You are on page 1of 176

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

NDICE

TPICO

SEO

INTRODUO AO SISTEMA DE TELEFONIA MVEL CELULAR ............................................................... 1 CASOS DE TRFEGO ..................................................................................................................................... 2 SINALIZAO ENTRE ESTAES MVEIS E ESTAES RDIO BASE ................................................ 3 ESTAO RDIO BASE.................................................................................................................................. 4 ESTAES MVEIS ........................................................................................................................................ 5 PLANEJAMENTO CELULAR ........................................................................................................................... 6 CENTRO DE COMUTAO DE SERVIOS MVEIS (CMS) ....................................................................... 7 CONEXES ENTRE MSC E ESTAES RDIO BASE ................................................................................ 8 SUBSISTEMA DE TELEFONIA MVEL .......................................................................................................... 9 ROAMING ........................................................................................................................................................ 10 HANDOFF ENTRE CENTRAIS....................................................................................................................... 11 OPERAO E MANUTENO...................................................................................................................... 12 CPIAS DAS TRANSPARNCIAS............................................................................................................13

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

1. INTRODUO AO SISTEMA DE TELEFONIA MVEL CELULAR


Uma das aplicaes telefnicas de maior demanda e de maior velocidade de crescimento dos dias de hoje, Telefonia Mvel Celular. Hoje, este sistema representa uma grande parte das novas subscries em telefonia em todo o mundo e o seu crescimento espetacular continua, tanto que na dcada de 90 espera-se que em certas reas, 10% dos assinantes em telefonia sejam mveis. A longo prazo, o sistema Rdio Celular utilizando tecnologia digital tornar-se- um meio de comunicao universal.

1.1 TERMOS BSICOS


Na Figura 1 ilustramos um sistema automtico de Telefonia Mvel Celular (CMS) controlado por uma nica central telefnica, com os seguintes elementos: - Central de Comutao de Servios Mveis (MSC) ou Central de Comutao e Controle (CCC) - Estao Rdio Base (ERB) - Estao Mvel (EM)

RTP
M AXE T S

ERB ERB

MSC CCC
MTS Subsistema de Telefonia Mvel RTP Rede Pblica de Comutaco Telefnica AXE Central Telefnica AXE`10

EM ERB

rea de Servio

Figura 1 - Sistema de telefonia celular

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

Quando uma chamada entre um assinante mvel e um assinante comum for estabelecida, a conversao ser transmitida via um canal de rdio entre a Estao Mvel e um canal de voz da Estao Rdio Base situada mais prxima do mvel. Em seguida, esta conversao seguir atravs de uma linha de voz at a central, da, ser comutada para a Rede Pblica de Telecomunicaes onde estar situado o assinante fixo. Quando a qualidade de transmisso de uma chamada em Progresso deteriora, devido a uma estao mvel se afastar da Estao Rdio Base, ser executada uma mudana automtica de Estao Rdio Base (ou de forma mais precisa ocorrer uma mudana de clula), processo este que recebe o nome de Handoff ou Handover. Esta troca implica em uma mudana na linha de voz, o que levar a uma reseleo de um novo caminho de comutao no terminal de controle. Os assinantes mveis so conectados em software a um terminal de controle para entre outros propsitos, executar a tarifao e administrao de parmetros de assinantes, tais como categoria, etc.

1.2 ESTAO RDIO BASE E CLULA


A Estao Rdio Base capaz de estabelecer comunicao com qualquer estao mvel que esteja se deslocando em uma rea em torno dela. Dependendo do tipo de antenas empregado, uma ou mais reas podero ser cobertas por uma nica Estao Rdio Base. Tais reas recebem o nome de clulas. Entre os tipos mais comuns de clulas, encontramos os seguintes: - Clulas Omnidirecionais e, - Clulas Setorizadas 1.2.1 Clulas Omnidirecionais Neste caso a Estao Rdio Base equipada com uma antena omndirecional, que transmitir igualmente em todas as direes, formando assim uma rea de cobertura circular, em cujo centro encontraremos a Estao Rdio Base (Figura 2a). Contudo para efeito de representao, tal clula representada com um hexgono como o da Figura 2b.

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

Estaco Base

Figura 2a Clula omnidirecional, cobertura via rdio

Figura 2b Clula omnidirecional, representao grfica

Um assinante mvel no interior desta rea apresentar uma "BOA " conexo de rdio com a Estao Rdio Base.

1.2.2 Clulas Setorizadas Neste caso, a Estao Rdio Base equipada com trs antenas direcionais, cada uma cobrindo uma rea de 120 graus (Figura 3a). Em tal Estao Rdio Base, um certo grupo de canais conectado antena que cobrir a primeira clula, um outro grupo de canais ser alocado antena que iluminar a segunda clula e os restantes terceira antena fazendo com que a Estao Rdio Base cubra trs clulas. No sempre necessrio que uma Estao Rdio Base cubra sempre trs clulas setorizadas, sendo que em alguns casos, somente uma clula setorizada pode ser empregada para cobrir, por exemplo, uma avenida. Quando representamos clulas setorizadas, utilizamos trs hexgonos, um para cada clula, sendo que a Estao Rdio Base encontra-se localizada na confluncia dos hexgonos (Figura 3b).

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

Clula 1

Clula 1

Clula 2 Clula 3

Clula 2

Clula 3

Estao Base

Figura 3a Rdio cobertura de trs clulas setorizadas

Figura 3b Representao grfica de trs clulas setorizadas

Da Figura 3a podemos notar que para obtermos a cobertura total, as clulas devem sobrepor-se, o que se aplica para as clulas vizinhas.

1.3 ESTRUTURA DA REDE DE TELEFONIA MVEL TERRESTRE PBLICA


Normalmente, em um sistema celular existem vrios terminais de controle, como mostramos na Figura 4. A este tipo de rede denominamos de Rede de Telefonia Mvel Terrestre Pblica (RTMTP).

RTP

RTMTP

MSC
Figura 4 Rede de Telefonia Mvel Terrestre Pblica

No.7
EM

MSC

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

Os terminais de controle so considerados como interfaces funcionais com a Rede Telefnica Pblica e a sinalizao empregada para o estabelecimento de chamadas depender da sinalizao definida pela Rede Telefnica Pblica. Como j foi mencionado, cada assinante mvel e a sua estao so conectados em software a um nico MSC, que normalmente aquele aonde o assinante residente. A esta central damos o nome de Central Domstica (MSC-H), e ao assinante, o de assinante local. Quando uma estao mvel entra na rea de controle de outro MSC, esta central entendida como central visitada (MSC-V) e o assinante como assinante visitante. As chamadas para este tipo de assinante sero roteadas para e comutadas nesse MSC-V. Este conceito de uma estao mvel deslocando-se de uma rea de controle de um MSC para outra rea denominado de ROAMING. Se uma estao mvel desloca-se, por exemplo do MSC-H para o MSC-V, os dados sobre sua nova posio so enviados ao MSC-H, e as categorias desta estao mvel so enviadas do MSC-H para o MSC-V. Isto implica em uma troca de sinalizao denominada de sinalizao de ROAMING. A sinalizao MSC implementada de acordo com o protocolo de sinalizao CCITT n 7, atravs de um enlace direto que una os dois MSC, ou ainda atravs de um enlace da Rede Telefnica Pblica. A mudana de uma Estao Rdio Base de um MSC para outra Estao Rdio Base de outro MSC, durante uma chamada em progresso, denominada de Handoff Entre Centrais. Este procedimento tambm necessita de sinalizao MSC.

1.4 O SISTEMA CMS 88 E OUTROS SISTEMAS CELULARES DA ERICSSON


A Federal Communication Comission (FCC) dos EUA especificou de forma detalhada como a comunicao entre a Estao Rdio Base e a estao mvel deve se processar, qual faixa de freqncia deve ser utilizada, etc. A especificao do FCC regulada pela Electronic Industries Association (EIA) que a responsvel pela publicao e a manuteno desta especificao. Uma vez que a banda de freqncia alocada pela FCC foi a faixa de 880 MHz, o sistema foi denominado de CMS 8800. O primeiro sistema CMS 8800 fornecido pela ERICSSON (na cidade de Buffalo, USA) entrou em operao em 1984. A especificao FCC foi modificada em alguns detalhes para a utilizao no Reino Unido recebendo o nome de TACS (Total Access Communication System).O primeiro sistema fornecido pela Ericsson de acordo com esta norma entrou em operao em 1985, sendo operado por uma das operadoras, a RACAL - VODAFONE. O sistema foi denominado de CMS 8810.

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

Uma vez que os sistemas TACS e FCC so semelhantes, eles sero aqui tratados como sistemas CMS 88, porm as diferenas sero comentadas quando estas existirem. Alm destes dois sistemas, a Ericsson fornece dois outros sistemas celulares, que foram especificados pelas administraes nrdicas, denominadas de NMT (Nordic Mobile Telephone). O sistema nrdico encontra-se atualmente dividido em:

o sistema CMS 45 introduzido em 1981 e alocado na faixa de 450 MHz, o sistema CMS 89 introduzido em 1986 e alocado na faixa de 900 MHz.

A ttulo de exemplo, a tabela abaixo lista os diferentes sistemas e alguns pases em que eles esto em operao. CMS 88 CMS 8800 (espec. FCC) Austrlia, Nova Zelndia, Brasil, Amrica do Norte Irlanda, Reino Unido e China Inslndia, Indonsia, Luxemburgo, Holanda, Malsia, Oman, Pases Nrdicos, Espanha, Arbia Saudita, Tunsia). Pases Nrdicos, Suia..

CMS 8810 (espec. TACS) CMS 45 (espec.NMT)

CMS 89 (espec.NMT)

1.5 REAS DE LOCALIZAO (SOMENTE PARA CMS 8810)


O sistema CMS 8800 permite que uma estao mvel mova-se livremente dentro da rea de controle de um MSC sem informar central sobre a sua localizao. Como o MSC no conhece a localizao exata do assinante mvel, a busca do mesmo tem de ser realizada em todas as clulas (paging) da rea de controle. J no sistema CMS 8810, cada rea de controle dividida em reas de localizao (Figura 5). Quando uma estao mvel move-se de uma rea de localizao para outra, esta deve informar o MSC sobre sua nova localizao. Esta tarefa conhecida como registro forado ou como registro de rea de localizao. Neste caso, a busca da estao mvel executada somente nas clulas que compem a rea de localizao.

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

RTP

RTMTP

MSC
rea 11

No.7
EM

rea 21

MSC

rea 22

Figura 5 - reas de localizao (somente no CMS 8810)

1.6 PLANO DE NUMERAO DA REDE TELEFNICA


1.6.1 NMERO DE ASSINANTE Como sabemos a rede telefnica est dividida em planos de numerao de rea dentro dos quais qualquer assinante pode ser atingido atravs do seu nmero de assinante. O plano de numerao da telefonia mvel celular pode apresentar-se como um plano de numerao de rea separado, no qual o acesso realizado atravs da discagem de um cdigo nacional separado, ou uma numerao integrada ao plano de numerao nacional, atravs da atribuio de uma srie numrica especfica aos assinantes mveis. Como j foi dito todo assinante mvel conectado em software a uma nica central, que normalmente aquela que controla a rea aonde este reside. O nmero do telefone mvel a ser discado pode ento ser descrito da seguinte maneira: Prefixo Nacional Cdigo Nmero de + do rea Assinante

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

A ttulo de exemplo considere as seguintes seqncias numricas empregadas na Austrlia e no Reino Unido: Reino Unido Austrlia 0 0 + + 836 + 18 + PQ RSTU PQ RSTU

As letras PQ RSTU definem seis dgitos que identificam o MSC e o assinante. Quando no Reino Unido desejamos nos comunicar com uma estao mvel, inicialmente discamos o prefixo nacional (0), em seguida o cdigo de rea (836) que dar acesso a Rede Racal Vodafone. A nica exceo ocorre quando um assinante da Racal - Vodafone deseja comunicar-se com outro assinante da mesma rede. Neste caso pode-se omitir o cdigo de rea e o prefixo nacional, utilizando ento o nmero de seis dgitos, sendo que neste caso os dgitos PQ identificaro um MSC da rede. Exemplos: PQ = 20, 21, 39.......................... para o MSC de Londres PQ = 50, 51 ............................... para o MSC de Birmingham PQ = 60, 61 ............................... para o MSC de Warrington J na Austrlia para obtermos o acesso a rede celular necessrio discar o prefixo nacional e o cdigo de rea, seguido do nmero do assinante. Como no caso anterior ,PQ identifica um MSC dentro da rede. Exemplos: PQ = 21, 22 .....................................para o MSC de Sidney PQ = 31, 32......................................para o MSC de Melbourne etc. Quando uma chamada internacional feita para um assinante mvel, o cdigo do pas, precedido de prefixo internacional deve ser discado, seguindo-se o cdigo de rea e o nmero do assinante. Quando realizamos uma chamada nos Estados Unidos, devemos discar o cdigo de rea (XXX) que identificar uma rea geogrfica que normalmente a mesma tanto para os assinantes fixos quanto para os mveis (plano de numerao integrado). Em seguida, o nmero do assinante (YYY ZZZZ) discado, sendo que YYY identificar a operadora celular e a central.

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

Exemplos: XXX = 716 YYY = 861 ZZZZ = Parte Ocidental do Estado Nova York Operador CMS, Sistema A, central telefnica de Buffalo nmero do assinante selecionado

1.6.2 Nmero Roaming Este nmero temporariamente utilizado na rede telefnica para rotear chamadas para o MSC-V onde encontraremos o assinante roaming (veja o captulo 10).

1.7

PLANO DE NUMERAO DE RDIO

1.7.1 Nmero de Estao Mvel O nmero da estao mvel (NEM), tambm chamado de identidade internacional da estao mvel (IIEM), serve para identificar o assinante no caminho de propagao. O nmero da estao enviado pelo mvel (atravs da Estao Rdio Base),por exemplo, em um acesso ao MCS, para realizar uma chamada para outro assinante mvel. Este nmero tambm enviado pelo MSC durante a busca de uma estao mvel. O emprego do nmero da estao mvel, possibilita que uma estao mvel pertencente a uma dada rede celular viaje, nacional ou internacionalmente, para reas de outras redes e seja capaz de identificar-se independentemente do plano de numerao da rede em questo. O formato do nmero NEM est ilustrado no exemplo a seguir, e como podemos observar, este est de acordo com as recomendaes CCITT (com exceo do nmero americano).

Cdigo Nacional Mvel (3 dgitos) Exemplos: Reino Unido

Cdigo da Rede (1 dgito)

Identidade da Estao Mvel (6 dgitos)

234 + 0 (sistema A) 1 (sistema B) 505 + 0 +

PQRSTU

Austrlia 10

PQRSTU

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

No caso dos Estados Unidos, o cdigo nacional mvel idntico ao cdigo de rea e a identidade da estao mvel idntica ao nmero do assinante. Como cada assinante mvel cadastrado em um MSC (MSC-H), este executa a converso do nmero do assinante para o correspondente nmero do assinante mvel e vice-versa. Um exemplo do que afirmamos est ilustrado na Figura 6.

RTP

RTMTP

Nmero da estao mvel 234 0 390999

MSC
Nmero teclado
0 836 390999

ERB
234 0 390999

EM

Figura 6 - Exemplo da Converso de Nmero dentro da Rede Racal VODAFONE

1.7.2 Nmero de Srie Este nmero identifica a estao mvel, e utilizado para proteg-la contra o uso no autorizado da mesma, (p. ex. uma estao mvel roubada). A cada estao mvel fabricada atribudo um nmero de srie que no pode ser alterado. O MSC pode pedir que todas as estaes mveis enviem seus nmeros de sries, quando estas enviarem os seus nmeros da estao mvel (NEM). Veja o parmetro NS na Figura 57. Uma vez que cada nmero de srie est registrado juntamente com o nmero de estao mvel em um MSC (MSC-H), um teste pode ser feito para verificar se existe a concordncia dos nmeros recebidos com os armazenados . Caso este nmero no coincida, a estao mvel ficaria barrada para trfego. Alm disso, uma listagem dos nmeros de srie no autorizados pode ser definida no MSC, permitindo assim o bloqueio de uma estao mvel roubada.

11

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

1.8 TARIFAO
A tarifao efetuada atravs de bilhetagem automtica (TT). O assinante mvel ser tarifado no MSC em cuja rea de controle ele origina a chamada. Os dados de tarifao so registrados em uma fita TT, que conter o nmero do assinante chamado, o nmero do assinante chamador, data, hora, durao da chamada, etc. Esta fita pode conter dados de tarifao de mais de 200.000 chamadas que sero posteriormente processadas juntamente com outras fitas TT de outros MSC (veja captulo 7.1 - CHS). No sistema CMS 8810, possvel enviar informao sobre a tarifao para a estao mvel, a fim de que esta faa uma medio local. A informao em questo enviada somente a aquelas estaes mveis que apresentam esta facilidade (MCH).

1.9 FACILIDADES E SERVIOS DE ASSINANTE


Uma das mais importantes necessidades de um sistema celular est no fato que os assinantes, apesar de se movimentarem atravs da rede, devem apresentar os mesmos servios que aqueles apresentados pelos assinantes fixos. Os servios de assinantes so implementados em software e so os mesmos oferecidos pela central AXE aos assinantes fixos. Como alguns servios so implementados pela estao mvel, estes recebem o nome de facilidades de assinantes. 1.9.1 Servios de Assinantes Os servios de assinantes disponveis so:

transferncia de chamadas, permitindo que chamadas dirigidas a uma estao mvel sejam transferidas pelo MSC para um outro nmero. Este nmero pode ser "fixo" sendo definido por comando pela operadora, ou pode ser programado pelo assinante atravs de um cdigo, podendo assim ser alterado a qualquer instante. transferncia de chamadas no caso de ocupado. Neste caso a transferncia ocorre somente quando o assinante est ocupado. transferncia no caso de no atendimento. Este tipo de transferncia tem lugar, somente quando o assinante mvel no responder a chamada, depois de decorrido um certo perodo de tempo. Contudo, a transferncia de chamadas ser imediata quando a estao mvel no estiver ativa (veja o captulo 2.8 "Registro Peridico"). servio de assinante ausente. Este servio muito parecido com a transferncia quando do no atendimento, mas neste servio a chamada ser direcionada para uma operadora ou para uma mquina anunciadora. Esta facilidade pode ser ativada pelo assinante ou pela administradora.

12

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

no perturbe bloqueio controlado de chamada de sada. Evita a utilizao no autorizada da estao mvel. Esta facilidade pode ser ativada pela administradora ou pelo assinante. chamada em espera. Esta facilidade permite que atravs de um tom fraco, o assinante mvel tome conhecimento que existe uma chamada esperando para ser atendida. Esta facilidade pode ser ativada pela administrao ou pelo assinante. conferncia. Esta facilidade permite que a conversao entre trs assinantes se torne possvel. Esta facilidade controlada pelo assinante mvel. traado de chamadas maliciosas. Com esta facilidade podemos obter automaticamente no MSC dados a respeito dos assinantes que chamaram um dado assinante mvel.

1.9.2 Facilidades de Assinantes As facilidades de assinantes normalmente so implementadas na prpria estao mvel, contudo como existem diferentes fabricantes, estas facilidades variam enormemente. Entre as facilidades mais comuns encontramos as seguintes:

teclado combinado com o microtelefone em uma nica unidade display de cristal lquido de baixo consumo display dos nmeros digitados teclagem com o telefone no gancho teclagem rpida. Armazenamento conveniente e instantneo dos 100 nmeros mais freqentemente discados. teclagem do ltimo nmero. chave eletrnica (cdigo de 4 dgitos). Previne que chamadas no autorizadas sejam feitas. indicador de chamada recebida. Indica que o assinante foi chamado quando este estava ausente. conexo de terminal de dados alerta. Um alarme externo ativado quando o assinante chamado.

13

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

operao com as mos livres. A conversao realizada sem levantar o microtelefone do gancho.

1.10 CANAIS DE RDIO


O canal de rdio um caminho de transmisso bidirecional entre a estao mvel e a Estao Rdio Base (Figura 7). Um canal utiliza freqncias separadas, uma para a transmisso da estao mvel e uma para transmisso da Estao Rdio Base (operao duplex). A distncia entre estas duas freqncias, ou o espaamento duplex, sempre a mesma e de 45 MHz. Cada canal de rdio tem sua unidade de canal colocada na Estao Rdio Base. O seu transmissor (TX) trabalha normalmente em uma freqncia pr-selecionada e invarivel. O mesmo se aplica ao receptor (RX).

Clula
Unidade de Canal

Clula
45 Mhz

Clula
45 Mhz

TX UC RX

TX - Transmissor RX - Receptor UC - Unidade de Controle

EM

Figura 7 - Canal de Rdio

A estao mvel apresenta um nico transceptor (transmissor/receptor) que sintoniza um nico canal de rdio por vez. Contudo o transceptor pode automaticamente mudar de canal e se sintonizar em qualquer canal de rdio do espectro de freqncias (as excees sero mostradas no captulo 5). Todos os canais de rdio de uma dada clula trabalham com freqncias diferentes, bem como os canais das clulas vizinhas. Esta necessidade de diferentes canais em clulas vizinhas devida ao fato que as clulas se sobrepem, o que acarretar interferncias. Para contornar este problema, os canais de mesma freqncia so alocados em clulas convenientemente espaadas. A esta tcnica damos o nome de reutilizao de canais e atravs dela conseguimos uma alta capacidade de trfego para rea. Existem dois tipos de canais: - Canais de Voz (CV) - Canais de Controle (CC)

14

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

1.10.1 Canais de Voz Durante o processo de estabelecimento de uma chamada, o MSC selecionar em software e capturar um canal de voz (CV), que transportar a conversao. Quando esta conversao terminar, o canal de voz tornar-se- livre, indo em seguida fazer parte de uma lista administrada por MSC, lista esta que composta dos vrios canais e seus estados. Quando um canal de voz torna-se livre, o transmissor da unidade de canal desligado, voltando a ser ligado somente quando o canal em questo for capturado. Estas aes so ordenadas pelo MSC.

Sinais de rdio
TAS

Voz

MSC

ERB

Dados

EM

TS

Unidades de Canal
EM

TX
Voz

UC

RX

Sinais de rdio

MSC

Dados Voz

UC

TX RX

Sinais de rdio

TX - Transmissor RX - Receptor UC - Unidade de Controle


Figura 8 - Canais de Voz Outras informaes podem ser encontradas no canal de voz. Entre elas podemos citar as seguintes: - Tom de udio de Superviso (TAS) Este tom utilizado para a superviso da qualidade de transmisso. O tom TAS de acordo com a norma enviado sempre que o canal de voz tenha sido inicializado, ou seja, este tom enviado continuamente durante a transmisso de voz. Uma vez que o tom TAS est muito acima da freqncia de voz ( + ou - 6KHz), no h o perigo de interferncia. O tom TAS retornado para Estao Rdio Base no canal duplex pela estao mvel. 15

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

- Dados Certas situaes como por exemplo handoff, exige que dados sejam enviados, com uma pequena quebra imperceptvel na conversao. Estes dados podem ser enviados por: - estao mvel, - MSC, atravs da Estao Rdio Base via unidade de canal - unidade de canal da Estao Rdio Base. - Tom de Sinalizao (TS) Este tom enviado a partir da estao mvel, tem a finalidade de servir como "sinalizao de linha", no estabelecimento de uma chamada ou de um handoff. A sinalizao de rdio ser descrita com mais detalhes nos captulos 2,3 e 6.

1.10.2 Canais de Controle Normalmente existe somente um canal de controle em cada clula e, em assim sendo uma clula omnidirecional apresentar uma Estao Rdio Base com um nico canal de controle, enquanto que uma Estao Rdio Base que serve a trs clulas setorizadas ser equipada com trs unidades de canais de controle. O canal de controle utilizado para dados.

Sinais de rdio
Dados

EM

MSC

ERB

Dados

EM

Unidade de Canal
MSC
Dados

TX UC RX

Sinais de rdio

TX - Transmissor RX - Receptor UC - Unidade de Controle


Figura 9 - Canal de Controle 16

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

Toda estao mvel que esteja dentro de uma clula e no esteja no estado de conversao, est sempre sintonizada em um canal de controle da mesma fazendo a superviso contnua do fluxo de informao presente no canal (Figura 10).

ERB

ERB

ERB

ERB

Figura 10 - Canais de controle: um para cada estao rdio base - Busca A funo Busca corresponde a uma chamada a uma estao mvel. Justamente por isso, esta funo do canal de controle (na direo da estao mvel) freqentemente denominada de busca no Canal de Controle (PC). - Acesso Quando um assinante mvel tecla um nmero para fazer uma chamada, a estao mvel envia uma informao de acesso a um MSC (via Estao Rdio Base). Justamente por isso, que esta funo do canal de controle (a partir da estao mvel) denominada de acesso no Canal de Controle (AC). Uma vez que a funo PC utilizada em uma direo e a AC em outra, podemos falar do canal de controle como um canal de acesso e busca combinado (PAC). Contudo, como muitas outras informaes so enviadas no canal de controle, o leitor deve ficar alerta com esta definio.

17

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

A estao mvel quando em movimento de uma clula para outra, deixa de sintonizar o canal de controle da primeira clula para sintonizar o canal de controle da nova clula (Figura 11).

Clula 1

Clula 2

EM

EM

Figura 11 - Mudana do canal de controle de uma estao mvel

Para que esta mudana do canal de controle, ocorra realizada uma varredura automtica de todos os canais de controle em operao no sistema celular (veja item 1.11 e 1.12). Quando nesta varredura, a estao mvel encontrar um canal de controle de boa recepo, esta passa para este canal e permanece neste at que a qualidade deteriore novamente. Isto tambm ocorre na primeira sintonia.

1.11 ATRIBUIO DE FREQNCIAS NO CMS 8800


A faixa de freqncias especificada pela FCC est ilustrada na Figura 12. Nos Estados Unidos em cada rea estatstica metropolitana (cerca de 305 ) existem duas companhias de servio celular competindo no mercado. Uma desta a operadora j estabelecida na rea, que recebe o nome de "WIRELINE COMPANY" e opera com a faixa de freqncias denominada de sistema B.O sistema A por sua vez ser operado por uma companhia denominada de "NON WIRELINE COMPANY", que independente do sistema ncleo e que no possui rede telefnica prpria. Esta diviso neste pas permite que os assinantes mveis possuam o livre arbtrio de escolher de qual operadora estes tornar-se-o assinantes.

18

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

Como dissemos, a banda de freqncias foi dividida em dois grupos, um usado pelo sistema A e outro pelo sistema B.

ERB

CANAIS

CANAIS

CANAIS

CANAIS

CANAIS

EM

ERB

CANAIS

CANAIS

CANAIS

CANAIS

CANAIS

EM

EM

ERB

Canais de Controle
313 -334 333 354

824 MHz

849 MHz

EM ERB
869 MHz
313 -334 333 354

894 MHz

Figura 12 - Alocao dos canais de controle no sistema CMS 8800

Em situao normal, as estaes mveis sintonizam um canal de controle do seu prprio sistema, mas quando um sistema ou parte deste para, existe a possibilidade do assinante sintonizar o outro sistema e utilizar as facilidades deste, desde que exista um acordo entre as operadoras. A figura 12 mostra como os canais de controle so alocados em ambos os sistemas. Da Figura observamos que existem 21 canais de controle alocados em cada sistema. Estes canais, que tambm so chamados de canais dedicados ao controle so fixos, o que significa que a posio destes canais (freqncias) pr-definida e no pode ser alterada. Com esta estrutura, a estao mvel somente tem que varrer 21 canais para encontrar o melhor canal . Contudo esta no a nica configurao possvel. Para ilustrar uma outra soluo, citemos o caso da TELECOM AUSTRLIA que atua como operadora nica do sistema. Neste caso os sistemas A e B so combinados com a vantagem de apresentar banda de freqncias duplicada e o conjunto de canais de controle restantes podem ser empregados como canais de voz.

19

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

A tabela abaixo mostra a alocao de freqncias no sistema A da faixa bsica, de acordo com as especificaes do FCC. Os canais so numerados de 1 at 333. OS canais de 1 a 312 so canais de voz, enquanto que os canais de 313 a 333 so de controle. Contudo, devido a demanda por uma capacidade maior, a banda de freqncias da FCC foi expandida em 166 canais de voz, levando a capacidade do sistema para 790 canais (figura 12).

Nmero do canal

Freqncia de transmisso na Estao Rdio Base 870.030 870.060 870.090 870.120 ............. ............. ............. ............. 879.960 879.990

Freqncia de transmisso na Estao Mvel 825.030 825.060 825.090 825.120 ............. ............. ............. ............. 834.960 834.990

001 002 003 004 ...... ...... ...... ...... 332 333

Tabela 1 - Alocao de freqncias no sistema CMS 88 Da tabela 1, podemos observar que a separao dos canais, ou seja a distncia entre dois canais consecutivos de 30 kHz (canal 1 - 870,030 MHz e canal 2 - 870,060 MHz). A distncia duplex, que a distncia entre a portadora de transmisso e de recepo do mesmo canal sempre de 45 MHz.

1.12 ATRIBUIO DE FREQNCIAS NO CMS 8810


A Figura 13 ilustra a alocao de freqncias de acordo com a especificao TACS. No Reino Unido, o sistema A reservado para a Companhia Racal Vodafone (que suprida pela Ericsson) enquanto o sistema B, chamado de CELLNET operado pela British Telecom. Nesta especificao os 21 canais de controle do sistema A esto alocados entre os canais 23 e 43. Como a separao entre canais de 25 kHz, a banda de freqncias disponvel origina um total de 500 canais em cada sistema. A distncia duplex de 45 MHz. Em alguns pases, contudo, as freqncias originais do sistema TACS foram 20

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

modificadas.

21

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

A demanda para uma maior capacidade levou a uma extenso da banda de freqncias original. Esta extenso denominada de E-TACS, prov mais 320 canais de voz para cada sistema.
Reservado para GSM

ERB

CANAIS 1329 1648 A

CANAIS 1649- 1968 B

CANAIS 0001- 0300 A

CANAIS 0301- 0600 B

CANAIS 0601- 1000 NA

EM

917

960

ERB

ERB

CANAIS 1329 1648 A

CANAIS 1649- 1968 B

CANAIS 0001- 0300 A

CANAIS 0301- 0600 B

CANAIS 0601- 1000 NA

EM

EM

872 NA - No disponvel

915

Figura 13 - Freqncias no CMS 8810

1.13 COMPARAO ENTRE SISTEMAS


A tabela que se segue resume alguns dados sobre alocao de freqncias no CMS 8800 (FCC) e o CMS 8810 (TACS). Padro Designao do produto Banda de freqncias (MHz) Capacidade (canais) Espaamento de Canais (KHz) Largura de Faixa (MHz) Espaamento duplex (MHz) FCC CMS 8800 800 666/832 30 20/25 45 TACS CMS 8800 900 1000/1640 25 25/33 45

22

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

1.14 PRINCPIO DA MODULAO EM FREQNCIA


Como sabemos do estudo de transmisso telefnica via rdio, necessrio modular os sinais a serem transmitidos de modo que estes atendam os requisitos da banda a ser transmitida. Portanto, como no nosso sistema podemos encontrar diferentes entradas de suma importncia que sejam bem caracterizadas. As entradas possveis so:

voz ou freqncia de udio (FA). Este um sinal analgico na banda de Hz

300 a 3400

dados. Estes so enviados a velocidade de 10 kbit/s para o CMS 8800 e 8 kbit/s para o CMS 8810, o que significa 10kHz e 8kHz respectivamente. tom TAS. Este tom corresponde a uma das seguintes freqncias 5970Hz, 6000Hz ou 6030Hz. tom TS. Este tom de 10 kHz para o CM 8800 e 8 kHz para o CMS 8810.

A figura 14 mostra o princpio da modulao de freqncia. Se no existe sinal de entrada (sinal modulante), o transmissor envia uma portadora senoidal no modulada de freqncia constante. A freqncia corresponder ao nmero do canal, como j foi mostrado pela tabela 1. O sinal de entrada por razo de simplicidade. Est mostrado na forma de onda senoidal. A aplicao do sinal de entrada produz um desvio de freqncia na portadora que ser proporcional a amplitude do sinal de entrada.

quando o sinal de entrada for zero (sem sinal de entrada) a freqncia de rdio transmitida (RF) exatamente igual a freqncia da portadora. quando a amplitude do sinal positiva, a freqncia de sada aumenta. quando a amplitude do sinal negativa, a freqncia da sada diminui.

Sinal de entrada

Tempo

Tempo

Figura 14 - Sinal analgico modulado em freqncia 23

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

O desvio da portadora deve ser limitado, caso contrrio os canais adjacentes sero perturbados. O padro TACS requer um desvio nominal da portadora entre -6,4 e +6,4 kHz, enquanto que o padro FCC requer o mesmo desvio entre -8 e +8 kHz. Devido a isso, enquanto a amplitude do sinal de entrada muito alta, o desvio deve ser limitado atravs de um circuito especial. Na Figura 15, mostramos o caso em que o sinal de entrada um sinal digital que apresenta dois nveis distintos "0" e "1", resultando em um sinal FSK.

1 Tempo 0

Tempo

Figura 15 - Dados da modulao em freqncia

Graas ao tipo de gerador de freqncias que est implementado em cada unidade transmissora e receptora de cada Estao Rdio Base, as unidades de canal podem operar nas diferentes freqncias alocadas para a estao em questo. Um gerador similar est implementado na estao mvel.

Nmero de Canal

Gerador de Freqncia

Frequncia Correspondente Portadora

Figura 16 - Diagrama simplificado do gerador de freqncias

24

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

2.

CASOS DE TRFEGO

Nas prximas sees iremos descrever os casos de trfego de maior interesse, dando nfase maior na parte de rdio. O trabalho interno do MSC, bem como a comunicao interna com a RTP sero tratados resumidamente nesta seo. Iremos descrever como uma chamada supervisionada e casos de trfegos tais como, chamada de e para uma estao mvel, handoff e registro.

2.1

SUPERVISO DE CHAMADA NO CAMINHO DE RDIO

Durante a chamada em progresso, o canal de voz (UC e RX) da Estao Rdio Base est continuamente supervisionando a qualidade da transmisso de rdio. Os seguintes testes sero realizados: - relao sinal/rudo do tom TAS - intensidade do sinal de RF Se um destes testes indicar uma qualidade de transmisso pobre, atuaremos como descrito nas sees que se seguem.

A unidade de canal de voz gera ~TAS~ 5970, 6000 o 6030 Hz.

Chamada em progresso no canal de voz. Voz e o TAS combinados.

Funes de superviso: na unidade de canal de voz: 1. Avaliar a relao sinal/rudo do TAS devolvido. 2. Monitorar a intensidade do sinal de RF.

VC

A Estao Mvel devolve o TAS Estao Rdio Base.

MSC ERB EM
Figura 17 - Superviso da Chamada 25

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

2.1.1 Relao Sinal/Rudo do tom TAS A unidade de canal de voz gera continuamente um tom TAS, que acrescentado a conversao transmitida. Como dissemos, o tom TAS no interfere com a voz transmitida devido a este estar acima da freqncia de voz (veja figura 17). Quando uma Estao Rdio Base posta em servio a cada canal de voz atribudo atravs de comando, um dos trs diferentes tons TAS. A razo da existncia dos trs tons TAS ser explicada no captulo 6. O tom TAS transmitido continuamente pela unidade de canal de voz, sendo recebido pela estao mvel (EM) e devolvido Estao Rdio Base, onde este ser avaliado quanto ao rudo agregado pelo meio de transmisso. A unidade de controle do canal de voz determina se a qualidade aceitvel ou no, tomando como base a comparao dos valores medidos com os seguintes valores limites, que esto armazenados no MSC atravs de comandos (parmetros inicializados por comandos).

26

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

- SNH - Relao Sinal - Rudo para pedido de Handoff - SNR- Relao Sinal - Rudo para desconexo da chamada Quando a relao sinal/rudo cair abaixo de SNH, enviado um pedido de handoff. Contudo, poder existir situaes em que este pedido no ser atendido. Neste caso a qualidade continuar a se deteriorar, o que far com que a relao caia abaixo do limiar de desconexo de chamada (SNR). Aps ultrapassar este nvel a mesma ser desconectada.

63 60

50

40

30 SNH 20

SNR 10

Figura 18 - Limites da relao sinal / rudo armazenados na unidade de controle do canal de voz

27

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

2.1.2 A Intensidade do Sinal de Rdio Freqncia (RF) Cada unidade de canal de voz executa medidas contnuas da intensidade do sinal recebido na sua prpria freqncia (freqncia de RX). A unidade de controle avalia o resultado destas medidas de acordo com os seguintes valores limites (parmetros iniciados por comandos, que esto armazenados na unidade de controle de cada canal de voz).

SSD - valor da intensidade do sinal para um pedido de decrscimo de potncia SSI - valor da intensidade do sinal para um pedido de acrscimo de potncia SSH - valor da intensidade do sinal para o pedido de Handoff SSB - valor da intensidade do sinal de bloqueio

63 60

50 SSD 40 SSI 30 SSH 20

10 SSB

Figura 19 - Valores limites de intensidade do sinal, armazenados em cada unidade de controle do canal de voz

28

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

Para no causar distrbios em outras clulas, no desejvel que as estaes mveis apresentem uma potncia de sada desnecessariamente alta. Se a intensidade do sinal recebido excede o nvel SSD, a estao mvel recebe uma ordem de diminuir a potncia do seu canal de voz. O formato desta mensagem est ilustrado na figura 66. Se a intensidade do sinal cai abaixo do nvel SSI, enviada estao mvel, uma ordem de aumentar a sua potncia. Quando a estao mvel est irradiando a sua mxima potncia possvel e o seu sinal apresenta um nvel ainda abaixo de SSH, um pedido de handoff enviado ao MSC, que o processar como descrito no item 2.7. Quanto ao nvel SSB, este s levado em considerao quando o canal no est sendo usado para a conversao ou, em outras palavras, quando este estiver livre. Caso o sinal recebido ultrapasse o nvel SSB, este ser entendido como uma perturbao na freqncia do canal de voz que pode ser causada por uma fonte externa ou por uma estao mvel que utiliza este canal em outra clula. Nesta situao o canal de voz ser bloqueado e no ser usado enquanto permanecer nesse estado. Os valores acima mencionados so estabelecidos por comandos para cada clula, o que nos permite dizer que todos os canais de voz servindo a uma mesma clula apresentaro os mesmos valores. 2.1.3 Determinao por Trfego

Assuma que uma clula sirva a uma rea com uma intensidade de trfego muito alta (por exemplo, uma grande avenida de uma grande cidade) e que as suas clulas vizinhas apresentem um trfego muito menor. Existe uma maneira de transferir algumas conversaes para as clulas vizinhas, forando um handoff. Este handoff realizado, definindo o parmetro SSH da nossa clula com um valor mais alto que o correspondente parmetro das clulas vizinhas. Contudo, devemos tomar muito cuidado com o emprego desta tcnica. Isto porque em sistemas celulares que empregam clulas muito pequenas de mxima importncia manter as estaes mveis nas suas clulas timas a fim de se evitar a interferncia co-canal.

29

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

2.2

CHAMADA PARA UM ASSINANTE MVEL

Vamos supor que uma chamada a um assinante mvel seja recebida no nosso MSC. Aps toda a anlise necessria determina-se entre outras coisas que o assinante est localizado na nossa rea de controle. O nmero da estao mvel buscado para chamada no canal de controle. A estao mvel ento, envia nesse canal uma mensagem chamada resposta busca. Em seguida no MSC selecionado um canal de voz livre e enviado a estao mvel uma mensagem, ordenando que est sintonize o canal escolhido. Neste instante informado a parte chamadora que a conexo foi estabelecida e quando houver a resposta do assinante mvel, iniciar-se- a conversao. Para melhor explicar estes conceitos, veja as ilustraces nas figuras 20 a 28.
Busca do 234 0 219900

A mensagem de busca enviada no canal de controle (CC).

RTP

MSC ERB EM
Estao Mvel

Chamada recebida.

234 0 219900
Figura 20

30

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

R espondeu busca. B usca do 234 0 219900

MSC

R esposta busca.

ERB
A E stao M vel buscada respondeu busca.

EM
E stao M vel

234 0 219900
Figura 21

In ic ia liz a r o tra n s m is s o r do canal de voz na E s ta o R d io B a s e .

MSC ERB
1
S e le c io n a u m c a n a l d e v o z liv re n a c lu la p a ra a c o n v e rs a o .

EM

Figura 22

31

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

Sintonize o canal XXX e receba o TAS X.

Direcione o Mvel para o canal de voz selecionado.

MSC ERB
Canal de voz selecionado = XXX
Figura 23 O TAS X enviado como informao digital e a freqncia do TAS correspondente utilizada no canal de voz.

EM

TAS X (SCC) 00 01 10

(FREQNCIA DO TAS (Hz)) 5970 Hz 6000 Hz 6030 Hz

32

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

TAS devolvido. Inicie a superviso da chamada.

O TAS do canal XXX est OK! Devolver.

MSC ERB
Figura 24

cv
Envie a ordem de alerta para o Mvel

Ordem de Alerta! Aciona o tom de sinalizao e gera o tom de campainha.

MSC ERB EM
Figura 25 33

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

2.3

CHAMADA DE UM ASSINANTE MVEL

A tentativa de uma chamada de um assinante mvel detectada no canal de controle da clula, onde este est presente. A mensagem de acesso composta pelo nmero da estao mvel e o nmero do assinante chamado. Um canal de voz ento escolhido e a estao mvel recebe uma ordem de sintonizar este canal. O caminho de comutao estabelecido no MSC e a chamada estendida ao assinante chamado.

cv
Envie a ordem de alerta para o Mvel

Ordem de Alerta! Aciona o tom de sinalizao e gera o tom de campainha.

MSC ERB EM
Figura 26

34

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

cv
Tom de sinalizao cessou. Atende a chamada. Cessa o envio do tom de sinalizao.

Chamada

MSC ERB
Conecta a chamada.

EM
Figura 27

cv
Superviso de chamada. Conversao.

MSC ERB EM
Figura 28

35

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

cc

MSC ERB EM
A Estao Mvel et em standby no canal de controle. O usurio faz uma chamada teclando o nmero e pressionando a tecla send.
Figura 29

36

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

CC
Chamada originada pelo mvel. Testa a validade do assinante. Boto send pressionado. Envia a mensagem de origination.

MSC ERB
Acesso do Mvel 243 0 219900 + Nmero Teclado

EM
Nmero da Estao Mvel 243 0 219900

Figura 30

37

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

CC
Assinante OK. Seleciona um canal de voz para a chamada.

MSC ERB
Inicialize o transmissor do canal de voz, na Estao Rdio Base e envie o TAS.

EM

Figura 31

38

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

Sintonize o canal XXX e receba o TAS X.

Direcione o mvel para o canal de voz selecionado.

MSC ERB
Canal de voz selecionado = XXX

EM
Figura 32

39

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

cv
O TAS foi devolvido.

O TAS no canal XXX est correto. Devolver.

MSC
O TAS foi devolvido.

ERB EM
Figura 33

40

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

cv
2
O estabelecimento da chamada iniciado.

MSC ERB
1
Os dgitos so analisados e selecionada uma rota para o assinante chamado.

EM
O TAS devolvido continuamente.

Figura 34

41

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

cv

MSC ERB
Tom de superviso da chamada. O assinante mvel recebe o tom de superviso. O TAS devolvido continuamente.

EM

Figura 35

42

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

cv
Superviso da chamada.

MSC ERB
Conversao. O mvel percebe a resposta de B e inicia a conversao. O TAS devolvido continuamente.

EM

Figura 36

43

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

2.4

LIBERAO DA CHAMADA

As figuras que se seguem explicam a seqncia de eventos que ocorrem quando uma chamada liberada.

cv
Superviso da chamada.

MSC ERB
Conversao e ento desliga.

EM

Figura 37

44

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

2
Desligue o transmissor do canal de voz da estao Rdio Base

cv
O tom de sinalizao detectado.

MSC ERB EM
Desconexo da chamada. O mvel desligou. O tom de sinalizao enviado por 1,8 segundos.

Figura 38

45

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

cc

MSC ERB EM
Desliga o transmissor e sintoniza o canal de controle.

Figura 39

2.5

RECHAMADA A UM ASSINANTE MVEL

Vamos supor que um assinante mvel esteja em conversao com um determinado assinante, enquanto mantm outro no estado de espera. Quando a primeira conversao finda, inicia-se uma rechamada ao assinante mvel, a fim de restabelecer o caminho de conversao entre o mvel e o assinante que estava em espera. A busca e a conexo so realizadas da mesma maneira que a chamada a um assinante mvel .

46

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

2.6

LOCALIZAO E HANDOFF

2.6.1 Introduo No item 2.1 apresentamos os conceitos bsicos necessrios superviso da qualidade da transmisso no caminho de rdio. Neste item ainda foi mencionado que se a qualidade transmisso casse abaixo de SSH ou SNH o canal de voz notificaria o MSC atravs do envio de um pedido de handoff. O recebimento deste pedido pelo MSC implica que este deve "localizar" uma clula com uma melhor qualidade de recepo, aonde esta conversao deve prosseguir. A esta procura de uma nova clula, damos o nome de localizao, que ser o assunto que iremos apresentar a seguir.

2
A relao sinal/rudo do TAS ou nvel de entrada de RF abaixo do limite.

cv
Pedido de Handoff.

Conversao no canal de voz XXX.

MSC ERB
Envie um pedido de handoff para o MSC. O nvel de intensidade atual de X unidades.

EM

ERB
Figura 40 - Pedido de Handoff

47

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

2.6.2 Localizao Para que possamos compreender melhor esta funo vamos descrever uma unidade denominada Receptor de Intensidade de Sinal (SSR). Este receptor utilizado exclusivamente na localizao de estaes mveis que esto em conversao em clulas vizinhas, de onde originou-se o nome Unidade de Localizao. Cada clula est sempre equipada com um Receptor de Intensidade de Sinal o qual consiste de um receptor (RX) e uma unidade de controle (UC), ou seja, uma unidade que apresenta o mesmo projeto de uma unidade de canal, porm sem incluir o transmissor (TX). Desta caracterstica, podemos concluir que atravs de comandos possvel fazer com que um canal assuma a funo do receptor de intensidade de sinal. Porm, este caso deve ser entendido como um procedimento anormal e no como uma tarefa rotineira. O receptor de intensidade de sinal de cada clula executa uma varredura cclica de todo o espectro de freqncia para o sistema, ou seja, so tomadas amostras de todos os canais, mas somente as freqncias alocadas s clulas vizinhas so de interesse para o Handoff. A informao sobre quais canais devem ser relevantes ao processo recebida do MSC (iniciado para comando). Os resultados das medies so atualizados na UC como a mdia do valor medido e dos valores j anteriormente obtidos. Com isso, cada clula "sabe" qual ser a qualidade de transmisso que uma estao mvel que atualmente utiliza um canal de voz de uma clula vizinha apresentaria, caso a clula em questo viesse a controlar essa transmisso.

MSC

Dados
UC RX

RX - Receptor UC - Unidade de Controle


Figura 41 - Receptor de intensidade de sinal (SSR)

Se um pedido de handoff for enviado de uma clula, o MSC pedir que as clulas vizinhas enviem o resultado das medies da intensidade do sinal da estao mvel em questo.

48

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

Por estarem sempre disponveis em cada clula, estes valores so prontamente entregues ao MSC, que os utiliza no processo de escolha da melhor clula. Uma vez que falamos no processo de escolha de uma nova clula, importante ressaltar que o valor obtido da nova clula tem de ser significativamente melhor que o resultado medido na clula que pediu o Handoff.

Pedido do nvel do sinal nas clulas vizinhas.

CV
Bl, Bl, Bl Bl, Bl, Bl.

MSC 6 ERB
Compara os resultados e seleciona a melhor clula para que a chamada prossiga.

EM 5
Obtenha o resultado das medies do canal XXX e o devolva para o MSC.

Medir XXX Resultado medido


Figura 42 - Localizao

ERB

VC = XXX

Uma vez atendida esta condio, o MSC pode ento determinar em qual clula a chamada continuar e quando esta etapa estiver concluda, ele pode iniciar o processo de busca de um canal de voz livre dentro desta clula. Caso o MSC, no venha encontrar um canal de voz livre, ele ser forado a tomar a prxima "melhor clula", desde que esta esteja dentro dos requisitos j comentados.

49

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

2.6.3 Handoff Aps o MSC ter encontrado um canal de voz livre, este envia uma ordem a ERB da nova clula, de modo que esta possa inicializar o transmissor do canal em questo. Aps a inicializao, no canal de voz da clula que pediu o handoff enviada uma mensagem a estao mvel dizendo que esta deve sintonizar um novo canal de voz, juntamente com a informao de qual tom TAS ser empregado no canal.

Envia uma ordem de handoff para o mvel no canal XXX.

CV

MSC 7 ERB EM
Inicializa o transmissor do canal YYY e envia o TAS Y.

Seleciona a clula B e o canal de voz YYY.

Inicializa o Transmissor
Figura 43 - Incio do Handoff

ERB

50

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

Quando a mudana do canal de voz ocorrer, o tom de sinalizao TS ser enviado pela estao mvel, permitindo assim que ocorra a sincronizao da comutao do novo caminho dentro do GS, ou em outras palavras, a deteco do tom de sinalizao pelo MSC, significa que a estao mvel sintonizar o novo canal de voz escolhido.

11

Uma mensagem de sincronizao devolvida MSC, quando a ordem de handoff vai para o ar.

CV

Retransmita a orden para o mvel sintonizar o canal YYY. Espere o TAS Y.

MSC
Sinc. Handoff Reseleciona o caminho de voz para a nova clula. A Estao Mvel reconhece o recebimento de ordem de handoff enviando o tom de sinalizao e ento sintoniza YYY.

10 ERB

12

EM 13

ERB
Figura 44 - Processo de Handoff

51

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

Aps este fato, a freqncia do tom TAS devolvida pela estao mvel testada para se confirmar se esta corresponde ao valor esperado (13), o que significa ao MSC que o handoff foi bem sucedido (14). O canal de voz da clula antiga marcado como livre pelo MSC e seu transmissor desligado.

16

Portadora no recebida no canal XXX. Informe MSC que o canal est livre.

Tom de sinalizao detectado. Desligue o canal XXX.

MSC
CV livre ERB
14
A Estao Mvel sintoniza o canal YYY, encontra o TAS e o devolve.

EM

15

O tom TAS retorna ao canal YYY. O handoff foi bem sucedido. Informe CCC.

Confirmao do Handoff
Figura 45 - Handoff bem sucedico

ERB

52

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

2.7

REGISTRO FEITO POR UMA ESTAO MVEL

Uma estao mvel realiza seu registro no MSC atravs de um acesso ao canal de controle, para por exemplo, iniciar uma chamada. Contudo, a forma mais comum de se realizar este procedimento efetuada sem a interveno do assinante.

4 23

9 99 0 39

MSC
EM
234 0 390999
Figura 46 - Acesso de uma Estao Mvel para registro

ERB

Existem dois tipos diferentes de registro, ou seja: - Registro Peridico, que uma funo opcional, ou - Registro em reas de Localizao, que efetuado no padro TACS.

No registro peridico, o acesso para registro utilizado pelo MSC para determinar se a estao mvel est ativa ou no. No registro em reas de localizao, o MSC determina onde a EM se encontra, uma vez que toda EM que est para entrar em uma nova rea de localizao forada a se registrar.

53

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

2.7.1 Registro Peridico Como j foi dito, o MSC espera que a estao mvel execute o seu acesso de forma peridica. Esta tarefa necessria, uma vez que o terminal de controle necessita desta informao para saber se a estao mvel est ativa, ou seja, se a estao mvel est dentro da sua cobertura de rdio e se sua alimentao est ligada. O MSC guarda o estado de atividade corrente de cada estao mvel (mesmo das visitantes) que est dentro de sua rea de controle. Caso a inatividade de uma estao mvel exceder um dado intervalo de tempo, o MSC-H ser informado (ver captulo 10). A vantagem desta tcnica reside no fato de que se uma EM est inativa, o MSC pode conectar uma mquina anunciadora ao assinante chamador, informando-o que o mvel no pode ser atingido. Uma vez que esta funo opcional, a informao dizendo se o registro peridico obrigatrio ou no, enviada em uma mensagem de overhead nos campos REGL e REGV (veja figura 57). Alm desta informao, as estaes mveis so tambm informadas sobre o perodo de registro, via uma mensagem de overhead. Este perodo decidido pela operadora, sendo ento incorporado ao software do MSC. A maioria das operadoras tem escolhido um perodo de 20 a 30 minutos. De modo a evitar que todas as estaes efetuem os seus registros ao mesmo tempo, foi especificado o seguinte procedimento. Cada estao mvel gera inicialmente um valor aleatrio em um registrador interno denominado de registrador de registro, cujo valor empregado para determinar a ocasio do seu primeiro registro. Aps esta ocasio (e aps as prximas), a EM recebe um valor constante que somado ao seu registrador interno, valor este denominado de REGINCR. Este valor recebido a intervalos de tempo regulares atravs de uma mensagem de overhead (figura 47, 48 e 58).

54

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

Estaco Mvel 1

PRIMEIRO REG

REG

REG

+
PRIMEIRO REG

Estaco Mvel 2

REG

REG

+
PRIMEIRO REG

+
REG

+
REG

Estao Mvel 3

+
REGINCR

Figura 47 - Acesso para registro de diferentes Estaes Mveis Atravs da comparao do contedo do seu registrador com o tempo corrente (REGID), a estao mvel sabe quando chegada a hora de se registrar. Como no caso anterior, REGID tambm recebido em uma mensagem de overhead (veja figura 49). Quando estes dois valores so iguais (ou REGID maior que o contedo do registrador) dar-se- ento o registro da estao mvel (veja figura 48).

REGISTRADOR DE REGISTRO

REGID

Sim
REGISTRO

REGISTRADOR REGISTRADOR DE REGISTRO = DE REGISTRO

+ REGINCR

Figura 48 - Condies lgicas empregadas pela Estao Mvel para registro 55

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

O valor REGID gerado em um programa de relgio na UC do canal de controle (contudo, existe um programa de relgio mestre no MSC). Cada avano do relgio incrementa REGID de uma unidade, e este novo valor enviado no canal de controle. O programa de relgio pode ser incrementado em diferentes passos (parmetros de software), sendo o seu menor incremento de uma vez a cada 128 segundos e o seu maior uma vez a cada 1 segundo.

ID CR G O RE GIN N / M RE I .S G RE

EM

ERB

MSC

Figura 49 - Mensagens de registro peridico, recebidas pela Estao Mvel

56

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

2.7.2 Registro em reas de Localizao Como j foi dito, no sistema CMS 8810 a busca a um assinante mvel tem de ser realizada em todas as clulas que compem uma rea de localizao. Quando o nmero de assinantes chega a um determinado limite (provavelmente algo em torno de 40.000 a 50.000), a sinalizao no caminho de rdio torna-se crtica, quando analisada do ponto de vista da capacidade de busca. Para solucionar este inconveniente o sistema TACS dividiu suas clulas em reas de localizao. O MSC, atravs de um bit na mensagem de overhead, ordena que todas as estaes mveis faam os seus registros, toda vez que estas cruzarem a divisa entre duas reas de localizao. Este cruzamento detectado pela estao mvel atravs do campo AID (Area Identification Code) na mensagem de overhead. Como o campo AID da ltima mensagem diferir da anteriormente recebida, isto significar para a estao mvel que esta cruzou a fronteira entre duas reas de localizao (veja figura 50).

AID=X

AID=Y

X=Y ?

NO

REGISTRO FORADO

AID ARMAZENADA = X AID RECEBIDA = Y

Figura 50 - Como uma Estao Mvel detecta a fronteira entre duas reas de localizao

Graas a memria dinmica da estao mvel que sempre mantm o ltimo valor recebido da AID, torna-se possvel realizar a deteco acima descrita. Contudo devido a esta sua caracterstica, quando a estao mvel permanece desativada por algum perodo de tempo (mais que 24 horas), esta forada a se registrar assim que ele ativada.

57

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

A descrio anterior do registro forado, aplica-se somente ao sistema CMS 8810. J quanto ao CMS 8800, a identificao que cumpre esta funo (IDA) enviada em todos os canais de controle contidos dentro da rea de controle de um MSC. Isto implica que o acesso para registro s ocorrer quando a estao mvel mudar de uma rea de controle para outra. Contudo existe uma possibilidade de empregarmos diferentes REGIDs em diferentes clulas que geraria o mesmo efeito do registro "forado". A esta soluo dado o nome de "Regids Defasados".

58

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

SINALIZAO ENTRE ESTAES MVEIS E ESTAES RDIO BASE

A sinalizao entre as estaes mveis e a ERB se processa nos canais de controle, bem como nos canais de voz. Como j foi dito a velocidade de transmisso das mensagens depende do padro escolhido, ou seja: 10 kbit/s para o padro FCC 8 kbit/s para o padro TACS Antes de ser transmitida, a mensagem binria modulada no transmissor de acordo com o princpio FSK (Frequency Shift Key), onde um nvel lgico "1" origina uma freqncia constante acima da portadora e o nvel "0" uma outra freqncia abaixo da portadora. O canal de controle a partir da ERB denominado de FOCC, ou seja, Forward Control Channel (Canal de Controle Direto) enquanto que o mesmo canal, porm a partir da estao mvel, recebe o nome de RECC, ou seja, Reverse Control Channel (Canal de Controle Reverso). No primeiro caso a informao enviada na forma de mensagens contnuas enquanto que no segundo caso, esta s enviada quando qualquer estao mvel sintonizada no canal de controle tem algo significante a enviar.

RE CC

FO CC

ERB

EM

Figura 51 - Canal de controle na direo direta e reversa

59

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

Os canais de voz podem tambm transportar dados no caminho de rdio. Do ponto de vista de transmisso, um canal de voz a partir da estao Rdio Base denominado de canal de Voz Direto (Forward Voice Channel-FVC), enquanto que o canal a partir da estao mvel denominado de Canal de Voz Reverso (Reverse Voice Channel-RVC). Uma vez que os canais de voz tem por finalidade bsica transportar voz, a sinalizao por eles trocada considerada um caso excepcional.

C RV

C FV

ERB

EM

Figura 52 - Transmisso de dados no canal de voz, na direo direta e reversa

60

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

3.1

CANAL DE CONTROLE DIRETO - FORMATO DE SINALIZAO

Cada mensagem de sinalizao transmitida na forma de palavras. Cada palavra contm 28 bits os quais por razo de segurana so codificados na forma de um cdigo de correo de erros. Este cdigo que recebe o nome de BCH, nos permite corrigir falhas de um nico bit. Contudo, quando tratamos erros de dois ou mais bits, estes sero apenas detectados. O cdigo de correo adiciona 12 bits a cada palavra, assim elevando-a para 40 bits. Cada mensagem inicia-se com bits de sincronizao seguidos de pares de palavras. Para uma maior segurana cada palavra repetida cinco vezes, o que implica que na figura 53, as mensagens A1 e A5 so iguais, assim como B1 e B5.

10 bits 11 bits

40 bits

40 Palavra B1 40 Palavra A3 40
Prxima Palavra A1

ltima Bits Palav. Palavra A1 (28+12) BCH Palavra B5 de Sinc. de Sinc. 40 Palavra A2 40 Palavra B5 40 Palavra B2 10 bits 11 bits Bits Palav. de Sinc. de Sinc.

Bits de Sincr. 1010101010 Palavra de Sincr. 11100010010 Ponto de Insero do Bit Busy-Idle: livre=1, ocupado=0
Figura 53 - Seqncia de informao no canal FOOC Aps a cada bit e palavra de sincronizao, bem como a cada 10 bits de mensagem, inserido um bit que serve como o indicador do estado do canal RECC. A este bit damos o nome de FLAG "BUSY-IDLE". Uma vez que o RECC compartilhado normalmente por vrias estaes mveis, existe o risco de coliso quando diferentes estaes mveis tentam o acesso simultaneamente.

61

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

Atravs do monitoramento da mudana do FLAG ''BUSY-IDLE", estas colises podem ser evitadas. Assim que uma estao mvel faz um acesso no canal de controle, ou seja inicia uma chamada, a Estao Rdio Base muda o estado do FLAG "BUSY-IDLE" de "1" para "0", para informar as outras estaes mveis que estas no podem enviar qualquer mensagem at que o "estado" do FLAG volte para "1" novamente. 3.1.1 Mensagens do Canal FOCC

Existem dois tipos de mensagens neste canal. - Mensagem de controle da estao mvel - Mensagens de Overhead MENSAGENS DE CONTROLE DA ESTAO MVEL Uma vez que cada mensagem de controle da estao mvel endereada a uma estao mvel em particular, pode-se concluir que tais mensagens contero sempre o nmero da estao mvel a quem se destina. Contudo, cabe ressaltar que este nmero a identidade usada no caminho de rdio. As mensagens mais importantes so: - Busca, que uma chamada estao mvel - Designao do Canal de Voz e - Tentativa Dirigida

62

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

Busca O contedo da mensagem de busca est mostrado na figura 54. Nesta mensagem, o nmero da estao mvel representado por 10 dgitos. Contudo, em algumas aplicaes, este nmero pode ser representado utilizando somente 7 dgitos, o que torna desnecessrio o emprego da palavra 2 (Extended Mobile Station Number Word). Nesta palavra o campo CDD representa o cdigo digital de deteco.

Palavra 1
D C C Nmero da estao mvel (7 dgitos) Paridade

2 2

24

12

Palavra 2 (Palavra de endereo extendido)


Nmero da estao mvel (3 dgitos) Paridade

2 2

10

14

12

Figura 54 - Diagrama simplificado da mensagem de busca

63

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

Designao do Canal de Voz Esta mensagem uma ordem que durante o estabelecimento da chamada enviada uma estao mvel dizendo que esta deve mudar do canal de controle para um dado canal de voz selecionado pelo MSC para conversao (veja a figura 55).

Palavra 1
D C C Nmero da estao mvel (7 dgitos) Paridade

2 2

24

12

Palavra 2
Nmero da S C estao mvel C (3 dgitos) Pot. da EM no CV Nmero do CV Paridade

2 2 SCC SCC SCC SCC CV

10

11

12

Cdigo Digital do TAS = 00 TAS = 5970 Hz = 01 TAS = 6000 Hz = 10 TAS = 6030 Hz = CANAL DE VOZ
Figura 55 - Mensagem de designao do canal de voz

O Cdigo Digital do TAS (CDTAS) indica qual tom TAS ser transmitido no canal de voz, enquanto que o nmero do VC diz qual canal ser usado. J o campo da potncia da EM define qual ser a potncia de sada que a estao mvel empregar (baixa em pequenas clulas e alta em grandes clulas).

64

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

Tentativa Dirigida Esta mensagem enviada a uma estao mvel durante o estabelecimento de uma chamada quando o MSC falhar na busca de um canal de voz livre devido a todos os canais de voz da clula estarem ocupados. Ao invs de uma mensagem de designao do canal de voz, enviada uma mensagem de tentativa dirigida. Nesta mensagem o campo "posio do CC" indica o canal de controle da clula adjacente. Um mximo de 6 clulas podem ser definidas como adjacentes da clula em questo. Uma destas tem que ser capaz de permitir uma melhor qualidade de transmisso. A estao mvel ento captura "o melhor" canal de controle existente e tenta o acesso ao MSC. O MSC ento continua com o processo de estabelecimento da chamada na nova clula.

Palavra 1
D C C Nmero da estao mvel (7 dgitos) Paridade

2 2 Palavra 2
Nmero da estao mvel (3 dgitos)

24
Ordem = Tentativa Dirigida

12

Paridade

2 2 10 Palavra 3
Posio do CC

3
Posio do CC Posio do CC

11

12

Paridade

2 2 7 Palavra 4
Posio do CC

7
Posio do CC

7
Posio do CC

12

Paridade

2 2

12

Figura 56 - Diagrama simplificado da mensagem de tentativa dirigida

65

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

MENSAGENS DE OVERHEAD Como sabemos, as estaes mveis so preparadas para operar em diferentes sistemas, fornecidos por diferentes fabricantes e operadores por diferentes companhias operadoras. Os diferentes sistemas podem implicar em diferentes sinalizaes e mesmo diferentes caractersticas. Por esta razo, a informao sob se o sistema em questo, enviada (em torno de 1 seg.) em uma mensagem conhecida como mensagem de overhead do sistema (System Parameter Overhead Message). Desta maneira, as estaes mveis so capazes de ajustar-se aos diferentes sistemas. Alm disso, tambm possvel ajustar diferentes valores para diferentes parmetros nas diferentes clulas do sistema, bem como adaptar automaticamente alguns parmetros aos casos de trfego. Cada mensagem de overhead, destinada a todas as estaes mveis que estejam sintonizadas no canal de controle. As mensagens de overhead no sistema so: - Mensagem de Overhead dos Parmetros do Sistema (SPOM) Esta mensagem enviada a cada 0,8 segundos (0,95s TACS) - Mensagem de Overhead de Ao Global (GOAM) -Mensagem de Overhead de Identificao de Registro (REGID) - Mensagem de Overhead de Controle de Ocupao a) Mensagem de Overhead de Parmetros do Sistema Esta mensagem transmitida no canal de controle pela Estao Rdio Base a cada 0,8 segundos (no caso do CMS 8810 a cada 0,95 segundos). Esta contm as seguintes informaes: IDA - (Identificao do Sistema - CMS 8800). Esse campo identifica o sistema (A ou B) e o nmero da identidade do sistema, o qual inclui a identidade da rea de controle do mesmo. AID - (Identidade de rea somente para CMS 8810). Este campo indica se o sistema ser A ou B, bem como um nmero que indica a identidade do sistema, o qual inclui a rea de controle do MSC e a identidade da rea de localizao. Um bit do campo AID indica se o registro forado tem de ser realizado, quando a fronteira de duas reas de localizao cruzada.

66

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

CDD - Este campo define para qual grupo de clulas esta mensagem foi transmitida.

Palavra 1
C D D IDA (CMS 8800) AID (CMS 8810) Paridade

2 2

14

12

Palavra 2
C D D N E S
R E G L R E G V

C NCB-1 B NMAXC-1 A

Paridade

2 2

1 1 1 1 1 1

1 1

12

Figura 57 - Descrio simplificada da mensagem SPOM

NCB-1: Este campo indica a quantidade de canais de busca que esto em operao no sistema (normalmente NCB-1=20). CBA: Esta uma indicao se o canal de controle combinado. um canal de busca e acesso

NMAXC-1: Como o campo NCB-1, esta poro da mensagem indica a quantidade de canais de acesso empregada pelo sistema. NS: Este bit indica que se a estao mvel deve enviar o seu nmero de srie quando esta fizer um acesso ao sistema. E: No sistema CMS 8800, este bit indica indicao mvel se necessrio o envio do endereo estendido. REGL: Este bit indica se necessrio o registro peridico das estaes mveis locais. REGV: Este bit indica se necessrio o registro peridico das estaes mveis visitantes.

67

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

b) Mensagem de Overhead de Ao Global As mais interessantes mensagens so as seguintes: - Incremento de Registro - Controle de Sobrecarga MENSAGEM GLOBAL DE INCREMENTO DE REGISTRO Esta mensagem enviada somente quando a funo de registo peridico est ativada. O valor REGINCR (um valor constante) recebido por uma estao mvel que j realizou o seu registro, a fim de atualizar o seu registrador interno. (Veja o captulo 2.7.1).

Palavra 1
C D D AO REGINCR Paridade

2 2

12

12

Figura 58 - Mensagem global de incremento de registro

Mensagem Global de Controle de Sobrecarga Em perodos de alta intensidade de acessos ao sistema, existe a possibilidade de um congestionamento no canal de controle reverso (RECC). De modo a prevenir um congestionamento total do RECC, o sistema lana mo de uma mensagem denominada de mensagem global de controle de sobrecarga. Esta mensagem tambm pode ser utilizada para criar uma certa prioridade para certos assinantes. A cada assinante mvel comum est associada uma dada classe de controle de sobrecarga (CCS), como est ilustrado na figura 59. Quando o bit correspondente classe de sobrecarga posicionado, a estao mvel correspondente a esta classe fica inibida de realizar o seu acesso ao sistema. Aps alguns segundos uma outra classe indicada, significando que um outro grupo de estaes mveis ser inibido. Esta funo ativada automaticamente pelo MSC quando a intensidade de acesso supera a marca de 8 acessos por segundo. Os assinantes com classes especiais so associados com as 6 classes superiores, o que nos permite criar uma certa prioridade fazendo com que as classes inferiores sejam inibidas e os assinantes prioritrios ganhem acesso em qualquer situao de emergncia.

68

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

Isso especificado para cada canal de controle, o que significa que uma ou mais clulas (uma especfica rea geogrfica) podem ser selecionadas para esta funo.

Palavra 1
C D D AO
C C S C C S C C S C C S C C S C C S

Paridade

2 2

0 1-----------9 1 1 1
Tipos de OLC alocadas para assinantes mveis comuns.

10 11-----15 1 1 1 1 3
Tipos de CCS alocadas para assinantes mveis especiais.

12

CCS - CLASSE DE CONTROLE DE SOBRECARGA

Figura 59 - Mensagem global de controle de sobrecarga

c) Mensagem de Overhead de Identificao de Registro Nesta mensagem, utilizada para registro peridico, encontra-se o valor atual do programa de REGID.(veja item 2.7.1).

Palavra 1
C D D REGID Paridade

2 2

20

12

Figura 60 - Diagrama simplificado da mensagem de Overhead de identificao de registro

69

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

d) Mensagem de Overhead de Controle de Ocupao Esta mensagem enviada sempre que no existir outra mensagem a ser enviada pelo sistema. Nesta mensagem encontrado o cdigo de deteco digital e o nvel inicial de potncia a ser utilizado pela estao mvel durante o acesso ao sistema.

Palavra 1
C D D Potncia da EM no CC Paridade

2 2
CC

1 1

12

CANAL DE CONTROLE

Figura 61 - Mensagem de Overhead de controle de ocupao

70

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

3.1.2 Seqncia de Mensagens no Canal de Controle Direto Cada canal de controle direto envia uma seqncia contnua de dados (mensagens de 40 bits) de modo que as estaes mveis possam sintonizar o sistema a qualquer instante. Estas mensagens so analisadas continuamente pelas estaes mveis que executaro as ordens por elas indicadas. Esta seqncia apresenta uma dada ordem que iniciada sempre por uma mensagem SPOM, que transmitida a cada 0,8 segundos. Se por exemplo existir uma outra mensagem a ser enviada, digamos uma mensagem global de incremento de registro, esta seguir aps a mensagem SPOM, enquanto que o restante do intervalo ser preenchido com mensagens de controle de ocupao.

40

40

40
CO

40
CO

40

40

40
REGINCR

40
CO

40
CO

SPOM SPOM

SPOM SPOM

0,8 Segundos

40

40

40
CO

40
BUSCA

40
CO

40

40

40

40

40

SPOM SPOM

SPOM SPOM

TENT. TENT. TENT. DIRIG. DIRIG. DIRIG.

Figura 62 - Seqncia de mensagens em um canal FOCC

71

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

3.2

CANAL DE CONTROLE REVERSO - FORMATO DE SINALIZAO

No canal de controle reverso (RECC) encontramos uma seqncia de informao como a ilustrada na figura 63. Cada quadro desta mensagem precedido de bits de sincronizao e pelo cdigo digital de deteco (7 bits). Esta mensagem composta de 36 bits de informao e 12 bits de paridade, sendo repetida 5 vezes. Assim A1=A2...=A5 e B1=B2=...=B5.

Precursor de Captura

30 bits

11

48 bits
Palavra A1 (36+12)BCH

48
Palavra A2

Bits Palavra de Sincr. de Sinc.

*
48

48
Palavra A3

48
Palavra A5

48
Palavra B1

Palavra A4

48
ltima Palavra 4

48
ltima Palavra 5

Uma das quatro sequncias de palavras que identificam a clula a qual a mensagem destinada = Cdigo digital de deteco (CDD).
CDD recebido 00 01 10 11 CDD codificado em 7 bits 0000000 0011111 1100011 1111100

Figura 63 - Formato da informao no RECC

72

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

3.2.1 Mensagens do RECC As mais importantes mensagens enviadas no RECC so:

Resposta busca. Esta mensagem, que pode ser constituda de uma, duas ou trs palavras, utilizada como uma resposta busca da estao mvel. Acesso de uma estao mvel. Existem vrios tipos de acessos possveis de uma estao mvel, entre eles o acesso para originar uma chamada. Confirmao de uma ordem.

Palavra 1 SCM 8 Palavra 2 4 Nmero da estao mvel (7 dgitos) 24 Nmero da estao mvel (3 dgitos) 1 8 10 paridade 12

Ordem 9 3 Palavra 3 5

paridade 12

Nmero de Srie 4 Palavra 4 (Nmero Teclado) 32

paridade 12

1 2 3 ----------------------------- 7 8 dig. dig. dig. dig. dig. 4 4 4 4 4 4 Palavra 5 (Nmero Teclado) 4 4 4 4

paridade 12

9 10 11 ---------------------------- 15 16 dig. dig. dig. dig. dig. 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4

paridade 12

SCM

Marca de Classe de estao, define o tipo de estao mvel e sua potncia mxima de sada.
Figura 64

73

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

3.3

MENSAGENS DO FVC - FORMATO DE SINALIZAO

A figura 65 ilustra a seqncia de informao transportada pelo canal de voz direto. Cada seqncia precedida de 101 bits de sincronizao e repetida 11 vezes.

101 bits
voz Bits de Sinc.

11
Palav. de Sinc.

40
Palavra A1

37

11

40
Palavra A2

37
Bits de Sinc.

11
Palav. de Sinc.

40
Palavra A3

37
Bits de Sinc.

11
Palav. de Sinc.

40

Palav. Bits de Sinc. de Sinc.

11

40

37
Bits de Sinc.

11

40
voz

Palav. de Sinc. Palavra A10

Palav. Palavra A11 de Sinc.

Figura 65 - Seqncia de informao do FVC

As seguintes mensagens so enviadas no canal de voz direto: - Ordem - Designao do canal de voz durante o Handoff - Degrau tarifrio

74

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

Ordem Esta mensagem enviada para ordenar uma dada ao a uma estao mvel que esteja sintonizada no canal de voz. Entre as possveis ordens podemos citar a ordem para aumentar a potncia, ou a de liberao de uma chamada.

Palavra 1
CDTAS ORDEM Paridade

2 2

12

Figura 66 - Exemplo de uma possvel ordem enviada no FVC

Designao de um Canal de Voz Durante o Handoff Esta mensagem informa estao mvel que esta deve mudar do canal de voz que est sendo utilizado para um novo canal (figura 67). Esta mensagem contm o CDTAS associado ao novo canal, o CDTAS do canal de voz que est sendo utilizado para conversao e a potncia que a estao mvel deve empregar no novo canal.

Palavra 1
C D CDTAS T A PRESENTE S

Pot. da EM no CV

Novo Nmero do Canal

Paridade

11

12

Figura 67 - Mensagem de designao de um canal durante o Handoff

75

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

3.4

MENSAGENS DO RVC - FORMATO DE SINALIZAO

A seqncia de informao no canal RVC apresenta o mesmo formato que aquela do FVC. Contudo, neste canal a mensagem repetida 5 vezes.

101 bits
voz Bits de Sinc.

11
Palavra de Sinc.

48
Palavra A1

37

11

48
Palavra A2

37
Bits de Sinc.

11
Palav. de Sinc.

48
Palavra A3

37
Bits de Sinc.

11
Palavra de Sinc.

48

Palav. Bits de Sinc. de Sinc.

11

48

37
Bits de Sinc.

11

48
voz

Palav. Palavra A4 de Sinc.

Palav. Palavra A5 de Sinc.

Figura 68 - Seqncia de informao do RVC

76

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

Existem dois tipos de mensagens a serem enviadas no canal RVC, a saber:


Confirmao de uma ordem Endereo chamado. Esta mensagem enviada quando um assinante mvel que est em conversao tecla o nmero de um assinante C para consulta , ou para estabelecer uma conferncia. Esta mensagem tambm enviada quando o assinante ativa ou desativa um servio de assinante.

Palavra 1 1 2 3 ----------------------------- 7 8 dig. dig. dig. dig. dig. 4 4 Palavra 2 4 4 4 4 4 4 4 4 Paridade 12

9 10 11 ---------------------------- 15 16 dig. dig. dig. dig. dig. 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4

Paridade 12

Figura 69 - Mensagem de endereo chamado

77

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

ESTAO RDIO BASE

A Estao Rdio Base ou simplesmente ERB conectada ao MSC atravs de circuitos ponto a ponto. Esta estao tem como atividade principal trabalhar como repetidora da informao de voz e de dados, bem como supervisionar a qualidade do enlace de transmisso durante a conversao. Esta superviso realizada atravs do tom TAS e pela medio do nvel de intensidade dos sinais recebidos das estaes mveis. Uma Estao Rdio Base normalmente possui equipamentos para servir a uma clula omnidirecional ou a trs clulas setorizadas. Do ponto de vista de instalao as Estaes Rdio Base podem ser acomodadas em prdios comuns ou em "containers". A Ericsson fornece os seguintes tipos de Estaes Rdio Base: - RBS 882 para o sistema CMS 8800 e - RBS 883 para o sistema CMS 8810, cujas verses anteriores foram a RBS 880 e a RBS 881 respectivamente. Uma das maiores diferenas existentes entre a nova gerao e a gerao anterior reside no tamanho do equipamento. O tamanho do equipamento atual corresponde a 50% do tamanho do anterior. A Estao Rdio Base compreende as seguintes unidades funcionais: Grupo de Canal de Rdio (RCG), Interface Rdio-Central (ERI) e fonte de alimentao.

ERB Para o MSC

ERI

RCG
ERB

Alimentao

Figura 70 - Unidades funcionais da Estao Rdio Base

78

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

Com exceo do grupo de canais de rdio que ser descrito no item 4.1, vamos a um pequeno resumo das demais unidades. A Interface Rdio-Central (ERI) trabalha como um adaptador dos sinais entre o MSC e a Estao Rdio Base. Assim este equipamento recebe dados das unidades de canais e envia estas informaes para o MSC atravs do enlace de controle dedicado. J na direo oposta, o equipamento recebe dados do MSC atravs do enlace e os envia para a unidade de canal correspondente. Dependendo do modo de transmisso, a velocidade do enlace poder ser de 2,4 - 4,8 ou 9,6 kbit/s em enlaces analgicos ou de 64 kbit/s se o mesmo for digital. O captulo 8 descrever o ERI com mais detalhes. A tenso empregada pelas Estaes Rdio Base de +26,4V que pode ser suprida por um conversor AC/DC. No caso de interrupo de alimentao necessrio que exista uma forma de back-up, que normalmente realizada atravs de baterias.

+ 26,4 V
ALIMENTAO

AC/DC 0V BATERA DE BACK-UP

Figura 71 - Fonte de alimentao

Se no local existir a disponibilidade de -48V, a tenso de +26,4V obtida atravs de conversores DC/DC.

79

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

4.2

GRUPO DE CANAIS DE RDIO

A figura 72 apresenta um diagrama funcional do RCG. Esta configurao, (que constituda de 1 canal de controle, alguns canais de voz e um receptor de intensidade de sinal) tpica daquela empregada por uma clula padro.

CANAL DE CONTROLE

TX UC RX

CC

+ 26,4 V

CCRS VC1
VC2 VC3 A N-1

CANAL DE VOZ 1

COMBINADOR TX

PMU

TX UC VOZ
CANAL DE VOZ 2 A N-1

+ 26,4 V

VCN

RX
CC VC1

CANAL DE VOZ N

TX UC RX
RECEPTOR DE INTENSIDADE DE SINAL

+ 26,4 V
VC2 A N-1 VCN SR

MULTIACOPLADOR

RX

Dados
UC RX

+ 26,4 V
CC VC1

TESTADOR DE CANAL

TX UC RX

+ 26,4 V

VC2 A N-1 VCN SR

MULTIACOPLADOR

RX

Figura 72 - Diagrama de blocos de um RCG

Todo o equipamento contido na localidade da Estao Rdio Base montado em Racks do tipo 19 polegadas, onde podem ser montadas at 8 unidades de canal e as demais unidades mostradas na figura 73.

80

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

O RCG contm todas as unidades necessrias para realizar a comunicao com as estaes mveis, ou seja, este grupo contm: - unidade de canal - combinador (TX) - multiacoplador (MCA e MCB) - receptor de intensidade de sinal (SR) - oscilador de referncia (obrigatrio somente no CMS 8810) - comutador do canal de controle redundante (CCRS) - testador de canais (CT) - unidade de superviso de potncia (PMU) - sistema de antena As unidades dos canais de controle e dos canais de voz so idnticas, ou seja, cada unidade apresenta um transmissor (TX), um receptor (RX), uma unidade de controle (UC) e um amplificador de potncia (PA), que est conectado sada do transmissor. Estes amplificadores podem ser encontrados em trs diferentes verses, a saber: - 10 W - 25 W - 50 W A potncia de sada determina o tamanho da rea de cobertura do canal em questo. De modo a obtermos a cobertura desejada, deve-se selecionar a unidade de potncia mais indicada, bem como deve-se realizar um ajuste manual no local de instalao.

81

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

PD

U N IDA D E D E D IST R IB U I O

D IST R IBU I O D E FO R A D IV ISO R D E PO T N CIA

PS2

CT

CN5 CN6 CN7 CN8

C N . 5-8

A C O PL A D O R D IR E C . CHJ

C N . 1-4

CC CCR

SR

CN1 CN2 CN3 CN4

CANAL DE B A C K -U P
PS1 PD

Canal 1 Canal 2......8 Canal 2

Unidade de Canal de Controle (CC) Unidade de Canal de Controle (CV) Canal de Controle Redundante (CCR)

Figura 73 - Gabinete de Rdio

As unidades de canais de um mesmo RCG podem ser atribudas a diferentes clulas atravs de comandos enviados no MSC. Da mesma maneira podemos fazer com que as unidades de canal passem a operar como canais de voz, canais de controle ou como receptor de intensidade de sinal. Com o multiacoplador (MCA ou MCB) podemos conectar a uma antena at 48 canais de voz e 2 receptores de intensidade de sinal. O ganho do multiacoplador suficiente para compensar as perdas das redes de hbridas para diviso de potncia (Power-Split) que iro distribuir o sinal recebido para os receptores do sistema.

82

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

O multiacoplador de recepo utiliza um divisor de potncia de dois estgios, onde cada passo de diviso causa uma perda de 6 dB. Os divisores de potncia so completamente passivos e no so crticos quanto a freqncia. Estes divisores provem uma isolao melhor que 30 dB entre as sadas. O receptor de intensidade de sinal constitudo de um receptor e uma unidade de controle. Este receptor de intensidade de sinal tem por finalidade medir a intensidade do sinal recebido das estaes mveis em qualquer canal alocado nas clulas vizinhas. Os nmeros dos canais a serem investigados sero fornecidos pelo MSC. Os canais so continuamente amostrados um a um e o resultado destas medies armazenado na unidade de controle do receptor. Estes resultados so utilizados durante o procedimento de handoff, de modo que o MSC determine se a chamada em progresso deve ser comutada para a clula em questo. O oscilador de referncia (ROU) um oscilador altamente estvel construdo em um mdulo de 19 polegadas, cuja finalidade fornecer uma base de tempo de 31.250 KHz com a estabilidade de freqncia de 0,25 PPM. No sistema CMS 8810, onde esta unidade utilizada, o seu sinal distribudo aos geradores de freqncia de transmisso (FGTX) e de recepo (FGRX) em todas unidades de canal. Existem duas verses de ROU, uma para enlaces digitais entre o MSC e as ERBs e outra para enlaces analgicos. A verso empregada com enlaces digitais utiliza como referncia externa o clock do sistema PCM que chega do MSC via ERI. Esta verso utiliza um oscilador a quartzo compensado em temperatura (TCXO) com a estabilidade de freqncia de 1,5 PPM como um back-up para o clock PCM. A verso com enlaces analgicos no utiliza referncia externa, mas sim uma cmara a cristal que fornece a estabilidade de 0,25 PPM necessria. No caso de falha de ROU ser utilizado automaticamente o TCXO dos FGTX e FGRX, que apresenta uma estabilidade de 1,5 PPM. Durante a manuteno anual feito uma verificao de freqncia no sistema ROU, o que nos permite realizar ajustes somente em um oscilador ao invs de ajustarmos os osciladores de cada unidade de canal.

83

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

O combinador conecta at 16 transmissores a uma nica antena, o que nos de grande valia uma vez que atualmente os mastros encontram-se em processo de congestionamento. A ttulo de exemplo, podemos citar que em casos extremos, um mastro pode conter at 100 canais. O combinador constitudo dos seguintes elementos:

um circulador com baixa perda no sentido direto de transmisso e alta perda na direo reversa. cavidades ressonantes de alta eficincia para filtrar outras freqncias redes de transmisso conectadas em estrela.

PMU

TX1

TX2

TX3

TX4

Figura 74 - Combinador de transmisso

O filtro interno do combinador permite que exista para cada antena, somente um nico transmissor operando a uma dada freqncia. Em freqncias fora da freqncia de ressonncia do filtro, os transmissores esto isolados. A eficincia e a isolao obtidas a partir da cavidade ressonante aumentam a medida que a separao de freqncia aumenta. Quando todo vigsimo primeiro canal estiver conectado ao ponto comum, ser obtida uma boa performance eltrica, juntamente com preciso e tamanhos razoveis.

84

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

No circuito combinador, o sinal de rdio freqncia atinge um ponto comum, aps passar por dois circuladores e uma cavidade de alto Q. O propsito destes circuladores evitar que o sinal transmitido dos canais vizinhos (normalmente mltiplos de 21 canais) atinja o amplificador de potncia. As cavidades tambm suprimem sinais fora da faixa com uma maior atenuao naqueles sinais que apresentam uma maior separao de freqncia. Estes circuladores e cavidades minimizam a produo de harmnicos de intermodulao que poderiam causar interferncia ou falsos sinais para uma estao mvel que opera prxima a uma Estao Rdio Base. Estes harmnicos so gerados pelo amplificador de potncia dos outros canais. Como sabemos, este amplificador atua como um misturador que apresenta uma perda de potncia de 6 dB para as freqncias correspondentes a soma e a diferena dos dois sinais. Cada regulador reduz este nvel para 25 dB. Este arranjo, juntamente com o circulador do transmissor, reduz os harmnicos de intermodulao de 80 dB pelo menos. Star-junction o nome dado para a conexo paralela de vrias cavidades. O comprimento da linha de transmisso de conexo ajustado de modo que este seja um mltiplo mpar de um quarto de comprimento de onda, a fim de que o curto circuito para as freqncias fora da ressonante da cavidade seja transformado em um circuito aberto na juno. Para a faixa de passagem do filtro conectado, o transformador da "starjunction" aparece como uma mera parte da linha de transmisso. O testador de canais serve como um elemento de teste para o operador do MSC. Apesar de no mostrado na figura 72, este equipamento pode ser conectado a 9 antenas de transmisso e trs pares de recepo. Alm das unidades de canal o receptor de intensidade do sinal pode ser testado, sendo que o resultado dos testes so enviados ao operador via enlace de dados. A unidade de superviso de potncia (PMU) que se encontra conectada a sada do combinador, supervisiona a potncia direta e refletida bem com ativa um alarme quando a potncia refletida muito alta.

85

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

Quanto ao sistema irradiante, devemos dizer que dependendo do tipo empregado de clulas, existir um tipo de antena a ser utilizado, ou seja, clulas circulares exigiro antenas omnidirecionais enquanto que clulas setorizadas necessitaro de antenas direcionais. A figura 75 mostra o tipo de antenas empregado.

RX TX

RX TX

Omnidirecional

Direcional

Figura 75 - Tipos de antenas empregadas

86

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

Devido a diversidade em espao necessrio duas antenas de recepo espaadas de 3 a 5 metros. Os receptores so equipados com diversidade rpida, para reduzir a degradao da qualidade de conversao devida ao fading causado pela propagao mltipla. A figura 76 mostra a melhoria conseguida devida ao sistema de diversidade.

Nvel do sinal recibido ANTENA A

RECEPTOR A

Nvel do sinal recibido ANTENA B

RECEPTOR B

Sistema de Diversidade Sada

A MAX B

Figura 76 - Variao da intensidade do campo resultante do fading na antena A e B e o resultado conseguido pelo sistema de diversidade

A propagao mltipla resultante das reflexes no caminho de transmisso. O fading freqentemente se manifesta como variaes na intensidade do campo de 20 ou 30 dB com, valores em torno de alguns milisegundos, dependendo da velocidade do veculo. Como visto pela transmisso de dados isto significa que podem ocorrer burst de erros e como discutimos no captulo 3, existem maneiras de corrigir estes erros. Existem duas entradas de antenas para o sistema de diversidade em cada receptor. A combinao de sinais feita com um combinador de ganho igual. O ganho recebido com o sistema de diversidade depender da distncia entre as antenas de recepo. Com a distncia recomendada de 3 a 5 m atingido um ganho de aproximadamente 10 dB.

87

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

4.2
4.2.1

UNIDADE DE CONTROLE
Funcionamento

A unidade de controle (UC) baseada em um microprocessador, que constitui a inteligncia do canal. Entre as vrias funes realizadas pela UC, encontramos:

troca de mensagens entre o MSC e as estaes mveis. Os dados para as estaes mveis so formatados pela unidade com bits para sincronismo e de deteco de erros (cdigo BCH) e posteriormente inseridos no transmissor. Os dados recebidos das estaes mveis so detectados e decodificados, sendo os possveis erros corrigidos antes da mensagem ser enviada ao MSC. envio automtico de mensagens estao mvel. monitoramento de falhas do transmissor e receptor, bem como de outras unidades como por exemplo, do transmissor, do combinador, etc. Os alarmes so enviados ao MSC, para permitir os printouts de alarme. estabelecimento do canal. O nmero do canal recebido do MSC utilizado para o estabelecimento do gerador de freqncia. controle do transmissor. A UC a responsvel pela ativao e desativao do transmissor. Esta ao realizada com muita freqncia No canal de voz, pois toda vez que capturado para conversao, o seu transmissor ativado e desativado toda vez que a ligao liberada. controle de SQUELCH deteco do Tom de Sinalizao gerao/deteco do tom TAS. Quando ocorre a transmisso de voz, o tom TAS agregado a voz processada no transmissor. O tom TAS recebido das estaes mveis detectado e sua freqncia comparada com a freqncia do tom transmitido. A informao de qual freqncia a ser gerada originalmente recebida do MSC. medio de rudo. O valor mdio do rudo medido para que se possa calcular a relao sinal/rudo do tom TAS recebido (veja captulo 2.1). medio da intensidade do sinal. A intensidade do sinal recebido medida no receptor e avaliada na UC. enlace de linha. A comutao para a conexo das linhas de entrada e de sada implementada e controlada pela UC. controle do comutador de redundncia do canal de controle, CCRS (veja unidade de back-up do canal).

88

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

Os sinais de voz no so manipulados pela UC. A fim de realizarmos os testes de instalao, um terminal externo pode ser conectado a UC. Atravs deste, podemos solicitar o nmero do canal, estado de reviso e alarmes, bem como realizar controle de operaes, tais como ativao e desativao do transmissor, reposicionamento do SQUELCH, mudana do nmero de canal, etc. 4.2.2 Carga da Unidade de Controle A unidade de controle, entre outras coisas, consiste de um microprocessador com uma memria de programa implementada com memrias de escrita e leitura. Devido a esta propriedade das memrias cada unidade de controle deve ser carregada a partir de um banco de memria do MSC, antes de ser colocada em operao. Normalmente esta carga feita durante a instalao ou aps reparos. A carga da unidade de controle a partir do banco de memria ordenada manualmente, assim como a carga de novas revises do programa da unidade de controle a partir de uma fita para o banco de memria ordenada atravs de um comando.

4.2.3

Unidade de Canal de Back-Up (Redundncia do Canal de Controle)

Assim que o canal de controle de uma clula fica no-operacional, a mesma torna-se incapaz de prover qualquer servio (a no ser as chamadas j estabelecidas) . A fim de evitarmos tal situao, sempre que um canal de controle torna-se falho, um canal de voz pr definido (canal de back-up) assume automaticamente as tarefas do canal de controle. Para que isso possa ser realizado, as seguintes tarefas tm que ser efetuadas:

o MSC ordena que o canal de back-up interrompa a sua operao de voz.

como um canal

o canal de back-up recebe do MSC o nmero do canal de controle a ser substitudo. o canal de back-up assume automaticamente o modo de operao da memria do canal de controle, ou em um futuro prximo, este ser automaticamente carregado a partir do banco de memria. a sada do transmissor comutada pela chave de redundncia do canal de controle (CCRS) assumindo a posio de canal de controle no operativo na entrada do combinador de transmisso.

Um outro canal de voz pode ser definido como um elemento de back-up do receptor de intensidade de sinal. O procedimento descrito acima tambm se emprega neste caso.

89

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

No passado, algumas Estaes Rdio Base requeriam a existncia de dois canais de controle idnticos (assim como dois receptores de intensidade de sinal), um executivo e outro stand-by normalmente no utilizado, mas pronto para entrar em ao quando necessrio. A troca entre estes dois canais era executada a cada 24 horas com o propsito de controle.

90

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

ESTAES MVEIS

O equipamento do assinante mvel chamado de estao mvel. As estaes mveis so fabricadas por uma grande quantidade de fabricantes. Justamente por isso o projeto das estaes mveis e as facilidades de assinantes implementadas variam demasiadamente.

Figura 77 - Construo mecnica de uma Estao Mvel As estaes mveis podem ser utilizadas em diferentes aplicaes tais como:

estaes mveis instaladas no carro ou veiculares. transportveis, que podem ser transportadas mo. Normalmente este tipo de estao pode ser utilizada instalada no carro, mas podendo facilmente ser removida e utilizada em um barco ou avio. porttil, que uma unidade porttil pequena de baixa potncia. utilizada como elemento de substituio dos telefones pblicos em lugares de difcil conexo rede pblica, porm cobertas pelo planejamento celular. como telefones pblicos instalados em trens, barcos, etc. Esta aplicao requer que a informao de tarifa seja enviada pelo canal de voz.

91

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

5.1

POTNCIA DE SADA DA ESTAO MVEL

Quando comparamos a potncia de sada de uma Estao Rdio Base com uma estao mvel, chegamos a concluso que a desta ltima muito baixa. Contudo estes sinais podem ser captados pela Estao Rdio Base devido ao sistema de diversidade do receptor. A potncia mxima de sada da unidade montada no carro ordem de 3W e da porttil de 1W. A estao mvel em um acesso ao MSC, envia sua classe de estao, a qual indica sua mxima potncia de sada. Atravs do canal de controle, todas as estaes mveis so informadas a respeito de qual ser o nvel inicial de potncia que elas devem utilizar, quando adentram uma clula (veja as figuras 55 e 61).Esta informao permite que em clulas pequenas a potncia seja mais baixa que em clulas grandes, permitindo portanto uma distncia de reutilizao de freqncia menor ou seja, duas clulas que utilizam a mesma freqncia esto mais prximas uma da outra, embora isso aumenta a probabilidade de ocorrer interferncia cocanal. Durante uma conversao, a estao mvel deve aumentar ou diminuir a sua potncia transmitida (veja no captulo 2. os parmetros SSI e SSD). Este fato pode ocorrer porque a estao mvel pode estar, em um dado momento, prximo a Estao Rdio Base e em um outro instante estar longe da mesma. Por esta razo, a estao mvel pode automaticamente atenuar (desde que comandada) sua potncia mxima em 8 passos. Passo 0 1 2 3 4 5 6 7 Nvel de atenuao sem atenuao (p. ex. 3W) 4 dB 8 dB 12 dB 16 dB 20 dB (ou seja 30mW) 24 dB 28 dB (5mW)

92

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

A figura 78 apresenta um diagrama de blocos das principais unidades funcionais que compem uma estao mvel genrica.

PARTE OPERACIONAL

PARTE DE CONTROLE

PARTE DE RDIO

FILTRO DUPLEX

MICROFONE ALTOFALANTE

Figura 78 - Diagrama de bloco das unidades funcionais A parte operativa controlada por um microprocessador, o que nos permite incorporar a unidade uma grande quantidade de facilidades de assinantes (veja captulo 1.9) A parte operativa que est incorporada ao microtelefone, contm um teclado e um display de cristal lquido, que esto sob o controle do microprocessador. A parte de controle, que tambm baseada em um microprocessador, controla as seguintes funes:

sinalizao no caminho de rdio de acordo com o protocolo implementado, controle da seo de rdio, como por exemplo, selecionar um canal, inicializar o transmissor, abertura do caminho de voz, decidir qual TAS deve ser devolvido, etc. comunicao com a parte operativa, por exemplo durante a recepo do nmero de B teclado e o seu conseqente envio pelo canal de rdio, etc.

A parte de rdio (transmissor, receptor e amplificador de potncia) funciona de modo similar a parte de rdio da Estao Rdio Base. Um filtro duplex utilizado para a transmisso e recepo simultnea pela mesma antena. Para operao com as mos livres pode ser instalado um microfone e um alto falante adicional. 93

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

5.1.2

Varredura dos Canais de Controle

Para sintonizar o melhor canal de controle, a estao mvel faz uma busca entre os canais de controle existentes. A esta busca damos o nome de varredura (scanning). Esta tarefa inicia-se com a unidade lgica inserindo automaticamente o nmero do primeiro canal de controle, no gerador de freqncias. O receptor ento "sente" se a qualidade de recepo boa ou no e caso no seja, a varredura continua at que um canal de controle seja encontrado ou at que os vinte e um canais de controle sejam varridos. O tempo para comutar de um canal para outro denominado de tempo de comutao, que de 20 ms para canais adjacentes (que o caso dos canais de controle), e de 40 ms para canais no adjacentes.

5.1.3

Informaes Pr-Programadas na Estao Mvel

Entre outras informaes que devem ser pr-programadas antes da instalao de uma estao mvel encontramos as seguintes:

o nmero da estao mvel (NEM) que utilizado sempre no caminho de rdio. Este nmero pode ser dividido em duas partes, ou seja, os trs dgitos mais significativos e os sete dgitos menos significativos. Em algumas aplicaes no CMS 8800, somente os sete dgitos menos significativos so necessrios ao MSC. Este pedido repetitivo enviado na SPOM. nmero de srie que identifica de forma nica a estao mvel. Este nmero estabelecido pela fbrica e no altervel. Este nmero enviado somente quando a mensagem SPOM assim o determinar. identidade do sistema e do operador celular. a classe de estao (SCM) que indica a mxima potncia de sada e o tipo de estao mvel. Esta informao tambm indica se a estao mvel tem a possibilidade de sintonizar da faixa estendida. Se esta possibilidade existir, o MSC selecionar canais como primeira escolha um dos canais da faixa estendida. alocao dos canais de controle, que indica o primeiro canal de controle (p. ex. o canal 23 para o sistema A na Inglaterra). Esta informao utilizada durante a varredura dos canais de controle. classe de sobrecarga, o que torna possvel evitar que certas classes de estao mvel tenham acesso ao MSC (veja a figura 59).

94

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

5.4.1 Memria Dinmica Esta memria dinmica pode ter seu contedo alterado pelo programa do microprocessador. Isto significa que o seu contedo ser apagado se a estao mvel estiver desligada por mais de 24 horas. O MSC atualiza constantemente esta memria, atravs do envio de dados que por sua vez sero utilizados pela estao mvel para determinar qual ao deve ser executada. Alguns exemplos de quando esta memria utilizada:

envio do nmero de srie; envio dos sete dgitos menos significativos; executar o registro peridico; identificao do sistema ou de rea que poder levar a estao mvel a executar o registro em reas de localizao diferentes; utilizao da potncia inicial especificada para o acesso ao sistema.

95

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

PLANEJAMENTO CELULAR

O objetivo a ser alcanado pelo planejamento celular obter uma alta densidade de trfego, ou em outras palavras, desejamos que uma grande quantidade de assinantes por quilmetros quadrado utilizem o sistema com um grau de servio e uma qualidade de conversao aceitvel. muito comum encontrarmos termos como tipo de clula, tamanho da clula, reutilizao de freqncia, diviso celular, cluster, padro celular e clulas sobrepostas, na maioria das descries que tratam de planejamento celular. Portanto, este captulo ir dar alguma explicao a este respeito. Ser dado tambm um exemplo de como as diferentes freqncias so alocadas a cada clula, bem como possvel expandir o sistema.

6.1

TAMANHO DA CLULA

A extenso da cobertura da rea de uma Estao Rdio Base dependente dos seguintes fatores: - potncia de sada do rdio transmissor; - banda de freqncias utilizada; - altura e localizao da antena; - tipo da antena; - topografia de rea e - sensibilidade do receptor. Nos sistemas convencionais, a cobertura mais eficiente obtida atravs de uma rea de cobertura grande e uma grande potncia irradiada. Contudo esta tcnica, como veremos a seguir, no apropriada para os sistemas celulares, exceto em reas onde necessria uma baixa densidade de trfego. Como dissemos, atualmente empregado dois tipos de antenas, ou seja:

antenas onminidirecionais, que transmitem igualmente em todas direes, cobrindo uma rea em torno de 15 km de raio. antenas direcionais, que concentram a sua potncia em setores de 120 graus, cada uma cobrindo uma distncia de 2 a 4 km.

96

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

Pelo ajuste da potncia de sada do transmissor da Estao Rdio Base, a rea de cobertura pode ser ajustada para o tamanho necessrio. Atualmente, a menor clula mundial encontrada em Londres com um raio de cobertura de 500 m. As ondas de rdio propagam-se a partir da Estao Rdio Base em uma linha reta que denominada de linha de visada. Isto significa que um usurio de uma estao mvel localizado atrs de um grande obstculo, como por exemplo uma montanha, ou um tnel, estar em uma rea sem cobertura denominada de "sombra de rdio". Contudo os prdios das grandes cidades no so crticos graas a propriedades de reflexo das ondas de rdio, que minimizam o efeito de "sombra", isto sem contar que em reas com alta densidade de trfego empregam uma grande quantidade de pequenas clulas, o que nos permite preencher estas reas sem cobertura.

6.2

REUTILIZAO DE FREQNCIA

Nos captulos anteriores foi dito, que do conjunto de canais que compem o espectro do sistema CMS 88, somente um pequeno grupo (normalmente algo em torno de 10 a 30 canais de voz e 1 canal de controle) alocado a uma clula. Ainda destes tpicos foi dito que diferentes conjuntos de freqncias devem ser alocados s clulas vizinhas, uma vez que para apresentarmos uma total cobertura de rdio, as clulas devem sobrepor-se. Contudo se utilizarmos nestas clulas a mesma freqncia da original, iremos criar nestas reas de sobreposio uma certa interferncia, que recebe o nome de interferncia co-canal. Esta interferncia o fator que nos leva a utilizar uma distncia substancial entre duas clulas de mesma freqncia. A esta distncia dado o nome de distncia de repetio e o fato de utilizarmos a mesma freqncia em diferentes clulas denominado de reutilizao de freqncias. Da tcnica de reutilizao, podemos concluir que o nmero mximo de canais de voz, passa agora a ser um mltiplo de 333, ou mais precisamente um mltiplo de 312.

97

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

6.3

DISPOSIO DOS CANAIS

Um grupo de clulas vizinhas utilizando todo o grupo de 333 canais de voz disponveis no sistema CMS 8800 denominado de um cluster de clulas. Em outras palavras, dentro de um cluster no existe reutilizao de freqncias. O nmero de clulas que compem o cluster difere de acordo com a tcnica aplicada. As estruturas mais empregadas pela Ericsson so:

padro 7 clulas (com 7 clulas onminidirecionais) e o padro 21 clulas (com 7 estaes Rdio Base, onde cada uma contm 3 clulas setorizadas).

Em um cluster com sete clulas existiro sete diferentes conjuntos de freqncias, que por exemplo podem receber o nome de A, B, C, D, E, F, G. Contudo, em um cluster com vinte e uma clulas, estas sero denominadas de : A1, A2, A3 B1, B2, B3 C1, C2, C3 D1, D2, D3 E1, E2, E3 F1, F2, F3 G1, G2, G3 Um exemplo de tal cluster encontra-se mostrado na figura 79.

B1 G1 G2 F1 F3 F2 E3 A3 E1 E2 B3 A1 A2 B2 C3 D1 D2 C1 C2

G3

D3

Figura 79 - Cluster com 21 clulas

98

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

A1 B1 C1 D1 E1 F1 G1 A2 B2 C2 D2 E2 F2 G2 A3 B3 C3 D3 E3 F3 G3
333 332 331 330 329 328 327 326 325 324 323 322 321 320 319 318 317 316 315 314 313 312 311 310 309 308 307 306 305 304 303 302 301 300 299 298 297 296 295 294 293 292 291 290 289 288 287 286 285 284 283 282 281 280 279 278 277 276 275 274 273 272 271 270 269 268 267 266 265 264 263 262 261 260 259 258 257 256 255 254 253 252 251 250 249 248 247 246 245 244 243 242 241 240 239 238 237 236 235 234 233 232 231 230 229 228 227 226 225 224 223 222 221 220 219 218 217 216 215 214 213 212 211 210 209 208 207 206 205 204 203 202 201 200 199 198 197 196 195 194 193 192 191 190 189 188 187 186 185 184 183 182 181 180 179 178 177 176 175 174 173 172 171 170 169 168 167 166 165 164 163 162 161 160 159 158 157 156 155 154 153 152 151 150 149 148 147 146 145 144 143 142 141 140 139 138 137 136 135 134 133 132 131 130 129 128 127 126 125 124 123 122 121 120 119 118 117 116 115 114 113 112 111 110 109 108 107 106 105 104 103 102 101 100 99 81 60 80 79 78 57 59 58 37 16 98 77 56 97 76 55 34 13 96 75 54 33 12 95 74 53 32 11 94 73 52 31 10 93 72 51 30 09 92 71 50 29 08 91 70 49 28 07 90 69 48 27 06 89 68 47 26 05 88 67 46 25 04 87 66 45 24 03 86 65 44 23 02 85 64 43 22 01 84 63 42 21 83 82 62 61 41 40 20 19 -

39 38 18 17

36 35 15 14

Tabela 3 - Mtodos de alocao de freqncias

Desta tabela podemos observar que os canais utilizados na mesma clula estaro sempre separados por 21 canais. Esta caracterstica alm de facilitar a utilizao do combinadortransmissor, tambm elimina o risco de possveis interferncias entre canais adjacentes presentes em uma mesma clula. Como observao final, devemos dizer que a tabela 3 leva em considerao que a densidade de trfego est distribuda de forma igual entre as vrias clulas.

99

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

6.4

DIVISO CELULAR, OU UM EXEMPLO DE UM PLANO DE EXPANSO SUCESSIVA

Vamos inicialmente supor a introduo de um novo sistema que cubra uma grande cidade e suas reas vizinhas. Se pudermos afirmar que em um futuro prximo a densidade de assinantes ser baixa, no existir necessidade de expandir o sistema rapidamente, o que causaria um excesso de capacidade a um alto custo e sem retorno imediato. Em um primeiro passo pode ser estabelecida uma Estao Rdio Base com uma antena alta e uma potncia de sada suficiente para cobrir uma rea de 20 km, por exemplo. De acordo com a j mencionada estrutura de cluster, a esta estao poderemos ter alocado um grupo de freqncias, como por exemplo, o grupo A (A1, A2, A3) e consequentemente esta estao estar limitada a aproximadamente 45 canais de voz e trs canais de controle. Uma boa maneira de aumentar a capacidade dentro da mesma cobertura colocarmos mais trs estaes sobrepostas como ilustra a figura 80. Estas trs novas clulas trabalharo temporariamente como clulas omnidirecionais, mas como no futuro estas sero substitudas por clulas setorizadas, o grupo de freqncias ser definido de acordo com as freqncias que elas operaro no futuro. Neste exemplo foi escolhido os grupos C1, E1 e G1. Observando com mais detalhes a tabela de alocao, descobrimos que a distncia entre os grupos grande, o que muito interessante para qualidade de transmisso. A capacidade neste instante foi aumentada de mais 45 canais.

A1,A2,A3

G1

C1

E1

Figura 80 - Situao inicial de um sistema celular hipottico 100

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

Com o passar do tempo torna-se necessrio aumentar a capacidade da rea central. Para isso, diminuimos a cobertura da estao de grupo A, atravs da reduo de sua potncia e sua conseqente rea de cobertura. Apesar das clulas C1, E1 e G1 serem projetadas para cobrir os subrbios, estas clulas podem em alguns casos prover uma cobertura auxiliar a rea central.

G1 A3

A1 A2 E1

C1

Figura 81 - Acrescentando capacidade ao nosso sistema hipottico

Um cluster de 21 clulas totalmente expandido obtido a partir da diviso celular da figura 82. A diviso de clulas grandes em clulas pequenas implica que a distncia de repetio torna-se menor e o nmero de canais dentro da mesma rea geogrfica aumenta, o que aumenta a capacidade do sistema.

101

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

Na figura 82 tambm notamos que mais clulas so acrescentadas. Estas novas clulas reutilizam canais de acordo com o mtodo previamente descrito. Isto significa que todas as clulas com o nmero G1 operam na mesma freqncia.

E1 E3 C1 C3 D1 D3 D2 C2 E2

D3 G1 G3 F1 F3 B1

D2 B3 G2 A3 F2 E3

B1 B2 A1 A2 E1 E2

E3 C1 C3 D1 D3 G1

E2 G3 C2 F3 D2 B3

G1 G2 F1 F2 B1 B2

Figura 82 - Reutilizao de freqncias em um cluster com 21 clulas

6.5

CLULAS SOBREPOSTAS

A tcnica de sobrepor clulas empregada em diferentes situaes para resolver problemas especficos. A regio de fronteiras entre clulas grandes e pequenas so um exemplo tpico de tal situao. Podemos definir uma clula sobreposta como sendo um grupo de canais de voz alocados na mesma regio de uma clula comum, que recebe o nome de clula sobposta. A clula sobreposta difere da sobposta porque alm de apresentar um raio menor, no possui receptor de intensidade de sinal e canal de controle. Portanto, para se estabelecer uma chamada, ou um handoff para a clula sobreposta, torna-se necessrio o uso do SSR e do canal de controle da clula sobposta. Para que possamos garantir que uma chamada de ou para um assinante mvel ocupe um dado canal de voz de uma clula sobposta, de vital importncia que j tenhamos conhecimento de qual a intensidade do sinal do mvel, quando de um acesso do mesmo ao sistema. A intensidade do sinal recebido enviada ao MSC quando de uma chamada originada ou de uma resposta a busca.

102

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

No MSC este sinal avaliado para que possamos determinar se ser utilizada a clula sobreposta ou a sobposta.

Clula Sobreposta

Clula Sobposta

Figura 83 - Clula sobreposta

Quando em uma chamada que est se processando em um canal de voz de uma clula sobposta, o nvel de intensidade do sinal recebido, ultrapassar o limiar SSO, ser pedido um handoff para a clula sobreposta. Por outro lado, quando uma chamada que se processa na clula sobreposta o nvel do sinal recebido cair abaixo do limiar SSU, ser pedido um handoff para uma outra clula. Caso no se encontre uma clula melhor, o handoff ser realizado para a clula sobposta.

6.6

PROTEO CONTRA INTERFERNCIA CO-CANAL

Como j foi mencionado anteriormente, os sistemas celulares de grande porte reutilizam freqncias, originando assim uma grande quantidade de clusters. Um exemplo de tal sistema encontra-se mostrado na figura 82. Como j foi dito, a probabilidade de uma estao mvel sofrer uma interferncia co-canal aumenta com a reutilizao de freqncias, ou seja, durante uma conversao, a estao mvel recebe sinais de outras Estaes Rdio Base que transmitem a mesma freqncia do canal de voz por ela empregado. De modo que possamos evitar tais situaes, foi implementado trs diferentes tons de udio de superviso (TAS) que sero alocados no sistema da forma como descrito a seguir.

103

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

Todos os canais de voz de um determinado cluster principal utilizariam, por exemplo, o tom TAS1 de 5970 Hz. O cluster vizinho utilizaria o tom TAS2 de 6000 Hz e os canais de voz do clusters vizinhos a este ltimo, utilizariam o tom TAS3 de 6030 Hz. Em tal situao, os canais de voz de mesma freqncia utilizariam tons TAS diferentes, o que pode ser facilmente reconhecido pela estao mvel. Toda vez que uma estao mvel levada a utilizar um dado canal de voz, ela tambm informada de qual TAS ser transmitido nesse canal (veja a figura 55). Se durante a conversao o tom TAS no aquele esperado, este no ser devolvido a Estao Rdio Base, o que levar a um handoff imediato ou a liberao da chamada (veja figura 17). A interferncia co-canal tambm pode ser detectada pela Estao Rdio Base. A fim de protegermos o canal de controle, encontra-se implementado um cdigo com quatro diferenas valores, denominado de Cdigo Digital de Detecao CDD.

6.7

CLCULO DA CAPACIDADE DE TRFEGO DE UMA CLULA

A questo principal do planejamento celular determinar quantos assinantes podem ser servidos por uma clula. Para respondermos esta questo, devemos considerar a qualidade de servio apresentada na "oferta", ou em outras palavras, a porcentagem de congestionamento permitido. A este parmetro dado o nome de grau de servio. Para um grau de servio especfico, a relao entre o nmero de canais existentes e a densidade de trfego por canal segue o tradicional diagrama de Erlang, como aquele mostrado na figura 84. Deste diagrama observamos que quando o nmero aumenta de um certo valor, os canais podem ser mais eficientemente ulilizados. Pode-se observar tambm que quando se permite um nmero maior de chamadas perdidas, consegue-se uma maior capacidade. A ttulo de exemplo, vamos assumir que uma clula contenha 20 canais de voz e que 1% das chamadas possam ser perdidas devido ao congestionamento. De acordo com o diagrama, o trfego por canal de 0,6E e a capacidade total da clula de 20 x 0,6 = 12E Para que possamos conhecer quantos assinantes podem ser servidos por esta clula, temos que determinar o quanto eles "falam" durante o pico de trfego. Estima-se que as chamadas originadas pelos assinantes mveis sejam de 0,02E e que as chamadas aos assinantes mveis sejam 0,01E, resultando no total de 0,03E.

104

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

Portanto, a quantidade total de assinantes que podem ser servidos ser: Capacidade total da clula / Capacidade necessria por um assinante 12E/0,03E = 400 assinantes.

Trfego por canal

1,0 0,9 0,8 0,7 0,6 0,5 0,4 0,3 0,2 0,1 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100
1% 0,5% 0,1%

Proporo de chamadas perdidas

Nmero de canais em uma clula

Figura 84 - Diagrama de Erlang

105

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

CENTRO DE COMUTAO DE SERVIOS MVEIS (CMS)

A Ericsson utiliza o AXE 10 digital como o centro do seu sistema celular. Um projeto altamente modular torna o AXE 10 flexvel para adapt-lo a diferentes aplicaes. Em todo mundo as centrais AXE 10 atuam como centrais locais, trnsito nacional e internacional, assim como centrais de telefonia mvel nos Sistemas Nrdico, Ingls e Americano. A escolha do AXE 10 automaticamente d ao assinante mvel as mesmas facilidades que se encontram disponveis na rede de telefonia pblica. Tambm se possibilita a incorporao de novos desenvolvimentos resultantes de pesquisa e atualizao constante do AXE 10. Estrutura do Sistema O AXE 10 consiste de subsistemas, que executam funes especficas na central telefnica. Cada subsistema projetado com um alto grau de autonomia e conectado a outros subsistemas via interfaces padro. Esta arquitetura de sistema significa que vrios subsistemas podem ser combinados de diferentes maneiras para satisfazer as necessidades dos diversos tipos de tamanhos de centrais telefnicas. O AXE 10 consiste de dois sistemas: - o sistema de comutao APT; - o sistema de processamento de dados APZ, cada qual constitudo de vrios susbsistemas.

106

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

7.1

SISTEMAS DE COMUTAO APT

O sistema de comutao atualmente implementado no MSC o sistema APT 210 08. Na figura 85 so mostrados os seus subsistemas. Alguns desses subsistemas so implementados tanto em hardware como em software e outros somente em software.

APT

ERB MTS GSS

TSS

CCS ERB

SOFTWARE REGIONAL E HARDWARE TSS SOFTWARE CENTRAL

SUS

GSS

MTS

TCS

CCS

CHS

OMS

TSS CCS GSS MTS SUS TCS CHS OMS

Subsistema de Troncos e Sinalizao Subsistema de Sinalizao por Canal Comum Subsistema de Seleo de Grupo Subsistema de Telefonia Mvel Subsistema de Servios de Assinantes Subsistema de Controle de Trfego Subsistema de Tarifao Subsistema de Operao e Manuteno

Figura 85 - Subsistemas no APT

107

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

SUBSISTEMA DE TRONCO E SINALIZAO (TSS) Este subsistema supervisiona o estado das linhas tronco para a rede pblica de telefonia e para MSCs. A sinalizao controlada pelo TSS. Entretanto, de acordo com o CCITT no. 7, a informao de sinalizao buscada no e enviada para o subsistema CCS. SUBSISTEMA DE SINALIZAO POR CANAL COMUM (CSS) Este subsistema contm funes para sinalizao, roteamento, superviso e correo de mensagens enviadas de acordo com o CCITT no. 7. O MSC utiliza este tipo de sinalizao tambm utilizada pelas centrais pblicas. SUBSISTEMA DE SELEO DE GRUPO (GSS) Este subsistema controlado pelo TCS. O subsistema GSS estabelece, supervisiona e libera as conexes atravs do seletor de grupo. A seleo do caminho de comutao realizada atravs do software. SUBSISTEMA DE TELEFONIA MVEL (MTS) Todas as funes especficas de assinantes mveis, da rede celular assim como sinalizao com as estaes mveis so controladas pelo MTS. Tambm fornece os dados necessrios ao subsistema CCS para sinalizao de MSC. As funes especficas de operao e manuteno para o sistema celular tambm so implementadas no MTS. SUBSISTEMA DE SERVIOS DE ASSINANTES (SUS) Todas as funes para os servios de assinantes so implementadas neste subsistema. SUBSISTEMA DE OPERAO E MANUTENO (OMS) As funes gerais de operao e manuteno do sistema de comutao esto incorporados no OMS. O subsistema toma medidas adequadas quando ocorre falhas, coleta dados para estatsticas de trfego, trata os dados administrativos iniciados por comandos, etc. SUBSISTEMA DE CONTROLE DE TRFEGO (TCS) Este subsistema controla o estabelecimento e a liberao das conexes de conversao. O subsistema armazena e controla os dgitos recebidos do MTS e TSS e baseado nas informaes memorizadas sobre classes de tarifa, rotas, categorias de assinantes, etc., decide como a chamada dever ser encaminhada. Sries numricas internas ao MSC e cdigo de rea do MSC (captulo 1.6) so entre outras coisas armazenadas em TCS. No MSC, a maior parte do controle de trfego executada em estreita cooperao com o MTS.

108

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

SUBSISTEMA DE TARIFAO Este subsistema utilizado para tarifar os assinantes mveis. As chamadas de sada so normalmente tarifadas atravs de bilhetagem automtica. Isto significa que dados sobre cada chamada tais como nmero do assinante chamador e chamado, data, horrio, durao da chamada, etc., so armazenados em fita magntica, por exemplo. Se o sistema celular tem mais que um MSC, os dados de tarifao de todos eles devem ser processados juntos, pois o assinante mvel pode originar chamadas de sadas de diversos MSCs. O CHS tambm fornece facilidades de clculo entre os operadores celulares e da rede pblica.

109

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

7.2

SISTEMA DE PROCESSAMENTO DE DADOS APZ

Dois processadores centrais do MSC so atualmente oferecidos pela Ericsson.

o processador central APZ 211 utilizado para as necessidades das centrais de mdio porte. o processador central APZ 212 utilizado para as necessidades extremas tal como em grandes reas metropolitanas.

Um fator importante que os processadores so totalmente compatveis de modo que a mudana do APZ 211 para o APZ 212, em uma ampliao ocorre sem que a central fique fora de servio. O sistema APZ pode ser dividido nos seguintes subsistemas: - Subsistema de Processamento Central (CPS) - Subsistema de Processamento Regional (RPS) - Subsistema de Manuteno (MAS) - Subsistema de Entra/Sada (IOS) ou os seguintes subsistemas como alternativas do IOS: - Subsistema de Comunicao Homem-Mquina (MCS) - Subsistema de Processamento de Suporte (SPS) - Subsistema de Comunicao de Dados (DCS) - Subsistema de Gerncia de Arquivos (FMS) Nota: estes subsistemas alternativos no esto ainda disponveis no MSC.

SUBSISTEMA DE PROCESSAMENTO CENTRAL (CPS) O CPS constitudo de software e hardware. O hardware consiste de um par de processadores centrais (CPs). O CPS armazena e executa o software do processador central para o sistema de comunicao controlando as funes mais complexas. Tambm executa funes como administraes de trabalho, controle de trabalho, controle de memria, carga e mudana de programas, etc.

SUBSISTEMA DE PROCESSAMENTO REGIONAL (RPS) O RPS consiste de hardware e software. O hardware localizado no MSC est na forma de processadores regionais (RPs) e terminais de sinalizao (STCs). O hardware localizado nas Estaes Rdio Base est na forma de processadores regionais de mdulo de extenso (EMRPs) e terminais de sinalizao (STRs).

110

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

O software do RP e EMRP armazena e executa o software regional para o sistema de comutao realizando tarefas simples de alta capacidade e rotineiras. O STC e o STR controlam a comunicao de dados entre o MSC e a Estao Rdio Base. SUBSISTEMA DE MANUTENO (MAS) O MAS supervisiona a operao correta do sistema de processamento de dados. Localiza falhas de hardware e erros de software e toma decises apropriadas para minimizar os efeitos de tais falhas/erros. SUBSISTEMA DE ENTRADA/SADA (IOS) Este subsistema controla a comunicao homem-mquina atravs de comandos e printouts assim como entrada e sada de dados nas fitas magnticas, enlaces de dados, fitas cassetes e a distribuio de alarmes para os painis de alarme visual.

7.3

DIAGRAMA DE HARDWARE DE MSC

A figura 86 mostra um diagrama de hardware simplificado do MSC.

PARA BS

PARA PSTN

VOZ SINALIZAO

Figura 86 - Diagrama de MSC simplificado

111

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

A figura 87 mostra o diagrama de hardware do MC em maiores detalhes assim como os dois tipos possveis de conexo com as Estaes Rdio Base.

MSC
GSS TCON
TCON PCD

TSS ETC

De/Para MSC/PSTN De/Para PSTN ETC CSR P CSD C CRD


D P C D

MTS
BS 1

KR BL

PCD
PCD

T S M

S P M

T S M

ITC

OTC

DAM PCD ASD

Lnhas PCM Voz e dados

MBLC PCD
MBLT

AM RD
SYNC

PCD-D
CLM

ST-7

RCM RP RP

MJC
RP RP RP

RPS STC

RP

RP

CPS
CPA-A

RP-BUS
CPA-B AMU/MAU

SP
IOG-11

DCS, FMS, MCS, SPS

Figura 87 - Diagrama de hardware do MSC

112

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

8
8.1

CONEXES ENTRE MSC E ESTAES RDIO BASE


TRANSMISSO ENTRE MSC E ERB

Cada Estao Rdio Base conectada a um MSC via conexo do tipo 4 fios. A transmisso envolve diferentes meios tais como cabos de par tranado, cabo coaxial, fibra ptica ou sistemas de repetidor de rdio e diferentes modos de transmisso analgica ou digital.

8.2

COMUNICAO DE DADOS MSC - ERB

A comunicao entre MSC e a Estao Rdio Base ocorre nos seguintes casos:

quando o MSC origina uma mensagem para uma estao mvel a ser enviada no canal de controle ou no canal de voz. quando o MSC recebe uma mensagem da estao mvel. quando o MSC recebe um pedido da ERB, como por exemplo, um pedido de handoff quando o MSC envia uma mensagem para a ERB, como por exemplo, pedido dos resultados das medies em um processo de handoff. quando o MSC recebe uma mensagem de alarme devido a uma falha na parte de rdio, como por exemplo, falha no transmissor, falha de potncia ou devido a uma falha em qualquer unidade da ERI, etc. quando o MSC recebe uma mensagem originada em um terminal de E/S na ERB. quando o chamado alarme externo detectado, devido a intruso na Estao Rdio Base, incndio, etc. quando outras rotinas de manuteno devem ser executadas, como por exemplo, carga das unidades de canal a partir do banco de memria no MSC, testes de rotinas das mesmas unidades ou dos EMRPs, etc.

A figura 88 apresenta um diagrama de hardware enfatizando a transmisso de dados entre MSC e uma ERB. A figura mostra uma linha PCM de 30/32 canais sendo utilizada (linhas PCM de 24 canais ou linhas analgicas tambm podem ser utilizadas).

113

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

Por razo de simplificao somente uma linha PCM mostrada. Dependendo do destino da informao, as seguintes unidades tomam parte ativa na comunicao de dados: - CP, STC, STR, EMRP, UC ou - CP, STC, STR, EMRP, terminal E/S ou - CP, STC, STR, EMRP, alarme externo

Linha PCM 31 0 16 16 0 31

CANAL DE CONTROLE
M U X

GSS

E T C

TX UC RX TX UC
CANAL DE VOZ 2 A N-1

16
64 Kbits/s

16
64 Kbits/s

CANAL DE VOZ 1 EMRP 1-A


DEVCB

STC-A

STR-A

MD 1-A
MDCUB MDCUB

RX

CANAL DE VOZ N

TX UC RX
RECEPTOR DE INTENSIDADE DE SINAL

MD 1-B

CP

DEVCB

EMRP 1-B
EMRP 0 (IOIM)

UC

RX

TESTADOR DE CANAL

TX UC RX

Figura 88 - Comunicao de dados MSC-ERB Por razes de segurana, um par de EMRPs normalmente alocado para controlar as unidades de canal (UCs). Um EMRP est sempre no estado executivo enquanto o outro fica no estado passivo esperando entrar em ao em uma situao de falha. O EMRP executivo atua como um mestre, varrendo todas as UCs, endereando-as a cada 10 ms. Se qualquer mensagem estiver no estado de espera, ela ser buscada. Um EMRP (ou um par EMRP) pode controlar (enderear) no mximo: 8 canais de controle, 32 canais de voz, 8 receptores de intensidade de sinal, 2 testadores de canais. 114

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

Recomenda-se um EMRP no duplicado para controle de uma interface de E/S, normalmente uma teleimpressora porttil, e para controle de interface dos alarmes externos. As seguintes unidades so utilizadas somente como um meio de transmisso na comunicao de dados:

ETC, canal 16 na linha PCM (um em cada direo), MUX, MD. O canal 16 chamado de enlace de controle ou enlace de sinalizao.

Uma mensagem do MSC para uma unidade de controle especfica (UC) ser transmitida da seguinte maneira:

O CP envia a mensagem para o STC alocado para a Estao Rdio Base. A parte da mensagem que contm o endereo correto do EMRP que controla a UC receptora, processada pelo STC, assim como o contedo da mensagem. Esta ento enviada de acordo com o diagrama de sinalizao por canal comum que baseado no protocolo no. 7 da CCITT. STC envia a mensagem ao STR no meio de transmisso composto pelo ETC, canal 16 do enlace PCM e MUX. O ETC e o MUX asseguram o fluxo de dados de 64 Kbit/s na insero do canal 16 durante envio e na retirada durante a recepo. O STR recebe a mensagem, verifica se a transmisso foi correta atravs do check sum, reformata a mensagem de sinalizao e envia a mesma ao EMRP no bus de EMRP. O EMRP calcula o endereo da UC e envia a mensagem ao MD. O MD, que est conectado ao EMRP, transforma o dado paralelo em uma seqncia de dados de acordo com o protocolo HDLC. A UC reconhece seu endereo enquanto supervisiona o fluxo de dados no bus de dados e retira a mensagem.

STC

STR

Figura 89 - Comunicao STC-STR utilizando o protocolo de sinalizao por canal comum (baseado no CCITT N 7)

115

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

8.3

LINHAS DE VOZ ENTRE MSC E UMA ERB

Cada canal de voz tem uma linha de voz bidirecional dedicada entre a unidade de canal de voz na ERB e o seletor de grupo (via ETC) em MSC. A figura 90 mostra que a voz recebida por um RX da estao mvel enviada em forma analgica para o MUX, que executa a converso para digital e faz a insero no canal PCM associado. No MSC, o contedo da informao trazida pelo canal PCM, que tratada pelo Circuito Terminal de Central (ETC), enviado ao seletor de grupo que comuta para a direo desejada. Na direo da estao mvel, o MUX recebe os dados de conversao na forma digital do seletor de grupo e ETC no canal PCM correspondente. Os dados so convertidos para a forma analgica e dirigidos ao TX dedicado para transmisso via rdio. Como se pode ver na figura 90, o MUX interfaceia uma linha PCM de 32 canais a 2 Mbit/s. Como o canal 0 na linha PCM de 32 canais normalmente utilizado para sincronizao e transmisso de alarme e o canal 16 para transmisso de dados, uma linha PCM serve a 30 canais de voz. Um processador regional (RP) ser informado pelo ETC se a qualidade de transmisso na linha PCM no for a desejada e o MSC tomar determinadas providncias para manuteno.
CANAL DE C O N T R O LE

TX UC Linhas de voz analgica


0 31

RX TX

CANAL DE VOZ 1

Linha P C M 31 0 16 16

UC
M U X

RX

GSS

E T C

CANAL DE VOZ 2 A N -1

CANAL DE VOZ N

TX UC RX
R EC EPT O R D E IN TEN SID A D E D E SIN A L

RP

UC

RX

TESTA D OR D E CA NA L

TX UC RX

Figura 90 - Linhas de voz MSC-ERB (so utilizados os canais PCM 1, 2...15 e 17, 18...31)

116

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

8.4

CONEXES DUPLICADAS

At agora foi considerada uma cofigurao PCM no duplicada. Em caso de uma falha na linha PCM, a Estao Rdio Base estaria isolada e consequentemente todas as estaes mveis dentro de sua rea estariam fora de servio. Da a vantagem de se ter 2 linhas PCM para uma Estao Rdio Base. Isto implica numa duplicao de ETC e MUX. Um controle duplicado ser alcanado pela adio de outro STC e STR.

E T C

M U X M U X

CANAL DE CONTROLE

TX UC RX TX UC
CANAL DE VOZ 2 A N-1

GSS

E T C

CANAL DE VOZ 1 EMRP 1-A


DEVCB

MD 1-A
MDCUB

RX

CANAL DE VOZ N

STC-A

STR-A
MD 1-B

MDCUB

TX UC RX
RECEPTOR DE INTENSIDADE DE SINAL

STC-A
RPB

STR-B

DEVCB

EMRP 1-B
EMRP 0 (IOIM)

UC

RX

TESTADOR DE CANAL

CP
UC

TX RX

Figura 91 - Controle duplicado (O EMRP adicional controla at 32 unidades de canal de voz) A utilizao ou no de duas linhas PCM para controle duplicado um compromisso entre segurana e custo. Entretanto, se o nmero de canais de voz em uma Estao Rdio Base for maior que 30 existe sempre a necessidade de outra linha PCM. Consequentemente o custo do equipamento adicional (STC e STR) seria desprezvel do ponto de vista de segurana. 117

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

Se uma linha PCM torna-se falha em uma configurao duplicada, o canal 16 da outra linha PCM executar a comunicao de dados. A figura 91 tambm ilustra o caso em que uma Estao Rdio Base requer mais EMRPs por causa da grande quantidade de canais. A extenso realizada conectando-se outro EMRP (ou mais) ao bus existente. Neste caso, normalmente se utiliza um EMRP no duplicado. Em uma situao normal, um enlace de controle (STC, canal 16 e STR) controla todos os pares EMRP mpares e o outro enlace controla todos os pares EMRPs pares. Quando ocorre uma falha em um enlace de controle, outro enlace assume toda a carga.

8.5

INTERFACE RDIO CENTRAL (ERI)

Uma das unidades funcionais da Estao Rdio Base a Interface Rdio Central (ERI) que compreende unidades dedicadas comunicao de dados. A figura 92 apresenta um exemplo de alocao do hardware do ERI. O gabinete projetado para acomodar diferentes equipamentos como multiplex PCM de 24 ou 32 canais ou modems para transmisso analgica. O gabinete pode ser equipado para at 96 canais de voz se forem utilizadas linhas PCM de 32 canais. A alocao do hardware apresentado na figura 92 est dimensionada para at 96 unidades de canal de voz.

A
POU POU

B
MUX MUX MUX

C
STR STR STR STR

D
EMDM EMDM

E
EMDM EMDM

F
IOIM

Figura 92 - Exemplo de alocao de hardware, gabinete ERI

118

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

8.6

GRUPO DE MDULOS DE EXTENSO (EMG)

EMG o equipamento que controla a Estao Rdio Base. Este equipamento est localizado no bastidor ou nos bastidores ERI e consiste de STR (ou um par de STRs) e de um nmero de EMRPs. Cada par EMRP (ou um EMRP) forma um mdulo de extenso (EM). Da o nome Grupo de Mdulos de Extenso. Consequentemente cada mdulo de extenso controla as UCs (ou teleimpressora, etc.). Um EMG normalmente dedicado para controlar uma uma e Estao Rdio Base, ou seja, ou uma clula omnidirecional ou trs clulas setorizadas. Por isso, quando conectarmos uma nova Estao Rdio Base (por comandos), o EMG deve ser especificado por um nico nome ou nmero, assim como todos os EMs e os equipamentos controlados por estes. A especificao envolve a configurao do enlace de controle (se duplicado ou no).

EMG

EMG EMG
Enlaces de Controle

MSC

Figura 93 - Exemplo de enlaces de controle e EMGs

119

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

SUBSISTEMA DE TELEFONIA MVEL

Em uma central AXE local, a interface entre os assinantes comuns e as funes de encaminhamento de trfego da central est incorporada no Subsistema de Comutao de Assinantes (SSS). No MSC, o SSS substitudo pelo Subsistema de Telefonia Mvel (MTS). A maior dificuldade que no existe uma conexo fixa em MSC para identificar o assinante como em uma central local. Por isso o nmero da estao mvel deve ser enviado ao MSC em qualquer acesso ao sistema e o MTS identificar o assinante. No caso de assinantes visitantes, haver uma comunicao com outros MSCs. Para satisfazer estes requisitos, as funes necessrias devem ser implementadas no MTS. Entretanto, considerando algumas outras funes, tais como servios e categorias de assinante padro, os blocos do AXE disponveis para os quais o MTS ter acesso no software, devero ser utilizados. As funes mais importantes executadas pelo MTS so as seguintes:

procedimentos de estabelecimento de chamadas como recepo de chamadas originadas pelas estaes mveis, seleo do canal de voz e chamadas s estaes mveis. Isto tambm envolve sinalizao de dados para as estaes mveis. proviso contnua de canais de voz adequados para chamadas estabelecidas enquanto os assinantes se locomovem entre as clulas. Isto tambm envolve sinalizao de dados para as estaes mveis. manter-se informado sobre a localizao do assinante. proviso de dados para MSC para a comunicao entre MSCs. administrao dos dados de assinantes mveis assim como da configurao da rede celular e dos parmetros de controle de trfego associado. observao da performance da rede de rdio detalhada. manuteno das Estaes Rdio Base. em termos de estatsticas geral e

120

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

9.1

ENCAMINHAMENTO DE TRFEGO, BLOCOS DO MTS

Os blocos do MTS podem ser agrupados em blocos de : - encaminhamento de trfego - administrao - manuteno Neste captulo descrevemos somente o encaminhamento de trfego, e no captulo 12 as funes de operao e manuteno. As funes multicentrais, como roaming e o handoff entre centrais, sero tratadas nos captulos 10 e 11. A figura 94 mostra os blocos mais importantes do encaminhamento de trfego incorporado ao MTS. A existncia das funes de roaming e aqui somente indicada pelos blocos MTV e MDAV.
B lo c o s d e E n c a m in h a m e n to d e T r fe g o M LO C nas ER Bs MCC nas ER Bs MVC nas ER Bs M LO C MDAV M TV SC

MCC

MDA M TA/ M TB

M TH

MVC

R E /C L

M BLT M BLC

M TS

TCS

S o ft w a r e R e g io n a l e U n id a d e s d e C a n a l CL M LO C MCC MVC M BLT M TA M TB M TH MDA M TV MDAV RE SC

S o ft w a r e C e n tr a l

S u p e r v is o d a C h a m a d a L o c a liz a e m T e le f o n ia M v e l C a n a is d e C o n t r o le d e T e le fo n ia M v e l C a n a is d e V o z d e T e le f o n ia M v e l T e r m in a l d e L in h a d a E R B d e T e le fo n ia M v e l A s s in a n te A d e T e le f o n ia M v e l A s s in a n te B d e T e le f o n ia M v e l A s s in a n te L o c a l d e T e le fo n ia M v e l A n lis e d e D g ito s d e T e le fo n ia M v e l A s s in a n te V is it a n t e d e T e le f o n ia M v e l A n lis e d e D g ito s p a r a V is it a n t e s F u n e s d e R e g is tr o C a te g o r ia s d e A s s in a n t e s

Figura 94 - Interao entre os blocos bsicos de encaminhamento de trfego Nota: Blocos para roaming e handoff entre centrais no so mostrados 121

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

- MBLT - Terminal de Linha da ERB O MBLT controla e supervisiona a interface de hardware (ETC) para as linhas da Estao Rdio Base. Tambm envia tons audveis para os assinantes envolvidos, isto , tom de ocupado, de controle de chamada e de controle de chamada para a rede pblica. Existem duas verses de MBLT: - MBLT32 interfaceando linhas PCM de 32 canais (2Mbit/s) - MBLT24 interfaceando linhas PCM de 24 canais (1,5 Mbit/s) O MBLT implementado em software central MBLTU, software regional MBLTR e hardware ETC. Cada interface de canal PCM (bidirecional) est associada com um individual MBLT. Por exemplo, a primeira linha PCM de 32 canais interfaceada pelo MBLT-0, MBLT-1, ..., MBLT-31; seguido por: MBLT-32, MBLT-33, ..., MBLT-63 para a linha PCM seguinte, etc. Um individual MBLT marcado ocupado (em dado) para cada conversao.
Linha PCM 0 31 31 0
MBLT-0......MBLT-31 MBLT-32......MBLT-63

ERB

ETC

SELETOR DE GRUPO DIGITAL

RP

MBLTR

CP

MBLTU

Figura 95 - Estrutura de blocos de MBLT32

122

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

- MBLC - Verificao de Linha de Telefonia Mvel O bloco MBLC verifica a continuidade da linha de voz antes do estabelecimento da chamada. O teste de continuidade realizado da seguinte maneira: um tom de 2 kHz enviado pelo rgo MBLC e transferido atravs do seletor de grupo ao canal PCM selecionado, faz um loop na unidade de canal de voz selecionada na Estao Rdio Base e verificado pelo MBLC no retorno. Se o teste no for bem sucedido, o MBLC indica a falha e outra linha de voz (unidade de canal de voz) ser selecionada. O MBLC tambm envolvido em um teste executado pelo testador de canal (fig. 41). O teste que iniciado por comando executado da seguinte maneira: um tom de 2 kHz enviado por um rgo MBLC para uma unidade de canal de voz selecionada onde modulado em freqncia e enviado via o combinador de transmissor ao testador de canal. Aps avaliao bem sucedida executada pelo testador de canal, o tom enviado (via os multiacopladores de receptores e o canal de voz selecionado) ao rgo MBLC para avaliao. Para cada magazine so alocados 4 rgos MBLC (TCDs)

BS
Linha PCM
0 ....... ....... 31 0

MBLC-0......MBLC-3

TX M U X RX

31

ETC

SELETOR DE GRUPO DIGITAL

P C D

TCD

~2 KHz MBLTR RP

MBLTU

CP

Figura 96 - MBLC e a verificao de continuidade

123

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

- MCC - Canais de Controle de Telefonia Mvel O bloco MCC controla a sinalizao do canal de controle, tal como, envio de mensagens de overhead, mensagens de controle de ocupao assim como acesso a estao mvel, busca, designao inicial do canal de voz, etc. O MCC possui 3 arquivos:

um arquivo que contm entre outras coisas, um record com o nmero de canais de controle em operao (NMAXC e NCB) e informaes especificando se as estaes mveis devem enviar o nmero de srie, fazer registro peridico, etc. um arquivo que contm records individuais, um para cada canal de controle. Cada record especifica o estado da unidade de canal de controle (ocupado, bloqueado, etc.) em cuja clula esta unidade est alocada, o nmero do canal e o cdigo digital de deteco. um arquivo que contm records de clula individuais. Cada record contm dados como nvel de potncia recomendado a estao mvel no acesso ao sistema, identidade da rea de localizao, etc.

- MCV - Canais de Voz de Telefonia Mvel O blocos MVC controla os canais de voz (fig. 97). Este controle envolve sinalizao de/para as estaes mveis principalmente durante handoff. A qualidade de conversao no caminho de rdio supervisionada; ordens para mudar a potncia de sada da estao mvel so enviadas e pedido de handoff iniciado. O MVC contm um arquivo de dados com as seguintes informaes:

records individuais para os canais de voz. Cada record contm informaes especificando em que clula o canal de voz opera, o nmero do canal, o MBLT individual associado unidade de canal (em outras palavras, que canal PCM utilizado), os valores limites da intensidade de sinal e da relao sinal-rudo (veja captulo 2), o nvel de potncia inicial recomendado estao mvel no canal de voz.

- MLOC - Localizao em Telefonia Mvel O bloco controla as funes de localizao (fig. 97).O hardware constitudo dos receptores de intensidade de sinal. O MLOC informa onde pode ser encontrada a melhor qualidade de transmisso de rdio para uma chamada em progresso. O MLOC retm todos os dados necessrios para as medies e avaliao dos resultados.

124

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

ESTRUTURA DOS BLOCOS MCC, MVC E MLOC A figura 97 apresenta a estrutura dos blocos que so implementados no software central (MCCU, MCVU, MLOCU) no MSC, no software regional como por exemplo no EMRPs (MCCR, MVCR, MLOCR) e nas unidades de controle (UCs). Como mencionado, o software central possui dados sobre todos os individuais em todas as Estaes Rdio Base. So chamados de rgos de canal e so numerados seqencialmente: MCC-0, MCC-1, etc.; MVC-0, MVC-1, etc.; MLOC-0, MLOC-1, etc. O software regional nas Estaes Rdio Base s trata de seus prprios rgos de canal. Cada EMRP (ou par EMRP) pode controlar no mximo 8 MCCs, 8 MLOCs e 32 MVCs e 2 CTs. Cada bloco contm rotinas para administrao de rgo de canal, como, por exemplo, carga de software em UC, bloqueio/desbloqueio e manuteno como, por exemplo, varredura dos prprios rgos de canal.

Clula setorizada 1
MCC-0 MVC-0 (MCC-1) MVC-9 (MLOC-1) MLOC-0

Clula setorizada 2
MCC-2 MVC-10 (MCC-3) MVC-19 MLOC-2 (MLOC-3)

UC

UC

UC

UC

UC

UC

UC

UC

EMRP CP
UC EMRP CP MCC MVC MLOC

MCCR MVCR MLOCR MCCU MVCU MLOCU

Software Regional

Software Central

Unidade de controle Processador Regional do Mdulo de Extenso Processador Central Canal de Controle de Telefonia Mvel Canal de Voz de Telefonia Mvel Canal de Localizao de Telefonia Mvel

Figura 97 - Estrutura de bloco de MCC, MVC e MLOC

125

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

- MTA - Assinante A de Telefonia Mvel O bloco coordena as funes de encaminhamento de trfego para as chamadas originadas pelo assinante mvel. O MTA decide pelas aes apropriadas e distribui as ordens para os blocos relevantes dentro do MTS e para outros subsistemas. - MTB - Assinante B de Telefonia Mvel O bloco executa funes de encaminhamento de trfego de uma maneira semelhante ao MTA, mas para as chamadas terminadas (assinante mvel o assinante B). - MTH - Assinante Local de Telefonia Mvel O bloco controla os dados de assinantes alocados dentro do MTS para os seus prprios assinantes mveis. Cada record no MTH contm por exemplo:

estado do assinante categorias localizao do assinante (rea de localizao no CMS 8810 e rea de controle no CMS 8800) Quando um assinante mvel est em uma rea de localizao de um outro MSC, a identidade deste MSC visitado indicado neste record. nmero de srie referncia a outros dados de assinantes em TCS

Existe um record de assinante para cada assinante pertencente central. Cada record MTH est ligado a um record SC (categorias de assinantes) contendo o nmero e as categorias de assinantes. - MTV - Assinante Visitante de Telefonia Mvel O bloco controla os dados de assinantes alocados dentro do MTS para visitantes de uma central cooperadora dentro da rede de "roaming" automtico. Cada record de assinante em MTV contm por exemplo: - estado do assinante - nmero da estao mvel - categorias - nmero de srie - referncia a outros dados de assinantes em TCS O nmero de records de assinantes em MTV deve corresponder ao nmero mximo de visitantes esperados simultaneamente. Um record de MTV ocupado quando um novo visitante identificado. Os dados relevantes sobre o assinante so buscados no MSC de origem e memorizados no record at que o assinante deixe a rea em direo a outro MSC. O record ento liberado e pode ser usado por outro visitante.

126

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

Cada record em MTV est ligado a um record em SC (categorias de assinantes) contendo entre outras coisas um nmero interno ao MSC. Este enlace fornece uma referncia a este nmero chamado de nmero "roaming". Este nmero ser usado quando uma chamada for encaminhada atravs da rede a um assinante visitante, ou seja, a um MSC-V (captulo 10.1). - MDA - Anlise e Dgitos de telefonia Mvel O bloco executa a anlise do nmero da estao mvel. Esta anlise pode resultar, entre outras coisas, em informaes como:

estao mvel local. Neste caso fornecido um ponteiro ao record de assinante estao mvel visitante. Aps consultar MDAV, um ponteiro fornecido a um record de assinante em MTV. o nmero no est especificado no MDA. A estao mvel dada como desconhecida, o que normalmente resultar em uma conexo com uma mquina anunciadora ou com uma operadora.

LOCAL

MTH

N da Estao Mvel

MDA

VISITANTE

MDAV

MTV

SC

N DESCONHECIDO

Figura 98 - Anlise de dgitos do n da Estao Mvel

- MDAV - Anlise de Dgitos para Visitantes O bloco ordenado pelo MDA, informa se um novo assinante visitante. Cada nmero da estao mvel visitante memorizado no MDAV que por sua vez est ligado a um record de assinante em MTV.

127

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

9.2

CASOS DE TRFEGO

- Chamada de uma Estao Mvel

canal de controle canal de voz

EM Hardware do APT Software do APT

canal de voz

} }
MTA MTH TCS

GS ETC

ETC ST-7

MTS GSS MCC MDA CHS CA CDR MVC MBLT GS

TSS BTN7 C7LABT CCS C7DR SC RA C7ST

CL RE DA

BTN7 = Tronco bidirecional CA = Anlise de tarifa CDR = Record de dados de tarifao CL = Supervisor de chamada C7LABT = Traduo do cabealho do CCITT n 7 C7DR = Distribuio e roteamento do CCITT n 7 DA = Anlise de dgitos ETC = Circuito terminal de central GS = Estgio seletor de grupo MCC = Canais de controle de telefonia mvel MDA = Anlise de dgitos de telefonia mvel MBLT = Terminal de linha da ERB MTA = Assinante A de telefonia mvel MTH = Assinante local de telefonia mvel MVC = Canais de voz de telefonia mvel RA = Anlise de rota RE = Funes de registro SC = Categorias de assinantes ST-7 = Terminal de sinalizao do CCITT n 7

Figura 99 - O assinante mvel origina uma chamada

128

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

A chamada de uma estao mvel recebida no canal de controle da clula apropriada. A mensagem de acesso contm o nmero de srie, o nmero de identificao da estao mvel da parte chamadora e o nmero teclado (fig. 99). O contedo da mensagem fornecido ao software central (fig. 88) e memorizado em um record de MCC associado a uma unidade de canal de controle. O MCC ordena ao MTA ocupar um record MTA livre, onde a informao citada ser armazenada (fig. 100).
canal de controle canal de voz EM canal de voz

Hardware do APT Software do APT


MTS MCC MDA CHS CA CDR

}
MTA MTH TCS

GS ETC

ETC ST-7

TSS MVC MBLT GSS GS BTN7 C7LABT CCS C7DR SC RA C7ST

CL RE DA

Figura 100 - Seleo de MTA

129

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

O MTA coordena o estabelecimento da chamada solicitando ao MDA a anlise do nmero de identificao da estao mvel. Se o nmero estiver especificado no MSC como sendo nmero local, o MDA indicar o record de assinante correspondente em MTH que est enlaado ao record de assinante em SC (fig. 101).
canal de controle canal de voz EM canal de voz

Hardware do APT Software do APT


MTS MCC MDA CHS CA CDR

}
MTA MTH TCS

GS ETC

ETC ST-7

TSS MVC MBLT GSS GS BTN7 C7LABT CCS C7DR SC RA C7ST

CL RE DA

Figura 101 - Anlise do n de Estao Mvel indica record de assinante

130

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

O MTA solicita ao MVC ocupar e marcar como tal uma unidade de canal de voz livre na clula em questo (se nenhum canal de voz estiver disponvel, uma mensagem de nova tentativa dirigida ser enviada a estao mvel de acordo com a fig. 56). O record MVC selecionado enlaado ao record MBLT correspondente (linha de voz). Aps o teste de continuidade, a unidade de canal de voz recebe a ordem para inicializar o transmissor.
canal de controle canal de voz EM canal de voz

Hardware do APT Software do APT


MTS MCC MDA CHS CA CDR

}
MTA MTH TCS

GS ETC

ETC ST-7

TSS MVC MBLT GSS GS BTN7 C7LABT CCS C7DR SC RA C7ST

CL RE DA

Figura 102 - Seleo de um canal de voz livre

131

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

O MVC fornece ao MCC (via MTA) o nmero do canal da unidade de canal de voz selecionada. A unidade de canal de controle ento solicitado para enviar uma mensagem de designao do canal de voz.
canal de controle canal de voz EM canal de voz

Hardware do APT Software do APT


MTS MCC MDA CHS CA CDR

}
MTA MTH TCS

GS ETC

ETC ST-7

TSS MVC MBLT GSS GS BTN7 C7LABT CCS C7DR SC RA C7ST

CL RE DA

Figura 103 - Ordem para a Estao Mvel se comutar para o canal de voz

132

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

O assinante ento marcado ocupado (aps algumas verificaes necessrias, como por exemplo nmero de srie, bloqueio). Assim que a estao mvel sintonizar o canal de voz, a unidade de canal de voz informar o software central sobre o ocorrido.
canal de controle canal de voz EM canal de voz

Hardware do APT Software do APT


MTS MCC MDA CHS CA CDR

}
MTA MTH TCS

GS ETC

ETC ST-7

TSS MVC MBLT GSS GS BTN7 C7LABT CCS C7DR SC RA C7ST

CL RE DA

Figura 104 - A Estao Mvel sintoniza o canal de voz

133

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

O MTA solicita ao bloco RE ocupar um record. O MTA fornece ao RE os dgitos teclados pela estao mvel. Estes dgitos so, ento, enviados um por um para o bloco DA (anlise de dgitos). A seguir, alguns exemplos do resultado da anlise de dgitos:

comprimento do nmero caso de trfego. Esta informao usada para indicar como a chamada deve ser tarifada e esta indicao feita pelo bloco de anlise de tarifao CA. caso de rota. Esta informao usada para anlise posterior no bloco anlise de rota (RA).
canal de controle canal de voz EM canal de voz

}
MTA MTH TCS

GS ETC

ETC ST-7

MTS MCC MDA CHS CA CDR MVC MBLT GSS GS

TSS BTN7 C7LABT CCS C7DR SC RA C7ST

CL RE DA

Figura 105 - Seleo de um registro e anlise dos dgitos teclados

134

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

O bloco RA indica a rota de sada a ser utilizada e o nmero de dgitos a serem enviados para a prxima central. A informao sobre a rota habilita o bloco RE a pedir ao BTN7 selecionar um canal PCM de sada livre na rota. Se o BTN7 no encontrar nenhum canal livre, RE solicita ao RA providenciar uma rota alternativa. Se o BTN7 encontrar um canal PCM livre enviada ao RE uma resposta indicando qual o canal PCM selecionado. O RE ento solicitar ao GS reservar (no estabelecer) um caminho a partir da linha de voz MBLT (canal PCM) at o canal BTN7.
canal de controle canal de voz EM canal de voz

Hardware do APT Software do APT


MTS MCC MDA CHS CA CDR

}
MTA MTH TCS

GS ETC

ETC ST-7

TSS MVC MBLT GSS BTN7 GS C7LABT CCS C7DR SC RA C7ST

CL RE DA

Figura 106 - Seleo de um circuito de sada

135

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

Neste instante a central est preparada para enviar os dgitos para outra central. A informao recebida do bloco de anlise de rotas (RA) indica ao RE quantos dgitos devem ser enviados ao BTN7. Este envia-os juntamente com a informao de destino dos mesmos ao bloco C7DR (Distribuio e Roteamento do CCITT no. 7). Aps examinar os dados de destino, C7DR seleciona o terminal de sinalizao apropriado para envio da mensagem. Os terminais de sinalizao so administrados pelo bloco C7ST (Terminal de Sinalizao do CCITT no. 7).

canal de controle canal de voz EM canal de voz

Hardware do APT Software do APT

}
MTA MTH TCS

GS ETC

ETC

ST-7

MTS GSS MCC MDA CHS CA CDR MVC MBLT GS

TSS BTN7 C7LABT CCS C7DR SC RA C7ST

CL RE DA

Figura 107 - Dgitos enviados central seguinte

136

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

Aps a outra central ter recebido os dgitos, entre outras coisas ela verifica se o assinante B est livre. Se este for o caso e se a conexo for permitida, a central do assinante B informa a central de origem sobre este estado atravs do envio de uma mensagem CCITT no. 7. Esta recebida pelo terminal; de sinalizao e enviada ao C7DR para verificar se a mensagem foi endereada a central de origem. Se sim, ela enviada ao bloco C7LABT (traduo de cabealho, do CCITT no. 7) para traduo do nmero codificado em uma identidade do canal BTN7 que deve ser previamente selecionado. A mensagem enviada pelo BTN7 ao individual RE apropriado.

canal de controle GS canal de voz EM canal de voz ETC

ETC

ST-7

Hardware do APT Software do APT


MTS GSS MCC MDA CHS CA CDR MTA MTH TCS CL RE DA SC RA MVC MBLT GS BTN7 C7LABT CCS C7DR C7ST TSS

Figura 108 - Recepo de um sinal da central do assinante B

137

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

Quando esta mensagem completa de endereo chega, RE ordena a seleo de um record de dados de tarifao (CDR) e ao bloco GS estabelecer o caminho reservado na figura 106. O RE desse modo completou suas tarefas e um record CL pode ser selecionado para supervisionar a chamada.
canal de controle canal de voz EM canal de voz

Hardware do APT Software do APT


MTS MCC MDA CHS CA CDR

}
MTA MTH TCS

GS ETC

ETC

ST-7

TSS MVC MBLT GSS BTN7 GS C7LABT CCS C7DR SC RA C7ST

CL RE DA

Figura 109 - Estabelecimento de uma chamada

138

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

Neste ponto o MSC est com a via conectada e a estao mvel (assinante A) recebe um tom de controle de chamada da central do assinante B.
canal de controle GS canal de voz EM canal de voz ETC ETC ST-7

MTS MCC MDA CHS CA CDR MTA MTH TCS CL RE DA SC RA MVC MBLT GSS

TSS BTN7 GS C7LABT CCS C7DR C7ST

Figura 110 - Superviso de chamada

139

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

A desconexo se inicia quando a estao mvel repe o seu microtelefone. A unidade de canal de voz tendo recebido um tom de sinalizao (veja figura 38) informa o software central sobre esse evento. O CL decide se a operao de desconexo deve ser iniciada. Em caso afirmativo uma mensagem de desconexo por canal comum enviada para a central do assinante B.
canal de controle canal de voz EM canal de voz

Hardware do APT Software do APT


MTS MCC MDA CHS CA CDR

}
MTA MTH TCS

GS ETC

ETC

ST-7

TSS MVC MBLT GSS BTN7 GS C7LABT CCS C7DR SC RA C7ST

CL RE DA

Figura 111 - O assinante mvel reps o telefone no gancho

140

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

O CL ordena ao CDR indicar o instante do trmino da chamada para tarifao e aos outros blocos liberarem a conexo. Os dados de tarifao podem a partir de ento ser guardados em uma fita magntica ou outro meio de E/S.
canal de controle canal de voz EM canal de voz

}
MTA MTH TCS

GS ETC

ETC ST-7

MTS GSS MCC MDA CHS CA CDR MVC MBLT GS

TSS BTN7 C7LABT CCS C7DR SC RA C7ST

CL RE DA

Figura 112 - Liberao de chamada

141

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

- Chamada para uma Estao Mvel Vamos assumir que o MSC esteja recebendo uma chamada para uma estao mvel local (assinante que est registrado no MSC e que nesse instante se encontra em sua rea de controle). A mensagem de endereo inicial contendo o nmero da estao mvel, o cdigo de identificao de circuito, etc, recebida pelo terminal de sinalizao (ST-7). O bloco C7DR verifica o destino da mensagem recebida, que a "nossa" central. O bloco C7LABT traduz o cdigo de identificao do circuito em um rgo BTN7 (canal PCM). Os dgitos recebidos so memorizados em RE.

canal de controle canal de voz EM canal de voz

Hardware do APT Software do APT

}
MTB MTH TCS

GS ETC

ETC

ST-7

MTS MCC MDA CHS CA CDR MVC MBLT GSS

TSS BTN7 GS C7LABT CCS C7DR SC RA C7ST

CL RE DA

Figura 113 - Chamada para um assinante mvel

142

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

O DA recebe ento ordens para executar a anlise de dgitos. O resultado uma chamada terminada e indicado um record de assinante no bloco SC (categoria de assinante). Os dados do assinante so verificados. Se o assinante chamado estiver ocupado ou se ocorre um congestionamento, a chamada ser liberada e uma mensagem audvel e adequada ser enviada ao assinante chamador. Como o record de assinante em SC est ligado ao record de assinante em MTH, a localizao do assinante pode ser determinada. Supondo-se que o assinante esteja livre e no barrado, ele ser marcado ocupado e um individual MTB ser tomado.
canal de controle canal de voz EM canal de voz

Hardware do APT Software do APT


MTS MCC MDA CHS CA CDR

}
MTB MTH TCS

GS ETC

ETC ST-7

TSS MVC MBLT GSS BTN7 GS C7LABT CCS C7DR SC RA C7ST

CL RE DA

Figura 114 - Anlise de dgito indica o record de assinante

143

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

O MTB ordena ao MCC chamar o assinante mvel. A chamada enviada via as unidades de canal de controle das clulas dentro da rea de controle, indicadas pelo MTH.
canal de controle canal de voz EM canal de voz

Hardware do APT Software do APT


MTS MCC MDA CHS CA CDR

}
MTB MTH TCS

GS ETC

ETC ST-7

TSS MVC MBLT GSS BTN7 GS C7LABT CCS C7DR SC RA C7ST

CL RE DA

Figura 115 - Busca

144

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

Uma resposta da chamada detectada e enviada ao software central (figura 88). A identidade da clula, o nmero da estao mvel e outras informaes so memorizados no MTB. Se no houver nenhuma resposta, uma mensagem audvel e adequada ser enviada ao assinante chamador, ou a chamada ser reencaminhada em caso de servios de assinante por exemplo.
canal de controle canal de voz EM canal de voz

}
MTB MTH TCS

GS ETC

ETC ST-7

MTS GSS MCC MDA CHS CA CDR MVC MBLT GS

TSS BTN7 C7LABT CCS C7DR SC RA C7ST

CL RE DA

Figura 116 - Resposta busca

145

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

solicitado ao MVC ocupar e marcar como tal um canal de voz livre na clula onde a resposta da chamada foi recebida. Se nenhum canal de voz estiver livre, uma mensagem de tentativa dirigida ser enviada a estao mvel. Caso contrrio, o MVC informa ao MTB que o canal est ocupado. Esta informao contm o nmero do canal, o tom TAS, o nvel de potncia recomendado, etc. Como cada individual MVC est ligado por software (e por hardware) com um individual MBLT, o MBLC pode fazer o teste de continuidade (isto no mostrado).
canal de controle canal de voz EM canal de voz

Hardware do APT Software do APT


MTS MCC MDA CHS CA CDR

}
MTB MTH TCS

GS ETC

ETC ST-7

TSS MVC MBLT GSS BTN7 GS C7LABT CCS C7DR SC RA C7ST

CL RE DA

Figura 117 - Um canal de voz selecionado

146

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

Aps um teste de continuidade bem sucedido da linha de voz, o MTB pode ordenar o MVC a iniciar o transmissor do canal de voz. O MTB ordena o MCC a enviar a mensagem de designao do canal de voz (veja figura 55).
canal de controle canal de voz EM canal de voz

}
MTB MTH TCS

GS ETC

ETC

ST-7

MTS GSS MCC MDA CHS CA CDR MVC MBLT GS

TSS BTN7 C7LABT CCS C7DR SC RA C7ST

CL RE DA

Figura 118 - Mensagem de designao do canal de voz

147

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

Quando a estao mvel sintoniza o canal de voz e o software central informado sobre esse fato, iniciado o estabelecimento da conexo e uma mensagem de endereo completo enviada a central chamadora.

canal de controle canal de voz EM canal de voz

Hardware do APT Software do APT


MTS MCC MDA CHS CA CDR

}
MTB MTH TCS

GS ETC

ETC

ST-7

TSS MVC MBLT GSS BTN7 GS C7LABT CCS C7DR SC RA C7ST

CL RE DA

Figura 119 - Estabelecimento da chamada

148

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

Uma mensagem de ordem de chamada enviada pelo MVC a estao mvel e um tom de controle de chamada iniciado pelo MBLT ao assinante B (no mostrado aqui). To logo a estao mvel responde, tem incio a superviso da chamada em CL de acordo com a Figura 120.
canal de controle canal de voz EM canal de voz

Hardware do APT Software do APT


MTS

}
MTB MTH TCS

GS ETC

ETC ST-7

TSS GSS MVC MBLT GS BTN7 C7LABT CCS C7DR SC RA C7ST

MCC MDA CHS CA CDR

CL RE DA

Figura 120 - Superviso de chamada

149

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

Assim que o assinante A repe o seu micro telefone no gancho um sinal de desconexo para frente recebido.

canal de controle canal de voz EM canal de voz

Hardware do APT Software do APT


MTS

}
MTB MTH TCS

GS ETC

ETC

ST-7

TSS GSS MVC MBLT GS BTN7 C7LABT CCS C7DR SC RA C7ST

MCC MDA CHS CA CDR

CL RE DA

Figura 121 - Recepo do sinal desconexo para frente

150

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

Quando a chamada completada, so iniciados os procedimentos para liberar todos os enlaces de software. O canal de voz em MVC, a linha de voz em MBLT e o record do assinante mvel em MTH so marcados livres.

canal de controle canal de voz EM canal de voz

Hardware do APT Software do APT


MTS MCC MDA CHS CA CDR

}
MTB MTH TCS

GS ETC

ETC ST-7

TSS MVC MBLT GSS BTN7 GS C7LABT CCS C7DR SC RA C7ST

CL RE DA

Figura 122 - Liberao de uma chamada

151

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

- Localizao e Handoff A localizao enviada pelo canal de voz na Estao Rdio Base quando a qualidade de transmisso de uma chamada cai a um nvel inaceitvel. O MVC informa o MTA sobre esse fato e este envia o pedido de localizao ao MLOC. Uma melhor qualidade de transmisso de rdio ser encontrada pelo MLOC atravs de solicitao s clulas vizinhas dos resultados das medies que esto armazenados nos respectivos individuais MLOC (receptores de intensidade de sinal) e da avaliao dos mesmos.

MVC

MTA

TCS

MBLT

MLOC

Figura 123 - Localizao

152

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

Se uma clula vizinha se qualifica para assumir a chamada, o MLOC ordena ao MVC a seleo de um canal de voz livre. Logo aps, iniciado o handoff que significa comutao de chamadas entre clulas vizinhas. O MTA solicita permisso do TCS comutar o caminho no seletor de grupo. Depois disso, o MVC solicitado para transmitir uma mensagem de handoff (ordem de designao de canal) para a estao mvel. O caminho no seletor de grupo comutado aps o MVC ter informado o MTA que o tom de sinalizao (TS) no canal antigo foi detectado e que a estao mvel est sintonizada no novo canal. O canal antigo ento desconectado e a chamada continua no novo canal.
2) MVC 2) 3) MBLT 4) 4) 4) MVC
1 PREPARA MUDANA DO CAMINHO ATRAVS DO SELETOR DE GRUPO 2 ENVIA MENSAGEM DE DESIGNAO DO CANAL DE VOZ 3 SINCRONIZAO DE HANDOFF RECEBIDO 4 RECONHECIMENTO DE HANDOFF 5 MUDANA DO CAMINHO ATRAVS DO SELETOR DE GRUPO

2) MTA 3)

1) TCS 5)

MBLT

Figura 124 - Handoff

153

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

10

ROAMING

A palavra roaming foi adotada em telefonia celular para descrever o fato de assinantes mveis poderem se mover de uma rea de controle para outra e ainda assim ter o servio mantido. Esse servio para estaes visitantes pode ser assistido automaticamente ou por operadora. Isto implica em dois tipos de roaming. - automtico - manual

MSC

EM

MSC

Figura 125 - Mudana de rea de controle

154

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

Quando o roaming utilizado na rede, os MSCs oferecem a cada assinante o servio de visitante e so desse modo chamados de MSCs cooperandos. Em caso de roaming automtico, a transferncia de informaes entre MSCs, denominada de sinalizao de roaming (sinalizao de MSC), feita atravs da sinalizao por canal comum CCITT no. 7. Do ponto de vista de MSC, os assinantes que tem sua subscrio nesse MSC so considerados assinantes prprios ou locais e o MSC a central domstica (MSC-H). Os assinantes locais so normalmente residentes na rea de controle desse MSC e se esto em uma rea de controle de um MSC cooperando so considerados assinantes roamers. Do ponto de vista de MSC, um assinante considerado visitante quando est em uma rea de controle diferente daquela na qual tem a sua subscrio e o MSC em questo uma central visitada (MSC-V). Para encaminhamento de chamadas (dentro da rede celular e algumas vezes dentro da rede pblica de telefonia) para um assinante roaming, um nmero roaming (RN) utilizado. Uma srie de nmeros roaming inicialmente especificada no MSC (bloco SC) como srie numrica interna. Quando um visitante aparece, um nmero roaming associado ao nmero da estao mvel do visitante (durante a sua presena). Chamadas originadas pelo visitante so tratadas pelo MSC visitado da mesma maneira que aquelas originadas pelos seus prprios assinantes. Um assinante que possui subscrio em dois ou mais MSCs chamado de assinante no residente. Este assinante pode ser alcanado com diferentes nmeros de assinantes dependendo de sua localizao. O sistema no fornece qualquer informao sobre a localizao do assinante.

10.1 ROAMING AUTOMTICO


- Atualizao de Localizao 1. Um assinante que deixa a rea de controle do MSC-H detectado pela central visitada quando ele tenta fazer um acesso (tentativa de chamada ou registro). O MSC-V recebe ento o nmero da estao mvel (NEM). Pode tambm receber o nmero de srie. 2. O MSC-V reconhece um novo visitante pela ausncia do NEM no registrador de visitantes (bloco MDAV e MTV) 3. O NEM inserido no registrador de visitantes que automaticamente associa um nmero roaming (bloco SC) com o conjunto padro de categorias de assinantes. Dessa maneira o assinante conectado como um visitante.

155

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

4. O MSC-V determina (atravs do NEM) a central local do visitante (bloco MDA) assim como a identidade da central. Uma mensagem de sinalizao de roaming (CCITT no. 7) chamada mensagem de atualizao da localizao enviada ao MSC-H. Esta mensagem contm o NEM (e o nmero de srie) e significa que o assinante est presente na rea de controle do MSC-V. 5. O MSC-H encontra (baseado no NEM) o record de assinante (bloco MTH) atualiza a localizao de assinante (verifica se o nmero de srie recebido corresponde ao nmero de srie memorizado no record) e busca as categorias de assinantes relacionadas (bloco SC). 6. Uma mensagem de sinalizao de roaming chamada mensagem de atualizao de localizao aceita retornada ao MSC-V. A mensagem contm o NEM e as caractersticas do assinante. 7. As categorias so atualizadas no MSC-V (bloco SC).

MSC-H
EM

REGISTRO DE ASSINANTE

#7

4 2

ANLISE DO No. DO MS

MSC-V ERB

3 7
REGISTRO DE VISITANTE

Figura 126 - Registro de localizao e atualizao

156

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

Exemplos de Numerao:

Sries numricas de MSC-H Sries numricas de MSC-V

0836 (0200000...200099; ......................; 219900.....219999) 0836 (500000...500099; ........................; 519900...519999)

Sries numricas 0836 de MSC-V reservadas para nmeros "roaming" Nmero "roaming " selecionado Nmero do assinante

(505500...505599)

0836 (505555)

0836 (219934)

Se o assinante se locomover para a rea de controle de outro MSC, o registro de localizao ocorrer novamente. O MSC-H atualizar o registrador de localizao de assinante (bloco MTH) e enviar ao MSC-V uma mensagem de sinalizao de roaming chamada mensagem de cancelamento de localizao. Os dados de assinantes so removidos do registrador de visitantes (bloco MTV) e o nmero roaming torna-se livre para ser locado a um novo visitante.

157

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

- Encaminhamento de uma Chamada para um "ROAMER" Vamos assumir neste exemplo que uma chamada de um assinante da rede pblica feita para um assinante mvel que est sob controle de um MSC-V. Vamos supor tambm que a localizao de assinante j tenha sido atualizada em MSC-H. 1. A chamada encaminhada para a central MSC mais prxima. Esta considerada uma central interrogadora (MSC- I). O MSC-I executa uma anlise do nmero de B (de maneira normal) que resulta em uma rota de software (rota de interrogao). Esta servir como dado de destino para a mensagem de sinalizao de roaming enviado ao MSC-H. A mensagem chamada de mensagem de pesquisa de encaminhamento (contm o nmero de assinante) e possui o seguinte significado: para qual MSC deve ser encaminhada a chamada? O MSC-H executa a anlise do nmero de B (bloco DA) que resulta em uma indicao de chamada terminada, mas os dados para localizao de assinantes, armazenados no record de assinante (bloco MTH) mostram que o assinante deve ser procurado denrtro do MSC-V. Isto significa que um nmero roaming deve ser utilizado para encaminhar a chamada ao MSC-V. Uma mensagem chamada mensagem de interrogao de nmero roaming enviada ao MSC-V. A mensagem contm o NEM do record de assinante (bloco MTH). O nmero teclado no pode ser utilizado porque ele no est memorizado em MSC-V e no poderia ser reconhecido. Um registrador de visitante encontrado (bloco MTV) e o nmero roaming (bloco SC) ento automaticamente obtido. Uma mensagem chamada mensagem de nmero roaming enviada de volta ao MSC-H que envia o nmero roaming ao MSC-I atravs de outra mensagem chamada mensagem de encaminhamento. executada a anlise do nmero de B em cima do nmero roaming que resulta em uma rota de ao MSC-V. Uma chamada normal (de tronco) encaminhada ao MSCn-mero roaming em vez do nmero teclado. V utilizando-se o

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

158

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

Assinante A

4a

ANLISE DO No. DE B B N DE

3 #7 7b

MSC-H
#7 7a 9 5

4b RECORD DE ASSINANTE

ANLISE DO No. 8 DE B BASEADO NO No. ROAMING

MSC-I
2 10a ANLISE DO No. DE B BASEADO NO 10b No. ROAMING

6a

ANLISE DO No. EM

ANLISE DO No. B N DE DE B

MSC-V
6b REGISTRADOR DE VISITANTE

RECORD DE VISITANTE

ERB

Assinante B
EM

Figura 127 - Encaminhamento de uma chamada a um roamer

10. A anlise do nmero de B sobre o nmero roaming indica chamada terminada e o record SC. Como o record SC est enlaado ao record MTV que contm o NEM, a busca pode ento ser transmitida.

Exemplos de numerao: - nmero teclado (nmero de B) - nmero roaming selecionado - nmero de chamadas(Nmero de B) 0836219933 0836505555 0836505555

Obs.: Sries de nmeros roaming devem ser escolhidas de maneira a evitar que a rede de telefonia pblica reconhea tais nmeros como nmeros de assinante mvel teclado. Caso contrrio, a rede encaminhar a chamada ao MSC mais prximo, no caso o "nosso" MSC-I. Claro que o problema pode ser evitado se utilizarmos rotas diretas entre os MSCs.

159

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

Chamada de um ROAMER a um Servio de Assinante Vamos assumir neste exemplo que o assinante est sob controle de um MSC-V. Quando o assinante visitante solicita um servio de assinante controlado por cdigo, uma mensagem chamada mensagem de servio de assinante controlado por cdigo enviado do MSC-V para o MSC-H. Ela contm o NEM e os dgitos teclados. Uma avaliao do servio solicitado realizada em MSC-H e a informao do servio solicitado realizada em MSC-H e a informao contendo a aceitao ou a rejeio enviada de volta ao MSC-V como um reconhecimento. Este finalmente envia uma mensagem audvel adequada ao assinante.

Encaminhamento de uma Chamada a um ROAMER com a Transferncia de chamada Ativada Vamos supor que o assinante esteja sendo atendido por um MSC-V. Os servios de assinante, transferncia de chamada em caso de ocupado e transferncia de chamada em no atendimento, necessitam que o nmero de C esteja disponvel no MSC-V. Como o nmero C no est memorizado no MSC-V ele deve ser buscado no MSC-H em cada transferncia de chamada. Uma mensagem chamada mensagem de interrogao do nmero C enviada ao MSC-H. Aps a recepo do nmero C, a chamada enviada ao MSC-H. Aps a recepo do nmero C, a chamada encaminhada diretamente do MSCV de acordo com o nmero C.

Inatividade de ROAMER Vamos supor que o assinante esteja em uma rea de controle de um MSC-V. Em qualquer acesso ao sistema (resposta da busca, chamada originada, registro) pela estao mvel, se inicia uma superviso de tempo. Se nenhum outro acesso recebido pelo MSC-V dentro do tempo de superviso, a estao mvel considerada inativa. Para impedir o encaminhamento de chamadas ao MSC-V quando uma estao mvel est inativa, o MSC-V envia mensagem chamada mensagem inativa que contm o NEM. Quando ocorre uma chamada a um ROAMER inativo, a chamada encaminhada ao MSC-H que envia um tom audvel adequado ao assinante chamador.

160

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

10.2 SINALIZAO DE ROAMING (CCITT No. 7)


O roaming automtico exige que as mensagens de sinalizao de roaming entre MSCs sejam enviadas de acordo com a sinalizao por canal comum CCITT no. 7. A estrutura do sistema de sinalizao por canal comum est dividida em uma Parte de Transferncia de Mensagem (MTP) e diversas partes de usurio. Entre outras temos: Parte de Usurio de Telefonia (TU) controlando o estabelecimento de chamada quando o CCITT no. 7 estiver sendo utilizado e a Parte de Usurio de Telefonia Mvel (MTUP) quando as funes de roaming automtico estiverem implementadas em MSC. O MTP est incorporado no subsistema de sinalizao por canal comum (CCS). Ele controla a sinalizao CCITT no. 7 como por exemplo, superviso de enlace, correo de erro, verificao se os sinais no esto perdidos e se eles sero retransmitidos se necessrio e se os sinais sero recebidos de maneira correta.

MTS
Blocos Funcionais de Roaming Automtico

MC7S

CCS

TSS

Enlace de Sinalizao

MTUP

MTP

Figura 128 - Estrutura do sistema de sinalizao

161

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

As mensagens so transmitidas (e recebidas) por um Terminal de Sinalizao (ST-7). A informao de sinalizao de um terminal enviada atravs do seletor de grupo a um certo canal em um ETC. Este canal utilizado exclusivamente para sinalizao. A Figura 129 mostra um exemplo no qual o canal PCM de nmero 31 foi alocado para sinalizao em vez do canal 16 utilizado nas conexes para as Estaes Rdio Base. Neste exemplo o circuito terminal de central (ETC) o hardware do bloco BTN7 (tronco bidirecional com CCITT no. 7). Vamos supor que os individuais BTN7, como mostrados na Figura 129, sejam os seguintes BTN-32 ... BTN-63. Isto implica que o BTN-63, que corresponde ao canal PCM 31 mencionado, controla as funes de enlace de sinalizao.

GSS

BTN7-32...BTN7-63 ETC

Enlace de sinalizao
31 ---- 16 ---- 0

BTN7 software regional e central BTN7

64 kbit/s PCD-D

ST-7

CCS software regional e central CCS

Figura 129 - Enlace de sinalizao CCITT n 7

162

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

- Estrutura da Rede CCITT no. 7 As mensagens so transferidas ou em um enlace direto entre MSCs ou via dois ou mais enlaces conectados em tandem (fig. 129) no caso da rede celular CCITT no. 7 estar integrada na rede nacional CCITT no. 7. Em tal rede cada central considerada um ponto de sinalizao. O MSC emissor o ponto de origem e o MSC receptor o ponto de destino. Com a finalidade de saber quem o emissor e a quem a mensagem endereada, o cdigo do ponto de origem (OPC) e o cdigo do ponto de destino (DPC) devem estar includos na informao.

Rede Telefnica Pblica


STP alt. 2 OPC = 44:DPC = 33 12 alt. 2 OPC = 44:DPC = 33

MSC 44 alt. 1 OPC = 44:DPC = 33

MSC 33

Rede Telefnica Mvel

alt. 1 alt.2 OPC DPC

Enlace de Sinalizao, Prioridade 1 Enlace de Sinalizao, Prioridade 2 Cdigo do Ponto de Origem Cdigo do Ponto de Destino

Figura 130 - Alternativas de rotas de sinalizao na rede CCITT n 7

163

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

A unidade de sinal de mensagem (MSU) est ilustrada na Figura 131. Uma MSU um pacote de dados que transmitido no enlace de sinalizao. O comprimento da MSU depende da quantidade de informao em uma mensagem de sinalizao de roaming a ser transmitido.
8 Flag Flag 16 Deteo de erro Informao de sinalizao 8 Informao de servio 8 16 8 Flag

Indicador de Correo comprimento de erro DIREO

Etiqueta de mensagem Informao H1 H0 LOC OPC DPC

Figura 131 - Unidade de sinalizao de mensagem (MSU)

FLAG

O incio e o fim de uma MSU so identificados por uma nica palavra de 8 bits. Indica repetio de qualquer mensagem incorreta recebida e contm nmeros de mensagem seqenciais. Este campo, contm a informao a ser transmitida, um cdigo de cabealho e uma etiqueta de mensagem. O comprimento do campo de informao varivel. O contedo da informao pode ser por exemplo, o nmero da estao mvel, o nmero de srie, categorias, etc. O cdigo de cabealho (H0, H1) indica o tipo de mensagem MTUP (localizao, inatividade, pesquisa de rota, etc). O rtulo de mensagem utilizada para encaminhar a MSU atravs da rede e consiste do Cdigo de Ponto de Origem (OPC), um cdigo do Ponto de Destino (DPC) e um canal Lgico (LOC). Este indica um canal lgico identificado pelo nmero de transao alocado para o sinal para frente. O mesmo LOC utilizado para o sinal para trs relacionado.

Correo de Erro

Informao de Sinalizao

Indicador de Comprimento

Este campo especifica o comprimento da MSU.

164

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

Informao de Servio

Este campo especifica a parte de usurio (por exemplo a parte de usurio de Telefonia Mvel MTUP) e se a rede CCITT no. 7 nacional ou internacional utilizada, assim como o nmero da rede (0 ou 1 necessrio) Um "check sum" de 16 bits utilizado para verificar se os dados foram alterados durante a transmisso de maneira que a correo possa ser executada ou ordenada retransmisso pelo campo correo de erro.

Detecco de Erro

10.3 ROAMING MANUAL


Este a variante do roaming que requer atividades manuais para todos os servios de visitantes. Neste caso, no utilizado sinalizao de roaming (CCITT no. 7). Para permitir servios terminais para assinantes visitantes, necessrio a atualizao de localizao manual do MSC-H. Servios de assinantes no podem ser ativados pelos assinantes visitantes e para se ter acesso a esses servios necessrio uma conexo manual (pela operadora). - Atualizao de Localizao Um assinante tendo deixado o MSC-H, ser detectado por um MSC-V na primeira chamada que realizar. A chamada encaminhada, se necessrio, para uma operadora que, aps aprovao, conecta o assinante ao servio. O operador em MSC-H informado, pelo assinante ou pelo operador no MSC-V da nova localizao de assinante. O operador em MSC-H atualiza a informao de localizao do roamer. Quando o assinante volta para a rea de controle onde est registrado, a sua primeira chamada reposiciona a informao de localizao. A mudana de localizao levada a conhecimento do assinante ou do operador que deve, dessa maneira, solicitar ao operador do MSC-V que remova a informao do assinante. A mudana de rea de controle visitada por parte do assinante, ser reconhecida no novo MSC-V como descrito anteriormente. O operador da rea onde o assinante est registrado, atualiza a localizao de assinante. Ao operador do primeiro MSC-V solicitado remover os dados de assinantes. Chamadas dos visitantes so, por outro lado, tratadas da mesma maneira que aquelas, originadas pelos assinantes locais. Os assinantes chamadores podem ento receber instrues de discagem em MSC-H, dizendo como alcanar o assinante chamado pela discagem direta ao MSC-V. - Chamadas para um Roamer Chamadas para visitantes (roamers) so encaminhadas para os assinantes do MSC-H, onde o assinante chamador recebe instrues de teclagem (um nmero piloto para MSCV) seguido da desconexo da chamada. 165

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

11

HANDOFF ENTRE CENTRAIS

Este termo utilizado para definir, uma comutao de chamada em progresso entre duas clulas controladas por diferentes MSCs. Neste caso teremos localizao de uma nova clula e reencaminhamento da chamada.

MSC

EM

MSC

Caminho de conversao original Caminho de conversao aps o handoff entre centrais

Figura 132 - Mudana de rea de controle durante uma chamada em progresso

166

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

O handoff entre centrais necessita funes de software adicionais no MTS. Foram projetados cerca de 15 novos blocos. A Figura 132 mostra como a interao de blocos foi efetuada, levando-se em conta o encaminhamento de trfego.

MLOC

MLC

MCC MCHC MVC MTH MBLT Roaming MBLC MDA Manual Automtico Bsico MTVM MTV MDAV MTA/MTB Subsistema de controle de trfego

MCHC - Coordenao de encaminhamento de chamada de telefonia mvel MLC - Coordenao de localizao de telefonia mvel

Figura 133 - Diagrama de software simplificado (encaminhamento de trfego)

167

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

Existem circuitos de conversao (linhas PCM) em cada MSC, dedicados ao handoff entre centrais porque o caminho de conversao deve estar disponvel neste caso. Como ilustrado na Figura 134, um dos circuitos terminal de central (ETCs) interfaceia uma das linhas PCM mencionadas anteriormente. O bloco envolvido o MCELT.

GSS

MCELT-0....MCELT-31 ETC software regional e central de MCELT BTN7-32.....BTN7-63 ETC software regional e central de BTN7 64 kbit/s PCD-D

Canais PCM utilizados exclusivamente aps o handoff entre centrais


31 ---- 16 ---- 0

Enlace de sinalizao
31 ---- 16 ---- 0

ST-7

CCS software regional e central

Figura 134 - Linhas PCM para outro MSC

Para execuo do handoff, uma quantidade substancial de informaes deve ser transferida entre os MSCs durante um curto perodo de tempo. Para tanto utiliza-se a sinalizao por canal com um CITT no. 7). O mesmo enlace de sinalizao apresentado na figura 129 utilizado durante o handoff entre centrais (veja Figura 134).

168

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

A estrutura da unidade de mensagem tambm a mesma apresentada no captulo 10. Existe, porm, uma exceo:

quando o circuito de conversao (canal PCM) necessita ser identificado dentro de uma mensagem, um cdigo de identificao de circuito (MCIC) correspondente ao individual MCELT substitui o cdigo de canal analgico (LOC).

LOC ou MCIC 12

OPC 14

DPC 14

Figura 135 - Etiqueta de mensagem na unidade de sinalizao de mensagem (MSU)

Cerca de 30 novas mensagens de sinalizao foram definidas para procedimentos de handoff entre centrais.

11.1

CASOS DE TRFEGO

A central controladora da clula onde a estao mvel (chamadora ou chamada) estiver localizada durante o estabelecimento da chamada denominada anchor MSC (central ncora). A central solicitada a fornecer os resultados das medies durante chamada de central cooperadora. Existem 3 diferentes casos de handoff entre centrais: - handoff proveniente do anchor MSC - handoff de no anchor MSC para o anchor MSC - handoff de um no anchor MSC para outro no anchor MSC Trataremos aqui somente do primeiro caso. Handoff proveniente do anchor MSC O procedimento de handoff entre centrais, se inicia da mesma maneira que o handoff entre clulas localizadas dentro de uma mesma rea de controle. Isto significa que quando ocorre um pedido de handoff, as clulas vizinhas so solicitadas pelo MSC a enviar os resultados da medio da intensidade do sinal da estao mvel em questo. Baseado, ento, na avaliao dos resultados, a melhor clula ser selecionada pelo MSC que ora serve esta chamada. a localizao

169

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

Neste caso de trfego, uma (ou diversas) das clulas vizinhas controlada por outro MSC. Tal clula vizinha ser autorizada a controlar a chamada durante handoff desde que tenha sido especificada (por comando) como clula vizinha externa.

2b 2a 2b 2a 2b 3a 3b LinhaTronco 4b 1a

4a

MSC 2a

2b 2a 4b MSC Enlace de Sinalizao No.7

1a 2a 2b 3a 3b 4a 4b

Pedido de Handoff Pedido de Medies de Localizao Fornecimento das Medies de Localizao Pedido de Nmero de Canal de Voz Canal de Voz Iniciado Ordem de Designao do Canal de Voz Confirmao de Handoff

Figura 136 - Handoff entre centrais

170

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

- Localizao O anchor MSC solicita (2a) central cooperadora (via enlace de sinalizao), o envio dos resultados da medio da intensidade do sinal. O MSC envia ento o pedido s clulas vizinhas externas (na Figura 136 mostrada somente uma clula). O resultado enviado de volta ao anchor MSC(2b) comparado com os resultados obtidos das clulas vizinhas internas (2b). O anchor MSC controla a classificao das alternativas interna e externa. Se um handoff para uma clula vizinha externa for decidido, o anchor MSC informa o outro MSC da identidade da clula selecionada.

- Ocupao de um Canal de Voz e um Caminho de Conversao O anchor MSC solicita ao MSC cooperador (via enlace de sinalizao) fornecer o nmero do canal de voz da clula escolhida (3a). O anchor MSC ocupa um caminho de conversao (individual MCELT) entre as duas centrais. Este ser utilizado aps o handoff ter sido executado (aqui o MCIC utilizado na unidade de mensagem).

- Handoff O caminho de conversao entre os MSCs e o caminho de conversao para uma nova unidade de canal de voz na Estao Rdio base foram selecionadas e uma ordem de handoff enviada a estao mvel (4a). A estao mvel inicia a comutao do canal de voz ora utilizado para o novo e ao mesmo tempo feita novamente a seleo no seletor de grupo do anchor MSC do caminho de conversao. Quando a estao mvel sintonizar o novo canal de voz, o handoff bem sucedido ser confirmado(4b).

- Conversao aps Handoff O MSC cooperador serve a chamada e o anchor MSC continua como controle da mesma aps o handoff, o que significa que todos os sinais para ou da estao mvel so transferidos via enlace de sinalizao. A tarifao da chamada ainda funo do anchor MSC. O MSC que ora serve a chamada controla localizao, handoff interno e entre centrais e avalia os resultados.

171

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

12

OPERAO E MANUTENO

Operao (ou administrao) e manuteno do sistema de telefonia mvel celular compreende atividades de operadores assim como atividades automticas (controladas por software) no MSC e Estaes Rdio Base. O operador se comunica com o sistema via as funes de E/S utilizadas pelos comandos, printouts, indicaes de alarme visual, dados de tarifao, etc. O trabalho normalmente executado na sala de controle na central ou em um centro de O&M. Alm das extenses de hardware do MSC e montagem de novos equipamentos nas Estaes Rdio Base, as tarefas manuais esto restritas a reposio de placas falhas localizadas automaticamente, a manuteno de equipamentos mecnicos tais como limpeza de gravadores, insero de papel em impressoras, verificao das baterias, etc. Como as Estaes Rdio Base so totalmente controladas pelo MSC os eventos nas mesmas so automaticamente reportadas ao MSC na forma de printouts. A filosofia de O&M do sistema de telefonia mvel celular est de acordo com aquela implementada no AXE. Da a razo pela qual a descrio somente expe as funes de O&M que so especficas do sistema de telefonia mvel celular. Estas funes so implementadas no MTS. Os manuais de O&M do sistema celular so incorporados no chamado mdulo B que o mdulo de O&M AXE padro na biblioteca de central. Para testes manuais na Estao Rdio Base, entretanto, fornecida uma descrio de teste especial. A estao mvel vista como um equipamento separado e consequentemente no ser tratada aqui.

172

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

12.1 OPERAO (ADMINISTRAO)


O termo operao significa que os comandos so utilizados para especificao, modificao e printout de dados necessrios pelos processos envolvidos com trfego. Sero tratados aqui somente os aspectos operacionais relativos ao MTS. - Administrao da rede Celular A administrao da rede celular, envolve as seguintes tarefas:

designar a identificao da rea de controle do MSC. especificar o nmero de canais e controle em operao dar nomes s clulas e s rotas de voz que contactam as clulas do MSC. especificar dados de clula tais como: SSD, SSI, SSH, SSB, SNH, SNR e potncia de sada inicial recomendada a estao mvel. designar clulas vizinhas de uma determinada clula. As funes de handoff exigem tal designao. especificar as clulas adjacentes relativas a uma determinada clula. designar os canais para cada clula especificar os dados da unidade de canal levantando-se em conta o nmero do rgo, tipo da unidade de canal (canal de voz, controle, ou receptor de intensidade de sinal), nmero do canal, o TAS e o CDD. Estas especificaes so feitas para cada unidade de canal de voz assim como para cada canal de controle e receptor de intensidade de sinal. especificar as conexes entre as linhas de voz e as correspondentes unidades de canal de voz. especificar centrais cooperadoras relativas ao MSC. etc.

173

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

- Administrao de Assinante e Estao Mvel Administrao de assinante mvel e estao mvel envolve as seguintes funes.

atribuir nmeros de assinantes mveis locais e nmeros de estaes mveis. Isto feito atravs de grupos de nmeros (nmeros consecutivos de milhar ou centena em um grupo). especificar tabelas de anlise para sries numricas de estao mvel a fim de indicar se o assinante local ou visitante, assim como indicar onde os dados da estao mvel podem ser encontrados (veja captulo 9. Bloco MTH e MTV). Tais dados indicaro depois onde em TCS e SUS os dados de assinantes sero encontrados. A anlise de dgitos tambm ocasiona a traduo do nmero da estao mvel visitante para nmero de assinante se eles no forem iguais. atribuir nmero de assinante mvel e categoria de assinante. associar o nmero de srie para cada nmero de estao mvel assim como definir se um pedido global para transmisso do nmero de srie deve ser enviado ou no. especificar uma lista com nmeros de sries das estaes mveis barradas. administrar localizao de assinantes em termos de identidade de visitantes e local. administrar estado de assinante (livre, ocupado, roaming) e categoria de assinante especficas para assinantes mveis. especificar registrador de visitante para visitantes presentes. Isto envolve atribuio ao registrador de visitante alguns nmeros de assinantes como nmeros roaming. Uma estao mvel visitante ser automaticamente alocado a um nmero de assinante. atribuir nmeros de assinantes para assinantes no residentes. atribuir nmeros de assinantes para assinantes visitantes quando somente o roaming manual estiver disponvel. administrar tarifao de assinante mvel cujo equipamento utiliza facilidades de clculo de preo (por exemplo: aluguel de carro). Uma tabela de degrau tarifrio utilizada para traduzir a tarifa obtida do CHS em grau de tarifao. O grau de tarifao enviado estao mvel na "resposta de B" (ou interconexo).

174

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

12.2 MANUTENO
As seguintes funes fazem parte da manuteno:

carga do programa do rgo de canal na Estao Rdio Base (veja captulo 4.2). superviso dos canais de controle e receptores de intensidade de sinal em cada clula. Quando qualquer um deles bloqueado, um alarme ser emitido. superviso dos canais de voz. Os canais de voz de cada clula constituem uma rota de voz com superviso de bloqueio especificada. Quando o nmero de rgos de canal de voz bloqueados excede o valor limite especificado (por rota), iniciado um alarme de bloqueio. teste das unidades de canal. O teste iniciado por comando o que resulta no envio de uma ordem de teste para a Estao Rdio Base. Na recepo do resultado, um printout do resultado do teste iniciado. registro de mal funcionamento do hardware do rgo de canal. A funo tem por finalidade armazenar as mensagens de falha recebidas da Estao Rdio Base em um registrador. O contedo pode ser impresso atravs de comando. canais de back-up (veja captulo 4.2) controle de sobrecarga (veja Figura 59) gravao do trfego da clula tendo em vista coleta e sada de dados de eventos especificados. Os seguintes eventos especificados por estao mvel, clula ou canal de voz podem ser gravados: chamadas originadas, chamadas terminadas, ocupao de canal de voz, chamada saindo ou entrando em uma clula, liberao de chamadas. A informao pode ser enviada aos rgos de E/S em perodos especficos de tempo, definidos em um programa de medio.

175

CMS 8800 - INTRODUO AO SISTEMA

176

You might also like