You are on page 1of 5

Informaes Tcnicas - edio - 1/7

http://www.fazendovideo.com.br/vtedc.asp

Home ndice Informaes Tcnicas Dicas Notcias Artigos Roteiros de Pesquisa FAQ Editorial Eventos Produtos e Servios Mapa do Site Contato

Pesquisar

powered by FreeFind

Informaes Tcnicas

A/B editing no modo de edio-no-linear, o termo indica a utilizao de mais de uma trilha de vdeo, geralmente dispostas uma abaixo da outra. O resultado final a soma das imagens destas trilhas, quando sobrepostas verticalmente (as imagens nas trilhas podem ser deslocadas horizontalmente clicando-se sobre as mesmas e arrastando-as), lembrando o processo A/B roll utilizado em edio linear. Normalmente as trilhas superiores sobrepem-se s inferiores, o que significa que a imagem que resultante sempre a de cima. No entanto, a transparncia ou opacidade da imagem de cima pode ser controlada, permitindo a fuso parcial com a imagem da trilha de baixo. Efeitos e transies entre as trilhas podem ser acrescentados. A/B roll no modo de edio-linear, o termo A/B roll indica normalmente a utilizao de duas fontes de vdeo (cmera ou VCR), uma denominada 'A' e outra 'B'. Os sinais de udio e/ou vdeo provenientes da fonte A e da fonte B so gravados em uma cmera ou vdeo destino C. Durante o processo de edio, so selecionados trechos tanto da fonte A como da B e gravados em C. Aparelhos geradores de efeitos, como o SEG (Special Effects Generator), conectados ao circuito permitem a realizao de efeitos e transies entre as cenas. Embora normalmente duas fontes de vdeo sejam utilizadas, o processo no restrito e desde que os equipamentos envolvidos no possuam limitaes, mais do que duas fontes podem ser utilizadas. alpha channel (key channel) Apesar do formato de imagem RGB mais utilizado empregar Color Depth de 24 bits, possvel adicionar um canal a mais neste sistema (de 8 bits, como os demais), criando-se assim o formato RGB com Color Depth de 32 bits. Este canal adicional no utilizado para representar cores, e sim para informar o grau de transparncia que o pixel deve ter quando a imagem ao qual ele pertence sobreposta a uma outra imagem. O sistema recebe o nome de RGBA, onde o "A" representa o nome deste canal adicional, o canal alfa, ou alpha channel. Em softwares de edio e criao de efeitos comum a expresso "Millions of Colors+" para informar o Color Depth de uma imagem, onde o "+" representa o canal alfa. O uso do canal alfa foi proposto por Ed Catmull e Alvy Ray Smith durante um trabalho de pesquisa de tcnicas de trabalho em composio digital de imagens, na dcada de 70, no New York Tech. Segundo eles, a noo de opacidade (ou, equivalentemente transparncia) de uma imagem to fundamental como sua cor e por isso deveria ser includa como parte da imagem e no apenas permanecer como caracterstica secundria. O novo canal foi por eles chamado de 'alfa' em referencia letra grega a

1 de 5

08/10/2012 20:38

Informaes Tcnicas - edio - 1/7

http://www.fazendovideo.com.br/vtedc.asp

(alfa) presente na frmula de interpolao linear usada na composicao de imagens. Sua inveno possibilitou um importante avano nas tcnicas de composio digital empregadas em estdios, no s no New York Tech como tambm no Pixar, Lucasfilm (na Industrial Light & Magic), Disney e outros, devido ao barateamento dos custos. At ento, para efetuar a composio digital de uma imagem A sobre um fundo B, um software tinha que calcular o valor de opacidade de cada pixel de A para s ento efetuar a composio com B, em um processo conhecido genericamente como renderizao. Para um novo fundo C, o processo tinha que ser novamente refeito (nova renderizao). Com o canal alfa, a informao de transparncia de cada pixel passava a ser parte integrante da imagem A, que podia desta forma ser composta com qualquer outra imagem sem necessidade de nova renderizao. Na poca, a memria disponvel para os computadores era extremamente cara; a inveno do canal alfa barateou o processo, possibilitando seu largo emprego pelos grandes estdios. Mais tarde, na dcada de 80, Tom Porter e Tom Duff aperfeioaram a tcnica para as filmagens do episdio "The Wrath of Khan" de Star Treck, criando a distino entre premultiplied alpha e integral alpha (detalhes mais adiante). A composio de imagens digitais em camadas (layers), possvel nos softwares de edio de vdeo por exemplo (tambm conhecida como alpha blending), possibilita a insero de ttulos e grficos sobrepostos imagens pr-existentes: toda a rea ao redor das letras ou grficos tornada transparente, permitindo que se veja a imagem de fundo. Tambm permite a sobreposio de pedaos 'recortados' de uma imagem sobre outra e a prpria variao de transparncia entre duas imagens de vdeo. Esses efeitos, exemplificados nos desenhos abaixo, so possveis atravs do uso do canal alfa:

Assim como os demais canais de 8 bits do modelo RGBA, tambm o canal alfa possui 256 variaes possveis de transparncia, desde 0 (totalmente transparente) at 255 (totalmente opaco): assim, ao contrrio de imagens do tipo .GIF, que permitem somente dizer se determinado pixel ser transparente ou opaco na sobreposio de imagens (transparncia binria), formatos de imagens que suportam canal alfa permitem o controle varivel do grau de transparncia. Entre os formatos mais comuns de imagens digitais estticas, .TGA, .TIFF e .PNG so exemplos de formatos que aceitam canal alfa e .JPEG, .GIF e .BMP exemplos de formatos que no aceitam canal alfa. O desenho abaixo exemplifica 2 camadas, denominadas A e B, com imagens sobrepostas, mostrando como os valores RGBA dos pixels da imagem de cima variam seu grau de transparncia da esquerda para a direita, permitindo enxergar gradativamente a imagem de baixo:

A cor RGB da parte azul central da camada de cima R=128 / G=128 / B=255. O canal alfa para o pixel da borda da camada de cima, na parte com azul mais intenso, contm a indicao de 100% de

2 de 5

08/10/2012 20:38

Informaes Tcnicas - edio - 1/7

http://www.fazendovideo.com.br/vtedc.asp

opacidade, ou seja, nenhuma parte do fundo branco vista. A seguir, o prximo pixel mostra 90% da camada superior e 10% da inferior, branca. Aqui o canal alfa especifica 90% para a camada superior. Isto o mesmo que dizer que ela deve ser 90% opaca em relao cor original ou que deve ser 10% transparente em relao cor original. E tambm o mesmo que multiplicar a cor original do pixel por 0,9. Assim, multiplicando cada valor RGB 128/128/255 por 0,9 obtm-se (arrredondando valores) 115/115/230. Por outro lado, multiplicando-se cada valor RGB do fundo branco (255/255/255) por 0,1, obtm-se (idem) 26/26/26. Agora ao somar (idem) um com outro (115+26 , 115+26 , 230+26) obtm-se a cor do segundo pixel para as duas camadas combinadas: 141/141/255, como mostra o desenho. O mesmo vale para todos os demais pixels, at chegar na cor branca do fundo. O clculo alfa x A + B x (1,0 - alfa) onde A o valor de cor da camada superior e B o da inferior a frmula de interpolao linear utilizada por Catmull e Smith. Assim, o fundo (camada B) fica misturado com os pixels que possuem transparncia parcial. esquerda destes, o fundo no aparece, s a imagem de cima e direita destes, a imagem de cima no aparece, s o fundo. O desenho mostra um quadrado liso azul sobre fundo liso branco, mas ocorreria o mesmo com qualquer desenho nas referidas camadas, apenas mudando-se a cor para cada par de pixels combinados. Outro exemplo, muito comum, seria a borda de uma letra azul sobre fundo branco, onde aplicada uma variao gradual de tonalidade (anti-alias, mistura gradual das bordas de uma imagem com o fundo, utilizado por alguns softwares como o Adobe Photoshop nas bordas das letras em textos) o que torna seus contornos mais suaves. Softwares de edio de imagem permitem visualizar o canal alfa de maneira independente do restante da imagem, como exemplifica a figura abaixo. Na imagem A da esquerda o carro foi recortado usando recursos do software e sobreposto uma imagem de fundo cinza C, gerando a imagem D. possvel visualizar o canal alfa da imagem A, como mostrado em B: o preto indica a parte transparente da imagem, o branco a parte opaca; se houvessem regies semi-transparentes, estas apareceriam como graduaes variadas de cinza. Levando-se em conta somente o preto e o branco, uma mscara seria equivalente a uma cartolina recortada, colocada sobre uma foto: a parte recortada permite visualizar a parte de baixo (imagem do carro), a parte no recortada encobre-a.

possvel desenhar-se sobre a mscara (diretamente sobre o canal alfa), como mostra a imagem E abaixo: foi feito um 'X' na mscara, em preto, tornando este trecho transparente e permitindo a visualizao do fundo cinza atravs dele.

No exemplo da sobreposio das imagens A e B visto anteriormente, sobre o fundo branco B a imagem

3 de 5

08/10/2012 20:38

Informaes Tcnicas - edio - 1/7

http://www.fazendovideo.com.br/vtedc.asp

A mescla-se perfeitamente. No entanto, se a recortarmos, eliminando os pixels que so totalmente brancos e deixando os semi-transparentes e os opacos azuis de A, obteremos:

Imagens recortadas geralmente so mostradas por softwares de edio de imagens sobre um fundo azul quadriculado: a rea quadriculada representa a parte da imagem totalmente transparente. O canal alfa para cada um destes pixels indica este estado de transparncia. A imagem assim recortada pode ser salva em um dos formatos que aceitam canal alfa, como visto acima. A seguir, se esta imagem salva for sobreposta a uma outra imagem C de cor diferente de branco (laranja por exemplo), ser feito para cada pixel o mesmo clculo de multiplicao de intensidades exemplificado acima. Porm, no estar sendo uma fuso de azul com laranja, e sim azul+branco+laranja: a imagem salva contm em suas bordas uma porcentagem de branco. O correto deveria ser uma graduao homognea entre o azul e o laranja. Essa anomalia, que se manifesta na forma de um halo ao redor da imagem, semelhante ao exemplificado no desenho abaixo:

O aprimoramento da tcnica no entanto, feito anos mais tarde por Tom Porter e Tom Duff permitiu evitar este problema. A idia retirar a participao indesejada do fundo na parte degrade da imagem A. Para isso, a imagem A tem a intensidade de cada um de seus pixels previamente multiplicada por alfa, antes da composio da imagem final. A intensidade das cores vai diminuindo gradativamente conforme a informao do canal alfa, e em seu lugar vai surgindo a cor preta (geralmente utilizada a cor preta, no entanto possvel o uso de outra cor qualquer). Pensando de outro modo, como se no exemplo acima da imagem A com fundo branco, o fundo fosse sempre preto, como mostra o desenho abaixo:

A diferena: ao salvar a imagem, dizemos ao software que ela j est multiplicada, ou seja, que do tipo premultiplied. Esta informao ser ento armazenada junto com o arquivo da imagem. Uma imagem do tipo .TGA por exemplo possui um flag (bit que pode ser ligado ou desligado para indicar determinada caracterstica) para indicar isso. Alguns softwares de edio de imagens no permitem efetuar esta indicao e/ou no permitem gerar imagens do tipo premultiplied. Agora, se essa imagem for sobreposta a outra imagem C de cor diferente de branco (laranja como no exemplo anterior), ocorrer a fuso correta, como exemplificado abaixo:

4 de 5

08/10/2012 20:38

Informaes Tcnicas - edio - 1/7

http://www.fazendovideo.com.br/vtedc.asp

O problema do halo portanto desaparece. Por outro lado, a reduo no nmero de multiplicaes (3 a menos para cada pixel, uma para cada canal) permitiu um novo impulso no uso das tcnicas de composio digital, uma vez que a grande quantidade de clculos era dispendiciosa para os computadores da poca, permitindo o uso de imagens de alta resoluo e um grande nmero de camadas (layers). Esta a tcnica utilizada atualmente em produes e efeitos digitais, como Toy Story, A Bela e a Fera, Star Trek II, Pocahontas e outros. Na forma no-premultiplied, se invs do fundo branco utilizado no exemplo for utilizado qualquer outro fundo, com cor lisa ou textura, sempre ocorrer a mistura de parte do fundo com parte da imagem de cima, desde que haja uma graduao de transparncia na passagem de A para B (efeito anti-alias aplicado em letras por exemplo). Na forma premultiplied isso no ocorre. E como a cor de fuso sempre conhecida (preto) fica fcil para o software retirar o preto misturado com a cor da imagem de cima, uma vez que a proporo da mistura conhecida (est no canal alfa). Por exemplo, se a cor Red para um determinado pixel tinha valor 68, e alfa para esse pixel era 50% (ou 0,5), o pixel resultante ficou com 50% de 68, que 34 para vermelho e 50 para preto. Para remover ento o preto basta dividir o valor de Red pelo valor de alfa (34 / 0,5 = 68). Para diferenciar, a primeira forma passou a ser chamada de straight alpha ou integral alpha. Em alguns softwares tambm como straight unmatted em referncia ao fato deste tipo de imagem com canal alfa no possuir mscara (matte) de transparncia j aplicada nela prpria, apenas existindo no canal alfa. Conforme visto acima, uma imagem salva pode ser do tipo straight alpha ou premultiplied alpha. No momento de se trabalhar com esta imagem, em um software de edio ou efeitos por exemplo, necessrio informar de que tipo se trata, para que o programa faa a interpretao correta. Caso isto no seja feito, poder ocorrer: a) imagem premultiplied interpretada como straight: a parte preta dos pixels semi-transparentes no ser retirada. Ao recortar a imagem para fazer a composio, os mesmos ficaro mais escuros do que deveriam, criando-se um halo semelhante ao descrito acima para composio de imagem straight sobre fundos diferentes do original. b) imagem straight interpretada como premultiplied: o software ir retirar indevidamente a cor preta dos pixels semi-transparentes e o resultado ser um halo mais brilhante do que o resto da imagem. Alguns softwares detectam (ou possuem opo para) automaticamente o tipo de canal alfa, permitindo a informao do tipo do mesmo quando o arquivo aberto, inclusive, no caso do premultiplied, oferecendo a possibilidade de apontar a cor da mscara (normalmente preta). Quando isto no ocorre e a imagem do tipo premultiplied as reas transparentes da mesma ficaro preenchidas com a cor preta. Neste caso, necessrio remover essa cor, atravs de um processo denominado key out para o canal alpha, deixando a imagem pronta para ser composta com qualquer outra. O termo Black Alpha Matte refere-se a este processo, onde a cor utilizada na mscara a cor preta. Se a cor utilizada for a branca, o processo denomina-se White Alpha Matte. Os processos acima descritos para uso em softwares de edio de imagens podem tambm ser implementados em hardwares dedicados a tarefas semelhantes em mesas de efeito, para uso em estdios de TV. Neste caso a composio muito mais rpida, ocorrendo em tempo real, por dispensar a renderizao. anti-alias ... continua na pgina seguinte ( clique aqui )

Views Imagem & Comunicao Ltda (Copyright@VIEWS 2000-2012)

5 de 5

08/10/2012 20:38

You might also like