You are on page 1of 10

Material disponibilizado em:

www.ProjetodeRedes.com.br
Infra-estrutura de Internet Data Center (IDC)

Este tutorial apresenta os componentes principais e critrios de projeto da infra-estrutura de um Internet Data Center (IDC).

Autora: Pollette Brancato de Moraes Diretora de Eng. e Gerenciamento de Projetos da BMT - Bechtel Metodo Tecnologia Ltda. Graduada em Engenharia Civil em 1984, pelo Instituto de Ensino de Engenharia Paulista, e ps graduada em Engenharia de Produo,pela Fundao Vanzolini, USP, atuou como gerente de projetos de obras civis de grande porte, incluindo obras de restaurao. A partir de 1995 passou a atuar na rea de Telecomunicaes, nos seguimentos de redes opticas, construo de infra estruturas de Centrais de Comutao e Controle, Call Centers e Internet Data Centers, tendo gerenciado projetos para a Telesp Celular, Tnext e Contax.

Durao: 15 minutos

www.teleco.com.br

IDC: O Que

H muito tempo as empresas vm construindo os seus Centro de Processamento de Dados (CPDs) onde esto os computadores de grande porte e servidores para suas aplicaes corporativas. Da mesma forma, os servidores de aplicao para a Internet onde esto os sites que voc acessa todo dia precisam estar operando em um ambiente adequado. Com a exploso da Internet surgiram os Internet Data Centers (IDCs) que oferecem a infra-estrutura para ser colocado um servidor de uma aplicao, ou espao em um servidor para que seja instalada uma aplicao para a Web como um site. Os IDCs, assim como os CPDs, so uma edificao que tem que fornecer um ambiente climatizado, energia ininterrupta e segurana. Os IDCs oferecem aos servidores e aplicaes conectividade com a Internet com boa performance e escalabilidade. Os IDCs oferecem ainda a possibilidade de terceirizao de vrios servios, oferecendo recursos tcnicos especficos e processos para as empresas que contratam os seus servios.

www.teleco.com.br

IDC: Projeto

A convergncia de tecnologias em um IDC impe uma srie de requisitos ao projeto da infraestrutura. necessrio projetar uma infra-estrutura que suporte, com alta confiabilidade, os equipamentos de informtica e telecomunicaes que operam 24 horas por dia, 07 dias por semana, ininterruptamente, Esta confiabilidade pode ser traduzida atravs de Sigma, que mede a probabilidade de falhas dos equipamentos em um ano. O projeto pode ser executado para atender a 4 sigma 5 sigma 6 sigma Probabilidade de falha em 3min/ano (99,4%) Probabilidade de falha em 1min/ano (99.98%) Probabilidade de falha em 0,06 min/ano (99,9997%)

Em funo do nvel de confiabilidade definido, projeta-se o nvel de redundncia necessrio para as instalaes e, estabelecem-se os critrios de projeto para cada sistema. Nos Estados Unidos, geralmente os Data Centers so executados para atender a confiabilidade de 5?, sendo que os mais recentes esto sendo projetados para 6 sigma. No Brasil pode-se dizer que os grandes IDCs trabalham com 5 sigmaporm, muitos de mdio e pequeno porte so projetados para 4 sigma ou at 3 sigma, em funo da demanda de mercado. Vale ressaltar que a diferena de custo de implantao de um nvel para outro chega a 20% do total da obra, bastante significativo para um mercado ainda em desenvolvimento como o do Brasil. A infra estrutura dos IDCs pode ser dividida nos seguintes segmentos: Arquitetura e Construo Energia Eltrica Ar condicionado Sistemas:Proteo Contra Incndio, Superviso e Controle, Distribuio de Cabos

www.teleco.com.br

IDC: Arquitetura e Construo

Localizao A escolha do local para implantao do IDC deve ser feita levando-se em considerao a regio, compatvel com o Cdigo de Zoneamento do Municpio, tamanho do terreno, acesso fcil para a entrega de equipamentos, reas altas sem inundaes e existncia de infra estrutura bsica de esgoto, gua, telefonia e energia eltrica.

Critrios de Esolha do Local Estar prximo a pontos de presena de redes de acesso de fibra ptica possibilitando a ligao de dois troncos diferentes. Disponibilidade de energia com possibilidade de obteno de duas entradas de energia Escalabilidade, permitir o aumento da rea construda ao longo do tempo

Arquitetura As principais reas componentes de um IDC so: Hall Social, e as salas de reunio para recepo de visitante. rea administrativa. Operao, manuteno e armazenagem de equipamentos. Sala de equipamentos incluindo sala de servidores pra hospedagem e colocation e sala de telecomunicaes. Sala de equipamentos dos segmentos energia eltrica e ar condicionado. Grupo Moto Gerador e tanque de combustvel geralmente localizados em rea externa ao IDC. O Objetivo do planejamento do espao :
Ter as instalaes com 60% da rea total dedicadas sala de Equipamentos do Data Center. Promover o estado da arte nas instalaes desde o sistema operacional at o nvel do

gerenciamento do banco de dados. Promover instalaes que reflitam a imagem de uma empresa de alta tecnologia, negcio de risco de investimentos de alta rentabilidade, de funcionalidade e controle. Todos os espaos operacionais das instalaes so posicionados de maneira a aumentar a natureza da segurana das reas adjacentes.

www.teleco.com.br

Usualmente o IDC divididos em trs zonas fsicas de segurana em ordem crescente de restrio de acesso conforme apresentado na figura: Zona I reas pblicas incluindo o Hall Social, rea para visitantes e reas administrativas. Zona II reas de Operao do IDC. Zona III Salas de Equipamentos, corao do IDC, onde esto localizados os servidores, o shaft de cabos, as unidades de distribuio de energia (PDUs), baterias e mquinas de ar condicionado. Construo A Construo deve prover uma estrutura slida segura compondo as instalaes que complementam e protegem os equipamentos e informaes que residem no IDC.

Critrios de Projeto Prover segurana para proteo dos equipamentos do Data Center contra danos fsicos, com paredes externas de concreto ou blocos de concreto sem caixilhos. Os Telhados devem ter proteo mxima contra vazamentos de gua e esforos do vento, recomendando-se cobertura dupla. Os equipamentos de suporte do Data Center, por requererem elevada carga de piso, ditam sua colocao em pavimentos trreos. O piso elevado, geralmente utilizado nas salas dos servidores, dos PDUs, UPSs, e salas de energia, deve ter no mnimo 60 cm. de altura, para possibilitar passagem dos cabos, tubulao do sistema de proteo contra incndios, iluminao,etc. Altura mnima de p direito de 4,60m, em funo da altura do piso elevado e da altura dos Racks ser entre 2,10m e 2,50m. Alguns equipamentos necessitam ser localizados fora da edificao, tais como torres de resfriamento, transformadores, tanques de leo e unidades de condensao, exigindo espao de terreno suficiente e preparao do local com estruturas de suporte. Dever ser feito tratamento acstico no local dos Grupos Motor Geradores, atendendo aos limites do rgo regulamentador

www.teleco.com.br

IDC: Energia Eltrica e Ar condicionado

Energia Eltrica O segmento eltrico constitudo pelo Sistema Ininterrupto de Energia (UPS), o Sistema de energia de Emergncia e as unidades de distribuio de potncia (PDU). O sistema ininterrupto de energia (UPS) tem a funo de fornecer energia para todos os equipamentos do Data Center, incluindo equipamentos de segurana e deteco e alarme de incndio. Ele composto por conjuntos de No-Breaks compostos por baterias, retificadores e inversores . Estes No-Breaks, redundantes, ligados em paralelo, asseguraro o suprimento contnuo de energia mesmo em caso de falha de transformadores, entrada de energia ou algum conjunto de No-Breaks. Os bancos de baterias so dimensionados para alimentarem as cargas por um perodo de 15 minutos. Este tempo suficiente para partida e conexo dos geradores a diesel em caso de falta de energia eltrica da Concessionria. O sistema de energia de emergncia consiste de Grupo Geradores Diesel que entraro em funcionamento e se conectaro ao sistema eltrico do IDC automaticamente. Os geradores so dimensionados para suportar todas as cargas necessrias ao funcionamento dos Equipamentos do Data Center durante falta de energia da Concessionria. O Objetivo atender a operao 24 horas x 7 dias da semana, considerando as condies para manuteno preventiva, acrscimo de novos componentes e reposio operacional aps interrupes no programadas. As unidades de distribuio de potncia (PDU) so responsvel pelo condicionamento do sinal para alimentao dos vrios equipamentos do IDC.

Critrios de projeto para energia eltrica Utilizao de duas entradas de energia eltrica fornecidas pela concessionria A alimentao Principal e a Distribuio quadros, UPS e transformadores ) devem ser redundantes, de acordo com o grau de confiabilidade exigido. Sistema ininterrupto de energia, inclusive baterias, deve ser redundante, de acordo com o grau de confiabilidade exigido. Circuitos redundantes para a alimentao de equipamentos com fonte dupla redundante (dual power ) Disponibilidade de energia e condicionamento para atender a demanda pela tecnologia atual dos servidores e futuros adensamentos Energia de Emergncia com transferncia automtica, redundncia de Grupo Motor Gerador e da estao de bombeamento de Combustvel. Tanque dirio com reserva de pelo menos 2 horas por GMG e armazenamento de leo diesel por 48 horas a carga total.

www.teleco.com.br

Ar Condicionado O segmento de Ar Condicionado tem a funo de manter um ambiente controlado de temperatura e umidade nas instalaes do IDC. O segmento de Ar Condicionado inclui o sistema de refrigerao, unidades de tratamento do ar e sistema de Distribuio de Ar condicionado. Ele deve estar ligado aos geradores de energia de emergncia. O Sistema de Refrigerao deve prover aquecimento, resfriamento, umidificao e desumidificao da edificao. O Sistema de Tratamento de Ar deve ser separado em trs tipos de rea: Sala de Equipamentos do Data Center, rea de Escritrios, Salas de Equipamentos de Ar condicionado e Eltricos. A separao devida s diferenas de calor sensvel e calor latente de cada rea s condies de temperatura e umidade. O Sistema de Distribuio de Ar Condicionado para a Sala de Equipamentos do Data Center utilizar o sistema de insuflamento de ar pelo pleno criado por baixo do piso elevado. Este sistema de insuflamento pelo piso elevado implica em uma altura mnima de 60 cm., que dependendo da quantidade de condutes, tubulao, esteiramentos,etc, dever ter sua altura ajustada de maneira a permitir a circulao do ar ao longo de toda a sala do Data Center. O Objetivo operar 24 horas por dia nos 7 dias da semana.

Critrios de projeto para ar condicionado Os sistemas de refrigerao e tratamento de ar devem ser redundantes inclusive nos chillers, torres de resfriamento,bombas dos chillers, bombas para torre de resfriamento e tratamento de ar. A Sala de equipamentos deve ser mantida a uma temperatura mdia de 20 graus Celsius.

www.teleco.com.br

IDC: Sistemas

Sistema de Proteo Contra Incndio O Data Center uma instalao para aparelhos eletrnicos essenciais, como servidores e outros tipos de computadores e equipamentos de telecomunicaes. Alm de atende s normas do Corpo de Bombeiros local, o sistema de proteo contra incndio dever procurar evitar danos nos equipamentos em caso de incndio. Uma das melhores solues de combate a incndio para as salas de Equipamentos uma combinao do Sistema de Combate com Chuveiros Automticos de Pr Ao ( com tubulao seca ) acima do piso elevado e o sistema de Combate Incndios por Gs FM 200 abaixo do piso elevado. O sistema de combate com gs ser conectado a um sensvel sistema de deteco e ser o primeiro a ser acionado. O gs espalhado pela rea, no deixando resduos que danifiquem os equipamentos sensveis ou que requisitem um custo de limpeza dos equipamentos. O sistema de pr ao quando acionado desencadeia a descarga de gua somente nos sprinklers que tenham sido operados pelo calor acima do incndio. Sistema de Superviso e Controle O sistema de superviso e controle monitora continuamente os vrios segmentos do IDC controlando itens como:

controle de carga e paralelismo dos grupos geradores superviso e controle dos painis de mdia tenso superviso e controle dos painis de baixa tenso integrao com sistema dos geradores integrao com sistema de retificadores

O Sistema formado por microcomputadores de ltima tecnologia capazes de resistir ao uso contnuo, adequado para sistemas de superviso e controle. Os mesmo so redundantes entre si, permitindo alta flexibilidade e performance do sistema.Caso ocorra alguma falha em qualquer dos PCs o seu consecutivo assume automaticamente. O IDC dispe ainda de um sistema de circuito fechado de TV e de controle de acesso que controla a entrada ou sada nas vrias salas e zonas fsicas de segurana do IDC.

www.teleco.com.br

Sistema de Distribuio Via Cabo para os Servidores Os cabos de alimentao dos servidores sero instalados sob o piso elevado e dispostos em leitos ou canaletas. Fibras e cabos coaxiais de dados que interligaro a sala de roteadores e Switches sala de servidores tero instalao redundante, com um circuito caminhando sob o piso elevado e outro prximo aos bastidores dos servidores. Os painis de distribuio dos cabos de dados estaro distribudos ao longo de toda a sala dos servidores. O projeto do cabeamento feito de acordo com padres de cabeamento estruturado.

www.teleco.com.br

Material disponibilizado em:

www.ProjetodeRedes.com.br
IDC: Consideraes Finais

A operao do Data Center oferece dois tipos de produto: hosting e colocation. No Hosting (hospedagem), o cliente contrata o servio global do Data Center, ou seja, os servidores, os sistemas, o gerenciamento, monitoramento e suporte tcnico. No colocation, o cliente contrata o espao fsico dos racks e a infraestrutura de energia e de telecomunicao, porm os servidores, os sistemas, o gerenciamento, monitoramento e suporte tcnico so fornecidos pelo cliente. Esta relao pode ser flexibilizada e para isto costuma-se estabelecer um contrato com os termos e as condies , definindo claramente o escopo dos sevios de cada lado. Inclui equipamentos de Telecomunicaes. No ano de 2001 e 2002 foram construdos vrios IDCs no Brasil incluindo projeto de grande porte (mais de 10.000 metros quadrados) como a Optiglobe e projeto de mdio e pequeno porte como a Tnext e a .comDomnio.

www.teleco.com.br

10

You might also like