You are on page 1of 5

TIPOS DE PAPIS Informao publicada por Ricardo Fernandes (BRASIL) no frum do portal das Artes Grficas emhttp://portaldasartesgraficas.

com/forum

OFF-SET: Papel com bastante cola, superfcie uniforme livre de felpas e penugem e preparado para resistir o melhor possvel a ao da umidade, o que de extrema importncia em todos os papis para a impresso pelo sistema offset e litogrfico em geral. Sua aplicao na impresso para miolo, livros infantis, infanto-juvenis, mdicos, revistas em geral, folhetos e todo servio de policromia. OFFSET TELADO: Suas caractersticas so textura e gofrado. Sua aplicao em calendrios, displays, convites, cartes de festas e peas publicitrias. POLEN RSTIC: Papel com um toque rstico e artesanal. OFF-SET/Policromia: usado em papel para miolo, guarda livros e livros de arte. POLEN BOLD: Papel com opacidade e espessura elevada. POLEN SOFT: Papel com tonalidade natural, ideal para uma leitura mais prolongada e agradvel. Suas aplicaes so em livros instrumentais, ensaios e obras gerais. ALTA PRINT: Papel offset "top" de categoria, com alta lisura, brancura e opacidade. Produzindo atravs do processo "soft calender on-machine", oferece a melhor qualidade de impresso e definies de imagens. PLEN BOLD: um offset de tonalidade diferenciada, excelente opacidade e maior espessura. Sua tonalidade reflete menos a luz, permitindo uma leitura mais agradvel. COUCH: Papel com uma ou ambas as faces recobertas por uma fina camada de substncias minerais, que lhe do aspecto cerrado e brilhante, e muito prprio para a impresso de imagens a meio-tom, e em especial de retculas finas. Para a impresso de textos o papel gessado muito ldico e por isto incmodo vista. Defeito que se tem procurado contornar com a criao das tonalidades mate. O termo francs "Couch" (camada) usadssimo entre ns, onde chegou a assimilar-se em couch. necessrio distinguir couch de duas faces de alguns papis simplesmente bem acetinados, que com eles se confundem; molhando-se e friccionando-se uma extremidade do papel, se for couch, a camada de branco desfaz-se. COUCH L1: Papel com revestimento Couch brilhante em um lado. Policromia. Suas aplicaes so sobre capas, folhetos e encartes.

COUCH L2: Papel com revestimento Couch Brilhante nos dois lados.Policromia. Suas aplicaes so em livros, revistas, catlogos e encartes. COUCH MONOLCIDO: Papel com revestimento couch brilhante em um lado. Mas liso no verso para evitar impermeabilidade no contato com a gua ou umidade. Suas aplicaes so em embalagens, papel fantasia, rtulos, out-doors, base para laminao e impressos em geral. COUCH MATTE: Papel com revestimento couch fosco nos dois lados.Suas aplicaes so em impresso de livros em geral, catlogos e livros de arte. COUCH TEXTURA: Papel com revestimento couch brilhante nos dois lados, gofrado, panam e skin (casca de ovo). Suas aplicaes so em livros, revistas, catlogos, encartes, sobrecapas e folhetos. COUCH TEXTURA SKIN: Papel com revestimento couch texturado nas duas faces imitando casca de ovo. COUCH TEXTURA PANAM: Papel com revestimento couch texturado nas duas faces imitando trama de uma tela de linho. COUCH ESPECIAIS: COUCH COTE: Papel branco revestido com camada couch de alto brilho "Cast Coated", sendo o verso branco fosco. DUPLEX COTE: Cartolina branca revestida com camada couch de alto brilho "cast coated", sendo verso branco fosco. COLOR COTE: Papel revestido com camada couch de alto brilho "Cast Coated" em cores pastis e intensas: azul, verde, rosa, amarelo, chamoi vermelho, preto, prata e ouro, verso branco fosco. PEARL COTE: Cartolina perolada. DOBLECOTE: Papel branco, revestido com camada couch de alto brilho "Cast Coated" em ambas as faces. GOFRACOTE: Papel branco revestido com camada couch de alto brilho "Cast Coat" grofado nos moldes: linho fino e casca de ovo, sendo o verso branco fosco. LAMICOTE: Carto laminado com poliester metalizado nas cores: prata, ouro e outras, sendo o verso branco fosco. METALCOTE: Papel "Cast Cote" metalizado a vcuo nas cores: prata e ouro, sendo o verso branco fosco. APLICAES DA LINHA COTE; Aplicaes tcnicas de acabamento em

mveis, artigo de festas, auto adesivos, brinquedos, calendrios, capas (de balanos, discos, livros, relatrios, revistas e tales de cheque), cardpios, cartazes, cartes em geral, catalgos, convites em geral, displays em geral, divisrias de agendas e relatrios, embalagens em geral, etiqueta (tanques), folhetos, folhinhas, literaturas mdicas, papel de presente, pastas, posters, provas de impressos, reprodues de telas de pintura e revestimento para forrao de embalagens de micro ondulados. FILM COATING: Papel revestido e calandrado na mquina de papel, com excelente reproduo de cores e brilho, alta definio de imagens e superior qualidade de impresso. Esse papel intermedirio entre o papel offset e o couch. TOP PRINT: Suas caractersticas so alvura, sedosidade, lisura, opacidade superior, fidelidade na reproduo de cromos, fotos e ilustraes, maior produtividade na impresso, menor carga de tinta utilizada para obter-se a mesma densidade de cor. Sua aplicao em tablides, malas diretas, jornais de imprensas, house organs, impressos promocionais, livros didticos, revistas tcnicas, folhetos e manuais. OPALINE: Apresenta excelente rigidez (carteado), alvura, lisura, espessura uniforme. Sua aplicao em cartes de visita, convites e diplomas. VERG: Suas caractersticas so marca d'gua, aparncia artesanal, formao de folhas homogneas, resistncia das cores luz, controle colorimtrico e adequado para impresso: offset, tipografia, relevo e etc. Suas aplicaes so para papel de carta, envelopes, catlogos, capas, trabalhos publicitrios, cartes de visita, formulrios contnuos, mala-direta, para miolo e guarda de livros. COLOR PLUS: Apresenta colorido na massa, boa lisura para impresso, sem dupla face, resistncia das cores luz, estabilidade dimensional, controle colorimtrico e continuidade das cores. Suas aplicaes so em trabalhos publicitrios, papel para carta, envelopes, convites, catlogos, blocos, capas, folhetos, cartes de visita, mala-direta, formulrios contnuos. SUPER BOND: Originalmente, era um papel feito todo com pasta, usado pelos norte-americanos na impresso de ttulos da dvida pblica (bonds); a denominao se estendeu depois aos papis de carta com bastante cola, relativamente leves e constitudos de pasta de trapos, pasta qumica de melhor qualidade, ou mistura de ambos. Suas aplicaes so em formulrios contnuos, cadernos, blocos, envelopes, talonrios e servios gerais de escritrio. FLOR POST: Tem um de seus lados brilhante, que d uma opo a mais para obter-se uma melhor qualidade de impresso. Suas aplicaes so em vias de notas fiscais, pedidos, cpias de carta e documentos. CARTOLINA: Cartolina e Papelo um intermedirio entre papel e o papelo. fabricado diretamente na mquina, ou obtida pela colagem e prensagem de vrias outras folhas. Conforme a grossura, diz-se cartolina ou

papelo. Na prtica diz-se carto, se a folha pesar 180 gramas ou mais por metro quadrado; menos que isso, papel. A distino entre cartolina e papelo costuma-se fazer pela grossura; papelo quando supera o meio milmetro. Os papeles so compostos de diversos tipos de pastas, segundo a sua finalidade e utilizao. So de pasta mecnica, pasta de palha, pasta mecnica com qumica, para obter mais reistncia; para o papelo gris a pasta usada com papis e restos de trapos, manilha e outros. Suas aplicaes so em pastas, fichas, cartes e de uso escolar. CARTO GRAFIX: Carto de massa nica, ideais para policromia. indicado para capas e permite plastificao. CAPA TEXTO: Papel com aparncia artesanal. indicado para miolo e guarda de livros. CARTO TRIPLEX: Carto com duas camadas de celulose branca, miolo de celulose pr-branqueada e cobertura couch em um dos lados. Suas aplicaes so em capa de livros em geral, embalagens para produtos alimentcios, cosmticos, impressos publicitrios, produtos que exijam envase automticos e pastas. CARTO DUPLEX: Carto com trs camadas, duas com celulose prbranqueada e a terceira de celulose branca com cobertura couch. Suas aplicaes so em capa de livros em geral, cartuchos em geral (para produtos farmacuticos, alimentcios, higinicos), embalagens de disco, embalagens para eletro-eletrnicos, embalagens para brinquedos, vesturios, displays e elaminaes em micro ondulado. PAPEL JORNAL: Produto base de pasta mecnica de alto rendimento, com opacidade e alvura adequadas. fabricado em rolos para prensas rotativas, ou em folhas lisas para a impresso comum em prensas planas. A superfcie pode, ainda, variar de speras, alisada e acetinada. Suas aplicaes so em tiragens de jornais, folhetos, livros, revistas, material promocional, blocos e tales em geral. PAPEL KRAFT: Papel muito resistente, em feral de cor pardo-escuro, e feito com pastas de madeira tratada pelo sulfato de sdio (Kraft = fora). usado para embrulho, sacos e sacolas. MICRO ONDULADO: Carto especial que, em lugar de constituir folha plana, forma pequenos canais salientes e reentrantes. usado na embalagem de mercadorias quebradias, ou trabalhos diferenciados. PAPIS RECICLADOS/IMPORTADOS: Esses papis so reciclados, constituindo de 50% papis aparas (sobra de papel), sem impresso. O restante variam de 20-50% de papis impressos reciclados ps-cosumido, variando de acordo com o efeito que se deseja obter. Alm de alguns mais especficos que so reciclados em 100%, outros utilizam-se de anilinas em processo exclusivo de fabricao. Todos os papis oferecem uma variedade muito grande de cores e textura, proporcionando ao usurio um resultado diferenciado dos papis freqentemente utilizado. ideal para impresses finas em livros de arte, hot stamping, relevo seco, obras de arte, efeitos de porcelana, impresso em jato de tinta e impresso laser.

PAPEL CANSON: Papel colorido utilizado em colagens, recorte e decoraes.

You might also like