You are on page 1of 3

Planejamento 26/04/2010 12:36

Como fazer um plano de negcios


Aprenda a elaborar o documento e testar a viabilidade da empresa

O documento escrito no qual o empreendedor descreve em detalhes qual o negcio, como ele funciona e quais as metas da empresa, um planejamento essencial para o bom andamento do empreendimento. Priscila Zuini, de Existem vrios modelos de planos prontos que podem servir como guia, mas alguns pontos so essenciais em todos eles. O nvel de detalhamento pode depender de qual ser o seu uso. Um documento muito bem delineado pode ser aproveitado na hora da implantao da empresa, por exemplo.

O planejamento responsvel por mais de 70% do bom andamento de uma empresa e o plano de negcios colabora para que isso acontea. "Estudos feitos no Brasil mostram que a principal causa de falncias em novos negcios se encontra em problemas gerenciais, que poderiam ter sido previstos e solucionados com planejamento adequado", diz Alex Taciano Mller, consultor e scio da Ao Consultoria Empresarial e de Negcios. Antes de comear a colocar as informaes no papel importante fazer uma autoavaliao para ter certeza de se que leva jeito para ser um pequeno empresrio. Esta avaliao tambm ajuda a compor um perfil dos scios na apresentao da empresa. Existem trs grandes blocos essenciais a serem explorados na elaborao do plano: apresentao da empresa, aspectos mercadolgicos e aspectos financeiros. "O fundamental tirar a ideia da cabea e colocar no papel para testar a viabilidade no mercado antes de executar", explica nio Pinto, gerente da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae Nacional. Apresentao da Empresa: deve conter desde os conceitos que justifiquem a criao da empresa at o modo como ela ser estruturada. Nesta fase do projeto so estudados o histrico da empresa, seu planejamento estratgico e plano de operaes, sua descrio legal, estrutura organizacional e equipe dirigente. Alm disso, este ponto deve trazer uma descrio do produto ou servio que ser oferecido e seu diferencial. Plano de Marketing: um detalhado estudo de mercado pr-requisito para a elaborao desta parte. Analise o setor, a clientela, a concorrncia, os fornecedores, as ameaas e oportunidades, os pontos fortes e fracos. "Empreender tem muito de sonho. Mas o sonho no pode ser embaado, tem que ser muito factvel", diz Nelson Ambros, diretor da Pool consultoria. Como as pesquisas de mercado costumam ser caras, a dica procurar empresas juniores de universidades que oferecem o servio por preos mais em conta. Com a anlise mercadolgica em mos, faa uma apresentao das estratgias de marketing a serem adotadas pela empresa com o objetivo de otimizar seu desempenho organizacional. Elabore estratgias e projeo de vendas, poltica de preos e formas de distribuio.

Plano Financeiro: esta uma das partes mais importantes do plano. A maioria dos empreendedores tem dificuldades na hora de elaborar este elemento, por isso, vale buscar algum tipo de acompanhamento profissional. "Mas no podemos deixar de destacar a importncia da participao do empreendedor na sua elaborao, pois o exerccio, por si s, obriga a uma anlise mais cuidadosa das ideias, identificando aquelas que, efetivamente, so boas oportunidades de negcio e as que no passam de boas ideias", diz Mller. Esta etapa feita por uma anlise do investimento. A projeo dos resultados para planejamento e acompanhamento dos resultados da empresa tambm deve ser feita. Ela deve ser composta por demonstrativos de despesas e receitas, investimentos, depreciaes e seguros, impostos e taxas, alocao de recursos e demonstrativo de resultado por produto ou servio. Se houver necessidade de pedir um financiamento, faa uma simulao e uma anlise dos prazos de amortizao, carncias, juros e taxas disponveis no mercado e seu impacto no projeto. Mller, da Ao Empresarial e de Negcios, destaca o quadro fontes e usos, que tem a funo de controlar e prever a disponibilidade de recursos e colaborar na hora de pedir um emprstimo, por exemplo. Em fluxo de caixa, uma previso da situao financeira do negcio pode servir de parmetro de comparao e pode ser usada para avaliar o desempenho que foi previsto com o que realmente aconteceu. Isso ajuda a identificar e corrigir erros de planejamento o mais rpido possvel. Conclua com uma anlise financeira detalhada, usando indicadores contbeis como: ponto de equilbrio, que possibilita uma anlise entre receitas e custos gerados, pay back, que apresenta o tempo de retorno sobre o investimento, valor presente lquido (VPL), que testa se o saldo de fluxo de caixa futuro realmente lucrativo quando trazido a valores atuais, taxa interna de retorno (TIR), que ajuda a descobrir o rendimento proporcionado pelo negcio em um determinado perodo, anlise de balano,que indica se a empresa ser capaz de cumprir seus compromissos com acionistas e investidores. O grande objetivo deste tipo de projeto verificar a viabilidade econmica e financeira. Serve tambm para que investidores conheam os objetivos da empresa e seus pontos fracos e fortes. Ele deve funcionar como um norte para o empreendedor, por isso deve conter uma linguagem clara e objetiva. "Plano de negcios bom sucinto, com informaes relevantes e mensurveis. Portanto, palavras como melhor, maior, mais desenvolvido devem ser evitadas", diz Pedro Mello, do Blog do Empreendedor. "Se este documento fosse obrigatrio haveria uma minimizao na mortalidade de negcios e facilitaria a captao de crditos", sugere o gerente da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae Nacional. Servir como um estudo de viabilidade que, se bem elaborado, pode evitar o fechamento da empresa, j um bom motivo para fazer o seu plano de negcios.

Dez mandamentos do bom plano de negcios 1. Invista tempo e dedicao em sua elaborao 2. Considere sua atualizao como uma tarefa de rotina 3. Crie um modelo adequado ao seu negcio 4. Seja criterioso e detalhista na definio de premissas 5. Simule vrias situaes (realista, pessimista, otimista) 6. Desconfie de resultados muito positivos 7. Aplique o que foi definido no plano 8. Desenvolva e implante um modelo de acompanhamento e atualizao

9. Considere-o como um organismo vivo, em constante mutao 10. Acredite, por melhor que seja seu plano de negcios, no acontecer como o planejado Fonte: Rgis de Carvalho, consultor da Pool Assessoria Empresarial

You might also like