do Amap

A M A P
Bandeira Braso Mapa

Sigla: AP

Capital: Macap Regio: Norte

rea Total: 142.814,585 km Populao: 615.715 hab (2006)

Situa-se a nordeste da regio Norte e tem como limites a Guiana Francesa ao norte, o Oceano Atlntico ao leste, o Par ao sul e oeste e o Suriname ao noroeste. o estado brasileiro mais bem preservado, mantendo intacta quase a totalidade da floresta Amaznica, que cobre 90% de seu territrio. O estado possui uma populao urbana de 89%, ficando atrs apenas de So Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. A economia do Amap possui pouca participao no PIB nacional e se concentra basicamente na extrao da castanha-do-par, de madeira e na minerao de mangans. O estado um dos maiores compradores dos produtos do Par, estado ao qual muito ligado. Macap e o Amap consomem produtos alimentcios e de outros gneros principalmente da regio do Maraj (Par). A regio do atual estado do Amap foi originalmente povoada por grupos indgenas do tronco Aruaque, entre os quais destacam-se:

Guaiampis Palicures Tucujus

Chegada dos europeus


Vicente Yez Pinzn, em fevereiro de 1500. Daniel de La Touche, Senhor de la Ravardire

LINO DA SILVA VIEIRA.

Apostila de Introduo ao Estudo de Formao do Estado do Amap

Em sua obra "A Descoberta da Guiana", o navegador e explorador britnico Sir Walter Raleigh descreveu uma "Provncia da Amapaia" como uma terra "maravilhosa e rica em ouro", povoada por indgenas chamados " anebas" que teriam presenteado o espanhol Antonio de Berreo com vrias jias daquele metal: "A Provncia da Amapaia um terreno muito plano e pantanoso prximo ao rio; e por causa da gua barrenta que se espraia em pequenas ramificaes por entre a terra mida, l crescem vermes e serpentes venenosas. (...) Berreo esperava que a Guiana fosse mil milhas mais prxima do que calhou de ser ao final; por meios dos quais suportaram tanta carncia e tanta fome, oprimidos com doenas dolorosas, e todas as desgraas que se pode imaginar, perguntei queles na Guiana que haviam viajado pela Amapaia, como sobreviveram com aquela gua parda ou rubra quando andaram por l; e disseram-me que aps o sol estar no meio do cu, eles costumavam encher seus potes e ps com aquela gua, mas antes disso ou at o crepsculo era perigosa de beber e, noite, forte veneno." Raleigh narra ainda como o rival espanhol tentou sair da regio para tomar a cidade mtica de Eldorado (que ento se acreditava ficar na Guiana) e no conseguiu, barrado pelo que seria hoje chamada de Serra Tumucumaque: "Desta provncia Berreo se apressou em sair to logo a primavera e o incio do vero aparecera, e buscou sua entrada nas fronteiras do Orinoco pelo lado sul; mas l havia uma cordilheira de montanhas to altas e impenetrveis, que ele no pde por modo algum marchar sobre elas (...); e mais, para sua desvantagem, os caciques e reis da Amapaia haviam dado saber de seu propsito aos guianeses, e que ele queria saquear e conquistar o imprio, por esperar sua to grande abundncia e quantidade de ouro. Ele passou pelas desembocaduras de vrios grandes rios que caem no Orinoco tanto do norte quanto do sul, que evito listar, por enfado, e porque so mais prazerosos de descrever do que de ler." Embora vrias destas caractersticas sejam condizentes com o territrio do Amap, no entanto a interpretao da historiografia oficial situa esta terra de "Amapaia" junto ao vale do rio Orinoco, no leste da Venezuela.

LINO DA SILVA VIEIRA.

Apostila de Introduo ao Estudo de Formao do Estado do Amap

O PERODO COLONIAL Durante a Dinastia Filipina (1580-1640), estabelecida a presena portuguesa em Belm do Par a partir de 1616, iniciou-se a luta pela ocupao e posse da bacia amaznica, que perdurou cerca de meio sculo pelas armas, e mais de dois sculos pela diplomacia. Em 1619, Manuel de Souza d'Ea foi designado para servir na Capitania do Par, no Estado do Maranho, por trs anos. As suas funes incluam a " (...) expulso do inimigo do Cabo do Norte, e mais descobrimentos (...) ", para o que requeria homens, armas e equipamentos diversos. O memorial que apresentou a respeito, detalha a situao estratgica da embocadoura do rio Amazonas poca, descrevendo as atividades estrangeiras e sugerindo as providncias mais urgentes a serem tomadas pela Coroa. O Aviso de 4 de novembro de 1621 do Conselho da Regncia de Portugal, recomendava que se tomassem as medidas necessrias com o fim de povoar e fortificar a costa que se estendia do Brasil a So Tom da Guyana e bocas do [rio] Drago [na Venezuela], e os rios daquela costa. Finalmente, a partir de 1623, Luiz Aranha de Vasconcelos e Bento Maciel Parente, tendo como subordinados Francisco de Medina, Pedro Teixeira e Ayres de Souza Chichorro, com foras recrutadas em Lisboa, no Recife, em So Lus do Maranho e Belm do Par, apoiadas por mais de mil ndios flecheiros mobilizados pelo frade franciscano Cristvo de So Jos, atacaram e destruram posies inglesas e neerlandesas ao longo da embocadoura do rio Amazonas, na ilha de Gurup e na ilha dos Tocujus. Como conseqncia, seis fidalgos ingleses foram mortos, os fortes neerlandeses de Muturu e Nassau foram destrudos, centenas de combatentes mortos ou capturados, provises, armas, munies e escravos da Guin foram apresados, e um navio neerlands afundado. Dois anos mais tarde, em 1625, Pedro da Costa Favela, Jernimo de Albuquerque e Pedro Teixeira, com destacamentos de Belm e Gurup, reforados por algumas centenas de indgenas chefiados pelo franciscano Frei Antnio de Merciana, destruram novos estabelecimentos na costa do Macap e no rio Xing. O Macap era a designao genrica da regio compreendida entre a foz do rio Paru e a margem esquerda da foz do rio Amazonas, abrangendo quatro provncias de indgenas ali aldeados por missionrios franciscanos, entre elas a chamada Provncia dos Tocujus.

LINO DA SILVA VIEIRA.

Apostila de Introduo ao Estudo de Formao do Estado do Amap

Em 1637, o Rei Felipe IV de Espanha e III de Portugal concedeu a donataria da Capitania do Cabo Norte a Bento Maciel Parente. A doao foi registrada no livro Segundo da Provedoria do Par. At meados do sculo XVII foram registrados choques entre portugueses, neerlandeses e britnicos no delta do Amazonas e na Capitania do Cabo Norte. No sculo XVIII, a Frana reivindicou a posse da regio do Cabo Norte, e embora o Tratado de Utrecht (1713) tenha estabelecido os limites entre o Estado do Maranho e a Guiana francesa, estes no foram respeitados pelos franceses: o problema da posse da regio permaneceria pendente nas relaes entre as duas Cortes. poca, o governador de Caiena, marqus de Frolles, frente de uma fora expedicionria francesa e indgena, arrasou os fortes portugueses na regio do Cabo Norte e apossou-se da regio. Foram logo expulsos. DA OCUPAO DE CAIENA PROCLAMAO DA REPBLICA No contexto da Guerra Peninsular, aps a chegada da Famlia Real Portuguesa ao Brasil (1808), D. Joo VI determinou a ocupao da Guiana Francesa como forma de retaliao pela ocupao de Portugal continental. A Guiana Francesa esteve sob domnio portugus de 14 de janeiro de 1809 a 21 de novembro de 1817, tendo sido seu governador Joo Severiano Maciel da Costa. Dessa ocupao resultou a introduo, no Brasil, de certas plantas e rvores ali aclimatadas e depois difundidas no pas. Entre elas contam-se a cana-de-acar (variedade caiena ou caiana), e a fruta-po. Aps a Independncia do Brasil (1822), a regio mergulha em relativo esquecimento, entrecortada por episdios da histria regional, como a Cabanagem (1835-1840). A descoberta do ouro e a valorizao da borracha no mercado internacional, no ltimo quartel do sculo XIX, promoveram o povoamento do Amap e acirraram as disputas territoriais. Uma comunidade de colonos russos foi fundada em Caloene em fins do sculo XIX.

LINO DA SILVA VIEIRA.

Apostila de Introduo ao Estudo de Formao do Estado do Amap

DA PROCLAMAO DA REPBLICA AOS NOSSOS DIAS Graas brilhante defesa da diplomacia do Baro do Rio Branco, a Comisso de Arbitragem em Genebra, na Sua, concedeu a posse do territrio disputado ao Brasil (1 de maio de 1900), incorporado ao Estado do Par com o nome de Araguari. Em plena Segunda Guerra Mundial, visando fatores estratgicos e de desenvolvimento econmico, a regio foi desmembrada do estado do Par pelo Decreto-lei n 5.812, de 13 de setembro de 1943, constituindo o Territrio Federal do Amap. A descoberta de ricas jazidas de mangans na Serra do Navio, em 1945, revolucionou a economia local. Com a promulgao da Constituio brasileira de 1988, a 5 de Outubro, o Amap foi elevado categoria de Estado.

GUERRA DA LAGOSTA Em 1961, o ento presidente da Repblica, Jnio da Silva Quadros, preparou um plano secreto para a invaso e conseqente anexao brasileira da Guiana Francesa. A operao chegou a entrar em fase de treinamento militar, mas foi abortada pela inesperada renncia de Que muito antes do descobrimento do Brasil (22 de abril de 1500), o navegador espanhol Vicente Yaez Pinzn teria chegado em janeiro do mesmo ano, ao norte do Cabo Orange, atual fronteira entre o Brasil e a Guiana Francesa. Apesar desta tese contrariar muitos historiadores castelhanos e lusos, alguns at mesmo a mencionar que o desembarque das naus do navegador se deu no Cabo de Santo Agostinho (Pernambuco), e enquanto no restar dvida alguma, temos de acreditar que Pinzn (alguns preferem a grafia Pinson, sem o acento) teria chegado mesmo ao Norte do Amap. No fosse isso, como explicar o emprego de seu nome como primeira denominao do rio Oiapoque? Afinal de contas, o Amap uma conquista lusa ou espanhola?

LINO DA SILVA VIEIRA.

Apostila de Introduo ao Estudo de Formao do Estado do Amap

A COSTA PALICRIA Como vimos, as primeiras informaes histricas do Amap tm incio em 1500. Mas as primeiras notcias da terra precederam o ciclo do descobrimento do Brasil. Assim, as duas potncias europias (Portugal e Espanha) de ento, passam a disputar, gradualmente, a corrida rumo a conquista de novas terras. Entre os fatores que trouxeram os portugueses ao Brasil, faz-se relevo a necessidade de um intercmbio comercial mais amplo com o Oriente, a explorao de novas terras e a busca de metais preciosos e produtos naturais. Os resultados foram benficos para Portugal que, mantendo as novas colnias em seu poder, providenciava de imediato a explorao dos metais preciosos e produtos naturais. Mas enquanto Portugal se mantinha em explorar o Oriente, Espanha travava de confirmar seus domnios apossando-se das terras recm-descobertas. Um dos ilustres personagens espanhis, Alexandre VI, chega ao papado. Para a repartio das novas terras descobertas, o papa tinha o poder de reparti-las aos monarcas cristos, mas Portugal, por causa da presena de um pontfice espanhol que estava mais a fim de beneficiar seu pas, comeou a reagir. Assim, surgiu em junho de 1494 o Tratado de Tordesilhas, o primeiro documento oficial que configura a posse espanhola das terras do Amap. Assim, o Brasil pode no ter sido descoberto atravs do Amap. Verdade ou no, inegvel o fato de que o Amap seja uma conquista espanhola, e no lusa. Pelo exposto, a conquista da Amrica foi, antes de luto, um empreendimento ibrico e luso. O mesmo se deu no Amap. J mencionamos que h contradies sobre a viagem de Pinzn ao Oiapoque, mas oficialmente tem-se que, ao chegar aqui em janeiro de 1500, os primeiros contatos com os ndios, possivelmente os Palicur, lhe permitiram desvendar o nome original predominante na regio: Costa Palicria. Historicamente esse parece ser o primeiro nome de nossa costa. Esses ndios de lngua aruaque, hoje habitando o Oiapoque, guardam com seus ancestrais um verdadeiro acervo histrico narrativo que futuramente poder ser desvendado, com relao presena do homem pr-pinznico no Amap. Apesar do relato oral, e como protagonista principal, o povo palicur tem muita coisa a passar para ns que apenas iniciamos essa peregrinao histrico-cultural. Em sua breve passagem pelo Amap, Pinzn teria dado ao rio o seu prprio nome, o que mais tarde criaria controvrsias sobre a definio de nossas fronteiras com a Guiana Francesa. Assim (e ressalvadas as controvrsias) a presena de Pinzn no Oiapoque foi o ponto inicial da

LINO DA SILVA VIEIRA.

Apostila de Introduo ao Estudo de Formao do Estado do Amap

prpria presena europia na nossa histria. Vrias informaes mais tarde, sobre a localizao exata do rio, vieram a criar, j no final do sculo XIX, a clebre questo do Contestado. A descoberta do Amap por Pinzn mereceu-lhe, dos reis catlicos Fernando de Arago e Isabel de Castela, a possa da Costa Palicria. Por razes de distncia geogrfica ou mesmo pela falta de exatido do local, Pinzn no chegou a tomar posse da terra, vindo a falecer numa pequena ilha do Caribe (Marguerita), aps exaustivas buscas pelo rio que havia navegado pela primeira vez.

PERSONAGENS DA HISTRIA Vicente Pinzn (1460, Palos, ?) Em Palos, por volta de 1489, Vicente Pinzn conhecera Cristvo Colombo. Junto com seus irmos Martin Alonso e Francisco, Vicente no apenas aceitou participar da viagem de alto risco que Colombo havia convencido os reis Fernando de Arago e Isabel de Castela, a financiar, como bancou, junto com os irmos, um oitavo dos custos da expedio. Escalado para ser o capito da caravela Nia, Vicente tambm se tornou o maior responsvel pelo recrutamento da tripulao: foi ele quem convenceu os relutantes marujos de Palos a seguir uma rota que at ento jamais havia sido percorrida. Ao contrrio de Francisco e Martin (que morreu poucos dias aps o retorno Espanha em 1493, e j rompido com Colombo), Vicente permaneceria fiel ao almirante genovs at a morte dele, em maio de 1506. Fernando e Isabel Fernando foi rei de Arago e Siclia. Nasceu em Arago, Espanha, em 1452, e morreu em Madrigalejo, na Estremadura (Espanha) em 1516. Em 1504 foi rei de Npoles e aclamado rei de Castela sob o nome de Fernando V. Filho de Joo de Arago, casou-se em outubro de 1469 com a infanta Isabel de Castela; esse casamento consumou a unio dos dois reinos, base do poderio espanhol. Em 1474, Isabel torna-se rainha de Castela e, em 1479, Fernando sucedeu seu pai no trono de Arago. Na unio matrimonial, Isabel reservou seus direitos pessoais e tambm os benefcios das grandes descobertas martimas. Fernando tambm teve grande influncia no governo dos dois Estados. Ampliando o poder da Coroa, ele tomou uma srie de medidas contra privilgios da nobreza, com o pretexto de que a luta contra os mouros havia terminado, ordenou a destruio de todas as fortalezas, reprimiu

LINO DA SILVA VIEIRA.

Apostila de Introduo ao Estudo de Formao do Estado do Amap

com severidade implacvel as guerras privadas, escolheu de preferncia seus funcionrios entre os burgueses, que formaram a maioria no Coelho de Estado. Aps ter feito importante reforma das finanas (1480), pde-se permitir convocar mais raramente as cortes. Estendeu tambm a tutela do Estado sobre o clero e, em 1482, fez conceder pelo papa o jus supplicationis, que lhe permitiu apresentar seus candidatos aos altos postos eclesisticos e aos benefcios importantes. Unindo as foras de Arago s de Castela, completou a reconquista com a tomada de Granada (1492); o casal real recebeu, por isso, da Santa S, o ttulo de reis catlicos. Como conseqncia de vitrias militares, Fernando se tornou rei de Npoles em 1504 (sob o nome de Fernando III). Em 1512 completou a unificao territorial da Espanha, pela anexao de Navarra. Quando da morte de Isabel, sua filha, a infanta Joana, tornou-se herdeira dos domnios de Castela. O marido de Joana, o arquiduque Felipe, o Bel, filho de Maximiano I, recusa-se a aceitar o testamento de Isabel, que dava a Fernando a regncia de Castela. Seguiu ento para a Espanha, enquanto Fernando era expulso por um movimento dos nobres de Castela. Mas a morte repentina de Felipe, o Belo, em 1506, e a demncia de Joana, agora com outro ttulo (Louca), permitiram a Fernando retomar o poder em Castela e reforar o absolutismo, impondo como presidente permanente das cortes o presidente do Conselho Real. Casou-se ento com a sobrinha de Lus XII. A unidade espanhola estava definitivamente assegurada.

OS TOPNIMOS AMAP E OIAPOQUE Amap - Na lngua tupi, o nome Amap significa O Lugar da Chuva. Antonio Lopes (TOPNIMOS TUPIS, in Revista de Geografia e Histria, n 2, So Luiz, Maranho, 1947) diz que Amap veio de Ama (Chuva) Paba (Lugar, estncia, morada), significando, portanto, Lugar da Chuva. Esta novidade citada tambm por Sarney (SARNEY, Jos e COSTA, Pedro, Amap, a Terra onde o Brasil Comea, Editora do Senado Federal, 1999.). A tradio diz, no entanto, que o nome teria vindo do nheengatu, uma espcie de dialego tupi jesutico, que significa Terra que Acaba, ou seja: ilha. O topnimo tambm reporta rvore Amap, da famlia das Apocinceas (Parahancornia amap hub Ducke), muito comum no Par e Amap. Seu leite usado na farmacopia regional; um grande fortificante, servindo para levantar as foras e estimular o apetite. Seu

LINO DA SILVA VIEIRA.

Apostila de Introduo ao Estudo de Formao do Estado do Amap

fruto, da grossura de uma ma, roxo-escuro, contm um soco leitoso e pegajoso na pele; a polpa doce e saborosa. Amadurece no ms de maro. A madeira branca, aproveitvel na mercenria. Oiapoque tambm vem do tupi, e significa Casa dos Guerreiros (OIAP, WAIAPI, WAIAP, UIAP + OCA, OQUE, OC, OCCO). O nome WAIAPI, que lembra os indgenas da reserva atual do Amapari, tambm significa parentes. Os Waiapi que teremos a oportunidade de falar mais adiante, so os mesmos Guaiapi (Guaiapise) que teriam lutado com os Mocura (Mucura, Mukura) no sculo XVII, no sul do Par. Foi o explorador Keymis (Sarney, Jos Amap, a Terra onde o Brasil ) que em 1596 primeiro deu o nome Oiapoque ao ento rio de Vicente Pinzn. Oiapoque um rio que nasce no alto da Serra do Tumucumaque, e despenca bruscamente, para traar uma linha precisa, de sudoeste a nordeste, em direo ao Cabo Orange. A palavra "Amap" de origem indgena e vem da Nao Nuaruaque, que habitava a regio Norte do Brasil, no tempo do seu Descobrimento. Amap uma espcie de arvore brasileira da famlia Apocinceas. Essa rvore d um leite e um fruto saboroso em formato de ma, de cor roxa, servindo muitas vezes como parte da farmacopia do mundo amaznico. Os antecedentes histricos do Amap esto vinculados aos dois ciclos de navegao do sculo XV, representados pelos portugueses e espanhis. J no sculo XVI, vereifica-se a presena de franceses, Ingleses, espanhis, irlandeses e holandeses. Amrico Vespcio, no ano de 1499, sob as ordens de castela e Arago, os reis catlicos da Espanha, percorreu terras amapaense, confirme documenta a carta escrita por esse navegador. Passando a sua expedio pelas ilhas da caviana, dos porcos e do par, em frente dos municpios de Macap e mazago. Em 30 de janeiro de 1500, outro navegador a servio dos reis catlicos Fernando e Isabel, Vicente Pizon, percorre o rio Oiapoque, que por muito pouco tempo ficou conhecido como o nome desse navegador, que mais tarde veio criar a clebre questo de fronteira entre Portugal e posteriormente, entre o Brasil e a Frana no setentrio brasileiro. A regio onde fica o Amap j foi disputada por franceses, ingleses e holandeses. Uma comisso de arbitragem que se reuniu em Genebra, garantiu a posse definitiva ao Brasil, em 1900.

LINO DA SILVA VIEIRA.

10

Apostila de Introduo ao Estudo de Formao do Estado do Amap

Inicialmente incorporado ao Par, o Amap tinha o nome de Araguari. Elevado categoria de territrio em 1943, seu desenvolvimento foi impulsionado pela descoberta de jazidas de mangans. Coberto pela Floresta Amaznica, a atividade turstica pouco explorada pela falta de infra-estrutura. Em Macap, a capital, a Fortaleza de So Jos o principal ponto de visitao e considerada um dos mais imponentes e slidos monumentos militares do Brasil colonial. Foi erguida para assegurar a conquista definitiva da Amaznia pelos portugueses. J a Igreja de So Jos a construo mais antiga da cidade, inaugurada em 1761. Passou por vrias reformas, mas ainda preserva caractersticas originais. A maior festa religiosa organizada em homenagem a esse santo. Para marcar a passagem a esse santo. Para marcar a passagem da linha imaginria do Equador pela cidade uma das nicas no mundo -, tambm foi construdo um monumento, o Marco Zero, com relgio de sol e terrao para observaes. Em 13 de setembro de 1943 foi criado o Territrio Federal do Amap. Em 5 de outubro de 1988, com a promulgao da nova Constituio Federal, este territrio foi elevado categoria de Estado. Mas o Estado do Amap s foi instalado de fato s 17h45 do dia 1 de janeiro de 1991, com a posse do primeiro governador eleito: Annbal Barcellos (PFL). O Amap - que tem uma rea de 140 mil 276 quilmetros quadrados - est quase inteiramente ao Norte do Equador. Limita-se ao Norte com a Guiana Francesa, ao Sul com o estado do Par, a Leste com o Oceano Atlntico e a Oeste com o Suriname e com o estado do Par. O Amap respeita a natureza e suas populaes tradicionais, como os ndios, os pescadores e os castanheiros, entre outros. Foi o primeiro estado brasileiro a ter todas suas reas indgenas demarcadas. Macap, a capital do Estado e rea de livre comrcio, uma das raras cidades do mundo cortada pela Linha do Equador, o que permite ao macapaense estar ao mesmo tempo nos dois hemisfrios (Norte e Sul). O Amap no tem ligao rodoviria com o resto do pas. S se chega ao Estado de avio ou de navio.

LINO DA SILVA VIEIRA.

11

Apostila de Introduo ao Estudo de Formao do Estado do Amap

maior que muitos paises da europa, bem como outros estados brasileiros como: Rio de janeiro, Rio Grande do Norte, Paraba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, espirito Santo e Santa Catarina.

LINO DA SILVA VIEIRA.

12

Apostila de Introduo ao Estudo de Formao do Estado do Amap

LINO DA SILVA VIEIRA.

13

Apostila de Introduo ao Estudo de Formao do Estado do Amap

GEOGRAFIA
ASPECTOS FSICOS

Fonte: www.amapa.net

LOCALIZAO: O Amap, estado brasileiro, fica a nordeste da regio Norte do pas FRONTEIRAS: Norte = Guiana Francesa; Nordeste = Suriname; Sul e Oeste = Par, do qual est separado pelo rio Amazonas; Leste = Oceano Atlntico REA (km) 143.453,7. CLIMA: Equatorial HORA LOCAL (em relao a Braslia): A mesma. HABITANTE: Amapaense. CAPITAL: Macap fundada em: 4/2/1758 HABITANTE DA CAPITAL (Macapaense) A linha do Equador, conhecida como "Marco Zero", ou seja, com sua latitude de 0, encontra-se a 5 km do centro da cidade de Macap e pode ser alcanada pela Rodovia Juscelino Kubitscheck.

LINO DA SILVA VIEIRA.

14

Apostila de Introduo ao Estudo de Formao do Estado do Amap

PRINCIPAIS RIOS
Rios Principais: Amazonas, Jari, Oiapoque, Araguari, Marac. Rio Amap Grande, Rio Amapari, Rio Amazonas, Rio Araguari, Rio Cassipor, Rio Caloene, Rio Flexal, Rio Gurijuba, Rio Jari, Rio Matapi, Rio Marac, Rio Maracap, Rio Oiapoque, Rio Pedreira, Rio Tartarugal Grande, Rio Tartarugalzinho, Rio Vila Nova CLIMA Em todo o estado predomina o clima equatorial Super-mido, a mxima absoluta pode-se estimar em 36C e a mnima 20C. Normalmente a mxima absoluta atingida no fim da tarde entre s 17:00 hs s 19:00 hs, j a mnima ocorre ao alvorecer entre 05:00 hs s 07:00hs. O regime pluviomtrico diverge de localidade para localidade, isto devido a umidade do ar, a proximidade do mar e a floresta. Durante o ano duas estaes so definidas: o inverno e o vero, o inverno caracterizado pelas fortes descargas pluviais que vo desde fins de dezembro at agosto e o vero com predominncia dos ventos alsios e vai de setembro a dezembro. VEGETAO A vegetao do Amap devido o seu clima equatorial Super-mido, apresenta-se sob forma de floresta que so riqussimas dentro de sua variedade infinita de vegetais e est dividida em : Floresta de Vrzea, inundada apenas durante a cheia dos rios; Floresta de Terra Firme, no atingidas pelas inundaes, campos que apresenta trs aspectos: Os campos cerrados, os campos inundveis e os campos limpos. No Amap predomina os campos inundveis. Em todos esses campos se pratica a criao de gados bovino e bubalino. Nas partes baixas da plancie litornea, constantemente alagadas, surge a vegetao denominada mangue e manguezal, que se estende por todo o litoral. O vegetal predominante o mangue. Os vegetais que se destacam em todo o estado por sua importncia econmica so: o acap, o angelim, andirobam ucuba, cedro, pau mulato, carnaba, maaranduba, jatob, pracuba, pau rosa, pau amarelo, castanheira, piqui, aquariquara, sucupira, etc. Todos so aproveitados na indstria madeireira. Uns de grande porte, alcanado at 40 metros como a

LINO DA SILVA VIEIRA.

15

Apostila de Introduo ao Estudo de Formao do Estado do Amap

castanheira e o angelim. Existe tambm grande quantidade de cips que empregados na indstria de mveis e objetos artezanais, sem falar nas inmeras palmeiras como: aaizeiro, bacabeira, buritizeiro, paxiubeira, tucumanzeiro, ubuuzeiro e outras. Dentre essas palmeiras, a mais importante o aaizeiro, cujo fruto d um vinho de sabor agradvel muito utilizado na alimentao. O caule do aaizeiro usado na construo da barraca provisria do caboclo, nas pontes que ligam as margens dos igaraps que cortam as florestas. Os caroos do aa servem de adubo. O palmito industrializado e comercializado pelo seu sabor nutritivo. Nas matas do Amap, encontram-se plantas medicinais como a quina, que produz o "quinino", empregada na fabricao de remdios. O amapazeiro uma rvore que d um leite, utilizado no tratamento de doenas pulmonares. Foi o nome dessa planta que se deu o nome ao local: Amap. As matas amapaenses so ricas em plantas, cujas cascas ou sementes, servem para corantes ou tintoriais. Como exemplo podemos citar o urucuzeiro, cujo fruto, o urucu, possui uma polpa colorida, muito usada para dar cor vermelha a uma variedade de coisas e usada no preparo dos alimentos que necessitam de corante. Existe tambm em nossas matas rvores que do fibra ou embira, usada na confeco de cordas, redes, adornos, etc. Uma dessas fibras o "tururi". Ele envolve o cacho do ubuu, fruto do ubuuzeiro. Alm do "tururi", temos outras espcies de embira que so tiradas da casca da embireira. Todas essas plantas constituem um enorme potencial de matria-prima. necessrio entretanto que a comunidade local faa a renovao da floresta que incessantemente sofre predaes. Precisamos atentar para a preservao do verde, conservao do oxigncio e consequentemente prolongamento da vida. Que o homem se utilize da natureza, sem destruir este potencial facilitador da sua prpria existncia.

RELEVO

LINO DA SILVA VIEIRA.

16

Apostila de Introduo ao Estudo de Formao do Estado do Amap

O relevo do Estado do Amap pouco acidentado, apresentando quatro unidades morfolgicas que podem ser identificadas da seguintes forma: Plancie litornea ( terrenos baixos) e alagadios Plancie aluviais nos baixos e mdios cursos dos rios Plat arentico ( estreita faixa situada a oeste da plancie litornea) Planalto Cristalino ( na poro de estado) com grandes extenses de colinas e morros denominados por cristais montanhosos como: Serra do Tumucumaque ( 540), Serra Lombard, Serra Estrela, Serra da Agaminuara ou Uruaitu, Serra do Naucouru, Serra do Navio, Serra das Mungubas, Serra da Pancada, Serra do Iratapuru, Serra do Acapuzal, Serra Culari, Serra Aru, etc. Os montes so nmero de quatro: Monte Catari, Monte Carupina, Tipas e Itu. HIDROGRAFIA O Amap possui uma bacia hidrogrfica constituda de muitos rios que se destacam pela sua importncia econmica. Os rios amapaenses na sua maioria desaguam no Oceano Atlntico. Dentre ele podemos citar: Rio Araguari nasce na Serra Tumucumaque e desgua no Atlntico. Este rio possui 36 cachoeiras entre as quais merecem destaque: Cachoeira do Paredo onde fica a Hidreltrica Coaracy Nunes a qual fornece energia eltrica para grande parte do estado. Cachoeira da Anta, do Arrependido, do Arrependidozinho, das Pedras, Mungubas e outras O rio Oiapoque que se destaca por servir de linha divisria entre o Brasil e Guiana Francesa. Suas cachoeiras mais importantes so: Goiabeiras, Manan, Caimum, Tacuru, Gran Rocho, etc

LINO DA SILVA VIEIRA.

17

Apostila de Introduo ao Estudo de Formao do Estado do Amap

Rio Pedreira tem importncia histrica. Dele que foram tiradas as pedras para construo da Fortaleza de So Jos de Macap, forte que foi construdo pelos escravos para defesa do Brasil contra os invasores estrangeiros. O rio Gurijuba j foi considerado como rio mais piscoso do e estado Rio Cassipor muito rico em peixes Rio Vila Nova separa o municpio de Mazago do municpio de Laranjal do Jari, nele se encontram jazidas de ferro e a Cachoeira Branca Rio Jari, afluente da margem esquerda do rio Amazonas separando o Amap do estado do Par, encontra-se as Cachoeiras de Santo Antonio, Cumar, Inaj, Aurora, Maaranduba, Guaribas, do Rebojo, do Desespero, etc Rio Matapi banha o municpio de Santana e desgua em frente a ilha de Santana Rio Maracap, banha uma das principais regies castanheiras do estado Rio Amapari afluente do rio Araguari e importante porque banha a Serra do Navio e em seu leito que lavado o mangans Os rios Amap Grande, Flexal, Tartarugalzinho e Tartarugal Grande banham o municpio de Amap e so ricos em peixes. A bacia hidrogrfica formada pelos rios Araguari, Amapari a mais importante do estado tanto pela sua contribuio de energia como pela aproximao do rio Amazonas. Alm dos rios merecem destaque inmeros lagos e lagoas como: Lago Grande, Lago dos Bagres, Lago Floriano, Lago do Vento, Lago dos Gansos, Lago Piratuba, Lago duas Bocas, Lago Novo, Lago Comprido, Lago do Vento, Lago Mutuca e outros. As quatro ilhas mais importantes so: Ilha do Bailique, ilha do Marac, ilha de Jipioca, ilha de Santana. A ilha do Bailique faz parte do arquiplago do Bailique. As ilhas mais importantes do arquiplago so: Ilha do Brigue, ilha do Faustino, ilha do Curu.

LINO DA SILVA VIEIRA.

18

Apostila de Introduo ao Estudo de Formao do Estado do Amap

Existem ainda as ilhas de menor importncia como a ilha Jipioca e a ilha de Juru, a ponta do Martim e a ponta do Guar. Existem outros lagos de importncia em outras localidades do estado. A maioria dos lagos secam durante o vero. E os peixes e as tartarugas descem para os lagos mais fundos ou para os rios mais prximos. Na poca das chuvas, os lagos enchem e so navegveis e representam uma das potencialidades locais. O aproveitamento desse potencial deve ser feito em harmonia com a natureza; isto , sem a devastao. A pesca no deve ser feita no perodo da desova, para que os peixes no desapaream. Os ovos dos tracajs no devem ser tirados para que a espcie no desaparea. A utilizao da natureza deve ser feita com cautela, para que se possa usufruir sempre dos seus benefcios.

ATIVIDADES ECONMICAS

RECURSOS Este um segmento de suma importncia para a economia do Amap, sendo identificado pela vasta extenso de suas terras, densidade de seus rios e pela grandeza de suas florestas, onde so avaliados fatores de produo at agora pouco explorados, com possibilidades de

LINO DA SILVA VIEIRA.

19

Apostila de Introduo ao Estudo de Formao do Estado do Amap

aproveitamento no setor de transformao industrial, que poder contribuir para o surgimento de valiosas fontes econmicas. Destacam-se na composio da economia do estado do Amap as atividades extrativistas tanto vegetais como minerais. No extrativismo vegetal so exploradas a castanha-do-par, palmito e as madeiras. Entre os minerais mais encontrados no estado esto as jazidas de mangans, ouro, caulim e granito. A produo agrcola limita-se ao cultivo de arroz e mandioca. Na pecuria predominam as criaes de bfalo e o gado bovino. O setor industrial dedica-se ao processamento das principais riquezas do estado, ou seja, a extrao mineral, a madeira e tambm a pesca. A produo de energia eltrica no Amap supera o seu consumo domstico. Entre junho de 1993 e julho de 1994, foram produzidos 451 milhes de kwh de energia, para um consumo local de 220 milhes de kwh. Mangans Principal riqueza do estado do Amap, o mangans teve sua explorao iniciada em 1957. Ali se encontram as maiores reservas do pas, chegando o estado a extrair 80% da produo total de mangans do pas na dcada de 60. Suas jazidas foram arrendadas por 50 anos pela Icomi, Indstria e Comrcio de Minerao, do grupo Bethlehem Steel, que paga royalties de 4 a 5% do valor do minrio extrado ao governo local, sendo as encomendas asseguradas por um contrato com o Defense Materials Procurement Agency, rgo governamental norte-americano. A renda dos royalties do mangans foi destinada construo da Usina de Paredo, para assegurar base energtica s indstrias que vierem a ser ali instaladas. A minerao do mangans provocou deslocamento de mo-de-obra e contribuiu consideravelmente para o aumento da populao no estado, antes territrio administrado pelo Governo Federal. Essa empresa construiu uma estrada de ferro com capacidade para 700 mil toneladas de minrio e 200 mil toneladas de outros tipos de mercadorias, assim como um porto, a que podem ter acesso navios de at 45 mil toneladas. Outras riquezas minerais Alm do mangans, o Amap tem tambm grande reserva de recursos naturais que inclui minerais como o ouro, explorado nos garimpos dos rios Caloene, Cassipor e Igarap de Leona, alm do rico veio existente no rio Gaivota. Diamantes so tambm muito encontrados na regio de Santa Maria. A 80 km da capital, Macap, existe uma jazida de 9,6 milhes de toneladas de hematita, com 70% de ferro, explorada pela empresa Hanna Company.

LINO DA SILVA VIEIRA.

20

Apostila de Introduo ao Estudo de Formao do Estado do Amap

A regio onde hoje se encontra o estado do Amap foi doada ao portugus Bento Manuel Parente, em 1637, com o nome de capitania da Costa do Cabo do Norte. No final do mesmo sculo, a regio sofreu incurses de ingleses e holandeses, que foram expulsos pelos portugueses. No sculo XVIII, os franceses tambm reivindicaram a posse da rea e em 1713, o Tratado de Utrecht estabeleceu os limites entre o Brasil e a Guiana Francesa, os quais no foram respeitados pelos franceses. Os portugueses construram ento a fortaleza de So Jos do Macap, para proteger seus limites das incurses dos franceses. O povoamento do territrio comeou a se intensificar no sculo XIX, com a descoberta de ouro na rea e o crescimento da extrao da borracha, que havia atingido altos preos internacionais na poca. A descoberta de riquezas, no entanto, fez crescer as disputas territoriais que culminaram com a invaso dos franceses em maio de 1895. A Comisso de Arbitragem, em Genebra, em 1 de janeiro de 1900, deu a posse da regio ao Brasil e o territrio foi ento incorporado ao estado do Par com o nome de Araguari. Em 1943, o territrio passou administrao do Governo Federal, com o nome de Amap. Em 1945, a descoberta de ricas jazidas de mangans na serra do Navio, revolucionou a economia local. Procedeu-se a nova diviso territorial, passando a parte do Amap ao norte do rio Cassipor a constituir o municpio de Oiapoque. Foi mais uma vez desmembrado em dezembro de 1957, com a criao do municpio de Caloene e a cesso de terras ao norte dos rios Amap Grande e Mutum. A nova Constituio, promulgada em 5 de outubro de 1988, elevou o territrio do Amap categoria de estado da Federao.

EXTRATIVISMO VEGETAL Madeira A densa floresta conta com aproximadamente 9,5 milhes de hectares, com uma reserva de madeira superior a 1,5 milhes de m, de grande aceitao comercial nos mercados nacional e internacional. As concentraes de madeiras comercializveis equivalem a 170 m por habitantes, ressaltando-se tambm a existncia de espcies madeiras com fonte de material celulsico e semente oleaginosas com alto teor de leo. Entre as espcies mais comercializadas de madeiras esto: acap, macacaba, andiroba, pau mulato, breu, cedro, maaranduba, Angelim, sucupira, etc.

LINO DA SILVA VIEIRA.

21

Apostila de Introduo ao Estudo de Formao do Estado do Amap

Entre as sementes oleaginosas que mais se destacam so: andiroba, ucuba, castanhado-Par, pracax, etc.

AGRICULTURA A atividade agrcola embora embora seja considerada de maior importncia scioeconmica, uma vez que o suporte bsico de qualquer economia no Amap, ainda cultivada em pequena escala, sendo considerada uma cultura de subsistncia. A participao no abastecimento do mercado local insignificante no havendo excedente para exportao. Alguns fatores foram responsveis por este desempenho negativo da agricultura. Pelo setor pblico, houve a limitao de recursos destinados aos projetos de fomento ao setor decorrente da situao financeira imposta pelo governo federal na conteno do dficit pblico que atingiu o Amap de modo contundente influenciando a ao estadual na rea rural. De lado do setor privado, a incipiente organizao dos produtos em associaes, cooperativas e sindicatos, que restringe o seu poder de negociao na busca pelo desenvolvimento de suas atividades, principalmente no que se refere a crdito, distribuio e comercializao dos produtos. Para o suprimento da demanda interna, o mercado importa grande do seu consumo. Muito embora existam boas perspectivas de desenvolvimento agrcola tendo e, vista as condies adequadas e bons solos e climas, propcios, para o cultivo de culturas temporrias como: arroz, milho, feijo, mandioca, legumes, etc... culturas permanentes como: pimentada-do-reino, coco, laranja, limo e outros. Arroz Com poucas tradio no Amap, o cultivo do arroz utiliza o sistema produtivo consorciado com a mandioca ou o milho e em menor escala, cultivo "solteiro". Milho O milho, cultura de grande significado para o Amap, tambm vem apresentando queda de produo nos ltimos anos. Como nas demais culturas temporrias no perodo analisado, caram a produo ( 19,68) e rea colhida ( 946,78). Estes declnios tem se refletido na

LINO DA SILVA VIEIRA.

22

Apostila de Introduo ao Estudo de Formao do Estado do Amap

produo avcola, por ser matria-prima destinada fabricao de rao balanceada para aves. Macap e Santana foram, mais uma vez, os dois maiores municpios produtores com 68,55% a 19,3% da produo total, respectivamente. Feijo A produo de feijo vem decaindo desde 1986, tendo apresentado em 1977 uma substancial queda na quantidade produzida (72,58%). O feijo cultivado no Amap o caupi (feijo da colnia), de pouca aceitao para consumo por parte da populao de classe mdia. O governo vem tendando incentivar o cultivo, devido importncia na alimentao da populao de baixa renda. Por isso vem fomentando o seu cultivo com a distribuio de sementes selecionadas atravs de subsdios ao preparo da rea mecanizada. Mandioca cultura da maioria dos agricultores em decorrncia do hbito alimentar da populao amaznica, sendo a produo destinada subsistncia, com pouco aproveitamento dos subprodutos (goma e tucupi).

Horticultura A produo de hortalias est concentrada no Plo-Hortigranjeiro, em Fazendinha na Colnia Agrcola de Matapi e na periferia de Macap. As principais espcies produzidas so: couve, cariru, coentro, chicria, cebolinha, alface, tomate, feijo-verde, chuchu, pepino e salsa entre outros. A iniciativa do governo para incentivar essa atividade foi a instalao do PloHortigranjeiro, dotado de estradas em boas condies de trfego, energia eltrica e sistema de irrigao central, beneficiando 34 produtores. Em relao Colnia Agrcola do Matapi e periferia de Macap, o apoio do governo concentra-se principalmente no escoamento da produo, atravs dos veculos da Secretaria e na comercializao,por meio da organizao da feira do produtor.

LINO DA SILVA VIEIRA.

23

Apostila de Introduo ao Estudo de Formao do Estado do Amap

CULTURAS PERMANENTES As principais culturas permanentes cultivadas no Amap so: a pimenta-do-reino, a laranja e a banana que ainda no atingiram um estgio ideal de desenvolvimento, mas que j contribuem para o abastecimento interno e melhoria de renda do produtor. Pimenta-do-reino A cultura da pimenta-do-reino est concentrada na Colnia Agrcola de Matapi e foi introduzida na dcada de 1970, com mudas oriundas de Tom-Au (PA), por iniciativa do poder pblico. Citros A produo de laranja vem aumentando gradativamente, graas ao incentivo do governo, que nos ltimos cinco anos, vem distribuindo mudas produzidas pela Companhia de Desenvolvimento do Amap (CODEASA), hoje CODAP ou adquiridas em outras Unidades da Federao, atravs da Secretaria de Agricultura. A continuar esta tendncia, espera-se que em poucos anos, o Amap seja auto-suficiente em laranja.

Banana O Amap j foi um grande produtor de banana, chegando a abastecer o mercado local e comercializar o excedente para o Estado do Par. Com a infestao dos bananais pela doena conhecida por "moko da bananeira", transmitida pela bactria do gnero Pseudomonas, descoberta por tcnicos do Ministrio da Agricultura e da Universidade Rural do Rio de Janeiro por volta de 1978, a produo comeou a decair, sendo hoje insuficiente para atender o consumo local. Pecuria

LINO DA SILVA VIEIRA.

24

Apostila de Introduo ao Estudo de Formao do Estado do Amap

A pecuria do Amap extensiva sem aplicaes das tcnicas recomendadas e manejos adequados s peculiaridades da regio. Os programas de incentivos do governo pecuria so as realizaes das exposies, feiras e aquisio de animais melhores em outras Unidades da Federao, para revenda aos criadores com vistas melhoria do padro de rebanho, alm da assistncia tcnica aos produtores. Muito embora o Amap seja adotado de condies favorveis para o cultivo da pecuria extensiva com predominncia para a criao do gado bovino e bubalino, ainda no possui uma pecuria de corte em condies de atender as necessidades do mercado interno. Assim, sendo, importa de outros centros produtores aproximadamente 90% do seu consumo, acontencendo o mesmo com a produo do frango e sunos. O principal centro fornecedor de carne o Estado do Par (Ilha do Maraj). Pesca considerada de grande expresso econmica cujo potencial ainda no foi devidamente avaliado e nem explorado na extenso do nvel de importncia que representa como fonte de abastecimento e investimento para o Amap. As principais reas de explorao so: Porto de Santana, Arquiplago do Bailique, Vila do Sucuriju, Ilha de Marac, Foz do Cassipor e Costa do Amap. As espcies mais exploradas so: piramutaba, pescada, filhote, dourado, gurijuba, pirarucu, tambaqui, pirapitinga, tucunar, piranha, trara, acar, aruan, sarda, jiju, tamuat, etc. Alm das espcies acima citadas, o Estado do Amap possui sua costa rica em espcie de crustceo de grande valor de mercado (camaro-rosa, camaro da gua doce e o carangueijo). O sistema produtivo predominante na atividade pesqueira o artesanal, utilizando uma tecnologia simples tanto nos processos de capturas e conservao como nas embarcaes utilizadas nas pescarias. Pode-se observar a pesca artesanal em duas modalidades principais conforme reas de ocorrncia. Pesca de gua doce Ocorre nas reas lacustres, caracterizada pela utilizao de pequenas embarcaes, notadamente montarias, como capacidade mdia de 200kg de carga e apetrechos de pesca de pequeno porte, destacando-se a rede de malhar, linha de mo, pequenos espinhis e matapi, sendo este ltimo usado na pesca do camaro regional.

VEGETAO

LINO DA SILVA VIEIRA.

25

Apostila de Introduo ao Estudo de Formao do Estado do Amap

Mangues litorneos, campos gerais, Floresta Amaznica (A maior parte do territrio do estado do Amap, cerca de 73 % do total, que corresponde a aproximadamente 97.000 km2, est coberta pela Floresta Amaznica ou Hilia Brasileira. No entanto, na faixa oriental encontram-se campos "cerrados", com rvores esparsas e esgalhadas, e o solo recoberto de gramneas e manguezais.)

POPULAO INDGENA A populao indgena do estado do Amap est estimada em 4.100 habitantes, divididos em quatro grupos - Galibi, Jumin, Uac e Waipi - que ocupam rea total de 1.091.454 hectares. Todas essas reas j se encontram definitivamente demarcadas pela Fundao Nacional do ndio (FUNAI), rgo do Governo Federal responsvel pela questo indgena no pas.

Fonte: www.brasilrepublica.com.

LINO DA SILVA VIEIRA.

26

You might also like