You are on page 1of 13

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO TECNOLOGIA EM GESTO AMBIENTAL ADIJACY BARBOSA NETO BRUNA SANTOS DE MACDO CAMILA DA SILVA

SOUZA MANZOLI ERLENE ROCHA DE OLIVEIRA GUTEMBERGUE CERQUEIRA DA SILVA JAMES SILVA SANTOS

MORADIAS IRREGULARES NO MUNICPIO DE ITABELA

Eunpolis 2012

ADIJACY BARBOSA NETO BRUNA SANTOS DE MACDO CAMILA DA SILVA SOUZA MANZOLI ERLENE ROCHA DE OLIVEIRA GUTEMBERGUE CERQUEIRA DA SILVA JAMES SILVA SANTOS

MORADIAS IRREGULARES NO MUNICPIO DE ITABELA

Trabalho apresentado s disciplinas, Introduo Gesto Ambiental, Ecologia Aplicada, Gesto da Biodiversidade, Qumica Ambiental e Geologia e Geomorfologia Ambiental da Universidade Norte do Paran UNOPAR. Professores: Cristina Clia Krawulski, Willian Luiz da Cunha, Knia Zanetti e Ewerton de Oliveira Pires. .

Eunpolis 2012

SUMRIO

1. INTRODUO

O objetivo deste trabalho conhecer a realidade do municpio de Itabela Bahia relacionada questo ambiental, a partir da pesquisa de campo realizada no perodo de 07/06/2012. O municpio de Itabela est localizado no estado da Bahia com uma populao total de 28.390 (vinte e oito mil e trezentos e noventa) habitantes. As principais atividades econmicas praticadas no municpio so: agropecuria e o servio pblico. Os solos existentes so derivados das rochas sedimentares e tem como bacia hidrogrfica a bacia dos frades. Segundo o estudo Estoque de carbono do solo sob pastagem em rea de tabuleiro costeiro no sul da Bahia o clima predominante no municpio uma mescla entre o Am (tropical de mono) e Af (tropical chuvoso de floresta), de acordo a classificao de Kppen, com precipitao anual mdia de 1.311 mm e temperatura mdia de 25 C, sem estao seca definida e est inserido no bioma Mata Atlntica. O ndice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M), apresentou no ano de 2000, a faixa de 0.637 segundo o Ranking do IDH-M 1991 e 2000.

2. DESENVOLVIMENTO A urbanizao desenfreada por que passaram as cidades brasileiras nos ltimos 50 anos, resultante, em boa parte do xodo rural, desenhou o perfil da nossa populao urbana atual. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatstica _ IBGE. A maneira como se deu a criao da maioria dos municpios acabou atropelando os modelos e organizao do territrio e gesto urbana tradicionalmente utilizada, e mostrou-se inadequada. O resultado tem sido o surgimento de cidades sem infraestrutura e disponibilidade de servios urbanos capazes de comportar o crescimento provocado pelo contingente populacional que migrou para as cidades. Dentre os impactos socioambientais causados pelos transtornos da ocupao de reas irregulares, podemos citar o congestionamento no transito, aumento de processos erosivos, assoreamentos dos rios e impermeabilizao do solo como fator desencadeador das inundaes, proliferao de habitaes irregulares, ocupao de reas de proteo ambiental, precariedade do saneamento bsico, disseminao de favelas, desemprego e nos centros urbanos. Um grupo de alunos, foram a campo, em pesquisa das reas irregulares ocupadas, colocando em prtica o trabalho da valorizao de dados da regio e coleta de fotos das reas ocupadas por famlias. Veja nas figuras 1 e 2. Figura 1 Produo do Trabalho em Grupo.

Foto de Adijacy Barbosa Neto.

Figura 2 Coleta Fotogrfica.

Foto de Gutembergue Cerqueira de Silva. Temos nas figuras 3 e 4, imagens relacionadas irregular ocupao de moradias que esto sujeitas sofrer danos por conta de est ocupando um espao que pode sofrer alteraes ou sedimentos por conta da chuva. No caso da (figura 3), temos a visualizao de frices no solo, rachaduras que levaro um deslizamento, pondo em risco famlias que nela habitam. Figura 3 Moradia Irregular.

Foto de James Silva Santos.

Figura 4.

Foto de Gutembergue Cerqueira da Silva.

Na (figura 4), acima, podemos ver depresses em frente das casas, onde causa acmulo de guas da chuva, que em alguns casos no podendo haver o escoamento da gua, faz com que haja alagamentos, invadindo as casas que prximo residem, tambm no podendo descartar o fato que por esta gua est parada, pode gerar doenas como a dengue e a gerao de vermes em crianas, por contaminao de germes e bactrias, estas mesmas crianas esto mais sujeitas, por serem elas que brincam prximo estas guas. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica), O Brasil tinha 11,42 milhes de pessoas morando em favelas, palafitas ou outros assentamentos irregulares em 2010. O nmero corresponde a 6% da populao do Pas e consta do estudo Aglomerados Subnormais, realizado com dados do ltimo Censo. A situao no melhora na capital baiana, onde h cerca de 700 mil unidades habitacionais. Destas, 60% a 70% esto situadas em reas de ocupao desordenada, afirma o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da Bahia (CREA-Ba). Voltado para a realidade do municpio de Itabela, pode-se afirmar que o nmero ainda no computado de habitaes irregulares s no maior, pelo motivo de a cidade ser, em quase toda sua totalidade plana, no tendo estrutura fsica para a formao das famosas favelas, normalmente encontradas em regies de morros, mas no deixando de ser irregular por algumas se situarem em locais de risco.

Figura 5 Ocupao em APP - Bairro Pereiro, Itabela BA.

Foto de Bruna Santos de Macdo. Ainda assim, Itabela apresenta ocupaes irregulares, como casas e casebres embaixo de fios de alta tenso, (figuras 6 e 7), abaixo, tambm outras, muito prximas a rodovias, o que de acordo com a Lei n 6.766 de 19 de Dezembro de 1979 no permitido, criando uma faixa no edificvel de 15 m (quinze metros) de cada lado da rodovia. Ainda se ver construes e barracos em encostas que deixam em risco famlias que neles residem. Figura 6. Figura 7.

Foto de Gutembergue C. da Silva.

Foto de James S. Santos.

A questo da gesto dos recursos hdricos a nvel municipal permite que o municpio seja tratado como uma unidade especifica e particularizada para a alocao de investimentos e definio de projetos especficos. Para que isso seja realizado necessrio de que o municpio esteja preparado jurdico-institucionalmente, e que disponha de um Sistema Municipal de Informaes sobre Recursos Hdricos, a fim de coordenar os projetos que sero implantados, envolvendo governos a qualquer nvel e as parcerias realizadas com a iniciativa privada, de modo a promover a indispensvel articulao pblico-privada, e a integrao das aes, evitando-se o desperdcio de recursos financeiros e a centralizao poltico-administrativa que, o que comumente ocorre nos municpios brasileiros. Praticamente na teoria, o consenso da gesto dos recursos hdricos estaria garantido com a criao dos comits e consrcios de bacias hidrogrficas, porm, no o que acontece nos dias de hoje provocando muitas discusses e poucas aes. Entendemos que a gesto dos recursos hdricos a nvel municipal, deve ser realizada em valores cooperativos e jamais competitivos entre os municpios de uma mesma bacia hidrogrfica, devido o elemento gua, ser fundamental para a qualidade de vida das comunidades, e tambm para o exerccio da cidadania, o que vai depender da localizao geogrfica do municpio. As atividades a serem realizadas no municpio nas questes de preservao e conservao dos recursos hdricos, demandam um modelo de gesto em que se abomina a ideia da abundncia, do imediatismo, do descaso, da irresponsabilidade e principalmente da inconsequncia. nos municpios que as mudanas so favorveis, atravs de processo de conscientizao das comunidades, sempre favorvel a uma maior participao nos problemas sociais e de outras naturezas, principalmente quando os atingem. Tem-se conhecimento que a degradao dos recursos hdricos na maioria dos municpios brasileiros grave, a demanda para qualquer uso da gua apresenta crescimento acelerado, e a falsa ideia de abundncia de gua predominando na maioria da populao, o que exige uma mudana de postura quanto aos usos das guas. Finalmente, temos a certeza que, se o municpio implantar um Plano Municipal de Gesto das guas, os conceitos relativos administrao da gua, apresentaro resultados prticos e imediatos, beneficiando as comunidades e toda a bacia hidrogrfica, devido ser o municpio, o local mais indicado para a realizao de aes quanto ao planejamento e utilizao dos recursos hdricos. Apesar de 8

falarmos em gesto o municpio no constitui plano diretor, ficando assim o municpio desfavorvel para os recursos de implantao de normas e regularizao, sem estrutura para que a populao recorra e trabalhe em prtica da conservao ambientalista do municpio e o cuidado para que a mesma populao no viva em desordem. Usa-se plano diretor juntamente com o planejamento estratgico, junes estas que se integram como um instrumento inquestionvel para a correo de falhas administrativas e do rgo de gesto do municpio como a prefeitura e organizaes pblicas e os setores envolvidos com a gesto dos recursos ambientais. Por haver esta carncia de plano diretor, o municpio no exercita um planejamento urbano, onde possibilitasse levar a populao a atividades formao de educadores ambientais em prol da conscientizao dos moradores e multiplicao dos projetos e o conceito de ideias e planos para a minimizao dos impactos ambientais causados pela ocupao de reas irregulares.

3. CONCLUSO O planejamento urbano se mostra necessrio em qualquer municpio, seja ele pequeno, como a cidade de Itabela localizada no extremo sul baiano, ou grande como, por exemplo, Curitiba, a capital do estado do Paran. E essa falta de planejamento que tem acarretado vrios problemas scio-ambientais no s na pequena Itabela como em todo o Brasil, como se pode ver em dados levantados anteriormente. Um dos principais motivos de ocupaes irregulares ocorrerem, falta de um plano diretor bem elaborado, e em seqncia uma fiscalizao eficaz, que faa com que as regras e leis tenham seu devido valor. Outro motivo tambm muito forte, realidade social dessas pessoas que escolhem lugares de risco para morar, pois muitas vezes as mesmas no tm outra opo de moradia. Itabela por se enquadrar nos quesitos acima citados, se torna um prato cheio para ocupantes se alocarem em regies de risco, expondo muitas vezes famlias inteiras ao perigo de morte.

10

REFERNCIAS

BARIN, Cludia Smanioto; FEIJ, Cludia Cristina Ciappina. Qumica ambiental. So Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. KRAWULSKI, Cristina Clia; FEIJ, Claudia Cristina Ciappina. Introduo gesto ambiental. So Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. DOMINGOS, Thiago Augusto. Geologia e geomorfologia ambiental. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. CUNHA, Willian Luiz da; ZMPERO, Andria de Freitas. Ecologia aplicada e gesto de biodiversidade. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. p. 141. SOUZA, Marcelo Lopes de; RODRIGUES, Glauco Bruce. Planejamento urbano e ativismos sociais. So Paulo: UNESP, 2004. p. 15. ESTADO. Brasil tem 11,42 milhes vivendo em moradias irregulares . Disponvel em: <http://www.estadao.com.br/noticias/geral,brasil-tem-1142-milhoesvivendo-em-moradias-irregulares,813842,0.htm>. Acesso em 11/06/2012. NOSSA METRPOLE. Salvador tem 70% das casa em reas irregulares. Disponvel em: <http://www.nossametropole.com.br/noticias-geral/9851-salvadortem-70-de-casas-em-areas-irregulares.html>. Acesso em: 12/06/2012. BRASIL. Jus Brasil. Lei n 6.766 de 19 de Dezembro de 1979. Disponvel em: <http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/anotada/2715635/art-4-inc-iii-da-lei-lehmannlei-6766-79>. Acesso em: 12/06/2012. Estoque de carbono do solo sob pastagem em rea de tabuleiro costeiro no sul da Bahia. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S0100-06832009000500007>. Acesso em: 08/06/2012. Ranking do IDH-M 1991 e 2000. Disponvel em: <http://www.pnud.org.br/atlas/ranking/IDH-M%2091%2000%20Ranking %20decrescente%20(pelos%20dados%20de%202000).htm>. 08/06/2012. Acesso em:

11

You might also like