You are on page 1of 3

AUTODIAGNSTICO: QUAL A SUA FUNO NA EQUIPE? DENIZE DUTRA Todos ns j participamos de diversas equipes ao longo de nossa vida.

Certamente nossas atitudes, contribuies e FUNES tambm se diferenciaram, mas natural que tenhamos uma tendncia a agir e trabalhar de determinada forma, assumindo, assim, uma determinada funo mais especfica dentro da equipe. Este teste tem o objetivo de ajud-lo a identificar qual a funo que voc costuma assumir, com mais freqncia, quando trabalha em equipe. 1) INSTRUES: Voc dever ler cada uma das afirmativas abaixo e marcar no quadrinho correspondente, sombreado de cinza, um nmero, de 1 a 4, conforme a escala a seguir: 1 = se a afirmativa no tiver absolutamente nada a ver com voc, ou seja, nunca voc adota este comportamento. 2 = se voc utiliza este comportamento raramente, quando est em equipe. 3 = se voc utiliza este comportamento algumas vezes, quando est em equipe. 4= se este comportamento o caracteriza, ele descreve como voc age com a maior freqncia.

A B C D Consigo tirar o mximo das pessoas, quando percebo que elas tm alguma contribuio significativa para os objetivos do trabalho. Tenho facilidade para perceber como as coisas vo funcionar melhor para a equipe, mesmo quando trabalho com muitas pessoas. Tenho facilidade para apresentar idias, especialmente quando o grupo passa para um novo assunto. A equipe pode contar comigo para finalizar qualquer tarefa ou compromisso que assumo. Sinto-me altamente desconfortvel num grupo, quando as reunies no so bemestruturadas e conduzidas e quando no h um bom aproveitamento do tempo. Muitas vezes, meus colegas acham que me preocupo desnecessariamente com a possibilidade das coisas estarem incompletas ou insuficientemente detalhadas. Assumo inteira responsabilidade pelas minhas posies (mesmo que algumas vezes, isto gere impopularidades) se estas posies trouxerem benefcios expressivos para os resultados do trabalho. Inspiro-me rapidamente com uma idia, e consigo tirar proveito da mesma, para desenvolver outra nova. Mesmo correndo risco de ser percebido como autoritrio e impositivo por alguns, decido e tomo iniciativas quando algo precisa ser feito. A equipe pode contar comigo para organizar todo o trabalho e apoiar tudo que de interesse comum. Chego a perder o foco do que est acontecendo no grupo porque, muitas vezes, fico muito envolvido com minhas idias.
Denize Dutra - Gesto e Desenvolvimento | Tel.: (55) 21- 8114-5750 | denize@denizedutra.com.br

Sou visto como perfeccionista, pois sou extremamente atento, evitando que erros e omisses sejam cometidos por descuido. Sinto-me muito satisfeito num grupo, quando tenho que: buscar recursos, analisar novas possibilidades e avanos, e estar em contato com que ocorre fora do grupo. Hesito em expressar meus pontos de vista quando me deparo com pessoas muito difceis e poderosas, pois meu principal foco que tudo funcione bem na equipe. Consigo influenciar as pessoas atravs de minhas atitudes e comunicao, sem exercer outro tipo de presso ou poder. Gosto de analisar as situaes e considerar todas as alternativas de escolhas, de forma extremamente objetiva, antes de uma deciso. Tenho interesse em buscar solues prticas para os problemas desde que as metas estejam absolutamente claras. Tenho conscincia de que, muitas vezes, exijo dos outros, coisas que eu mesmo no saberia fazer, mas que so necessrias, e que para o outro muitas vezes mais fcil faz-las. Posso ser criticado por ser muito lgico e analtico, mas em situaes difceis no perco o senso de urgncia e asseguro que os resultados sejam alcanados no prazo. Gosto de projetos desafiadores, idias originais e por isto tendo a buscar pessoas que tenham idias diferentes. Fico entediado com a "mesmice". Agora, some cada coluna, considerando somente os quadrinhos sombreados de cinza. TOTAL>> B) VEJA SEU RESULTADO: Para sua compreenso: Verifique em que coluna voc somou o maior nmero de pontos e identifique no quadro abaixo qual a sua FUNO predominante. De acordo com esta pontuao, voc tem mais tendncia a assumir uma determinada funo quando est trabalhando em equipe. Conhea agora, as caractersticas de cada funo e analise em que pontos voc precisa se desenvolver: A= ___ pontos COORDENAR Demonstra ser maduro, confiante, dinmico, decidido. Tem iniciativa, clarifica as metas, coordena as atividades, estimula as pessoas, delega conforme as condies de cada um. Influencia positivamente as pessoas a contriburem para os resultados. Pontos a desenvolver: estar atento para no ser centralizador ou autoritrio, e para no ferir sentimentos do outros, devido ao seu forte impulso para alcanar os objetivos. Precisa saber delegar e ouvir a opinio de todos. B= ____ pontos DESENVOLVER Demonstra interesse pelas novidades e inovaes. criativo, extrovertido, explorador de oportunidades e tende a resolver problemas difceis. Estimula o grupo na busca de novas alternativa. Faz o contato do grupo com o mundo externo, explorando todos os recursos disponveis. No geral, comunica-se eficazmente. Pontos a desenvolver: tender a ignorar detalhes, resistir rotina depois que passa a fase da novidade. Pode perder o entusiasmo inicial.

Denize Dutra - Gesto e Desenvolvimento | Tel.: (55) 21- 8114-5750 | denize@denizedutra.com.br

C= ___ pontos ESTRUTURAR Demonstra ser cooperativo, diplomtico, confivel e muito disciplinado. Tem facilidade para transformar as idias em aes prticas, buscando contribuir para que as coisas funcionem bem. Por isso, evita conflitos e busca solues integradoras. Pontos a desenvolver: tender a ser pouco flexvel e lento nas reaes diante de novas possibilidades, devido a sua extrema organizao. Pode ser indeciso em situaes criticas, assumindo comportamentos passivos.

D= ___ pontos IMPLEMENTAR Demonstra ser absolutamente comprometido com prazo e conscientemente meticuloso. Tende a ser perfeccionista e evita erros e omisses. Costuma ser sensato, srio, analisa todas as possibilidades. Pontos a desenvolver: Tende a ser excessivamente preocupado e por isso reluta em delegar. Precisa de energia.

Agora que voc j conhece sua funo predominante, o mais importante procurar participar ou formar equipes com pessoas que assumam funes diferentes da sua. Em uma Equipe de Alta Performance preciso ter diferentes pessoas, que desempenhem diferentes funes e se COMPLEMENTEM neste e em outros aspectos, tornando o processo e os resultados muito mais ricos e sinrgicos! Caso o seu resultado em cada uma das funes seja muito prximo, ou seja, no existam diferenas expressivas de uma funo para outra, isto caracteriza que voc uma pessoa muito flexvel e que pode assumir as quatro funes em uma mesma equipe. timo, a sua polivalncia pode trazer efetivas contribuies para a equipe de acordo com as necessidades e o momento! Somos seres dinmicos e mutveis, por isso, no encare o resultado deste teste como um "rtulo", mas como uma tendncia, que pode ser reforada ou modificada de acordo com AS EQUIPES em que voc estiver participando e com seus prprios objetivos pessoais e profissionais! Elaborado pela autora para o Curso via E-Learning "Equipes de Alta Performance uma odissia pelas organizaes" Inspirado no questionrio de papis na equipe do Dr. Meredith Belbin: www.belbin.com

Denize Dutra - Gesto e Desenvolvimento | Tel.: (55) 21- 8114-5750 | denize@denizedutra.com.br

You might also like