You are on page 1of 20

FRENTE 1 GENTICA MDULO 19

POLIALELIA E IMUNOLOGIA
1. (UNIFESP) Uma espcie de peixe possui indivduos verdes, vermelhos, laranja e amarelos. Esses fentipos so determinados por um gene com diferentes alelos, como descrito na tabela. Fentipos
Verde Vermelho Laranja Amarelo

a) Identifique as curvas que correspondem primeira e segunda injeo de antgenos. b) Quais so as caractersticas das duas curvas que permitem distinguir a curva correspondente primeira injeo de antgenos daquela que representa a segunda injeo? c) Por que as respostas a essas duas injees de antgenos so diferentes?
RESOLUO: a) B e A, respectivamente. b) A curva B indica a resposta imunolgica primria, com as seguintes caractersticas: a produo inicial dos anticorpos menos intensa e mais demorada, declinando mais rapidamente. A curva A indica a resposta imunolgica secundria, na qual a produo de anticorpos imediata, mais intensa e, consequentemente, mais duradora. c) A resposta secundria mais eficiente em razo da ao de clulas de memria especficas em relao ao antgeno aplicado.

Gentipos
GG, GG1, GG2 G1 G1 G1 G2 G2 G2

Suponha que esses peixes vivam em lagos onde ocorre despejo de poluentes que no causam a morte dos mesmos, porm os tornam mais visveis aos predadores. a) Em uma dessas lagoas, os peixes amarelos ficam mais visveis para os predadores, sendo completamente eliminados naquela gerao. Haver a possibilidade de nascerem peixes amarelos na gerao seguinte? Explique. b) Em outra lagoa, os peixes verdes ficam mais visveis aos predadores e so eliminados naquela gerao. Haver possibilidade de nascerem peixes verdes na gerao seguinte? Explique.
RESOLUO: a) Sim. Os cruzamentos de peixes verdes heterozigotos (GG2) entre si, de laranja heterozigotos (G1G2) entre si e de verdes e laranja (GG2 x G1G2) produzem descendncia amarela (G2G2). b) No. As variedades sobreviventes (vermelho, laranja e amarelo) no so portadoras do alelo G, determinante da colorao verde.

3. (ENEM) Na herana mendeliana, cada carter condicionado por um par de genes alelos. Fala-se em polialelia ou alelos mltiplos quando um carter pode ser determinado por trs ou mais alelos mltiplos. De modo geral, numa srie de alelos mltiplos, o nmero de gentipos possveis dado por n(n + 1)/2. Nesse total de gentipos, h n homozigotos. Na mosca drosfila, a cor dos olhos determinada por uma srie de nove alelos. Qual dever ser a porcentagem de gentipos heterozigotos? a) 15% b) 20% c) 50% d) 75% e) 80%
RESOLUO: n(n + 1) 9 . 10 Nmero total de Gentipos = = = 45 2 2 n(n 1) 9.8 Nmero total de Heterozigotos = = = 36 2 2 45 100 x = 80% 36 x Resposta: E BIOLOGIA BDE

2. (FUVEST) As duas curvas (A e B) do grfico mostram a concentrao de anticorpos produzidos por um camundongo, durante oito semanas, em resposta a duas injees de um determinado antgeno. Essas injees foram realizadas com intervalo de seis meses.

4. A bactria Hemophilus influenza tipo B a causa mais frequente da meningite em crianas novas em todo o mundo. Frequentemente o governo desenvolve campanhas de vacinao contra a meningite, com aplicao de vacinas. O processo de vacinao visa a) introduzir no organismo das pessoas vacinadas os anticorpos contra a doena, previamente obtidos pela inoculao da bactria em organismo de outros animais como, por exemplo, o cavalo. b) tratar somente crianas e adultos suscetveis. c) tratar indivduos portadores da bactria causadora da meningite, uma medida teraputica de massa. d) reforar a imunidade natural de espcie humana, especialmente as crianas, contra a doena. e) estimular o organismo das pessoas vacinadas produo de anticorpos contra a meningite, tornando-as imunes doena.
RESOLUO: Resposta: E

77

5. O grfico abaixo representa o nvel de anticorpos num organismo animal aps a injeo de trs substncias: A, B e C.

3. (CESGRANRIO) Em certo hospital nasceram quatro crianas na mesma noite, no sendo possvel, no dia seguinte, saber quais os pais de cada criana. A determinao de grupos sanguneos mostrou que as crianas eram (1) O, (2) A, (3) B, (4) AB e que os casais de pais eram (I) O e O, (II) AB e O, (III) A e B, (IV) B e B. A qual destas concluses voc chegaria sobre os verdadeiros filhos desses casais? a) I : 1, II : 4, III : 2, IV : 3 b) I : 4, II : 3, III : 2, IV : 1 c) I : 1, II : 2, III : 4, IV : 3 d) I : 1, II : 3, III : 4, IV : 2 e) I : 1, II : 2, III : 3, IV : 4
RESOLUO: Resposta: C

A, B e C constituem, respectivamente, a) antgeno, antgeno e soro. b) antgeno, soro e antgeno. c) soro, antgeno e antgeno. d) soro, antgeno e soro. e) soro, soro e antgeno.
RESOLUO: Resposta: C

MDULO 20
O SISTEMA ABO
1. O quadro abaixo mostra os resultados obtidos na tipagem sangunea de um casal e seu filho. Aglutininas Anti-A
Homem Mulher Filho Aglutina No aglutina No aglutina

4. A transfuso de sangue tipo AB para uma pessoa com sangue tipo B a) pode ser realizada sem problema, porque as hemcias AB no possuem antgenos que possam interagir com anticorpos anti-A presentes no sangue do receptor. b) pode ser realizada sem problema, porque as hemcias AB no possuem antgenos que possam interagir com anticorpos anti-B presentes no sangue do receptor. c) pode ser realizada sem problema, porque, apesar de as hemcias AB apresentarem antgeno A e antgeno B, o sangue do receptor no possui anticorpos contra eles. d) no deve ser realizada, pois os anticorpos anti-B presentes no sangue do receptor podem reagir com os antgenos B presentes nas hemcias AB. e) no deve ser realizada, pois os anticorpos anti-A presentes no sangue do receptor podem reagir com os antgenos A presentes nas hemcias AB.
RESOLUO: O plasma do receptor contendo anticorpos anti-A aglutina os antgenos A existentes nas hemcias do doador AB. Resposta: E

Aglutininas Anti-B
No aglutina Aglutina No aglutina

a) Qual o gentipo dos pais? b) Qual a probabilidade de esse casal ter uma criana cujo sangue aglutine nos dois tipos de soro?
BIOLOGIA BDE RESOLUO: a) IAi x IBi b) O sangue que aglutina com anti-A e antiB o do tipo AB. O cruzamento IAi x IBi produz : IAIB, IAi, IBi e ii. P (criana IAIB) =

MDULO 21
O FATOR RH
1. Uma mulher que na infncia foi afetada pela eritroblastose fetal casou-se com um homem que no teve a doena, mas teve vrios irmos mais velhos afetados; sabe-se que sua me nunca recebeu aplicao da imunoglobulina anti-Rh, ou seja, anticorpo anti-Rh. a) D os possveis gentipos do casal e de seus genitores. b) Qual ser o risco de o casal vir a ter uma criana afetada pela eritroblastose fetal? Por qu?
RESOLUO: a) Mulher Rr; seu pai RR ou Rr e sua me rr. Marido rr; seu pai Rr e sua me rr. b) Nenhum, por ser a mulher Rh+.

2. (PUC-SP) Um casal com grupo sanguneo B tem um filho que sofreu um acidente e no pde receber sangue de seus pais, devido incompatibilidade sangunea. a) Qual o grupo sanguneo do menino? b) Por que a transfuso foi considerada incompatvel?
RESOLUO: a) O menino pertence ao grupo O. b) Porque o plasma do menino apresenta aglutininas anti-B, que provocariam a aglutinao das hemcias recebidas dos pais por serem portadoras do aglutinognio B.

78

2. Uma mulher sofreu um acidente e recebeu vrias transfuses de sangue de seu irmo, que tivera eritroblastose fetal ao nascer. Quando essa mulher teve o seu primeiro filho, este tambm apresentou eritroblastose fetal, mas o segundo filho foi normal. Quais so os fentipos e gentipos dos indivduos citados?
RESOLUO: A mulher Rh negativo com gentipos rr; seu irmo Rh positivo com gentipo Rr. O primeiro filho Rh positivo com gentipo Rr, o segundo Rh negativo com gentipo rr.

4. (FMTM) Um homem, que possui ambos os antgenos do sistema ABO e o fator Rh nas hemcias, casa-se com uma mulher com dois anticorpos do sistema ABO e o anticorpo do fator Rh no plasma. Com relao a esse casal, foram feitas as seguintes afirmaes: I. A mulher no poder receber transfuso sangunea de nenhum dos filhos. II. A mulher previamente sensibilizada pelo fator Rh pode gerar uma criana com DHRN (Doena Hemoltica do Recm-Nascido), se esta criana tiver a presena do fator Rh nas hemcias. III. A probabilidade de que o sangue de um de seus filhos se aglutine com o anti-A de 25%. IV. Os filhos tero apenas um dos tipos de aglutininas. correto o contido apenas em a) I e II. b) II e IV. d) I, II e III. e) I, II e IV.
RESOLUO: Resposta: E

c) III e IV.

3. (MODELO ENEM) Eritroblastose fetal uma doena capaz de provocar a morte do feto ou ento o nascimento de uma criana arroxeada, sobrevivendo, em seguida, morte. A descoberta do fator Rh, esclareceu como ocorre a eritroblastose. Normalmente a circulao sangunea do feto completamente isolada da me, mas acidentalmente, a placenta pode sofrer rupturas colocando o sangue do feto em contato com o sangue da me; se a criana for Rh+ e a me Rh , o sangue do feto poder gerar a produo de anticorpos anti-Rh na me. Se o prximo filho for Rh+, os anticorpos maternos provocaro a destruio de suas hemcias, desencadeando a eritroblastose. Assinale a alternativa correspondente ao processo que desencadeia a eritroblastose.

5. (PUC-SP) Um casal apresenta aglutinognios (antgenos) A e Rh em suas hemcias e tem um filho doador universal. Esse casal a) pertence ao grupo sanguneo B e Rh positivo. b) pertence ao grupo sanguneo B e Rh negativo. c) homozigoto recessivo para o sistema sanguneo ABO e para o fator Rh. d) heterozigoto para o sistema sanguneo ABO e homozigoto recessivo para o fator Rh. e) heterozigoto para o sistema sanguneo ABO e para o fator Rh.
RESOLUO: Resposta: E

A INTERAO GNICA
1. (UNICAMP-2010) Nos ces labradores, apenas dois genes autossmicos condicionam as cores preta, chocolate e dourada da pelagem. A produco do pigmento da cor preta determinada pelo alelo dominante B e a do pigmento chocolate, pelo alelo recessivo b. O gene E tambm interfere na cor do animal, j que controla a deposico de pigmento na pelagem. A cor dourada determinada pelo gentipo ee. Uma fmea dourada cruzou com um macho chocolate e teve filhotes com pelagem preta e filhotes com pelagem chocolate, na mesma proporo. Quando essa mesma fmea dourada cruzou com um macho preto, nasceram oito filhotes, sendo um chocolate, trs pretos e quatro dourados. a) Qual o gentipo da fmea me? Identifique e explique o tipo de interao gnica observada entre os genes envolvidos. b) Quais so os gentipos do co preto (pai) e do seu filhote chocolate? Mostre como chegou resposta.

RESOLUO: Resposta: A

79

BIOLOGIA BDE

MDULO 22

RESOLUO: a) Me dourada: eeBb. A interao entre os genes envolvidos um tipo de epistasia recessiva, pois o gentipo ee impede a manifestao dos genes B e b, determinantes da colorao preta e chocolate, respectivamente. b) O pai preto apresenta gentipo EeBb e seu filho, chocolate, EebB, de acordo com o cruzamento adiante. Pais: eeBb x EeBb Filhos:

3. (MODELO ENEM) A audio normal depende da presena de pelo menos um gene dominante de cada um dos dois genes, D e E. Se voc examinasse a prole coletiva de um grande nmero de casamentos DdEe x DdEe, qual a proporo fenotpica que voc esperaria encontrar? a) 3 normais : 1 surdo. c) 9 normais : 7 surdos. e) 12 normais : 3 surdos. b) 1 normal : 3 surdos. d) 10 normais : 6 surdos.

eB eb

EB EeBB EeBb

Eb EeBb Eebb
chocolate

eB eeBB eeBb

eb eeBb eebb

RESOLUO: (P)DdEe x DdEe (F1) 9D_E_ : 3D_ee : 3ddE_ : 1 ddee 9 normais :


Resposta: C

7 surdos

2. (UFU) A cor da pelagem em ratos pode ser preta, creme ou albina (branca devido ausncia de pigmento) e determinada por dois pares de genes alelos com segregao independente. Um par de genes (A e a) determina a cor dos pelos: o gene A determina a pelagem preta e o gene a, a pelagem creme. Outro par de genes alelos (B e b) atua nas reaes bioqumicas, relacionadas produo dos pigmentos determinantes da cor: o gene B permite a manifestao dos genes A e a, enquanto o gene b em dose dupla impede a produo de pigmentos. Um rato preto (1) duplo homozigoto foi cruzado com uma fmea albina (2) dupla homozigota. Do cruzamento entre enimais da gerao F1, foram observados na gerao F2 animais de pelagem preta, creme e albina. De acordo com o descrito acima, responda: a) Qual o nome que se d a esse tipo de interao entre genes no allicos? b) Quais so os gentipos do macho preto (1) e da fmea albina (2)? c) Qual a proporo fenotpica esperada na gerao F2? d) Qual a proporo genotpica que pode ser observada entre descendentes albinos na gerao F2?
RESOLUO: a) Epistasia recessiva b) Macho 1 = BBAA; fmea 2 = bbaa c) 9 pretos (B_A_) : 3 cremes (bbA_) : 4 albinos (bb _ _) d) 2 bbAa : 1 bbaa

4. Em certas variedades de pimentas, o cruzamento de plantas puras de frutos marrons com outras puras de frutos amarelos resulta em F1, 100% de indivduos com frutos vermelhos. Na F2, foram obtidas 182 plantas com frutos vermelhos, 59 com frutos marrons, 61 com frutos amarelos e 20 com frutos verdes. Com base nesses dados, correto concluirmos que os indivduos com a) frutos vermelhos resultam da combinao, em homozigose, para um nico par de genes. b) frutos marrons so homozigotos dominantes ou heterozigotos para um par de genes e os demais genes que eles possuem para cor de frutos devem ser recessivos. c) frutos verdes so resultantes da presena de um gene simples dominante, independentemente da presena de outros genes. d) frutos amarelos resultam da homozigose de um gene dominante e os demais genes que ele possui para cor de frutos so recessivos. e) frutos vermelhos so determinados por um par de genes dominantes, enquanto indivduos com frutos verdes so determinados por um par de genes recessivos.
RESOLUO:

BIOLOGIA BDE

Resposta: B

80

5. (MACKENZIE) Em galinhas, a cor da plumagem determinada por 2 pares de genes. O gene I impede a expresso do gene C, enquanto seu alelo i no interfere nessa expresso. Com esses dados, conclui-se que se trata de um caso de: a) epistasia recessiva. b) herana quantitativa. c) pleiotropia. d) codominncia. e) epistasia dominante.
RESOLUO: Resposta: E

2. (FMTM) Supondo que entre dois loci gnicos (A e B) de um cromossomo a porcentagem de recombinao seja de 18%, assinale a altenativa da tabela que indica, corretamente, as porcentagens esperadas para os diferentes tipos de gametas que podem ser formados por um heterozigoto trans. AB a) b) c) d) e) 82% 9% 21% 9% Ab 41% 20% 9% 18% aB 18% 41% 29,5% 41% 82% ab 9% 29,5% 41%

MDULO 23
LIGAO FATORIAL (LINKAGE) E PERMUTAO (CROSSING OVER)
1. (FUVEST) Foram realizados cruzamentos entre uma linhagem pura de plantas de ervilha com flores prpuras e gros de plen longos e outra linhagem pura, com flores vermelhas e gros de plen redondos. Todas as plantas produzidas tinham flores prpuras e gros de plen longos. Cruzando-se essas plantas heterozigticas com plantas da linhagem pura de flores vermelhas e gros de plen redondos, foram obtidas 160 plantas: 62 com flores prpuras e gros de plen longos, 66 com flores vermelhas e gros de plen redondos, 17 com flores prpuras e gros de plen redondos, 15 com flores vermelhas e gros de plen longos. Essas frequncias fenotpicas obtidas no esto de acordo com o esperado, considerando-se a Segunda Lei de Mendel (Lei da Segregao Independente). a) De acordo com a Segunda Lei de Mendel, quais so as frequncias esperadas para os fentipos? b) Explique a razo das diferenas entre as frequncias esperadas e as observadas.
RESOLUO: a) 40 com flores prpuras e gros de plen longos. 40 com flores vermelhas e gros de plen redondos. 40 com flores prpuras e gros de plen redondos. 40 com flores vermelhas e gros de plen longos. b) As diferenas acontecem porque os genes determinantes da cor das flores e da forma dos gros de plen esto ligados, ou seja, situados no mesmo cromossomo.

RESOLUCO: Gentipo do heterozigoto trans: Ab/aB Gametas com ligao: = 82%, sendo 41% Ab e 41% aB Gametas com permutao: = 18%, sendo 9% AB e 9% ab Resposta: B

3. (VUNESP) Observe o esquema que representa, de forma resumida, uma clula animal germinativa produzindo, aps o trmino da meiose, quatro gametas com suas respectivas combinaes gnicas.

Explique por que ocorreu a produco de gametas com essa combinaco gnica, dando o nome do processo e em que momento da meiose ele ocorre.
RESOLUCO: A produo de gametas ocorreu por causa do processo de crossing over, que acontece durante o paquteno, estgio da prfase I da meiose e que consiste numa troca de segmentos entre cromossomos homlogos.

81

BIOLOGIA BDE

4. Qual dever ser a proporo genotpica esperada no cruzamento AB/ab x ab/ab, considerando que os genes A e b esto ligados e permutam com uma frequncia de 12%? AB/ab a) b) c) d) e)
RESOLUO: AB/ab x ab/ab AB ab Resposta: D AB/ab 44% Ab Ab/ab 6% aB aB/ab 6% ab ab/ab 44%

Ab/ab 0% 25% 0% 6% 44%

aB/ab 0% 25% 0% 6% 44%

ab/ab 50% 25% 12% 44% 6%

25% 25% 88% 44% 6%

5. (MODELO ENEM) Drosophila melanogaster, com corpo marrom e asas normais (BbVgvg), foram cruzadas com Drosophila melanogaster, com corpo preto e asas vestigiais (bbvgvg). Os resultados esperados, segundo as Leis de Mendel, eram BbVgvg (575); bbvgvg (575); Bbvgvg (575); bbVgvg (575); entretanto, os gentipos observados foram: BbVgvg (965); bbvgvg (944); Bbvgvg (206); bbVgvg (185). Que concluso possvel tirar do experimento? a) O gene da cor do corpo e o gene da cor da asa em Drosophila melanogaster esto em cromossomos diferentes e se segregam independentemente. b) Os genes para a cor do corpo e para o tamanho da asa em Drosophila melanogaster esto ligados no mesmo cromossomo e no se segregam independentemente. c) Os genes para a cor do corpo e para o tamanho da asa em Drosophila melanogaster esto ligados no mesmo cromossomo e se segregam independentemente. d) O gene da cor do corpo e o gene da cor da asa em Drosophila melanogaster esto em cromossomos diferentes e no se segregam independentemente. e) Os genes para a cor do corpo e para o tamanho da asa em Drosophila melanogaster so resultados de recombinaes, esto em cromossomos diferentes e se segregam independentemente.
RESOLUO: O resultado obtido no cruzamento-teste indica que os genes em questo esto ligados, no se segregam independentemente e apresentam 17% de frequncia de permutao. Frequncia de permutao = n. de gametas com permutao / n. total de gametas x 100 = 391 (206 + 185) / 2 300 x 100 = 17% Resposta: B

BIOLOGIA BDE

82

FRENTE 2 GENTICA MDULO 19


PORFEROS E CELENTERADOS
1. (UNICAMP-2011) Para suprirem suas clulas com oxignio e removerem o gs carbnico dos tecidos, os animais realizam trocas gasosas com o ambiente, processo denominado de respirao. Na tabela abaixo esto listados 4 grupos de animais e 4 tipos de respirao: Grupo de animais I Porferos II Crustceos III Insetos IV Rpteis Tipo de respirao A Branquial B Traqueal C Cutnea D Pulmonar a) Qual o trajeto dgua durante a filtrao? b) Como denominado esse tipo estrutural?
RESOLUO: a) A gua penetra pelo porcito, chega ao trio e sai pelo sculo. b) scon.

3. Em relao esponja, representada pelo desenho, responda:

As relaes corretas entre os grupos de animais mencionados esquerda e os tipos de respirao mencionados direita so: a) IC; IIA; IIIB; IVD. b) IB; IIA; IIIC; IVD. c) IA; IIB; IIIC; IVD. d) IC; IID; IIIA; IVB.
RESOLUO: Resposta: A

2. (MODELO ENEM) As esponjas so animais aquticos, ssseis, de forma variada, assimtrica ou com simetria radiada. Paredes do corpo com numerosos poros. Ausncia de rgos, apndices e de tecidos verdadeiros. Externamente o corpo das esponjas revestido por uma camada de clulas achatadas, os pinaccitos. Possuem um esqueleto interno formado por espculas cristalinas e/ou de fibras orgnicas. A digesto exclusivamente intracelular. As clulas eliminam por difuso seus catablitos, diretamente para o meio externo. A respirao aerbia. Cada clula realiza diretamente com o meio as trocas respiratrias. As esponjas no possuem sistema circulatrio verdadeiro. A reproduo assexuada, por brotamento, regenerao e/ou gemulao; e sexuada, produzindo uma larva ciliada. Elas no possuem sistema nervoso. De acordo com o texto: a) a esponja no possui estruturas celulares. b) a digesto da esponja intracelular porque ocorre na cavidade intestinal, dentro do corpo. c) todas as esponjas so marinhas. d) as esponjas apresentam sempre reproduo assexuada. e) as esponjas possuem endoesqueleto que pode ser orgnico ou inorgnico.
RESOLUO: Resposta: E

4. (UNICAMP-2011) Os corais, espalhados por grande extenso de regies tropicais dos oceanos e mares do globo terrestre, formam os recifes ou bancos de corais e vivem em simbiose com alguns tipos de algas. No caso do acidente no Golfo do Mxico, o risco para os corais se deve. a) s substncias presentes nesse vazamento, que matariam vrios peixes que serviriam de alimentos para os corais. b) ao branqueamento dos corais, causados pela quantidade de cido clordrico liberado juntamente com o leo. c) reduo na entrada de luz no oceano, que diminuiria a taxa de fotossntese de algas, reduzindo a liberao de oxignio e nutrientes que seriam usados pelos plipos de corais. d) absoro de substncia txica pelos plipos dos cnidrios, formados por colnias de protozorios que se alimentam de matria orgnica proveniente das algas.
RESOLUO: Resposta: C

83

BIOLOGIA BDE

5. (MODELO ENEM) Os cnidrios so animais de simetria radiada. Distinguem-se, neste grupo, dois tipos morfolgicos: o plipo (geralmente, sedentrio) e a medusa (geralmente livre).

MDULO 20
PLATIELMINTOS
1. (FUVEST-2011) Ao noticiar o desenvolvimento de mecanismo de preveno contra a esquistossomose, um texto jornalstico trouxe a seguinte informao: Protena do parasita da doena ensina organismo a se defender dele. Folha de S. Paulo, 06/08/2010

Polimorfismo nos celenterados. Presena de uma forma lembrando um tubo, o plipo, e de outra lembrando a parte superior de um paraquedas aberto, a medusa.

So diblsticos; o corpo apresenta apenas duas camadas celulares, uma epiderme externa (ectoderma) e uma gastroderme interna (endoderma). Entre as duas, encontramos a mesogleia, de consistncia gelatinosa. Presena de cnidoblastos nas duas camadas celulares. Os corais so cnidrios que possuem exoesqueleto crneo ou calcreo. O tubo digestrio dos cnidrios incompleto, porque no apresenta nus. A digesto extra e intracelular. As trocas respiratrias so realizadas diretamente com o meio externo. Os excrementos destes animais so eliminados diretamente na gua. O sistema nervoso difuso (em rede). No apresenta um comando central. A reproduo, geralmente, feita por alternncia de gerao (metagnese), em que o plipo representa a fase assexuada e a medusa, a fase sexuada. H cnidrios monoicos e dioicos; fecundao externa e interna; existncia de gnadas, desprovidas de ductos genitais; presena de larva ciliada chamada plnula. De acordo com o texto: a) os cnidrios possuem apenas uma nica forma estrutural do corpo, denominada medusa. b) todos os celenterados tem esqueleto. c) os cnidrios possuem trs folhetos germinativos: o ectoderma, o endoderma e a mesogleia. d) o tubo digestrio dos celenterados comea na boca e termina no nus. e) os cnidrios possuem tipos estruturais diferentes e sistema nervoso em rede.
RESOLUO: Resposta: E

Traduzindo a notcia em termos biolgicos, correto afirmar que uma protena, presente a) no plateminto causador da doena, ao ser introduzida no ser humano, estimula resposta imunolgica que, depois, permite o reconhecimento do parasita no caso de uma infeco. b) no platelminto causador da doena, serve de modelo para a produo de cpias de si mesma no corpo do hospedeiro que, ento, passa a produzir defesa imunolgica contra esse parasita. c) no molusco causador da doena, estimula a produo de anticorpos no ser humano, imunizando-o contra uma possvel infeco pelo parasita. d) no molusco causador da doena, atua como anticorpo no ser humano, favorecendo a resposta imunolgica contra o parasita. e) no nematelminto causador da doena, pode ser utilizada na produo de uma vacina capaz de imunizar o ser humano contra infeces por esses organismos.
RESOLUO: Resposta: A

2. (UNICAMP-2011) A tenase e a cisticercose so doenas parasitrias que ainda preocupam as entidades sanitaristas. So medidas que controlam a incidncia de casos dessas parasitoses: lavar vem os alimentos e tomar gua fervida ou filtrada, para evitar a a) ingesto de ovos dos platelmintos causadores dessas doenas; e controlar as populaes de caramujos, que so hospedeiros intermedirios dos platelmintos. b) ingesto de ovos dos nematelmintos, alm de cozinhar bem as carnes de porco e de boi, ambos portadores desses nematelmintos. c) ingesto de cisticercos; e controlar a populao de insetos vetores, como o barbeiro, que transmite os ovos do parasita ao picar o homem. d) ingesto de ovos do parasita; e cozinhar adequadamente as carnes de porco e de boi para evitar a ingesto de cisticercos.
RESOLUO: Resposta: D

BIOLOGIA BDE

84

3. (MODELO ENEM) Os platelmintos so animais que possuem o corpo achatado dorsoventralmente. Sua epiderme pode ser ciliada (planria) ou recoberta por uma cutcula (tnia e esquistossomo). O sistema digestrio pode ser incompleto (planria) ou ausente (tnia). Os excretas (catablitos) destes animais so eliminados pelas clulasflama (solencitos). Respiram por difuso simples, sendo os parasitas (ex.: tnia) anaerbios. No possuem sistema circulatrio, sendo o alimento distribudo por ramificaes do intestino. Na solitria a assimilao do alimento direta, atravs da pele. Apresentam sistema nervoso ganglionar, com cefalizao. Os vermes chatos podem ser hermafroditas (solitria, planria) ou unissexuados (esquistossomo). A fecundao interna, o desenvolvimento direto na planria e indireto no esquistossomo e na tnia, com um ou vrios estgios larvais em que frequente a pedognese. A planria reproduz-se sexuadamente por fecundao cruzada e assexuadamente por bipartio transversal, devido sua alta capacidade de regenerao. De acordo com o texto: a) os vermes chatos so unicelulares. b) todos os platielmintos so patognicos, ou seja, causam doenas ao homem. c) a larva da planria realiza a pedognese, reproduo assexuada. d) os platielmintos no possuem um sistema circulatrio verdadeiro sendo as micromolculas nutritivas distribudas pelas ramificaes intestinais. e) os platielmintos so vermes pluricelulares, de corpo achatado dorso ventralmente, de simetria bilateral e somente excretam por simples difuso devido a ausncia de estruturas excretoras.
RESOLUO: Resposta: D

5. (UNIFESP) Qual a diferena de simetria entre o platielminto, ex. planria e a anmona-do-mar (celenterado)? Qual a mais evoluda?
RESOLUO: A simetria da planria bilateral. A anmona apresenta simetria radiada. A simetria bilateral mais evoluda do que a radiada.

MDULO 21
ASQUELMINTOS OU NEMATELMINTOS
1. (UEL-2010) No ciclo biolgico dos parasitas, considera-se o hospedeiro intermedirio aquele no qual ocorre a reproduo assexuada do agente causador e que, portanto, abriga as formas assexuadas do parasita. J o hospedeiro definitivo aquele, no qual ocorre a reproduo sexuada do agente causador, abrigando, ento, as formas sexuadas do parasita. Com base nessas informaes, considere as afirmativas a seguir: I. No ciclo biolgico do Ancylostoma duodenalis, causador do amarelo, o ser humano hospedeiro definitivo, enquanto que o porco hospedeiro intermedirio. II. No ciclo biolgico da Leishmania braziliensis, causadora da lcera de Bauru, o ser humano hospedeiro intermedirio, enquanto que o mosquito flebtomo o hospedeiro definitivo. III.No ciclo biolgico do Plasmodium vivax, causador da malria, o ser humano hospedeiro intermedirio, enquanto que o mosquito do gnero Anopheles o hospedeiro definitivo. IV. No ciclo biolgico da Wuchereria bancrofti, causadora da elefantase, o ser humano hospedeiro definitivo, enquanto que o mosquito do gnero Culex o hospedeiro intermedirio. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas I e II so corretas. b) Somente as afirmativas I e III so corretas. c) Somente as afirmativas III e IV so corretas. d) Somente as afirmativas I, II e IV so corretas. e) Somente as afirmativas II, III e IV so corretas.
RESOLUO: Resposta: C

4. (UNIFESP) As fmeas do Schistosoma mansoni fazem a postura dos ovos em vasos sanguneos prximos luz intestinal. Com as fezes da pessoa parasitada, os ovos atingem o meio ambiente. No ciclo biolgico desse parasita, resumidamente ilustrado no esquema a seguir, em 1, 2 e 3 representam, respectivamente:

a) b) c) d) e)

Miracdio, cercria e esporocisto. Miracdio, esporocisto e cercria. Cercria, miracdio e esporocisto. Esporocisto, cercria e miracdio. Esporocisto, miracdio e cercria.

RESOLUO: No meio aqutico o ovo do parasita forma na sequncia: miracdio, esporocisto e a cercria que constitue a forma infestante. Resposta: B

85

BIOLOGIA BDE

2. (UNICAMP) Uma criana, depois de passar frias em uma fazenda, foi levada a um posto de sade com quadro sugestivo de pneumonia. Os resultados dos exames descartaram pneumonia por vrus ou bactria. A doena regrediu sem necessidade de tratamento. Algumas semanas depois, um exame de fezes de rotina detectou parasitismo por Ascaris lumbricoides (lombriga) e por Enterobius vermicularis (oxiro). A me foi informada de que um dos vermes poderia ter causado a pneumonia. a) Qual poderia ter sido o verme responsvel? Justifique sua resposta. b) Cite um outro verme que pode causar sintomas semelhantes no ser humano.
RESOLUO: a) O agente etiolgico responsvel pode ser o Ascaris lumbricoides, porque a larva deste verme invade o pulmo, possibilitando a ocorrncia de pneumonia. b) Entre os demais vermes capazes de invadir o pulmo, podemos mencionar o Ancylostoma duodenale e o Necator americanus, agentes etiolgicos do amarelo.

4. (FUVEST-2009) O esquema abaixo representa uma das hipteses para explicar as relaes evolutivas entre grupos de animais. A partir do ancestral comum, cada nmero indica o aparecimento de determinada caracterstica. Assim, os ramos anteriores a um nmero correspondem a animais que no possuem tal caracterstica e os ramos posteriores, a animais que a possuem.

As caractersticas cavidade corporal e exoesqueleto de quitina correspondem, respectivamente, aos nmeros a) 1 e 6 b) 2 e 4 c) 2 e 5 d) 3 e 4 e) 3 e 5


RESOLUO: O pseudoceloma uma cavidade corprea que aparece nos nematdeos (3). O exoesqueleto quitinoso ocorre nos artrpodes (5). Resposta: E

3. (FGV-2011) A nomenclatura cientfica no usa nomes comuns, pois, muitas vezes, o mesmo nome utilizado para muitos organismos diferentes em locais distintos. Saber o nome cientfico de um organismo importante, porque: a) no caso de organismos patognicos, um tratamento correto poder ser aplicado. b) as regras de nomeao no podem confundir os profissionais da rea que no falam a lngua inglesa. c) anualmente os taxonomistas precisam atualizar os nomes dos gneros em cdigos internacionais de identificao. d) no caso de uso biotecnolgico, o organismo dever mudar o nome cientfico de acordo com o pas onde est sendo utilizado. e) as plantas e os animais, classificados no mesmo reino, serviro para estabelecer a sucesso biolgica em reas desrticas.
RESOLUO: Resposta: A

5. (UNIFESP) Acerca da doena conhecida como amarelo (ou ancilostomase), correto afirmar que: a) seu agente causador pertence ao mesmo filo da lombriga (Ascaris lumbricoides), que causa a ascaridase, e da tnia (Taenia solium), que causa a tenase. b) no filo do agente causador do amarelo, os organismos so sempre parasitas, uma vez que no possuem cavidade celomtica verdadeira. c) o doente apresenta cor amarela na pele porque o parasita aloja-se nas clulas hepticas, produzindo aumento do fgado (hepatomegalia). d) o ciclo de vida do agente causador igual ao da lombriga (Ascaris lumbricoides), com a diferena de que as larvas do amarelo penetram ativamente no corpo do hospedeiro. e) medidas de saneamento s so efetivas no combate doena se forem eliminados tambm os hospedeiros intermedirios.
RESOLUO: A larva rabditoide do Ancylostoma duodenale penetra ativamente, pela pele, no corpo do hospedeiro. Resposta: D

BIOLOGIA BDE

86

MDULO 22
ANELDEOS
1. (UFPR-2010) A figura abaixo representa esquematicamente cortes do corpo de trs diferentes grupos de animais multicelulares: aneldeos, platelmintos e nematelmintos (no necessariamente nessa ordem). Elas representam o processo evolutivo que levou ao surgimento de cavidades no corpo dos animais.

3. (FUVESTModificado) As lulas, lombrigas, minhocas e tnias eram reunidas antigamente em um mesmo grupo denominado Vermes, o que j no ocorre nas classificaes atuais. Sobre as caractersticas morfolgicas e de desenvolvimento desses animais, correto afirmar que a) as lulas, minhocas e tnias possuem celoma, mas as lombrigas so acelomadas. b) as minhocas apresentam metameria, que no encontrada nas tnias e lombrigas. c) as lulas, minhocas e lombrigas possuem mesoderme, mas as tnias no tm esse folheto embrionrio. d) as minhocas e lombrigas apresentam simetria bilateral e as tnias e lulas tm simetria radial. e) as lulas e minhocas possuem sistema digestrio completo, mas, nas tnias e lombrigas, ele incompleto.
RESOLUO: Resposta: B

a) Correlacione cada figura com os grupos animais apresentados no enunciado. b) Discorra sobre duas vantagens trazidas pelo surgimento de cavidades corpreas.
RESOLUO: a) 1. platelmintos 2. nematelmintos 3. aneldeos b) Tornam o animal mais flexvel, permitindo a ele melhor movimentao e deslocamento. Permite o crescimento e movimento de rgos internos independentemente da superfcie do corpo. Os lquidos que podem ocupar as cavidades protegem os rgos internos contra pancadas e apertes que o animal possa receber. Os fluidos que podem preencher as cavidades, podem funcionar de veculos para a difuso de substncias como oxignio e nutrientes.

4. (UNICAMP) O jornal O Estado de S. Paulo, de 2 de agosto de 1997, noticiou a descoberta de colnias de vermes desconhecidos escondidos em metano congelado emergindo do fundo do mar. () As criaturas parecem pertencer a uma espcie nova na famlia dos organismos conhecidos como poliquetos (). Elas parecem cegas, mas tm bocas, aparelho digestrio e um sistema de circulao complexo. As caractersticas mencionadas permitem-nos classificar esses novos organismos como poliquetos. a) A que filo pertencem os poliquetos? b) Cite duas caractersticas que, em conjunto, permitiram identificar esses animais como poliquetos.
RESOLUO: a) A classe dos poliquetos pertence ao filo dos aneldeos. b) Os poliquetos possuem expanses laterais, denominadas parapdios, com um grande nmero de cerdas, alm de cabea diferenciada.

2. (FUVEST-2010) Um determinado animal adulto desprovido de crnio e apndices articulares. Apresenta corpo alongado e cilndrico. Esse animal pode pertencer ao grupo dos a) rpteis ou nematelmintos. b) platelmintos ou aneldeos. c) moluscos ou platelmintos. d) aneldeos ou nematelmintos. e) aneldeos ou artrpodes.
RESOLUO: Os aneldeos e os nematelmintos possuem corpo cilndrico e alongado. Eles no apresentam apndices articulares, nem crnio. Resposta: D

87

BIOLOGIA BDE

5. (FGV-2011) Assim como algumas espcies formam um gnero, gneros relacionados formam uma famlia, e assim por diante. Portanto, na hierarquia taxonmica correto afirmar que a) as classes so agrupadas em filos. b) os domnios so agrupados em reinos. c) os reinos so agrupados em domnios. d) as espcies so agrupadas em subespcies. e) os gneros so agrupados em classes.
RESOLUO: Resposta: A

3. (UNICAMP-2010) As figuras abaixo mostram o crescimento corporal de dois grupos de invertebrados at atingirem a fase adulta.

a) Identifique um grupo de invertebrados que pode ter o crescimento corporal como o representado na figura A e outro como o representado na figura B. Justifique. b) D duas caractersticas morfolgicas que permitam diferenciar entre si dois grupos de invertebrados relacionados com o grfico A.
RESOLUO: a) A figura A representa o crescimento de artrpodos que eliminam o seu exoesqueleto nas mudas, aumentando o seu tamanho. A figura B representa o crescimento, por exemplo, dos moluscos, que contnuo. b) Os insetos geralmente so hexpodos e dceros, ou seja, possuem seis patas e duas antenas. Os crustceos superiores geralmente so decpodos e tetrceros, ou seja, possuem dez patas e quatro antenas. Os insetos e os crustceos so artrpodos.

MDULO 23
ARTRPODES
1. (FUVEST-2011) Considere os filos de animais viventes e as seguintes caractersticas relacionadas conquista do ambiente terrestre: I. Transporte de gases feito exclusivamente pelo sistema respiratrio, independente do sistema circulatrio. II. Respirao cutnea e pulmonar no mesmo indivduo. III. Ovos com casca calcrea resistente e porosa. A sequncia que reproduz corretamente a ordem evolutiva de surgimento de tais caractersticas : a) I, II e III. b) II, I e III. c) II, III e I. d) III, I e II. e) III, II e I.
RESOLUO: Resposta: A

BIOLOGIA BDE

2. (FGV-2011) A malria endmica em algumas regies brasileiras, como a Amaznica, e provoca grandes problemas econmicos e sociais. O micro-organismo e o vetor dessa molstia so, respectivamente, um a) protozorio flagelado e um inseto do gnero Anopheles. b) protozorio do gnero Leptospira e o mosquito corcundinha. c) fungo e o mosquito-prego, que pertence ao gnero Anopheles. d) protozorio esporozorio e um inseto conhecido como mosquitoprego. e) vrus e um inseto do gnero Phlebotomus, conhecido como mosquito-palha.
RESOLUO: Resposta: D

88

4. (UNESP-2010) Observe os quadrinhos.

5. (FUVEST-2010) Observe a gravura e considere as afirmaes.

I.
(Fernando Gonsales, Folha de S. Paulo, 18.06.2009.)

Sobre o contido nos quadrinhos, os alunos em uma aula de biologia afirmaram que: I. O besouro, assim como a borboleta, apresenta uma fase larval no incio de seu desenvolvimento. II. As lagartas so gentica e evolutivamente mais aparentadas s minhocas que aos besouros. III. Ao contrrio dos besouros, que possuem sistema circulatrio fechado, com hemoglobina, as borboletas e as minhocas possuem sistema circulatrio aberto, sem hemoglobina. correto apenas o que se afirma em a) I. b) III. c) I e II. d) I e III. e) II e III.
RESOLUO: A afirmativa I est correta porque os besouros e as borboletas so holometbolos, possuindo fase larval. A afirmativa II est errada porque as lagartas (larvas de insetos) so mais aparentadas aos besouros (insetos) do que os insetos so aparentados s minhocas (aneldeos). A afirmativa III est errada porque os insetos (besouros e borboletas) possuem circulao aberta, mas no apresentam a hemoglobina, enquanto, nos aneldeos (minhocas), h circulao fechada e hemoglobina. Resposta: A

Pentgonos regulares congruentes podem substituir os hexgonos da gravura de modo a recobrir todo o plano sem sobreposio. II. Pelo menos um dos animais representados passa pelo processo de metamorfose na natureza. III. A sequncia de espcies animais representadas da esquerda para a direita do leitor corresponde do processo evolutivo na biosfera. Est correto o que se afirma somente em a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) II e III.
RESOLUO: I. O pentgono regular no consegue cobrir o plano pois seus ngulos internos medem 108 e 108 no divisor de 360 III. Os peixes foram originados antes das aves no processo evolutivo e, portanto, essa afirmao est errada. Resposta: B

89

BIOLOGIA BDE

FRENTE 3 BIOLOGIA VEGETAL E ECOLOGIA MDULO 19


HORMNIOS VEGETAIS: PIGMENTO FITOCROMO
1. (UNICAMP) Um agricultor decidiu produzir flores em sua propriedade, localizada perto da cidade de Fortaleza (CE). Devido sua proximidade com a linha do Equador, nesta cidade os dias mais longos do ano (janeiro) so de 12 horas e 30 minutos de luz, e os mais curtos (julho) so de 11 horas e 30 minutos de luz. O agricultor tem dvida sobre qual flor deve cultivar: uma variedade de crisntemo, que uma planta de dia curto e tem um fotoperodo crtico de 12 horas 30 minutos, ou uma variedade de brinco-de-princesa (Fucsia sp.), que planta de dia longo e tem fotoperodo crtico de 13 horas. a) Qual espcie de planta o agricultor deveria escolher? Justifique. b) Com relao florao, o que aconteceria com a espcie de dia curto (crisntemo) se fosse dado um perodo de 15 minutos de luz artificial no meio da noite (flash de luz)? Explique.
RESOLUO: a) Crisntemo, porque apresenta fotoperodo crtico de 12 horas e 30 minutos e essas plantas s florescem em fotoperodos igual ou abaixo do crtico. b) A planta deixa de florescer. As P.D.C. precisam de uma noite contnua para a produo do florgeno, hormnio que induz florao. A interrupo do perodo noturno pela luz inibe a produo de florgeno.

diferentes regimes de luz, como representado no esquema.

Pode-se dizer que as plantas de dia curto floresceram a) no regime A e as de dia longo, no regime C apenas. b) no regime B e as de dia longo, nos regimes A e C apenas. c) nos regimes B e C e as de dia longo, no regime A apenas. d) nos regimes B e C e as de dia longo, no regime B apenas. e) no regime C e as de dia longo, no regime C apenas.
RESOLUO: As plantas de dia curto florescem no regime de dia curto e noite longa e contnua (B). A interrupo do perodo noturno inibe a florao dessas plantas. As plantas de dia longo florescem no regime de dia longo e noite curta (A) e em regime de dia curto e noite longa, desde que a noite seja interrompida por um perodo de luz (C). Resposta: B

BIOLOGIA BDE

2. (UFAL) Os vegetais apresentam no seu desenvolvimento um comportamento relacionado com o seu gentipo e com o meio ambiente. Em relao aos fatores ambientais correto afirmar que: a) A durao do perodo luminoso do dia no regula a florao das plantas. b) A formao da clorofila nos vegetais um processo que no depende da luz. c) A durao do perodo luminoso no afeta a queda das folhas no outono. d) A germinao de sementes pequenas, sem reservas, depende da atividade do fitocromo. e) Sementes que germinam no interior de matas escuras apresentam fotoblastismo negativo e ausncia de estiolamento.
RESOLUO: Resposta: D

3. (UFSCar) Fotoperiodismo a influncia exercida pelo perodo de luz incidente sobre certos fenmenos fisiolgicos, como a florao. Plantas de dia longo e plantas de dia curto foram submetidas a trs

90

4. (UFRS) As figuras a seguir representam comportamentos de uma espcie vegetal submetida a diferentes tipos de fotoperodos. No crculo a fase clara representa o perodo diurno e a escura, o perodo noturno.

5. (PUC-SP) Plantas estioladas apresentam caules longos e finos, folhas reduzidas e ausncia de pigmentos. A causa do estiolamento a) excesso de produo de auxinas. b) desequilbrio no sistema hormonal do vegetal, provocado pela falta ou deficincia de radiao luminosa. c) ao do pigmento fitocromo em excesso de luz. d) queda do teor auxnico e aumento de produo de citocininas. e) formao das camadas de absciso.
RESOLUO: Resposta: B

Analise tambm o grfico a seguir:

MDULO 20
HORMNIOS VEGETAIS: GIBERELINAS, ETILENO, CITOCININAS E CIDO ABSCSICO
1. (VUNESP) Os cachos de bananas para comercializao so colhidos verdes, a fim de que possam resistir ao transporte e estocagem. Pouco antes de serem vendidos, so submetidos ao do gs etileno, o que faz com que os frutos amaduream rapidamente. Esse gs a) um fitormnio que normalmente regula a diviso celular. b) normalmente produzido pelos vegetais e atua como hormnio. c) induz tambm a formao de frutos partenocrpicos, como o caso da banana. d) no produzido pelas plantas, embora tenha ao hormonal. e) tem efeito semelhante ao das giberelinas, ao induzir o amadurecimento dos frutos.
RESOLUO: Resposta: B

Est(o) correta(s) apenas a(s) afirmao(es) a) I. b) II. c) III. d) I e III.


RESOLUO: Resposta: B

e) II e III.

91

BIOLOGIA BDE

Pode-se concluir que a espcie vegetal analisada: I. indiferente ao fotoperodo, uma vez que a alterao do perodo noturno pela luz acelera a florao. II. No grfico, a curva III a que mais se enquadra para explicar a florao dessa espcie. III. Pode-se afirmar que a planta, com certeza, de dia curto.

2. (PUC-SP) Na tira abaixo, mostrado um fenmeno que ocorre de forma acentuada em regies de clima temperado.

4. (UFRS) Nos vegetais superiores, a regulao do metabolismo, o crescimento e a morfognese muitas vezes dependem de sinais qumicos de uma parte da planta para outra, conhecidos como hormnios, os quais interagem com protenas especficas, denominadas receptoras.
(L. Taiz e E. Zeiger. Fisiologia vegetal. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.)

1 No outono, constata-se uma diminuio de _____ nas folhas de determinadas plantas, causando a produo de uma substncia gasosa 2 , o que leva ao fenmeno mostrado. denominada ______ No trecho, as lacunas 1 e 2 devem ser preenchidas correta e respectivamente por: a) giberelina auxina b) etileno auxina c) etileno giberelina d) auxina giberelina e) auxina etileno
RESOLUO: Resposta: E

Com base no texto e nos conhecimentos sobre hormnios vegetais, relacione as colunas. 1) Auxina a) Afeta o crescimento e a diferenciao das razes; estimula a diviso e o crescimento celular; estimula a germinao e a florao; retarda o envelhecimento. 2) Giberelina b) Promove o amadurecimento dos frutos; antagoniza ou reduz os efeitos da auxina; promove ou inibe, dependendo da espcie, o crescimento e o desenvolvimento de razes, folhas e flores. 3) Citocinina c) Estimula o alongamento de caule e raiz; atua no fototropismo, no geotropismo, na dominncia apical e no desenvolvimento dos frutos. 4) Etileno d) Promove a germinao de sementes e brotos; estimula a alongao do caule, o crescimento das folhas, a florao e o desenvolvimento de frutos. Assinale a alternativa que contm todas as relaes corretas. a) 1-a, 2-b, 3-c, 4-d. b) 1-b, 2-a, 3-d, 4-c. c) 1-c, 2-d, 3-a, 4-b. d) 1-d, 2-c, 3-b, 4-a. e) 1-c, 2-a, 3-d, 4-b.
RESOLUO: Resposta: C

3. (UNIOESTE) Considere as associaes abaixo sobre fitormnios ou hormnios vegetais e suas funes. Hormnio I. Auxina Funes

Estimula o alongamento celular e atua no fototropismo, no geotropismo, na dominncia apical e no desenvolvimento do fruto. II. cido Age sobre o amadurecimento dos frutos e atua na absciso das folhas. abscsico III. Giberelina Promove a germinao de sementes e o desenvolvimento de brotos e estimula o alongamento do caule e das folhas e a florao e o desenvolvimento de frutos. IV. Citocinina Estimula as divises celulares e o desenvolvimento das gemas, participa da diferenciao dos tecidos e retarda o envelhecimento dos rgos. V. Etileno Inibe o crescimento, promove a dormncia de gemas e de sementes, induz o envelhecimento de folhas, flores e frutos e induz o fechamento dos estmatos. Assinale a alternativa cujas associaes esto todas corretas. a) I, III, IV. b) II, IV, V. c) I, II, III. d) II, III, V. e) I, II, V.
RESOLUO: Resposta: A

5. (U.F. AMAP) So listadas abaixo quatro classes de fitormnios. Associe corretamente os hormnios aos seus locais de biossntese nos vegetais e principais funes. Em seguida, encontre o valor que agrupa a soma das assertivas corretas. (01) Auxina Sua biossntese ocorre primariamente nos primrdios foliares e folhas jovens e nas sementes em desenvolvimento Atua no fototropismo e geotropismo. (02) Citocininas Produzidas primariamente no pice radicular Estimulam as divises celulares e o desenvolvimento das gemas. (04) Etileno Produzido em muitos tecidos jovens especialmente folhas em desenvolvimento Estimula o alongamento do caule e das folhas. (08) Giberelinas Sintetizadas nos meristemas, frutos e sementes Promovem a germinao de sementes, a florao e o desenvolvimento de frutos.
RESOLUO: Resposta: 11 (corretas 01, 02 e 08)

BIOLOGIA BDE

92

MDULO 21
MOVIMENTOS VEGETAIS: TROPISMOS, NASTISMOS E TACTISMOS
1. (UNESP) Uma planta colocada em um ambiente escuro, submetida a uma iluminao unilateral, apresentou-se conforme o esquema abaixo.

2. (FUVEST) Quando uma planta colocada na posio horizontal em ambiente homogeneamente iluminado, exibe uma resposta de crescimento orientado, conhecido como geotropismo (figura abaixo).

a) Como so os geotropismos do caule e da raiz? b) Explique o mecanismo fisiolgico responsvel por esse crescimento orientado.
RESOLUO: a) Caule geotropismo negativo (). Raiz geotropismo positivo (+). b) As auxinas atradas pela gravidade concentram-se no lado inferior do caule e da raiz, onde aceleram o crescimento do caule e inibem o crescimento da raiz.

Responda: a) Qual o fenmeno observado? b) Qual a substncia responsvel pelo fenmeno? c) Como voc explicaria a curvatura apresentada pelo caule em direo fonte de luz? 3. (UFV) Observe os desenhos abaixo:
RESOLUO: a) Fototropismo positivo. b) Auxina (AIA). c) O lado no iluminado cresceu com maior velocidade do que o lado iluminado.

Assinale a opo que classifica corretamente os movimentos nos vegetais, ocorridos nas figuras 1, 2 e 3, respectivamente. a) Tropismo, tactismo, nastismo. b) Tactismo, tropismo, nastismo. c) Tropismo, tactismo, tactismo. d) Tropismo, nastismo, nastismo. e) Nastismo, tropismo, tactismo.
RESOLUO: Resposta: D

93

BIOLOGIA BDE

4. (VUNESP) A auxina, um hormnio vegetal, faz com que as plantas se dobrem em direo a uma fonte de luz porque a) encolhe as clulas localizadas no lado no iluminado. b) estimula o crescimento das clulas do lado iluminado. c) inibe o crescimento das clulas do lado no iluminado. d) encolhe as clulas localizadas no lado iluminado. e) estimula o crescimento das clulas do lado no iluminado.
RESOLUO: Resposta: E

2. (Fundao Carlos Chagas-2010) A afirmao que associa corretamente os conceitos de populaes, ecossistemas, indivduos e comunidade : a) Ecossistemas contm populaes que so formadas por comunidades de diferentes indivduos. b) Ecossistemas englobam comunidades que so formadas por populaes de diferentes espcies, e cada uma dessas populaes composta por diferentes indivduos. c) Ecossistemas so comunidades formadas por espcies diferentes, cada uma delas composta por diferentes indivduos. d) Ecossistemas englobam populaes que so formadas por comunidades de diferentes espcies, e cada uma dessas comunidades composta por diferentes indivduos. e) Ecossistemas esto contidos em comunidades, que so formadas por populaes de diferentes espcies, e cada uma dessas populaes composta por diferentes indivduos.
RESOLUO: Resposta: B

5. (VUNESP) Analise as frases a seguir. I. Os anterozoides, gametas masculinos, de brifitas e pteridfitas movimentam-se procura de odores exalados pelo rgo feminino, o arquegnio. II. Bactrias aerotcteis movimentam-se procura de uma fonte de oxignio. Os fenmenos descritos podem ser classificados, respectivamente, como a) quimiotropismo positivo e quimionastismo negativo. b) quimiotactismo negativo e aerotactismo positivo. c) quimiotactismo positivo e aerotactismo positivo. d) aerotactismo negativo e aerotactismo negativo. e) quimiotactismo negativo e quimiotactismo negativo.
RESOLUO: Resposta: C

3. (UEL) No Cerrado brasileiro, h rvores que nos meses de chuva ficam rodeadas por vegetao rasteira. Uma dessas rvores o barbatimo; uma das plantas rasteiras o capim-flechinha. O barbatimo tem razes longas e ramificaes, que penetram no solo, absorvendo gua dos lenis subterrneos. O capim tem razes curtas, muito ramificadas, que no alcanam a gua subterrnea e absorvem apenas a gua da chuva, medida que esta se infiltra no solo. Os animais que se alimentam do capim e nele encontram abrigo so diferentes dos que se alimentam do barbatimo e nele encontram abrigo. O texto acima exemplifica: a) Habitat. b) Nicho ecolgico. c) Sucesso ecolgica. d) Relao intraespecfica. e) Bioma.
RESOLUO: Resposta: B

MDULO 22
ECOLOGIA: CONCEITOS, CADEIAS E TEIAS ALIMENTARES
1. (URCA-2010) Relacione corretamente a coluna da esquerda com a da direita. (1) Biosfera ( ) Reunio de grupos de organismos que interagem ente si. (2) Ecossistema ( ) Conjunto interativo de comunidades biolgicas. (3) Comunidade ( ) Camada da Terra que contm vida. (4) Populao ( ) Transio entre dois biomas. (5) Ectono ( ) Conjunto de indivduos de uma mesma espcie. a) 1, 3, 5, 4 e 2 d) 2, 4, 3, 1 e 5 b) 4, 1, 2, 5 e 3 e) 3, 2, 1, 5 e 4 c) 5, 2, 4, 3 e 1
BIOLOGIA BDE

RESOLUO: Resposta: E

4. (UFRN-2010) Um professor de Biologia props a seus alunos que construssem um terrrio para simular o funcionamento de um ecossistema. Para constru-lo, os alunos colocaram, em um recipiente de vidro, uma camada de pedrinhas, outra de carvo vegetal e mais uma de terra adubada. No andar superior, puseram algumas mudas de plantas e, ainda, alguns animais, como minhocas e caracis. Aps essa preparao, colocaram gua suficiente para umedecer bem a terra e vedaram totalmente o recipiente com um plstico transparente. Os alunos observaram o terrrio, por vrios meses, e concluram que animais e plantas permaneciam vivos nesse sistema. Observaram tambm que, com o tempo, passaram a cair gotas de gua do plstico que vedava o ecossistema artificial. O professor aproveitou, ento, para explicar os processos de troca de matria entre os seres vivos e o ambiente que acontecem em um terrrio. Considere que nesse perodo de observao, no se adicionou gua nem nutrientes. Explique, como nesse ambiente fechado, ocorria a troca de matria entre seres vivos e ambiente, permitindo a continuao da vida.

94

MDULO 23
FLUXO DE ENERGIA E PIRMIDES ECOLGICAS
1. (UEM) Sobre o fluxo de energia e matria nos ecossistemas, assinale o que for correto. 01) Um banco de coral rene uma comunidade de seres marinhos, na qual energia e matria fluem entre os nveis trficos. 02) A transferncia de energia ao longo das cadeias alimentares unidirecional. A energia gradualmente dissipada ao passar pelos nveis trficos. 04) Em uma cadeia alimentar, os herbvoros (consumidores primrios) tm a sua disposio toda a energia originalmente armazenada nas substncias produzidas pela fotossntese. 08) A produtividade primria lquida relativamente maior em uma floresta do que no ambiente marinho, porque as rvores crescem lentamente e acumulam muita matria orgnica em seus troncos. 16) As pirmides ecolgicas constituem maneiras de expressar, graficamente, a estrutura dos nveis trficos de uma cadeia alimentar, em termos de energia, biomassa e nmero de indivduos.
RESOLUO: Corretas: 01, 02, 04 e 16 Falsa: 08

RESOLUO: Os vegetais absorvem gua e nutrientes minerais do substrato, originados da terra adubada e posteriormente da decomposio da matria orgnica. Com as substncias absorvidas do meio e a utilizao da luz, as plantas, durante a fotossntese produzem matria orgnica e liberam O2. Animais mantm-se s custas das substncias orgnicas e do O2 e devolvem para as plantas o CO2, importante para a fotossntese.

5. (FUNDAO CARLOS CHAGAS) O esquema abaixo representa uma teia alimentar.

2. (UFPi-2010 MODELO ENEM) Apenas 5% da energia solar que chega Terra so capturados pela fotossntese. A energia restante ou irradiada de volta para a atmosfera como calor ou consumida pela evaporao da gua das plantas ou de outras superfcies. A energia que capturada pela fotossntese potencia os processos ecossistmicos. O fluxo de energia na maioria dos ecossistemas origina-se com a fotossntese. Sobre o fluxo de energia, correto afirmar: a) A energia flui atravs dos ecossistemas medida que os organismos a capturam e armazenam e a transferem para outros organismos quando so ingeridos. b) Uns poucos ecossistemas das profundezas ocenicas e cavernas so movidos pela fotossntese. c) A quantidade de energia que flui atravs de um ecossistema depende apenas da transferncia de energia de um nvel trfico para outro. d) Por meio da agricultura, os seres humanos manipulam a produtividade dos ecossistemas a fim de diminuir o fornecimento de produtos teis para ns. Na agricultura moderna, a energia necessria para fazer esse trabalho fornecida pelos combustveis fsseis. e) A produo anual de uma rea determinada pela temperatura e umidade, que so os nicos fatores determinantes.
RESOLUO: Resposta: A

Nessa teia, ocupam maior nmero de nveis trficos. a) Os ratos. b) Os sapos. c) As cobras. d) As seriemas. e) Os lagartos.
RESOLUO: Resposta: D

95

BIOLOGIA BDE

3. (UNICENTRO-2010) Observe a figura abaixo e depois disso analise as assertivas e assinale a alternativa correta.

4. (VUNESP) Em um ecossistema, observa-se a seguinte cadeia alimentar: gramneas gafanhoto sapo serpente A pirmide ecolgica de biomassa que melhor representa esta cadeia alimentar

I.

Na cadeia alimentar representada a quantidade de energia disponvel nos nveis trficos superiores ser sempre maior que nos nveis trficos inferiores. II. A biomassa do fitoplncton adquirida exclusivamente por meio do processo de decomposio da matria orgnica morta. III. Por representar uma cadeia alimentar em ambiente aqutico os decompositores no participam da cadeia e por isso no esto representados na figura. IV. O Astyanas bimaculatus (lambari) constitui um importante elo na cadeia alimentar. Sua extino local causaria impacto em todo o ecossistema, pois implicaria no desequilbrio das populaes dos demais organismos aquticos. V. O hbito alimentar de Diaphanosoma sp chamado herbvoro porque este organismo se alimenta dos produtores. Caso a dieta deste microcrustceo inclusse outros animais, seu hbito seria onvoro. a) Apenas I e II. b) Apenas II e III. c) Apenas III e IV. d) Apenas IV e V. e) I, II, III, IV e V.
RESOLUO: Resposta: D BIOLOGIA BDE

RESOLUO: Resposta: A

5. (UNESP) As cadeias alimentares podem ser representadas graficamente por pirmides ecolgicas nas quais cada degrau representa um nvel trfico. As pirmides podem representar o nmero de indivduos, a biomassa ou a energia em cada nvel da cadeia, e a extenso de cada degrau depende dos componentes do nvel. Uma pirmide invertida, com a base menor e o topo maior, poderia representar a) a energia ou a biomassa, mas no o nmero de indivduos. b) a energia, mas no a biomassa ou o nmero de indivduos. c) o nmero de indivduos mas no a biomassa ou a energia. d) o nmero de indivduos ou a energia, mas no a biomassa. e) o nmero de indivduos, a biomassa ou a energia.
RESOLUO: Resposta: C

96

You might also like