You are on page 1of 200

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA

Curso de Formao de Combate a Incndios

Pertence a

Curso de Formao de Combate a Incndios

APRESENTAO DO CURSO FORMAO

OBJETIVOS

Ao final desta lio, os participantes sero capazes de: 1. Identificar os participantes, os instrutores e todo o pessoal de apoio do curso; 2. Identificar as expectativas do grupo em relao ao curso; 3. Descrever a finalidade, os objetivos de desempenho e a forma de avaliao do curso; 4. Descrever os aspectos de agenda do curso.

MP Apresentao do curso - Formao Pgina 1

Curso de Formao de Combate a Incndios

DINMICA PARA A IDENTIFICAO DOS PARTICIPANTES, INSTRUTORES E PESSOAL DE APOIO IDENTIFICAO DAS EXPECTATIVAS DO CURSO

FINALIDADE DO CURSO Desenvolver conhecimentos para o entendimento, reconhecimento dos fenmenos que envolvem a combusto, dos equipamentos de extino e das estratgias, tticas, tcnicas necessrias para a realizao de operaes seguras de combate e extino de incndios, de forma que o bombeiro possa realizar o salvamento de pessoas, a supresso de incndios e a preservao de patrimnios, em conformidade com a doutrina do CBMSC.

OBJETIVOS DE DESEMPENHO DO CURSO Os participantes, em equipes de 5 componentes, cuja diviso leve em conta uma distribuio de alunas (feminino) o mais equitativa possvel (no sendo possvel uma diviso exata de 5, admite-se, mediante sorteio, que uma ou mais equipes sejam de 6 componentes, sendo preferencialmente que na(s) equipe(s) que fique(m) com 6 componentes, o sexto, seja feminino), aplicando os conhecimentos padronizados aprendidos durante o curso, sero capazes de: Em equipe efetuar a colocao de EPI e EPR em no mximo 4 minutos; Montar um estabelecimento composto por uma adutora com um lance 2 , um divisor, duas linhas de ataque com dois lances de 1 cada, e dois esguichos. Em seguida, sem contagem de tempo, efetuar as aes de gerenciamento de riscos para uma edificao em chamas; Efetuar operao de ventilao forada e em seguida adentrar na edificao, encontrando e eliminando o foco do incndio. As funes sero definidas por sorteio. Obs. Cada participante contar com todos os equipamentos de proteo pessoal e demais materiais necessrios.

MP Apresentao do curso - Formao Pgina 2

Curso de Formao de Combate a Incndios

MTODO DE ENSINO DO CURSO Conforme tcnicas de Ensino vigentes na Corporao, ser utilizado o mtodo de ensino interativo valorizando a participao, a troca de experincias e o alcance de objetivos pr-estabelecidos. AVALIAO DOS PARTICIPANTES A avaliao dos participantes ser realizada atravs de: 1) Avaliao terica individual, aps o trmino da lio 3, abrangendo as lies de 1 a 3, compondo a 1 nota da mdia final da disciplina de combate a incndio parte terica. 2) Avaliao terica individual, aps o trmino da lio 12, abrangendo as lies de 1 a 12, compondo a 2 nota da mdia final da disciplina de combate a incndio parte terica. 3) Avaliao prtica individual de utilizao de EPI, conforme lista de checagem, compondo a 1 nota da mdia final da disciplina de combate a incndio parte prtica. 4 ) Avaliao prtica individual de utilizao de EPR, conforme lista de checagem, compondo a 2 nota da mdia final da disciplina de combate a incndio parte prtica. 5 ) Avaliao prtica individual de montagem de estabelecimentos, conforme lista de checagem, compondo a 3 nota da mdia final da disciplina de combate a incndio parte prtica. 6 ) Avaliao prtica de montagem de estabelecimentos, por equipes, conforme lista de checagem, compondo a 4 nota da mdia final da disciplina de combate a incndio parte prtica. 7) Avaliao prtica final por equipes correspondendo ao objetivo de desempenho deste curso, conforme lista de checagem, compondo a 5 nota da mdia final da disciplina de combate a incndio parte prtica. CONDIES PARA APROVAO Ser aprovado nas disciplinas (terica e prtica) o aluno que obtiver mdia final superior a 7,00 (sete) em cada uma delas, conforme artigo 63 da IG 40-01, O aluno que no atingir a mdia final exigida 7,00 (sete), ter direito a realizar um Exame Final (EF), no qual, ter que obter nota igual ou superior tambm a 7,00 (sete), conforme o Art. 58, VII e Art. 63, paragrafo nico, tudo da IG 40-01, sendo considerado como reprovado na disciplina caso no atinja a nota citada.

MP Apresentao do curso - Formao Pgina 3

Curso de Formao de Combate a Incndios

O EF para a disciplina terica ser constitudo de uma avaliao terica escrita, abrangendo as lies de 1 a 12. O EF para a disciplina prtica ser constitudo de uma avaliao prtica, com a seguinte composio: Utilizao de EPI e EPR (conforme lista de checagem da avaliao prtica n 2) e em ato contnuo montar um estabelecimento para combate a incndio (conforme lista de checagem da avaliao prtica n 3), sendo que para obter a nota mnima exigida para aprovao, dever realizar a avaliao num tempo mximo de 5min30seg. CONDIES PARA CERTIFICAO Para a certificao e utilizao do distintivo do curso o aluno dever obter mdia final superior a 8,00 (oito), conforme artigo 70 da IG 40-01.

FREQUENCIA E PONTUALIDADE obrigatria a presena em 75% da carga horria da disciplina e pontualidade em todas as aulas. Espera-se responsabilidade e respeito mtuo de todos os participantes. AVALIAO DO CURSO PELOS PARTICIPANTES Haver duas modalidades de avaliaes do curso que devero ser preenchidas pelos participantes. Uma dever ser preenchida ao final de cada lio e a outra ser realizada conjuntamente no final do curso. Esclarea qualquer dvida de preenchimento com o coordenador ou com qualquer dos instrutores do curso. muito importante para o melhoramento futuro do curso que voc responda as avaliaes de forma criteriosa e atenta! AVALIAO DO DIA Ao final de cada jornada diria, os participantes realizaro uma dinmica onde apontaro os aspectos positivos e por melhorar observados durante o dia.

MP Apresentao do curso - Formao Pgina 4

Curso de Formao de Combate a Incndios

ASPECTOS DE ORDEM PRTICA Horrios das refeies: Caf: Almoo: Janta:

proibido fumar tanto no ambiente de sala de aula quanto nos ambientes externos quando do desenvolvimento das aulas. Somente poder ser permitido fumar nos horrios de intervalos e em locais abertos e amplamente ventilados.

Durante as aulas proibido o uso de telefones celulares e similares, etc.

PREGO Servir para anotar perguntas conflitivas ou dvidas levantadas pelos participantes, as quais devero ser esclarecidas to logo seja possvel.

MP Apresentao do curso - Formao Pgina 5

Curso de Formao de Combate a Incndios

AGENDA DO CURSO CURSO DE FORMAO DE COMBATE A INCNDIOS A agenda seguinte est assim disposta por questo formal de organizao do QTS. Contudo, em razo da grande quantidade de alunos e da carncia de equipamentos para todos simultaneamente, a fim de proporcionar melhor aproveitamento, sempre que possvel a turma poder ser dividida em estaes. 1 Dia 07h45min - Abertura do curso e apresentao do curso 08h00min Lio 1 Introduo a cincia do fogo 10h15min Pausa 11h15min - Lio 2 Comportamento do fogo em incndios interiores 12h00min - Pausa para almoo 14h00min - Treinamento prtico de tcnicas de acondicionamento de mangueiras 15h30min - Pausa 15h45min Treinamento prtico de tcnicas transporte, lanamento, descarga e conexo de juntas 18h00min - Avaliao do dia 2 Dia 08h00min - Lio 3 Fenmenos dos incndios 09h30min - Lio 4 Hidrulica aplicada e equipamentos hidrulicos de combate a Incndio 10h15min Pausa 10h30min - Lio 4 Hidrulica aplicada e equipamentos hidrulicos de combate a Incndio 12h00min - Pausa para almoo 14h00min Treinamento prtico de transporte, lanamento, descarga, conexo de juntas, acondicionamento (individual e em equipe) 17h15min Dinmica n 1 Mangueiras de Incndio 18h00min - Avaliao do dia 3 Dia 08h00min Lio 5 - Abastecimentos 09h30min - Lio 6 EPI/EPR 10h15min - Pausa 10h30min - Lio 6 EPI/EPR 12h00min - Pausa para almoo

MP Apresentao do curso - Formao Pgina 6

Curso de Formao de Combate a Incndios

14h00min Prtica de uso de EPI 16h30min Prtica de uso de EPI/EPR 18h00min - Avaliao do dia 4 Dia 08h00min - Lio 7 Agentes extintores e extintores de incndio 10h15min - Pausa 10h30min - Lio 8 Espumas para combate a incndio 12h00min - Pausa para almoo 14h00min Prtica de uso de EPI/EPR 16h30min Treinamento prtico de montagem de estabelecimentos com Gu completa 18h00min - Avaliao do dia 18h00min - Avaliao terica lies 1 a 3 5 Dia 08h00min - Lio 9 Tcnicas de combate a incndio estrutural 10h15min - Pausa 10h30min Lio 10 Ventilao em incndios 12h00min - Pausa para almoo 14h00min Prtica de uso de EPI 15h45min Avaliao Prtica n 1 Uso de EPI (conforme lista de checagem). 18h00min - Avaliao do dia 6 Dia 08h00min - Lio 11 Busca e resgate em incndios 09h30min - Lio 12 Estratgias e tticas de combate a incndio estrutural 10h15min - Pausa 10h30min Lio 12 Estratgias e tticas de combate a incndio estrutural 12h00min - Pausa para almoo 14h00min Prtica de uso de EPI/EPR 18h00min - Avaliao do dia 7 Dia 08h00min Avaliao Prtica n 2 Uso de EPI/EPR - (conforme lista de checagem) 08h30min Treinamento prtico de montagem de estabelecimentos com Gu reduzida 10h00min - Pausa 10h15min Treinamento prtico de montagem de estabelecimentos individual 12h00min - Pausa para almoo 14h00min Treinamento prtico de montagem de estabelecimentos com Gu completa 16h00min - Pausa
MP Apresentao do curso - Formao Pgina 7

Curso de Formao de Combate a Incndios

16h15min Treinamento prtico de montagem de estabelecimentos individual 17h00min Dinmica n 2 (Montagem de estabelecimentos com Gu completa) 17h30min Dinmica n 3 (montagem de estabelecimentos com Gu reduzida) 18h00min - Avaliao do dia 18h00min - Avaliao terica lies 1 a 12 8 Dia 08h00min Treinamento prtico de montagem de estabelecimentos individual 10h00min - Pausa 10h15min Treinamento prtico de montagem de estabelecimentos com Gu reduzida 12h00min - Pausa para almoo 14h00min Treinamento prtico de montagem de estabelecimentos com Gu completa 16h00min - Pausa 16h15min Treinamento prtico de montagem de estabelecimentos individual 17h00min Dinmica n 3 (Montagem de estabelecimentos com Gu completa) 17h30min Dinmica n 4 (montagem de estabelecimentos com Gu reduzida) 18h00min - Avaliao do dia 9 Dia 08h00min Reviso de Busca e Resgate em Incndios 08h30min Treinamento de tcnica de busca s cegas 10h15min - Pausa 10h30min Treinamento de tcnicas de busca com montagem de estabelecimentos 12h00min - Pausa para almoo 14h00min Reviso sobre Escadas de Bombeiro 14h30min Escadas Tcnicas de transporte e tcnicas de ancoragem 15h00min Treinamento de tcnicas de montagem, arvoramento e desmontagem de escadas 16h00min - Pausa 16h15min Tcnicas de evoluo de mangueiras em escadas 17h00min Dinmica n 4 (Busca e Resgate em Incndios) 18h00min - Avaliao do Dia 10 Dia 08h00min Treinamento prtico de montagem de estabelecimentos com Gu completa 10h00min - Pausa 10h15min Treinamento prtico de montagem de estabelecimentos individual 12h00min - Pausa para almoo 14h00min Avaliao prtica n 3 - Montagem de estabelecimentos, individual.

MP Apresentao do curso - Formao Pgina 8

Curso de Formao de Combate a Incndios

16h15min Avaliao prtica n 4 - Montagem de estabelecimentos, por equipes (Gu completa). 18h00min - Avaliao do dia 11 Dia 08h00min Prtica de combate a incndio classe B 10h15min - Pausa 10h30min Prtica de combate a incndio classe B 12h00min - Pausa para almoo 14h00min Prtica de combate a incndio (ambiente externo) 15h30min - Pausa 15h45min Prtica de combate a incndio (ambiente externo) 18h00min Avaliao do dia 12 Dia 08h00min Prtica de combate a incndio estrutural sem ventilao 10h15min - Pausa 10h30min Prtica de combate a incndio estrutural sem ventilao 12h00min - Pausa para almoo 14h00min Prtica de combate a incndio estrutural com ventilao natural e ventilao forada de presso negativa 15h30min - Pausa 15h45min Prtica de combate a incndio estrutural com ventilao natural e ventilao forada de presso negativa 18h00min Avaliao do dia 13 Dia 08h00min Prtica de combate presso positiva e negativa 10h15min - Pausa 10h30min Prtica de combate presso positiva e negativa 12h00min - Pausa para almoo 14h00min Prtica de combate presso positiva e negativa 15h30min - Pausa 15h45min Prtica de combate presso positiva e negativa 18h00min Avaliao do dia a incndio estrutural com ventilao forada de a incndio estrutural com ventilao forada de a incndio estrutural com ventilao forada de a incndio estrutural com ventilao forada de

14 Dia 08h00min Prtica de combate a incndio estrutural com ventilao forada de presso positiva e negativa
MP Apresentao do curso - Formao Pgina 9

Curso de Formao de Combate a Incndios

10h15min - Pausa 10h30min Prtica de combate a incndio estrutural com ventilao forada de presso positiva e negativa 12h00min - Pausa para almoo 14h00min Busca e resgate de vtima em incndio estrutural 15h30min - Pausa 15h45min Busca e resgate de vtima em incndio estrutural 18h00min Avaliao do dia 15 Dia 08h00min Avaliao prtica n 5 - Verificao final por equipe de combate incndio estrutural com aplicao de ventilao forada de presso positiva negativa 12h00min - Pausa para almoo 14h00min Avaliao prtica n 5 - Verificao final por equipe de combate incndio estrutural com aplicao de ventilao forada de presso positiva negativa 18h00min Avaliao do curso pelos participantes, reviso das expectativas encerramento. a e a e e

MP Apresentao do curso - Formao Pgina 10

Curso de Formao de Combate a Incndios

AVALIAO DO CURSO PELOS PARTICIPANTES Esta avaliao, aps preenchida deve ser destacada e entregue ao coordenador do curso, o qual aps analis-la a encaminhar Coordenadoria de Combate a Incndio do CBMSC. Local: _______________________________ Data: _________________

Lies do Curso de Combate a Incndio Estrutural (formao). Utilizando o formulrio abaixo, preencha os espaos com sua impresso sobre o curso. Inicialmente preencha os aspectos relativos ao contedo da lio e, em seguida, avalie o instrutor da matria. Utilize valores desde 10 (excelente) a 1 (pssimo).
NOTA LIES Contedo Apresentao do curso LIES TORICAS Introduo a cincia do fogo Comportamento do fogo em incndios interiores Fenmenos dos incndios Hidrulica aplicada e equipamentos hidrulicos de combate a Incndio Abastecimentos EPI/EPR Agentes extintores e extintores de incndio Espumas para combate a incndio Tcnicas de combate a incndio estrutural Ventilao em incndios Busca e resgate em incndios Estratgias e tticas de combate a incndio estrutural LIES PRTICAS Treinamento prtico de tcnicas de acondicionamento de mangueiras Treinamento prtico de tcnicas transporte, lanamento, descarga e conexo de juntas Treinamento prtico de transporte, lanamento, descarga, conexo de juntas, acondicionamento (individual e em equipe) Prtica de uso de EPI Prtica de uso de EPI/EPR Treinamento prtico de montagem de estabelecimentos com Gu completa Treinamento prtico de montagem de estabelecimentos com Gu reduzida Instrutor BREVE COMENTRIO

MP Apresentao do curso - Formao Pgina 11

Curso de Formao de Combate a Incndios

Treinamento prtico de montagem de estabelecimentos individual Reviso de Busca e Resgate em Incndios e Treinamento de tcnica de busca s cegas Treinamento de tcnicas de busca com montagem de estabelecimentos Escadas: Tcnicas de transporte e tcnicas de ancoragem Treinamento de tcnicas de montagem, arvoramento e desmontagem de escadas. Tcnicas de evoluo de mangueiras em escadas Prtica de combate a incndio classe B Prtica de combate a incndio (ambiente externo) Prtica de combate a incndio estrutural sem ventilao Prtica de combate a incndio estrutural com ventilao natural e ventilao forada de presso negativa Prtica de combate a incndio estrutural com ventilao forada de presso positiva e negativa Busca e resgate de vtima em incndio estrutural

Na sua opinio qual o melhor momento do curso?

Na sua opinio, qual aspecto do curso deveria ser alterado?

MP Apresentao do curso - Formao Pgina 12

Curso de Formao de Combate a Incndios

AVALIAO DO CURSO COMO UM TODO Agora pedimos que voc avalie o curso como um todo. Utilize novamente a mesma escala de valores. ASSUNTO Qualidade das instalaes Meios auxiliares e equipamentos Instrutores como equipe Alcance dos objetivos do curso Utilize o espao a seguir para sugestes e comentrios adicionais sobre os pontos fortes e os pontos fracos do curso: NOTA BREVE COMENTRIO

MP Apresentao do curso - Formao Pgina 13

Curso de Formao de Combate a Incndios

LISTA DE CHECAGEM AVALIAAO PRTICA N 1 USO DE EPI (INDIVIDUAL) Aluno: PROCEDIMENTO Calar as Botas Vestir a cala (vestir os suspensrios) Vestir a balaclava Vestir a jaqueta Fechar a Jaqueta (proteo do pescoo) Colocar o Capacete (ajustar) Calar as luvas Executar um meio sugado (verificar ajuste do equipamento) TEMPO DE PROVA TEMPO CORRIGIDO Tempo: 41 a 45 segundos (Tempo mximo permitido) - Nota 7,00 Tempo: 36 a 40 segundos - Nota 8,00 Tempo: 31 a 35 segundos - Nota 9,00 Tempo: At 30 segundos - Nota 10,00
Observaes: - O aluno que no conseguir na primeira tentativa ficar dentro do tempo mximo admitido (45 s), para ele e somente ele, ser oportunizada uma segunda tentativa. No conseguindo ainda, ter uma terceira e ltima tentativa. - Na segunda e terceira tentativa, independente do tempo obtido, a nota mxima possvel passa a ser 7,00. - Para o aluno que utilizar duas ou trs tentativas, ser considerado, para efeitos de nota na avaliao, o melhor tempo das 2 (duas) ou 3 (trs) tentativas, observando-se a limitao mxima prevista no item anterior. - Acima de 45 segundos o aluno perder 0,5 ponto a cada 5 segundos. - Para cada procedimento incorreto observado pelos Instrutores/Avaliadores ser atribudo um acrscimo de 5 segundos no tempo de prova do aluno. - O aluno que deliberadamente deixar de executar algum dos procedimentos previstos no check list, ter a avaliao desconsiderada, havendo que repeti-la, contando-se j como uma tentativa.

CORRETO INCORRETO

Avaliao 1: Nota ( Avaliao 2: Nota ( Avaliao 3: Nota (

) ) ) Resultado final: Nota ( )

MP Apresentao do curso - Formao Pgina 14

Curso de Formao de Combate a Incndios

LISTA DE CHECAGEM AVALIAAO PRTICA N 2 USO DE EPI/EPR (INDIVIDUAL) Aluno: PROCEDIMENTO Calar as Botas Vestir a cala (vestir os suspensrios) Vestir a balaclava Vestir a jaqueta Fechar a Jaqueta (proteo do pescoo) Ajoelhar-se a frente do cilindro Passar o cilindro pela cabea Colocar a mscara pendurada ao pescoo Conectar a vlvula de demanda na mscara Abrir o registro do cilindro Fechar registro do cilindro Liberar o ar das mangueiras (conferir alarme) Abrir o registro do cilindro at o final e retornar de volta Verificar manmetro Vestir a mscara Ajustar tirantes da mscara Colocar o capacete (ajustar os tirantes) Calar as luvas Executar um equipamento) meio-sugado (verificar ajuste do CORRETO INCORRETO

Tempo de Prova Tempo Corrigido Tempo: 1min 51seg a 2min 00seg (Tempo mximo permitido) - Nota 7,00 Tempo: 1min 41seg a 1min 50seg - Nota 8,00 Tempo: 1min 31seg a 1min 40seg - Nota 9,00 Tempo: At 1min 30seg - Nota 10,00

MP Apresentao do curso - Formao Pgina 15

Curso de Formao de Combate a Incndios

Observaes: - O aluno que no conseguir na primeira tentativa ficar dentro do tempo mximo admitido (2 min), para ele e somente ele, ser oportunizada uma segunda tentativa. No conseguindo ainda, ter uma terceira e ltima tentativa. - Na segunda e terceira tentativa, independente do tempo obtido, a nota mxima possvel passa a ser 7,00. - Para o aluno que utilizar duas ou trs tentativas, ser considerado, para efeitos de nota na avaliao, o melhor tempo das 2 (duas) ou 3 (trs) tentativas, observando-se a limitao mxima prevista no item anterior. - Acima de 2 minutos o aluno perder 0,5 ponto a cada 10 segundos. - Para cada procedimento incorreto observado pelos Instrutores/Avaliadores ser atribudo um acrscimo de 10 segundos no tempo de prova do aluno. - O aluno que deliberadamente deixar de executar algum dos procedimentos previstos no check list, ter a avaliao desconsiderada, havendo que repeti-la, contando-se j como uma tentativa. Avaliao 1: Nota ( Avaliao 2: Nota ( Avaliao 3: Nota ( ) ) ) Resultado final: Nota ( )

MP Apresentao do curso - Formao Pgina 16

Curso de Formao de Combate a Incndios

LISTA DE CHECAGEM AVALIAAO PRTICA N 3 MONTAGEM DE ESTABELECIMENTOS (INDIVIDUAL) CONDIES PRVIAS AVALIAO Em palco de ferramentas, previamente montado, estaro os seguintes equipamentos : 1 lance de mangueira de 2 de 20 metros (adutora), 1 divisor com 2 sadas de 1 , 2 lances de mangueiras de 1 de 20 metros cada, 1 chave de mangueira, 1 esguicho de vazo selecionvel ou automtica. Uma viatura com bomba de incndio, com operador : Postada com a bomba acionada, desacelerada, e na condio de tanque-bomba. Vlvula da expedio a ser utilizada, fechada. A bomba ser acelerada e a expedio aberta, somente quando o aluno solicitar gua na adutora. Condio inicial do aluno: Previamente equipado com EPI/EPR. Registro do cilindro aberto. Mascara pendurada ao pescoo, conectada vlvula de demanda. DESENVOLVIMENTO DA AVALIAO: A partir de um silvo longo de apito, montar um estabelecimento com 1 linha adutora de 1 lance de mangueira de 2 de 20 metros, 1 divisor com 2 sadas de 1 (a ser colocado em marcao no solo, previamente definida a 15 m da expedio da Vtr), e 1 linha de ataque com 2 lances de mangueiras de 1 de 20 metros cada. Abrir a expedio correta do divisor (linha da direita). Acoplar o esguicho. Solicitar gua na adutora (como a expedio do divisor estar aberta, a gua j fluir para a linha de ataque). Vestir a mscara e repor o capacete e calar as luvas. Em seguida acertar um alvo (cone) localizado a 50 metros do divisor, no necessitando derrub-lo. Acertando o cone, fechar o esguicho, momento em que soar o apito, determinando o final da avaliao e marcando-se, assim, o tempo.

MP Apresentao do curso - Formao Pgina 17

Curso de Formao de Combate a Incndios

AVALIAAO PRTICA N 3 MONTAGEM DE ESTABELECIMENTOS (INDIVIDUAL) Aluno: PROCEDIMENTO Retirada da adutora do palco de ferramentas Conduo da adutora Conexo da adutora na boca expulsora Conexo da adutora com o divisor
Retirada dos lances das linha de ataque do palco de ferramentas

CORRETO

INCORRETO

Conduo dos lances das linha de ataque Lanamento dos lances das linha de ataque Conexo da linha de ataque da direita ao divisor Abertura da expedio correta do divisor linha da direita Conexo do esguicho linha de ataque montada Solicitao de gua na adutora/linha de ataque Colocao da mscara e reposio do capacete Acionamento do esguicho Acerto do alvo Fechamento do esguicho Arrastamento/choque de algum dos equipamentos hidrulicos TEMPO DE PROVA TEMPO CORRIGIDO Tempo: 2min 31seg a 3min 00seg (Tempo mximo permitido) - Nota 7,00 Tempo: 2min 01seg a 2min 30seg - Nota 8,00 Tempo: 1min 46seg a 2min 0seg - Nota 9,00 Tempo: At 1min 45seg - Nota 10,00 Observaes: - O aluno que no conseguir na primeira tentativa ficar dentro do tempo mximo admitido (3 min), para ele e somente ele, ser oportunizada uma segunda tentativa. No conseguindo ainda, ter uma terceira e ltima tentativa.

MP Apresentao do curso - Formao Pgina 18

Curso de Formao de Combate a Incndios

- Na segunda e terceira tentativa, independente do tempo obtido, a nota mxima possvel passa a ser 7,00. - Para o aluno que utilizar duas ou trs tentativas, ser considerado, para efeitos de nota na avaliao, o melhor tempo das 2 (duas) ou 3 (trs) tentativas, observando-se a limitao mxima prevista no item anterior. - Acima de 3 minutos o aluno perder 0,5 ponto a cada 15 segundos. - Para cada procedimento incorreto observado pelos Instrutores/Avaliadores ser atribudo um acrscimo de 15 segundos no tempo de prova do aluno. - O aluno que deliberadamente deixar de executar algum dos procedimentos previstos no check list, ter a avaliao desconsiderada, havendo que repeti-la, contando-se j como uma tentativa. Avaliao 1: Nota ( Avaliao 2: Nota ( Avaliao 3: Nota ( ) ) ) Resultado final: Nota ( )

MP Apresentao do curso - Formao Pgina 19

Curso de Formao de Combate a Incndios

LISTA DE CHECAGEM AVALIAAO PRTICA N 4 MONTAGEM DE ESTABELECIMENTOS (EM EQUIPE) CONDIES PRVIAS AVALIAO Diviso das equipes: Em 5 componentes, cuja diviso leve em conta uma distribuio de alunas (feminino) o mais equitativa possvel. No sendo possvel uma diviso exata de 5, admite-se, mediante sorteio, que uma ou mais equipes sejam de 6 componentes, sendo preferencialmente que na(s) equipe(s) que fique(m) com 6 componentes, o sexto, seja feminino. Em palco de ferramentas, previamente montado, estaro os seguintes equipamentos : 1 lance de mangueira de 2 de 20 metros (adutora), 1 divisor com 2 sadas de 1 , 4 lances de mangueiras de 1 de 20 metros cada, 1 chave de mangueira, 2 esguichos de vazo selecionvel ou automtica. Uma viatura com bomba de incndio, com operador : Postada com a bomba acionada, desacelerada, e na condio de tanque-bomba. Vlvula da expedio a ser utilizada, fechada. A bomba ser acelerada e a expedio aberta, somente quando a equipe solicitar gua na adutora. Condio inicial da equipe: Previamente equipada com EPI/EPR. Registro do cilindro aberto. Mascara pendurada ao pescoo, conectada vlvula de demanda. DESENVOLVIMENTO DA AVALIAO: A partir de um silvo longo de apito, montar um estabelecimento com 1 linha adutora de 1 lance de mangueira de 2 de 20 metros, 1 divisor com 2 sadas de 1 (a ser colocado em marcao no solo, previamente definida a 15 m da expedio da Vtr), e 2 linhas de ataque com 2 lances de mangueiras de 1 de 20 metros cada. Acoplar os esguichos. Solicitar gua na adutora. Solicitar gua na linha da direita. Solicitar gua na linha da esquerda. Abrir a expedio correta do divisor, conforme ordem do pedido. Vestir a mscara e repor o capacete e calar as luvas. Em seguida, acertar um alvo (cone) localizado a 50 metros do divisor, no necessitando derrub-lo, havendo um alvo para cada linha de ataque. Acertando os cones, fechar os esguichos, momento em que soar o apito, determinando o final da avaliao e marcando-se, assim, o tempo.

MP Apresentao do curso - Formao Pgina 20

Curso de Formao de Combate a Incndios

AVALIAAO PRTICA N 4 MONTAGEM DE ESTABELECIMENTOS (EM EQUIPE) Equipe:


PROCEDIMENTO Retirada da adutora do palco de ferramentas Conduo da adutora Conexo da adutora na boca expulsora Conexo da adutora com o divisor Retirada dos lances da linha de ataque do palco de ferramentas Conduo dos lances da linha de ataque Lanamento dos lances da linha de ataque Conexo da linha de ataque da direita ao divisor Conexo da linha de ataque da esquerda ao divisor Conexo do esguicho linha de ataque da direita Conexo do esguicho linha de ataque da esquerda Solicitao de gua na adutora Solicitao de gua na linha da direita Abertura da expedio correta do divisor linha da direita Solicitao de gua na linha da esquerda Abertura da expedio correta do divisor linha da esquerda Colocao da mscara e reposio do capacete Acionamento do esguicho da direita Acionamento do esguicho da esquerda Acerto do alvo da direita Acerto do alvo da esquerda Fechamento do esguicho da direita Fechamento do esguicho da esquerda Arrastamento/choque de algum dos equipamentos hidrulicos CORRETO INCORRETO

TEMPO DE PROVA TEMPO CORRIGIDO

MP Apresentao do curso - Formao Pgina 21

Curso de Formao de Combate a Incndios

Tempo: 1min 31seg a 1min 45seg (Tempo mximo permitido) - Nota 7,00 Tempo: 1min 15seg a 1min 30seg - Nota 8,00 Tempo: 1min 00seg a 1min 14seg - Nota 9,00 Tempo: At 1min - Nota 10,00 Observaes: - A equipe que no conseguir na primeira tentativa ficar dentro do tempo mximo admitido (1min 45seg), para ela e somente ela, ser oportunizada uma segunda tentativa. No conseguindo ainda, ter uma terceira e ltima tentativa. - Na segunda e terceira tentativa, independente do tempo obtido, a nota mxima possvel, para os componentes da equipe, passa a ser 7,00. - Para a equipe que utilizar duas ou trs tentativas, ser considerado, para efeitos de nota na avaliao, o melhor tempo das 2 (duas) ou 3 (trs) tentativas, observando-se a limitao mxima prevista no item anterior. - Acima de 1min 45seg minutos a equipe perder 0,5 ponto a cada 10 segundos. - Para cada procedimento incorreto observado pelos Instrutores/Avaliadores ser atribudo um acrscimo de 5 segundos no tempo de prova da equipe. - A equipe que deliberadamente deixar de executar algum dos procedimentos previstos no check list, ter a avaliao desconsiderada, havendo que repeti-la, contando-se j como uma tentativa. Avaliao 1: Nota ( Avaliao 2: Nota ( Avaliao 3: Nota ( ) ) ) Resultado final: Nota ( )

MP Apresentao do curso - Formao Pgina 22

Curso de Formao de Combate a Incndios

LISTA DE CHECAGEM AVALIAAO FINAL (EM EQUIPE) CONDIES PRVIAS AVALIAO Diviso das equipes: Em 5 componentes, cuja diviso leve em conta uma distribuio de alunas (feminino) o mais equitativa possvel. No sendo possvel uma diviso exata de 5, admite-se, mediante sorteio, que uma ou mais equipes sejam de 6 componentes, sendo preferencialmente que na(s) equipe(s) que fique(m) com 6 componentes, o sexto, seja feminino. Em palco de ferramentas, previamente montado, estaro os seguintes equipamentos : 1 lance de mangueira de 2 de 20 metros (adutora), 1 divisor com 2 sadas de 1 , 4 lances de mangueiras de 1 de 20 metros cada, 1 chave de mangueira, 2 esguichos de vazo selecionvel ou automtica, 1 corta-frio, 1 escada e 1 ventilador ttico. Uma viatura com bomba de incndio, com operador : Postada com a bomba acionada, desacelerada, e na condio de tanque-bomba. Vlvula da expedio a ser utilizada, fechada. A bomba ser acelerada e a expedio aberta, somente quando a equipe solicitar gua na adutora. Condio inicial da equipe: Desequipada de EPI/EPR. DESENVOLVIMENTO DA AVALIAO: A partir de um silvo longo de apito: PARTE 1: Equipar-se com EPI/EPR. PARTE 2: Montar um estabelecimento com 1 linha adutora de 1 lance de mangueira de 2 de 20 metros, 1 divisor com 2 sadas de 1 (a ser colocado pela equipe em local adequado em relao ao comprimento da adutora e ao ambiente em chamas), e 2 linhas de ataque com 2 lances de mangueiras de 1 de 20 metros cada. Acoplar os esguichos. Solicitar gua na adutora. Solicitar gua na linha da direita. Solicitar gua na linha da esquerda. Abrir a expedio correta do divisor, conforme ordem do pedido. Em seguida, acionar ambos os esguichos, testando o jato, vazo e presso. Fechar ambos os esguichos. Por fim, todos os componentes, conectar a vlvula de demanda. Estando ao final, todos os componentes, com as luvas caladas, soar o apito, determinando o final da parte 1 e 2 da avaliao final, e marcando-se, assim, o tempo. Equipe:
MP Apresentao do curso - Formao Pgina 23

Curso de Formao de Combate a Incndios

PROCEDIMENTO
Calar as Botas Vestir a cala (vestir os suspensrios) Vestir a balaclava Vestir a jaqueta Fechar a Jaqueta (proteo do pescoo) Ajoelhar-se a frente do cilindro Passar o cilindro pela cabea Colocar a mscara pendurada ao pescoo Conectar a vlvula de demanda na mscara Abrir o registro do cilindro Fechar registro do cilindro Liberar o ar das mangueiras (conferir alarme) Abrir o registro do cilindro at o final e retornar de volta Verificar manmetro Vestir a mscara Ajustar tirantes da mscara Colocar o capacete (ajustar os tirantes) Cortar energia eltrica Retirada da adutora do palco de ferramentas Conduo da adutora Conexo da adutora na boca expulsora Conexo da adutora com o divisor Retirada dos lances da linha de ataque do palco de ferramentas Conduo dos lances da linha de ataque Lanamento dos lances da linha de ataque Conexo da linha de ataque da direita ao divisor Conexo da linha de ataque da esquerda ao divisor Conexo do esguicho linha de ataque da direita Conexo do esguicho linha de ataque da esquerda Solicitao de gua na adutora

CORRETO

INCORRETO

MP Apresentao do curso - Formao Pgina 24

Curso de Formao de Combate a Incndios

Solicitao de gua na linha da direita Abertura da expedio correta do divisor linha da direita Solicitao de gua na linha da esquerda Abertura da expedio correta do divisor linha da esquerda Acionamento do esguicho da direita Acionamento do esguicho da esquerda Fechamento do esguicho da direita Fechamento do esguicho da esquerda Arrastamento/choque de algum dos equipamentos hidrulicos TEMPO DE PROVA TEMPO CORRIGIDO

Tempo: 3min 31seg a 4min 00seg (Tempo mximo permitido) - Nota 7,00 Tempo: 3min 01seg a 3min 30seg - Nota 8,00 Tempo: 2min 31seg a 3min 00seg - Nota 9,00 Tempo: At 2min 30seg - Nota 10,00 Observaes: - A equipe que no conseguir na primeira tentativa ficar dentro do tempo mximo admitido (4 min), para ela e somente ela, ser oportunizada uma segunda tentativa. No conseguindo ainda, ter uma terceira e ltima tentativa. - Na segunda e terceira tentativa, independente do tempo obtido, a nota mxima possvel, para os componentes da equipe, passa a ser 7,00. - Para a equipe que utilizar duas ou trs tentativas, ser considerado, para efeitos de nota na avaliao, o melhor tempo das 2 (duas) ou 3 (trs) tentativas, observando-se a limitao mxima prevista no item anterior. - Acima de 4 minutos a equipe perder 0,5 ponto a cada 15 segundos. - Para cada procedimento incorreto observado pelos Instrutores/Avaliadores ser atribudo um acrscimo de 10 segundos no tempo de prova da equipe. - A equipe que deliberadamente deixar de executar algum dos procedimentos previstos no check list, ter a avaliao desconsiderada, havendo que repeti-la, contando-se j como uma tentativa. Avaliao 1: Nota ( Avaliao 2: Nota ( Avaliao 3: Nota ( ) ) ) Resultado parcial parte 1 e 2: Nota ( PARTE 3 (SEM TEMPO) )

MP Apresentao do curso - Formao Pgina 25

Curso de Formao de Combate a Incndios

PROCEDIMENTO Calar as luvas Posicionamento da equipe imediatamente antes da entrada 1 Abertura para ventilao (sada dos produtos da combusto) 2 Abertura para ventilao (entrada de ar fresco) Utilizao do ventilador Tempo para a entrada (aguardo dos efeitos da ventilao) Progresso no ambiente at o foco Encontro do foco Ataque correto ao foco Retirada da fumaa e vapores por ventilao hidrulica Alternncia entre ataque ao foco e retirada de fumaa e vapores Eliminao do foco do incndio Operao do esguicho Atuao do auxiliar de linha Coordenao da equipe Nota 1 tentativa Nota 2 tentativa Observao:

CORRETO INCORRETO

- Cada procedimento incorreto acarretar na perda de 0,75 ponto. - A equipe ter 2 (duas) tentativas para atingir a nota mnima exigida (7,00). - Na segunda tentativa, independente da nota obtida, a nota mxima possvel passa a ser 7,00. - Ser considerado, para efeitos de nota, a melhor nota das 2 (duas) tentativas. - A equipe que deliberadamente deixar de executar algum dos procedimentos previstos no check list, ter a avaliao desconsiderada, havendo que repeti-la, contando-se j como uma tentativa. Resultado parcial parte 3: Nota ( )

RESULTADO AVALIAO FINAL : Nota ( ) (soma da parcial 1 e 2 com a parcial 3, dividido por 2)

MP Apresentao do curso - Formao Pgina 26

Curso de Formao em Combate a Incndio

LIO 1 INTRODUO CINCIA DO FOGO

OBJETIVOS: Ao final desta lio, os participantes sero capazes de: 1. Conceituar corretamente os termos fogo e incndio; 2. Indicar os 4 componentes essenciais do fogo (tetraedro do fogo); 3. Citar pelo menos 3 diferentes produtos da combusto; 4. Citar os 3 mecanismos bsicos para a transferncia (propagao) do calor; 5. Explicar a diferena entre ponto de combusto e ponto de ignio. 6. Explicar os diferentes mtodos de extino de um incndio interior. 7. Enumerar corretamente as 5 classes de incndio e citar um exemplo para cada uma delas.

MP Lio 1 Pgina 1

Curso de Formao em Combate a Incndio

1 INTRODUO Sabemos que difcil prever com exatido quando ir ocorrer um incndio e, uma vez iniciado qual ser sua proporo, no entanto, atravs do conhecimento cientfico da dinmica do fogo, podemos determinar os mtodos mais adequados para controlar os incndios. Segundo a teoria bsica do desenvolvimento do fogo, seu efetivo controle e extino requer um entendimento da natureza fsico/qumica do fogo e isso inclui informaes sobre elementos essenciais do fogo, fontes de calor, composio e caractersticas dos combustveis, mecanismos de transferncia do calor e as condies necessrias para a ocorrncia da combusto. 2 CONCEITOS BSICOS Fogo e combusto so termos frequentemente usados como sinnimos, entretanto, tecnicamente, o fogo apenas uma das formas de combusto. Pode-se dizer, ainda, que o fogo a parte visvel de uma combusto. Combusto uma reao qumica de oxi-reduo, exotrmica, entre uma substncia combustvel e um oxidante. O fogo pode ser conceituado como um processo (reao qumica) de combusto, de oxidao rpida, auto-sustentvel, acompanhada pela produo de luz e calor em intensidades variveis. J o incndio toda e qualquer combusto rpida, ou seja, fogo, fora do controle do homem, que pode danificar ou destruir bens e objetos e lesionar ou matar seres vivos. Outro conceito diz que o incndio uma combusto descontrolada. Ainda neste conceito importante verificar que o fogo quando aproveitado corretamente fornece grandes benefcios que podem suprir nossas necessidades industriais e domsticas, mas, quando descontrolado, pode causar danos humanos, materiais e ambientais. 3 COMPONENTES ESSENCIAIS DO FOGO Combustvel; Comburente (em geral, o oxignio); Calor ou energia trmica; e Reao qumica em cadeia.
MP Lio 1 Pgina 2

Curso de Formao em Combate a Incndio

Figura 1: Tetraedro do Fogo

Durante muitos anos, o tringulo do fogo (combustvel, oxignio e calor) foi utilizado para ensinar os componentes do fogo. Ainda que aquele exemplo fosse simples e til para uso nas instrues, tecnicamente no era totalmente correto. Para que se produza o fogo, necessita-se, na verdade, de quatro elementos. Portanto, para efeito didtico, se adota o tetraedro (figura de quatro faces) para exemplificar e explicar o fenmeno do fogo, atribuindo-se, a cada uma das faces, um dos elementos essenciais do fogo, a saber: o combustvel (algo que queima), o oxignio (agente oxidante), o calor (energia trmica) e a reao qumica em cadeia. Em resumo, podemos afirmar que a ignio requer trs elementos, o combustvel, o oxignio e a energia (calor). Da ignio combusto auto-sustentvel um quarto elemento requerido, a reao em cadeia. 3.1 CONSIDERAES SOBRE O COMBUSTVEL O combustvel a substncia que se oxida no processo da combusto. Cientificamente, o combustvel de uma reao de combusto conhecido como agente redutor. A maioria dos combustveis mais comuns contm carbono junto com combinaes de hidrognio e oxignio. Esses materiais combustveis podem ser divididos em hidrocarbonetos (como a gasolina, gases, leos e plsticos) e derivados da madeira (como a celulose/papel). So todos os elementos orgnicos (sem exceo) ou inorgnicos que em contato com o oxignio so capazes de sofrer combusto.
MP Lio 1 Pgina 3

Curso de Formao em Combate a Incndio

De forma simplificada, podemos dizer que o combustvel toda a substncia capaz de queimar-se e alimentar a combusto, ou seja, o elemento que serve de campo de propagao ao fogo. De maneira geral quase todas as matrias so combustveis a uma determinada temperatura, porm, para efeito prtico, arbitra-se a temperatura de 1000C como divisor entre os materiais considerados combustveis (entram em combusto a temperaturas iguais ou inferiores a 1000C) e os incombustveis (entram em combusto a temperaturas superiores a 1000C). Os combustveis podem ser slidos, lquidos ou gasosos e, a grande maioria precisa passar pelo estado gasoso para, ento, combinar-se com o oxignio e entrar em combusto. A velocidade da queima de um combustvel depende de sua capacidade de combinar-se com o oxignio sob a ao do calor, assim como da sua fragmentao (rea de contato com oxignio). 3.1.1 Combustveis slidos Os combustveis slidos, quando expostos a determinada quantidade de energia trmica, em forma de calor, sofrem decomposio, liberando produtos gasosos (vapores) num processo chamado pirlise (decomposio qumica de uma substncia mediante a ao do calor). Esses produtos gasosos em contato com o oxignio do ar numa concentrao adequada, formam uma mistura inflamvel1, que na presena de uma fonte de ignio (fasca, chama, centelha), se inflamam.
Figura 2: Mecanismo de ignio de combustvel slido.

Fonte: Seito (2008).

Os combustveis slidos tm forma e tamanho definidos. Esta propriedade afeta significativamente o modo como estes combustveis se incendeiam. A posio do combustvel slido afeta sua forma de queima, por exemplo: se uma determinada chapa de madeira (uma porta) est em posio vertical (de p), a propagao do fogo ser mais rpida do que se sua posio fosse na horizontal (deitada).
1 Seito, conforme figuras 2, 4 e 5, define a combinao de gases e vapores combustveis com o ar, como sendo mistura explosiva. Nosso entendimento no sentido que o que se forma na verdade umamistura inflamvel.
MP Lio 1 Pgina 4

Curso de Formao em Combate a Incndio

importante tambm, levar em conta o coeficiente de superfcie-massa dos combustveis, ou seja, a rea de superfcie do material combustvel em proporo a sua massa. Quanto maior o coeficiente superfcie-massa, maior ser a facilidade deste material entrar em combusto Um bom exemplo de coeficiente de superfcie-massa pode ser dado pela madeira. Considerando um pedao bruto de um galho de rvore cortado, onde a massa desse pedao de madeira bem alta, mas sua rea de superfcie relativamente pequena, por esse motivo o coeficiente de superfcie-massa baixo. Se cortarmos essa lenha bruta em chapas finas de madeira, teremos a mesma massa em relao ao galho bruto (primeiro pedao de lenha), mas um aumento na rea de superfcie, o que, consequentemente, aumentar o coeficiente de superfciemassa. Se essas tbuas forem lixadas, o p resultante ter um coeficiente de superfcie-massa ainda maior que os exemplos anteriores. A posio do fogo dentro do cmodo incendiado tambm afeta o desenvolvimento do incndio, em funo da maior ou menor quantidade de ar ofertado ao fogo em processamento.

Figura 3: Posio dos materiais combustveis dentro de um comodo.

3.1.2 Combustveis lquidos No caso dos combustveis lquidos, os vapores combustveis so gerados a partir de um processo chamado vaporizao. A vaporizao a transformao de um lquido em vapor, ou seja, a mudana do estado lquido para o estado gasoso.

MP Lio 1 Pgina 5

Curso de Formao em Combate a Incndio

Os vapores formados em contato com uma concentrao adequada de comburente (oxignio do ar) ir proporcionar uma mistura inflamvel. Essa mistura, na presena de um agente gneo ou por ter atingido o seu ponto de ignio, ir se inflamar.
Figura 4: Mecanismo de ignio de combustvel lquido

Fonte: Seito (2008).

A vaporizao de combustveis lquidos geralmente requer um gasto de energia bem menor do que a pirlise dos combustveis slidos, o que explica o fato de serem combustveis mais eficientes que os slidos. 3.1.3 Combustveis gasosos So aqueles combustveis que em temperatura ambiente apresentam-se j em estado de gs ou vapor, no necessitando serem aquecidos para formar a mistura inflamvel, requerendo, assim, ainda menos energia ainda que os combustveis lquidos.
Figura 5: Mecanismo de ignio de combustvel gasoso.

Fonte: Seito (2008).

Como combustveis gasosos podemos citar o gs natural, o acetileno, o hidrognio, o monxido de carbono, o GLP (gs liquefeito de petrleo), o metano, o propano e o butano. Os combustveis gasosos para inflamarem necessitam de uma composio ideal, uma dosagem, com o ar atmosfrico (oxignio).

MP Lio 1 Pgina 6

Curso de Formao em Combate a Incndio

Concentraes maiores ou menores ao limite de inflamabilidade de um combustvel gasoso inviabilizaro a inflamao. Alguns exemplos:
COMBUSTVEL Metano Propano Hidrognio Acetileno Monxido de Carbono CONCENTRAO LIMITE INFERIOR LIMITE SUPERIOR 1,4% 7,6% 5% 17% 4% 75% 2% 80% 12,5% 74%

3.2 CONSIDERAES SOBRE O COMBURENTE Os comburentes ou agentes oxidantes so aquelas substncias que cedem oxignio ou outros gases oxidantes durante o curso de uma reao qumica. So no processo qumico, portanto, os redutores. O oxignio (O2) o comburente mais comum que possibilita vida s chamas e intensifica a combusto. No entanto, h casos de combustes em que o comburente o cloro (Cl2) ou o bromo (Br2). O flor (F2) tambm um comburente e seu manuseio muito perigoso. A atmosfera composta por 21% de oxignio, 78% de nitrognio e 1% de outros gases, por isso, em ambientes com a composio normal do ar, a queima desenvolve-se com velocidade e de maneira completa e notam-se chamas. Contudo, a combusto ir consumir o oxignio do ar num processo contnuo e gradativo, diminuindo a porcentagem do mesmo no ambiente. Quando a porcentagem do oxignio do ar do ambiente diminuir de 21% para a faixa compreendida entre 16% e 8%, a queima tornar-se- mais lenta, surgindo brasas e no mais chamas. Quando o oxignio contido no ar do ambiente atingir concentraes menores de 8% muito provvel que a combusto deixe de existir. Os bombeiros devem ficar atentos e lembrar que muitos materiais que no queimam facilmente nos nveis normais de oxignio podero queimar com rapidez em atmosferas enriquecidas com o mesmo. Um desses materiais o conhecido Nomex (material resistente ao fogo que utilizado na fabricao de roupas de aproximao e combate ao fogo para bombeiros) que em ambientes normais no se inflama, no entanto, arde rapidamente

MP Lio 1 Pgina 7

Curso de Formao em Combate a Incndio

em atmosferas com concentraes de 31% de oxignio. Essas situaes podem ocorrer em indstrias qumicas, ambientes hospitalares e at, em domiclios particulares cujos inquilinos utilizem equipamentos portteis para oxigenioterapia. 3.3 CONSIDERAES SOBRE O CALOR O calor o componente energtico do tetraedro do fogo. O calor uma forma de energia em trnsito, geralmente decorrente de uma diferena de temperatura entre corpos. O calor o fator preponderante para dar origem a um incndio, mant-lo e intensificar sua propagao. portanto uma forma de energia que eleva a temperatura, sendo gerado pela da transformao de outra energia, atravs de processos fsicos ou qumicos. So exemplos de formas de energia: Processo qumicos: Energia qumica: a quantidade de calor gerado pelo processo de combusto; Energia nuclear: o calor gerado pela fisso ou fuso de tomos. Processos fsicos: Energia eltrica: o calor gerado pela passagem de eletricidade atravs de um condutor, como um fio eltrico ou um aparelho eletrodomstico; Energia mecnica: o calor gerado pelo atrito de dois corpos. Uma fonte de calor pode ser qualquer elemento que faa com que o combustvel slido ou lquido desprenda gases combustveis e venha a se inflamar. Na prtica, pode ser uma chama, uma fagulha (fasca ou centelha) ou ainda uma superfcie aquecida. Alguns efeitos fsicos e qumicos do calor so: a elevao da temperatura, o aumento de volume do corpo aquecido, mudanas no estados fsicos da matria ou mudanas no estado qumico da matria. O calor tambm produz efeitos fisiolgicos, ou seja, o calor a causa direta de queimaduras e outras danos pessoais, tais como: desidratao, insolao, fadiga, leses no aparelho respiratrio e em casos mais graves a morte. 3.3.1 Riscos da variao de volume e de temperatura: Como visto, ao do calor sobre os corpos, produz nestes, variaes de volume e temperatura, ocasionando alguns riscos, como por exemplo:
MP Lio 1 Pgina 8

Curso de Formao em Combate a Incndio

Dilatao de corpos slidos: O ao se dilata numa proporo de 2:1 em relao ao concreto. Esta diferena poder ocasionar riscos de desabamento numa edificao, visto que as barras de ao existentes em meio ao concreto das vigas de sustentao das construes, ao serem submetidas a intenso calor, tendero a se deslocarem no concreto, ocasionando a perda da sustentabilidade. Dilatao de corpos lquidos: A dilatao dos lquidos pode provocar o transbordamento destes, dos recipientes que os contm. Dilatao de corpos gasosos: A dilatao dos corpos gasosos acondicionados em recipientes (cilindros) pode provocar a ruptura dos mesmos, caso no possuam sistema de segurana (vlvulas de escape ou de alivio de presso). Variaes bruscas de temperaturas: Os materiais sofrem danos em suas estruturas ao serem submetidos a variaes bruscas de temperatura, podendo inclusive ocorrer o colapso generalizado. uma causa comum de desabamento de estruturas atingidas por incndios combatidos com o uso de gua. 3.4 CONSIDERAES SOBRE A REAO QUMICA EM CADEIA Estudos cientficos demostraram que existe uma reao qumica ocorrida na combusto que se processa pela combinao do oxignio com os tomos e molculas (radicais livres), resultantes da quebra molecular do material combustvel pela ao do calor, ou seja, uma reao qumica contnua entre o combustvel e o comburente, a qual libera calor para a reao e mantm a combusto em um processo sustentvel, chamada reao em cadeia. O calor inicial quebra as molculas do combustvel, as quais reagem com o oxignio, gerando mais luz e calor, que por sua vez, vo decompor outras molculas, continuando o processo de forma sustentvel. Embora no seja eminentemente um elemento, no termo literal da palavra, por no ser sensvel como os demais (calor, combustvel e comburente), a reao em cadeia um componente essencial para a auto-sustentao do fogo, visto que promove a interao continuada entre os demais elementos do fogo. De forma simples, o calor irradiado das chamas atinge o combustvel e este decomposto em partculas menores (radicais livres), que se combinam com o oxignio e queimam, irradiando outra vez calor para o combustvel, formando um ciclo constante. A reao qumica em cadeia e a propagao relativamente rpida so os fatores que distinguem o fogo das reaes de oxidao mais lentas. As reaes de
MP Lio 1 Pgina 9

Curso de Formao em Combate a Incndio

oxidao lentas no produzem calor suficientemente rpido para chegar a uma ignio e nunca geram calor suficiente para uma reao em cadeia. A ferrugem em metais e o amarelado em papis velhos so alguns exemplos de oxidao lenta. 4. PROCESSO DA COMBUSTO O PROCESSO DO FOGO: Assim, reunidos os quatro elementos necessrios formao e o seu desenvolvimento, apresentamos abaixo um fluxograma deste processo, partindo do calor:

5 OS PRINCIPAIS PRODUTOS DA COMBUSTO Os principais produtos da combusto so os gases da combusto, as chamas propriamente ditas, o calor irradiado e as fumaas visveis. Contrariamente a opinio popular, o maior risco vida devido aos incndios, no se constitui nem das chamas, nem do calor, seno da inalao de fumaa e dos gases aquecidos e txicos, assim como a deficincia de oxignio. 5.1 OS GASES DA COMBUSTO Os gases da combusto podem ser conceituados como aquelas substncias gasosas que surgem durante o incndio e permanecem mesmo aps os produtos da combusto serem resfriados at alcanarem temperaturas normais. A quantidade e os tipos de gases da combusto presentes durante e depois de um incndio variam fundamentalmente com a composio qumica do material da combusto, com a quantidade de oxignio disponvel e tambm com a temperatura do incndio. Os efeitos da fumaa e dos gases txicos sobre as pessoas dependem do
MP Lio 1 Pgina 10

Curso de Formao em Combate a Incndio

tempo de exposio, da concentrao dos gases na atmosfera e tambm, em grande parte, das condies fsicas e resistncia dos indivduos expostos. A fumaa gerada em incndios contm gases narcticos (asfixiantes) e agentes irritantes. Os gases narcticos ou asfixiantes so aqueles que causam a depresso do sistema nervoso central, produzindo desorientao, intoxicao, perda da conscincia e at a morte. Os gases narcticos mais comuns so o monxido de carbono (CO), o cianeto de nitrognio (HCN) e o dixido de carbono (CO 2). A reduo dos nveis de oxignio como resultado de um incndio tambm provocar efeitos narcticos nos humanos. Os agentes irritantes so substncias que causam leses na respirao (irritantes pulmonares), alm de inflamao nos olhos, vias areas superiores, e pele (irritantes sensoriais). Dos principais gases presentes nos incndios destacamos como mais letais o monxido de carbono, o dixido de carbono, o cido ciandrico, o cloreto de hidrognio e a acrolena, no entanto, no podemos esquecer que a falta de oxignio tambm pode ser fatal. Ainda que o monxido de carbono no seja o produto da combusto mais txico certamente o que gerado em maior proporo. Se a combusto se produz com grande aporte de oxignio, o carbono existente na maioria dos combustveis orgnicos se combinar para produzir dixido de carbono (CO 2). Mas na maioria dos casos, os incndios se desenvolvem sob condies nas quais as quantidades de ar so insuficientes para completar a combusto, o que consequentemente acaba gerando a produo de monxido de carbono (CO). A toxicidade do CO deve-se fundamentalmente a sua tendncia a combinar-se com a hemoglobina do sangue, o que gerar uma diminuio no abastecimento de oxignio dos tecidos humanos (hipxia). No existe um percentual de saturao mnimo de carboxihemoglobina (COHb) associado com a morte, mas se sabe que uma saturao superior a 30% seria potencialmente perigosa a qualquer indivduo e um percentual perto dos 50% seria fatal. Outro efeito perigoso do processo da combusto a diminuio dos nveis de oxignio. A concentrao normal de oxignio (O 2) no ar de aproximadamente 21%, se esta concentrao diminui abaixo de 17% se produz anxia (com diminuio do controle muscular). Se o O2 desce a nveis entre 14 e 10% as pessoas podem manter a conscincia, mas perdem orientao e tendem a ficar muito cansadas. Concentraes entre 10 e 6% produzem desmaios e at a morte, caso a vtima no seja transferida para um ambiente com atmosfera normal e receba tratamento com oxignio medicinal suplementar.

MP Lio 1 Pgina 11

Curso de Formao em Combate a Incndio

5.2 AS CHAMAS A combusto dos materiais no ar quase sempre estar acompanhada de chamas visveis. O contato direto com as chamas, assim como a irradiao direta do calor das mesmas pode produzir graves queimaduras. Qualquer queimadura importante, pois alm da profundidade, elas tambm devem ser avaliadas pela extenso da rea atingida e quanto maior for a superfcie corporal atingida, pior a situao da vtima. Os danos produzidos pelas queimaduras so dolorosos, duradouros, difceis de tratar e muito penosos para os vitimados. 5.3 O CALOR IRRADIADO O calor produzido pelos incndios afetam diretamente as pessoas expostas em funo da distncia e das temperaturas alcanadas, podendo produzir desde pequenas queimaduras at a morte. A exposio ao ar aquecido aumenta o ritmo cardaco, provoca desidratao, esgotamento, bloqueio do trato respiratrio e queimaduras. Pessoas expostas a ambientes com excesso de calor podem morrer se este ar quente penetrar nos pulmes. A presso arterial diminuir, a circulao do sangue ficar debilitada e a temperatura do corpo aumentar at danificar centros nervosos do crebro. 5.4 FUMAAS VISVEIS As fumaas so constitudas por partculas slidas e lquidas transportadas pelo ar e por gases desprendidos dos materiais que queimam. Normalmente, em condies de insuficincia de oxignio (combusto incompleta), madeira, papel, gasolina e outros combustveis comuns desprendem minsculas partculas pretas de carbono, chamadas de fuligem ou p de carvo que so visveis na fumaa e se acomodam sob superfcies por deposio. Outros gases da combusto, como o metano (CH4), formaldedo e cido actico, podem ser gerados sob combustes incompletas, condensando-se sobre as partculas de fumaa e sendo transportadas at os pulmes com consequncias fatais para as pessoas. 6 TRANSFERNCIA DO CALOR O estudo da transferncia do calor nos auxiliar a identificar as diferentes formas de propagao de um incndio.

MP Lio 1 Pgina 12

Curso de Formao em Combate a Incndio

O calor pode propagar-se a partir de trs diferentes formas: Por conduo, a qual ocorre principalmente nos slidos; Por conveco, em lquidos e gases e; Por radiao, onde no h necessidade de um meio material para a propagao dessa energia. Como tudo na natureza tende ao equilbrio, o calor transferido de objetos ou locais com temperatura mais alta para objetos ou pontos com temperatura mais baixa, ou seja, o ponto ou objeto mais frio absorver calor at que esteja com a mesma quantidade de energia do outro. 6.1 CONDUO Conduo a transferncia de calor atravs de um corpo slido de molcula a molcula. A principal caracterstica da conduo a transferncia de energia sem a simultnea transferncia de matria, ocorrendo, assim, predominantemente nos slidos. Em outras palavras, o calor passa de molcula a molcula, mas nenhuma molcula transportada com o calor. Colocando-se, por exemplo, a extremidade de uma barra de ferro prxima a uma fonte de calor, as molculas desta extremidade absorvero calor; elas vibraro mais vigorosamente e se chocaro com as molculas vizinhas, transferindo-lhes calor. Essas molculas vizinhas, por sua vez, passaro adiante a energia calorfica, de modo que o calor ser conduzido ao longo da barra para a extremidade fria. A rapidez com que o calor conduzido de uma extremidade a outra da barra vai depender de fatores, como: comprimento da barra, diferena de temperatura entre suas extremidades, espessura da mesma e do material do qual feita.

MP Lio 1 Pgina 13

Curso de Formao em Combate a Incndio

6.2 CONVECO a transferncia de calor que ocorre nos fluidos (gases e lquidos) atravs do movimento de massas de gases ou de lquidos dentro de si prprios. Diferentemente da conduo onde o calor transmitido de tomo a tomo sucessivamente, na conveco a propagao do calor se d atravs do movimento do fluido envolvendo o transporte de matria. A descrio e explicao desse processo bem simples: quando uma certa massa de um fluido aquecida suas molculas passam a mover-se mais rapidamente, afastando-se uma das outras. Como o volume ocupado por essa massa fluida aumenta, a mesma torna-se menos densa. A tendncia dessa massa menos densa no interior do fluido como um todo sofrer um movimento de ascenso ocupando o lugar das massas do fluido que esto a uma temperatura inferior. A parte do fluido mais fria (mais densa) move-se para baixo tomando o lugar que antes era ocupado pela parte do fluido anteriormente aquecido. Esse processo se repete inmeras vezes enquanto o aquecimento mantido dando origem as chamadas correntes de conveco. So as correntes de conveco que mantm o fluido em circulao. Em incndios estruturais essa a principal forma de propagao de calor para andares superiores, quando os gases aquecidos encontram caminho atravs de escadas, poos de elevadores, etc.

6.3 RADIAO a transmisso de calor atravs de ondas de energia calorfica que se deslocam atravs do espao. Estas ondas de calor possuem a propriedade de deslocarem-se em todas as direes, sendo que a intensidade com que atingem
MP Lio 1 Pgina 14

Curso de Formao em Combate a Incndio

novos corpos combustveis depender da distncia da fonte que emite o calor aos novos corpos combustveis a serem atingidos, alm, claro, da prpria intensidade do calor em deslocamento. As ondas responsveis pela radiao so do tipo eletromagnticas, propagando-se velocidade da luz e atravs do vcuo ou do ar. O calor propagado pelo processo da radiao possui a capacidade de penetrar corpos transparentes e/ou translcidos, como o vidro e a gua. Este calor em propagao ao atingir um corpo combustvel, dependendo da quantidade de calor e das caractersticas fsico-qumicas do combustvel, poder lev-lo a atingir o ponto de ignio e se inflamar em consequncia. Temos, nesse caso, uma ignio remota, situao muito comum em incndios que se propagam para edificaes vizinhas.

7 PONTOS DE TEMPERATURA Os combustveis so transformados pelo calor e a partir desta transformao, que se combinam com o oxignio, resultando a combusto. Essa transformao desenvolve-se em temperaturas diferentes, medida que o material vai sendo aquecido. Com o aquecimento, chega-se a uma temperatura em que o material comea a liberar vapores, que se incendeiam caso houver uma fonte externa de calor. Neste ponto, chamado de Ponto de Fulgor, as chamas no se mantm, devido pequena quantidade de vapores combustveis, s produzem um flash, que logo se apaga. Prosseguindo no aquecimento, atinge-se uma temperatura em que os gases desprendidos do material, ao entrarem em contato com uma fonte externa de calor, iniciam a combusto, e continuam a queimar sem o auxlio daquela fonte. Esse ponto
MP Lio 1 Pgina 15

Curso de Formao em Combate a Incndio

chamado de Ponto de Combusto. Continuando o aquecimento, atinge-se um ponto no qual o combustvel, exposto ao ar, entra em combusto sem que haja fonte externa de calor. Este o chamado Ponto de Ignio.
TABELA DE PONTOS DE FULGOR E DE IGNICO SUBSTNCIA PONTO DE FULGOR (c) PONTO DE IGNICO (c) Acetileno GAS 335 Acetona -17,7 538 cido actico 40 426 lcool 11 a 12 371 a 426 Amnia GAS 650 Asfalto 204 490 ter -45 180 Gasognio GAS 648 Gasolina -42 257 Hidrognio GAS 584,5 Madeira 50 150 Metano GAS 540 Monxido de Carbono GAS 650 leo diesel 66 400 Propano GAS 470 Querosene 50 254 O ponto de combusto ou de inflamabilidade de uma substncia obtido acrescendo 3 a 4C a temperatura do ponto de fulgor.

8 MTODOS DE EXTINO 8.1 Retirada do material combustvel a forma mais simples de se extinguir um incndio. Baseia-se na retirada do material combustvel, ainda no atingido, da rea de propagao do fogo, interrompendo a alimentao da combusto. Exemplos: fechamento de vlvula ou interrupo de vazamento de combustvel lquido ou gasoso, retirada de materiais combustveis do ambiente em chamas, realizao de aceiro, etc. 8.2 Resfriamento o mtodo utilizado mais frequentemente por bombeiros combatentes. Consiste em diminuir a temperatura do material combustvel que est queimando, diminuindo, consequentemente, a liberao de gases ou vapores inflamveis. A gua o agente extintor mais usado, por ter grande capacidade de absorver
MP Lio 1 Pgina 16

Curso de Formao em Combate a Incndio

calor e ser facilmente encontrada na natureza. A reduo da temperatura est ligada quantidade e a forma de aplicao da gua (jatos), de modo que ela absorva mais calor que o incndio capaz de produzir. 8.3 Abafamento Consiste em diminuir ou impedir o contato fsico do oxignio com o material combustvel. No havendo comburente para reagir com o combustvel, no haver fogo (como exceo temos os materiais que tm oxignio em sua composio e queimam sem necessidade do oxignio do ar, como os perxidos orgnicos e o fsforo branco). A diminuio do oxignio em contato com o combustvel vai tornando a combusto mais lenta, at a concentrao de oxignio chegar prxima de 8%, onde no haver mais combusto. Colocar uma tampa sobre um recipiente contendo lcool em chamas, ou colocar um copo voltado de boca para baixo sobre uma vela acesa, so duas experincias prticas que mostram que o fogo se apagar to logo se esgote o oxignio em contato com o combustvel. Exemplos: Abafamento do fogo com uso de materiais diversos, como areia, terra, cobertores, vapor dgua, espumas, ps, gases especiais, etc. 8.4 Quebra da reao qumica em cadeia Proporcionado pela introduo de determinadas substncias no processo (reao qumica) da combusto com o propsito de inibi-la e com isso criar uma condio especial em que o combustvel e o comburente perdem ou tm em muito reduzida as suas capacidades de manter o processo da reao qumica em cadeia. Consiste em diminuir ou impedir o contato qumico do oxignio com os gases ou vapores combustveis, impedindo a combinao entre o comburente e o combustvel. Exemplos: Os extintores de incndio base de p com alta capacidade extintora (tipo ABC) tem como seu principal mtodo de extino a quebra da reao em cadeia. 9 CLASSIFICAO DOS INCNDIOS Os incndios so classificados de acordo com os materiais combustveis neles envolvidos, bem como, pela situao em que se encontram. Essa classificao
MP Lio 1 Pgina 17

Curso de Formao em Combate a Incndio

feita para determinar o agente extintor mais adequado para o tipo de incndio especfico. Agentes extintores so todas as substncias capazes de eliminar um ou mais dos elementos essenciais do fogo, cessando a combusto. Existem cinco classes de incndio, identificadas pelas letras A, B, C, D e K. Essa classificao adotada pela Norma Americana e tambm pelos Corpos de Bombeiros Militares dos Estados Brasileiros. 9.1 Incndio classe A Incndio envolvendo combustveis slidos comuns, tais como papel, madeira, tecido, borracha, plsticos, etc. caracterizado pelas cinzas e brasas que deixam como resduos e por queimar em razo do volume, isto , a queima se d na superfcie e em profundidade. O mtodo mais utilizado para extinguir incndios de classe A o uso de resfriamento com gua, mas tambm se admite o uso de ps qumicos secos de alta capacidade extintora ou espuma.

9.2 Incndio classe B Incndio envolvendo lquidos inflamveis, graxas e gases combustveis. caracterizado por no deixar resduos e por queimar apenas na superfcie exposta e no em profundidade. Os mtodos mais utilizados para extinguir incndios de classe B so o abafamento (uso de espuma), a quebra da reao em cadeia (uso de ps qumicos) ou ainda o resfriamento com cautela.

MP Lio 1 Pgina 18

Curso de Formao em Combate a Incndio

9.3 Incndio classe C Incndio envolvendo equipamentos eltricos energizados. caracterizado pelo risco de vida que oferece ao bombeiro combatente. A extino deve ser realizada por agentes extintores que no conduzam a corrente eltrica (ps qumicos ou gs carbnico). importante registrar que a maioria dos incndios de classe C, uma vez eliminado o perigo da eletricidade (choque eltrico), passam a ser tratados como incndio de classe A.

9.4 Incndio classe D Incndio envolvendo metais combustveis pirofricos (magnsio, selnio, antimnio, ltio, potssio, alumnio fragmentado, zinco, titnio, sdio, urnio e zircnio). caracterizado pela queima em altas temperaturas e por reagir com agentes extintores comuns (principalmente os que contenham gua). O mtodo mais adequado para extinguir incndios de classe D o uso de ps especiais que separam o incndio do ar e agem por abafamento.

9.5 Incndio classe K No verdadeiramente uma classe de incndio, pois se confunde com a classe B, no entanto j aparece na maioria dos textos tcnicos mais recentes e tem uma finalidade mais educativa para enfatizar os riscos especiais da classe. So os incndios em leo, gorduras de cozinhas e piche derretido que no devem ser combatidos com gua em jato direto. Os mtodos mais utilizados para extinguir incndios de classe K so o abafamento (uso de espuma), a quebra da reao em cadeia (uso de ps qumicos) ou ainda o resfriamento com muita cautela.

MP Lio 1 Pgina 19

Curso de Formao em Combate a Incndio

QUADRO DEMONSTRATIVO CLASSE A B NORMA AMERICANA* CLASSE NORMA EUROPEIA SLIDOS SLIDOS papel, madeira, tecido, A papel, madeira, tecido, borracha, plsticos borracha, plsticos LQUIDOS, GRAXAS e LQUIDOS GASES B Gasolina, leo, lcool e Gasolina, lcool, butano, petrleo metano e acetileno ELTRICOS GASES Equipamentos e mquinas C Butano, metano e acetileno eltricas e eletrnicas energizadas METAIS ESPECIAIS METAIS ESPECIAIS magnsio, selnio, D magnsio, selnio, antimnio, antimnio, ltio, potssio, ltio, titnio, zircnio, sdio, zinco, titnio, sdio, urnio urnio, zinco e potssio e zircnio LEOS e GORDURAS ELTRICOS leos e gorduras de E Equipamentos e mquinas cozinha eltricas e eletrnicas energizadas LEOS e GORDURAS F leos, gorduras de cozinhas e piche derretido

MP Lio 1 Pgina 20

Curso de Formao em Combate a Incndio

AVALIAO INTRODUO CINCIA DO FOGO 1. Usando suas prprias palavras, use o espao abaixo para conceituar os termos fogo e incndio. Resposta:

2. Observe com ateno o desenho abaixo (tetraedro do fogo) e indique os componentes essenciais do fogo que esto faltando.

3. Escreva no espao abaixo pelo menos trs diferentes produtos da combusto: Resposta:

4. Indique a correspondncia entre os termos de ambas as colunas, colocando nos espaos em branco da segunda coluna, as letras equivalentes da primeira coluna. a) Conduo ( ) Incndio em casas muito prximas b) Conveco ( ) Aquecimento de uma barra de metal c) Radiao ( ) Ocorre nos fluidos (gases e lquidos) 5. Indique se a afirmao a seguir verdadeira ou falsa, escrevendo V ou F no espao em branco. ___ Ponto de fulgor a temperatura na qual um lquido inflamvel gera suficiente vapor para formar uma mistura inflamvel com o ar. ___ Ponto de combusto (tambm chamado de ponto de inflamao) a temperatura mnima, na qual os vapores emitidos por um corpo combustvel provocam a combusto na presena de uma fonte gnea externa. Porm, ao ser retirada essa fonte externa de calor, a chama se mantm acesa. ___ Ponto de ignio a temperatura mnima na qual os vapores desprendidos por um corpo combustvel provocam combusto ao entrar em contato com o ar, independente ou no da presena de qualquer fonte gnea externa.

MP Lio 1 Pgina 21

Curso de Formao em Combate a Incndio

6. Enumere as 5 classes de incndio e cite um exemplo de cada uma delas;

7. Cite os mtodos de extino de um incndio.

MP Lio 1 Pgina 22

Curso de Formao em Combate a Incndio

LIO 2 COMPORTAMENTO DO FOGO EM INCNDIOS INTERIORES

OBJETIVOS: Ao final desta lio, os participantes sero capazes de: 1. Diferenciar incndio interior comum de incndio interior confinado e incndio em espao confinado. 2. Citar as 4 fases de um incndio. 3. Caracterizar a fase da ignio. 4. Caracterizar a fase do crescimento. 5. Explicar o que e as implicaes do ponto da ignio sbita generalizada. 6. Caracterizar a fase do desenvolvimento completo. 7. Caracterizar a fase da diminuio.

MP Lio 2 Pgina 1

Curso de Formao em Combate a Incndio

1 INTRODUO AO DESENVOLVIMENTO DO FOGO (FASES DO INCNDIO) Se um incndio ocorrer em rea ocupada por pessoas, h grandes chances de que ele seja logo descoberto no seu incio e a situao mais facilmente resolvida. Mas se ocorrer quando a edificao estiver deserta ou fechada, o fogo continuar crescendo at ganhar grandes propores. Para melhor compreender como tudo acontece, deve-se considerar que quando os quatros componentes do tetraedro do fogo esto presentes, produz-se a ignio do fogo e nesta fase inicial do incndio, o calor gerado acaba formando uma coluna de gs aquecido que se eleva. O incndio interior sempre mais complexo que um incndio em ambiente aberto (incndio exterior). Neste contexto, o termo incndio interior ou incndio em compartimento, se define como um incndio que se produz dentro de um determinado espao fechado de uma edificao ou estrutura (sala, cmodo, galeria, silo, subsolos, pores, etc.). o grau de ventilao disponvel no ambiente que ir determinar se o incndio interior apenas um incndio interior comum ou se um incndio confinado. Incndio interior comum aquele que se desenvolve dentro de determinado espao fechado de uma estrutura fsica, que possua meios adequados para se entrar e sair, apresentando-se em boas condies de ventilao, a qual no permita o ac mulo crtico dos produtos da combusto naquele ambiente interno. Incndio interior confinado aquele que se desenvolve dentro de determinado espao fechado de uma estrutura fsica, que possua meios adequados para se entrar e sair, apresentando-se em condies de pouca ou nenhuma ventilao, permitindo o acmulo crtico dos produtos da combusto naquele ambiente interno. Um incndio interior confinado no o mesmo que um incndio em espao confinado. Um incndio em espao confinado o incndio em rea ou ambiente no projetado para ocupao humana contnua, que possua meios limitados de entrada e sada e cuja ventilao existente insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficincia ou enriquecimento de oxignio (NR 33). A ignio e o desenvolvimento de um incndio interior algo complexo, que depende de uma srie de numerosas variveis. Por isso, pode ser que nem todos os incndios se desenvolvam seguindo cada uma das fases descritas a seguir, no entanto, os incndios podero ser mais bem entendidos se estudarmos esse modelo de sequncia em fases.
MP Lio 2 Pgina 2

Curso de Formao em Combate a Incndio

As fases dos incndios so: Ignio, crescimento, desenvolvimento completo e diminuio. 1.1 FASE DA IGNIO A ignio do fogo descreve o perodo em que os quatro elementos do tetraedro do fogo se juntam e se inicia a combusto. Neste ponto, o incndio pequeno e geralmente se restringe ao material que se incendiou primeiro. Todos os incndios interiores e exteriores so o resultado de algum tipo de ignio. A ignio do fogo o principio de qualquer incndio, quando por atuao de um agente gneo alcanado o ponto de inflamao ou ignio de um combustvel presente, fazendo-o entrar em processo de combusto. A ignio pode se desenvolver por abrasamento ou chamejamento. No abrasamento a combusto gradual, podendo ter a durao de algumas horas, sem chama visvel e liberao de pouco calor, mas com potencial para preen cher o compartimento com gases combustveis e fumaa. O chamejamento a forma de combusto que se costuma ver, ou seja, com chama e fumaa. O desenvolvimento do calor e da fumaa/gases mais rpido que a combusto por abrasamento. 1.2 FASE DO CRESCIMENTO DO FOGO Pouco depois da ignio, o calor gerado no foco inicial se propaga, determinando o aquecimento gradual de todo o ambiente e se inicia a formao de uma coluna de gs aquecido (pluma) sobre o combustvel que queima. Enquanto essa coluna se desenvolve e sobe, comea a atrair e arrastar o ar ambiente do espao em volta para dentro dela. Logo em seguida, essa coluna de ar e gases aquecidos se v afetada pelo teto e pelas paredes do espao. medida que os gases aquecidos se elevam, estes comeam a se propagar para os lados quando tocam o teto da edificao at chegarem nas paredes do compartimento, ento a profundidade da camada de gases comea a crescer, ou seja, os gases aquecidos espalham-se preenchendo o ambiente, de cima para baixo.

MP Lio 2 Pgina 3

Curso de Formao em Combate a Incndio

importante considerar o fato de que o fogo e os gases aquecidos naturalmente se movero para cima, depois lateralmente, e s ento para baixo. Tal fenmeno explicado atravs do modelo cbico da propagao do fogo (cube model of firespread) que serve para facilitar o entendimento da propagao normal de um incndio em compartimento.

O modelo cbico da propagao do fogo serve para facilitar o entendimento da propagao normal de um incndio em compartimento. Nesta fase de crescimento, o oxignio contido no ar est relativamente normalizado e o fogo est produzindo vapor dgua (H2O), dixido de carbono (CO2), monxido de carbono (CO) e outros gases. Grande parte do calor est sendo consumido no prprio aquecimento dos combustveis presentes e, neste estgio, a temperatura do ambiente est ainda pouco acima do normal. medida que o incndio cresce, a temperatura geral do ambiente aumenta, da mesma forma que a temperatura da camada de gases aquecidos no nvel do teto. 1.2.1 Ponto da ignio sbita generalizada Este ponto determina a transio entre a fase do crescimento e do desenvolvimento completo do incndio. Pode se manifestar por dois fenmenos distintos, variando conforme o nvel de oxigenao do ambiente. Havendo uma oxigenao adequada com semelhante elevao de temperatura, o incndio poder progredir para uma ignio sbita generalizada (em ingls, flashover), se do contrrio, a oxigenao inadequada (incndio controlado pela falta de ventilao) e a temperatura permanece em elevao, poderemos
MP Lio 2 Pgina 4

Curso de Formao em Combate a Incndio

progredir para uma ignio explosiva (em ingls, backdraft), ambos, fenmenos que sero estudados mais adiante. 1.3 FASE DO DESENVOLVIMENTO COMPLETO Na fase do desenvolvimento completo do incndio todos os materiais combustveis do ambiente so envolvidos pelo fogo e as chamas enchem todo o compartimento. A a taxa de liberao do calor atingir seu ponto mximo, produzindo altas temperaturas - tipicamente, essas temperaturas podero atingir 1.100 graus Celsius ou mais em determinadas circunstncias especiais. O calor liberado e os gases da combusto que se produzem dependem da carga de fogo e do nmero e do tamanho das aberturas de ventilao do ambiente incendiado. 1.4 FASE DA DIMINUIO medida que o incndio consome os combustveis disponveis do ambiente, a taxa de liberao de calor comea a diminuir. Uma vez mais o incndio se converte em um incndio controlado, agora por falta de material combustvel. A quantidade de fogo diminui e as temperaturas do ambiente comeam a reduzir, entretanto, as brasas podem manter temperaturas ainda elevadas durante algum tempo. Esta fase representa a decadncia do fogo, ou seja, a reduo progressiva das chamas at o seu completo desaparecimento, quer seja por exausto dos materiais combustveis que tiveram todo seu gs combustvel emanado e consumido, pela carncia de oxignio ou mesmo pela supresso do fogo pela eficaz atuao de uma equipe de bombeiros combatentes.

Fase dos incndios

MP Lio 2 Pgina 5

Curso de Formao em Combate a Incndio

AVALIAO COMPORTAMENTO DO FOGO EM INCNDIOS INTERIORES

1. Diferencie incndio interior comum de incndio interior confinado e incndio em espao confinado.

2. Cite as 4 fases de um incndio. 3. Caracterize a fase da ignio.

4. Caracterize a fase do crescimento.

5. Explique o que e as implicaes do ponto da ignio sbita generalizada.

6. Caracterize a fase do desenvolvimento completo.

7. Caracterize a fase da diminuio.

MP Lio 2 Pgina 6

Curso de Formao em Combate a Incndio

LIO 3 FENMENOS DOS INCNDIOS

OBJETIVOS: Ao final desta lio, os participantes sero capazes de: 1. Diferenciar os fenmenos flashover e backdraft, citando qual a condio determinante para a ocorrncia de cada um. 2. Citar cinco indcios que antecedem a ocorrncia de um backdraft. 3. Identificar a condio que diferencia a possibilidade de ocorrer um boil over e um BLEVE. 4. Citar qual estratgia de combate deve ser utilizada para ocorrncias com risco de boil over e BLEVE.

Fonte: Le guide national de rfrence Explosion de Fumes Embrasement Gnralis clair

MP Lio 3 Pgina 1

Curso de Formao em Combate a Incndio

FENMENOS DOS INCNDIOS Com a troca de experincias as corporaes de bombeiros passaram a observar que em alguns incndios o comportamento do fogo era diferenciado, gerando fenmenos muitas vezes agressivos em relao sua propagao e intensidade. Esses fenmenos ocorriam em ambientes de incndios interiores e em incndios em lquidos combustveis. Trataremos nesta lio destes fenmenos, expondo quais ocorrem em cada caso, suas causas e as medidas que devem ser adotadas para que sejam evitados. 1 FENMENOS DE INCNDIOS INTERIORES Os termos utilizados em ingls (doutrina originria) so difceis de traduzir para a lngua portuguesa com a fidelidade conceitual necessria, ainda no temos nenhuma publicao cientfica que fornea uma traduo padronizada para esses termos, por isso a aluso a eles ser feita sempre que for til para facilitar a apresentao do texto. Em portugus, sugerimos a adoo dos seguintes verbetes: Ignio sbita generalizada (flashover); Ignio explosiva (backdraft); e Ignio dos gases do incndio (fire gas ignition). No entanto, ainda comum encontrarmos outras terminologias, tais como inflamao generalizada (flashover), exploso de fumaa ou exploso por fluxo reverso (backdraft). Os comportamentos extremos do fogo acontecem mesmo em ambientes com carga de incndio tpica de um ambiente comum, como um quarto ou ainda um mercado no necessitando de agentes aceleradores (como lcool, gasolina ou outros materiais combustveis) para causar o fenmeno. 1.1 CARACTERSTICAS Ocorrem em espao fsico limitado (confinado ou compartimentado) geralmente a delimitao feita pelos lados e teto, que serviro para acumular os gases combustveis e fumaa no ambiente em caso de incndio, principalmente se portas e janelas estiverem fechadas. Tudo isso impede o escoamento desses gases de dentro do ambiente para o exterior.

MP Lio 3 Pgina 2

Curso de Formao em Combate a Incndio

Podem surgir com pouco tempo de queima no so necessrios longos perodos de queima para que um destes fenmenos ocorra, porm, por vezes uma queima mais prolongada produzir mais calor, presso e vapores combustveis, ampliando a violncia do evento. Acontecem em edificaes com qualquer estrutura construtiva concreto, alvenaria, madeira, metal. Saliente-se que o fenmeno backdraft tem maior probabilidade de ocorrer em edificaes construdas em concreto ou alvenaria. Isso significa que, ao se deslocarem para um incndio estrutural, todos os bombeiros precisam estar cientes da possibilidade de ocorrncia de um fenmeno dessa natureza, a fim de que suas aes sejam realizadas para evitar ou diminuir a gravidade de um comportamento extremo do fogo. 1.2 IGNIO SBITA GENERALIZADA FLASHOVER um momento em que os gases combustveis resultantes da queima, em virtude da elevao da temperatura do ambiente, entram em ignio simultaneamente, com efeitos similares aos de uma exploso. Sua ocorrncia generaliza o incndio, pois parte muito significativa dos produtos combustveis presentes se inflamam simultaneamente, por terem atingido seus respectivos pontos de ignio, gerando muita energia em curtssimo espao de tempo. No se pode confundi-lo com os processos mais elementares de transmisso de calor (conduo, conveco e radiao). No flashover, as superfcies expostas ao calor atingem a temperatura de ignio mais ou menos simultaneamente, e o fogo se espalha rapidamente pelo ambiente. Pode representar o incio do perigo de um colapso estrutural ou ampliar drasticamente essa possibilidade. O flashover ocorre entre o final da fase do crescimento e o incio da fase totalmente desenvolvida de um incndio, num ambiente ainda consideravelmente abundante em oxignio.

MP Lio 3 Pgina 3

Curso de Formao em Combate a Incndio

Ocorrncia de flashover. Fonte: http://16brigadadeincendio.blogspot.com.br/2013/01/o-fenomeno-flashover.html

Normalmente, quando o incndio encontra-se na iminncia de generalizar-se (ocorrncia do flashover), possvel observar um ou mais dos seguintes processos: 1.2.1 Fumaa densa com a delimitao de espao, a fumaa tende a se acumular, tornando-se mais densa. Na verdade, na tal fumaa haver gases formados pela queima at ento processada, aguardando o momento em que a temperatura chegar aos seus respectivos pontos de ignio. 1.2.2 Lnguas de fogo na camada de fumaa, direcionando-se para aberturas como portas e janelas em condies de disponibilidade limitada do oxignio no ambiente, as chamas na camada de fumaa iro se direcionar para qualquer abertura que permita seu contato com o comburente. 1.2.3 Camada de fumaa no nvel do teto, rolando (rollover) Rebaixamento crescente do plano neutro e aumento de turbulncia (efeito ondular dos gases). Considerando que a temperatura na camada de fumaa pode atingir 1000C, importante que os bombeiros estejam o mais prximo do nvel do solo, o que implica a necessidade de se trabalhar agachado ou ajoelhado. Esse procedimento foi corroborado em teste prtico (Tactical Firefighting, Paul Grimwood), no qual foi observada uma diferena de temperatura de 200C do ombro do bombeiro para a ponta do seu capacete, estando ele agachado.
MP Lio 3 Pgina 4

Curso de Formao em Combate a Incndio

1.3 IGNIO EXPLOSIVA - BACKDRAFT Uma combusto se processando em ambiente confinado produz determinados produtos. Se o oxignio no ambiente for insuficiente para manter as chamas, a queima passar a se processar de forma incompleta, alterando a quantidade e as caractersticas dos produtos da combusto. Uma das principais caractersticas dos incndios com restrio de oxignio (principalmente abaixo de 15%) a queima incompleta, produzindo Monxido de Carbono (CO) e no Dixido de Carbono (CO 2),, alm de outros possveis gases combustveis. O Monxido de Carbono possui uma ampla faixa de explosividade, cujo limite inferior de 12,5% e o superior de 74% no ambiente, e atinge seu ponto de ignio a 605C (temperatura que usualmente se encontra em incndios interiores). Tal situao torna-se extremamente perigosa, pois todos os elementos do fogo esto presentes em grande quantidade, exceto o comburente. Se for fornecida uma boa quantidade de oxignio de forma abrupta a este ambiente, sem a correspondente liberao prvia para o meio externo dos produtos da combusto e do calor, poder ocorrer uma combusto instantnea ambiental, com grande liberao e calor e deslocamento de ar . A esta situao chamamos de backdraft. Ou seja, um incndio com restrio de oxignio (a queima incompleta produz de CO) e com temperatura acima de 600 C, o campo necessrio e determinante para a ocorrncia de um backdraft. A insero abrupta de ar no ambiente pode ocorrer tanto pela entrada dos bombeiros antes de providenciarem um escoamento eficiente da fumaa quanto pela quebra de uma janela decorrente da presso exercida pela prpria fumaa sobre os vidros. Os indcios que antecedem um backdraft so: 1.3.1 Fumaa muito densa e escura, em revoluo (como um novelo girando) pelo ambiente, saindo em forma pulsante por meio de frestas ou qualquer outra abertura como o incndio est pouco ventilado, a fumaa tende a sair por qualquer abertura que lhe possibilite o fornecimento de ar. A forma pulsante ocorre pela expanso dos gases combustveis, produzida pelas combustes rpidas e de pequeno porte que esto ocorrendo no interior do ambiente sinistrado, enquanto a concentrao de oxignio ainda permite tal processo (mais de15%).

MP Lio 3 Pgina 5

Curso de Formao em Combate a Incndio

1.3.2 Poucas chamas visveis que surgem quando encontram o ar ao sair do ambiente, os gases combustveis presentes na fumaa, tendem a reagir com o oxignio e entrar em combusto. Entretanto, no o suficiente para fazer com que toda ela entre em ignio. Consequentemente, pequenas chamas se acendem e apagam prximas das aberturas; 1.3.3 Fluxo de corrente de ar para dentro do ambiente, intermitentemente de forma pulsante, movimento causado pela suco de oxignio para dentro do ambiente sinistrado. 1.3.4 Janelas enegrecidas em decorrncia da condensao da fumaa densa e escura que antecede o fenmeno, os vidros estaro escurecidos, com aspecto manchado. 1.3.5 Paredes, portas e maanetas muito quentes em decorrncia da alta temperatura no interior do ambiente. Isso pode ser avaliado por meio da aplicao de pulsos de jato neblinado. Se a gua evaporar rapidamente, deve-se considerar o risco de um backdraft. 1.3.6 Sons de assobio ou rugido em decorrncia da sada sob presso, pelas frestas, da fumaa e seus componentes, ou da prpria suco de oxignio para o ambiente interior. 1.3.7 Ausncia de chamas e crepitao devido a falta de oxignio as chamas diminuem e podem at desaparecer (brasas). Desconfie ento, pois se h muito calor mas paradoxalmente no se visualizam chamas, pode-se ter uma condio prbackdraft. 1.3.8 Molduras de janelas com depsitos de leo tendo em vista que a combusto gera como produtos gua e fuligem, a mistura desses elementos dar a impresso de que existe leo no ambiente.

Caractersticas do backdraft. Fonte: Manual CBPMSP


MP Lio 3 Pgina 6

Curso de Formao em Combate a Incndio

Pode ser que haja um espao de tempo considervel entre a abertura de uma porta ou janela ou ainda outro tipo de abertura e a ocorrncia de um backdraft. Em incndios reais, j foram verificados casos em que o backdraft aconteceu aps alguns minutos depois de feita a abertura. Na maioria dos casos, entre o momento em que o bombeiro executa uma abertura e o momento da combusto instantnea, decorrem alguns segundos. Por isso, a abordagem e o combate a um incndio em ambiente fechado tm de ser cuidadosa, para evitar que um fenmeno desses venha surpreender os bombeiros mesmo depois de j estarem no ambiente h algum tempo. Nos incndios, os bombeiros devem sempre estabelecer uma rota efetiva de sada dos gases (o mais alto possvel), antes de realizarem qualquer abertura no nvel do pavimento incendiado, o que permitir a entrada segura dos bombeiros. Caso contrrio, os gases combustveis presentes na fumaa podero entrar em ignio e deflagrar o backdraft. Observando a curva de evoluo da temperatura de um incndio possvel verificar quando e qual fenmeno pode ocorrer. Enquanto o backdraft potencialmente perigoso no incio e no fim do incndio, pela baixa concentrao de oxignio em decorrncia do ambiente ser limitado ou da combusto j ter sido processada, o flashover ocorrer no desenvolvimento do incndio, mais especificamente, entre as fases do crescimento e do desenvolvimento completo, em decorrncia das altas temperaturas atingidas. Enquanto o flashover um fenmeno induzido por calor, o backdraft induzido pelo comburente (oxignio). 1.4 IGNIO DOS GASES DO INCNDIO Essa ignio pode ser causada pela combinao dos gases combustveis produzidos e aquecidos pelo incndio com o ar. Diferencia-se do backdraft, pois aqui o movimento dos gases (saindo do ambiente) em direo ao ar, e no o contrrio. A mais comum, porm, a ignio dos gases do incndio ao entrar em contato com uma fonte de calor, a qual pode ter onda de choque ou no. Mesmo com pouca fumaa visvel no ambiente, possvel ocorrer a ignio. Com pouco tempo de suspenso, parte da fuligem desce e a fumaa clareia, mas os gases do incndio continuam inflamveis, bastando uma fonte de calor suficiente para deflagr-los.

MP Lio 3 Pgina 7

Curso de Formao em Combate a Incndio

Ignio dos gases do incndio. Fonte: Bombeiros Chile, Primera Quilpu

Uma das medidas mais eficientes para evitar a ignio dos gases do incndio no permitir o seu acmulo no ambiente (no ocorre em ambientes abertos), resfriando-o, ainda que as chamas j tenham sido debeladas. Isso exigir um cuidado constante por parte dos bombeiros, inclusive na etapa do rescaldo.

2 FENMENOS DE INCNDIOS EM COMBUSTVEIS LQUIDOS Os incndios em combustveis lquidos necessitam de uma abordagem diferenciada por parte das guarnies de combate a incndio. Devido s caractersticas peculiares desses incndios, uso de agentes extintores ou estratgias de combate equivocadas podem levar o incndio a apresentar fenmenos extremos. 2.1 SLOP OVER Caracterizado pela ebulio e espumao ao nvel da superfcie do lquido inflamvel, com o consequente extravasamento do combustvel.

MP Lio 3 Pgina 8

Curso de Formao em Combate a Incndio

Pode ocorrer aps um perodo de queima relativamente curto de produtos como petrleo, leo cru, asfalto, e outros lquidos que tenham ponto de ebulio acima do da gua. A espuma pode contribuir para o resfriamento de tais inflamveis, mas tambm pode causar a efervescncia violenta dos mesmos, com grande espumao do lquido que poder causar seu derramamento para fora dos tanques que os contm. 2.2 BOIL OVER Sabemos que os combustveis lquidos queimam apenas em superfcie, todavia quando um recipiente com combustvel lquido passa a incendiar-se ocorre o aquecimento de todo o lquido, inclusive aquele que est distante da superfcie. Esse aquecimento natural e pode acelerar a vaporizao, aumentando as chamas do incndio. Caso gua seja lanada sobre o combustvel, boa parte no vaporizada dela passar para a parte inferior do reservatrio, pois mais densa que o combustvel. Mesmo na parte mais baixa esta gua estar sujeita ao aumento da temperatura. Caso grande parte da gua do fundo atinja seu ponto de ebulio (100C), este criar uma bolha de vapor ascendente carregando o lquido inflamado, lanando-o grande distncia, gerando uma combusto generalizada do mesmo. Assim o Boil Over caracterizado por uma violenta erupo turbilhonar, com ejeo do lquido combustvel em chamas.

Desenvolvimento do boil over. Fonte: Manual CBPMSP

O risco do lanamento de gua sobre incndios em lquidos inflamveis existe mesmo que a temperatura do lquido no seja suficiente para causar a evaporao

MP Lio 3 Pgina 9

Curso de Formao em Combate a Incndio

da gua, pois a gua pode gerar o transbordamento (lento) do lquido inflamado, conduzindo as chamas a outros locais que no haviam sido atingidos. Importante ressaltar que o lanamento de gua sobre lquidos inflamados, apesar de no ser indicado, no incomum, geralmente porque algumas corporaes no dispem de nenhum outro agente extintor, utilizando a gua de forma neblinada (abafamento). Alm dessa condio, a espuma lanada sobre as chamas tambm tem gua residual e pode causar o boil over.

2.3 BLEVE (boil liquid expanding vapor explosion) um fenmeno que ocorre em recipientes fechados que comportam lquidos, inflamveis ou no. Acontece quando calor aplicado ao recipiente, levando o lquido contido ebulio, formando vapor ou gs no interior do recipiente e consequentemente aumentando a presso interna do recipiente. Para que ocorra o BLEVE a presso do vapor dever aumentar at atingir um ponto em que o recipiente no suportar mais, causando uma ruptura em sua estrutura, liberando o vapor e/ou lquido de forma violenta. As figuras a seguir mostram o desenvolvimento tpico de um BLEVE:

MP Lio 3 Pgina 10

Curso de Formao em Combate a Incndio

Fonte: Corpo de Bombeiros Militar do distrito federal, 2006.

Caso a estrutura fique fragilizada e ocorra uma ampla ruptura, haver uma grande onda de impacto e calor. Caso o rompimento do recipiente seja pequeno, haver a liberao dos gases sob presso at a normalizao da presso interna (sem gerar grande deslocamento de ar). As guarnies devem adotar uma postura defensiva, isolando a rea, resfriando o recipiente com jatos amplos (nunca jatos slidos) e controlando o vazamento aps o resfriamento do recipiente. A utilizao de jatos slidos, em especial continuadamente sobre os mesmos pontos pode colaborar no enfraquecimento do recipiente.

MP Lio 3 Pgina 11

Curso de Formao em Combate a Incndio

Ao de preveno ao BLEVE Fonte: Apostila de Combate a Incndios III CBPMPR, 2009

O BLEVE tambm pode ocorrer em recipientes que contenham apenas gases, gases liquefeitos, lquidos inflamveis e produtos perigosos, o que aumenta o risco para as equipes de resposta emergncia.

MP Lio 3 Pgina 12

Curso de Formao em Combate a Incndio

AVALIAO LIO 03 - FENMENOS DOS INCNDIOS 1. Diferenciar com suas palavras e com base na apostila, os fenmenos flashover e backdraft, citando qual elemento mais determinante para cada ocorrncia.

2. Enumere cinco indcios que antecedem a ocorrncia de um backdraft.

3. Qual a condio que diferencia a possibilidade de ocorrer um boil over e um BLEVE, durante um incndio em lquidos inflamveis?

4. Que estratgia de combate deve ser utilizada para ocorrncias com risco de boil over e BLEVE?

MP Lio 3 Pgina 13

Curso de Formao em Combate a Incndio

LIO 4 HIDRULICA APLICADA E EQUIPAMENTOS HIDRULICOS DE COMBATE A INCNDIO

OBJETIVOS: Ao final desta lio, os participantes sero capazes de: 1. Identificar os conceitos de Presso e Vazo 2. Identificar os tipos de mangueira de combate a incndio, diferenciando aquelas para uso predial das utilizadas pelo corpo de bombeiros. 3. Identificar causa e efeito do fenmeno "Golpe de Ariete" nos componentes hidrulicos, em especial nas mangueiras. 4. Citar no mnimo 05 cuidados de conservao/manuteno de mangueiras de combate a incndio; 5. Identificar todos os tipos de acondicionamento de mangueiras, descritos no manual; 6. Diferenciar esguicho de vazo automtica e esguicho de vazo selecionvel; 7. Descrever as variaes de linhas ilustradas no manual.

MP Lio 4 Pgina 1

Curso de Formao em Combate a Incndio

HIDRULICA APLICADA Diversos equipamentos so utilizados pelo Corpo de Bombeiros para as aes de combate a incndios, sendo que neste treinamento trataremos apenas das mangueiras e dos esguichos. Tambm veremos noes bsicas de hidrulica, ligadas aos conceitos de presso e vazo. 1 PRESSO Presso a ao de uma fora sobre uma rea. Em termos prticos, no servio de bombeamento de gua, a presso a fora que se aplica na gua para que esta flua atravs das mangueiras, tubulaes e esguichos. Presso = Fora rea Assim, quando temos a expresso: Presso = 10 Kg/cm sabemos que em cada 1cm de rea de gua temos uma aplicao de fora no valor de 10 kg. 1.1 PRESSO DINMICA a presso de movimento. No bombeamento de gua a presso de descarga, ou seja, a presso proporcionada pela bomba medida na expedio enquanto a gua esta fluindo. 1.2 PRESSO ESTTICA No bombeamento de gua quando esta se encontra sob presso, mas no est fluindo, temos uma situao de presso esttica. o caso, por exemplo, de uma mangueira com esguicho fechado, estando o sistema pressurizado. 1.3 PRESSO RESIDUAL a presso da bomba de incndio menos a perda de carga proporcionada pelos componentes hidrulicos, dobras na mangueira e pela altura, etc. Em outras palavras a presso em que a gua deixar o esguicho.

MP Lio 4 Pgina 2

Curso de Formao em Combate a Incndio

Quando desejamos maior presso residual devemos, portanto, dispor do menor nmero possvel de componentes hidrulicos (mangueiras, divisores, esguichos, juntas de unio, etc) entre a boca expulsora da bomba e o requinte do esguicho em uso, bem como, evitar dobras acentuadas e amassamentos nas mangueiras e evitar ao mximo as elevaes. A utilizao de uma mangueira de maior dimetro ou a utilizao da canalizao metlica do Sistema Hidrulico Preventivo de uma edificao so duas outras boas opes para que a perda de presso seja diminuda. Outra forma de aumentarmos a presso residual a associao de bombas, onde duas ou mais bombas atuam em conjunto no bombeamento da gua. A associao mais comum a em paralelo formando duas ou mais linhas adutoras que convergem para um coletor e da so distribudas em uma ou mais linhas de combate, mas sempre, no mnimo, uma linha de combate a menos que a quantidade de linhas adutoras. Este sistema pode ser utilizado em situaes em que se necessite bombear gua para locais elevados. 1.4 UNIDADES DE MEDIDA DE PRESSO As unidades de medida de presso mais utilizadas so: UNIDADE Metros de coluna dgua Quilograma por centmetro quadrado Libras por polegada quadrada Mega Pascal Bar SIMBOLO Mca Kg/cm Lb/Pol (PSI) MPa Bar

As unidades mais usadas nos sistemas de bombas de veculos de combate a incndio do CBMSC, cujas leituras so identificadas atravs do manmetro da bomba, so Kg/cm e PSI, tendo a converso de uma unidade para outra a seguinte razo aproximada: 1 Kg/cm = 15 PSI. Tambm pode ser encontrada, principalmente nos SHP das edificaes, a unidade de presso Metros de Coluna dgua (mca), cuja converso para Kg/cm ter a seguinte razo: 1mca = 0,1 kg/cm ou ainda 1 kg/cm = 10 mca.
MP Lio 4 Pgina 3

Curso de Formao em Combate a Incndio

Exemplos: Uma bomba foi posta a operar com uma presso de 4 Kg/cm. Em PSI esta presso ser de __________. Voc verificou que o manmetro da bomba da viatura apresenta como unidade PSI, bem como, leu que a presso que a bomba operava era de 102 PSI. O valor equivalente em Kg/cm seria de _________. No bombeamento de gua para uma edificao verticalizada, com a utilizao do sistema hidrulico preventivo da mesma, devemos, portanto aplicar uma presso suficiente para vencer todas as perdas de cargas proporcionadas pelos componentes hidrulicos existentes entre a expedio da bomba e o esguicho, alm da prpria altura em que a gua deva chegar, ou seja, vencer tambm a coluna de gua existente na tubulao do SHP. Exemplificando: Numa edificao com 08 pavimentos, se desejarmos fazer com que a gua chegue ao hidrante do 8 pavimento teramos, em tese, a seguinte situao, considerando a altura de aproximada de 03 metros de altura por pavimento e considerando a perda de carga dos componentes hidrulicos como 5 m.c.a: - 08 pavimentos x 03 metros = 24 m.c.a. - 05 m.c.a. de perda de carga por componentes hidrulicos; Total = 29 m.c.a Arredondaremos para 30 m.c.a. Assim, se 1 m.c.a. corresponde 0,1 kg/cm teremos que aplicar na bomba 3 kg/cm (45 PSI) para que a gua chegue ao esguicho. Isto seria o necessrio para a presso residual zero, sem do que a partir da teramos presso real no esguicho. 2 VAZO a quantidade de fludo que escoa por uma seo em tempo determinado. Em outras palavras o volume (quantidade) de gua que circula por uma tubulao ou mangueira em determinado tempo. As unidades de medida de vazo mais utilizadas nos equipamentos de combate a incndio so: GPM (Gales por minuto) e l/min (Litros por minuto) . A converso de uma unidade para outra tem a seguinte razo aproximada: 1 GPM = 3,8 l/min. Para efeitos prticos de clculo podemos utilizar 1 GPM = 4 l/min. Exemplo: Uma bomba opera com uma vazo mxima de 500 GPM. A vazo mxima em litros por minuto ser de __________.
MP Lio 4 Pgina 4

Curso de Formao em Combate a Incndio

3 MANGUEIRAS DE COMBATE INCNDIO um equipamento de combate a incndio constitudo de um duto flexvel dotado de juntas de unio em suas extremidades, destinando-se a conduzir gua sob presso. As juntas de unio so peas metlicas que se destinam a possibilitar conexo de uma mangueira com outras ou de mangueiras com outros equipamentos de combate a incndios, como divisores, coletores, bocas expulsoras e admissoras de bombas e tanques. As juntas de unio utilizadas pelo Corpo de Bombeiros permitem acoplamentos e desacoplamentos rpidos, sendo chamadas de juntas de unio de engate rpido tipo storz. Lance de mangueira a frao de mangueira que vai de uma junta de unio outra. Linha de mangueiras o conjunto de mangueiras acopladas formando um sistema para conduzir gua. As mangueiras mais comumente utilizadas pelo Corpo de Bombeiros so as de 38 mm (1 ) e 63 mm (2 ). Classificao dos tipos de mangueira: O tipo da mangueira deve estar marcado nas duas extremidades do duto flexvel. Certifique-se de que o tipo de mangueira de incndio adequado ao local e as condies de aplicao, conforme a norma NBR 11861:

MP Lio 4 Pgina 5

Curso de Formao em Combate a Incndio

Tipo 1 (predial)

Tipo 2 Tipo 3 Tipo 4

Tipo 5

Mangueira de incndio com unio extra longa

A aplicao de mangueiras de incndio em sistemas com presso e vazo bastante elevadas, dificultam a operao das linhas manuais e sujeitam o sistema golpes de arete. Nessas condies, a probabilidade de ocorrer desempatamento das mangueiras de incndio, com dimetros superiores 1.1/2" bastante provvel, pois um golpe de arete pode elevar em at sete vezes a presso esttica de trabalho. Para preveno de tais incidentes aconselhvel a utilizao de mangueiras de incndio com unio extra longa (luva de empatamento com comprimento de 60 mm.

MP Lio 4 Pgina 6

Curso de Formao em Combate a Incndio

3.1 CONSERVAO E MANUTENO - Antes do uso operacional:

Mangueiras novas devem ser armazenadas em local arejado, livre de umidade e mofo e protegidas da exposio direta de raios solares, devendo estar acondicionada na forma espiral; As mangueiras no devem ficar armazenadas por muito tempo sem utilizao. Recomenda-se que no mximo a cada trs meses as mangueiras sejam desacondicionadas e em seguidas reacondicionadas, a fim de evitar a formao de vincos nos pontos de dobra; Testar as juntas de unio antes da distribuio das mangueiras para o uso operacional, atravs do acoplamento com outras juntas. - Durante o uso operacional: No arrastar as mangueiras sobre superfcies speras ou de bordas vivas, que possam vir a ocasionar o rompimento da mangueira, especialmente quando estiverem cheias de gua; No colocar as mangueiras em contato direto com superfcies muito aquecidas; No colocar as mangueiras em contato com substncias que possam atacar quimicamente o duto da mangueira (derivados de petrleo, cidos, etc); No deixar que as juntas de unio sofram batidas, visto que poder vir a prejudicar o acoplamento; Utilizar passagens de nvel para impedir que veculos passem sobre a mangueira ocasionando interrupo do fluxo de gua e, conseqentemente, golpes de arete, que podem danificar as mangueiras e os demais componentes hidrulicos a ela conectados;

MP Lio 4 Pgina 7

Curso de Formao em Combate a Incndio

No permitir que as mangueiras sob presso sofram dobras de ngulos retos, buscando sempre posiciona-las de forma que no mximo formem seios. Formao de ngulos retos causam diminuio do fluxo de gua e danos s mangueiras; Evitar mudanas bruscas de presso interna, provocada pelo fechamento rpido de expedies ou esguichos. Tais mudanas podem danificar mangueiras ou outros equipamentos.

- Aps o uso operacional: Ao serem recolhidas, submeter as mangueiras inspeo visual na lona e nas juntas de unio; Se necessrio, lavar as mangueiras com gua pura e escova de cerdas macias, ou seguir as orientaes do fabricante; Mangueiras atingidas por leo, graxa, cidos, podem ser lavadas com o uso de gua morna, sabo neutro ou outro produto recomendado pelo fabricante; Aps a lavao, as mangueiras devem ser postas a secar. Podem ser suspensas num plano vertical por uma das juntas, ou por uma dobra no meio, ficando ambas as juntas voltadas para baixo. Podem tambm secar sobre plano inclinado. O processo de secagem deve ser feito sombra e em local ventilado;

MP Lio 4 Pgina 8

Curso de Formao em Combate a Incndio

3.3 FORMAS DE ACONDICIONAMENTO DE MANGUEIRAS As mangueiras podem ser acondicionadas em espiral, aduchada, aduchada com alas ou em ziguezague. Em espiral: Tipo de acondicionamento utilizado para o armazenamento das mangueiras, devido ao fato de apresentarem dobras suaves, provocando menos desgastes no duto. No utilizada em operaes de incndios tendo em vista a demora em estend-la e a inconvenincia em lan-la, o que pode causar avarias nas juntas de unio.

Aduchada: de fcil manuseio, tanto no combate a incndio quanto no transporte. Apresentam tambm pouca incidncia de dobras. a forma mais comumente utilizada pelo Corpo de Bombeiros.

Em ziguezague: um tipo de acondicionamento utilizado em linhas prconectadas. Apresenta grande desgaste em virtude das dobras acentuadas que se formam. Podem se apresentar dispostas na horizontal ou na vertical.

3.4 TRANSPORTE DE MANGUEIRAS


MP Lio 4 Pgina 9

Curso de Formao em Combate a Incndio

As mangueiras so em geral transportadas sobre o ombro ou sob o brao, junto ao corpo.

J s mangueiras acondicionadas em ziguezague, recomenda-se transportar somente sobre os ombros em forma de feixes, o que facilita o transporte e o lanamento, contudo pode-se transport-la sobre o antebrao. 4 MANGOTINHOS So tubos flexveis de borracha, reforados para resistir a presses elevadas, sendo dotados de esguichos prprios. So acondicionados em viaturas em forma de carretel o que permite uma ao direta e rpida, assim como ocorre com uma linha pr-conectada. So utilizados geralmente em situaes que necessitem pequena quantidade de gua com grande presso, bem como, podem ser utilizados em extino completa de possveis novos focos de incndio em rescaldos.

MP Lio 4 Pgina 10

Curso de Formao em Combate a Incndio

5 VLVULAS DE ALVIO

As vlvulas de alvio so dispositivos que atuam na proteo contra as sobrepresses, pois, atravs de mecanismos de regulagem, que se abrem quando a presso excede a valores pr-fixados, permitindo a sada de uma quantidade de gua at que a presso caia abaixo do valor estabelecido, quando, ento, fecham-se imediatamente. Desta forma, controlam o excesso de presso, mantendo a presso estabilizada. Dado pequena compressibilidade da gua e ao curto tempo de ocorrncia do golpe, de se esperar que para estabilizar a presso, a quantidade de gua extravasada no seja importante. O funcionamento destas vlvulas por meio de molas que acionam um tampo, ou atravs de mecanismos mais aperfeioados (vlvulas compensadas) que conferem s mesmas maior preciso e eficcia. Estes dispositivos, que devem ser instalados no trecho que se deseja proteger contra os efeitos da sobrepresso, devem abrir-se a uma presso pr-fixada na ordem de aproximadamente 10% acima da presso manomtrica. Este nmero um limite prtico mdio recomendado por diversos especialistas. Uma caracterstica importante requerida para estas vlvulas que tenham uma baixa inrcia, de forma que possam abrir antes que a presso estabelecida (prfixada) possa ser, em muito, excedida. Esta caracterstica associada a um fechamento amortecido dar uma grande eficcia vlvula de alvio. Cabe ainda ressaltar que a utilizao destas vlvulas requer um programa de manuteno cuidadoso e contnuo, e assim sendo, as vlvulas de alvio podem vir a ser uma soluo vivel e bem econmica no s para as mangueiras mas principalmente para o corpo da bomba (aletas do rotor).

MP Lio 4 Pgina 11

Curso de Formao em Combate a Incndio

6 VAZO EM FUNO DA PRESSO DA BOMBA Frmula usada: PDB = PE + FL PDB = Presso de descarga na Bomba PE = Presso Esguicho FL = Perda de presso por frico Instrues: 1. Fixe a vazo do esguicho ao dimetro da mangueira utilizada. 2. Faa a leitura da presso necessria em (PSI) ou em (BAR) na bomba de acordo com o comprimento da mangueira a ser utilizada. Nota: O fluxo pode mudar de acordo com a marca da mangueira. Os fluxos so aproximados e no refletem na perda de presso final do fluido transportado.
Comprimento mangueira 20 40 45 60 75 80 90 100 10 6,8 6,8 6,8 6,8 6,8 6,8 6,9 6,9 12 6,8 6,8 6,8 6,8 6,9 6,9 6,9 6,9 30 6,9 7,0 7,0 7,1 7,2 7,2 7,3 7,3 Presso necessria X Vazo para mangueira de 1 1/2" (esguicho 100 PSI) 45 7,0 7,3 7,3 7,5 7,7 7,7 7,8 7,9 60 7,2 7,6 7,7 8,0 8,3 8,4 8,6 8,8 70 7,4 7,9 8,0 8,5 8,9 9,0 9,3 9,6 95 7,8 8,8 9,1 9,8 10,6 10,9 11,4 11,9 125 8,6 10,3 10,7 12,1 13,4 13,8 14,7 15,6 150 9,3 11,9 12,5 14,4 16,3 16,9 18,2 19,4 175 10,2 13,7 14,5 17,1 19,7 20,6 22,3 24,0 200 11,3 15,8 16,9 20,3 23,6 24,8 27,0 29,3 250 13,8 20,8 22,6 27,9 33,1 34,9 38,4 41,9 325 18,7 30,5 33,5 42,4 51,3 54,3 60,2 66,1 450 29,5 52,3 58,0 75,0 92,1 97,8 109,2 120,5

Comprimento mangueira 20 40 45 60 75 80 90 100 10 6,8 6,8 6,8 6,8 6,8 6,8 6,8 6,8 12 6,8 6,8 6,8 6,8 6,8 6,8 6,8 6,8 30 6,8 6,8 6,8 6,8 6,8 6,8 6,8 6,8

Presso necessria X Vazo para mangueira de 2 1/2" (esguicho 100 PSI) 45 6,8 6,8 6,8 6,9 6,9 6,9 6,9 6,9 60 6,8 6,8 6,9 6,9 6,9 6,9 7,0 7,0 70 6,8 6,9 6,9 6,9 7,0 7,0 7,0 7,0 95 6,9 7,0 7,0 7,1 7,1 7,1 7,2 7,2 125 6,9 7,1 7,1 7,2 7,3 7,4 7,5 7,5 150 7,0 7,2 7,3 7,4 7,6 7,6 7,7 7,9 175 7,1 7,4 7,4 7,7 7,9 7,9 8,1 8,2 200 7,2 7,5 7,6 7,9 8,2 8,3 8,5 8,7 250 7,4 8,0 8,1 8,6 9,0 9,1 9,4 9,7 325 7,8 8,8 9,0 9,8 10,5 10,8 11,2 11,7 450 8,7 10,6 11,1 12,5 13,9 14,4 15,3 16,3

MP Lio 4 Pgina 12

Curso de Formao em Combate a Incndio

7 ESGUICHOS So peas que se destinam a dar forma, direo e alcance ao jato de gua, conforme as necessidades da operao.

Atualmente os esguichos mais utilizados (ou recomendados) pelo CBMSC, so: O esguicho de vazo automtica, que efetua automaticamente o ajuste da vazo conforme for a presso e o tipo de jato a ser utilizado, bem como, a interrupo imediata do fluxo em qualquer tipo de jato que se estiver operando.

MP Lio 4 Pgina 13

Curso de Formao em Combate a Incndio

Esguicho de vazo selecionvel, que permite o ajuste manual da vazo em patamares definidos (30, 60, 95, 125, 200 GPM, etc), controle do jato de gua e interrupo imediata do fluxo em qualquer tipo de jato que se estiver operando.

8 LINHAS DE MANGUEIRAS PARA COMBATE A INCNDIOS Na atividade de Bombeiro Militar Profissional existem vrias tcnicas para o correto emprego do equipamento operacional. Estas tcnicas foram introduzidas aps a sua aceitabilidade prtica e visam a consecuo dos objetivos com eficincia e presteza. O treinamento imprescindvel nas atividades desenvolvidas coletivamente pelas guarnies, devendo os seus componentes estar aptos a substiturem seus pares em qualquer funo. As tcnicas individuais devem ser aprimoradas atravs de treinamentos contnuos. 8.1 LINHAS DE ATAQUE Denominam-se linhas de ataque, as mangueiras dispostas do aparelho divisor at o esguicho. So subdivididas em linha da direita, esquerda e centro. Quando ligadas diretamente da boca expulsora de uma bomba, sem diviso de linhas, recebe a denominao de linha direta, podendo neste caso estar pr-conectada.
Figura adaptada do Manual Bsico de Combate a Incndio do DF

MP Lio 4 Pgina 14

Curso de Formao em Combate a Incndio

8.2 LINHA ADUTORA Denomina-se linha adutora a ligao de mangueiras dispostas entre a boca expulsora da bomba ou de um hidrante at o aparelho divisor. Canalizao, geralmente de grande dimetro, que tem como finalidade conduzir a gua de uma estao (tanque) at as redes de distribuio. 8.3 LINHA SIAMESA So duas ou mais mangueiras adutoras destinadas a conduzir a gua dos pontos de abastecimentos (hidrantes, bombas) para um coletor e da, em uma nica linha, at o esguicho. Destina-se a aumentar o volume de gua a ser utilizada.

8.4 LINHA DIRETA DE ATAQUE Utilizado em situaes com ligao direta entre o reservatrio (caminho) e o foco do incndio, por linhas de bitola 1 /2" ou mangotinho. Exemplo de aplicao deste tipo de combate incndio em veculo.

Fonte: Manual Bsico de Combate a Incndio do DF

AVALIAO HIDRULICA APLICADA E EQUIPAMENTOS HIDRULICOS DE


MP Lio 4 Pgina 15

Curso de Formao em Combate a Incndio

COMBATE A INCNDIO

1. Defina com suas palavras o que presso residual:

2. Uma presso de 150 PSI corresponde a quantos Kg/cm?

3. Defina com suas palavras o que vazo:

4. Uma vazo de 100 GPM corresponde a quantos l/min?

5. Citar 01 cuidado de conservao/manuteno de mangueiras, para antes, durante e depois do uso operacional:

6. Como se denomina o fenmeno causador de ruptura e ou desempatamento de mangueira e danos no corpo da bomba?

7. Citar as formas de aduchamento das mangueiras.

MATERIAL COMPLEMENTAR

MP Lio 4 Pgina 16

Curso de Formao em Combate a Incndio

GOLPE DE ARETE (Estudo cientfico) Foco em Mangueiras de Incndio INTRODUO Algumas empresas j vivenciaram o alarmante acidente de desempatamento de uma mangueira de incndio. No se sabe ao certo quantos acidentes podem ter ocorrido, nem o nmero de empresas, pois a maioria no relatou o caso, talvez por ser caso nico ou por desconfiar que algo errado pode ter acontecido na operao. Mas, de modo geral este tipo de acidente inaceitvel, visto o risco a que o pessoal fica exposto, no s pela violncia do desempatamento como pela falta dgua no combate. OBJETIVO Estudar o efeito do golpe de arete no desempatamento de mangueiras de incndio e propor uma soluo eficaz para evitar o desempatamento. DEFINIO / TERMINOLOGIA Bucha : Luva de empatamento. Unio bucha longa: Unio com luva de empatamento de comprimento igual a 40mm. Unio bucha curta: Unio com luva de empatamento de comprimento igual a 30mm. Empatao: Fixao da mangueira unio. Desempatamento : Efeito da unio desprender-se da mangueira. DADOS DAS OCORRNCIAS O relato exato dos acidentes foi fundamental para estabelecer uma base slida de dados permitindo um correto direcionamento tcnico dos estudos. Dos relatos foi observado que: Os desempatamentos aconteceram sempre nas mangueiras de dimetro de 2.; Os desempatamentos aconteceram sempre na extremidade conectada ao hidrante ou prximo a boca expulsora do caminho; ENSAIO DAS MANGUEIRAS DESEMPATADAS Com o propsito de verificar a conformidade de outras mangueiras do mesmo lote e tambm da outra extremidade (que no desempatou) da mangueira desempatada, foram preparados corpos de prova com 0,5m de cada extremidade com unio e submetida a teste hidrosttico e de desempatamento conforme esquema abaixo:
MP Lio 4 Pgina 17

Curso de Formao em Combate a Incndio

Todas as extremidades foram aprovadas quanto ao requisito de presso da Norma NBR 11861- Mangueira de Incndio (presso de prova = 28 kgf/cm); os eventos danosos (desempatamento, etc) ocorreram em presses superiores a 48 kgf/cm .

ANLISE PRVIA Adotar a hiptese de defeito das mangueiras que desempataram era sem dvida a forma mais simples, barata e rpida para contornar o problema, porm considerando os dados e resultados obtidos : Aprovao no teste hidrosttico (28 kgf/cm); Eventos danosos ocorreram em presses acima de 48 kgf/cm; Fato comum aos casos relatados: desempatamento na extremidade conectada ao hidrante e dimetro de 2.. Isto seria uma imprudncia tcnica que profissionais ligados rea de segurana no podem aceitar e nem se conformar com uma situao indesejvel existente. Foi realizado estudo de caso dentro de vrios lotes que no o caso o desenvolvimento matemtico neste texto, por um ndice de probabilidade e o resultado indicou uma probabilidade praticamente nula de defeito. Desta forma tornou-se imperioso pesquisar outras causas para a ocorrncia do desempatamento.

ESTUDO DAS CAUSAS

MP Lio 4 Pgina 18

Curso de Formao em Combate a Incndio

H algum tempo, o Corpo de Bombeiros de So Paulo divulgou um Informativo sobre mangueiras de incndio que entre as vrias informaes, duas particularmente chamam a ateno: Evitar manobras violentas de derivantes ou fechamento abrupto de esguichos ou hidrantes, ou entrada repentina de bomba, que causam golpes de arete na linha (segundo a NFPA 1962 a presso pode atingir sete vezes ou mais a presso esttica de trabalho). Isto pode romper ou desempatar uma mangueira; Evitar curvar acentuadamente a extremidade conectada ao hidrante. Isto pode causar o desempatamento da mangueira. As fotos abaixo ilustram a diferena entre a curva muito fechada junto ao hidrante e uma curva aberta, iniciando a curvatura mais longe do hidrante (melhor situao).

Golpe de Arete

O nome de batismo golpe de arete para esse fenmeno foi inspirado no artefato blico arete, utilizado na era medieval para derrubar os portes de fortalezas e castelos. O arete era constitudo de um enorme tronco de rvore que era impulsionado de topo contra o porto. Para resistir a to poderosos golpes o porto tinha que ser bem reforado. Na hidrulica esse fenmeno ocorre sempre que h alterao no fluxo de gua: quanto mais brusca a alterao mais violento o golpe. A sobrepresso causada por tal fenmeno ocorre numa frao de segundo e no pode ser detectada por instrumentos convencionais.

MP Lio 4 Pgina 19

Curso de Formao em Combate a Incndio

Em casos tpicos a velocidade de propagao da onda de presso aproximadamente 1.000 metros por segundo (aproximadamente 3 vezes a velocidade do som!). Este movimento perturbado da gua de natureza oscilatria, ou seja, ocorre sobrepresso e subpresso (nos casos mais crticos). A presso do golpe de arete sobrepe-se presso esttica da linha. De modo bem objetivo as causas do golpe de arete so : Parada ou Entrada de bomba Fechamento ou Abertura de vlvulas, derivantes, esguichos, canhes Ar retido na linha Estrangulamento da mangueira

O estrangulamento da mangueira pode ocorrer numa manobra com curva muito fechada. O golpe de arete se propaga por toda a rede de incndio, isto significa que mesmo uma mangueira sendo operada em condies normais de trabalho pode desempatar repentinamente sem explicaes, caso ocorra um golpe de arete em algum outro ponto da rede, por exemplo pela entrada de uma bomba ou ar retido na tubulao. A intensidade do golpe de arete depende dos fatores: - Velocidade: quanto maior a velocidade da gua na linha, maior a intensidade do golpe; - Comprimento: quanto maior o comprimento da linha (medido deste a bomba), maior a intensidade do golpe. - Tempo: quanto mais rpido o fechamento de vlvulas, esguichos ou a parada/entrada da bomba, maior a intensidade do golpe; - Formas: as curvas agravam a situao particularmente no caso das mangueiras (curva junto extremidade conectada ao hidrante). Requisitos normativos e resultados de ensaios Presso de trabalho = 14 kgf/cm Presso de prova = Ptrab x 2 = 28 kgf/cm Presso de ruptura = Ptrab x 3 = 42 kgf/cm

MP Lio 4 Pgina 20

Curso de Formao em Combate a Incndio

Estas mangueiras, com Marca de Conformidade ABNT, so testadas hidrosttica e individualmente a 28 kgf/cm. Foram realizados alguns ensaios hidrostticos de desempatamento, sendo obtido: Mangueira/Unio Mangueira 1 unio bucha longa Mangueira 2 unio bucha longa Mangueira 2 unio bucha curta(fora de norma) Resultado Mdio Rompimento da mangueira na presso de 68 kgf/cm2 (no desempatou) Desempatamento de uma unio na presso de 54 kgf/cm2 Desempatamento de uma unio na presso de 20 kgf/cm2

Mangueira 1. rompe a mangueira mas no desempata

MP Lio 4 Pgina 21

Curso de Formao em Combate a Incndio

Mang. 2. convencional : desempata

O resultado da unio 2. bucha curta (comprimento da luva de empatamento = 30mm) um crime! Bem abaixo da presso de prova de 28 kgf/cm. Por outro lado vemos que as mangueiras com unio bucha longa excedem os requisitos normativos, mas devemos considerar outros pontos crticos : O ensaio previsto na Norma hidrosttico (sem vazo, mangueira reta e sem movimento). Por esta razo que a Norma fixa coeficientes de segurana igual a 2 para a presso de prova e igual a 3 para a presso de ruptura da mangueira; As condies de uso so dinmicas; Com a curvatura da mangueira junto a extremidade conectada ao hidrante, principalmente quando bem acentuada (no caso de retorno em U ou J), h um esforo (como alavanca) na unio no sentido de desempatar. Esta uma das piores condies. Diferenas entre dimetros O histrico de mangueiras de 1. impecvel, nunca houve um desempatamento e os testes comprovam isto: a mangueira rompe, mas a unio no desempata. Esta a situao ideal para suportar as variaes de presso e at alguns excessos. Mas infelizmente no assim com as mangueiras de 2. mesmo atendendo a Norma visto os casos relatados de desempatamento. Para entender melhor esta diferena entre o dimetro de 1. e 2., vamos recorrer fsica. Seja um segmento de mangueira sujeito a uma determinada presso que provoca uma fora no sentido de desempatar a mangueira:

Fd

MP Lio 4 Pgina 22

Curso de Formao em Combate a Incndio

Fd = P . A Onde, Fd = fora de desempatamento em kgf P = presso na mangueira em kgf/cm A = rea interna da mangueira em cm A = . D 4 Onde, D = dimetro interno da mangueira em cm. Portanto: A 1. = 3,1416 . 4,0 = 12,5 cm 4 A 2. = 3,1416 . 6,5 = 33,2 cm 4 por sua vez, supondo presso de 18kgf/cm : Fd 1. = 18 . 12,5 = 225 kgf Fd 2. = 18 . 33,2 = 598 kgf Neste ponto constata-se que para a mesma presso, a fora de desempatamento que atua na mangueira de 2. aproximadamente 2,7 vezes maior que a de 1.. Comprimento da luva de empatamento Contudo o comprimento da luva de empatamento foi padronizado em 40mm para ambos os dimetros (unio tipo B). Segundo a Norma de Unio para mangueira de incndio NBR 14349, a unio tipo A (comprimento F=30 mm) indicada para mangueiras com presso de prova de 21 kgf/cm (tipo 1 - predial), somente para dimetro de 1.. Para 2. deve ser empregada a unio tipo B. A unio tipo B (comprimento F=40 mm) indicada para mangueiras de 1. e 2. com presso de prova at 30 kgf/cm. Para uma presso de prova superior necessrio um comprimento F maior. Fica evidenciado ento que a resistncia ao desempatamento de uma unio funo direta do comprimento da luva de empatamento, portanto conclui-se que um aumento do comprimento F da luva vai aumentar a resistncia ao desempatamento da unio. Neste ponto uma analogia bem simples ratifica a questo:

MP Lio 4 Pgina 23

Curso de Formao em Combate a Incndio

Se pregarmos um prego na parede de forma que apenas a ponta tenha penetrado (pouco engastamento), com a prpria mo fazendo alguns movimentos laterais, conseguimos arranc-lo. Porm se a penetrao for grande (maior engastamento) ser necessrio um alicate ou martelo para retir-lo.

Na mangueira o comportamento bem parecido: quanto maior o comprimento da luva (maior engastamento) mais difcil desempatar. O hidrante fixo (como a parede); o golpe de arete produz um movimento oscilatrio lateral (como a mo tentando arrancar o prego). Esta a razo de desempatar sempre na extremidade conectada ao hidrante. A outra extremidade geralmente est conectada a um derivante que est livre atenuando os movimentos. Assim a soluo encontrada foi desenvolver a unio 2. de luva extra longa, com comprimento F da luva de empatamento igual a 60mm (50% superior a luva convencional). Com efeito, os testes de desempatamento da mangueira com unio 2. de luva extra longa (comprimento F igual a 60mm) apresentaram resultados similares ao da mangueira de 1., ou seja, atingiu-se a presso de ruptura da mangueira sem desempatar a unio.

Unio Bucha longa Luva extra longa

Resultado Mdio Desempatamento de uma unio na presso de 54 kgf/cm2 Rompimento da mangueira na presso de 68 kgf/cm2 (no desempatou)

MP Lio 4 Pgina 24

Curso de Formao em Combate a Incndio

Unio 2. bucha longa x extra longa Em resumo, uma mangueira 2. empatada com a unio luva extra longa indicada para trabalho em presses mais elevadas, ou seja: Presso (kgf/cm) Luva 40 mm Trabalho Prova (x2) Ruptura (x3) 14 28 42 Mangueira com unio Luva extra longa 60 mm 21 42 63

Presso de acordo com a NBR no 11.861, devem apresentar resistncia s seguintes presses mnimas: Presso trabalho 13,7 bar (14 Kgf/cm2); Presso mnima de prova 27,5 bar (28 Kgf/cm2); Presso mnima de ruptura 41,2 bar (42 Kgf/cm2). Especificao A NBR 11861 Mangueira de Incndio e a NBR 14349 Unio, fixam requisitos mnimos exigveis, no limitando o uso de mangueira e unies de maior resistncia / desempenho. Assim segue abaixo, sugesto de especificao:

MP Lio 4 Pgina 25

Curso de Formao em Combate a Incndio

Sugesto para especificao 2. "Mangueira de incndio com reforo txtil singelo confeccionado 100% em fio de polister de alta tenacidade, com revestimento externo em PVC + borracha nitrlica, na cor vermelha e tubo interno de borracha sinttica, na cor preta, dimetro 65mm (2.) em lance de 15m, tipo 4 conforme NBR 11861, com presso de trabalho de 21 kgf/cm, presso de prova de 42 kgf/cm e presso de ruptura mnima de 63 kgf/cm, empatada com unio tipo engate rpido de luva extra longa, em lato, conforme NBR 14349, com comprimento F da luva de empatamento de 60 mm." Devemos observar que alm da unio de luva extra longa, a presso de ruptura mnima da mangueira foi alterada de 55 kgf/cm para 63 kgf/cm para completa adequao Norma. Cabe aqui outra reflexo: se foi determinada a necessidade de uma mangueira de 2. com presso de trabalho de 21 kgf/cm, precisamos disto para a mangueira de 1.? Na verdade a mangueira de 1. excede em muito os requisitos normativos (que so mnimos) mas necessria uma readequao da especificao, em outras palavras, se a presso de trabalho 21 kgf/cm para 2., tambm para a 1., portanto o correto especificar uma mangueira de 1. compatvel, ficando totalmente de acordo com a Norma e livre de quaisquer questionamentos. Sugesto para Especificao 1. "Mangueira de incndio com reforo txtil singelo confeccionado 100% em fio de polister de alta tenacidade, com revestimento externo em PVC + borracha nitrlica, na cor vermelha e tubo interno de borracha sinttica, na cor preta, dimetro 40mm (1.) em lance de 15m, tipo 4 conforme NBR 11861, com presso de trabalho de 21 kgf/cm, presso de prova de 42 kgf/cm e presso de ruptura mnima de 63 kgf/cm, empatada com unio tipo engate rpido em lato, conforme NBR 14349." Devemos observar que a mangueira de 1. continua com a unio de luva de 40mm, o que muda so as presses. O peso da unio de luva extra longa 60mm maior, mas a diferena para a unio de luva de 40mm no passa de 300g.

MP Lio 4 Pgina 26

Curso de Formao em Combate a Incndio

CONCLUSO O golpe de arete um fenmeno cujo potencial de ocorrncia est presente em todas as instalaes , com intensidades variadas. Muitos relatos tm sido feitos de vlvulas rompendo, rudos e trepidaes que pareciam um terremoto, tubulaes antigas e oxidadas que furam a cada entrada de bomba, tubulaes que se deslocam das sapatas, etc. At hoje muitas empresas tm convivido com a operao de mangueiras de incndio de classe de presso 14 kgf/cm em situaes de presso mais alta, condies crticas adversas, incluindo golpes de arete, por falta de um produto realmente adequado a estas condies. importante que os profissionais de segurana avaliem criteriosamente as condies de operao de suas redes e o histrico de ocorrncias para verificar a adequao das mangueiras e o atendimento s recomendaes da Norma. Alm disso, tambm importante realizar treinamentos para o pessoal de brigadas e principalmente do Corpo de Bombeiros com operao visando instruir sobre este perigoso fenmeno hidrulico, suas causas, aes e cuidados necessrios para atenuar o surgimento e os efeitos de sobre presses indesejadas. NOTAS FINAIS O acidente de desempatamento sempre deve ser investigado para se ter certeza de que a mangueira atende a Norma. H casos onde foi constatado a adulterao de mangueiras de 30m que foram cortadas em duas de 15m e empatadas com unio inadequada por um revendedor. A prtica de reempatamento de mangueiras usadas desaconselhvel devido aos grandes riscos envolvidos. Este estudo de propriedade da Resmat Parsch e sua reproduo e divulgao permitida desde que citada a fonte. Fonte: Kidde Brasil

MP Lio 4 Pgina 27

Curso de Formao em Combate a Incndio

LIO 5 ABASTECIMENTOS

OBJETIVOS: Ao final desta lio, os participantes sero capazes de: 1. Conhecer os dois tipos de fontes de abastecimentos; 2. Indicar os trs mtodos de abastecimentos; 3. Definir o que so manobras d'gua. 4. Indicar os trs objetivos de um sistema hidrulico preventivo de uma edificao.

Ilustrao do CBMDF Disponvel em <https://www.cbm.df.gov.br/site/> Acesso em 15 Mai 2013.

MP Lio 5 Pgina 1

Curso de Formao em Combate a Incndio

1 ABASTECIMENTOS Durante uma operao de incndio surge a necessidade de vrias atividades de apoio ao combate. So operaes de entradas foradas, buscas e resgates, ventilao e abastecimento. Embora todas tenham grande importncia para o sucesso da operao, talvez nenhuma atividade seja to importante que a de abastecimento. A utilizao do agente extintor gua feita em larga escala em situaes de sinistro. A falta de tal agente pode condenar a perder-se por completo todo o trabalho realizado. Comumente, quando esta atividade falha, o incndio volta a crescer e, muitas vezes, perde-se completamente o seu controle. A existncia de gua em abundncia para garantir o controle do incndio requer a presena de uma boa rede de hidrantes pblicos, viaturas tanque em quantidade suficientes, existncia de reservas tcnicas de incndio nas edificaes, agilidade nas aes de reabastecimento dos caminhes e, principalmente, do uso comedido da gua durante o combate. 2 FONTES DE ABASTECIMENTO As fontes de gua para combate a incndios so: mananciais, reservatrios, viaturas, sistemas de hidrantes de prdios e da rede pblica. 2.2 MANANCIAIS So mananciais: rios, lagos, crregos, mares, represas, poos, etc. A utilizao de mananciais depende de bombeamento, geralmente atravs de escorva/suco. 2.3 RESERVATRIOS Reservatrios so depsitos de gua destinados a compensar as variaes horrias e dirias de consumo, manter reserva a ser utilizada em emergncia e manter uma presso adequada na rede de distribuio. So reservatrios: as caixas dgua elevadas e subterrneas. Do ponto de vista operacional, pode-se ainda considerar como reservatrios as piscinas, fontes pblicas, espelhos dgua, e naturalmente, claro, as prprias viaturas de combate a incndios.

MP Lio 5 Pgina 2

Curso de Formao em Combate a Incndio

3 MTODOS DE ABASTECIMENTOS O abastecimento poder ser feito de trs modos: por bombeamento, por gravidade ou modo combinado. 3.1 POR BOMBEAMENTO Uma ou mais bombas captam gua de um manancial e a descarregam em estaes de tratamento. Posteriormente, a gua novamente bombeada para o sistema de distribuio.

3.2 POR GRAVIDADE Quando existe uma fonte de gua situada em local mais elevado que o sistema de distribuio, a gravidade proporciona a presso necessria distribuio.

3.3. MODO COMBINADO a utilizao dos dois modos: bombeamento e gravidade. Quando o consumo de gua pequeno, o abastecimento por gravidade pode ser suficiente, no sendo necessrio o bombeamento. Porm, quando o consumo aumenta, o bombeamento associado ao abastecimento por gravidade, para suprir a demanda.

MP Lio 5 Pgina 3

Curso de Formao em Combate a Incndio

4 MANOBRAS DGUA Quando temos um grande incndio, o consumo elevado de gua para combat-lo pode ocasionar o estrangulamento do sistema de distribuio, ainda que a rede seja bem dimensionada. Para se obter melhor rendimento, efetua-se a manobra dgua, que consiste no fechamento e abertura de vlvulas intermedirias , existentes na rede de distribuio, de modo a canalizar grande volume de gua para a regio onde est ocorrendo o incndio. Tal procedimento feito pelo pessoal da companhia de gua da localidade, que deve estar em planto permanente. 5 REDES INTERNAS DE EDIFICAES A rede interna de uma edificao composta pelo sistema de consumo de gua normal (uso comum pelos ocupantes) e pelo sistema hidrulico preventivo. abastecida, geralmente, pela rede de distribuio pblica e possuem hidrantes de coluna ou de parede. O sistema hidrulico preventivo de uma edificao tem trs objetivos definidos: a) permitir que o usurio da edificao efetue o combate do princpio do fogo; b) permitir que o corpo de bombeiros possa utilizar a canalizao para bombear gua para o sistema e; c) abastecer as viaturas do Corpo de Bombeiros para utilizao em incndios em edificaes vizinhas.

5.1 HIDRANTES DE PAREDES So dispositivos colocados nas redes de distribuio que permitem a captao de gua pelos bombeiros, especialmente durante o combate a incndios. 5.2 HIDRANTES DE RECALQUE OU DE PASSEIO O hidrante de recalque uma extenso da rede hidrulica que ser utilizado pelos Bombeiros para pressurizar a rede e realizar o combate do foco do incndio,
MP Lio 5 Pgina 4

Curso de Formao em Combate a Incndio

podendo ainda ser utilizado para abastecer o caminho para combater incndio em edificao vizinha. 5.3 RESERVA TCNICA DE INCNDIO A reserva tcnica de incndio constitui uma quantidade determinada de gua, reservada exclusivamente para ser utilizada no sistema hidrulico preventivo da edificao. Tais reservatrios podero ser elevados ou subterrneos, pressurizando a rede de hidrantes por meio gravitacional ou por bombeamento. 6 HIDRANTES PBLICOS So hidrantes da rede de distribuio pblica, para captao de grande quantidade de gua pelos bombeiros, para o combate a incndios. Os hidrantes pblicos podem ser de coluna ou subterrneos.

MP Lio 5 Pgina 5

Curso de Formao em Combate a Incndio

AVALIAO ABASTECIMENTOS

1. Cite os dois tipos de fontes de abastecimento:

2. Quais os trs mtodos de abastecimento?

3. Explique que so manobras d'gua:

4. Quais os trs objetivos de um sistema hidrulico preventivo de uma edificao?

MP Lio 5 Pgina 6

Curso de Formao em Combate a Incndio

LIO 6 EQUIPAMENTOS DE PROTEO INDIVIDUAL PARA COMBATE A INCNDIOS

OBJETIVOS: Ao final desta lio, os participantes sero capazes de: 1. Conceituar EPI de acordo com o manual do participante. 2. Citar cinco componentes do EPI de combate a incndio utilizado no CBMSC. 3. Enumerar quatro riscos que podem ser encontrados num incndio e cujos danos podem ser minimizados ou eliminados pelo uso do EPI. 4. Calcular a autonomia de um cilindro de ar comprimido utilizado no EPR, conforme frmula apresentada no manual. 5. Citar dois cuidados com a mscara autnoma antes do uso e a aps o seu uso.

MP Lio 6 Pgina 1

Curso de Formao em Combate a Incndio

1 EQUIPAMENTOS DE PROTEO INDIVIDUAL Os equipamentos de proteo individual do bombeiro so elementos fundamentais para a sua atuao em aes de combate a incndio. Nos incndios podemos encontrar diversos riscos, tais como os proporcionados por calor elevado, riscos eltricos, desabamentos de estruturas ou de partes da estrutura, exploses, riscos de contuses, quedas de nvel, entre outros. Esses riscos podem ocasionar ao bombeiro leses graves ou at fatais. Desta forma h que se proteger o bombeiro pela utilizao dos equipamentos de proteo individual. Nas aes especficas de combate a incndio os EPI utilizados no CBMSC so compostos por capacetes, capas e calas de aproximao, luvas, botas e balaclavas e equipamento de proteo respiratria (EPR). Pode ser includo, ainda, como um equipamento de proteo individual para aes de combate a incndio, os cintos de segurana para ancoragem rpida. Tais equipamentos conferem uma grande proteo ao bombeiro. Contudo, possui limitaes e por isso deve-se estar mais atento, pois os efeitos externos da temperatura sero sentidos mais tardiamente. 1.1 CAPACETE O capacete um dos componentes do EPI de combate a incndio que tem como caractersticas: Resistir a impactos, perfuraes, calor e descargas eltricas; Proporcionar proteo adequada para a cabea, coluna cervical e face; Permitir o uso simultneo de: proteo facial; mscara autnoma; e/ou sistema de comunicao. No CBMSC encontramos capacetes das marcas Gallet (ou MSA Gallet), Pacific e Bullard. Porm, o modelo padro mais difundido, por sua maior proteo e versatilidade, em relao aos demais, o capacete Gallet F1. O Gallet F1 construdo em Kevlar, com carneira regulvel permitindo a adaptao a diversos tamanhos de crnios. Possu duas viseiras, ambas em policarbonato, sendo uma para proteo a impactos mecnicos e a outra, alm dessa funo, tambm possu ao refletiva para proteo contra raios infravermelhos. Dispem de suporte para colocao de lanterna e de sistema de rdio comunicao e protetor para o pescoo (regio cervical).

MP Lio 6 Pgina 2

Curso de Formao em Combate a Incndio

O capacete deve ser inspecionado diariamente ao assumir o servio e sempre aps ter sido utilizado. Na inspeo da passagem de servio o bombeiro deve efetuar o ajuste da carnera ao tamanho de sua cabea e verificar a carga das pilhas da lanterna. Se estiver sujo e/ou molhado, antes de guard-lo, deve ser limpo e/ou posto a secar. Para tanto o capacete permite ser totalmente desmontado (desmontar o capacete). 1.2 BALACLAVA Touca destinada a proteo trmica da regio da cabea, face e pescoo, com espao para a utilizao da mscara autnoma. Fabricada em material resistente ao fogo ela quem protege efetivamente a cabea do calor do incndio, no sendo, como muitos julgam, apenas um acessrio. Por questes de higiene importante que cada bombeiro possua a sua. Uma boa balaclava aquela que possua dupla face e que se prolongue para o peito e para as costas, sendo que suas extremidades (frente e costas) devem possuir comprimento suficiente para atingir a linha das axilas, de forma a no permitir que o pescoo, e as partes superiores do peito e das costas do bombeiro fiquem expostos. Se estiver suja e/ou molhada, antes de guard-la, deve ser limpa e/ou posta a secar.

MP Lio 6 Pgina 3

Curso de Formao em Combate a Incndio

1.3 CAPA E CALA DE COMBATE A INCNDIO Fabricada com materiais retardantes ao do calor, de produtos qumicos e de aes abrasivas. Possu trama colocada de tal forma que faz com que a gua escorra em sua superfcie, dificultando a sua penetrao. Faixas refletivas facilitam a visualizao do bombeiro.

Fonte: Lakeland (2013).

Ressalta-se a importncia de se conferir se a disposio das camadas de tecidos que compem a roupa de aproximao esto de acordo com a sua finalidade. A capa e a cala devem ser inspecionadas diariamente ao assumir o servio e sempre aps ter sido utilizado. Na inspeo da passagem de servio o bombeiro, caso no disponha de equipamento prprio, deve procurar uma capa e cala de tamanho compatvel a ele, de forma que durante o uso no fiquem partes do corpo desprotegidas ou dificulte seus movimentos, se muito pequena, ou que no fique muito folgada, se muito grande. Devem, tambm, estar bem fechadas, no deixando parte alguma do corpo do bombeiro exposta. Se estiverem sujas e/ou molhadas, antes de guard-las, devem ser limpas e/ou postas a secar.

MP Lio 6 Pgina 4

Curso de Formao em Combate a Incndio

1.4 BOTA DE COMBATE A INCNDIO Confeccionadas em borracha resistente ao calor, com solado disposto em camadas, sendo uma delas uma palmilha de ao para proteo contra objetos cortantes ou perfurantes. Mesma constituio encontrase na biqueira (sobre os dedos) e na regio dos tornozelos. A bota de combate a incndio deve fornecer proteo contra aes mecnicas, trmicas e eltricas. As botas devem ser inspecionadas diariamente ao assumir o servio e sempre aps ter sido utilizada. Na inspeo da passagem de servio o bombeiro, caso no possua bota prpria, deve procurar uma bota de tamanho compatvel a ele, de forma que durante o uso no fiquem muito apertadas ou muito grandes, dificultando seus movimentos. Se estiverem sujas e/ou molhadas, antes de guarda-las, devem ser limpas e/ou postas a secar. 1.5 LUVAS DE COMBATE A INCNDIO Confeccionada em couro macio com constituio interna em nomex. Deve proporcionar proteo trmica e mecnica. Em virtude de dificultarem o movimento das mos e, principalmente, dos dedos, o seu uso tem encontrado resistncia entre os bombeiros, substituindo-a por outros tipos de luvas. importante, contudo, ressaltar que apenas as luvas prprias para combate a incndio proporcionam a efetiva proteo contra o calor num ataque direto ao fogo. Se estiverem sujas e/ou molhadas, antes de guard-las, devem ser limpas e/ou postas a secar.

MP Lio 6 Pgina 5

Curso de Formao em Combate a Incndio

1.6 CINTO DE SEGURANA Destinado a permitir uma ancoragem rpida do bombeiro em aes em nveis altos ou na fixao de um cabo guia. Deve ser munido de um talabarte com mosqueto ou outro sistema de engate rpido numa de suas pontas.

2 EQUIPAMENTOS DE PROTEO RESPIRATRIA (EPR) PARA COMBATE A INCNDIO Os equipamentos de proteo respiratria do bombeiro so elementos fundamentais para a sua atuao em aes de combate a incndio. Nos incndios podemos encontrar diversos riscos relacionados ao comprometimento do sistema respiratrio, tais como os proporcionados por temperaturas elevadas, fumaa, gases txicos ou asfixiantes, ou ainda pela insuficincia de oxignio. Desta forma h que se proteger o bombeiro pela utilizao dos equipamentos de proteo respiratria. Quanto ao uso dos equipamentos de proteo respiratria ainda encontramos uma certa resistncia, ou melhor, uma ideia de que, por ser muito incomodo, s deve ser utilizado em situaes muito especiais. objetivo deste treinamento provar exatamente o contrrio, ou seja, que os EPR so essenciais na maioria das aes de combate a incndio, seno em todas.

MP Lio 6 Pgina 6

Curso de Formao em Combate a Incndio

2.1 RISCOS RESPIRATRIOS EM AMBIENTE DE INCNDIO Num ambiente de incndio podem ser encontradas diversas ameaas ao sistema respiratrio humano, sendo elas: Insuficincia ou falta de oxignio; temperaturas elevadas; fumaa; atmosferas txicas, asfixiantes e irritantes em geral. Este item nos ajudar a compreender o porqu usar EPR nas operaes de combate a incndio. As ameaas apresentadas no pargrafo anterior atuam sobre os pulmes e as vias respiratrias, os quais so muito mais vulnerveis que qualquer outra parte do corpo humano. Conforme as concentraes, uma pessoa poder morrer, se respirar gases e vapores que so encontrados em incndios, sem qualquer aviso prvio e, consequentemente, sem chance de se salvar. Nas exposies agudas a pessoa manifesta os sintomas de intoxicao de forma imediata, numa nica exposio. Porm, a exposio repetida atmosferas resultantes de incndios, sem proteo adequada, mesmo em ambientes abertos, poder ocasionar manifestao de doenas respiratrias graves em longo prazo (intoxicao crnica). 2.1.1 INSUFICINCIA DE OXIGNIO O processo de combusto consome o oxignio medida que produz gases e vapores txicos. O organismo humano comear a sentir os efeitos da insuficincia de oxignio quando sua concentrao encontrar-se abaixo de 19,5 % a 19%. O quadro a seguir demonstra os sintomas da carncia de oxignio (em termos relativos, pois h que se considerar a frequncia do ritmo respiratrio e o tempo de exposio): Porcentagem de O2 no ar 21% 17% 12% 9% 6% Sintomas Nenhum. Condies normais. Algum dano muscular relativo a coordenao. Aumento do ritmo respiratrio como compensao. Tontura, dor de cabea e fadiga. Inconscincia. Morte em poucos minutos.

A deficincia de oxignio pode incapacitar o indivduo de realizar movimentos ou de perceber o que esta acontecendo, como um efeito narctico. A entrada abrupta e desprotegida num ambiente com deficincia de oxignio pode provocar a perda praticamente instantnea da conscincia.

MP Lio 6 Pgina 7

Curso de Formao em Combate a Incndio

2.1.2. TEMPERATURAS ELEVADAS A exposio aos gases e vapores aquecidos pode prejudicar as vias respiratrias, sendo que, estando o ar mido, os danos sero muito mais graves. o caso quando se respira o vapor dgua resultante da aplicao de gua num incndio. O calor excessivo que chega aos pulmes com rapidez pode provocar diminuio drstica da presso sangunea e consequente falha do sistema circulatrio. A inalao de gases quentes pode provocar edema pulmonar (inchao por acmulo de lquido nos pulmes) e produzir leses gravssimas ou morte por asfixia. Os danos aos tecidos do sistema respiratrio, provocado pela inalao de ar quente, no se corrigem pela simples respirao de ar fresco e limpo. 2.1.3. FUMAA A fumaa de um incndio constitui-se basicamente de pequenas partculas slidas de carbono em suspenso, misturadas a uma combinao de vapores quentes. Algumas das partculas suspensas na fumaa podem ser apenas irritantes, outras, porm, podem ser fatais. O tamanho da partcula determinar a que profundidade esta penetrar no sistema respiratrio, sendo que as maiores sero retidas nas fossas nasais, e as menores tanto mais penetraro no trato respiratrio quanto menor forem, podendo atingir at mesmo a regio da troca gasosa (alvolos pulmonares). 2.1.4. ATMOSFERAS TXICAS, ASFIXIANTES E IRRITANTES Atuar num ambiente de incndio significa expor-se a combinaes de agentes irritantes e txicos, cuja variedade e intensidade no se conhecer com exatido, dada a diversidade e quantidade de combustveis existentes no ambiente. Contudo, estudos demonstram que comum ser encontrados os seguintes produtos no processo da combusto em edificaes: Monxido de Carbono; Dixido de Carbono; cido Clordrico, cido Ciandrico e Acrolena.

MP Lio 6 Pgina 8

Curso de Formao em Combate a Incndio

2.1.4.1 Monxido de Carbono (CO) um gs sem cheiro e sem cor, portanto imperceptvel ao ser humano. Est presente em todos os incndios e quanto menor for a ventilao maior ser a quantidade de monxido de Carbono produzida, em vista da combusto incompleta do Carbono. Apesar de ser incolor, sabe-se que quanto mais escura for a fumaa, mais altos sero os nveis de CO. O monxido de carbono tem uma afinidade de combinao com a hemoglobina do sangue 200 vezes maior que o oxignio, de forma que o sangue passar a transportar para as clulas o monxido de carbono ao invs do oxignio, matando-as. CO (% no ar) 0,02 0,16 0,64 1,28 Sintomas Ligeira dor de cabea. Algum desconforto. Dor de cabea, tontura, nuseas. Inconscincia aps 30 minutos Dor de cabea, tontura, nuseas. Inconscincia aps 10 minutos Inconscincia imediata. Morte em 1 a 3 minutos

2.1.4.2 Dixido de Carbono (CO2) O Dixido de Carbono ou Gs Carbnico no txico como o CO. Porm produzido em grandes quantidades nos incndios e sua inalao em quantidade produzir aumento da velocidade e intensidade da respirao. Inalar ar com teores acima de 4% CO2 provocar mal estar, desmaios e dores de cabea, e com 10%, morte em poucos minutos.
MP Lio 6 Pgina 9

Curso de Formao em Combate a Incndio

2.1.4.3 cido Clordrico (HCL) formado pela combusto de materiais que contenham Cloro, como o PVC. um potente agente irritante. 2.1.4.4 cido Ciandrico (HCN) produzido a partir da queima de materiais que contenham Nitrognio, tais como, l, seda, Nylon, e resinas que contenham ureia. um gs extremamente txico (20 vezes mais potente que o Monxido de Carbono) e atua no organismo impedindo a utilizao do Oxignio pelas clulas. 2.1.4.5 Acrolena Potente irritante sensorial e pulmonar mesmo em baixas concentraes. Formada a partir da combusto de materiais celulsicos e de polietilenos. Seus efeitos podero ocasionar a morte por complicaes pulmonar horas depois da exposio. 2.2 EQUIPAMENTOS DE PROTEO RESPIRATRIA Existem diversos tipos de equipamentos de proteo respiratria, contudo veremos apenas o equipamento de uso mais comum em aes de combate a incndio, ou seja, mscara autnoma de circuito aberto de demanda com presso positiva, que para facilidade de referencia chamaremos apenas de mscara autnoma. Autnoma por ter o suprimento de ar respirvel independente, transportado em cilindro como parte do conjunto. Circuito aberto significa que o ar exalado eliminado para o ambiente atravs da vlvula de exalao, ou seja, o ar respirado no reaproveitado como nas mscaras de circuito fechado. Demanda significa que o ar a ser inalado s ser fornecido mscara facial durante a inspirao. Demanda de presso negativa significa que a presso dentro da mscara facial, durante a inspirao, ser menor que a presso atmosfrica, o que facilita a penetrao de contaminantes pelas reas de vedao ao rosto. Demanda de presso positiva significa que a presso dentro da mascara facial, quer na inspirao quanto na exalao, ser maior que a presso atmosfrica, o que contribui para diminuir a possibilidade de penetrao de contaminante.
MP Lio 6 Pgina 10

Curso de Formao em Combate a Incndio

2.3 COMPONENTES DO CONJUNTO MSCARA AUTNOMA 2.3.1 Mscara facial Inclu visor, vlvula de exalao e a mangueira de baixa presso (traqueia). Alguns modelos possuem mangueiras de alta presso, visto que o regulador de presso encontra-se acoplado a mascara facial. Sua funo proteger contra queimaduras da face e das vias respiratrias. A vlvula de exalao uma vlvula sensvel e de fluxo nico, permitindo a sada do ar exalado e impedindo a entrada de ar contaminado ou aquecido do exterior.

2.3.2 Sela (suporte) o suporte do cilindro de ar e do conjunto regulador de presso, manmetro e alarme sonoro. Possui correias e fivelas que permite ao bombeiro conduzir equipamento nas suas costas como uma mochila.

MP Lio 6 Pgina 11

Curso de Formao em Combate a Incndio

2.3.3 Cilindro Compreende o cilindro, registro de liberao do ar armazenado, vlvula de segurana (alvio) e em alguns casos possui manmetro acoplado. o componente mais pesado do conjunto especialmente se o cilindro for de ao. O ideal a utilizao de cilindros de fibra de carbono (composite) que so extremamente leves, porm, mais caros que os cilindros de ao. Os cilindros existentes no mercado so construdos para grandes presses de 200 ou 300 Bar. Em geral os cilindros de ao so para 200 Bar e os de composite para 300 Bar. A capacidade de volume interno em litros varia, geralmente, de 6 a 10 litros. J a capacidade de armazenamento de ar varia de 1000 a 3000 litros, aproximadamente.

2.3.4 Regulador de presso O ar do cilindro passa pela mangueira de alta presso at o regulador que reduzir a presso (200 ou 300 Bar) a um nvel bem mais baixo, possibilitando a respirao.

MP Lio 6 Pgina 12

Curso de Formao em Combate a Incndio

2.3.5 Alarme sonoro Na maioria dos aparelhos o alarme sonoro dispara quando o ar no interior do cilindro estiver a 50 Bar. Quando dispara o alarme o bombeiro ter aproximadamente 5 minutos de ar, sendo tal quantidade destinada a que se deixe o local com segurana, acompanhado de seu companheiro, mesmo que o ar no cilindro deste esteja em nveis normais. Um problema gerado pelo soar do alarme sonoro numa ao de combate a incndio que difcil identificar qual dos cilindros disparou o alarme. J existe no mercado equipamentos que provocam um movimento de vibrao como sinal de alerta. Outros possuem o chamado sistema homem-morto, que dispara um alarme caso o bombeiro permanea determinado tempo sem se mover, permitindo assim aos demais integrantes da equipe identificar o problema e resgat-lo. 2.3.6 Manmetro Equipamento utilizado para mensurar a presso interna aos cilindros e assim determinar a quantidade de ar comprimido sob presso existente no interior do cilindro, a fim o bombeiro possa estimar o tempo de trabalho que o equipamento ir possibilitar.

2.4 MANUSEIO E OPERAO 2.4.1 COLOCAO DO EQUIPAMENTO Vrios mtodos podem ser usados para colocao dos equipamentos autnomos. Os mais usados no Corpo de Bombeiros so: 2.4.1.1 Mtodo de colocao por sobre a cabea 1) Ao retirar o equipamento da viatura, verificar a presso no manmetro. 2) O equipamento deve ser colocado no solo, com o cinto aberto, as alas de transporte alargadas e colocadas para o lado de fora da sela.
MP Lio 6 Pgina 13

Curso de Formao em Combate a Incndio

3) Agachar ou ajoelhar-se na extremidade oposta ao registro do cilindro. 4) Segurar a sela com as mos, deixando as alas de transporte para o lado de fora. 5) Erguer o cilindro por sobre a cabea, deixando que as alas de transporte passem dos cotovelos. 6) Inclinar-se levemente para frente, permitindo ao cilindro ficar nas costas, deixando as alas carem naturalmente sobre os ombros. 7) Puxar os tirantes de ajuste, certificando-se que as alas no estejam torcidas. 8) Erguer o corpo, fechar e ajustar o cinto de forma que o equipamento acomode-se confortavelmente. A falta de ajuste da ala e do cinto provoca m distribuio de peso.

2.4.1.2 Mtodo de vestir ou mochila 1) Ao retirar o equipamento da viatura, verificar a presso no manmetro. 2) Vestir o equipamento, passando um brao por vez atravs das alas. 3) Ajustar as alas e o cinto como descrito no mtodo anterior. Alm dos dois mtodos citados, a operao pode ser facilitada pelo auxlio de outro bombeiro ou partindo de suportes especficos que vem sendo utilizado nas novas viaturas (assentos traseiros e gavetas da viatura).

MP Lio 6 Pgina 14

Curso de Formao em Combate a Incndio

2.4.1.3 Colocao da pea facial 1) Alargar ao mximo os tirantes da mscara. 2) Colocar a pea facial, introduzindo primeiramente o queixo dentro desta e, com as duas mos, colocar os tirantes por sobre a cabea. 3) Puxar, simultaneamente, os tirantes laterais inferiores para trs, o mais tangenciado possvel cabea, ajustando-os com cuidado para no danific-los. 4) Certificar-se de que no permaneam cabelos entre a testa e a mscara. 5) Puxar, simultaneamente, os tirantes das tmporas para trs, o mais tangenciado possvel cabea, ajustando-os. 6) Colocar o capacete, passando a mangueira de baixa presso por dentro da jugular. 7) Concluir a conexo da pea facial ao cilindro. 8) Abrir o registro do cilindro. 9) Verificar a estanqueidade da mscara facial. Para isso, expirar, fechar o registro do cilindro e, em seguida, inspirar vagarosa e profundamente. 10) Deve-se sentir o rosto sendo succionado e a incapacidade de continuar inspirando. A entrada de ar na mscara significa que ela est mal colocada ou danificada. 11) Verificar a vlvula de exalao. Para isso, abrir o registro do cilindro, inspirar e expirar. Com as costas das mos sentir o ar sair pela vlvula de exalao. Em caso negativo, expirar com mais fora, isto dever liberar a vlvula. Se, mesmo assim, o ar no sair pela vlvula de exalao, trocar a pea facial.

Importante: A abertura do registro de liberao do ar deve ser feita at o final da rosca, retornando em seguida de volta.
MP Lio 6 Pgina 15

Curso de Formao em Combate a Incndio

2.5 VERIFICAES DE SEGURANA Devem ser sempre executadas antes da utilizao de cada cilindro, ou diariamente, quando da passagem de servio. 2.5.1 PROVA DE VEDAO A ALTA PRESSO 1) Acoplar a vlvula de demanda mangueira de alta presso, abrir o registro do cilindro e ler a presso indicada no manmetro. Fechar o registro do cilindro. A presso deve permanecer inalterada durante um minuto. 2) Sempre acionar o boto de descarga para despressurizar o sistema; com isto, se conseguem desacoplar as conexes com facilidade. 2.5.2 ENSAIO DO SINAL DE ALARME 1) Abrir o registro do cilindro por um curto espao de tempo e, depois, voltar a fechlo. 2) Depois, cuidadosamente, liberar o ar pela vlvula de demanda, observando o manmetro. O sinal de alarme deve soar quando a presso do manmetro for de 40/50 Bar. O assobio no diminui de intensidade seno quando o ponteiro do manmetro chegar ao batente correspondente ao zero. 2.6 AUTONOMIA O tempo de autonomia da mscara autnoma de ar comprimido condicionado presso do ar interna do cilindro, ao volume do cilindro e atividade (consumo de ar). AUTONOMIA = VOLUME X PRESSO CONSUMO Para efeito de clculo, o bombeiro em atividade consome, em mdia, 50 litros de ar por minuto. A presso a ser considerada deve ser a presso nominal total do cilindro menos a presso reserva para abandono de local, que em geral de 50 Bar. Exemplo de clculo para um cilindro com volume de 7 litros e presso de 300 Bar: A={ V x( P-R)}/C A = {7 x (300-50)}/50 A = 35 minutos A = (7 x 250)/50

MP Lio 6 Pgina 16

Curso de Formao em Combate a Incndio

2.7 INSPEO E MANUTENO 2.7.1 Antes do uso ou durante a passagem do servio 1. Verificar a carga do cilindro, mantendo-o sempre cheia; 2. Verificar o funcionamento do registro de liberao do ar, da vlvula de demanda de ar, da vedao a alta presso, e do sinal de alarme. 3. Verificar e ajustar a sela ao seu tamanho (j vestido o EPI). 2.7.2 Aps o uso 1) Inspecionar cuidadosamente o equipamento. Lavar a mscara facial com gua e sabo neutro, deixando-a secar a sombra; 2) Limpar todo o equipamento e assegurar-se de que esteja seco antes de guard-lo na vtr; 3) Trocar o cilindro por outro plenamente cheio. Verificar o funcionamento das vlvulas do cilindro e demanda de ar, mantendo-as fechadas. Retirar todo o ar do conjunto regulador; 4) Armazenar o equipamento.

MP Lio 6 Pgina 17

Curso de Formao em Combate a Incndio

AVALIAO EQUIPAMENTOS DE PROTEO INDIVIDUAL PARA COMBATE A INCNDIO 1. Conceituar EPI de acordo com o manual do participante.

2. Citar cinco componentes do EPI de combate a incndio utilizados no CBMSC.

3. Enumerar quatro riscos que podem ser encontrados num incndio, e cujos danos podem ser minimizados ou eliminados pelo uso dos EPI.

4. Calcular o tempo de autonomia em minutos de um cilindro de 9 litros para 200 Bar, considerando uma reserva de 50 Bar.

5. Citar dois cuidados com a mscara autnoma antes do uso e a aps o seu uso.

MP Lio 6 Pgina 18

Curso de Formao em Combate a Incndio

MATERIAL COMPLEMENTAR OS EQUIPAMENTOS DE PROTEO INDIVIDUAL DEVEM OU NO DEVEM SER MOLHADOS PARA O COMBATE AO INCNDIO? Atualmente se discute se os EPI devem ou no devem ser molhados para se efetuar o combate ao incndio. H duas correntes no CBMSC, uma entendendo que se deve molhar e outra que no se deve. H ainda um TCC do Curso de Formao de Oficiais do ano de 2007 que conclui e sugere que o mais adequado seria que os EPI fossem completamente molhados antes se entrar num ambiente em chamas. No entanto, o prprio autor reconhece que o teste foi realizado em condies diferentes ao de uma situao real (WEINGARTNER, 2007):
No entanto, importante salientar que as condies de teste neste trabalho no so exatamente iguais situao real de um combatente de incndio. Tanto as dimenses do ambiente aquecido (forno) quanto as dimenses da roupa testada so bem menores que uma situao real.

Com base na experincia e apoiados pelas seguintes condies, foi definido pela Coordenadoria de Combate a Incndios do CBMSC, pelo menos at que se comprove em contrrio, que doravante no se deve molhar os EPI antes de se adentrar num ambiente para fins de combate a incndio. 1) As roupas de combate a incndio so produzidas para o fim de aproximao ao fogo. Para tanto possuem alguns nveis e assim so projetadas para resistirem a certos limites de temperatura. Quando se molhada, os limites para a qual foi configurada acabam aumentando, fazendo com o que o bombeiro fique exposto por mais tempo aos efeitos das altas temperaturas do ambiente do que deveria ficar. Em resumo, se sem a roupa molhada o bombeiro consegue aguentar e permanecer por menos tempo no ambiente de um incndio, por que simplesmente atingiu-se o limite seguro que a roupa lhe permite. Na verdade est recebendo um aviso: Saia do ambiente ou se afaste das reas mais quentes, visto que nesta situao, se as roupas estejam molhadas, o calor pode at demorar mais tempo para agir sobre as roupas, mas outros componentes dos EPI/EPR no, danificando ou at derretendo componentes como o capacete e os tirantes que suportam o EPR, como, alis j ocorreu muitas vezes. 2) Numa situao de treinamento, na qual o bombeiro entra e sai do ambiente em chamas muito rapidamente, molharem-se as roupas at pode ser benfico. Mas numa ocorrncia real, em que ter que permanecer por mais tempo no ambiente, a
MP Lio 6 Pgina 19

Curso de Formao em Combate a Incndio

gua contida ir aos poucos secando at estar completamente seca, isso no corpo de bombeiro. 3) As roupas mais novas ainda so relativamente impermeveis, de forma que para que se tenha algum resultado necessrio molh-las bastante, a fim que ultrapassem a barreira de impermeabilidade. Isso far que as partes internas das roupas se encharquem. O resultado , portanto, um peso adicional de muitos quilos para o bombeiro, aumentando-lhe o desconforto geral. 4) J as roupas com algum uso perdem aos poucos a impermeabilidade, de forma que com pouca gua j estaro encharcadas internamente. Da mesma forma, resulta em peso adicional de muitos quilos ao bombeiro, aumentando-lhe o desconforto geral. 5) possvel que num ambiente em chamas, por algum fenmeno como um flashover ou principalmente uma quebra de balano trmico, pode-se provocar uma elevao de temperatura muito rpida e violenta, de forma que a gua existente na roupa do bombeiro pode atingir o seu ponto de vaporizao tambm de forma abrupta, podendo a vir a queimar o bombeiro por cozinhamento pelo vapor violentamente aquecido. 6) Tambm possvel algum apontar que numa situao extrema como a descrita no item anterior, um bombeiro com uma roupa no molhada tambm estaria sujeito ao violento aumento de temperatura. Sim, isso verdade. No entanto, ao sair do local violentamente aquecido, sua roupa teria um resfriamento muito mais rpido, ao passo que aquele bombeiro que tivesse um aquecimento violento da gua contida na sua roupa, ao ponto de vapor, teria um resfriamento muito mais prolongado, talvez s resolvido pela retirada da roupa. Mas o tempo para a retirada da roupa no evitaria o cozimento a que foi submetido. 7) Nas regies mais frias do Estado, nos perodos mais frios do ano, que no interior significa principalmente as estaes do outono e do inverno (ou seja, metade do ano, pelo menos), o fato de se molhar as roupas agrava o choque trmico existente entre se estar fora dum ambiente em chamas e imediatamente aps, se estar dentro. 8) No h qualquer orientao dos fabricantes no sentido que as roupas de combate a incndios sejam molhadas. Se assim fosse viria informado na etiqueta ou nas condies de uso a seguinte informao: Molhe antes de usar. 9) Nas diversas instrues realizadas no centro de treinamento de Joaaba, todas sem se molhar as roupas, sendo que em algumas delas o tempo de exposio foi bastante superior ao tempo reduzido de uma entrada e sada normal de instruo, e com temperaturas mensuradas de quase 1.000C, at hoje nenhum aluno se queimou.
MP Lio 6 Pgina 20

Curso de Formao em Combate a Incndio

10) H que considerar tambm que o fato de um bombeiro militar ser molhado por outro, antes de entrar num ambiente de incndio, causa aos olhos da populao que observa o combate ao incndio, questionamentos que em muitas situaes beiram ao entendimento de amadorismo do Corpo de Bombeiros.

MP Lio 6 Pgina 21

Curso de Formao em Combate a Incndio

LIO 7 AGENTES EXTINTORES E EXTINTORES DE INCNDIO

OBJETIVOS: Ao final desta lio, os participantes sero capazes de: 1. Identificar os agentes extintores para as diferentes classes de incndio; 2. Conhecer a propriedade extintora principal de cada agente extintor quando aplicado no fogo. 3. Descrever o passo a passo da operao de extintores.

Ilustrao Disponvel em <http://revistaface.blogspot.com.br/2012/02/importancia-do-extintor-nos-veiculos.html> Acesso em 15 Mai 2013.

MP Lio 7 Pgina 1

Curso de Formao em Combate a Incndio

1 AGENTE EXTINTOR Agente extintor a substncia utilizada para a extino do fogo, pelo aproveitamento de suas propriedades fsicas ou qumicas, visando sempre retirada de um dos elementos do tetraedro do fogo (resfriamento, abafamento ou quebra da reao em cadeia), podendo ser quela encontrada na natureza ou substncias produzidas pelo homem em laboratrio. Podem estar acondicionadas em aparelhos portteis (extintores), conjunto hidrulicos (hidrantes) ou dispositivos especiais automatizados (sprinkler e sistemas fixos de CO2). Quando esses agentes extintores estiverem acondicionados em recipientes prprios, para combate a incndio, o emprego desses agentes em aparelhos extintores de incndio so regrados por normas brasileiras (NBR) aprovadas pela Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT). Os agentes extintores certificados no Brasil e que sero abordados neste manual so: gua - NBR 11715; Ps para extino de incndio - NBR 10721; Espuma mecnica - NBR 11751; e Gs carbnico - NBR 11716.

1.1 GUA A gua, na sua forma lquida, o agente extintor mais utilizado nos combates a incndios e, durante muito tempo, foi o nico recurso utilizado. Sua amplas utilizao se deve sua disponibilidade na natureza e ao baixo custo. A gua, em funo de suas propriedades fsicas e qumicas, age principalmente por resfriamento, agindo, secundariamente, por abafamento. A gua utilizada em incndios conduz eletricidade por possuir sais minerais em sua composio, o que a torna inadequada para incndios envolvendo equipamentos energizados (classe C), em razo do risco de choque eltrico. A gua tambm no indicada para extinguir incndios envolvendo material pirofrico (classe D), uma vez que o oxignio presente em sua composio promove violenta reao exotrmica (liberao de calor) ao entrar em contato com metais pirofricos.
MP Lio 7 Pgina 2

Curso de Formao em Combate a Incndio

A eficincia da gua no combate ao fogo decorrente basicamente de duas propriedades: 1. A sua capacidade de absorver grande quantidade de calor (resfriamento). 2. A sua capacidade de mudana de estado fsico de lquido para vapor a 100C, temperatura esta que em qualquer incndio ultrapassada com muita facilidade. A passagem da gua para estado gasoso, reduz a concentrao do comburente (oxignio) no fogo (abafamento). 1 litro de gua se transforma, a 1 ATM em 1700 litros de vapor. To importante quanto conhecer as propriedades da gua saber utiliz-la de forma racional no combate aos incndios. O seu excesso causa tanta ou maior destruio que as chamas, a fumaa e o calor. A gua utilizada em um combate a incndio que no se transforma em vapor desperdiada, acumulando-se no ambiente e causando mais danos que benefcios. A gua desperdiada em um combate a incndio costuma : Danificar moblia, equipamentos e outros ambientes que no tinham sido afetados pelo calor ou pelas chamas, aumentando o dano patrimonial; Necessitar de aes de esgotamento posteriores ou durante o combate a incndio; e Acumular-se em um ambiente de forma que possa causar uma sobrecarga estrutural da edificao (por causa da presso da coluna dgua sobre o piso e as paredes) ou acidentes (encobrindo buracos e outros riscos para os bombeiros ao adentrarem no ambiente). A gua apresenta algumas desvantagens no combate a incndio decorrentes de suas propriedades fsicas: Alta tenso superficial - dificulta o recobrimento da superfcie em chamas e prejudica a penetrao no material em combusto; Baixa viscosidade provoca o escoamento rpido (a gua permanece pouco tempo sobre a superfcie do material); e Densidade relativamente alta - prejudica o combate em lquidos inflamveis de densidade menor que a da gua, fazendo com que ela no permanea sobre a superfcie do lquido em chamas.

MP Lio 7 Pgina 3

Curso de Formao em Combate a Incndio

1.2 PS PARA EXTINO DE INCNDIO Durante muito tempo, o p utilizado no combate a incndio era conhecido como p qumico seco, porm, desde o incio da dcada de 90, passou a ser chamado de p para extino de incndio. Trata-se de um p composto de partculas muito pequenas, normalmente de bicarbonato de sdio ou potssio, para aparelhos extintores destinados a combater incndios em combustveis slidos e lquidos (ou gases) inflamveis, e de monofosfato de amnia (fosfatomonoamnico) para extintores ditos polivalentes (ABC), ou seja, para incndios em slidos, lquidos (ou gases) e equipamentos eltricos energizados. Para o combate a incndios de classe D, utiliza-se ps base de cloreto de sdio, cloreto de brio, monofosfato de amnia e grafite seco. O p, quando aplicado sobre o fogo, promove sua a extino por: Quebra da reao em cadeia, primariamente. Abafamento, secundariamente, pois sua utilizao libera dixido de carbono e vapor dgua, que isolam o comburente da reao. Resfriamento, secundariamente, pois o p absorve calor liberado durante a combusto. 1.3 ESPUMA MECNICA A espuma surgiu da necessidade de encontrar um agente extintor que suprisse as desvantagens encontradas quando da utilizao da gua na extino dos incndios, principalmente naqueles envolvendo lquidos derivados de petrleo. A soluo encontrada foi o emprego de agentes tensoativos na gua, a fim de melhorar sua propriedade extintora. Os agentes tensoativos so aditivos empregados para diminuir a tenso superficial da gua, melhorando a propriedade de espalhamento sobre a superfcie em chamas e a penetrao no material. Constitu-se de uma fase lquida (na superfcie) e uma disperso gasosa (no interior), apresentando uma estrutura formada pelo agrupamento de bolhas originadas a partir da introduo de agentes tensoativos e ar na gua. As espumas apresentam densidade muito menor que da gua. Assim, as espumas espalham-se sobre a superfcie do material em combusto, isolando-o do contato com o oxignio atmosfrico.

MP Lio 7 Pgina 4

Curso de Formao em Combate a Incndio

Essa uma das razes que a torna mais eficiente do que a gua no combate a incndios que envolvem lquidos inflamveis. Assim, mais leve que os lquidos inflamveis, atua primariamente por abafamento e, por conter gua, agem secundariamente por resfriamento. As espumas mecnicas so formadas a partir da dosagem de um lquido gerador de espuma na gua, sendo que por um processo mecnico, o ar introduzido na mistura. Semelhantemente gua, a espuma tambm no indicada para incndios em equipamentos energizados e em metais pirofricos. 1.4 GS CARBNICO O dixido de carbono (CO2), tambm conhecido como anidrido carbnico ou gs carbnico, um gs inerte, sendo um agente extintor de grande utilizao que atua principalmente por abafamento, por promover a retirada ou a diluio do oxignio presente na combusto e, secundariamente, por resfriamento. um gs sem cheiro, sem cor e no conduz eletricidade, sendo recomendado na extino de incndios em lquidos ou gases inflamveis e equipamentos eltricos energizados. Apesar de agir eficientemente por abafamento, no recomendado para incndios em combustveis slidos, por causa da dificuldade de penetrao no combustvel e pelo baixo poder de resfriamento, comparando-se com o da gua. Possui a grande vantagem de no deixar resduo, o que o torna adequado para ambientes com equipamentos ou maquinrios sensveis umidade, como centros de processamento de dados e computadores. Por outro lado, a partir de uma concentrao de 9% por volume, o gs carbnico causa inconscincia e at a morte por asfixia, o que restringe o seu uso em ambientes fechados ou com a presena humana. O gs carbnico pode ser encontrado em aparelhos extintores portteis ou em sistemas fixos (baterias).

MP Lio 7 Pgina 5

Curso de Formao em Combate a Incndio

2 APARELHOS EXTINTORES So equipamentos de acionamento manual, porttil ou sobre rodas, constitudo de recipiente ou cilindro, componentes e agente extintor, destinados para o combate a princpios de incndio.

2.1 TIPOS DE APARELHOS EXTINTORES gua. P qumico Espuma mecnica, CO2 (gs carbnico)

2.2 OPERAES COM EXTINTORES 1 Passo Localize o extintor mais prximo e mais adequado a classe de incndio. 2 Passo - Transporte o extintor at prximo do foco do princpio do incndio, na posio vertical utilizando, para isso, a ala de transporte. O extintor deve ser utilizado na posio vertical, pois se usado em outra posio h o risco de no funcionar adequadamente, com a liberao, apenas, do gs de pressurizao e no expelindo o agente extintor (exceo ao de gs carbnico). 3 Passo - Rompa o lacre e retire o pino de segurana. 4 Passo - Posicione-se sempre a favor do vento. 5 Passo - Empunhe a mangueira e aproxime-se do foco do incndio cuidadosamente.

MP Lio 7 Pgina 6

Curso de Formao em Combate a Incndio

6 Passo - Aperte o gatilho e movimente o jato em forma de leque, atacando a base do fogo, procurando cobrir toda a rea em chamas de forma sequencial e progressiva. 7 Passo - Ao final, assegure-se de que no houve reignio. O p para extino de incndio deve ser aplicado de forma intermitente, para que crie uma pelcula sobre o material em chamas. Se for aplicado de forma contnua, formar uma nuvem, dificultando a deposio do p. J o CO2 deve ser utilizado de forma contnua, e o jato deve ser mantido por alguns momentos aps a extino. Isso porque o CO 2 atua afastando o oxignio do foco. preciso evitar a reignio. A gua pode ser aplicada de forma contnua ou intermitente.

MP Lio 7 Pgina 7

Curso de Formao em Combate a Incndio

AVALIAO AGENTES EXTINTORES E EXTINTORES DE INCNDIO 1) Quais os agentes extintores mais comumente utilizados? 2) Quais as duas propriedades que conferem ao agente extintor gua sua grande eficcia para combate a incndio? 3) Cite pelo menos trs danos causados pela gua no vaporizada num combate a incndio: 4) Cite as trs desvantagens da gua no combate a incndio:

5) Cite, por ordem, as propriedades extintoras dos ps qumicos:

6) Em qual tipo de incndio a espuma a mais eficaz?

7) Em quais os tipos de incndios o gs carbnico recomendado?

8) Cite o passo a passo da utilizao de um aparelho extintor:

MP Lio 7 Pgina 8

Curso de Formao em Combate a Incndio

LIO 8 UTILIZAO DE ESPUMA EM COMBATE A INCNDIOS

OBJETIVOS: Ao final desta lio, os participantes sero capazes de: 1. Conceituar espuma para combate a incndio; 2. Relacionar os princpios de funcionamento da espuma no combate a incndio em lquidos inflamveis; 3. Citar dois tipos de LGE; 4. Citar as trs tcnicas de aplicao de espuma nos incndios em lquido inflamvel; 5. Citar trs vantagens da aplicao de espuma em incndio classe A.

MP Lio 8 Pgina 1

Curso de Formao em Combate a Incndio

1. ESPUMAS PARA COMBATE A INCNDIOS Os bombeiros esto sujeitos no seu mister a enfrentar incndios e acidentes que envolvam lquidos inflamveis e vapores de alto risco em vrias situaes, tais como acidentes de trnsito, desastres de trem, incndios em plataformas, tanques de armazenagem, acidentes industriais, dentre outros, motivando com isso a necessidade de aprimoramento no conhecimento das caractersticas bsicas e os tipos de Lquidos Geradores de Espuma (LGE) existentes, assim como uma srie de tcnicas apropriadas de aplicao com as respectivas vantagens e as limitaes de vrios tipos de LGE e equipamentos disponveis. Trataremos aqui de acidentes de pequeno porte, que so muito mais comuns que os acidentes em grandes refinarias, por exemplo, onde se necessrio estratgias especiais e utilizao de equipamentos e sistemas especficos. A espuma de combate a incndio uma massa de bolhas de densidade menor que a dos lquidos inflamveis e da prpria gua. Trata-se de um agente que cobre e resfria, produzido atravs da mistura do ar com uma soluo que contm gua e espuma mecnica. Tetraedro da Espuma

2 COMO FUNCIONA A espuma combate incndios de lquidos inflamveis ou combustveis 1 atua de quatro maneiras: 1. Impede o contato do ar com vapores inflamveis (impede a formao da mistura inflamvel); 2. Elimina os vapores da superfcie do combustvel; 3. Separa a chama das superfcies combustveis; 4. Resfria a superfcie combustvel e as superfcies em volta.

A diferena entre lquido inflamvel e lquido combustvel que o primeiro vaporiza-se temperatura ambiente e o segundo no, necessitando ser aquecido para vaporizar.

MP Lio 8 Pgina 2

Curso de Formao em Combate a Incndio

3 TAXA DE EXPANSO Taxa de expanso a proporo final de espuma produzida a partir de um volume de soluo de espuma depois de expandida por um gerador de espuma. A NFPA classifica os concentrados de espuma em trs tipos de taxa de expanso: 3.1 BAIXA EXPANSO - Taxa de expanso at 20:1. Espuma para lquidos inflamveis. Esse tipo de espuma provou ser uma soluo eficiente para controle e extino de incndios causados por lquidos inflamveis de classe B. Tambm utilizada com sucesso nos incndios classe A, onde o resfriamento e o efeito penetrante da soluo da espuma so importantes. 3.2 MDIA EXPANSO - Taxa de expanso de 20:1 a 200:1. Espumas de mdia expanso podem ser usadas para abafar a vaporizao de qumicos perigosos. A espuma com expanso entre 30:1 e 55:1 produz uma cobertura perfeita para o vapor mitigante ou qumicos altamente reativos quando em contato com gua e orgnicos de baixa fervura. 3.3 ALTA EXPANSO Taxa de expanso acima de 200:1. Espumas de alta expanso so utilizadas para incndios em espaos confinados. um tipo de espuma sinttica, detergente, utilizada em espaos fechados como pores, minas e navios. A aplicao deve ser feita utilizando-se de um gerador de espuma adequado.

4. COMO FORMADA A ESPUMA A espuma a combinao de LGE , gua e ar. Quando estes componentes se juntam em propores certas e se misturam, a espuma formada. O esquema seguinte abaixo mostra como ela formada atravs de um proporcionador de linha (PL):

MP Lio 8 Pgina 3

Curso de Formao em Combate a Incndio

5. CARACTERSTICAS DAS ESPUMAS Para ser eficiente, uma boa espuma deve atender aos seguintes requisitos: 5.1 VELOCIDADE DE EXTINO E FLUXO: o tempo necessrio para a espuma se espalhar e formar uma cobertura sobre o combustvel, passando por obstculos, at conseguir a extino total do fogo. 5.2 RESISTNCIA AO CALOR: a espuma tem que ser capaz de resistir aos efeitos destrutivos do calor irradiado pelo fogo remanescente do vapor de lquidos inflamveis ou de qualquer tipo de material metlico. 5.3 RESISTNCIA AO COMBUSTVEL : uma espuma eficiente minimiza o efeito destrutivo do combustvel de forma que no fique nem saturada nem queimada. 5.4 CONTENO DE GASES: a cobertura produzida deve ser capaz de conter os gases inflamveis e minimizar os riscos de reignio. 5.5 RESISTNCIA AO LCOOL: devido miscibilidade do lcool com a gua, e pelo fato que a espuma formada por mais de 90% de gua, ela tem que ser resistente ao lcool, ou ser destruda.

6 CONSIDERAES GERAIS PARA ESPUMA 6.1 ARMAZENAMENTO Se as recomendaes do fabricante forem seguidas, o LGE estar apto para uso mesmo depois de anos armazenados. 6.2 TEMPERATURA DA GUA E CONTAMINANTES Espumas, em geral, so mais estveis quando geradas com gua baixas temperaturas. Embora todos os concentrados funcionem com gua com
MP Lio 8 Pgina 4

Curso de Formao em Combate a Incndio

temperaturas acima de 37C, prefervel que essa temperatura esteja entre 1C a 27C. 6.3 PRESSO DA GUA A presso do esguicho deve ser suficiente para que o alcance do jato possa combater o incndio e o operador fique de certa forma protegido. Se um proporcionador for usado, sua presso deve ser a recomendada pelo fabricante. A qualidade da espuma cai se submetida a altas presses. O alcance da espuma diminui baixas presses. 6.4 INCNDIOS CAUSADOS PELA ELETRICIDADE A espuma deve ser considerada como se fosse gua quando usada em incndios causados pela eletricidade, e seu uso no recomendado . Caso tenha que ser usada, aplicar um spray com a espuma mais seguro que um jato direto, entretanto, a condutividade eltrica do spray de espuma maior que a de uma nvoa de gua. NOTA: Sistemas eltricos devem ser desativados manual ou automaticamente antes de se aplicar gua ou espuma. 6.5 DERRAMAMENTO DE LQUIDOS INFLAMVEIS Onde houver derramamento de lquidos inflamveis, o incndio pode ser prevenido aplicando-se uma camada de espuma sobre a rea afetada. Com o tempo, pode ser necessrio aplicar mais espuma para manter a cobertura expandida, at que a rea com o lquido inflamvel esteja limpa. 7 TIPOS DE LGE Trataremos aqui somente de dois tipos, que so aqueles mais utilizados no dia a dia do CBMSC, havendo no entanto outros tipos, conforme relacionado em material complementar ao final desta lio. 7.1 LGE FORMADOR DE FILME AQUOSO AFFF Proporcionar ampla e rpida extino de incndios em hidrocarbonetos. Sua fluidez permite excelente fluxo atravs de obstculos. Diferentes porcentagens devem ser selecionadas de acordo com a necessidade e podendo estar pr misturado.

MP Lio 8 Pgina 5

Curso de Formao em Combate a Incndio

Extingue o fogo atravs da formao de uma pelcula aquosa. Essa pelcula uma cobertura fina de soluo de espuma que se espalha facilmente atravs das superfcies de um combustvel de hidrocarboneto causando rpida extino.

7.2 LGE FORMADOR DE FILME AQUOSO RESISTENTE A LCOOL (AFFF/ARC) Inicialmente foi desenvolvido para ser usado em hidrocarbonetos na concentrao de 3% e para solventes polares na concentrao de 6%. Atualmente tambm est disponvel na concentrao de 3% tanto para hidrocarbonetos como para solventes polares e tambm na concentrao de 1% para hidrocarbonetos e 3% para solventes polares, trazendo ainda mais vantagens na utilizao, pois estes novos LGEs possibilitam minimizar o estoque enquanto a capacidade de extino maximizada. Solventes polares, como o lcool, podem destruir espumas que no so resistentes ao lcool. O LGE Formador de Filme Aquoso Resistente a lcool (AFFF/ARC) age formando um filme aquoso sobre o combustvel de hidrocarboneto. Quando usado com solventes polares, forma uma membrana polimrica resistente que separa a espuma dos combustveis, e previne a destruio do colcho de espuma .

MP Lio 8 Pgina 6

Curso de Formao em Combate a Incndio

Os Mecanismos de ao da espuma do LGE AFFF ARC so : Em Derivados de Petrleo: Primeiro: Um filme aquoso formado para prevenir a liberao de vapores dos derivados de petrleo. Segundo: Um colcho de espuma exclui efetivamente o oxignio da superfcie do combustvel. Terceiro: O lquido drenado da espuma atua resfriando as superfcies metlicas. Em Solventes Polares: Primeiro: Uma camada polimrica formada para prevenir a liberao dos vapores dos solventes polares. Segundo: Um colcho de espuma exclui efetivamente o oxignio da superfcie do combustvel. Terceiro: O lquido drenado da espuma atua resfriando as superfcies metlicas. Aplicao: O LGE AFFF ARC 3% x 6% uma espuma formadora de filme aquoso completamente sinttica, desenvolvida para prevenir e extinguir incndios de classe B envolvendo derivados de petrleo (gasolina, querosene, leo diesel, toluol, xilol, etc.) e solventes polares (lcool, acetona, ter, etc.). Suas excelentes caractersticas de umectao tambm o fazem til no combate a incndios de classe A (madeira, papel, algodo, tecidos, plsticos, etc.). Mistura: O LGE deve ser misturado com gua doce ou do mar na proporo de 3% de LGE para 97% de gua, em incndios envolvendo derivados de petrleo, ou na proporo de 6% de LGE para 94% de gua, em incndios envolvendo solventes polares.

MP Lio 8 Pgina 7

Curso de Formao em Combate a Incndio

8 TCNICAS DE APLICAO DE ESPUMA 8.1 ANTEPARO Quando esguichos de espuma so usados, deve-se tomar o cuidado de se aplicar a espuma de forma suave. Para um jato slido, a espuma deve ser direcionada a um anteparo (como um muro, por exemplo) antes de chegar s chamas, a fim de se reduzir sua velocidade.

8.2 ROLAGEM A espuma tambm pode rolar para a superfcie do combustvel fazendo com que o jato atinja o cho antes de chegar ao derramamento. Isso faz com que a espuma se acumule e em seguida role para o incndio.

8.3 DILVIO O esguicho de espuma lanado para cima at que atinja sua altura mxima e se desfaa em vrias gotas. O operador do esguicho deve ajustar a altura do jato, para que a espuma caia em cima da rea do derramamento. Essa tcnica pode extinguir o incndio mais rapidamente em comparao com as outras. Entretanto, se o combustvel estiver queimando h um certo tempo, com a formao de uma coluna trmica, ou se as condies climticas no so favorveis (como ventos fortes), esse mtodo no deve ser utilizado.
MP Lio 8 Pgina 8

Curso de Formao em Combate a Incndio

8.4 NUNCA DIRECIONAR O JATO DIRETAMENTE PARA A CHAMA Direcionar o jato de espuma diretamente contra o fogo pode fazer com que o combustvel se espalhe. Se existir uma cobertura de espuma, o jato direto pode quebr-la, permitindo que gases inflamveis escapem. Isso geralmente resulta na propagao do incndio, ou numa reignio do combustvel, ou ainda, que as chamas aumentem. Geralmente, o fogo ir diminuir ou se apagar assim que o jato direto ao foco do incndio for interrompido. No use jatos de gua de forma que possam quebrar uma cobertura de espuma. O jato de gua pode ser usado na refrigerao das reas prximas, ou no jato neblina para diminuio do calor irradiado pelas chamas. Entretanto, no direcione o jato de gua para onde uma cobertura de espuma foi feita ou est sendo aplicada.

9 ESPUMA PARA CLASSE A O LGE A/F uma mistura de agentes espumantes e agentes umidificantes adicionados a um solvente no-inflamvel. O LGE A/F deve ser usado em baixas concentraes, algo entre 0,1% a 1% por volume de gua, sendo um bom recurso a ser utilizado em incndios classe A, inclusive os florestais, podendo ser utilizado como barreira ao fogo. adequado tambm para auxiliar nas aes de rescaldo. Absorve o calor e resfria o ambiente muito mais rpido que a gua e com menor quantidade de gua. 9.1 PROCESSO DE EXTINO DO FOGO DA ESPUMA CLASSE A O LGE A/F suprime incndios de classe A, atravs dos seguintes processos: Espalha gua sobre o combustvel classe a; Lentamente libera gua; Adere a si mesma; Penetra no combustvel.
MP Lio 8 Pgina 9

Curso de Formao em Combate a Incndio

9.2 VANTAGENS DA ESPUMA CLASSE A Aumenta a eficincia da gua; Reduz o tempo de combate; Relativamente fcil de ser preparada; Eficiente contra todos os tipos de incndio classe A; Pode proporcionar uma barreira contra o fogo; Proporo e taxas de aplicao no so to crticas quanto para as espumas classe B; Aumenta a umidade no material em 50%; Absorve 3 vezes mais calor do que a gua. 10 SISTEMAS PROPORCIONADORES Os proporcionadores so equipamentos ou sistemas que foram criados para fazer a dosagem correta de LGE no jato de gua. 10.1 PROPORCIONADORES DE LINHA (TIPO PL) Os proporcionadores PL so os equipamentos proporcionadores mais comuns disponveis no mercado. Podem ser usados diretamente na mangueira ou em sistemas fixos. Funcionam pelo princpio de Venturi. A gua introduzida, sob presso, na entrada do proporcionador. O proporcionador reduz o orifcio pelo qual a gua passa, fazendo com que a velocidade da gua seja maior. Isso gera uma queda de presso que gera uma suco na rea de coleta de LGE. Enquanto o LGE succionado, uma vlvula ou um orifcio fixo faz a dosagem correta a ser proporcionada ao jato de gua.

Detalhe de um proporcionador tipo PL

MP Lio 8 Pgina 10

Curso de Formao em Combate a Incndio

10.2 SISTEMA PORTTIL PARA COMBATE AO INCNDIO COM ESPUMA Equipamento porttil para gerao de espuma que permite ao usurio controle sobre a vazo, proporo e densidade da espuma empregada pelo usurio. Forma um conjunto que conduzido pelo bombeiros como uma bolsa, a tiracolo, sendo composto de um reservatrio para o LGE, um edutor de linha, um proporcionador de espuma, entrada para abastecimento de gua e esguicho de aplicao. Tem como desvantagem o pequeno alcance do jato de espuma formado, havendo que o bombeiro se aproximar bastante do fogo.

MP Lio 8 Pgina 11

Curso de Formao em Combate a Incndio

AVALIAO UTILIZAO DE ESPUMAS EM COMBATE A INCNDIO

1. Conceituar espuma para combate a incndio;

2. Relacionar os princpios de funcionamento da espuma no combate a incndio em lquidos inflamveis;

3. Citar dois tipos de LGE;

4. Citar as trs tcnicas de aplicao de espuma nos incndios em lquido inflamvel;

5. Citar o tipo de aplicao de jato que no se deve utilizar com espuma e por que?

6. Citar trs vantagens da aplicao de espuma em incndio classe A.

MP Lio 8 Pgina 12

Curso de Formao em Combate a Incndio

MATERIAL COMPLEMENTAR OUTROS TIPOS DE LQUIDOS GERADORES DE ESPEUMA LGE PROTENICO O LGE protenico comum utilizado somente em combustveis de hidrocarboneto. Produz uma cobertura de espuma estvel e homognea que tem uma grande resistncia ao calor e caractersticas de drenagem. Tem baixo poder de extino, mas oferece boa resistncia reignio. LGE FLUORPROTENICO Possui surfactantes fluorqumicos com grande ganho de performance para a rpida extino e compatibilidade com p qumico seco. Utilizado em combustveis de hidrocarboneto e aditivos selecionados de combustveis oxigenados. Tem excelente resistncia ao calor e resistncia reignio. LGE FLUORPROTENICO COM FORMAO DE FILME (FFFP) produzido atravs da mistura de surfactantes fluorqumicos com concentrado protenico. Foi criado com o intuito de combinar a tolerncia ao combustvel do concentrado fluorprotenico com um grande poder de extino. Essa espuma libera uma pelcula aquosa sobre a superfcie do combustvel de hidrocarboneto. ESPUMA SINTTICA DE DETERGENTE (MDIA E ALTA EXPANSO) Eficiente no combate a incndios de classe A, muito usada em espaos confinados e como agente umidificante. uma mistura de agentes espumantes sintticos e estabilizadores. A espuma de mdia expanso utilizada para impedir a liberao de gases perigosos. Alguns tipos especiais de espuma devem ser usadas dependendo do tipo de combustvel. A espuma de alta expanso pode ser usada em instalaes fixas como armazns, para proporcionar uma inundao completa de locais que tenham estoque de papel, plstico, borracha ou madeira.

MP Lio 8 Pgina 13

Curso de Formao em Combate a Incndio

LIO 9 TCNICAS DE COMBATE A INCNDIO ESTRUTURAL

OBJETIVOS: Ao final desta lio, os participantes sero capazes de: 1. Conhecer o processo de combate a incndios, utilizando gua com o emprego de ataque direto, indireto, combinado e tridimensional. 2. Conhecer o processo de combate a incndios de Classe C em alta e baixa tenso. 3. Distinguir as aes ou omisses equivocadas que podem comprometer a segurana num combate a incndio em ambientes fechados (interiores).

MP Lio 9 Pgina 1

Curso de Formao em Combate a Incndio

TCNICAS DE COMBATE A INCNDIOS 1 COMBATE A INCNDIOS COM EMPREGO DE GUA (CLASSE A) A aplicao de gua num incndio ser bem-sucedida se a quantidade utilizada for suficiente para resfriar o combustvel que est queimando para temperaturas abaixo do seu ponto de combusto. O bombeiro precisa escolher o ataque adequado, para obter a extino mais rpida, mais segura e menos danosa, de acordo com as condies encontradas. So formas de ataque aos incndios com a utilizao de gua : ataque direto; ataque indireto; ataque combinado; ataque tridimensional.

1.1 ATAQUE DIRETO O mais eficiente uso de gua para a extino de um incndio em queima livre o ataque direto. O bombeiro deve estar prximo ao incndio, utilizando jato contnuo ou chuveiro, sempre concentrando o ataque para a base do fogo , at extingui-lo. No se deve lanar mais gua que o necessrio para a extino, isto , quando no se visualizar mais chamas. Em locais com pouca ou nenhuma ventilao , o bombeiro deve usar jatos intermitentes e curtos at a extino do fogo. Os jatos no devem ser empregados por muito tempo, sob pena de perturbar o balano trmico. O balano ou equilbrio trmico o movimento dos gases aquecidos em direo ao teto e a expanso de vapor dgua em todas as reas, aps a aplicao dos jatos dgua. Se o jato for aplicado por muito tempo, alm do necessrio, o vapor comear a condensar, causando a precipitao da fumaa e dos gases aquecidos do teto para piso, de forma que os produtos aquecidos que deveriam ficar ao nvel do teto tomaro o lugar do ar fresco que deveria ficar ao nvel do cho, tornando o ambiente baixo muito quente e sem visibilidade.

MP Lio 9 Pgina 2

Curso de Formao em Combate a Incndio

No ataque direto pode-se utilizar todos os tipos (compacto, neblinado e atomizado), o que depender principalmente: do material combustvel em chamas; da extenso atingida pelas chamas e; da possibilidade de entrar no ambiente sinistrado. O ataque direto pode ser aplicado de evitar o alagamento e o acmulo excessivo de vapor. forma

de

jatos

intermitente,

para

Pode ser utilizado em incndios generalizados de compartimentos grandes e estruturas inteiras. Nesses locais, em que o foco extenso, o ataque mais efetivo se aplicado por vrias linhas ao mesmo tempo, atravs de vrias janelas, por exemplo. Pode ser feito de dentro ou de fora do compartimento sinistrado, dependendo do grau de envolvimento. Se o fogo localizado logo no incio do incndio, um ataque direto aplicado de dentro do ambiente extinguir rapidamente o foco, atacando a base do fogo no material combustvel em chamas. Por outro lado, se a estrutura est bastante envolvida e a entrada no possvel, o ataque direto de fora do ambiente geralmente a nica tcnica capaz de controlar o fogo. Vantagens do ataque direto: pode ser aplicado distncia; adequado para incndios tanto em locais abertos quanto em compartimentos; adequado para a proteo de prdios vizinhos contra a propagao do fogo. Desvantagens do ataque direto: alagamento o ataque direto pode exigir muita gua, a qual escoa do combustvel, or no ser totalmente transformada em vapor. formao de vapor se for aplicada gua em excesso, pode alterar o balano trmico, que a organizao das camadas de temperatura (alta em cima e relativamente moderada embaixo). pode empurrar fumaa para outros compartimentos, o que ameaa a vida de vtimas presas pelo aumento da temperatura. pode levar fragmentos incandescentes at gases pr-misturados, ocasionando a ignio de fumaa.
MP Lio 9 Pgina 3

Curso de Formao em Combate a Incndio

Ataque direto com jato atomizado Com o desenvolvimento das tcnicas de ataque tridimensional, surgiu a aplicao de jato atomizado diretamente sobre o foco. Essa tcnica permite trabalhar bem perto do fogo. A abertura do esguicho a cada pulso pode ser lenta, pois o tamanho das partculas de gua no crucial.

Apaga-se reas pequenas,de menos de meio metro quadrado de cada vez. Deve-se molhar apenas superficialmente, e aguardar o reaquecimento das superfcies do combustvel para fazer nova aplicao, revirando, com cuidado, os materiais incandescentes, a fim de completar a extino com o mnimo de danos, mantendo a visibilidade e evitando a formao de vapor mido. Mesmo depois de resfriados os gases, a radiao das paredes pode reaquec-los a ponto de auto-ignio, motivo pelo qual deve ser alternado com o controle da fumaa, pelo ataque tridimensional.

Ataque direto com jato neblinado e jato compacto (Fonte: Manual de Combate a Incndio Portugal)

MP Lio 9 Pgina 4

Curso de Formao em Combate a Incndio

1.2 ATAQUE INDIRETO Este mtodo chamado de ataque indireto porque o bombeiro faz a estabilizao do ambiente, usando a propriedade de vaporizao da gua, sem entrar no ambiente. Deve ser executado quando o ambiente est confinado e com alta temperatura, com ou sem fogo. preciso cuidado porque esta pode ser uma situao propcia para o surgimento de uma exploso ambiental (backdraft). Realiza-se dirigindo o jato dgua para o teto superaquecido, tendo como resultado a produo de aproximadamente 1.700 litros de vapor, presso normal e temperatura superior a 100 C. No ataque indireto, o esguicho ser acionado por um perodo de 20 a 30 segundos, no mximo. No poder haver excesso de gua, o que causaria distrbios no balano trmico.

Ataque indireto (Fonte: Manual de Combate a Incndio Portugal)1

A quantidade de gua a ser empregada em um compartimento deve ser calculada levando em considerao a seguinte frmula: Q = 1,5 X vol. do ambiente (m3)

Onde Q = LPM (vazo) Volume = rea X altura

Bombeiro no deveria estar no interior do ambiente em chamas

MP Lio 9 Pgina 5

Curso de Formao em Combate a Incndio

Exemplo: Um salo com as seguintes medidas: Largura: 10m Comprimento: 10 m Altura: 3 m Q = 1,5 x 300 = 450 (a vazo neste clculo ter como unidade LPM) Aps a aplicao de gua, o bombeiro aguarda a estabilizao do ambiente, isto , que as labaredas baixem e se reduzam os focos isolados. Isso poder ser constatado atravs dos seguintes sinais: No mais se v a luminosidade das labaredas; No mais se ouve o som caracterstico de materiais em combusto.

Ataque indireto (Fonte: Manual de Combate a Incndio Portugal)

O processo de estabilizao do ambiente ser muito rpido e o bombeiro perceber os sinais logo aps a aplicao de gua. O bombeiro, depois de estabilizado o ambiente, deve entrar no local com o esguicho fechado e extinguir os focos remanescentes atravs de jatos intermitentes de pequena durao, dirigidos diretamente base do fogo. Quando estiver desenvolvendo esta fase, o bombeiro deve fazer com que o volume de gua utilizado seja o menor possvel. Quando da aplicao da gua por qualquer abertura da edificao, os homens devem se manter fora da linha da abertura para se protegerem da exploso de gases quentes e vapores que sairo atravs das aberturas.

MP Lio 9 Pgina 6

Curso de Formao em Combate a Incndio

1.3 ATAQUE COMBINADO Quando o bombeiro se depara com um incndio que est em local confinado, sem risco de exploso ambiental, mas com superaquecimento do ambiente, que permite a produo de vapor para auxiliar a extino (abafamento e resfriamento), usa-se o ataque combinado. O ataque combinado consiste na tcnica da gerao de vapor combinada com ataque direto base dos materiais em chamas. O esguicho, regulado de 30 a 60 graus, deve ser movimentado de forma a descrever um circulo, atingindo o teto, a parede oposta e novamente o teto. No ataque combinado, os bombeiros devem ficar abaixados com a mangueira sobre o ombro, o que facilitar a movimentao circular que caracteriza este ataque. Quando no houver mais gerao de vapor, utiliza-se o ataque direto para a extino dos focos remanescentes.

Ataque combinado

Movimentos tpicos do esguicho em ataque combinado (Fonte: Manual de Combate Incndio Portugal)

MP Lio 9 Pgina 7

Curso de Formao em Combate a Incndio

1.4 ATAQUE TRIDIMENSIONAL (RESFRIAMENTO DOS GASES DO INCNDIO) O ataque tridimensional definido como a aplicao de neblina de gua em pulsos rpidos e controlados, em que o tamanho das gotas de gua crucial. Mtodo introduzido por bombeiros suecos e ingleses, no incio dos anos 1980, que usa o jato atomizado (pulsos controlados de gua na forma de spray), para conter a combusto na fase gasosa e para prevenir ou reduzir os efeitos do flashover, backdraft e outras ignies dos gases produzidos pelo fogo. O ataque tridimensional busca a vaporizao da gua dentro da fumaa. No deve atingir teto e paredes. preciso praticar para produzir o jato adequado. O ataque tridimensional atua na fumaa por trs mecanismos: diluio, resfriamento e diminuio do volume. Esse tipo de ataque foi desenvolvido para prevenir e extinguir as chamas na camada de fumaa e gases quentes, sem agravar as condies do incndio pela injeo de gua em demasia. Aplicar muita gua na fumaa pode at extinguir o fogo, mas produz muito vapor quente. Apresenta cinco utilidades principais no combate ao incndio : Facilita o acesso ao foco particularmente adequado para situaes em que o foco ainda no foi localizado, mas ainda possvel entrar no ambiente. Quando necessrio percorrer um corredor para chegar a um foco oculto, por exemplo, o ataque tridimensional na fumaa protege as guarnies do calor intenso radiado do teto e evita um comportamento extremo do fogo. bastante adequado para situaes em que existe um grande volume de fumaa com pouco ou nenhum fogo aparecendo, resfriando os gases da camada de fumaa e extinguindo as chamas. Aumenta o conforto do trabalho prximo ao foco faz diminuir o volume da camada de fumaa, levantando-a, pois a contrao causada pelo resfriamento maior que a expanso da gua convertida em vapor, melhorando as condies de visibilidade e temperatura. Previne a generalizao do incndio o ataque tridimensional pode ser usado para reduzir a probabilidade de flashover, de backdraft ou de ignio de fumaa, aumentando a segurana na entrada ou durante a busca, principalmente. Controla o incndio em ambientes pequenos ou mdios pode ser utilizado para debelar as chamas em compartimentos pequenos ou mdios, atingidos por incndios plenamente desenvolvidos.

MP Lio 9 Pgina 8

Curso de Formao em Combate a Incndio

Precede a ventilao ttica quando se faz a aplicao do jato atomizado na fumaa, previne-se a ignio durante a ventilao. importante salientar que o jato atomizado no veio substituir o jato compacto ou neblinado, nem o ataque direto ou o indireto. Todos so importantes em um combate a incndio, conforme a situao. O ataque tridimensional reduz os danos causados pela gua e preserva a cena para a percia, pois quase no h gua desperdiada. Se o fogo to grande ou rpido que o ataque tridimensional no possibilita o controle, hora de mudar para o ataque direto. A tcnica consiste em direcionar (pulsar) gua, em pequena vazo, dentro da camada de gases aquecidos mediante a aplicao de repetidos jatos de gua neblinada de curtssima durao (cerca de 0,1 a 0,5 segundo) direcionados parte mais alta da rea sinistrada. Os esguichos devem ser regulados em 60 graus e um bombeiro da linha dever posicionar-se agachado de forma que o jato lanado forme um ngulo de 45 graus em relao ao solo. O jato direcionado para o canto mais distante da edificao, onde o teto se encontra com a parede. O resfriamento da camada de gases aquecidos s se efetiva quando as gotas de gua pulverizada se evaporarem nos gases do incndio, por isso deve-se evitar a todo custo o contato da gua com as superfcies quentes do teto e das pareces que podero produzir a quebra do equilbrio interno do ambiente e a produo de vapores superaquecidos.

TCNICA

3DWF

MP Lio 9 Pgina 9

Curso de Formao em Combate a Incndio

2 COMBATE A INCNDIO CLASSE B Conforme j visto nas lies 7 e 8. 3 COMBATE A INCNDIO CLASSE C 3.1 MATERIAIS ENERGIZADOS Este tipo de incndio pode ser extinto aps o corte da energia eltrica, tornando-se classe A ou B. Deve-se utilizar agentes extintores no condutores, como PQS, CO 2 e Halon. No se deve utilizar extintores de gua ou espuma, devido ao perigo de choque eltrico. Porm, a gua contm impurezas que a tornam condutora, sendo que se deve considerar todos os riscos do bombeiro levar um choque eltrico. O comandante da ao poder determinar o uso de gua atravs de linhas de mangueira, somente em ltimo caso e em situao de extrema urgncia, considerando os seguintes fatores: Determinao da voltagem da corrente. Distncia entre o esguicho e o material energizado. Isolamento eltrico oferecido ao BM. Deve-se preferencialmente, utilizar jato neblinado, pois a gua nebulizada no conduz corrente eltrica, por ser constituda de partculas no contnuas. Tambm, deve-se optar pela utilizao do esguicho canho, quando possvel.

3.2 OCORRNCIA DE INCNDIO EM ALTA TENSO A deciso do comandante do combate ao fogo no deve ser tomada sem a definio do responsvel tcnico ou operador da rede eltrica. Tais ocorrncias podero ser encontradas em: Fogo em equipamentos isolados em subestao (SE); Fogo generalizado em SE; Incndio nas vizinhanas da SE; Queda de linha da alta tenso energizado da casa, automvel ou estradas;

MP Lio 9 Pgina 10

Curso de Formao em Combate a Incndio

Pessoas vtimas de acidentes em SE e que se encontram presas no material energizado; Incndio em residncias sob linhas de alta tenso. 3.3 PROCEDIMENTOS DE SEGURANA ALTA E BAIXA TENSO Contato com tcnico especializado; Cuidados extras com instalao clandestina de energia eltrica; Quando forem encontrados fios cados, deve-se isolar a rea; Tratar todos os cabos como sendo energizados e alta tenso; Cuidados extras no manuseio de escadas junto a fio eltricos; Cuidados com gua empoada junto ao material energizado; Providenciar isolamento do local; Muitos materiais eltricos, como transformadores, quando submetidos ao fogo podem liberar lquidos e gases txicos (produtos perigosos). Importante a utilizao do EPI e EPR.

No combate a incndio em instalaes eltricas em galerias, no se deve utilizar gua, pela proximidade com a eletricidade. Pode haver risco de exploso, devido a vapores inflamveis provenientes da combusto de fusveis, rels ou de curto circuito

4 INCNDIOS EM AMBIENTES FECHADOS (INTERIORES) - SEGURANA Para tais tipos de ocorrncias o bombeiro dever estar bastante atento e trabalhar sempre com a mxima condio de segurana possvel, evitando sempre as seguintes condies: Excesso de auto-confiana indestrutvel. Induz o acreditar-se invulnervel e

Entrar em locais em chamas, deixando chamas sua retaguarda constitui erro de procedimento tal fato, uma vez que as chamas podero ganhar volume, interditando a rota de fuga do Bombeiro, ou ainda, podero causar danos estrutura da edificao o que causar o colapso da mesma, e igualmente bloquear a sada do Bombeiro. Trabalhar isoladamente O bombeiro atuando desta forma, colocar-se- merc dos perigos contidos em uma edificao em chamas, sem que haja controle ou conhecimento de sua situao.
MP Lio 9 Pgina 11

Curso de Formao em Combate a Incndio

No utilizando EPI O no emprego dos EPIs, constitui erro que pode trazer graves consequncias para o bombeiro, uma vez que os EPIs, so necessrios para reduzir a incidncia de ferimentos durante os trabalhos e ainda para permitir uma maior aproximao do fogo, visando sua extino. Ausncia de sinalizao no local da ocorrncia Quando do atendimento a ocorrncias em vias pblicas, e no houver a presena de policiamento de trnsito no local, um bombeiro dever ser incumbido de sinalizar e isolar o local do evento, garantindo a segurana dos bombeiros envolvidos. Se necessrio e vivel as viaturas podero ser estacionadas de forma a proteger as equipes de Bombeiros do fluxo de veculos nas proximidades da ocorrncia. Contaminao com produtos perigosos O bombeiro dever estar atento para no entrar em contato, nem permanecer sobre poas de lquidos inflamveis, ou ainda gua que contenha resduos de lquidos inflamveis. De igual maneira deve estar atento o bombeiro para o atendimento de ocorrncias que envolvam cidos e outras substncias perigosas, minimizando o contato com o referido produto, a fim de garantir sua integridade fsica.

MP Lio 9 Pgina 12

Curso de Formao em Combate a Incndio

AVALIAO TCNICAS DE COMBATE A INCNDIO ESTRUTURAL 1. Quais as formas de ataque para emprego de gua num combate a incndio:

3. Cite pelo menos trs vantagens e trs desvantagens do ataque direto:

4. Quando deve ser utilizado o ataque indireto:

5. Quando pode ser utilizado o ataque combinado:

6. Quais os benefcios da utilizao de jato atomizado (ataque tridimensional):

7. Cite pelo menos 5 procedimentos de segurana em incndios envolvendo energia eltrica em alta ou baixa tenso:

8. Cite pelo menos trs atos que podem colocar os bombeiros em risco num combate a incndio:

MP Lio 9 Pgina 13

Curso de Formao em Combate a Incndio

LIO 10 VENTILAO EM COMBATE A INCNDIO ESTRUTURAL


OBJETIVOS: Ao final desta lio, os participantes sero capazes de: 1. Definir ventilao aplicada ao combate a incndio. 2. Citar as trs mais importantes vantagens do uso da ventilao. 3. Explicar os motivos pelos quais a ventilao corretamente executada crucial se evitar a formao dos fenmenos flashover e backdraft. 4. Citar os dois princpios e os dois mtodos de ventilao. 5. Citar as duas tcnicas e as duas tticas de ventilao forada. 6. Citar as quatro regras gerais para a execuo de ventilao. 7. Descrever, em quatro passos, os procedimentos para a execuo de ventilao horizontal. 8. Descrever, em quatro passos, os procedimentos para a execuo de ventilao vertical. 9. Citar os problemas relacionados a execuo inadequada de uma ventilao. 10. Enumerar a composio recomendada para uma guarnio utilizar ventilao forada num incndio.

MP Lio 10 Pgina 1

Curso de Formao em Combate a Incndio

VENTILAO E SUA APLICAO EM INCNDIOS ESTRUTURAIS 1 VENTILAO Ventilao a remoo e disperso sistemtica da fumaa e dos gases e vapores quentes, resultantes de incndios interiores confinados ou at mesmo de incndios interiores comuns, proporcionando a troca desses produtos por ar fresco e limpo, facilitando, assim, a ao dos bombeiros no ambiente sinistrado e proporcionando em consequncia o rpido controle do incndio. 2 VANTAGENS DA VENTILAO A execuo de uma ventilao adequada produz benefcios muito importantes para o controle e a extino do incndio em menor tempo, com maior eficincia e eficcia e maior segurana para o bombeiro, ampliando, assim, a possibilidade de sucesso no salvamento de possveis vitimas existentes na edificao sinistrada. As trs principais vantagens proporcionadas pela ventilao, da qual decorrem outras vantagens secundrias, so a visualizao do(s) foco(s) do incndio, a retirada de calor e a retirada dos produtos txicos, asfixiantes e irritantes produzidos pelo incndio. 2.1 VISUALIZAO DO FOCO DO INCNDIO Uma ventilao adequada retirar do ambiente os produtos da combusto que impedem a visualizao, permitindo que o bombeiro tenha uma boa viso do foco do incndio, e assim, atingindo-o diretamente evite desperdcios de esforos e de gua, permitindo um combate mais rpido e com menos danos ao ambiente sinistrado. Tendo melhor visualizao do ambiente o bombeiro penetrar com maior segurana e com mais rapidez, facilitando ainda a localizao de possveis vtimas.

Sem ventilao a visualizao muito difcil


MP Lio 10 Pgina 2

Curso de Formao em Combate a Incndio

2.2 RETIRADA DE CALOR Como visto, a ventilao adequada retira os produtos da combusto do ambiente, os quais so tambm responsveis pela propagao do calor (principalmente atravs da conveco), eliminando por consequncia grande quantidade de calor do ambiente. A retirada do calor possibilita maior facilidade para a entrada do bombeiro no ambiente, aumenta as chances de sobrevivncia de possveis vitimas, diminui a propagao do incndio e de danos edificao, alm de evitar a formao de fenmenos como o backdraft , o flashover e a Ignio dos gases do incndio. 2.3 RETIRADA DOS PRODUTOS TXICOS, ASFIXIANTES E IRRITANTES A ventilao retira do ambiente os produtos txicos resultantes da combusto, os quais so a maior causa de mortes em incndios, possibilitando maiores chances de sobrevivncia a eventuais vitimas e diminuindo os riscos de exposio aos bombeiros. 3 PRINCPIOS DA VENTILAO 3.1 PRINCPIO DA VENTILAO NATURAL o emprego do fluxo normal do ar com a finalidade de ventilar o ambiente, sendo tambm, para o mesmo fim, empregado o princpio da conveco. Como exemplos podemos citar a abertura de portas, janelas, paredes, telhados, clarabias (alapes), etc.

VENTO NATURAL

Neste tipo de ventilao podemos dizer que apenas so retiradas as obstrues que impedem o fluxo normal dos produtos da combusto.
MP Lio 10 Pgina 3

Curso de Formao em Combate a Incndio

3.2 PRINCPIO DA VENTILAO FORADA o estabelecimento de substituio, por ar fresco, do ar ambiental saturado por produtos da combusto. Utiliza-se tal tipo de ventilao quando no h possibilidade de ser executada uma das formas de ventilao natural, ou ainda, quando esta insuficiente para fornecer ar fresco ao ambiente sinistrado.

VENTO NATURAL

Ventilador

Assim, fora-se a renovao do ar atravs da utilizao de equipamentos e mtodos especiais. 4 MTODOS DE VENTILAO 4.1 MTODO DA VENTILAO HORIZONTAL aquela em que os produtos da combusto deslocam-se na direo horizontal em direo ao meio externo. Esta modalidade de ventilao se processa pelo deslocamento dos produtos atravs de corredores, janelas, portas e aberturas em paredes no mesmo plano.
Fonte: Corpo de Bombeiros Militar do Estado de So Paulo

MP Lio 10 Pgina 4

Curso de Formao em Combate a Incndio

4.2 MTODO DA VENTILAO VERTICAL

aquela em que os produtos da combusto deslocam-se na direo vertical em direo ao meio externo, em virtude da existncia ou da construo de aberturas verticais no ambiente sinistrado.

Fonte: Corpo de Bombeiros Militar do Estado de So Paulo

A ventilao pode ser feita, ainda, atravs da conjugao dos dois mtodos (vertical e horizontal), sendo ento chamado de mtodo misto. 5 TCNICAS DE VENTILAO FORADA A ventilao forada pode ser executada mediante a utilizao de presso positiva ou de presso negativa. 5.1 TCNICA DA VENTILAO FORADA DE PRESSO POSITIVA

O ar fresco insuflado para o interior do ambiente sinistrado atravs de ventiladores eltricos ou a combusto, forando os produtos da combusto a deixarem o ambiente interno atravs de abertura previamente definida.

MP Lio 10 Pgina 5

Curso de Formao em Combate a Incndio

COMBINAO DE VENTILADORES Os ventiladores podem ser combinados de duas formas, em paralelo ou em srie. Ventiladores em paralelo (um ao lado do outro) Utiliza-se quando a abertura a ser abrangida pelos ventiladores ou o ambiente a ventilar so muito amplos, no sendo supridos por apenas um ou mais ventiladores.

Ventiladores em srie (um atrs do outro) Utiliza-se quando se quer uma maior velocidade na expulso dos produtos da incndio e/ou para selar a abertura pela qual se injeta o ar fresco, impedindo ao mximo o retorno de fumaa pela abertura.

5.2 TCNICA DA VENTILAO FORADA DE PRESSO NEGATIVA Os produtos da combusto so retirados do ambiente sinistrado atravs da utilizao de exaustores (eltricos ou combusto interna), ou ainda, atravs da ventilao hidrulica pela utilizao do arrastamento produzido pela ao do jato de um esguicho aberto de dentro para fora da edificao. A ventilao hidrulica pode ser utilizada com bastante sucesso aps o controle do incndio para acelerar a retirada de fumaa.

MP Lio 10 Pgina 6

Curso de Formao em Combate a Incndio

6 TTICAS DE VENTILAO FORADA 6.1 TTICA DE VENTILAO FORADA DEFENSIVA Procedimento ttico que consiste em ventilao forada de setores ainda no atingidos pelo fogo, servindo como proteo preventiva propagao do incndio e a circulao de fumaa e gases aquecidos, mantendo, assim, o ambiente em condies de salubridade.

+ +

+ +

+ + + + + + +
Abertuda De sada

6.2 TTICA DE VENTILAO FORADA OFENSIVA Procedimento ttico que consiste em ventilao forada de setores diretamente atingidos pelo fogo, fumaa e gases aquecidos.

+ + + + + +

+ +

+ + +

+ + + +

7 APLICAO DA VENTILAO EM INCNDIOS ESTRUTURAIS Visto o que ventilao, suas vantagens, princpios, mtodos, tcnicas e tticas, passaremos a seguir a tratar dos procedimentos para a sua efetiva aplicao em incndios estruturais. 7.1 REGRAS GERAIS PARA OS PROCEDIMENTOS DE VENTILAO 7.1.1 Aproveitar sempre que possvel as aberturas j existentes na edificao.

MP Lio 10 Pgina 7

Curso de Formao em Combate a Incndio

7.1.2 S efetuar aberturas em telhados ou aberturas de carter destrutivas, se no for possvel efetuar a ventilao, quer natural ou forada, por meio das aberturas prexistentes, ou sendo possvel, forem elas insuficientes ou inadequadas. O procedimento de aberturas de ventilao de forma destrutiva, alm dos prejuzos ao proprietrio, causa riscos desnecessrios ao bombeiro e perda de tempo. 7.1.3 Observar a direo da fumaa (ou do vento) para que o bombeiro possa manter-se fora do caminho dos produtos da combusto e para que as aberturas a serem feitas ou utilizadas aproveitem o fluxo natural da fumaa. 7.1.4 O bombeiro deve estar protegido com EPI/EPR e por linhas de mangueiras prontas. 7.2 PROCEDIMENTOS PARA A VENTILAO HORIZONTAL

Essa ventilao deve sempre partir do princpio da utilizao de duas aberturas em desnvel, preferencialmente em paredes opostas, sendo uma delas no ponto mais alto possvel e a outra no ponto mais baixo possvel, dispostas conforme for a direo do vento. A abertura no ponto mais baixo ser destinada a entrada de ar fresco e limpo, e a abertura mais alta para a sada dos produtos da combusto. Procedimentos 1 passo - Abre-se o ponto mais alto para a sada dos produtos da combusto. 2 passo - Em seguida, abre-se lentamente, o ponto mais baixo para a entrada de ar fresco, cuidando para que esta abertura no seja maior que a abertura para a sada dos produtos da combusto. O ar fresco que adentrar por esse ponto inferior, por possuir menor temperatura que os produtos da combusto, depositar-se- nas partes
MP Lio 10 Pgina 8

Curso de Formao em Combate a Incndio

mais baixas do ambiente, expulsando os produtos da combusto que estaro concentrados nas partes mais elevadas. 3 passo - Aps a abertura para a entrada de ar fresco, caso a ventilao natural no seja suficiente, dever ser utilizada a ventilao forada de presso positiva, direcionando o jato de ar de forma a auxiliar na expulso da fumaa e dos gases aquecidos. 4 passo - Aps esses procedimentos, observa-se o ambiente at que as chamas possam ser visualizadas ou at que o ambiente esteja mais limpo, adentrando edificao para o combate ao incndio. O avano pelo ambiente pode ser precedido, de instantes a instantes, pela aplicao de ataque tridimensional. Outros bombeiros devero estar posicionados com mangueiras prontas para agir se necessrio, em proteo ao bombeiro que ir executar a abertura. Para a execuo da ventilao natural horizontal, poder ser usada uma porta como ponto de entrada de ar. Contudo, no se poder prescindir de uma abertura executada de forma lenta e menor que a abertura para a sada dos produtos da combusto. 7.3 PROCEDIMENTOS PARA A VENTILAO VERTICAL Esse tipo de ventilao baseiase no princpio da conveco. mais eficaz que a ventilao horizontal, porm de execuo mais difcil e em alguns casos impossvel. Inicialmente uma abertura deve ser feita no teto da edificao para permitir que os produtos da combusto sigam seu caminho natural. A seguir outra abertura menor deve ser feita em ponto inferior para permitir a entrada de ar fresco no ambiente. Procedimentos 1 passo - Efetuar a abertura no teto sobre o foco do fogo, permitindo melhor e direto escoamento do fluxo dos produtos da combusto para o ambiente externo. A abertura sobre o ponto do foco do fogo evitar que os produtos da combusto, ao deslocarem-se para a abertura efetuada, atinjam partes do ambiente onde o incndio

MP Lio 10 Pgina 9

Curso de Formao em Combate a Incndio

ainda no era intenso, ocasionando maior propagao e danos consequentes. O foco do incndio estar sob o ponto mais quente do teto.

Fonte: Corpo de Bombeiros Militar do Estado de So Paulo

2 passo - Em seguida, abre-se lentamente, o ponto mais baixo para a entrada de ar fresco, cuidando para que esta abertura no seja maior que a abertura para a sada dos produtos da combusto. O ar fresco que adentrar por esse ponto inferior, por possuir menor temperatura que os produtos da combusto, depositar-se- nas partes mais baixas do ambiente, expulsando os produtos da combusto que estaro concentrados nas partes mais elevadas. 3 passo - Aps a abertura para a entrada de ar fresco, caso a ventilao natural no seja suficiente, dever ser utilizada a ventilao forada de presso positiva, direcionando o jato de ar de forma a auxiliar na expulso da fumaa e dos gases aquecidos. 4 passo - Aps esses procedimentos, observa-se o ambiente at que as chamas possam ser visualizadas ou at que o ambiente esteja mais limpo, adentrando edificao para o combate ao incndio. Em todos os casos de ventilao, aps a extino do foco do incndio, todas as aberturas no destrutveis possveis de serem realizadas devem ser feitas, visando escoar mais rapidamente o restante de calor, fumaa e vapor d'gua ainda presente na estrutura incendiada.

MP Lio 10 Pgina 10

Curso de Formao em Combate a Incndio

8 PROBLEMAS DE UMA VENTILAO INADEQUADA OU SUA AUSNCIA Uma ventilao procedida em desacordo com a tcnica correta, poder acarretar desvantagens que, conforme o caso, ocasionaro danos maiores aos que ocorrero pela inexistncia de ventilao. So problemas ocasionados por ventilao inadequada:

Fonte: Corpo de Bombeiros Militar do Estado de So Paulo

Grande volume de fumaa com consequente elevao da temperatura, proporcionando propagao mais rpida do incndio. Dificuldade no controle da situao. Problemas na execuo das operaes de salvamento e combate ao incndio. Aumento dos riscos de exploso ambiental, em virtude do maior volume de fumaa e da alta temperatura. Danos produzidos pela ao do calor, da fumaa e do emprego desnecessrio de gua. Transporte dos produtos da combusto em direo aos bombeiros ou a ambientes da edificao ainda no atingidos podendo propagar o incndio para tais ambientes.

MP Lio 10 Pgina 11

Curso de Formao em Combate a Incndio

9 COMPOSIO RECOMENDADA DE UMA GUARNIO PARA COMBATE A INCNDIOS COM APLICAO DE VENTILAO FORADA 9.1 COMANDANTE DE GUARNIO 1. Define a ventilao a ser empregada. 2. Coordena a equipe durante a ocorrncia. 3. o responsvel pela segurana dos envolvidos. 4. Manter-se- equipado com EPI/EPR em condio de alerta, para, se necessrio adentrar na edificao e resgatar os componentes de Linha. 9.2 CHEFE DE LINHA 1. Estando pronto, pedir que se pressurize a linha. 2. Adentrar na edificao conduzindo a linha de ataque. 3. Agir de forma a reduzir a temperatura no ambiente interno aplicando jatos atomizados na camada de fumaa. 4. Ir buscar e resgatar vtimas. 5. Localizar e combater o foco de incndio. 6. Aplicar a ventilao forada de presso negativa utilizando o esguicho. 9.3 AUXILIAR DE LINHA 1. Avaliar a cena juntamente com o comandante, com a inteno de observar a melhor condio estrutural (janelas e outras aberturas) para realizar a ventilao. 2. Far a abertura para sada dos gases (exterior da edificao). 3. Acompanhar o Chefe de Linha na entrada da edificao, auxiliando com a mangueira e identificando riscos. 4. Ir buscar e resgatar vtimas. 5. Reavaliar, no interior da edificao, a melhor ttica para realizar a ventilao. 6. Far a abertura para sada dos gases caso necessite (interior da edificao). 9.4 OPERADOR 1. Aps definida a ventilao posicionar o ventilador em local pr indicado e ligado (lenta rotao). 2. Preparar e realizar as manobras de escada. 4. Operar a Bomba de Incndio do Caminho 3. Manter-se- equipado com EPI/EPR em condio de alerta, para, se necessrio adentrar na edificao e resgatar os componentes de Linha.

MP Lio 10 Pgina 12

Curso de Formao em Combate a Incndio

AVALIAO VENTILAO EM COMBATE A INCNDIOS ESTRUTURAIS 1. Defina ventilao aplicada ao combate a incndio: 2. Cite as trs mais importantes vantagens do uso da ventilao. 3. Explique os motivos pelos quais a ventilao corretamente executada crucial se evitar a formao dos fenmenos flashover e backdraft.

4. Cite os dois princpios e os dois mtodos de ventilao. 5. Cite as duas tcnicas e as duas tticas de ventilao forada. 6. Cite as quatro regras gerais para a execuo de ventilao.

7. Descreva, em quatro passos, os procedimentos para a execuo de ventilao horizontal.

MP Lio 10 Pgina 13

Curso de Formao em Combate a Incndio

8. Descreva, em quatro passos, os procedimentos para a execuo de ventilao vertical.

9. Cite os problemas relacionados a execuo inadequada de uma ventilao.

10. Enumere a composio recomendada para uma guarnio utilizar ventilao forada num incndio.

MP Lio 10 Pgina 14

Curso de Formao em Combate a Incndio

LIO 11 BUSCA E RESGATE EM INCNDIO ESTRUTURAL

OBJETIVOS: Ao final desta lio, os participantes sero capazes de: 1. Descrever busca inicial. 2. Descrever busca avanada. 3. Citar os quatro fatores crticos do resgate. 4. Descrever busca por varredura visual. 5. Descrever busca por chamada e escuta. 6. Descrever busca s cegas.

MP Lio 11 Pgina 1

Curso de Formao em Combate a Incndio

PRINCPIOS DA BUSCA E RESGATE


1 CONSIDERAES BSICAS No local sinistrado, uma das mais difceis atividades a ser executada pela equipe de Bombeiros a de busca e resgate. Tais atividades necessitam velocidade de deciso e ao e possuem riscos, quem nem sempre podem ser dimensionados e gerenciados totalmente antes de seu incio. Porm so de vital importncia para a operao, pois salvar vidas maior das prioridades de ao numa cena de incndio. Geralmente, um incndio ir comear a fazer vtimas antes que qualquer guarnio de combate a incndio tenha chegado ao local. As guarnies que primeiro chegarem iro frequentemente encontrar pessoas j em situao de necessidade de algum tipo de resgate. um momento de rpidas, precisas anlises e decises. 2 BUSCA POR VTIMAS A busca por vtimas toma lugar durante as duas principais atividades de localizao, a busca inicial e a busca avanada. 2.1 A BUSCA INICIAL Por segurana, sempre que possvel, a busca inicial dever ser realizada por bombeiros experientes em duplas, no mnimo. Os responsveis por essa tarefa ttica devem entrar na edificao sinistrada e explor-la tentando localizar, proteger e remover possveis vtimas. Essa operao de busca s poder ser determinada pelo Cmt de Guarnio ou da Operao, quando a estrutura sinistrada estiver segura o suficiente para permitir a entrada dos bombeiros. Deve se resguardar, portanto, contra fteis e inseguras tentativas de resgate, cujo resultado de antemo j se sabe que ser nulo. Se a estrutura est to envolvida pelas chamas, sendo inseguro para guarnies protegidas e bem treinadas, duvidoso que alguma vtima tenha chance de sobrevivncia. Recomenda-se que a busca inicial seja realizada em todas as reas expostas ao incndio, seguindo uma sequncia lgica que inicia com a tcnica da varredura visual, seguida pela tcnica da busca por chamada e escuta e, finalmente, a tcnica da busca s cegas, tudo isso visando a confirmao da sada de todas as pessoas

MP Lio 11 Pgina 2

Curso de Formao em Combate a Incndio

do interior da edificao ou a localizao e o resgate daquelas que ainda estiverem em perigo. Frequentemente os fatores do resgate no esto bvios. Vtimas no esto sempre saltando pelas janelas ou deitadas nos parapeito das sacadas. Em razo disso h uma forte e natural inclinao para esquecer a verificao de possveis vtimas no evidentes. Aes de busca inicial bem sucedidas devem necessariamente ser desenvolvidas rapidamente e preferencialmente durante os estgios iniciais do fogo. Muito embora as atividades de controle de incndio devam iniciar conjuntamente com a busca inicial, cada um deve compreender que esta busca deve ser completada e relatada antes que o objetivo das guarnies mude para o controle do fogo como prioridade. O sistema de busca inicial no absolutamente prova de falhas. Desenvolver a busca inicial significa apenas que os grupos de busca rapidamente foram ao interior do prdio para verificar o que poderia ter sido localizado. A busca inicial frequentemente feita sob condies de calor, fumaa, escurido, precipitao de objetos e algumas vezes sob condies desesperadoras. Apesar do sistema de busca inicial no ser perfeito, ele oferece as melhores chances de localizao e remoo de vtimas. 2.2 BUSCA AVANADA Atividade igualmente executada pelas guarnies de explorao que realizam uma busca minuciosa pelo interior da edificao, aps o controle inicial do incndio, quando j se completaram os servios de ventilao e iluminao das reas incendiadas. Recomenda-se que a busca secundria seja realizada por bombeiros que no estiveram envolvidos na busca primria, visto que tendero a no revisar locais que j haviam checado. Em reas de maior dano de fogo, isto usualmente envolve um exame cuidadoso atravs da maior parte de rea incendiada e demanda trabalho manual. Meticulosidade, mais do que o tempo, crtica aqui.

MP Lio 11 Pgina 3

Curso de Formao em Combate a Incndio

3 A NOO BSICA DO RESGATE 3.1 FATORES CRTICOS H quatro fatores crticos a serem considerados quando do desenvolvimento da noo bsica de resgate: o estgio do incndio; as vtimas do incndio nmero, localizao e condio; o efeito do fogo nas vtimas; capacidade das guarnies para entrar no prdio, remover e proteger as vtimas e controlar o fogo.

O comando deve rapidamente avaliar estes fatores e iniciar as operaes, e, ento continuar a aprimorar a qualidade das operaes de proteo vida como os procedimentos de resgate. Esta noo bsica de resgate traz a estrutura para as futuras decises sobre o resgate. 3.2 OS ESTGIOS DO INCNDIO O estgio do incndio um fator crtico que afeta diretamente a aproximao do resgate. Estes estgios e as respostas adequadas no local sinistrado so:

3.3 AS VTIMAS DE INCNDIO Determinar o nmero, a localizao e a condio das vtimas no uma tarefa fcil. H uma inclinao para as guarnies que chegam em perguntarem para os espectadores, algum saiu? O problema na pergunta a confiana na resposta. O
MP Lio 11 Pgina 4

Curso de Formao em Combate a Incndio

local sinistrado rapidamente se tornar confuso e catico, particularmente durante os estgios iniciais do incndio e isso tornar a retirada de todas as pessoas um desafio. No funcional investir tempo entrevistando espectadores e ento tentar determinar a veracidade ou preciso de suas informaes. Sob o stress gerado por um incndio, todos os ocupantes tm dificuldade para produzir informaes precisas. Tenha em mente que alguns observadores acham hilrio gritar todos j saram ou meu beb est l dentro. As guarnies devem utilizar-se de informaes obtidas no local como localizao, nmero e condies das vtimas como evidncias de apoio, mas elas devero realizar e completar a busca inicial sempre que possvel. No h outra maneira de verificar a situao das vtimas. Da mesma forma, a localizao da vtima deve ser determinada pela busca direta. Espectadores podem ter se enganado ou a vtima, no esforo para fugir do fogo, pode ter sado do lugar onde tenha sido vista pela ltima vez ou, ainda, esteja esperando para ser localizada. A condio das vtimas poder ser prevista baseada em cima da severidade do fogo e fumaa relacionados com a estrutura. Contudo, isto mais suposio do que uma previso verdadeira. O tempo de envolvimento pelo fogo poder no ser muito til, uma vez que pessoas adormecidas podem ser induzidas pela fumaa a uma perda gradual de conscincia em curto espao de tempo. Geralmente, quanto maior o envolvimento de fumaa e fogo, mais severas sero as leses nas vtimas e mais difcil ser o resgate. O comando deve aguardar as informaes das equipes de busca para precisamente determinar o nmero de resgatistas necessrios, a dificuldade do resgate e o tipo de cuidados a serem tomados. Quando houver segurana para realizar a operao, as equipes que se encontram no interior devero proceder a avaliao inicial da vtima e iniciar os procedimentos de suporte bsico vida. Se as condies forem ameaadoras para a vida do resgatista ou da vtima o esforo dever ser concentrado para a imediata remoo de ambos da zona de perigo. Junto com a condio fsica das vtimas deve-se considerar seu estado emocional. Quanto mais precria for a posio da vtima, mais provvel ser a dificuldade de seu resgate. Acalmar as vtimas tende a facilitar a operao de resgate.

MP Lio 11 Pgina 5

Curso de Formao em Combate a Incndio

4 OPERAES DE RESGATE 4.1 A ORDEM DO RESGATE Em edifcios a busca deve obedecer a seguinte ordem: no pavimento do incndio; no pavimento imediatamente acima do incndio; e no pavimento mais alto do prdio. Depois, ela ser feita nos demais pavimentos, pois possvel que a fumaa se estratifique, acumulando antes do pavimento mais alto. O mesmo vale para residncias de mltiplos pavimentos.

4 5 5 1 8 3 2 6

Prioridades de resgate baseadas no livro Structural Fire Fighting, de Bernard Klane e Russel Sanders, NFPA, 2000.

4.2 TCNICAS DE BUSCA E RESGATE Cada situao de resgate requerer uma srie de aes diferentes por parte do bombeiro. As aes exatas e sua sequncia sero determinadas por muitos fatores e consideraes, como: A seriedade de leso das vtimas; Os mtodos alternativos disponveis para o resgate; O pessoal disponvel; A quantidade de tempo disponvel Os conhecimentos e experincias dos resgatistas.

MP Lio 11 Pgina 6

Curso de Formao em Combate a Incndio

Basicamente as aes dos resgatistas durante as buscas se dar atravs de trs tcnicas: Varredura Visual; Busca por chamada e escuta e Busca s cegas. 4.2.1 VARREDURA VISUAL A tcnica da varredura visual consiste em vasculhar lentamente o ambiente sinistrado de um lado ao outro (usando sempre o sentido horrio), com um olhar atento, objetivando identificar/localizar pessoas em situao de risco e necessitando de resgate. Essa tcnica adequada para ambientes com boa visibilidade. 4.2.2 BUSCA POR CHAMADA E ESCUTA A tcnica da busca por chamada e escuta consiste em lanar chamados de voz (exemplo: somos do Corpo de Bombeiros, h algum aqui? Algum nos ouve?) seguidos por perodos de silncio, objetivando identificar/localizar possveis vtimas desaparecidas na rea sinistrada. Essa tcnica poder ser repetida no sentido de precisar com mais exatido a correta localizao da vtima e serve para ambientes com baixa visibilidade. 4.2.3 BUSCA S CEGAS A tcnica da busca s cegas consiste na entrada da equipe de resgatista no interior de edificaes sinistradas com baixa visibilidade e visa identificar/localizar vtimas dentro da rea sinistrada. O resgatista dever tatear com suas mos ou utilizando ferramentas em todo o cmodo.

4.2.4 CONSIDERAES GERAIS Primeiramente, a equipe de resgate dever marcar a porta de entrada para sinalizar o local da busca. Para isso, utilizando um pedao de giz, um dos resgatistas faz uma reta diagonal, de cima para baixo, da direita para a esquerda. A presena desta marcao indicar a outros resgatistas que existe uma equipe no interior do cmodo. Depois a equipe de resgate dever adentrar ao local da busca para tentar localizar as vtimas. Tal busca deve ser iniciada em sentido horrio, de forma a ser mantida uma sequncia lgica de aes e no se perder no interior da edificao. O resgatista deve procurar adentrar ao ambiente utilizando uma porta que se d diretamente ao exterior, sempre que possvel, pois isto pode permitir que o ambiente seja ventilado (quando a ventilao no propague o fogo).
MP Lio 11 Pgina 7

Curso de Formao em Combate a Incndio

Em seguida o resgatista dever tatear com as mos ou utilizando ferramentas para determinar a presena de vtimas deitadas prximas as portas ou janelas. As portas devem ser abertas com muito cuidado, pois podem haver vtimas cadas atrs das mesmas. Lentamente as portas devem ser empurradas, e verificado atrs destas. Todo o ambiente dever ser vasculhado em seu permetro e em seu interior. Os mveis devem ser movidos, pesquisando-se atrs e debaixo dos mesmos. Os armrios devem ser abertos e verificados em seu interior. Deve-se atentar para o interior banheiras, debaixo das camas. A busca quando realizada com baixa visibilidade deve ser feita agachada, tateando-se pelo cho e paredes. Deve-se terminar um cmodo antes de se passar para outro. Na sada do cmodo dever ser providenciada uma marcao na mesma porta na qual foi adentrado ao ambiente, completando a marcao na forma de um X. . O resgatista dever manter a calma e em caso de perder seu sentido de direo, deve seguir tateando pela parede pois esta guiar at a localizao da sada. Caso seja encontrada uma mangueira, esta deve ser usada como referncia para se achar a sada para o exterior. A busca dever, sempre que possvel, ser efetuada por no mnimo dois bombeiros e estes devem estar com todos os equipamentos de proteo individual e respiratria disponveis. Antes de adentrar a edificao os resgatistas deve localizar possveis sadas alternativas. Ao adentrar, a visibilidade ser pequena ou nenhuma. Ao finalizar a busca em todo o interior da edificao sinistrada, o mais antigo reportar a informao ao comandante com a seguinte expresso TUDO LIMPO. Isso significar que a busca inicial terminou e no foram encontradas pessoas em perigo no interior da edificao pela equipe de resgate. As vtimas localizadas devero ser conduzidas para o exterior da edificao com todo cuidado, utilizando as tcnicas de transporte de pessoas.

MP Lio 11 Pgina 8

Curso de Formao em Combate a Incndio

AVALIAO BUSCA E RESGATE EM INCNDIO ESTRUTURAL 1. Descreva busca inicial:

2. Descreva busca avanada:

3. Cite os quatro fatores crticos do resgate:

4. Descreva busca por varredura visual:

5. Descreva busca por chamada e escuta:

6. Descreva busca s cegas:

MP Lio 11 Pgina 9

Curso de Formao em Combate a Incndio

LIO 12 ESTRATGIAS E TTICAS DE COMBATE A INCNDIO ESTRUTURAL

OBJETIVOS: Ao final desta lio, os participantes sero capazes de: 1. Citar as trs estratgias de operao num incndio; 2. Definir em quais condies se deve utilizar cada uma das estratgias de combate a incndio. 3. Citar pelos menos 4 riscos geralmente encontrados no combate a incndios e que necessitam ser gerenciados. 4. Relacionar as 4 prioridades do Combate a Incndio, de acordo com a hierarquia dos objetivos tticos. 5. Citar as 12 aes tticas para o combate a incndio estrutural.

MP Lio 12 Pgina 1

Curso de Formao em Combate a Incndio

ESTRATGIAS DE COMBATE A INCNDIO Em termos de combate a incndio, podemos definir estratgia como mobilizao de recursos de uma determinada organizao visando o alcance de objetivos maiores, enquanto a ttica um esquema especifico de emprego de recursos dentro de uma estratgia geral. Cada estratgia implica na proliferao de aes ou medidas tticas. A diferena entre estratgia e ttica reside basicamente nos seguintes aspectos: a estratgia composta de vrias tticas, simultneas e integradas entre si. A estratgia se refere a operao como um todo, pois procura alcanar uma determinada finalidade (expresso global dos objetivos da operao), enquanto a ttica refere-se a aes especificas, pois procura alcanar objetivos isolados. Podemos considerar ainda que, a estratgia definida pelo Comandante da Operao (CO), enquanto a ttica partilhada com os comandantes de guarnies. As decises estratgicas objetivam basicamente determinar se as operaes de combate ao fogo se conduziro de um modo ofensivo, defensivo ou marginal. Aps conhecer e avaliar a situao do sinistro, identificar e gerenciar os riscos, o comandante da operao dever tomar a deciso a respeito da estratgia a ser adotada, a fim de atender as prioridades estabelecidas. Trata-se da mobilizao dos recursos disponveis em prol dos objetivos definidos, atravs de aes tticas especficas. Dentre os principais fatores a serem analisados pelo comandante da operao para definio da estratgia de enfrentamento a situao, destacando-se os seguintes: Existncia de vtimas a serem salvas; Proteo de edificaes vizinhas contra a propagao do incndio; Extenso e dimenses do incndio; Localizao e acesso das reas atingidas pelo sinistro; Acesos para a entrada e permanncia no interior da edificao com segurana; Existncia de recursos disponveis.

Por questo de organizao sequencial, a estratgia que definir qual operao ser utilizada no combate a um incndio, ser abordada e complementada aps a sexta ao ttica, conforme passa a se descrever.

MP Lio 12 Pgina 2

Curso de Formao em Combate a Incndio

AES TTICAS DE COMBATE A INCNDIO As aes de combate a incndio no podem ser encaradas como uma operao comum de extino ao fogo. Diversos fatores atuam no sentido de dificultar as aes dos bombeiros. As dimenses da edificao, dificuldade de acesso, propores do incndio e o nmero de ocupantes so os principais fatores que diferenciam essas ocorrncias das demais. Com certeza, a situao no se apresentar favorvel s equipes de salvamento e combate ao fogo, logo, procedimentos devem ser adotados para o correto emprego de efetivo e equipamentos. Em determinados casos as opes tticas a disposio dos bombeiros so limitadas, as quais devero ser cuidadosamente analisadas para o sucesso das operaes. As aes tticas se desenvolvem conforme as seguintes etapas : 1 Recebimento da chamada; 2 Deslocamento para o local do incndio; 3 Chegada no local da ocorrncia; 4 Confirmao da ocorrncia e confirmao/assuno de comando; 5 Dimensionamento da cena; 6 Identificao e gerenciamento dos riscos; 7 Deciso estratgica (observao: No ao ttica. Relacionada aqui para facilidade de compreenso); 8 Operaes de resgate vtimas; 9 O controle do incndio; 10 Conservao da propriedade; 11 Preservao do local sinistrado; 12 Rescaldo; 13 Finalizao. 1 RECEBIMENTO DA CHAMADA O acionamento das guarnies de bombeiros para o atendimento de ocorrncias, via de regra, efetuado atravs de telefone, utilizando-se o nmero de emergncia 193, de acordo com a composio da Central de Operao de cada unidade. Deve-se enfatizar que o atendimento de uma ocorrncia se inicia com o recebimento da chamada telefnica. Os operadores das centrais devero ser bombeiros treinados e experientes, a fim de reunir todas as informaes recebidas do solicitante, interpretando-as e direcionando-as ao acionamento das guarnies.

MP Lio 12 Pgina 3

Curso de Formao em Combate a Incndio

Tal tarefa no to simples quanto parece, pois na grande maioria das vezes o solicitante apresenta-se bastante nervoso com a situao do sinistro, falando rapidamente e de forma confusa, exigindo por parte do operador da central, um grande esforo para controlar a situao, tranquilizando o solicitante e coletando as informaes necessrias. Para o atendimento correto das chamadas telefnicas emergenciais, deve-se observar as seguintes condutas: 1) Inicia-se o atendimento com a identificao da Instituio e do operador da central, seguido do respectivo cumprimento; Ex: Corpo de Bombeiros, soldado Joo, bom dia. 2) Em seguida, indaga-se o solicitante a respeito do motivo do acionamento; Ex: Qual a sua emergncia? 3) Aps identificar a natureza da ocorrncia que originou o acionamento, segue-se com a tomada de informaes gerais: Nome completo do solicitante e telefone para contato; Endereo completo da edificao sinistrada; Ponto de referncia para fcil localizao; Caractersticas gerais do incndios ( existncia de chamas, fumaa, etc).

Estas informaes so fundamentais para o acionamento das guarnies logo, o operador da central deve registr-las com o mximo de preciso, sob pena de dificultar a chegada das guarnies no local, bem como da pr-anlise do comandante de operaes. 4) Com tais informaes o operador deve acionar o alarme, para as guarnies, retransmitindo todos os dados at ento coletadas para o comandante operacional do dia. Ex: Ateno as guarnies A e B. Incndio em edificao residencial multifamiliar, rua Luiz Gualberto, 88, bairro Estreito, prximo a Panificadora Po Doce. Segundo informaes do solicitante, muita fumaa no local e grande produo de chamas. 5) Aps o acionamento das guarnies, o operador deve continuar a coleta de dados junto ao solicitante, buscando reunir o maior nmero de informaes possveis a respeito do sinistro, tais como: Inicio do incndio; Caracterstica da construo incendiada; Existncia de vtimas;

MP Lio 12 Pgina 4

Curso de Formao em Combate a Incndio

Edificaes prximas, etc, informado.

mantendo sempre o comandante operacional

6) Importante tambm acionar a polcia com circunscrio sobre a via do local do incndio (PM, PRF), informando o ocorrido e solicitante apoio para o isolamento do local e prioridade no trnsito. A Central de Operaes o elo de ligao entre comandante de operaes e os demais meios auxiliares, pois atravs dela que sero encaminhadas as solicitaes de apoio para o acionamento de outras guarnies e outros rgos externos, tais como: Defesa Civil, Celesc, Casan, Samae, etc. Todavia, o operador da Central deve sempre ter em mente que todo e qualquer acionamento de apoio ocorrncias, somente dever ser realizado mediante solicitao do comandante de operaes, nunca por iniciativa prpria, a no ser que tal procedimento esteja devidamente padronizado, sob pena de prejudicar o comandamento da operao no local do sinistro. 2 DESLOCAMENTO PARA O LOCAL DO INCNDIO Imediatamente aps o acionamento do alarme, as guarnies daro incio ao deslocamento ao local do incndio. O tempo resposta, ou seja, o intervalo de tempo entre o acionamento e o incio das operaes de salvamento e combate s chamas, deve ser o menor possvel. Quanto menor o tempo resposta, em geral, maiores sero as perspectivas do xito da operao. Fraes de minutos podem ser decisivas em algumas situaes, determinando o sucesso ou fracasso das aes. Para um deslocamento correto e seguro at o local da ocorrncia, o motorista da viatura deve atender os seguintes requisitos: a) Acionar a viatura e conferir rapidamente o painel, observando indicativo de possvel defeito ou pane, tais como: luz de leo acesa, presso de freios insuficientes, temperatura do motor muito alta, etc; b) Manter a viatura ligada para o pr-aquecimento, enquanto os demais integrantes da guarnio se equipam e adentram ao veculo; c) Aguardar a entrada de todos os integrantes da guarnio na viatura, incluindo o fechamento das portas e colocao do cinto de segurana; em hiptese alguma o deslocamento poder ser realizado com bombeiros pendurados sobre plataformas, pra-choques, etc; d) Aguardar as orientaes do comandante da guarnio a respeito do local exato da ocorrncia, bem como a ordem para o deslocamento;

MP Lio 12 Pgina 5

Curso de Formao em Combate a Incndio

e) Conhecido o local do sinistro e o melhor acesso para alcan-lo, acionar os dispositivos de sinalizao luminosos e sonoros, (giroflex e sirene) e dar incio ao deslocamento; f) Obedecer aos limites de velocidade das vias; g) Ultrapassar outros veculos somente pela esquerda; h) Ao deparar-se com semforos fechados ou cruzamentos de vias preferenciais, reduza a velocidade ou at mesmo pare a viatura e somente transponha-os aps observar que os demais veculos pararam e lhe deram a preferncia; i) Muito cuidado ao transitar por pistas sem pavimentao, geralmente no so adequadamente sinalizadas, podendo ser surpreendido por fortes curvas, desvios, etc; j) Ateno redobrada quando do deslocamento em dias de chuva e/ou neblina, pois a pista estar escorregadia e a visibilidade reduzida; k) Muita ateno tambm com lombadas, faixas de pedestres e locais de grande concentrao de pblico, como reas comerciais, escolas, templos religiosos, etc, pois o caminho um veculo de porte e estar totalmente carregado com equipamentos, pessoal e um considervel volume de gua, logo a dificuldade para uma parada repentina ser muito acentuada. Durante o deslocamento, faz-se necessrio a implementao de alguns preparativos, objetivando avaliar a situao, diante das informaes recebidas at o momento, a fim de elaborar um pr-planejamento das aes de enfrentamento ocorrncia. 3 CHEGADA NO LOCAL DA OCORRNCIA A chegada no local da ocorrncia dever ser cautelosa, avaliando o cenrio do sinistro. Nesse momento, d-se incio a uma avaliao inicial mais criteriosa, reunindo as informaes recebidas da central de operaes, com a visualizao geral do incndio. Sempre que possvel, a aproximao do local deve ser feita atravs de rotas que permitam circundar a edificao por todas as suas faces, mesmo que parcialmente. Este procedimento proporcionar uma noo mais precisa das reais condies do incndio. Outro aspecto importante na chegada ao local do sinistro, o posicionamento correto das viaturas envolvidas na operao, pois a partir deste procedimento que se iniciaro as atividades propriamente ditas de salvamento e combate ao incndio. As Viaturas devero ficar fora do alcance das chamas, fumaa e calor irradiado do incndio, queda de objetos e partes da estrutura da edificao, salvaguardando os integrantes das guarnies, bem como a prpria viatura contra possveis danos,

MP Lio 12 Pgina 6

Curso de Formao em Combate a Incndio

porm nunca afastada demais, bem como mantendo acessos livres para a sada, abastecimento e apoio de outras unidades. Aps o posicionamento da viatura no local da ocorrncia, dever ser providenciado o isolamento e sinalizao do local, utilizando fitas, cones ou cavaletes, garantindo que a zona de trabalho seja apenas acessada pelas equipes de emergncia, podendo ser empregadas guarnies policiais, inclusive solicitando que as mesmas permaneam no local da ocorrncia durante toda a operao, garantindo que pessoas estranhas no adentrem zona de trabalho. 4 CONFIRMAO DA OCORRNCIA E CONFIRMAO/ASSUNO DE COMANDO Compete ao comandante da primeira guarnio que chegar no local da ocorrncia, assumir o comando da operao, reportando-se imediatamente Central de Operaes (COBOM), informando o posto ou graduao, nome de guerra, identificao da viatura confirmao e situao geral da ocorrncia. Neste momento, tambm sero solicitados central, o apoio de outras viaturas e efetivo, bem como servios especializados, tais como: equipes para corte de energia eltrica (CELESC), corte ou manobra d'gua (CASAN ou SAMAE), Comisso Municipal de Defesa Civil, etc. A partir desse momento, todas as aes a serem realizadas no atendimento ao sinistro so de inteira responsabilidade deste comandante, lembrando sempre que as primeiras decises tomadas repercutiro para o xito ou fracasso da operao. O Comandante da Operao, poder manter seu posto de comando no local da ocorrncia, em sua prpria viatura, identificando-a com uma bandeira ou cone colocado sobre a mesma. De acordo com as dimenses do incndio, a operao poder necessitar do envolvimento direto de diversos rgos externos, bem como de um grande nmero de efetivo e viaturas. Diante dessa situao, o comandante poder designar funes seus comandados, objetivando manter a situao sob controle. Poder haver a modificao do Comandante da Operao, em razo da chegada de um superior hierrquico ou de algum profissional mais tcnico ou experiente. Sempre que houver a mudana do comando, dever o novo comandante comunicar formalmente a rede de comunicao da operao, de forma a cientificar todos os componentes envolvidos.

MP Lio 12 Pgina 7

Curso de Formao em Combate a Incndio

5 DIMENSIONAMENTO DA CENA Consiste num procedimento sistemtico, rpido e ao mesmo tempo detalhado de todos os fatores crticos existentes na cena de ocorrncia. Tal procedimento dever ser realizado pelo comandante da operao, antes de qualquer ao de resgate ou combate ao fogo. A avaliao do sinistro inicia pelo dimensionamento da cena e termina com a elaborao de um plano de ao. Para estabelecer este plano de ao, o comandante da operao dever atender os seguintes princpios: a) Reconhecer; b) Avaliar; c) Decidir. O reconhecimento da situao consiste na identificao do problema, ou seja, a reunio de todas as informaes disponveis a respeito das anormalidades que esto ocorrendo. Importante ressaltar que no reconhecimento da situao, alm da anlise visual realizada pelo comandante da operao, somam-se as informaes de terceiros, como do proprietrio do edifcio, moradores vizinhos, etc, os quais podero contribuir sobremaneira para que diversos aspectos ocultos ao comandante, tais como: tipo de estrutura da edificao, tempo de incio do incndio, etc, sejam trazidos ao seu conhecimento. Com base nas prioridades elencadas, o comandante realizar seu plano de ao, que englobar todas as aes de salvamento e enfrentamento ao fogo. Na elaborao do plano de ao, deve-se observar as seguintes prioridades: 1) salvar vidas; 2) extinguir o incndio; 3) conservar a propriedade; 4) preservar o local do sinistro. Todavia, a situao do incndio poder apresentar caractersticas, que necessitam de uma deciso diferenciada do comandante da operao. Nos incndio em edificaes verticalizadas, muitas vezes a prioridade inicial ser de extinguir ou controlar o incndio, para ento desprender aes de resgate de vtimas.

MP Lio 12 Pgina 8

Curso de Formao em Combate a Incndio

6 IDENTIFICAO E GERENCIAMENTO DOS RISCOS Em operaes de combate incndios e resgate, os riscos so inevitveis. Logo, devem ser identificados e gerenciados de imediato, a fim de garantir a segurana dos bombeiros durante o desenrolar das aes. Nos incndios em edificaes os riscos geralmente encontrados so os seguintes: a) Energia eltrica; b) Instalao de GLP (gs liquefeito de petrleo) ou GN (gs natural); c) Colapso estrutural; d) Exploses; e) Queda de objetos; f) Fumaa; g) Chamas e calor. a) Energia Eltrica: O combate ao incndio propriamente dito, deve ser precedido do corte de energia eltrica da edificao, evitando assim acidentes com a utilizao de gua sobre superfcies energizadas. Como padro, poder ser desenergizado inicialmente, apenas o compartimento envolvido no incndio, a fim de no prejudicar o andamento dos procedimentos de rotina da edificao. Caso no seja possvel, desenergizar o pavimento envolvido no incndio, sendo apenas, em ltimo caso, procedido o corte total da energia da edificao. Para a realizao do corte no fornecimento de energia eltrica de um edifcio incendiado, devem ser adotadas os seguintes procedimentos. Localizar e desligar o disjuntor que distribui a energia eltrica para o compartimento envolvido no incndio; No sendo possvel adotar o procedimento anterior, localizar e desligar o disjuntor que distribui a energia eltrica para o pavimento atingido pelo incndio; Na impossibilidade de adotar os procedimentos anteriores, ou quando as propores do sinistro assim necessitarem, localizar e desligar o disjuntor geral da edificao;

MP Lio 12 Pgina 9

Curso de Formao em Combate a Incndio

Caso a situao no permita a adoo de nenhum dos procedimentos anteriores, acionar a empresa responsvel pela distribuio de energia eltrica (CELESC, Cooperativas, etc); Informar-se a respeito da existncia de sistema de geradores ou iluminao de emergncia na edificao, o que poder antecipar o corte de energia mesmo no desenrolar das operaes de resgate; Acionar o comando de elevadores, trazendo-os para o pavimento de descarga e travando seu movimento. Solicitar a empresa distribuidora que realize o corte externo no fornecimento de energia. Todavia, deve-se ter um cuidado todo especial para os edifcios com instalao de sistema de geradores, o qual ser acionado automaticamente quando do corte de energia, mantendo a edificao energizada. Orienta-se ainda para manter o fornecimento normal de energia eltrica para a edificao sinistrada, enquanto perdurarem as operaes de resgate de vtimas, pois com o corte do fornecimento de energia eltrica, os ocupantes ficaro completamente desorientados na escurido da edificao. Via de regra, devido as suas dimenses e consumo de energia eltrica, as edificaes verticalizadas apresentaro uma subestao (transformadores), os quais permanecero energizados mesmo com os desligamentos dos disjuntores. Caso o incndio necessite de um combate nas proximidades da subestao, este dever ser precedido do corte externo de energia eltrica, a ser realizado pela companhia distribuidora de energia. b) Instalao de GLP (Gs Liquefeito de Petrleo) ou GN (Gs Natural): O corte do fornecimento de GLP (Gs liquefeito de petrleo) ou GN (Gs natural), deve ser realizado de imediato, antes de iniciar as operaes de resgate e combate a incndios. Via de regra, os edifcios possuem sistema de gs central canalizado, o qual dever ser interrompido seu fornecimento atravs do registro geral, localizado no conjunto de controle e manobra da central de gs. No caso do incndio ameaar as instalaes da central de GLP, os cilindros podero ser retirados do local, ou mant-los sempre resfriados com a utilizao de jatos neblinados de gua. Caso a propagao das chamas no consiga ser controlada e atingir as instalaes da central de GLP, o mais correto evacuar a rea, mantendo uma grande distncia de isolamento, pois a ocorrncia de uma forte exploso ser praticamente inevitvel.

MP Lio 12 Pgina 10

Curso de Formao em Combate a Incndio

Nas edificaes abastecidas pelo sistema de Gs Natural (GN), o corte dever ser realizado no conjunto geral de entrada e distribuio de gs, da prpria edificao. No sendo possvel acess-lo decorrente das propores do incndio, acionar imediatamente a empresa responsvel pela distribuio do GN, solicitando o corte na rede geral de distribuio. c) Colapso Estrutural: Um incndio de grandes propores em edificaes produzir a irradiao de altssimas temperaturas, as quais atuaro violentamente sobre a estrutura do edifcio. Os elementos com funes estruturais, sofrem uma reduo progressiva de seo, quando expostos a ao do fogo, o que poder conduzir ao colapso da estrutura. Como regra geral, qualquer deformao aparente sinal de risco e deve ser rigorosamente avaliada. d) Exploses: Outro risco importante a ser considerado em operaes de resgate e combate a incndios, refere-se as exploses. As principais fontes de exploso em situaes de incndio em edificaes so as instalaes de gs (GLP ou GN), centralizadas ou individuais. Estas ltimas so as mais frequentes na ocorrncia de acidentes, pois cada apartamento ou economia possui sua instalao independente, utilizando botijes do tipo P-13. Normalmente tais botijes so embutidos no interior de armrios e balces, o que dificulta sua localizao antes de ser atingido pelo incndio. O procedimento padro, sempre que o edifcio no possuir sistema de gs central canalizado, ser o seguinte: a) Ventilar as reas de servio e cozinha, abrindo todas as janelas para o exterior da edificao; b) Eliminar agressivamente todos os focos de incndio prximos a estes locais; c) Aps a eliminao dos focos de incndio, providenciar uma busca minuciosa para localizar os botijes no interior da edificao; d) Uma vez localizados os botijes de GLP e eliminados os focos de incndio, providenciar a retirada dos mesmos para fora da edificao, mantendo-os em local seguro e ventilado; e) Todas as operaes envolvendo GLP no interior de locais aquecidos pelo incndio, devero ser realizadas sob resfriamento de jato neblinado de gua. Ao se deparar com uma mangueira ou vlvula conectada ao botijo de GLP (P-13) em chamas, inicialmente tente cortar o fornecimento de gs, fechando o registro de corte, extinguindo assim o fogo. Caso no seja possvel adotar tal procedimento, o fogo no dever ser extinto, pois se for, permitir o vazamento e
MP Lio 12 Pgina 11

Curso de Formao em Combate a Incndio

confinamento de GLP, possibilitando assim uma possvel exploso ao entrar em contato com alguma fonte de ignio. e) Queda de Objetos: Nos incndios em edificaes comum a queda de objetos sobre as regies circunvizinhas do edifcio durante as operaes de combate a incndios, tais como: pedaos de telhas, vidros estilhaados, pequenas partes da alvenaria da edificao, entre outros. Na preveno desse tipo de acidente, fundamental a utilizao do EPI (Equipamento de Proteo Individual) completo, no esquecendo de manter sempre a ateno redobrada para esse tipo de ocorrncia, bem como do isolamento do local. O incndio expe a estrutura da edificao a elevadas temperaturas, sendo muito comum o colapsamento de vidros e partes da alvenaria. Nas operaes de combate a incndio, a gua acaba provocando um repentino resfriamento destas estruturas, contribuindo assim para o seu colapso e possvel queda nas reas circunvizinhas. f) Fumaa: De acordo com o explicado anteriormente, nos produtos da combusto, a fumaa um impiedoso inimigo dos bombeiros em situao de incndio, principalmente em edificaes verticalizadas, onde as rotas de fuga so restritas e os processos de ventilao so mais difceis de serem realizados. Dependendo das propores do incndio, caractersticas dos materiais incendiados e a localizao do foco do incndio, a fumaa pode expandir-se inclusive para fora da edificao, obrigando um reposicionamento das viaturas, alm de prejudicar a visualizao da situao do sinistro. Nesses casos o uso do EPI e EPR (Equipamento de Proteo Respiratria) so fundamentais. O emprego de ventiladores e jatos neblinados de gua para afastar a fumaa a fim de melhor visualizar a situao, podero ser muito eficientes. g) Chama e Calor: A produo de chamas e calor tambm so caractersticas desse tipo de incndio, podendo colocar em risco a integridade fsica dos bombeiros que estiverem prximos edificao. A carga de incndio existente na edificao, principalmente de ocupao comercial (escritrios), geralmente muito alta, favorecendo a rpida propagao do incndio, produzindo grande quantidade de chamas e irradiando fortes ondas de calor.

MP Lio 12 Pgina 12

Curso de Formao em Combate a Incndio

Alm do uso do EPI e EPR, o emprego de jatos neblinados de gua auxiliaro na aproximao da edificao para uma anlise mais criteriosa da situao. 7 DECISO ESTRATGICA A deciso estratgica embora no seja uma ao ttica, foi elencada na sequencia das demais aes, para facilidade de entendimento, visto que somente se adotar essa ou aquela estratgia aps o transcurso das seis primeiras aes tticas at aqui relacionadas. Aps conhecer e avaliar a situao do sinistro, identificar e gerenciar os riscos, o comandante da operao dever tomar a deciso a respeito da estratgia a ser adotada, a fim de atender as prioridades estabelecidas. Trata-se da mobilizao dos recursos disponveis em prol dos objetivos definidos, atravs de aes tticas especficas. As decises estratgicas objetivam basicamente definir se as operaes de combate ao fogo se conduziro de uma forma ofensiva, defensiva ou marginal, conforme visto anteriormente. De acordo com a fase do incndio, o comandante da operao definir sua estratgia de ao. Decorrente deciso estratgica, se desencadearo aes tticas, baseadas nas seguintes prioridades: 1) Identificar e resgatar vtimas; 2) Extinguir o incndio; 3) Conservar a propriedade; 4) Preservar o local sinistrado.

RESG ATE

CONSERVAO D A P R O P R IED A D E

CO N TRO LE D O FO G O

PRESER VAO D O LO C A L S IN IS TR A D O

MP Lio 12 Pgina 13

Curso de Formao em Combate a Incndio

Atualmente, o modelo recomendado por associaes internacionais de proteo contra incndios, tais como a National Fire Protection Association (NFPA) e a International Fire Service Training Association (IFSTA) o seguinte:
AO OPERACIONAL Investigue Ataque interior rpido Ataque interior rpido e agressivo Ataque interior cauteloso Ataque interior cauteloso Ataque interior muito cauteloso, preparando-se para uma ao exterior defensiva 07 Totalmente em chamas Operao defensiva (exterior) 08 O fogo comea a descer Operao defensiva preparando-se para um possvel colapso estrutural 09 O fogo atinge a base Operao defensiva preparando-se para um possvel colapso estrutural 10 Destruio total Retirar o pr-plano do arquivo Fonte: Manual Bsico de Estratgias e Tticas de Comando Maj PM Marcos de Oliveira/2001 ETAPA 01 02 03 04 05 06 SITUAO No se v nada Se v somente fumaa Se v fumaa e pouco fogo Fogo em desenvolvimento Fogo ativo Fogo marginal

OPERAES OFENSIVAS Quando as condies do incndio permitirem o acesso dos bombeiros no interior da edificao com segurana, sero desencadeadas operaes ofensivas. Consistem em aes agressivas de combate ao incndio e objetivam a extino do incndio no interior da edificao ou seu isolamento, a fim de garantir o desenrolar das operaes de resgate de vtimas. A caracterstica principal desse tipo de operao, a entrada e permanncia com segurana das equipes de combate a incndio e resgate vtimas no interior da edificao.

1. No se v nada = Investigue; 2. Se v fumaa = Ataque interior (AI) rpido; 3. Se v fumaa e pouco fogo = AI agressivo; 4. Fogo em desenvolvimento = AI cauteloso; 5. Fogo ativo = Ataque interior bem cauteloso.
MP Lio 12 Pgina 14

Curso de Formao em Combate a Incndio

OPERAES DEFENSIVAS Determinadas situaes, decorrentes da magnitude do incndio ou riscos iminentes, no permitiro o acesso dos bombeiros no interior da edificao, obrigando o comandante da operao optar pelo desencadeamento de operaes defensivas de enfrentamento ao sinistro. Caracteriza-se principalmente por aes de combate externo edificao, isolando assim o incndio, objetivando manter sob controle suas dimenses e propagao, quer para outros pavimentos da prpria edificao ou edificaes vizinhas. OPERAES MARGINAIS Muitas vezes, a situao inicial do sinistro poder apresentar condies para o emprego das guarnies de forma ofensiva, adentrando edificao para o salvamento de vtimas e combate ao incndio. Todavia, no desenrolar dessas operaes, as condies de desenvolvimento do sinistro poder obrigar uma retirada imediata das guarnies do interior da edificao. Essas operaes so denominadas Operaes Marginais.

6. Fogo marginal = AI preparando-se p/ao externa; 7. Totalmente em chamas = Operao defensiva (OD); 8. O fogo desce = OD preparando-se para colapso; 9. Fogo na base = OD preparando-se para colapso; 10. Destruio total. Representam as mais difceis e perigosas situaes de combate ao fogo para os bombeiros. Inicia-se com um ataque ofensivo, mas necessitar ser reavaliado constantemente, devido s condies do sinistro e dos efeitos produzidos pelo ataque empreendido, pois a qualquer momento, poder ser alterado a estratgia e tornar necessrio a retirada dos bombeiros do interior da edificao.

MP Lio 12 Pgina 15

Curso de Formao em Combate a Incndio

8 OPERAES DE RESGATE VTIMAS A primeira prioridade ttica de todo comandante de operaes, ser sem dvida a identificao e o resgate de vtimas em situao de perigo. Logo, o desenrolar da operao poder seguir dois caminhos distintos: Confirmando a existncia de vtimas em perigo na edificao sinistrada, os esforos sero reunidos em prol do resgate. No caso de no existir vtimas em perigo, iniciaro as aes de enfrentamento ao fogo. Todavia, a confirmao da existncia ou no de vtimas em situao de perigo, ser precedida de operaes de busca na edificao. Essas operaes sero divididas em: Busca inicial; Busca avanada.

Os procedimentos das equipes de busca, em prol do salvamento de vtimas que se encontrem em situao de perigo no interior da edificao, depender de determinados fatores que, obrigatoriamente devero ser observados. Dentre esses fatores pode-se destacar a fase do incndio, a localizao das vtimas em relao ao incndio e o nmero de vtimas. 9 O CONTROLE DO INCNDIO Consiste nas aes destinadas especificamente ao controle do incndio, sendo tais aes o isolamento, o confinamento, a extino, e as aes de apoio e suporte ao controle (entradas foradas, ventilao, iluminao, e abertura de acessos). 9.1 ISOLAMENTO O controle do incndio sempre se inicia pelo isolamento da rea sinistrada. A operao de isolamento nada mais do que uma ao de impedimento da propagao do fogo que poder dirigir-se para alm da edificao de onde se originou. A proteo das edificaes e estruturas vizinhas ao local do sinistro dever ser sempre considerada como principal objetivo em situaes de combate ao fogo do tipo defensivas. 9.2 CONFINAMENTO O confinamento de um incndio em sua rea de origem uma ao ttica (operacional) que consiste em impedir a progresso, horizontal ou vertical, do fogo e do calor para ambientes ainda no expostos (atingidos). Podemos dizer que um incndio est confinado quando foi reduzido a uma rea onde possa ser controlado pelos bombeiros.
MP Lio 12 Pgina 16

Curso de Formao em Combate a Incndio

9.3 EXTINO So as aes necessrias para o ataque e a extino propriamente dita do incndio. O xito dessas operaes depende do tipo de material combustvel, da localizao do incndio, do grau de dificuldade e da capacidade de resposta das equipes de combate ao fogo. 9.4 AES DE APOIO E SUPORTE 9.4.1 Entradas Foradas So as aes realizadas pelos bombeiros que se deparam com barreiras que impedem seu acesso rea do incndio. O grau de dificuldade dessas atividades est diretamente relacionada com o tipo de obstculo encontrado diante dos acessos primrios, tais como portas, janelas, sacadas, etc. 9.4.2 Ventilao a principal ao ttica de proteo que visa substituir a atmosfera quente e contaminada existente nos ambientes fechados do local sinistrado. A ventilao nada mais do que a extrao planejada e sistemtica de calor, fumaa e gases do incndio da edificao. Esta uma ao de suporte que facilita o trabalho dos bombeiros durante os servios de confinamento e extino do fogo. 9.4.3 Iluminao So as aes realizadas pelos bombeiros para garantir a visibilidade no local do incndio, pois nessas ocorrncias so comuns os colapsos no fornecimento de energia eltrica produzidos pelo prprio sinistro, pelo horrio, ou determinados pelo Comandante da Guarnio para garantir a segurana durante os trabalhos de combate ao fogo. 9.4.4 Abertura de Acessos So as aes institudas para garantir um acesso que permita a aplicao de gua sobre um foco de incndio oculto. Se os espaos vazios no forem abertos e observados, o fogo poder propagar-se comprometendo partes importantes da estrutura da edificao. Esses trabalhos implicam na derrubada de paredes, forros, tetos falsos, abertura de pisos, tudo para permitir o ataque de um fogo oculto. Na abertura de portas faa-o com cuidado, verifique a sua temperatura com um toque das mos. No fique em p ou defronte a uma porta, mantenha-se lateralmente a ela e abra agachado. Se houver fogo no compartimento, o calor e os produtos da combusto passaro por cima de voc. Utilize as portas que abrem em sua direo como um escudo, pois tal ao visa resguardar os Bombeiros dos
MP Lio 12 Pgina 17

Curso de Formao em Combate a Incndio

fenmenos Backdraf e Flashover. Disponha sempre de uma linha de proteo para adentrar em compartimentos em chamas. 10 CONSERVAO DA PROPRIEDADE Compreende o conjunto de aes destinadas a controlar as perdas provocadas pelo sinistro, abrangendo aes de cobertura, isolamento e remoo dos materiais da rea sinistrada, que ainda no foram atingidos pelo incndio. Frequentemente, perdas so provocadas pelo uso excessivo de gua nas operaes de combate a incndio. Medidas simples como o controle ordenado da aplicao da gua no combate ao incndio, proteo com lona dos mveis no atingidos pelo fogo, podem contribuir sobremaneira para conservao da propriedade sinistrada. A fim de evitar danos desnecessrios, algumas medidas devem ser tomadas durante as operaes de combate incndio e salvamento: Utilizar gua somente quando necessrio. Em algumas situaes a simples retirada do material incendiado pode solucionar o problema; Evitar a realizao de aberturas na edificao sem necessidade. Procure utilizar, sempre que possvel, portas e janelas existentes; Quando o emprego de gua for inevitvel, adotar o volume proporcional as dimenses do ambiente, de acordo com o explanado anteriormente; Sempre que possvel, cobrir com lona ou plstico resistente, os mveis e demais utenslios durante as operaes de extino ao fogo; Sempre que possvel, retirar do ambiente os materiais ainda no atingidos pelo incndio; Aps a extino, providenciar que a gua resultante das operaes de combate sejam escoadas para fora da edificao, garantindo que a mesma no atinja locais no afetados pelo sinistro; 11 PRESERVAO DO LOCAL SINISTRADO Constitui aes de preservao de possveis indcios de crime, ou seja, mantendo vestgios de provveis causas do incndio para futura anlise das equipes de percia. Posio de objetos e retira de materiais so realizadas sem necessidade, colocando em risco uma futura inspeo.

MP Lio 12 Pgina 18

Curso de Formao em Combate a Incndio

Um local sinistrado preservado, poder apresentar sindicaes que conduziro s possveis causas do incndio, as quais sero analisadas e trabalhas, a fim de reduzir sua incidncia. Sabe-se da dificuldade de manter intacto um ambiente incendiado durante as operaes de combate ao fogo, todavia, o prprio relatrio das primeiras equipes que adentraram ao local a respeito das condies em que o mesmo se encontrava, auxiliar sobremaneira o trabalhos dos peritos. Dentre essas informaes, podemos destacar as seguintes: 1. Cor e intensidade da fumaa; 2. Existncia de chamas; 3. Colorao e dimenses das chamas; 4. Local exato do foco do incndio; 5. Caminho de propagao do fogo; 6. Exploses ou faiscamentos; 7. Posio dos mveis; 8. Posio e estado de portas e janelas; 9. Cheiro caracterstico de algum tipo de substncia; 10. Posio dos disjuntores; 11. Sinal aparente de curto circuito; 12. Lmpadas estouradas ou queimadas, etc. Outro lembrete muitssimo importante, quando da sada do local sinistrado, onde a edificao dever sempre ser entregue responsabilidade da autoridade policiais ou do prprio proprietrio, para as providenciais cabveis, informando a situao final do sinistro e a existncia de algum tipo de perigo iminente, como por exemplo a possibilidade do colapso da estrutura, entre outros. 12 RESCALDO Os procedimentos de rescaldo tm por finalidade confirmar a extino do incndio e deixar o local sinistrado na melhores condies possveis de segurana e habitabilidade, sem destruir evidncias do incndio. O rescaldo consistir em: Determinar e sanar (ou isolar) as condies perigosas da edificao; Detectar focos de fogo, seja visualmente, por toques ou sons e extingui-los completamente; Remover os escombros e efetuar a limpeza do local sinistrado e de objetos no queimados.

MP Lio 12 Pgina 19

Curso de Formao em Combate a Incndio

13 FINALIZAO Nesta fase so tomadas todas as medidas necessrias para que os recursos empregados retornem situao de prontido, fechando assim o ciclo operacional. Encerrada a ocorrncia, todo o material utilizado dever ser recolhido e conferido. As Viaturas devero ser reabastecidas e os equipamentos passar por limpeza e vistoria. Mangueiras furadas, devem ser substitudas. Equipamentos que apresentaram defeitos, obrigatoriamente, devem ser retirados da viatura. Convm, ao comandante da operao, quando do retorno ao aquartelamento, providenciar um estudo da ocorrncia elencando pontos positivos e negativos, dificuldades encontradas, fazendo uma anlise em conjunto, buscando corrigir os desvios ocorridos, bem como melhoramento do atendimento em futuras aes.

MP Lio 12 Pgina 20

Curso de Formao em Combate a Incndio

AVALIAO ESTRATGICAS E TTICAS DE COMBATE A INCNDIO ESTRUTURAL 1. Cite as trs estratgias de operao num incndio;

2. Defina quando se deve utilizar uma ou outra das estratgias de combate a incndio, conforme desenhos abaixo:

1
____________

2
____________

3
__________

4
__________

5
___________

6
____________

7
____________

8
__________

9
__________

10
___________

3. Cite pelos menos 4 riscos geralmente encontrados no combate a incndios; 4. Relacione as 04 prioridades do Combate a Incndio, de acordo com a hierarquia dos objetivos tticos. 5. Cite as 12 aes tticas para o combate a incndio estrutural.

MP Lio 12 Pgina 21

You might also like