You are on page 1of 2

Planejamento e Gerenciamento de Obras

Por Joo Bosco Vieira da Silva

O projeto um sistema complexo e composto de atividades, que se inter-relacionam, se interagem e so interdependentes. As atividades que compe um projeto so compostas e executadas por recursos de: mo-de-obra; materiais; equipamentos.

Esses recursos so aplicados diretamente as atividades, agregando valor ao produto final. O planejamento desses recursos que so aplicados diretamente ao projeto e devem ser previamente definido dentro de um plano de condies de: prazo; custo; qualidade; risco.

O gerenciamento de um projeto em toda a sua plenitude garante ao longo do tempo de concepo, planejamento, execuo e finalizao a garantia que todas as atividades que compe o projeto, estejam sendo executadas dentro das diretrizes e metas j estabelecidas. A mo-de-obra, os materiais e equipamentos aplicados diretamente ao projeto, so recursos importantes e seu gerenciamento ao longo do tempo de execuo, garante um produto final que se enquadra dentro do plano de condies de planejamento. O projeto para atingir todos os seus objetivos, deve ser planejado e gerenciado, durante todo o tempo de execuo at a sua concluso, portanto o planejamento e o gerenciamento so as principais ferramentas de sucesso de projeto. Planejar o futuro e gerenciar o presente em funo de um planejamento passado e complexo existem vrias variveis que interferem positivamente ou negativamente no decorrer do tempo de execuo do projeto. Para se alcanar os objetivos pretendidos preciso desenvolver mecanismos no sentido de: treinar uma equipe para gerenciar as atividades; delegar responsabilidades; estabelecer um canal aberto de informaes; criar um plano de implementao do projeto; controla e avaliar o andamento do projeto;

criar frentes para as tomadas de decises; criar banco de dados de tudo que foi executado; garantir a manuteno de equipes motivadoras e focadas com os objetivos do projeto.

O gerenciamento um processo contnuo e dinmico ao longo de todo o tempo de execuo e se desenvolve e se organiza de acordo, com um trabalho em equipe, onde o fator humano e tcnico fundamental, e o foco ser sempre o objetivo planejado. A equipe de gerenciamento o fator principal para que se tenha um bom desenvolvimento e controle da produtividade da mo-de-obra, da qualidade final dos servios e na criao de indicadores e ndices de composio, criando assim um banco de dados para a empresa, essa equipe tambm tem um papel importante nas tomadas de decises e na implementao do projeto. O gerenciamento de um projeto ocorre dentro e fora dele, a empresa gerenciadora do empreendimento, internamente se compe de um setor administrativo, financeiro, comercial e de produo. O sistema da empresa e constitudo de: ambiente geral, composto por fatores sociais, polticos e tecnolgicos; ambiente operacional, que fica em funo do mercado, da concorrncia, de financiamentos e fornecedores; ambiente interno, onde o produto final e produzido e contabilizado e comercializado.

Planejar traar objetivos e metas, visando o sucesso do projeto, ou seja, o futuro planejado. Gerenciar realizar os objetivos e as metas, alcanando o sucesso planejado, ou seja, o presente gerenciado a cada dia.

Fonte: http://www.ecivilnet.com/artigos/planejamento_e_gerenciamento_de_obras.htm

You might also like