You are on page 1of 63

Medida Estgios Emprego

Portaria n. 204-B/2013, de 18 de junho

Tambm aplicvel Medida Estgios

Insero

Decreto-Lei n. 290/2009, de 12 de outubro, alterado pela Lei n. 24/2011, de 6 de junho; Despacho Normativo n. 18/2010, de 29 de junho

julho-2013

Regulamento Especfico

NDICE
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. OBJETO ...................................................................................................................................................... 2 CARACTERIZAO DA MEDIDA .................................................................................................................. 2 ENTIDADES PROMOTORAS ......................................................................................................................... 3 DESTINATRIOS ......................................................................................................................................... 5 REGIME ESPECIAL DE PROJETOS DE INTERESSE ESTRATGICO .................................................................... 7 CANDIDATURAS ......................................................................................................................................... 9 REGIME DE EXECUO DO ESTGIO ......................................................................................................... 12 CONTRATO DE ESTGIO ........................................................................................................................... 14 ENCARGOS COM ESTAGIRIOS................................................................................................................. 15 CUSTOS ELEGVEIS .................................................................................................................................... 16 COMPARTICIPAO DO IEFP .................................................................................................................... 16 PROCESSAMENTO DO APOIO ................................................................................................................... 17 INCUMPRIMENTO .................................................................................................................................... 19 ACOMPANHAMENTO, AVALIAO, CONTROLO ....................................................................................... 22 APOIOS COMPLEMENTARES A ESTAGIRIOS COM DEFICINCIAS E INCAPACIDADES ............................... 22 DISPOSIES FINAIS ................................................................................................................................. 22 VIGNCIA ................................................................................................................................................. 22

Medida Estgios Emprego l Regulamento Especfico

Pgina 1 de 22

1.

OBJETO

O Instituto do Emprego e Formao Profissional, IP (IEFP), enquanto responsvel pela execuo da Medida Estgios Emprego, define o presente regulamento ao abrigo do artigo 20. da Portaria n. 204-B/2013, de 18 de junho. Este regulamento: a) Define o regime de acesso aos apoios concedidos pelo IEFP no mbito da Medida Estgios Emprego (adiante designada por Medida), criada pela Portaria n. 204-B/2013, de 18 de junho e apenas aplicvel aos estgios desenvolvidos em territrio nacional continental;

b) Aplica-se ao regime de acesso aos apoios concedidos pelo IEFP no mbito da modalidade de apoio Estgios de Insero para pessoas com deficincias e incapacidades, integrada na Medida Emprego Apoiado (criada pelo Decreto-Lei n. 290/2009, de 12 de outubro, regulamentado pelo Despacho Normativo n. 18/2010, de 29 de junho, e alterado pela Lei n 24/2011, de 6 de junho), pelo que todas as referncias feitas aos Estgios Emprego ou a Medida se consideram tambm feitas para os Estgios de Insero, salvo nos aspetos expressamente referidos. c) Define, no seu anexo 1, disposies especficas nacionais e comunitrias relativas ao regime de acesso aos apoios concedidos pelo Estado Portugus e aos apoios cofinanciados pelo Fundo Social Europeu (FSE).

2. 2.1

CARACTERIZAO DA MEDIDA Definio e mbito Considera-se estgio o desenvolvimento de uma experincia prtica em contexto de trabalho com o objetivo de promover a insero de jovens no mercado de trabalho ou a reconverso profissional de desempregados. O estgio traduz-se numa forma de transio para a vida ativa e no deve consistir na ocupao de posto de trabalho. So abrangidos pela presente medida, os estgios que tenham como objetivo o cumprimento de requisitos adicionais e especficos para acesso a ttulos profissionais.

2.2

Impedimentos No so abrangidos pela presente Medida: a) Os estgios curriculares de quaisquer cursos; b) Os estgios cujo plano requeira perfil de formao e competncias nas reas da medicina e da enfermagem, pertencentes aos seguintes cdigos da Classificao Portuguesa de Profisses (CPP): i. Sub-Grupo 2.2.1 Mdicos; ii. Sub-Grupo 2.2.2 Profissionais de enfermagem.

2.3

Objetivos
Complementar e desenvolver as competncias dos jovens que procuram um primeiro ou um novo emprego, de forma a melhorar o seu perfil de empregabilidade Promover o conhecimento sobre novas formaes e competncias junto das empresas e promover a criao de emprego em novas reas Apoiar a transio entre o sistema de qualificaes e o mercado de trabalho Apoiar a melhoria das qualificaes e a reconverso da estrutura produtiva Promover a integrao profissional de desempregados em situao mais desprotegida

Medida Estgios Emprego l Regulamento Especfico

OBJETIVOS

Pgina 2 de 22

2.4

Local de realizao do estgio a) Os estgios devem ser realizados na ntegra e exclusivamente pelas entidades promotoras, e decorrer em instalaes por elas geridas, salvo nos casos em que a sua atividade econmica seja desenvolvida em regime de consultoria ou prestao de servios, ou ainda quando haja uma relao contratual ou comercial com entidade terceira, devendo esta entidade reunir as condies de acesso presente Medida; b) admitida a possibilidade de realizao de uma componente do estgio no estrangeiro, pelo perodo mximo de um tero da durao do mesmo, por perodos seguidos ou interpolados, devendo a entidade promotora indicar essa inteno no quadro relativo caracterizao dos estgios propostos justificao global do projeto do formulrio de candidatura. No caso de projeto com reconhecimento de interesse estratgico o perodo de estgio no estrangeiro poder excecionalmente ser superior, mediante pedido expresso apresentado pela entidade na memria descritiva do mesmo e aprovado pelo IEFP; c) As alteraes ao local de estgio, as datas para realizao de perodos de estgio no estrangeiro ou quaisquer outras alteraes quanto a estas matrias previstas em sede de candidatura, devem ser comunicadas ao IEFP e autorizadas por este at 8 dias antes do incio da sua ocorrncia.

2.5

Durao do estgio Os estgios tm a durao de 12 meses, no prorrogveis, sem prejuzo do disposto para os projetos de interesse estratgico. Os estgios devem decorrer a tempo completo.

3. 3.1

ENTIDADES PROMOTORAS Entidades elegveis Podem candidatar-se Medida: a) As pessoas singulares ou coletivas, de natureza privada, com ou sem fins lucrativos; PESSOAS COLETIVAS DE DIREITO PRIVADO:
So consideradas pessoas coletivas de direito privado as que, ainda que prossigam um fim de interesse social relevante ou pblico, se encontrem sujeitas a um tratamento jurdico de direito privado, nos seguintes termos: i. ii. As entidades de direito privado, criadas por particulares, sem qualquer interveno do Estado ou de outra pessoa coletiva pblica; As entidades em que haja interveno do Estado ou de outra pessoa coletiva pblica mas submetidas a um regime de direito privado, conforme possa resultar da lei e/ou respetivos estatutos.

Assim, so elegveis as entidades que sejam total, maioritria ou meramente participadas pelo Estado ou por outra pessoa coletiva pblica, nomeadamente por autarquias, desde que as entidades estejam submetidas a um regime de direito privado, equiparando-se ainda a estas, as cooperativas, incluindo rgies cooperativas, salvo se o contrrio resultar dos seus estatutos.

b) As Autarquias Locais, comunidades intermunicipais e reas metropolitanas; c) As entidades que integram o setor empresarial do Estado ou o setor empresarial local. 3.2 Casos especiais a) Podem candidatar-se Medida as empresas que iniciaram processo especial de revitalizao, previsto no 1 Cdigo da Insolvncia e da Recuperao de Empresas (CIRE) ; Estas empresas devem entregar ao IEFP, atravs da sua rea Pessoal do portal NETemprego opo anexar documentos entidade, cpia certificada da deciso a que se refere a alnea a) do n. 3 do artigo 17.-C do CIRE.
1

Aprovado pelo Decreto-Lei n. 53/2004, de 18 de maro e alterado pelos Decretos-Leis n.s 200/2004, de 18 de agosto, 76-A/2006, de 29 de maro, 282/2007, de 7 de agosto, 116/2008, de 4 de julho, e 185/2009, de 12 de agosto e pela Lei n. 16/2012, de 20 de abril.

Medida Estgios Emprego l Regulamento Especfico

Pgina 3 de 61

b) Podem tambm candidatar-se Medida as empresas que iniciaram o processo no Sistema de Recuperao de 2 Empresas por Via Extrajudicial (SIREVE) , no qual foi institudo um procedimento que visa promover a recuperao extrajudicial das empresas, atravs da celebrao de um acordo entre a empresa e os seus credores que representem, no mnimo, 50% do total das dvidas da empresa, e que viabilize a recuperao financeira da mesma. Estas empresas devem entregar ao IEFP, atravs da sua rea Pessoal do portal NETemprego opo anexar documentos entidade, cpia certificada do despacho a que se refere a alnea c) do n. 1 do artigo 6. do Decreto-Lei n. 178/2012, de 3 de agosto, isto , cpia do despacho da aceitao do requerimento proferido pelo IAPMEI 3.3 Requisitos gerais das Entidades Promotoras a) Para se candidatar medida as entidades promotoras referidas nos pontos anteriores devem reunir os seguintes requisitos: i. ii. iii. iv. v. vi. Estarem regularmente constitudas e registadas; Preencherem os requisitos legais para o exerccio da atividade ou apresentar comprovativo de ter iniciado o processo aplicvel; Terem a situao contributiva regularizada perante a administrao fiscal e a segurana social, considerando-se para o efeito a existncia de eventuais acordos ou planos de regularizao; No se encontrarem em situao de incumprimento no que respeita a apoios financeiros concedidos pelo IEFP; Terem a situao regularizada em matria de restituies no mbito do financiamento pelo Fundo Social Europeu; Disporem de contabilidade organizada de acordo com o previsto na lei, quando aplicvel.

b) Consideram-se reunidos os requisitos de acesso das entidades promotoras referidos na alnea anterior, exceto o referido no ponto iii, atravs da declarao da entidade constante no formulrio de candidatura, na qual se compromete a no prestar falsas declaraes. c) A verificao dos requisitos de acesso exigida no momento da apresentao da candidatura e durante o perodo de durao do apoio financeiro. 3.4 Orientador de estgio a) A entidade promotora deve designar um orientador para cada estgio proposto, competindo-lhe, nomeadamente:

i. ii.

Realizar o acompanhamento tcnico e pedaggico do estagirio, supervisionando o seu progresso face s atividades indicadas no plano individual de estgio; Avaliar os resultados obtidos pelo estagirio no final do estgio, preenchendo o Relatrio de Acompanhamento e Avaliao do Estagirio - Orientador (anexo 8).

b) Cada orientador no deve ter mais de cinco estagirios sob a sua orientao. c) O orientador deve ter, preferencialmente, vnculo entidade promotora. Quando tal no for possvel, a entidade pode recorrer contratao externa. d) O IEFP deve emitir parecer sobre a aceitao do orientador de estgio proposto pela entidade promotora, considerando a respetiva experincia profissional e formao acadmica. O parecer deve ainda ponderar se esto reunidas as condies para exercer as competncias que lhe esto cometidas durante todo o perodo de estgio. e) Pode ser admitida a substituio do orientador de estgio, por motivos devidamente justificados, apresentados pela entidade promotora ao servio de emprego da rea de realizao do estgio emprego, ao qual compete decidir sobre a aceitao do novo orientador.

Criado pelo Decreto-Lei n. 178/2012, de 3 de agosto.

Medida Estgios Emprego l Regulamento Especfico

Pgina 4 de 61

4. 4.1

DESTINATRIOS Os destinatrios devem reunir as condies de acesso previstas no quadro seguinte: Destinatrios Condies de acesso
Inscrio nos servios de emprego do IEFP, na qualidade de: - Desempregado; - Trabalhador com contrato de trabalho suspenso, com fundamento no no pagamento pontual da retribuio

Condio geral

Faixa Etria
Jovens com idade entre os 18 e os 30 anos, inclusive Pessoas com idade superior a 30 anos, desde que tenham obtido h menos de trs anos uma qualificao num dos nveis do QNQ e no tenham registos de remuneraes na segurana social nos 12 meses anteriores entrada da candidatura Pessoas com idade entre os 31 e os 35 anos, inclusive, no caso de estgios que se enquadrem nas reas da agricultura (CAE) identificadas no anexo I da Portaria n. 204-B/2013, de 18 de junho (para estgios a decorrer at 31 de dezembro de 2013)

Nveis de Qualificao do Quadro Nacional de Qualificaes (QNQ)

Grupos

Detentores do nvel 2, 3, 4, 5, 6, 7 ou 8 do QNQ (anexo 2)

At 31 dezembro 2013

No so abrangidos pela exigncia de nvel de qualificao, os seguintes grupos: Pessoas com deficincia e incapacidade; O limite de idade no se aplica aos destinatrios com deficincia e incapacidade Desempregados que integrem famlia monoparental; Desempregados cujo cnjuge ou pessoa com quem viva em unio de facto se encontre igualmente inscrito como desempregado Condies especficas para pessoas com deficincia e incapacidade Estgios de Insero

Excees

Estgios de Insero

Nvel 1 do QNQ ou superior Sem nvel de qualificao do QNQ e que tenha frequentado formao profissional

NOTAS: 1- A consulta do quadro no dispensa a leitura do art. 3. da Portaria n. 204-B/2013, de 18 de junho, sob a epgrafe destinatrios. 2- Relativamente aos Estgios de Insero a leitura do quadro no dispensa a leitura do art. 41. do artigo do Decreto-lei n. 290/2009, de 12 de outubro, alterado pela lei n. 24/2011, de 16 de junho. 3- O QNQ (anexo 2) encontra-se regulado pela Portaria n. 782/2009, de 23 de julho que entrou em vigor em 1 de outubro de 2010.

4.2

Frequncia de segundo estgio Os destinatrios que tenham frequentado um estgio profissional financiado por fundos pblicos s podem frequentar um novo estgio ao abrigo da presente Medida no caso de, aps o incio do anterior estgio, terem: a) Obtido um novo nvel de qualificao nos termos do QNQ;

Medida Estgios Emprego l Regulamento Especfico

Pgina 5 de 61

b) Obtido uma qualificao do QNQ em rea de formao diferente, que no implique alterao no nvel de qualificao, e o novo estgio seja nessa rea. 4.3 Impedimentos a) O destinatrio detentor de nvel de qualificao 3 do QNQ que aps a concluso do estgio com avaliao positiva final obtenha o nvel de qualificao de nvel 4 do QNQ no abrangido pela alnea a) do ponto anterior; b) A entidade promotora fica impedida de selecionar destinatrios com quem tenha estabelecido, nos 12 meses que precedem a data de apresentao da respetiva candidatura, uma relao de trabalho, de prestao de servios ou de estgio de qualquer natureza, exceto estgios curriculares ou obrigatrios para acesso a profisso. 4.4 Elegibilidade de cidados estrangeiros So elegveis como destinatrios os cidados oriundos de pases da Unio Europeia, desde que: a) Seja reconhecido o grau acadmico, atravs de equivalncia dada por um estabelecimento de ensino nacional, ou outra entidade competente;

b) Sejam detentores de certificado de registo de residncia e documento de identificao vlido (bilhete de identidade ou passaporte); Os cidados nacionais de pases terceiros podem aceder ao programa desde que: a) Obtenham o reconhecimento do grau acadmico, atravs de equivalncia dada por um estabelecimento de ensino nacional ou outra entidade competente;

b) Possuam ttulo que permita a sua residncia em Portugal e que o habilite a inscrever-se como candidato a emprego ou como utente. 4.5 Aferio das condies de acesso a) As condies de acesso dos destinatrios so aferidas data da seleo dos mesmos pelos servios de emprego do IEFP. b) Consideram-se elegveis os destinatrios propostos pela entidade promotora que renam condies data da apresentao da candidatura, exceto nos casos em que se verifique, data da seleo, a no elegibilidade do mesmo por incumprimento imputvel ao destinatrio.
EXEMPLO: Continua a ser elegvel o jovem inscrito no servio de emprego, com nvel 2 do QNQ, com registo de remuneraes na segurana social, que tenha 30 anos data da apresentao da candidatura e no momento da seleo pelo IEFP j tenha feito 31 anos. Deixa de ser elegvel o candidato inscrito no servio de emprego data da apresentao da candidatura e que no momento da seleo tenha a sua inscrio para emprego anulada, devido a incumprimento dos deveres perante o servio de emprego.

c) No caso de cidados estrangeiros (ponto 4.4) no existe relao direta entre a durao do estgio e o prazo dos vistos e autorizaes, uma vez que podem os mesmos vir a ser renovados. 4.6 Outras situaes previstas a) Os estagirios desempregados que se encontrem a receber as prestaes de desemprego, podem aceder medida, devendo as prestaes ser suspensas durante todo o perodo de estgio, de acordo com a alnea a) do n. 1 do art. 52. do Decreto-lei n. 220/2006, de 3 de novembro, com a redao que lhe foi dada pelo Decreto-lei n. 72/2010, de 18 de junho. O estagirio recebe apenas o valor da bolsa de estgio e retoma a prestao de desemprego no fim do estgio. b) Os bolseiros de investigao que se encontrem ao abrigo do Estatuto publicado pela Lei n. 40/2004, de 18 de agosto, devem ser considerados desempregados, desde que os descontos para a Segurana Social tenham sido efetuados ao abrigo do Regime de Seguro Voluntrio, situao que deve ser obrigatoriamente comprovada pelo servio de emprego da rea de realizao do estgio.

Medida Estgios Emprego l Regulamento Especfico

Pgina 6 de 61

c) Os candidatos que possuam o Estatuto de Trabalhador-Estudante antes da data da seleo para a Medida podem continuar a beneficiar desse regime durante o estgio. Aqueles que antes da referida data no possuam esse Estatuto no beneficiaro do mesmo, durante o desenvolvimento do estgio, apenas podendo justificar as faltas motivadas pela prestao de provas de avaliao, de acordo com o previsto na alnea c) do artigo 249. por remisso para o artigo 91. do Cdigo do Trabalho.

5. 5.1

REGIME ESPECIAL DE PROJETOS DE INTERESSE ESTRATGICO Reconhecimento do projeto de interesse estratgico a) As entidades promotoras podem apresentar ao IEFP pedido de reconhecimento de projeto de interesse estratgico para a economia nacional ou de determinada regio; b) O estatuto de interesse estratgico: i. ii. Permite s entidades promotoras, independentemente da sua dimenso e natureza jurdica, desenvolver estgios com a durao de seis, nove, 12 ou 18 meses; atribudo ao projeto, independentemente do nmero de candidaturas que a entidade venha a apresentar, e vlido durante o perodo de implementao do projeto que indicado pela entidade na memria descritiva que fundamentou o pedido de reconhecimento; Sem prejuzo do disposto no ponto anterior, a primeira candidatura relacionada com o projeto de interesse estratgico deve prever um mnimo de 10 estagirios; As candidaturas seguintes, relacionadas com o mesmo projeto, no necessitam de novo reconhecimento do interesse estratgico.

iii. iv.

c) So reconhecidos como de interesse estratgico para a economia nacional, os projetos aos quais foi atribudo o estatuto de Projetos de Potencial Interesse Nacional (PIN), nos termos do Decreto-Lei n. 174/2008, de 26 de agosto, com a redao que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n. 76/2011, de 20 de junho, pelo que essas entidades esto dispensadas de apresentar novo pedido de reconhecimento; d) No carecem de apresentar novo pedido de reconhecimento, os projetos de interesse estratgico reconhecidos nos ltimos 3 anos, no mbito de outros apoios concedidos pelo IEFP; e) Pode ainda ser considerado de interesse estratgico o projeto comum de estgios apresentado por diversas entidades promotoras, no se aplicando o critrio definido na alnea a) dos Critrios de Anlise dos projetos de interesse estratgico e devendo o nmero mnimo de 10 estagirios reportar-se ao projeto e no a cada uma das entidades. 5.2 Apresentao e tramitao do pedido e candidatura aos estgios a) As entidades promotoras que pretendam o reconhecimento de interesse estratgico do projeto podem selecionar no formulrio de candidatura Regime Especial de Projetos Interesse Estratgico, atravs do portal referido no ponto 6.1; b) O Sistema de Gesto de Candidaturas (SGC) emite uma notificao entidade, tendo em vista a formalizao do pedido de reconhecimento, que deve ocorrer no prazo de 10 dias teis, aps a receo da notificao; c) A entidade pode prosseguir a candidatura Medida, mesmo que no tenha sido atribudo o reconhecimento de interesse estratgico, desde que assegure os requisitos aplicveis ao regime geral da medida; d) Caso a entidade pretenda desistir da candidatura, deve comunicar essa inteno ao IEFP (via ofcio ou email); e) A formalizao do pedido de reconhecimento de interesse estratgico efetuada nos termos do quadro seguinte:

Medida Estgios Emprego l Regulamento Especfico

Pgina 7 de 61

Projetos de Interesse Estratgico Tramitao do pedido Interesse Estratgico para a Economia Nacional Interesse Estratgico para a Economia Regional
Concelho(s) de uma Regio: Requerimento dirigido ao respetivo Delegado Regional, como anexo 6, acompanhado de:

Requerimento

Requerimento dirigido ao respetivo Delegado Regional, como anexo 5, acompanhado de:

Memria descritiva do projeto, com descrio sinttica que fundamente o seu interesse estratgico para a economia regional

Memria descritiva do projeto, com descrio sinttica que fundamente o seu interesse estratgico para a economia nacional

Concelhos de Diferentes Regies: Requerimento dirigido aos vrios Delegados Regionais e apresentado nas respetivas delegaes, como anexo 6, acompanhado de:

Memria descritiva do projeto, com descrio sinttica que fundamente o seu interesse estratgico para a economia regional

A memria descritiva do projeto deve incluir, designadamente: A apresentao, descrio, localizao e objetivos do projeto; A durao do projeto; O tipo e o montante do investimento associado; O nmero de postos de trabalho a criar; O nmero de estagirios a envolver no projeto; As perspetivas de contratao futura destes estagirios. Emitido pela Delegao Regional O reconhecimento tem em conta os seguintes critrios: a) Ligao efetiva a projeto de investimento, relativo criao de nova empresa ou expanso de empresa existente (no se aplica no caso de projeto comum de estgios de diversas entidades promotoras) b) Insero em setor de atividade ligado essencialmente exportao. Quando tal no se verifique, o reconhecimento ser de interesse regional c) Projeto envolver um mnimo de 10 estagirios, sendo valorizados os projetos com mais de 25 estagirios - no caso de um projeto comum de estgios de diversas entidades promotoras, o n. de estagirios deve reportar-se ao projeto e no a cada uma das entidades d) Estgios integrados de forma coerente no projeto e) Perspetiva de aumento das competncias dos estagirios e da respetiva empregabilidade f) Classificao mnima de 70%, de acordo com o modelo de avaliao dos projetos utilizado pelo IEFP A deciso competncia do CD, sendo dado conhecimento da mesma Delegao Regional que notifica a entidade, e em caso de aprovao, envia igualmente o Termo de Aceitao da Deciso de Aprovao.

Estatuto

Deciso

Critrios de anlise

Parecer

Memria Descritiva

O reconhecimento de interesse estratgico atribudo por deciso do CD, aquando da aprovao da primeira candidatura relativa ao projeto

Medida Estgios Emprego l Regulamento Especfico

Pgina 8 de 61

6. 6.1

CANDIDATURAS Apresentao da candidatura a) As candidaturas so apresentadas pelas entidades promotoras, atravs do preenchimento do formulrio eletrnico disponvel no Portal do NETemprego (www.netemprego.gov.pt), no servio de Candidaturas Eletrnicas a Medidas de Emprego; b) Para tal necessrio o registo prvio da entidade no Portal NETemprego (caso ainda no o tenha efetuado); c) Caso a entidade pretenda, partida, integrar um estagirio com deficincia e incapacidade deve apresentar uma candidatura autnoma dos restantes estagirios, indicando na Caracterizao dos Estgios Propostos (ponto 2.1.2), a inteno de se candidatar ao abrigo dos Estgios Insero para pessoas com deficincias e incapacidades; d) A informao constante do formulrio de candidatura referente aos valores do seguro de acidentes de trabalho (para a durao total do estgio por estagirio), do subsdio de alimentao dirio e despesas mensais de transporte do estagirio (nos casos aplicveis), indicado pela entidade promotora, determina o clculo dos apoios a conceder, devendo por isso ser indicados corretamente; e) As entidades promotoras no podem, para os mesmos custos, incluindo a sua comparticipao na bolsa de estgio, apresentar candidaturas a mais de uma entidade financiadora.

6.2

Gesto da candidatura Atravs da sua rea Pessoal no Portal do NETemprego, a entidade poder acompanhar a evoluo do estado da candidatura submetida, consultar notificaes enviadas pelos servios do IEFP, assim como anexar documentos que lhe so solicitados, utilizando as seguintes opes disponveis: CONSULTAR NOTIFICAES/MENSAGENS. CANDIDATURAS ELECTRNICAS - Submeter Candidaturas; Consultar Candidaturas; Anexar Documentos Entidade, Download Documentos.

6.3

Situao face administrao fiscal e segurana social a) A verificao da situao regularizada perante a administrao fiscal deve ser efetuada mediante autorizao da entidade ao IEFP, no formulrio de candidatura, para consulta on-line da mesma. A entidade deve ainda dar esta autorizao no portal das finanas (ver quadro abaixo); b) Para verificao da situao contributiva regularizada perante a segurana social, a entidade declara no formulrio de candidatura que autoriza a comunicao de informao entre o IEFP e os servios competentes da segurana social; c) A autorizao ou, na sua ausncia, a disponibilizao de certides que atestem a situao regularizada so obrigatrias em sede de submisso de candidatura, sob pena de esta no ser considerada. Para tal, deve a entidade efetuar um dos procedimentos definidos no quadro abaixo: Procedimentos
Autorizao para consulta on-line
1. Aps ter entrado no site das finanas www.portaldasfinancas.gov.pt, deve registar-se (caso ainda no o tenha feito) 2. Se j possui a Senha de Acesso deve introduzir os seus dados (N. Contribuinte e Senha) 3. Na pgina inicial escolher Outros Servios 4. Em Outros Servios/Autorizar, selecionar Consulta Situao Tributria 5. Registar o NIPC do IEFP (501442600) Autoriza os servios competentes da Segurana Social a comunicar ao IEFP,IP a informao relevante para efeitos de concesso do apoio

Disponibilizao de certides

Administrao fiscal

Medida Estgios Emprego l Regulamento Especfico

Seguran a social

1. Na rea Pessoal do NETemprego, escolha a opo CANDIDATURAS ELETRNICAS Anexar Documentos Entidade 2. Acionar o boto Novo Documento 3. Escolher o Tipo de Documento pretendido, acionar o boto Procurar para selecionar o ficheiro relativo certido em questo (que foi previamente digitalizada) 4. Para finalizar, acione o boto Submeter

Pgina 9 de 61

6.4

Critrios de apreciao das candidaturas a) A apreciao das candidaturas deve ter em conta, nomeadamente, os seguintes critrios: i. ii. iii. iv. O enquadramento do estgio na entidade promotora; Coerncia dos projetos de estgios propostos; Conformidade do orientador; Relao entre o nmero de estagirios e o nmero de empregados da entidade promotora.

b) O suporte da deciso sobre as candidaturas contm uma descrio da apreciao efetuada face a cada um dos critrios aplicveis; c) Quando se trate de candidatura ao abrigo da Medida Estgios de Insero, tm prioridade as candidaturas em que o estgio constitua a primeira etapa do processo de insero profissional sob a forma de emprego em regime normal ou contrato de emprego apoiado em entidade empregadora. 6.5 Seleo de candidatos a) Cabe ao servio de emprego do IEFP da rea de realizao do estgio, em articulao com as entidades promotoras, recrutar e selecionar os candidatos a abranger pela Medida. A articulao pode revestir as seguintes formas: i. ii. A entidade promotora prope ao IEFP, em sede de candidatura, o(s) estagirio(s), de acordo com os requisitos legalmente estabelecidos e indica os seus dados no Perfil de Competncias. Depois da notificao da deciso de aprovao, o servio de emprego do IEFP da rea de realizao do estgio dever confirmar se os estagirios propostos cumprem os requisitos, a fim de proceder sua seleo final, propondo entidade a correspondente substituio sempre que se verifique a sua inelegibilidade. A entidade promotora no prope qualquer estagirio na candidatura, pelo que, depois de notificada da respetiva deciso de aprovao, o servio de emprego procede ao recrutamento e seleo do(s) estagirio(s) de entre os candidatos inscritos nos seus ficheiros, apresentando-o(s) entidade promotora, para efeitos de seleo final do(s) mesmo(s).

iii.

b) O perfil do candidato deve ajustar-se ao perfil de competncias da funo, em termos de habilitaes acadmicas, competncias tcnico-profissionais e scio-relacionais, assim como de qualificao profissional, de acordo com o solicitado pela entidade promotora, no podendo o estgio iniciar antes de ser efetuada a respetiva validao. c) Aos candidatos selecionados para preencher uma vaga de estgio deve ser dado conhecimento do respetivo Plano Individual de Estgio. 6.6 Anlise e deciso a) A anlise e deciso das candidaturas so efetuadas no prazo mximo de 15 dias teis, contados a partir da data da apresentao das mesmas, devendo ter em conta os requisitos das entidades promotoras e dos projetos, cuja descrio consta obrigatoriamente do suporte da deciso; b) No caso de candidaturas ao abrigo do regime especial de projetos de interesse estratgico, a contagem do prazo para a anlise e deciso, referido na alnea anterior, inicia-se a partir da data de receo da notificao da atribuio do reconhecimento; c) O prazo de anlise e deciso suspende-se sempre que sejam solicitados, pelo IEFP, elementos adicionais, desde que imprescindveis tomada da deciso, terminando a suspenso com a cessao do facto que lhe deu origem; d) A apresentao de elementos ou informaes adicionais solicitados pelo IEFP deve ocorrer no prazo de 10 dias teis, contados desde o dia seguinte data do pedido na rea Pessoal ou data da receo do ofcio.

Medida Estgios Emprego l Regulamento Especfico

Pgina 10 de 61

6.7

Desistncia da entidade Antes de proferida a deciso de aprovao, caso a entidade pretenda desistir da candidatura apresentada deve efetuar o seguinte procedimento: i. ii. iii. iv. Em www.netemprego.gov.pt, selecionar Entidade e indicar nome de utilizador e palavra-chave; Na pgina seguinte selecionar a opo Consultar/Gerir Candidaturas e Processos; De seguida, no separador Candidaturas Submetidas selecionar a opo Comunicar Desistncia Total na linha que corresponde candidatura em questo, sendo questionado o motivo da desistncia. Aps o preenchimento do motivo deve confirmar a desistncia.

Estes procedimentos so aplicveis apenas a processos no Estado verificado e sobre os quais no recaiu ainda deciso. 6.8 Notificao da deciso A deciso das candidaturas e a emisso das respetivas comunicaes s entidades promotoras deve ser efetuada mediante carta registada ou atravs do Via CTT. O IEFP informa a entidade da deciso, ainda, atravs da sua rea pessoal do NETemprego. A notificao da deciso de aprovao das candidaturas discrimina os valores aprovados por rubrica de custos, sendo que qualquer alterao estrutura de custos aprovada deve ser objeto de autorizao prvia do IEFP. 6.9 Aceitao da deciso de aprovao a) As entidades promotoras devem devolver o Termo de Aceitao da Deciso de Aprovao (anexo 7), devidamente assinado, no prazo de 15 dias consecutivos, contados a partir do dia imediatamente a seguir data da receo da notificao de aprovao; b) O Termo de Aceitao da Deciso de Aprovao deve ser assinado pela entidade promotora e todas as folhas e anexos devem ser rubricadas e autenticadas, nos seguintes termos: i. No caso de pessoas singulares, o signatrio deve indicar o nmero, data e entidade emitente do respetivo bilhete de identidade ou documento equivalente emitido pela autoridade competente de um dos pases da Unio Europeia ou do passaporte; No caso de pessoas coletivas, deve ser objeto de reconhecimento por semelhana com menes especiais, devendo as assinaturas de quem tem poderes para obrigar a entidade promotora ser reconhecidas, nessa qualidade e com poderes para o ato, por notrio, advogado, solicitador ou cmara de comrcio ou indstria, ou atravs de selo branco no caso das entidades ou organismos da Administrao Pblica, nos termos da legislao em vigor.

ii.

6.10

Caducidade da deciso de aprovao A deciso de aprovao proferida relativamente aos estgios apresentados caduca nos seguintes casos: a) No devoluo do Termo de Aceitao da Deciso de Aprovao dentro do prazo estabelecido, salvo apresentao de motivo justificativo que seja aceite pelo IEFP; b) Desistncia total da realizao dos estgios antes de efetuado o 1 adiantamento do apoio por parte do IEFP; c) No ter ocorrido o incio de nenhum estgio no prazo de 90 dias aps a data da aceitao da deciso que consta do respetivo Termo de Aceitao, salvo apresentao de motivo justificativo que seja aceite pelo IEFP.

6.11

Indeferimento So objeto de indeferimento e consequente arquivamento os processos que no renam as condies necessrias para serem financiados, nos termos da legislao e do presente regulamento, designadamente por: a) No cumprimento dos critrios de apreciao das candidaturas; b) Falta de enquadramento, nomeadamente quanto s entidades promotoras, destinatrios, projetos de estgio e custos envolvidos;

Medida Estgios Emprego l Regulamento Especfico

Pgina 11 de 61

c) No cumprimento dos requisitos obrigatrios das entidades promotoras e dos requisitos dos projetos de estgio previstos no presente regulamento; d) Ter sido atingido o limite de dotao oramental previsto para a medida.

7. 7.1

REGIME DE EXECUO DO ESTGIO Incio do Estgio O estgio tem incio aps a comunicao da deciso de aprovao da candidatura e aps o servio de emprego do IEFP da rea de realizao do estgio ter validado os candidatos propostos pela entidade em sede de candidatura, ou ter efetuado o ajustamento de candidatos por ele selecionados. O estagirio tem que ser sempre validado pelo servio de emprego antes de ser celebrado o contrato de estgio.

7.2

Controlo da assiduidade a) O registo da assiduidade dos estagirios efetuado mediante o preenchimento do mapa de assiduidade (anexo 9) disponibilizado pelo IEFP, atravs da rea pessoal, enquanto no for possvel o registo da assiduidade diretamente pela entidade promotora em formulrio eletrnico prprio; b) As entidades promotoras cuja candidatura tenha mais de 10 estagirios e que possuam sistema de registo de assiduidade prprio que assegure o mesmo tipo de informao constante do mapa de assiduidade do IEFP podem, em alternativa a este, apresentar documentos comprovativos retirados do seu sistema, anexando-os atravs da sua rea pessoal do NETemprego. c) O controlo de assiduidade deve constar do processo tcnico-pedaggico.

7.3

Regime de faltas a) As faltas so justificadas ou injustificadas, de acordo com o regime aplicvel para a generalidade dos trabalhadores da entidade promotora. b) So descontados no valor da bolsa de estgio, no subsdio de alimentao e, quando aplicvel, nas despesas de transporte, os valores correspondentes s seguintes faltas:

i. ii. iii.

Injustificadas; Justificadas por motivo de acidente, desde que o estagirio tenha direito a qualquer compensao pelo seguro de acidentes de trabalho; Outras faltas justificadas, nos mesmos termos em que tal acontea para a generalidade dos trabalhadores da entidade promotora.

c) Para efeitos de clculo dos valores a descontar devem utilizar-se as seguintes frmulas:
Montante total da Bolsa 30 x N. de dias de faltas

Montante Dirio do Subsdio de Alimentao e Despesas de Transporte

N. de dias de faltas

d) O estagirio excludo da Medida nas seguintes situaes, cessando o respetivo contrato de estgio:

i. ii.

Se o nmero de faltas injustificadas atingir os 5 dias seguidos ou interpolados; Se, com exceo da situao prevista no ponto 7.8, o nmero total de faltas justificadas, atingir os 15 dias seguidos ou interpolados ou, no caso de pessoas com deficincia e incapacidade os 30 dias seguidos ou interpolados.

Medida Estgios Emprego l Regulamento Especfico

Pgina 12 de 61

7.4

Perodo de Dispensa a) O estagirio tem direito a um perodo de dispensa at 22 dias teis, seguidos ou interpolados, quando a durao do estgio for igual ou superior a 12 meses, diferindo-se, pelo mesmo perodo, a data do seu fim. O estagirio pode renunciar a esse direito, salvo se o estgio for suspenso por facto que no lhe possa ser imputvel - como no caso do encerramento temporrio do estabelecimento. Nesse caso, ser considerado, para todos os efeitos, como perodo de dispensa. b) Os estagirios no tm direito a frias, nem atribuio dos subsdios de frias e de natal.

7.5

Exerccio de atividade Durante todo o perodo de desenvolvimento do estgio, os estagirios no podem exercer qualquer tipo de atividade profissional, por conta prpria ou por conta de outrem.

7.6

Desistncia a) Os estagirios podem desistir do estgio desde que notifiquem por escrito e por carta registada com antecedncia mnima de 15 dias consecutivos, quer a entidade quer o servio de emprego do IEFP da rea de realizao do estgio, devendo para tal justificar quais os motivos que levam a essa desistncia; b) Quando a desistncia do estagirio no seja efetuada no prazo definido na alnea anterior, salvo motivo atendvel, ou quando seja considerada injustificada, o estagirio no pode ser indicado pelo IEFP para preencher nova oferta de estgio antes de decorridos 12 meses; c) Quando a desistncia do estagirio seja justificada, nomeadamente por doena ou por impossibilidade, que lhe no seja imputvel, de cumprimento do disposto no Plano Individual de Estgio, o estagirio pode ser indicado pelo IEFP para preencher outra oferta de estgio; d) A entidade pode desistir do estgio, durante o decurso do mesmo, desde que comunique ao estagirio e ao servio de emprego do IEFP da rea de realizao do estgio, por carta registada, com antecedncia mnima de 15 dias consecutivos, o respetivo motivo; e) Em caso de desistncia, se a entidade no proceder substituio do estagirio nem existir mais nenhum estgio a decorrer, deve ser finalizado o processo com o devido encerramento de contas.

7.7

Substituio do estagirio a) O estagirio pode ser substitudo nas seguintes circunstncias, cumulativas e verificadas pelo servio de emprego do IEFP da rea de realizao do estgio: i. ii. No ter decorrido mais do que um ms de estgio, desde o incio do mesmo at ao momento em que ocorre a desistncia; Estarem reunidas, no entendimento do IEFP, as condies para o cumprimento no desvirtuado, no perodo restante, do Plano Individual de Estgio aprovado.

b) O servio de emprego do IEFP deve pronunciar-se sobre o pedido de substituio do estagirio, no prazo mximo de 5 dias teis, contados a partir do respetivo pedido. c) A substituio do estagirio deve ocorrer no prazo mximo de 20 dias consecutivos, contados a partir da data de efetivao da desistncia; d) Quando ocorra a substituio do estagirio, o perodo de estgio interrompido, diferindo-se a data da sua concluso. durao do estgio realizado pelo novo estagirio, descontado os dias de estgio realizados pelo primeiro estagirio.

7.8

Suspenso do estgio a) A entidade promotora pode suspender o estgio, mediante autorizao do IEFP, quando ocorra uma das seguintes situaes: i. Por facto a ela relativo, como por exemplo o encerramento temporrio do estabelecimento onde o mesmo se realiza, durante um perodo no superior a um ms;

Medida Estgios Emprego l Regulamento Especfico

Pgina 13 de 61

ii.

Por facto relativo ao estagirio, como por exemplo, em caso de doena, maternidade ou paternidade, durante um perodo no superior a 6 meses.

b) Para efeitos do disposto no ponto anterior, a entidade promotora deve comunicar previamente ao IEFP, por escrito, os fundamentos e a durao previsvel do perodo de suspenso, sendo a deciso tomada no prazo de 5 dias teis aps o pedido. c) A autorizao de suspenso do estgio s pode ser concedida desde que no comprometa o cumprimento integral do plano individual de estgio. d) Durante a suspenso do estgio, no devida a bolsa de estgio, nem o pagamento de alimentao e despesas de transporte. e) No dia imediato cessao do impedimento que levou suspenso por facto relativo ao estagirio, este deve apresentar-se entidade promotora para retomar o estgio. f) A suspenso do estgio no altera a sua durao, apenas pode adiar a data do seu termo, desde que no ultrapasse os 13, 16, 19 ou 25 meses aps o seu incio, respetivamente nos casos de estgios com a durao de 6, 9, 12 ou 18 meses.

7.9

Impostos e Segurana Social a) A relao jurdica decorrente da celebrao do contrato de estgio equiparada, para efeitos de segurana social, a trabalho por conta de outrem; b) As bolsas de estgio so passveis de tributao em sede de IRS e sujeitas a contribuies para a Segurana Social (Taxa Social nica TSU), nos termos dos respetivos normativos e procedimentos; c) O IEFP no comparticipa as contribuies devidas pela entidade promotora Segurana Social; d) Quando o IEFP detete, em sede de acompanhamento, o incumprimento destas obrigaes, reportar tal facto s entidades competentes; e) Para efeitos de cumprimento da obrigao contributiva considera-se base de incidncia todas as prestaes auferidas pelos estagirios, independentemente de serem objeto de comparticipao pblica, nos exatos termos em que o sejam para a generalidade dos trabalhadores por conta de outrem, conforme o disposto no art. 44. e seguintes do Cdigo dos Regimes Contributivos.

7.10

Processo tcnico e Processo contabilstico As entidades promotoras devem constituir e manter atualizados os processos tcnico e contabilstico referente candidatura, dos quais devem constar os comprovativos dos requisitos de acesso e demais documentao referida no anexo 1 deste regulamento.

7.11

Certificao a) No fim do estgio a entidade promotora deve entregar ao estagirio um certificado comprovativo de frequncia e avaliao final, de acordo com o modelo que se apresentam no anexo 4; b) No caso dos destinatrios que sejam detentores de qualificao de nvel 3 do QNQ, a concluso do estgio com avaliao final positiva d lugar obteno do nvel 4 de qualificao do QNQ, nos termos da Portaria n. 782/2009, de 23 de Julho, devendo essa avaliao constar do certificado previsto no ponto anterior.

8. 8.1

CONTRATO DE ESTGIO Execuo do Contrato a) O contrato de estgio s pode ser celebrado aps estar concludo o processo de seleo do estagirio, seja atravs da validao pelo servio de emprego da rea de realizao do estgio dos candidatos propostos pela entidade ou do ajustamento de candidatos por si selecionados;

Medida Estgios Emprego l Regulamento Especfico

Pgina 14 de 61

b) A data do contrato de estgio tem de coincidir ou ser anterior data de incio do estgio; c) O contrato de estgio celebrado entre a entidade promotora e o estagirio, em duplicado, sendo um exemplar para a entidade e outro para o estagirio; d) O modelo do contrato o que consta do anexo 3, sendo que, quando possvel, a entidade receber via correio eletrnico a minuta do contrato pr-preenchida com os dados de identificao da execuo do projeto que dever completar e promover a sua assinatura por ambas as partes; e) A entidade tem que anexar na sua rea pessoal do NETemprego cpia do contrato assinado; f) Durante o estgio aplicvel ao estagirio o regime da durao e horrio de trabalho, dos descansos dirio e semanal, dos feriados, das faltas e da segurana, higiene e sade no trabalho aplicvel generalidade dos trabalhadores da entidade promotora.

8.2

Cessao do Contrato de Estgio a) O contrato de estgio pode cessar por mtuo acordo escrito, por denncia de qualquer das partes ou por caducidade; b) A cessao por mtuo acordo deve ser efetuada atravs de documento escrito assinado por ambas as partes no qual se menciona a data de celebrao do acordo e do incio da sua produo de efeitos; c) A denncia por qualquer das partes deve ser comunicada outra parte e ao servio de emprego do IEFP da rea de realizao do estgio, por carta registada, com antecedncia mnima de 15 dias consecutivos, e com a indicao do respetivo motivo, sem prejuzo da eventual responsabilidade civil ou criminal a que houver lugar; d) O contrato cessa por caducidade, no termo do prazo, por impossibilidade superveniente, absoluta e definitiva do estagirio frequentar o estgio ou da entidade promotora lho proporcionar, assim como por efeito de faltas nos termos da alnea d) do ponto 7.3; e) O contrato cessa ainda, por caducidade, quando decorrido o prazo de 13, 16, 19 ou 25 meses aps o incio do estgio, incluindo-se neste prazo os perodos de suspenso previstos na alnea a) do ponto 7.8; f) Com exceo do termo do prazo do estgio, a cessao do contrato deve ser comunicada pela entidade promotora ao servio de emprego da rea de realizao do estgio, no mximo at ao dia seguinte do incio da respetiva produo de efeitos, atravs de carta registada.

9. 9.1

ENCARGOS COM ESTAGIRIOS Bolsa de estgio O estagirio tem direito, mensalmente, a uma bolsa de estgio em funo do nvel de qualificao de que detentor, nos seguintes valores: a) b) c) d) e) O valor correspondente ao IAS, para os estagirios com qualificao de nvel 2 e 1 do QNQ e para os estagirios sem nvel de qualificao; 1,2 vezes o IAS, para os estagirios com qualificao de nvel 3 do QNQ; 1,3 vezes o IAS, para os estagirios com qualificao de nvel 4 do QNQ; 1,4 vezes o IAS, para os estagirios com qualificao de nvel 5 do QNQ; 1,65 vezes o IAS, para os estagirios com qualificao de nvel 6, 7 ou 8 do QNQ.

9.2

Subsdio de alimentao a) O estagirio tem direito a refeio ou a subsdio de alimentao, tal como praticado pela entidade promotora para a generalidade dos seus trabalhadores;

Medida Estgios Emprego l Regulamento Especfico

Pgina 15 de 61

b) No caso de a entidade atribuir subsdio de alimentao, este no pode ser superior ao valor fixado para os trabalhadores que exercem funes pblicas, independentemente dos valores dos subsdios praticados para a generalidade dos trabalhadores da entidade promotora; c) O subsdio de refeio pode tambm ser pago em forma de tickets ou atravs do carregamento de cartes eletrnicos de refeio, desde que garantida evidncia de pagamento ao estagirio e a respetiva contabilizao.

9.3

Despesas de Transporte para pessoas com deficincia e incapacidade a) O estagirio com deficincia e incapacidade e com dificuldades de mobilidade (decorrentes de constrangimentos fsicos ou intelectuais) tem direito a que a entidade assegure o respetivo transporte entre a residncia habitual e o local do estgio; b) Quando a entidade no possa assegurar esse transporte, o estagirio tem direito ao pagamento de despesas de transporte em montante equivalente ao custo das viagens realizadas em transporte coletivo ou, se no for possvel a sua utilizao, ao subsdio de transporte mensal no montante equivalente a 10% do IAS, salvo situaes excecionais e devidamente fundamentadas, a apreciar pelo IEFP.

9.4

Seguro O estagirio tem direito a beneficiar de um seguro de acidentes de trabalho que cubra os riscos que possam ocorrer durante e por causa do estgio. Devem ainda ser acautelados seguros que cubram adequadamente riscos decorrentes da realizao de perodos do estgio no estrangeiro.

9.5

Pagamentos aos estagirios O pagamento das bolsas de estgio, subsdio de alimentao e despesas de transporte so da responsabilidade da entidade promotora e devem ser, obrigatoriamente, efetuados por transferncia bancria ou por cheque, no sendo permitido, em caso algum, a existncia de dvidas a estagirios.

10. CUSTOS ELEGVEIS 10.1 Elegibilidade dos custos a) So elegveis os custos relativos aos encargos com os estagirios referidos no ponto 9 efetivamente realizados e pagos pelas entidades promotoras, no perodo compreendido entre a data de incio dos estgios e os 30 dias subsequentes data de concluso do projeto de estgio, aferido atravs da Listagem das Despesas Pagas; b) No so elegveis custos adicionais com a realizao de perodos de estgio no estrangeiro, designadamente os decorrentes da realizao de viagens, estadias, seguros de acidentes, seguros de sade, ou outros indispensveis deslocao do estagirio para este fim; c) Os custos com o seguro de acidentes de trabalho podem ser realizados e pagos pelas entidades promotoras aps o ajustamento do estagirio pelo servio de emprego do IEFP e antes do incio do estgio, desde que o perodo a que reporta a aplice de seguro corresponda efetivamente ao perodo de vigncia do contrato de estgio; d) So ainda consideradas elegveis as despesas realizadas e pagas pelas entidades promotoras aps os 30 dias subsequentes data de concluso do projeto de estgio, desde que correspondam a retificaes pedidas pelo IEFP no decurso da anlise dos pedidos de encerramento de contas.

11. COMPARTICIPAO DO IEFP 11.1 Bolsa de estgio A bolsa de estgio comparticipada pelo IEFP nos seguintes termos:

Medida Estgios Emprego l Regulamento Especfico

Pgina 16 de 61

Financiamento do IEFP na bolsa de estgio Financiamento a 100%


1. estagirio, no caso das seguintes entidades: Pessoa singular ou coletiva de natureza privada, com ou sem fins lucrativos, at 10 trabalhadores, inclusive; Autarquia Local; Comunidade intermunicipal; rea metropolitana Se no tiverem sido financiadas a 100% por fundos pblicos noutro estgio 10 primeiros estagirios quando os estgios se enquadrem no repertrio de atividades artesanais (anexo III da Portaria n. 204-B/2013, de 18 de junho) Todos os estagirios integrados em estgios promovidos por: IPSS registadas ou reconhecidas pela DGSS e entidades equiparadas a IPSS; Associaes Mutualistas; Estabelecimentos de apoio social.

Comparticipao de 80%

At 31 de dezembro 2013

Todas as outras situaes

*No caso de estagirio com deficincia e incapacidade, a comparticipao majorada em 10 pontos percentuais (comparticipao = 90%)

A partir de 1 janeiro 2014

Todas as entidades passam a ter uma comparticipao de 80% na bolsa de estgio No aplicvel *No caso de estagirio com deficincia e incapacidade, a comparticipao na bolsa majorada em 10 pontos percentuais (comparticipao = 90%)

Exceo

100% relativamente a todos os estagirios integrados em estgios de Hospitais E.P.E

No aplicvel

NOTA: A consulta do quadro no dispensa a leitura do n. 1, 2 e 3 do art. 15. da Portaria n. 204-B/2013, de 18 de junho, sob a epgrafe comparticipao financeira.

11.2

Subsdio de alimentao, despesas de transporte e seguro Durante o perodo do estgio, o financiamento pblico do IEFP nas outras despesas o seguinte: a) Subsdio de alimentao 100%, ou seja, o valor do montante fixado para os trabalhadores que exercem funes pblicas. O IEFP no comparticipa qualquer valor quando a prtica na entidade seja o fornecimento de refeio; b) Seguro - at ao valor correspondente a 3% do valor total da bolsa de estgio atribuda ao nvel de qualificao 4 do QNQ, correspondente a 1,3 vezes o valor do IAS, e reportada ao perodo de durao do estgio; c) No caso dos estagirios com deficincia e incapacidade e dificuldades de mobilidade, o IEFP comparticipa ainda as despesas de transporte, de montante equivalente ao custo das viagens realizadas em transporte coletivo ou, se no for possvel a utilizao deste, subsdio de transporte no montante mximo mensal de 10% IAS, salvo situaes excecionais e devidamente fundamentadas, a apreciar pelo IEFP e que sero igualmente comparticipadas.

12. PROCESSAMENTO DO APOIO 12.1 Procedimentos gerais a) O pagamento dos apoios reporta-se totalidade do perodo de realizao dos estgios, independentemente dos anos civis que abranjam.

Medida Estgios Emprego l Regulamento Especfico

Pgina 17 de 61

b) As entidades promotoras tm direito, por cada processo aprovado:

i. ii.

A um primeiro adiantamento, correspondente a 40% do total do apoio aprovado e a comparticipar pelo IEFP, quando o estgio inicia. A um segundo adiantamento, correspondente a 45% do total do apoio aprovado e a comparticipar pelo IEFP quando o processo estiver em execuo e for atingido um tero da durao total aprovada do projeto, ou no caso dos projetos apresentados ao abrigo do regime especial de interesse estratgico quando for atingido 1/3 da durao total dos contratos j iniciados; Ao encerramento de contas, efetuado aps a anlise do respetivo pedido pela entidade, podendo haver lugar a pagamento (at 15% do aprovado e a comparticipar pelo IEFP) ou a devoluo.

iii.

c) Para efeitos de pagamento dos apoios, e no caso de as entidades no terem concedido autorizao para consulta online da situao regularizada perante a administrao tributria e segurana social e as certides apresentadas tenham entretanto caducado, devem as entidades apresentar novas certides. d) Todos os documentos comprovativos das despesas realizadas e pagas (incluindo cpias dos que so entregues no IEFP quando solicitadas por este), incluindo recibos dos montantes pagos aos estagirios nos termos legalmente exigidos, ou comprovativo das transferncias bancrias ou do pagamento em cheque das despesas, devem encontrar-se disponveis no processo contabilstico, para anlise em sede de eventual visita de acompanhamento ou sempre que os servios competentes do IEFP solicitem a sua apresentao. e) O IEFP avalia a elegibilidade e conformidade dos montantes apresentados pelas entidades promotoras, podendo reavaliar o financiamento aprovado, nomeadamente em sede de pedido de encerramento de contas, em funo de indicadores de execuo. f) Em sede de encerramento de contas, os apoios financeiros concedidos podem exceder, por rubrica e/ou em termos globais, os montantes mximos aprovados em sede de candidatura, mediante deciso expressa do IEFP sob pedido da entidade promotora, devidamente fundamentado e documentado, e desde que sejam respeitadas todas as normas aplicveis em matria de custos elegveis e financiamento nos termos dos pontos 9, 10 e 11 do presente regulamento. g) O processo pode ser revisto, nomeadamente com fundamento em auditoria contabilstico-financeira, no prazo de 3 anos aps o encerramento do POPH, e no mnimo at 31 de dezembro de 2020. h) O prazo definido na alnea anterior, nos casos em que o fundamento para a reviso constituir uma infrao penal, o fixado para a prescrio do respetivo procedimento criminal. 12.2 Procedimentos para o pagamento do primeiro adiantamento Para o pagamento do primeiro adiantamento, referente ao total do apoio aprovado a comparticipar pelo IEFP, as entidades promotoras devem: i. Devolver ao servio de emprego da rea de realizao do estgio o Termo de Aceitao da Deciso de Aprovao, devidamente assinado e reconhecido, caso ainda no tenha sido remetido; ii. Informar o servio de emprego da rea de realizao do estgio do incio efetivo do primeiro estgio, anexando cpia do contrato de estgio na rea pessoal do NETemprego; iii. Enviar o comprovativo do NIB, anexando-o na rea pessoal do NETemprego; iv. Enviar cpia da aplice de seguro de acidentes de trabalho de cada estagirio, onde deve constar, obrigatoriamente, o nome do estagirio e o perodo de cobertura, atravs da rea pessoal do NETemprego 12.3 Procedimentos para o pagamento do segundo adiantamento a) A entidade tem que comprovar o incio de, pelo menos, um dos estgios no prazo de 90 dias, contados a partir da data de aceitao da deciso do Termo de Aceitao b) Os restantes estgios devem ter incio nos 30 dias seguintes ao incio do primeiro estgio, caso contrrio o financiamento aprovado reavaliado e o segundo adiantamento efetuado com base no total do apoio aprovado para os estgios efetivamente iniciados.

Medida Estgios Emprego l Regulamento Especfico

Pgina 18 de 61

c) Em casos excecionais, quando esteja em causa, por exemplo, um projeto de regime especial de interesse estratgico, o prazo referido na alnea anterior poder ser alargado, mediante apreciao e autorizao do IEFP, a pedido da entidade. 12.4 Procedimentos para o pedido de encerramento de contas a) No prazo de 30 dias consecutivos aps a concluso do projeto de estgio, a entidade promotora deve solicitar o encerramento de contas do processo, apresentando os seguintes elementos: v. vi. vii. viii. ix. Relatrio de Acompanhamento e Avaliao do Estagirio, elaborado pelo orientador (anexo 8); Ficha de Avaliao do Estgio, elaborada pelo estagirio (anexo 11), enquanto no for possvel a submisso eletrnica; Cpia do Modelos de Certificado comprovativo da frequncia do estgio, emitido pela entidade promotora (anexo 4); Mapas de Assiduidade dos destinatrios (anexo 9) ou outro comprovativo de assiduidade nos termos da alnea b) do ponto 7.2; Listagem das Despesas Pagas, com valores acumulados para a totalidade do estgio (anexo 10), da qual deve constar assinatura do TOC e nmero da cdula ou vinheta, exceto no caso de entidades sujeitas ao regime de contabilidade simplificada.

b) Para submeter, atravs da sua rea pessoal, os documentos necessrios ao pedido de encerramento de contas de processos em Estado Executado, a entidade promotora deve realizar os procedimentos a seguir descritos: i. Aps anexar os documentos ao processo a entidade deve na opo 'CANDIDATURAS ELETRNICAS Consultar/gerir candidaturas e processos, selecionar no campo Ao a Executar, a opo Pedido de encerramento de contas. De seguida ser-lhe- mostrada a lista de todas as candidaturas/processos apresentados, estando disponvel na coluna Pedido de Encerramentos de Contas, para os processos que se encontrem no Estado Executado, a opo para solicitar o encerramento de contas/dos projetos . Deve acionar esta opo para cada processo para o qual pretenda efetuar o pedido de encerramento.

ii.

c) No encerramento de contas, o IEFP procede verificao da execuo fsica e financeira do processo, podendo ser efetuado um acerto de contas para o perodo abrangido pelos adiantamentos j pagos no mbito desse processo. d) Em casos excecionais e apenas quando se verifique deficincia de anlise, o encerramento de contas pode ser reanalisado e vir a dar lugar a um pagamento suplementar. e) No decurso do encerramento de contas, e caso haja lugar a devoluo de montantes recebidos, aps a notificao do servio de emprego, a entidade pode anexar ao processo na rea pessoal do NETemprego, o documento comprovativo da transferncia bancria. 12.5 Comunicao dos pagamentos Os pagamentos dos montantes relativos ao 1 adiantamento, ao 2 adiantamento e ao encerramento de contas (saldo) so comunicadas entidade promotora via email. A entidade promotora no deve emitir e/ou enviar ao IEFP de qualquer fatura/recibo desses montantes.

13. INCUMPRIMENTO 13.1 Regras Gerais a) O incumprimento por parte da entidade promotora das obrigaes relativas aos apoios financeiros concedidos no mbito do presente regulamento, sem prejuzo, se for caso disso, de participao criminal que venha a ser efetuada por eventuais indcios da prtica do crime de fraude na obteno de subsdio de natureza pblica, implica a imediata cessao da atribuio de todos os apoios e a restituio do montante j recebido; b) No caso de o incumprimento ser considerado parcial, h lugar restituio proporcional dos apoios recebidos;

Medida Estgios Emprego l Regulamento Especfico

Pgina 19 de 61

c) A restituio deve ser feita no prazo de 60 dias consecutivos, contados a partir da notificao do IEFP entidade promotora, aps o decurso do qual so devidos juros de mora taxa legal; d) A entidade promotora fica impedida durante dois anos, a contar da notificao referida no ponto anterior, de beneficiar de qualquer apoio do Estado com a mesma natureza e finalidade; e) Para efeitos do disposto nos pontos anteriores, compete ao IEFP apreciar e decidir a cessao dos apoios atribudos ou determinar a restituio dos mesmos. 13.2 Reduo do Financiamento A reduo do financiamento aprovado s entidades promotoras pode ter lugar quando verificados, entre outros, os seguintes fundamentos: a) No justificao da despesa em face do princpio da economia, eficincia e eficcia e do princpio da relao custo/benefcio; b) No execuo integral da candidatura, nos termos em que foi aprovada, ou no cumprimento integral dos seus objetivos; c) Verificao posterior de incumprimento dos requisitos dos projetos de estgio, definidos por fora da deciso de aprovao da candidatura; d) Verificao posterior de inelegibilidade parcial dos projetos de estgio, nomeadamente quanto sua durao e destinatrios; e) No cumprimento do definido relativamente a informao e publicidade, nos termos do anexo 1; f) Considerao de custos inelegveis, nomeadamente quanto sua natureza, montantes mximos, data de realizao e data de pagamento, bem como aos demais limites de financiamento definidos e aprovados; g) Custos que no estejam justificados atravs de fatura e recibo ou outro documento de quitao nos termos legalmente exigidos. 13.3 Suspenso dos pagamentos H lugar suspenso dos pagamentos s entidades promotoras, quando forem detetadas as seguintes situaes: a) Deficincia grave do processo contabilstico ou tcnico; b) No envio dentro do prazo estipulado pelo IEFP de elementos por este solicitados, salvo apresentao de motivo justificativo que pelo IEFP seja aceite; c) Existncia de dvidas a estagirios; d) Supervenincia de situao no regularizada perante a administrao tributria, de restituies no mbito dos financiamentos do FSE, do IEFP, ou de outros fundos pblicos e contribuies para a Segurana Social, incorrendo a entidade promotora na obrigao de restituir os montantes recebidos se for negado o acordo de regularizao; e) Falta de comprovao da situao contributiva perante as finanas e segurana social; f) No comunicar por escrito ao IEFP no prazo fixado na alnea g) do ponto 4.4 do anexo 1, as mudanas de domiclio, ou qualquer outro tipo de alterao candidatura inicialmente apresentada; g) Existncia de indcios graves de ilicitude criminal, envolvendo a utilizao indevida dos apoios concedidos ou o desvirtuamento da candidatura; h) Ocorrncia, durante a execuo dos projetos de estgio, de situaes que determinem a obrigatoriedade da apresentao de garantia bancria, nos termos do ponto 2 do anexo 1, at sua apresentao. 13.4 Normalizao de irregularidades a) As situaes indicadas no ponto 13.3 que sejam detetadas devem ser objeto de regularizao e/ou de envio dos elementos e informaes ao IEFP por parte das entidades promotoras, no prazo que for fixado pelo IEFP, que no pode ser superior a 90 dias contados da data da respetiva notificao ou solicitao, nos casos referidos nas alneas g) e h), e no mximo de 60 dias para os casos referidos nas restantes alneas;

Medida Estgios Emprego l Regulamento Especfico

Pgina 20 de 61

b) Findo o prazo e persistindo a situao de irregularidade, a deciso de aprovao da candidatura ser revogada, originando a consequente restituio dos apoios recebidos; c) No caso das alneas g) e h) do ponto 13.3, a suspenso de pagamentos mantm-se at apresentao da respetiva garantia bancria. 13.5 Revogao da deciso A revogao da deciso de aprovao da candidatura das entidades promotoras tem lugar quando verificados os seguintes fundamentos: a) Persistncia das situaes identificadas nas alneas a) a f), do ponto 13.3, findo o prazo fixado pelo IEFP para a sua regularizao e para o envio dos elementos e informaes necessrios; b) Apresentao de elementos incompletos ou desconformes relativos s candidaturas, salvo apresentao de motivo justificativo que pelo IEFP seja aceite; c) No consecuo dos objetivos essenciais previstos na candidatura, nos termos constantes da deciso de aprovao e respetivo termo de aceitao; d) Falsas declaraes, nomeadamente sobre o incio do projeto de estgio para efeitos de perceo efetiva do adiantamento ou sobre os custos incorridos que afetem, de modo substantivo, a justificao dos apoios recebidos ou a receber; e) No comunicao ou no aceitao pelo IEFP das alteraes aos elementos determinantes da deciso de aprovao, tais como a reduo significativa do nmero de estagirios, que ponham em causa o mrito do projeto ou a sua razoabilidade financeira; f) Apresentao dos mesmos custos, incluindo a comparticipao da parte da entidade promotora, a mais do que uma entidade financiadora; g) Recusa de submisso ao acompanhamento, controlo ou auditoria a que esto legalmente sujeitos; h) Falta de apresentao de garantia bancria quando exigida; i) Inexistncia do processo contabilstico ou tcnico. 13.6 Restituies a) As restituies tm lugar sempre que se verifique que as entidades promotoras receberam indevidamente ou no justificaram os apoios recebidos. b) As restituies podem ser promovidas por iniciativa das entidades promotoras ou pelo IEFP e efetuadas atravs de compensao com montantes aprovados em sede de saldo, no mbito dos diferentes apoios concedidos pelo IEFP. c) Nas situaes de revogao da deciso de aprovao das candidaturas, ou de desistncia da candidatura, a entidade promotora deve proceder restituio dos montantes recebidos no prazo de 60 dias consecutivos a contar da notificao para o efeito. Findo este prazo, sem que a restituio tenha sido efetuada, so devidos juros de mora taxa legal. d) As restituies podem ser faseadas, at ao limite mximo de 60 prestaes mensais sucessivas, mediante prestao de garantia bancria e autorizao do IEFP, sendo devidos juros taxa legal em vigor data do deferimento do pedido de restituio faseada, a qual se mantm at ao integral pagamento da dvida. e) O IEFP poder, em determinados casos e mediante pedido justificado apresentado pela entidade, dispensar a apresentao de garantia bancria. f) No caso da restituio faseada ou do plano e restituio, o incumprimento relativo a uma prestao importa o vencimento imediato de todas as restantes. g) Sempre que as entidades promotoras no cumpram a sua obrigao de restituio no prazo estipulado, a mesma realizada atravs de execuo fiscal, nos termos da legislao aplicvel.

Medida Estgios Emprego l Regulamento Especfico

Pgina 21 de 61

14. ACOMPANHAMENTO, AVALIAO, CONTROLO a) Os estgios podem ser objeto de aes de acompanhamento, avaliao, controlo, auditoria ou inspeo a efetuar pelo IEFP e por entidades nacionais e comunitrias competentes, bem como por outros organismos e entidades por estas credenciadas para o efeito. b) Estas aes tm por objetivo garantir o cumprimento das normas aplicveis e compreendem as componentes financeira, contabilstica, factual e tcnica dos projetos, ou seja, a verificao fsica e financeira, quer por via administrativa quer nos locais de realizao dos estgios ou, ainda, junto das entidades que detm os originais dos processos tcnicos e contabilsticos, atravs, nomeadamente, da realizao de visitas. c) Para tal, as entidades promotoras ficam obrigadas a disponibilizar todos os documentos factuais, tcnicos e contabilsticos necessrios e a facultar o acesso s suas instalaes e/ou aos locais de realizao dos estgios. d) Ainda para efeitos de acompanhamento, o estagirio ser inquirido, por email ou online, sobre o cumprimento do plano de estgio por parte da entidade promotora.

15. APOIOS COMPLEMENTARES A ESTAGIRIOS COM DEFICINCIAS E INCAPACIDADES 15.1 Acompanhamento Ps-Colocao a) A pedido da entidade ao servio de emprego, pode ser aplicado o acompanhamento ps-colocao aos destinatrios com deficincias e incapacidades inseridos em estgios, e durante o tempo de realizao do mesmo, em casos devidamente justificados, tendo em conta as caractersticas e limitaes especficas do destinatrio e sem prejuzo das competncias do orientador de estgio. b) O acompanhamento ps-colocao, prestado por entidades credenciadas pelo IEFP como centros de recursos, visa a manuteno do emprego e a progresso na carreira das pessoas com deficincias e incapacidades, atravs do apoio tcnico aos trabalhadores e entidades empregadoras. 15.2 Adaptao de Postos de Trabalho a) O IEFP pode conceder apoio financeiro para adaptao de postos de trabalho s entidades promotoras de estgios, mediante candidatura especfica, nos termos do manual de procedimentos dos apoios adaptao de postos de trabalho e eliminao de barreiras arquitetnicas; b) Estes apoios, sob a forma de subsdio no reembolsvel tm o valor mximo de 8 vezes o valor do IAS, por cada pessoa com deficincias e incapacidades admitida; c) Quando no final do estgio ocorra a contratao da pessoa com deficincias e incapacidades pela entidade promotora, mediante a celebrao de contrato de trabalho sem termo ou a termo com durao mnima inicial de um ano, pode ser comparticipado o valor remanescente da soluo tcnica apoiada at ao montante total de 16 vezes o IAS.

16. DISPOSIES FINAIS a) Salvo indicao expressa em contrrio, os prazos previstos no presente regulamento contam-se por dias consecutivos. b) Na contagem dos prazos no se conta o dia em que ocorre o evento a partir do qual o prazo comea a contar. c) As matrias que no se encontrem previstas no presente regulamento so resolvidas mediante a aplicao da regulamentao nacional e comunitria aplicvel e atravs de orientaes definidas internamente pelo IEFP.

17. VIGNCIA O presente regulamento entra em vigor na data da sua publicao, aplicando-se s candidaturas submetidas a partir de 18 de julho de 2013, inclusive.

Medida Estgios Emprego l Regulamento Especfico

Pgina 22 de 61

Medida Estgios Emprego l Regulamento Especfico

Pgina 23 de 61

ANEXOS AO REGULAMENTO
Anexo 1 ......................................................... ............... Outras Regras de financiamento Anexo 2 ......................................................... ...............Tabela de Nveis de Qualificao Anexo 3 ...... Minuta de Contrato de Estgio Anexo 4 ......Modelo de Certificado Anexo 5 ....Requerimento Reconhecimento de interesse estratgico para a economia nacional Anexo 6 ....Requerimento Reconhecimento de interesse estratgico para a economia regional Anexo 7 ....Termo de Aceitao da Deciso de Aprovao/Aditamento ao Termo Anexo 8 .............................. Relatrio de Acompanhamento e Avaliao do Estagirio Orientador Anexo 9 ...........................................................................................................Mapa de assiduidade Anexo 10 .............................................................................................. Listagem de Despesas Pagas Anexo 11 ......................................................................... Ficha de Avaliao do Estgio Estagirio

Medida Estgios Emprego l Regulamento Especfico

Pgina 24 de 22

ANEXO 1
OUTRAS REGRAS DE FINANCIAMENTO

Medida Estgios Emprego l Regulamento Especfico

Pgina 25 de 61

Outras Regras de Financiamento


MEDIDA ESTGIOS EMPREGO
1. ENQUADRAMENTO 1.1. Aos apoios concedidos pelo IEFP nos termos do disposto na Portaria n. 204-B/2013, de 18 de junho aplicam-se, com as necessrias adaptaes, as normas inerentes ao regime geral de apoios a conceder pelo Fundo Social Europeu (FSE), independentemente da regio em que o estgio decorra. 1.2. Assim, as normas constantes deste anexo so aplicveis a todas as candidaturas, assinalando-se os casos em que as mesmas so distintas para projetos objeto de cofinanciamento comunitrio. 2. REGIES OBJETO DE COFINANCIAMENTO 2.1. So passveis de cofinanciamento comunitrio os projetos cujo local de realizao se situa nas regies NUTS II do Norte, Centro e Alentejo (estabelecidas pelo Decreto-Lei n. 244/2002, de 5 de Novembro), a saber: a) NUTS Norte: Abrange toda a rea de interveno da Delegao Regional do Norte do IEFP e dos respetivos Centros de Emprego ou Centros de Emprego e Formao Profissional; b) NUTS Centro: Abrange toda a rea de interveno da Delegao Regional do Centro e dos respetivos Centros de Emprego ou Centros de Emprego e Formao Profissional e, ainda, os seguintes concelhos, pertencentes rea de interveno da Delegao Regional de Lisboa e Vale do Tejo: Abrantes, Alcanena, Alcobaa, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Constncia, Entroncamento, Ferreira do Zzere, Lourinh, Nazar, bidos, Ourm, Peniche, Sardoal, Sobral de Monte Agrao, Tomar, Torres Novas, Torres Vedras e Vila Nova da Barquinha. c) NUTS Alentejo: Abrange toda a rea de interveno da Delegao Regional do Alentejo do IEFP e dos respetivos Centros de Emprego ou Centros de Emprego e Formao Profissional e, ainda, os seguintes concelhos, pertencentes rea de interveno da Delegao Regional de Lisboa e Vale do Tejo: Almeirim, Alpiara, Azambuja, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Goleg, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarm. 2.2. Nos casos em que as candidaturas sejam apresentadas em regies objeto de cofinanciamento, as obrigaes relativas s normas de informao e publicidade e de aposio de carimbos, devem referenciar para alm do financiamento do IEFP o financiamento do FSE, atravs do POPH. 3. INIBIO DO DIREITO DE ACESSO AOS APOIOS 3.1. As entidades promotoras que tenham sido condenadas em processo-crime, por factos que envolvam disponibilidades financeiras dos fundos estruturais, ficam inibidas do direito de acesso ao financiamento pblico no mbito do presente regulamento por um perodo de 2 anos, contados a partir do transito em julgado da deciso condenatria, salvo se, da pena aplicada no mbito desse processo, resultar prazo superior, caso em que se aplica este ltimo. 3.2. As entidades promotoras contra quem tenha sido deduzida acusao em processo crime pelos factos referidos no ponto anterior, ou em relao s quais tenha sido feita participao criminal por factos apurados em processos de controlo ou auditoria, apenas podem ter acesso a apoios financeiros pblicos previstos no presente regulamento, desde que apresentem garantia bancria por cada pagamento a efetuar, independentemente da candidatura a que se reporta, vlida at aprovao do saldo final ou at restituio dos apoios recebidos, se a ela houver lugar. 3.3. As entidades promotoras que recusarem a submisso ao controlo s podem aceder aos apoios previstos no presente regulamento, dentro dos dois anos subsequentes deciso de revogao proferida pelo IEFP com fundamento naquele facto, mediante a apresentao de garantia bancria a prestar nos termos previstos no ponto anterior. 3.4. As garantias bancrias prestadas podem ser objeto de reduo, em sede de execuo das mesmas, at ao valor que for apurado no saldo final, como sendo o devido a ttulo de restituio e liberadas, ou por restituio dos montantes em causa, ou na sequncia de ao de controlo que conclua pela inexistncia de situaes de natureza idntica ou semelhante s referidas nos pontos 3.2 e 3.3.

Medida Estgios Emprego l Regulamento Especfico

Pgina 26 de 61

3.5. As entidades promotoras que tenham sido condenadas em processo crime ou contraordenacional por violao de legislao de trabalho de menores e discriminao no trabalho e emprego, nomeadamente, em funo do sexo, da deficincia e da existncia de risco agravado de sade, encontram-se inibidas de aceder aos apoios previstos no presente regulamento, pelo prazo de 2 anos, salvo se, da sano aplicada no mbito desse processo resultar o prazo superior, caso em que se aplica este ltimo. 3.6. As entidades beneficirias em relao s quais tenha sido feita, nos termos do ponto 2.2, participao criminal podem, na pendncia do processo e na ausncia de deduo de acusao em processo crime, solicitar, em candidaturas diversas daquela onde foram apurados os factos que originaram a participao, um pagamento anual de reembolso, desde que precedido de ao de controlo que conclua pela inexistncia de situaes de irregularidade. 3.7. O pagamento referido no nmero anterior efetuado com dispensa de prestao da respetiva garantia, ou com liberao da garantia anteriormente prestada, deduzindo -se qualquer quantia j recebida. 4. DEVERES DAS ENTIDADES PROMOTORAS 4.1. Processo contabilstico As entidades promotoras ficam obrigadas a: a) Dispor de contabilidade organizada, segundo as normas legais que nessa matria lhes sejam aplicveis; b) Dispor de um sistema que permita a individualizao dos custos associados candidatura, de acordo com a estrutura de custos aplicvel; c) No caso de custos comuns, identificar, para cada processo, a chave de imputao e os seus pressupostos; d) Organizar o arquivo de forma a garantir o acesso clere aos originais dos documentos de suporte dos lanamentos, bem como aos extratos bancrios de comprovao dos pagamentos feitos por transferncia bancria ou por cheque; e) f) Registar a meno ao financiamento nos documentos originais, nos termos previstos no ponto 4.2; No caso das entidades que tenham a contabilidade organizada de acordo com o Sistema de Normalizao Contabilstica (SNC) aplicvel, quando no conste dos documentos originais a indicao das contas movimentadas na contabilidade geral e a chave de imputao utilizada, a entidade deve apresentar, sempre que solicitado, verbete produzido por software de contabilidade adequado do qual constem essas referncias; No caso das entidades que tenham a contabilidade organizada de acordo com o SNC aplicvel, estas devem submeter apreciao e validao por um tcnico oficial de contas (TOC) os pedidos de encerramento de contas, devendo o TOC atestar, no encerramento do projeto, a regularidade das operaes contabilsticas;

g)

h) A aquisio de bens e servios apenas pode ser justificada atravs de fatura e recibo ou documentos equivalentes fiscalmente aceites; i) j) k) l) As faturas, os recibos ou os documentos equivalentes fiscalmente aceites, bem como os documentos de suporte imputao de custos comuns, devem identificar claramente o respetivo bem ou servio; O pagamento das despesas deve fazer-se obrigatoriamente por transferncia bancria ou por cheque; Elaborar mensalmente listagens das despesas associadas candidatura e comprovadamente pagas atravs de documento de quitao nos termos legalmente exigidos, que devem constar do respetivo dossier; Arquivar a restante documentao e correspondncia com o IEFP, inerentes ao financiamento aprovado.

4.2. Registo do financiamento nos originais dos documentos comprovativos de despesa a) A despesa apresentada para comparticipao financeira pblica deve ser sempre suportada por documentao que ateste a sua realizao e que tenha sido paga pela entidade promotora. b) Em todos os originais dos documentos comprovativos de despesa referentes ao projeto deve existir sempre o registo ao financiamento concedido, nos seguintes termos: i. Meno ao IEFP indicando a sigla, designao da medida e nmero do projeto;

Medida Estgios Emprego l Regulamento Especfico

Pgina 27 de 61

ii.

Indicao da rubrica, subrubrica e nmero de lanamento na contabilidade geral, bem como centro de custos e nmero de lanamento na contabilidade especfica, no caso de entidades que disponham de contabilidade analtica; Valor total do documento, valor imputado e respetiva taxa (%) de imputao;

iii.

c) Quando seja um projeto desenvolvido numa das regies de cofinanciamento (ponto 2), o documento de despesa deve conter ainda a meno ao POPH, Eixo prioritrio e respetiva Tipologia de Interveno, nos termos seguintes: i. ii. Medida Estgios Emprego Eixo 5; Tipologia de Interveno 5.2.1 Medida Estgios Insero - Eixo 6; Tipologia de Interveno 6.3

d) Para o efeito podem ser utilizados os modelos de carimbos a seguir indicados: Exemplo de carimbo para um projeto de estgio no cofinanciado pelo FSE
Financiado pelo IEFP, IP Medida ativa: __________________________________ Nmero do Projeto______________________________ Rubrica_________________ Sub Rubrica_____________ N. Lanamento na Contabilidade Geral______________ Valor Total do Documento_________________________ Taxa (percentagem) de Imputao__________________ Valor Imputado__________________________________

Exemplo de carimbo para um projeto de estgio financiado pelo FSE


PO Potencial Humano Eixo___________ Tipologia de Interveno___________ Medida ativa IEFP, IP_____________________________ Nmero do Projeto______________________________ Rubrica_________________ Sub Rubrica_____________ N. Lanamento na Contabilidade Geral______________ Valor Total do Documento_________________________ Taxa (percentagem) de Imputao___________________ Valor Imputado___________________________________

Instrues de preenchimento dos carimbos: Nmero do Projeto: Nmero que foi atribudo pelo IEFP ao/projeto; Rubrica/ Subrubrica: Rubrica/subrubrica a que respeita a despesa, de acordo com a estrutura de rubricas aplicvel; N. Lanamento na Contabilidade Geral: Nmero de lanamento na contabilidade geral atribudo despesa; Valor Total do Documento: Montante global refletido no documento comprovativo de despesa e que constitui o custo efetivamente realizado e pago; Taxa (percentagem) de Imputao: corresponde em termos percentuais ao montante global ou parcial do Valor Total do Documento relativo a determinada despesa que foi afeta ao projeto e objeto de financiamento; Valor Imputado: corresponde em termos numricos ao montante global ou parcial do Valor Total do Documento relativo a determinada despesa, que foi afeta ao projeto e objeto de financiamento.

4.3. Processo tcnico As entidades promotoras ficam obrigadas a organizar um processo tcnico de candidatura, onde constem todos os documentos comprovativos da execuo das diferentes fases dos projetos de estgio, podendo os mesmos ter suporte digital, o qual deve incluir: a) Documentos comprovativos em como a entidade se encontra regularmente constituda e devidamente registada, nomeadamente documento de constituio da entidade, Dirio da Repblica com publicao do

Medida Estgios Emprego l Regulamento Especfico

Pgina 28 de 61

contrato de sociedade ou certido de escritura do contrato e registo de todas as alteraes ocorridas no pacto social e carto de pessoa coletiva ou da declarao de incio de atividade e carto do NIF e do documento de identificao no caso de pessoas singulares; b) Cpias da candidatura, aplice do seguro de acidentes de trabalho, notificao pelo IEFP da respetiva deciso de aprovao e correspondente termo de aceitao, eventuais aditamentos mesma e demais documentao e correspondncia com o IEFP inerentes ao financiamento aprovado; c) Identificao dos orientadores que intervm no estgio e evidncia da contratualizao quando os mesmos no se encontrem vinculados entidade promotora; d) Identificao dos estagirios, certificados de habilitao, informao sobre o respetivo processo de seleo, cpias dos respetivos contratos firmados e mapas de assiduidade dos estagirios devidamente preenchidos/assinados pelos prprios; e) Registos do acompanhamento e da avaliao dos estagirios, nomeadamente relatrios (intercalar e final) de acompanhamento e avaliao dos estagirios, elaborados pelos respetivos orientadores de estgio, fichas de avaliao final do estgio elaboradas pelos estagirios e certificados comprovativos de frequncia obtidos pelos estagirios emitidos pelas entidades promotoras; f) Atas de reunies ou outras notcias da realizao de acompanhamento e avaliao dos estgios profissionais, metodologias e instrumentos utilizados; g) Originais de toda a publicidade e informao produzida para a divulgao dos estgios. 4.4. Outras obrigaes das Entidades Promotoras As entidades promotoras ficam, ainda, sujeitas s seguintes obrigaes: a) Informar o servio de emprego do IEFP da rea de realizao do estgio, atravs de ofcio, do local onde os processos contabilstico e tcnico se encontram, quando os mesmos se encontram em local diverso daquele onde decorrem os estgios; b) Sempre que solicitado, apresentar os originais dos documentos que integram os processos contabilstico e tcnico, ou fornecer cpias dos mesmos, acompanhadas dos respetivos originais, ao IEFP e s entidades que por este sejam credenciadas, bem como s demais autoridades nacionais e comunitrias competentes; c) Manter a todo o tempo devidamente atualizada a organizao dos processos contabilstico e tcnico; d) Manter disposio do IEFP, e das demais entidades competentes, todos os documentos que integram os processos de candidatura, contabilstico e tcnico, bem como conserv-los at 5 anos a concluso do projeto de estgio. No caso de candidaturas cofinanciadas pelo FSE, os processos devem ser conservados at 3 anos contados aps o encerramento do POPH, cuja data ser oportunamente divulgada no stio Internet do IEFP, e no mnimo at dia 31 de dezembro de 2020, de acordo com o previsto no artigo 33 do Decreto Regulamentar n. 84-A/2007, de 10 de dezembro, com a redao dada pelo Decreto Regulamentar n. 13/2008, de 18 de junho e pelo Decreto Regulamentar n. 4/2010, de 15 de outubro; e) Divulgar convenientemente a todos os estagirios o regime de direitos e deveres que lhe so atribudos e o financiamento do FSE atravs do POPH e IEFP; f) Colocar disposio dos estagirios o dossier respeitante candidatura e deciso de aprovao; g) Comunicar por escrito ao Centro de Emprego ou do Centro de Emprego e Formao Profissional da rea de realizao do estgio as mudanas de domiclio ou qualquer alterao candidatura inicialmente aprovada, no prazo de 10 dias contados da data da ocorrncia, a qual poder ser objeto de alterao deciso de aprovao e aditamento ao termo de aceitao da deciso de aprovao; h) Cumprir escrupulosamente todas as normas do presente regulamento; i) Fornecer ao IEFP todas as informaes e elementos que sejam solicitados, nos prazos por este fixados, nomeadamente os necessrios ao acompanhamento e avaliao da execuo em cada ano civil da medida; j) Assegurar a realizao do estgio, que no deve ser executado por entidade distinta da entidade promotora, i.e da entidade que se candidatou ao programa; k) Assegurar na ntegra a comparticipao exigida s entidades promotoras nos termos da legislao e do presente regulamento; l) Apresentar os custos com os estgios para financiamento, apenas ao IEFP.

Medida Estgios Emprego l Regulamento Especfico

Pgina 29 de 61

5.

INFORMAO E PUBLICIDADE 5.1. A publicitao dos apoios concedidos pelo Estado Portugus ou ao abrigo dos fundos estruturais uma obrigao consagrada na legislao nacional e comunitria, ficando as entidades promotoras obrigadas a cumprir as normas de informao e publicidade a seguir descritas. 5.2. As presentes normas devem ser adotadas em toda a documentao produzida, cartazes, eventos e outras aes de informao. 5.3. Os smbolos, insgnias, logtipos, siglas e/ou designaes/lemas devem ser indicados nos cantos superior ou inferior, direito ou esquerdo, de cada documento, adaptado consoante o caso, sendo apenas obrigatria a sua aposio na primeira pgina ou capa. 5.4. Nos casos dos projetos cujo local de realizao no se situe nas regies referidas no ponto 2 apenas obrigatria a oposio dos seguintes smbolos:

5.5. Nos projetos cujo local de realizao se situa nas regies cofinanciadas (ponto 2), acresce a obrigatoriedade da incluso das insgnias nacional e da UE, do Fundo Social Europeu, do QREN e do POPH em toda a documentao produzida, nos termos a seguir indicados. A) Smbolo e sigla ou designao do IEFP:
Exemplos:

Os documentos produzidos pela entidade devem conter o smbolo e sigla ou designao do IEFP, o qual deve ser solicitado aos servios deste Instituto. Ou

B)

Insgnia Nacional:

A documentao produzida deve obrigatoriamente conter a insgnia nacional, de acordo com o n2 do artigo 34 do Decreto Regulamentar n 84-A/2007, de 10 de dezembro, com a redao dada pelo Decreto Regulamentar n. 13/2008, de 18 de junho e pelo Decreto Regulamentar n. 4/2010, de 15 de outubro.

C)

Identificao do programa:

Exemplo:

Na documentao produzida pela entidade deve ser identificado em local visvel, nomeadamente na primeira pgina ou na capa a designao do programa.

Estgios Emprego Ou Estgios Insero#

D)

Logotipo e sigla do programa comunitrio envolvido:

Exemplo:

Medida Estgios Emprego l Regulamento Especfico

Pgina 30 de 61

Esta medida cofinanciada apenas por um programa comunitrio, o POPH. Esta marca pode ser utilizada de diversas formas, incluindo ou no o descritivo da sigla, com assinatura e com o smbolo, devendo ser preferencialmente aplicada sobre um fundo branco ou sobre uma das cores oficiais, obedecendo sempre as regras relativas ao comportamento das cores, as margens de segurana, as dimenses mnimas, assim como o equilbrio hierrquico dos 3 logotipos (POPH, QREN e UE). O design da marca e o modo como o logtipo do POPH deve ser aplicado encontra-se disponvel em http://www.poph.qren.pt/upload/docs/informao/POPH_KIT_NORMAS.pdf.

E)

Insgnia e designao do QREN:

Exemplo:

A insgnia e designao do Quadro de Referncia Estratgica Nacional devem obedecer aos princpios do Manual Grfico do QREN, uma vez que o cumprimento das normas a estabelecidas fortalece a marca e evita incorrer em erros indesejados. O Manual de Normas Grficas do QREN consta no site: www.qren.pt.

F)

Insgnia e designao da UE e do fundo estrutural envolvido Exemplos:

A insgnia e designao da UE e do fundo estrutural devem respeitar igualmente as normas definidas, obedecendo aos princpios vigentes no Guia Grfico do Emblema Europeu, constante dos sites (http://europa.eu e http://www.igfse.pt). A designao da UE e do fundo estrutural envolvido deve encontrar-se obrigatoriamente discriminadas por extenso: Unio Europeia e Fundo Social Europeu, devendo o texto encontrar-se escrito ao lado ou por baixo da insgnia e, alinhado esquerda ou direita consoante a insgnia esteja inserida no canto esquerdo ou direito respetivamente.

UNIO EUROPEIA Fundo Social Europeu

UNIO EUROPEIA Fundo Social Europeu

5.6. Disposio a aplicar aos logotipos no mbito do cofinanciamento comunitrio Apresenta-se uma aplicao em formato de "barra de assinaturas", de uma ao/projeto apoiado pelo Fundo Social Europeu, atravs do Programa Operacional Potencial Humano (POPH):

5.7. Na utilizao dos logotipos deve ser obrigatoriamente respeitada a ordem acima indicada, em conformidade com o guia informativo acerca desta matria e que pode ser consultado em http://www.igfse.pt. 5.8. Nos casos em que seja admitida a utilizao de fotocpias de determinada documentao e/ou a sua reproduo pelos potenciais utilizadores por outros meios, permissvel, a ttulo excecional, o no cumprimento das normas tcnicas em matria de cor.

Medida Estgios Emprego l Regulamento Especfico

Pgina 31 de 61

ANEXO 2

Tabela de Nveis de Qualificao do Quadro Nacional de Qualificaes

Nvel 1 2 3 2. ciclo do ensino bsico .

Qualificaes

3. ciclo do ensino bsico, obtido no ensino regular ou por percursos de dupla certificao Ensino secundrio vocacionado para prosseguimento de estudos de nvel superior Ensino secundrio obtido por percursos de dupla certificao ou ensino secundrio vocacionado para prosseguimento de estudos de nvel superior acrescido de estgio profissional mnimo de seis meses. Qualificao de nvel ps-secundrio no superior com crditos para o prosseguimento de estudos de nvel superior Licenciatura Mestrado Doutoramento

5 6 7 8

Fonte: Anexo 2 da Portaria n. 782/2009, de 23 de Julho

Medida Estgios Emprego l Regulamento Especfico

Pgina 32 de 22

ANEXO 3
Minuta de Contrato de Estgio

Medida Estgios Emprego l Regulamento Especfico

Pgina 33 de 22

MEDIDA

[ESTGIOS EMPREGO ou ESTGIOS INSERO]

[Portaria n. 204-B/2013, de 18 de junho ou Decreto-Lei n. 290/2009, de 12 de outubro, alterado pela Lei n. 24/2011, de 6 de junho e regulamentado pelo Despacho Normativo n. 18/2010, de 29 de junho]

CONTRATO DE ESTGIO

Entre , com sede em , Concelho , Distrito de , Contribuinte n , representado por , como primeiro outorgante, e , portador do documento de identificao n. emitido por em / / , residente , como segundo outorgante, celebrado o presente Contrato de Estgio, o qual se rege pelas seguintes clusulas: CLUSULA 1 (Objeto do Contrato) O primeiro outorgante compromete-se a proporcionar ao segundo, no mbito da [Portaria n. 204-B/2013, de 18 de junho ou Decreto-Lei n. 290/2009, de 12 de outubro, alterado pela Lei n. 24/2011, de 6 de junho e regulamentado pelo Despacho Normativo n. 18/2010, de 29 de junho], que regula a Medida [Estgios Emprego ou Estgios Insero], e nos termos do respetivo regulamento, um estgio em contexto de trabalho. CLUSULA 2 (Local e Horrio) O estgio tem lugar em , Concelho de , de acordo com o regime da durao e horrio de trabalho, descansos dirio e semanal, feriados, faltas e segurana e higiene e sade no trabalho aplicvel generalidade dos trabalhadores da entidade promotora. CLUSULA 3 (Direitos do Estagirio) O segundo outorgante tem direito a:

a) Receber do primeiro outorgante, durante o perodo de estgio, a ttulo de bolsa de estgio, a importncia mensal de

; (No caso da entidade pretender pagar um valor superior ao fixado para a bolsa de estgio, dever incluir a seguinte frase] A esta bolsa acresce o montante de , que da exclusiva responsabilidade da entidade.) ;

b) Receber do primeiro outorgante em condies adequadas o estgio na rea de


durante e por causa das atividades correspondentes ao estgio;

c) Beneficiar de um seguro de acidentes de trabalho que o proteja contra riscos de eventualidades que possam ocorrer d) Obter gratuitamente do primeiro outorgante, no final do estgio, o respetivo certificado; e) Recusar a prestao de trabalho, ainda que a ttulo temporrio, que no se enquadre nas atividades relacionadas com o
estgio;

f) Obter do primeiro outorgante refeio na prpria entidade, se essa for a prtica para os respetivos trabalhadores, ou
subsdio de alimentao, por cada dia de estgio, no valor fixado para os trabalhadores que exercem funes pblicas;

g) [Acrescentar esta alnea, apenas no caso de estagirio com deficincia e incapacidade] Receber do primeiro outorgante, as
despesas de transporte ou subsdio de transporte mensal, de acordo com o disposto no regulamento da medida Estgio Emprego, quando no seja assegurado o transporte entre a residncia habitual e o local do estgio;

h) [Caso o estgio tenha 12 meses ou mais acrescentar esta alnea] Gozar, se assim o entender, de um perodo de dispensa at
22 dias teis diferindo a data de fim do estgio. Se o estgio for suspenso por motivo relativo entidade, esse perodo considerado como dias de dispensa.

i) Que o primeiro outorgante respeite e faa respeitar as condies de segurana, higiene e sade no trabalho a que estiver
obrigado nos termos legais.

Medida Estgios Emprego l Regulamento Especfico

Pgina 34 de 22

CLUSULA 4 (Deveres do Estagirio) So deveres do segundo outorgante:

a) Comparecer com assiduidade e pontualidade no estgio, devendo sujeitar-se ao controlo da mesma; b) Tratar com urbanidade o primeiro outorgante e seus representantes; c) Guardar lealdade ao primeiro outorgante, nomeadamente no transmitindo para o exterior informaes de que tome
conhecimento por ocasio do estgio;

d) Utilizar com cuidado e zelar pela boa conservao dos equipamentos e demais bens que lhe sejam confiados; e) Suportar os custos de substituio ou reparao dos equipamentos e materiais que utilizar no estgio, fornecidos pelo
primeiro outorgante e seus representantes, sempre que os danos produzidos resultem de comportamento doloso ou gravemente negligente.

f) Proceder avaliao do estgio; g) [No caso do estagirio ser imigrante acrescentar esta alnea] Apresentar ttulo de permanncia ou de residncia vlido ou de
recibo de marcao vlido, para renovao ou prorrogao, emitido pelo Servio de Estrangeiros e Fronteiras, no prazo de 8 dias teis, contados a partir do termo do perodo de validade constante no respetivo documento que habilitou celebrao deste contrato. CLUSULA 5 (Impostos e Segurana Social) 1. No mbito do presente Contrato de Estgio, a relao jurdica estabelecida entre o estagirio e a entidade promotora equiparada para efeitos de segurana social a trabalho por conta de outrem. 2. As bolsas de estgio so passveis de tributao em sede de IRS e sujeitas a contribuies para a Segurana Social (Taxa Social nica), nos termos dos respetivos normativos. CLUSULA 6 (Faltas) 1. As faltas so justificadas e injustificadas, de acordo com o regime aplicvel para a generalidade dos trabalhadores do primeiro outorgante. 2. O estagirio excludo do programa: a) Se o nmero de faltas injustificadas atingir os 5 dias consecutivos ou interpolados; b) Se, com exceo da situao prevista na clusula 7, o nmero total de faltas justificadas atingir os 15 dias consecutivos ou interpolados [ou 30 dias, no caso de estagirio com deficincia e incapacidade]. 3. So descontadas, no valor da bolsa de estgio e no subsdio de alimentao as seguintes faltas: a) As faltas injustificadas; b) As faltas justificadas por motivo de acidente, desde que o estagirio tenha direito a qualquer compensao pelo seguro de acidentes de trabalho; c) Outras faltas justificadas, nos mesmos termos em que tal acontea para a generalidade dos trabalhadores do primeiro outorgante. 4. Para efeitos de clculo do valor a descontar na bolsa de estgio e no subsdio de alimentao, so utilizadas as seguintes frmulas: Montante total da Bolsa X N. de dias de faltas 30

Montante Dirio do Subsdio de Alimentao e Despesas de Transporte

N. de dias de faltas

Medida Estgios Emprego l Regulamento Especfico

Pgina 35 de 61

CLUSULA 7 (Suspenso do estgio) 1. O primeiro outorgante pode suspender o estgio por motivo a ela relativo, nomeadamente por encerramento temporrio do estabelecimento, durante um perodo no superior a um ms, ou por motivo relativo ao estagirio, nomeadamente por motivo de doena, maternidade ou paternidade, durante um perodo no superior a 6 meses. A suspenso do estgio est dependente da autorizao do IEFP, devendo ser comunicada antecipadamente pela entidade promotora, de forma escrita, com indicao do fundamento e da durao previsvel. No dia imediato cessao do impedimento que levou suspenso por facto relativo ao estagirio, este deve apresentar-se na entidade promotora para retomar o estgio. Durante a suspenso do estgio no so devidos a bolsa de estgio e o subsdio de alimentao e despesas de transporte. A suspenso do estgio no altera a sua durao, apenas pode adiar a data de fim.

2. 3. 4. 5.

CLUSULA 8 (Desistncia do Estgio) 1. 2. O estagirio pode desistir do estgio desde que notifique por escrito e por carta registada com antecedncia de 15 dias consecutivos, quer a entidade quer o IEFP, devendo justificar os motivos que levaram desistncia. Quando a desistncia do estagirio no seja efetuada no prazo definido no nmero anterior, salvo motivo atendvel, ou seja considerada injustificada, o estagirio no pode ser indicado para preencher nova oferta de estgio, antes de decorridos 12 meses. No decurso do estgio, a entidade promotora pode desistir do mesmo desde que comunique ao estagirio e ao IEFP, por carta registada, com antecedncia mnima de 15 dias consecutivos, o respetivo motivo. Caso o IEFP considere os motivos aceitveis, pode o estagirio ser substitudo desde que no tenha decorrido mais de um ms de estgio e que o plano de estgio inicialmente aprovado no seja posto em causa.

3. 4.

CLUSULA 9 (Cessao do Contrato) 1. 2. 3. O contrato pode cessar por mtuo acordo escrito, por denncia de qualquer das partes ou por caducidade. A cessao por mtuo acordo deve ser efetuada atravs de documento escrito e assinado por ambos os outorgantes, de forma expressa e inequvoca, no qual se menciona a data de celebrao do acordo e do incio da sua produo de efeitos. A denncia por qualquer das partes tem que ser comunicada outra, bem como ao IEFP, por carta registada, com antecedncia mnima de 15 dias consecutivos, devendo dela constar o motivo, sem prejuzo da eventual responsabilidade civil ou criminal a que houver lugar. O contrato cessa no termo do prazo, por impossibilidade superveniente, absoluta e definitiva do estagirio frequentar o estgio ou da entidade promotora lho proporcionar, bem como por efeito de faltas nos termos do nmero 2 da clusula 6. A cessao do contrato, com exceo da situao do termo do prazo do estgio, deve ser comunicada ao IEFP pela entidade promotora, no mximo at ao dia seguinte ao incio da respetiva produo de efeitos, mediante carta registada.

4. 5.

CLUSULA 10 (Durao) O presente contrato tem incio em / / , terminando previsivelmente em / / .

A durao do estgio de meses, no podendo a mesma ser ultrapassada, incluindo-se nestes prazos, os perodos de suspenso a que se refere a clusula 7. do presente contrato. A data termo poder ser diferida, considerando os perodos de suspenso e dispensa aplicveis.

Medida Estgios Emprego l Regulamento Especfico

Pgina 36 de 61

O presente contrato assinado, em duplicado, por ambos os outorgantes, destinando-se um exemplar ao primeiro outorgante e outro ao segundo, sendo entregue cpia ao IEFP.

de

de 20

Primeiro Outorgante

Segundo Outorgante

Medida Estgios Emprego l Regulamento Especfico

Pgina 37 de 61

ANEXO 4
Modelo de Certificado Comprovativo da Concluso de Estgio Emprego

Medida Estgios Emprego l Regulamento Especfico

Pgina 38 de 61

MEDIDA ESTGIOS EMPREGO


Portaria n. 204-B/2013, de 18 de junho

CERTIFICADO COMPROVATIVO DA CONCLUSO DO ESTGIO Entidade (Designao da Entidade)

CERTIFICADO
Portaria n.

Certifica-se que / /

(Nome do Estagirio), natural , portador do documento de identificao n

(Local de Nascimento), nascido a emitido por , concluiu, nesta que decorreu de dias, tendo obtido

Entidade, um estgio em contexto real de trabalho, na Funo/rea de / / a / / , com a durao total de meses e

o seguinte aproveitamento:

(Indicar o Aproveitamento Obtido: Suficiente / Bom / Muito Bom).

, (local)

de de (data)

O Representante da Entidade,

(Assinatura e Carimbo)

Medida Estgios Emprego l Regulamento Especfico

Pgina 39 de 61

1. NVEL DE QUALIFICAO DO ESTAGIRIO, NO INCIO DO ESTGIO PROFISSIONAL

2.NVEL DE QUALIFICAO DO ESTAGIRIO, FINDO O ESTGIO PROFISSIONAL* (*no caso de pessoas que obtenham o nvel 4 do QNQ nos termos do n. 2 do artigo 10. da Portaria n. 204-B/2013, de 18 de junho)

3. CUMPRIMENTO DO PLANO INDIVIDUAL DE ESTGIO

3.1 Descrio sucinta das atividades desenvolvidas no decurso do estgio:

3.2 Objetivos atingidos/conhecimentos da funo/profisso adquiridos (competncias tcnico-profissionais e scio relacionais):

4. OBSERVAES

Medida Estgios Emprego l Regulamento Especfico

Pgina 40 de 61

ANEXO 5
Modelo de requerimento Reconhecimento de interesse estratgico para a economia nacional

Medida Estgios Emprego l Regulamento Especfico

Pgina 41 de 22

Modelo de requerimento Reconhecimento de interesse estratgico para a economia nacional


Exmo(a). Senhor(a) Delegado(a) Regional Do Instituto do Emprego e Formao Profissional, IP

(nome da empresa), localizada em (indicar o cdigo), com

, com o NIPC

, com a CAE principal

(nmero de postos de trabalho) vem solicitar, ao abrigo

do artigo 17. da Portaria n. 204-B/2013, de 18 de junho, o reconhecimento como de interesse estratgico para a economia nacional, do projeto de investimento a realizar no concelho de (1), com criao previsvel de postos de trabalho.

Para o efeito, anexa: Memria descritiva do projeto com a respetiva descrio sumria mas completa e fundamentao do interesse estratgico para a economia nacional. A Administrao/Gerncia (2) (nome) (data)
(1) Quando se trate de projeto a implementar em mais de um concelho, devem ser referidos quais os concelhos envolvidos. (2) Assinaturas reconhecidas na qualidade e com poderes para o ato.

Medida Estgios Emprego l Regulamento Especfico

Pgina 42 de 22

ANEXO 6
Modelo de requerimento Reconhecimento de interesse estratgico para a economia regional

Medida Estgios Emprego l Regulamento Especfico

Pgina 43 de 22

Modelo de requerimento Reconhecimento de interesse estratgico para a economia da regio


Exmo(a). Senhor(a) Delegado(a) Regional Do Instituto do Emprego e Formao Profissional, IP

Exmo(a). Senhor(a),

(nome da empresa), localizada em , com o NIPC , com a CAE principal (indicar o cdigo), com (nmero de postos de trabalho) vem solicitar, ao abrigo do artigo 17. da Portaria n. 204-B/2013, de 18 de junho, o reconhecimento como de interesse estratgico para a economia da regio, do projeto de investimento a realizar no concelho de (1), com criao previsvel de postos de trabalho.

Para o efeito, anexa: Memria descritiva do projeto com a respetiva descrio sumria mas completa e fundamentao do interesse estratgico para a economia da regio. A Administrao/Gerncia (2) (nome) (data)

(1) Quando se trate de projeto a implementar em mais de um concelho, devem ser referidos quais os concelhos envolvidos. Se os concelhos envolvidos pertencerem a diferentes Delegaes Regionais do IEFP devem ser apresentados, caso a entidade pretenda o reconhecimento em mais do que uma regio, um requerimento por regio. (2) Assinaturas reconhecidas na qualidade e com poderes para o ato.

Medida Estgios Emprego l Regulamento Especfico

Pgina 44 de 22

ANEXO 7

Termo de Aceitao da Deciso de Aprovao e Aditamento ao Termo

Medida Estgios Emprego l Regulamento Especfico

Pgina 45 de 22

TERMO DE ACEITAO DA DECISO DE APROVAO


Nos termos da legislao em vigor, declara-se que se tomou conhecimento da deciso de aprovao referente ao processo n. no mbito da candidatura n. , e que a mesma aceite nos seus precisos termos, obrigando-se, por esta via, ao seu integral cumprimento, e ao respeito por todas as disposies legislativas e regulamentares aplicveis. Mais se declara: (a) que os apoios sero utilizados com o rigoroso respeito pelas disposies legislativas e regulamentares aplicveis, nomeadamente Portaria n. 204-B/2013, de 18 de junho, da legislao comunitria aplicvel e do regulamento da medida Estgios Emprego; (b) que se assume o compromisso de implementar, organizar e executar o(s) plano(s) individual(ais) de estgio apresentado(s), nos termos aprovados, cuja data de incio real corresponder data de incio real de cada estgio aprovado; (c) que se celebrar, aps confirmao da aceitao do estagirio por parte do servio de emprego da rea de realizao do estgio, um contrato de estgio com cada estagirio, o qual se cumprir integralmente; (d) que se assume o compromisso de fornecer ao IEFP cpia do(s) contrato(s) de estgio(s), celebrado(s) com o (s) estagirio(s), no prazo de 5 dias consecutivos aps assinatura do(s) mesmo(s), atravs da sua disponibilizao na rea pessoal do NETemprego; (e) que celebrar um contrato de seguro de acidentes de trabalho que cubra os riscos que possam ocorrer durante e por causa do estgio, fazendo prova da sua celebrao ao IEFP; (f) que autoriza os servios competentes da Segurana Social a comunicar ao IEFP a informao relevante para efeitos de concesso do apoio requerido, incluindo sobre a sua situao contributiva regularizada; (g) que se assume o compromisso de comunicar por escrito ao IEFP todas as situaes que pela sua natureza e/ou gravidade possam implicar a suspenso do(s) contrato(s) de estgio ou a sua cessao; (h) que se assume o compromisso de implementar, organizar e executar adequadamente o projeto, que no deve ser executado por entidade distinta da entidade promotora; (i) que se assume o compromisso de comunicar antecipadamente e por escrito ao IEFP qualquer alterao da candidatura inicialmente aprovada, no prazo de 10 dias consecutivos contados da data da ocorrncia, a qual poder ser objeto de alterao deciso de aprovao e aditamento ao termo de aceitao da deciso de aprovao; (j) que se tem perfeito conhecimento de que o IEFP,IP pode efetuar as notificaes atravs do Via CTT; (k) que se assume o compromisso de guardar, organizar e manter permanentemente atualizados e individualizados todos os documentos que digam respeito execuo fsica e financeira do projeto, nos correspondentes processos tcnico e contabilstico, disponibilizando-os, em qualquer momento, para consulta das entidades legalmente autorizadas a faz-lo, nomeadamente, aos servios do IEFP; (l) que se assume o compromisso de fornecer ao IEFP, informao sobre a execuo fsica e financeira do projeto, bem como o dever de apresentar e/ou enviar toda a documentao necessria para justificar ou complementar o processo em causa, nos termos definidos nas normas aplicveis e sempre que lhe seja solicitado, com a periodicidade e nos prazos definidos; (m) que se tem perfeito conhecimento que os elementos necessrios ao encerramento de contas do pedido devem ser impreterivelmente apresentados no prazo mximo de 30 dias consecutivos aps a concluso do projeto; (n) que se tem perfeito conhecimento que o IEFP reavalia sistematicamente o financiamento aprovado, nomeadamente em funo de indicadores de execuo e da avaliao do cumprimento pela entidade dos

Medida Estgios Emprego l Regulamento Especfico

Pgina 46 de 22

termos da deciso de aprovao proferida e das disposies legislativas e regulamentares aplicveis, podendo o financiamento ser consequentemente reduzido ou revogado, avaliao esta que condiciona tambm os respetivos pagamentos dos montantes aprovados; (o) que se tem perfeito conhecimento de que, em caso de revogao do financiamento, independentemente da respetiva causa, se obriga a restituir os montantes recebidos, no prazo de 60 dias consecutivos a contar da respetiva notificao, aps os quais so devidos juros de mora cobrados taxa legal; (p) que se tem perfeito conhecimento de que as restituies podem ser faseadas, at ao limite mximo de 60 prestaes mensais sucessivas e mediante apresentao de garantia bancria (que poder vir a ser dispensada pelo IEFP por pedido expresso e justificado da entidade) e autorizao do IEFP acrescidas de juros taxa legal que estiver em vigor data do deferimento do pedido restituio faseada, a qual se mantm at ao integral pagamento da dvida, ocorrendo o vencimento imediato da dvida vincenda, caso no sejam cumpridos os termos e prazos acordados; (q) que se tem perfeito conhecimento de que sempre que as entidades promotoras no cumpram a sua obrigao de restituio no prazo estipulado, a mesma realizada atravs de execuo fiscal, nos termos da legislao aplicvel; (r) que se tem perfeito conhecimento de que em sede de execuo fiscal, so subsidiariamente responsveis pela restituio dos montantes em dvida os administradores, diretores, gerentes e outras pessoas que exercem, ainda que somente de facto, funes de administrao ou gesto de pessoas coletivas e entes fiscalmente equiparados, nos termos previstos na Lei Geral Tributria; (s) que se tem perfeito conhecimento que a apresentao da mesma candidatura para os mesmos custos, mesmo os referentes comparticipao por parte da entidade, a mais de uma entidade financiadora determina a revogao da deciso de aprovao e consequente restituio dos apoios pagos, ficando a entidade sujeita, nos dois anos subsequentes, obrigatoriedade da apresentao de garantia bancria para efeitos de acesso aos apoios.

Data

O(s) responsvel(eis)

Medida Estgios Emprego l Regulamento Especfico

Pgina 47 de 61

ADITAMENTO AO TERMO DE ACEITAO DA DECISO DE APROVAO

Nos termos da legislao em vigor, declara-se que se tomou conhecimento da alterao deciso de aprovao referente ao processo n. apresentado no mbito da candidatura n. , e que a mesma aceite nos seus precisos termos, obrigando-se, por esta via, ao seu integral cumprimento, ao respeito por todas as disposies legislativas, nacionais e comunitrias, e regulamentares aplicveis.

Data:

/ O(s) responsvel(eis)

Medida Estgios Emprego l Regulamento Especfico

Pgina 48 de 22

ANEXO 8
Relatrio de Acompanhamento e Avaliao do Estagirio Orientador

Medida Estgios Emprego l Regulamento Especfico

Pgina 49 de 22

MEDIDA ESTGIOS
Portaria n.

RELATRIO DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAO DO ESTAGIRIO


A preencher pelo Orientador de Estgio

RELATRIO INTERCALAR

RELATRIO FINAL

O Relatrio refere-se ao perodo de

Designao da Entidade: Nome do Orientador: Nome do Estagirio: rea Profissional: Habilitaes Acadmicas e Profissionais:

Data de incio do Estgio:

Data de fim do Estgio:

1. AVALIAO DO ESTGIO Avaliao Fatores 1 2 3 4

Assiduidade

Pontualidade

Interesse

Progresso da Aprendizagem

Conhecimento da Profisso

Relacionamento

Mod. IEFP 9835 720

Insuficiente

Suficiente

Bom

Muito Bom

Medida Estgios Emprego l Regulamento Especfico

Pgina 50 de 22

2. ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO ESTAGIRIO


Sim No

Face avaliao efetuada no ponto anterior, considera que as atividades desenvolvidas pelo estagirio no perodo em referncia, corresponderam aos objetivos estabelecidos no plano individual de estgio, para esse mesmo perodo?

3. SUGESTES (No caso de ter respondido negativamente, queira sugerir, caso considere necessrio, alteraes ou melhorias a introduzir no processo, assinalando com uma cruz na respetiva quadrcula) Reajustamento do Plano Individual de Estgio Reforo do Acompanhamento do Estagirio Outras Se assinalou Outras, refira quais?

4. DESCRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO ORIENTADOR (Descreva as atividades desenvolvidas junto do estagirio, ao longo dos meses de cada perodo a que se reporta este relatrio)

Descrio das Atividades Desenvolvidas

Medida Estgios Emprego l Regulamento Especfico

Pgina 51 de 22

Descrio das Atividades Desenvolvidas

O Orientador

Medida Estgios Emprego l Regulamento Especfico

Pgina 52 de 22

ANEXO 9
Mapa de Assiduidade

Medida Estgios Emprego l Regulamento Especfico

Pgina 53 de 22

Programa/Medida: ____________________________ 1. IDENTIFICAO DO PROCESSO: 3. PERODO A QUE REPORTA O MAPA:


Nome do Destinatrio:

MINISTRIO DA ECONOMIA E DO EMPREGO Portaria n. __________________________________________ 2. IDENTIFICAO DA ENTIDADE: Ano:


Nome do Destinatrio:

Mapa de Assiduidade dos Destinatrios

Processo n. Incio - Ms:

2.1: Denominao Social: 2.2: NIPC/NIF: Ano:


Nome do Destinatrio:

Fim - Ms:

Meses de Implementao do Projeto

Meses de Implementao do Projeto


11. 12. 13. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 1. 2. 3.

Meses de Implementao do Projeto


4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13.

Dia
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 C J I FT C +J F P
Rubrica Dest inat rio

1.

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

10.

Mod. IEFP 9835 710

Medida Estgios Emprego l Regulamento Especfico

Pgina 54 de 22

NOTAS EXPLICATIVAS DE PREENCHIMENTO 1 - No cabealho do mapa deve ser indicada a seguinte informao: Legislao enquadradadora; N. Processo; Dados de identificao da entidade; Perodo a que reporta o mapa: ms e ano de incio; ms e ano de fim. 2 - No mapa deve constar a seguinte informao referente assiduidade do destinatrio: Nome do destinatrio; Em cada dia e para o perodo de trabalho desse dia (manh ou tarde) deve ser indicada a assiduidade do destinatrio da seguinte forma: C = comparncia; J = falta justificada; I = falta injustificada; F = Perodo de formao profissional (Passaportes Emprego); P = Diligncias para procura ativa de emprego (CEIs) Na linha C deve ser indicado o total de comparncias em cada ms. Na linha J deve ser indicado o n. total de faltas justificadas em cada ms Na linha I deve ser indicado o n. total de faltas injustificadas em cada ms. Na linha FT (faltas totais) deve ser indicado o somatrio de faltas justificadas e injustificadas em cada ms. Na linha C + J deve ser indicado o somatrio de comparncias e faltas justificadas em cada ms. Na linha F deve ser indicado o n. de dias de formao profissional (Passaportes Emprego) Na linha P deve ser indicado o n. de dias de procura ativa de emprego (CEIs) A linha rbrica deve ser rubricada por cada destinatrio na coluna correspondente. 3 - Utilizar o nmero de folhas que se justificar: Se houver suspenso do projeto que determine o alargamento do nmero de meses de contrato (mais que os 13 meses previstos neste mapa), dever utilizar-se uma folha de continuao para o destinatrio em questo; Nos casos dos estgios inseridos em projetos com reconhecimento de interesse estratgico devem utilizar-se folhas de continuao para o 14. ms e seguintes.

Medida Estgios Emprego l Regulamento Especfico

Pgina 55 de 61

ANEXO 10
Listagem de Despesas Pagas

Medida Estgios Emprego l Regulamento Especfico

Pgina 56 de 22

LISTAGEM DAS DESPESAS PAGAS Medida/Programa __________________________

Pedido de Reembolso Denominao social da entidade_____________________________________________ Perodo a que reporta a listagem: (Ms/ano) a (Ms/ano)

Encerramento de contas NIPC/NIF____________ Processo n.______________________

Valor da despesa realizada e comprovadamente paga (Euros) Destinatrio/Orientador Rubrica de custos Valor do documento Valor imputado ao processo
Total
0,00

Contabilidade geral N. Conta N. Lanamento

Documentos comprovativo da despesa

Documentos comprovativo do pagamento Tipo N. Documento Data

Nome

N. de Identificao

Compart. do IEFP

Compart. da entidade

Tipo

N. Documento

Data

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

Mod. IEFP 9835 760

0,00

Total/Sub-Total

0,00

0,00

0,00

Medida Estgios Emprego l Regulamento Especfico

Pgina 57 de 22

Folha n /num total de

Valor da despesa realizada e comprovadamente paga (Euros) Destinatrio/Orientador Rubrica de custos Nome N. de Identificao Valor imputado ao processo Valor do documento Total
0,00

Contabilidade geral

Documentos comprovativo da despesa

Documentos comprovativo do pagamento

Compart. do IEFP

Compart. da entidade

N. Conta

N. Lanamento

Tipo

N. Documento

Data

Tipo

N. Documento

Data

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

0,00

Total/Sub-Total

0,00

0,00

0,00

Data ____/____/20____

O subscritor:

(Nome)

(Funo) Folha n /num total de

Medida Estgios Emprego l Regulamento Especfico

Pgina 58 de 61

NOTAS EXPLICATIVAS DE PREENCHIMENTO 1 - No cabealho da listagem deve ser indicada a seguinte informao: => Programa ou Medida e respetiva legislao enquadradora; => Tipo de pedido de pagamento (encerramento de contas), quando a listagem se destina a pedido de pagamento; => Dados de identificao da entidade: Denominao Social, NIPC/NIF; => N. do Processo; => Perodo a que se refere a listagem. No perodo a que se reporta a listagem pode ser indicado apenas um ms quando a listagem mensal. 2 - Na listagem deve ser indicada a seguinte informao: => Dados de identificao do destinatrio/orientador, consoante o Programa ou a Medida: Nome e n. de identificao; => ""Rubrica de custos"", indicando o n. correspondente, consoante o Programa ou a Medida: 1.1-Bolsa; 1.2-Subsdio de alimentao; 1.3- Seguro de acidentes pessoais/trabalho; 1.4 - Subsdio de transporte; 1.5 - Subsdio de alojamento; 1.6 -Taxa Social nica; 2 - Orientador. Os dados devem ser indicados para cada rubrica de forma sequencial, devendo ser no final de cada rubrica indicados os respetivos valores totais: 1-Encargos com destinatrios. Os encargos referentes Taxa Social a incluir na listagem so apenas os que se reportam aos encargos da entidade promotora com esta rubrica. => Identificao do valor da despesa realizada e comprovadamente paga, i.e., com data do documento de despesa reportada ao ms a que a Listagem se refere e com documento de quitao nos termos legalmente exigveis, especificando, em euros, o valor global do documento, bem como o valor imputado ao processo, subdivido na parcela correspondente ao financiamento do IEFP, e despesa a suportar pela entidade promotora; => N. da conta e o n. do lanamento da despesa indicada na contabilidade geral da entidade; => Identificao do documento comprovativo da despesa atravs da especificao do respetivo tipo de documento (inscrever ""F"" para fatura, ""R"" para recibo), nmero e data; => Identificao do documento comprovativo do pagamento atravs da especificao do respetivo tipo de documento (inscrever ""C"" para Cheque, ""TB"" para transferncia bancria, R para recibo ou ""MB"" para Multibanco), nmero e data. Nos casos em que admitido o pagamento em numerrio (exclusivamente nas Medidas Contrato Emprego-Insero e Contrato Emprego Insero+) na identificao do documento comprovativo do pagamento deve ser inscrito R. Nos casos em que as Listagens apresentadas sejam constitudos por mais de uma folha, numer-las no canto inferior direito da primeira pgina de cada folha, no formato Folha n. / num total de (Exemplo: 1/2 e 2/2, no caso do Mapa ser constitudo por duas folhas)."

Medida Estgios Emprego l Regulamento Especfico

Pgina 59 de 61

ANEXO 11
Ficha de Avaliao do Estgio Estagirio

Medida Estgios Emprego l Regulamento Especfico

Pgina 60 de 61

MEDIDA ESTGIOS
Portaria n.

FICHA DE AVALIAO DO ESTGIO


A preencher pelo Estagirio

AVALIAO FINAL A avaliao refere-se ao perodo de: / / a / /

Designao da Entidade: Nome do Estagirio: rea: Habilitaes acadmicas e profissionais:

Data de incio do estgio: Nome do Orientador: _

Data de fim do estgio:

1. INTERESSE E UTILIDADE DO ESTGIO 1.1 Objetivos do estgio 1 2 3 4 Confusos 1.2 Contedo do estgio 1 2 3 4 Inadequado 1.3 Utilidade das atividades 1 2 3 4 Pouco teis Muito teis Completamente Adequado Muito Claros

2. ENTIDADE 2.1 Condies fsicas do ambiente Inadequadas Apreciao Qualitativa: 1 2 3 4 Completamente Adequadas

2.2 Condies tcnico-pedaggicas Inadequadas Apreciao Qualitativa


Mod. IEFP 9835 730

1 2 3 4 Completamente Adequadas

Medida Estgios Emprego l Regulamento Especfico

Pgina 61 de 22

3. APOIO PRESTADO PELO ORIENTADOR DE ESTGIO 1 2 3 Fraco Apreciao Qualitativa: 4 Muito Bom

4. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS Sim Considera que as atividades que desenvolveu, no perodo em referncia, corresponderam aos objetivos estabelecidos no seu Plano Individual de Estgio, para esse mesmo perodo? No

5. SUGESTES (Caso tenha respondido negativamente e face avaliao efetuada nos pontos 1 a 4, queira sugerir, caso considere necessrio, alteraes/melhorias a introduzir no processo)

Data

O Estagirio

Medida Estgios Emprego l Regulamento Especfico

Pgina 62 de 61

You might also like