You are on page 1of 24

CIDADOS E SUSTENTABILIDADE

| G U I A D E B O A S P R T I C A S |
AGENDA 21 LOCAL PARA A COMUNIDADE INTERMUNICIPAL DO PINHAL INTERIOR NORTE

O Guia de Boas Prticas Cidados e a Sustentabilidade faz parte da Agenda 21 Local da Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Norte, um projecto desenvolvido pelos 14 concelhos da subRegio que, em conjunto, pretendem alcanar um futuro mais sustentvel. O Guia Cidados e a Sustentabilidade compreende a sugesto de aces prticas e f c e i s d e s e g u i r, a e n u n c i a o d e e x e m p l o s de instituies que fornecem bens e s e r v i o s v e r d e s , b e m c o m o i n i c i a t i v a s q u e se consideram inovadoras provenientes de outros pases e regies. As sugestes so acompanhadas da apresentao de factos destinados a ilustrar a sustentabilidade dos nossos hbitos de consumo e da nossa existncia. Este guia pretende ser um suporte eminentemente prtico para que o cidado possa contribuir com simples aces, no seu dia-a-dia, para o esforo da sua comunidade em alcanar os objectivos do Desenvolvimento Sustentvel.

INTRODUO ALIMENTAO E BEM-ESTAR RESDUOS ENERGIA E CONSTRUO SUSTENTVEL GUA MOBILIDADE E TRANSPORTES BIODIVERSIDADE CIDADANIA E COMUNIDADE

4 6 10 12 15 17 19 22

Pgina

introduo
Introduzir frontpage do captulo

PA R T I L H A O COMPROMISSO DE UM FUTURO 21

Segundo a Estratgia Nacional para o Desenvolvimento Sustentvel (ENDS) a sustentabilidade pressupe a harmonia entre a Economia, a Sociedade e a Natureza, respeitando a biodiversidade e os recursos naturais, de solidariedade entre geraes e de co-responsabilizao e solidariedade entre pases . De forma crescente a cultura tem sido apresentada como um quarto pilar do Desenvolvimento Sustentvel, traduzindo o seu papel nas formas de representao da nossa sociedade. A sustentabilidade implica assim o equilbrio entre a economia, a ecologia, a igualdade social e a vivncia cultural.

A Agenda 21 Local um processo de participao e mobilizao em que toda a comunidade colabora no desenvolvimento de aces em quatro vertentes: desenvolvimento econmico, coeso social, proteco e valorizao ambiental e promoo cultural. A Agenda 21 surge no contexto da Cimeira do Rio. Nesta conferncia, representantes de todo o mundo reuniram-se para definir uma resposta conjunta para os diversos problemas sociais e ambientais que o Planeta enfrenta. Neste mbito foi acordada a necessidade de realizar aces imediatas para lidar com a pobreza e proteger o ambiente, tanto no presente como em relao s geraes futuras, tendo sido assinado um plano para o sculo XXI, designado de Agenda 21. Desde ento inmeras autoridades locais tm desenvolvido as suas prprias Agendas 21 locais no sentido de tornar a sua comunidade sustentvel.

Determina a nossa ideia de desenvolvimento e aquilo que somos e construmos como comunidade.

Cultura Economia
A actividade econmica dever servir o bem da comunidade e no se basear na explorao dos recursos naturais

Coeso Social
SUSTENTABILIDADE
Qualquer cidado dever ter a oportunidade de participar nas decises que determinam a direco de uma sociedade e de colher os seu benefcios

Ecologia
O Homem faz indelevelmente parte da Natureza, e a Natureza tem limites, pelo que se devem preservar os bens naturais

alimentao e bem-estar

A evoluo do estilo de vida ocidental conduziu a nveis insustentveis de explorao dos recursos naturais e de rejeio e deposio de resduos. A indstria alimentar uma das maiores poluidoras e emissoras de Gases com Efeito de Estufa (GEE), nomeadamente devido ao transporte de alimentos desde o local de produo at ao consumidor final. Face a este panorama incomportvel, tornase necessrio repensar os nossos hbitos de consumo, no sentido de prticas mais responsveis. O consumidor responsvel informa-se sobre a composio e o processo de fabrico que derivou no bem ou servio, para alm de simplesmente levar em conta o seu preo e aparncia.

Para produzir 1 Kg de bife so necessrios 16.000 litros de gua e 10 Kg de rao.

Coma menos carne, peixe e lacticnios


As indstrias de carne utilizam grandes quantidades de energia e gua. Se tiver uma alimentao predominantemente composta por fruta e vegetais estar a consumir menos energia. Se comprar peixe verifique se no faz parte da lista de espcies ameaadas ou ento prefira espcies provenientes da aquicultura.

A quase totalidade de espcies de peixe exploradas comercialmente entraro em colapso antes de 2050. O atum e o bacalhau j esto no seu limite.

Compre somente aquilo que realmente precisa


A maior parte da comida que compramos no sequer consumida. Para alm do desperdcio que representa vai para aterro onde produz metano, um GEE vinte vezes mais poderoso que o CO2, a que acresce a energia, gua e plstico e/ou carto gastos no seu processamento.

Cultive os seus prprios alimentos


Ter a oportunidade de ter produtos frescos e experimentar frutas e vegetais normalmente no disponveis nos supermercados.

Utilize embalagens reutilizveis


gua engarrafada, sacos de supermercado e outros produtos com invlucros inteis tm um elevado impacto ambiental. Prefira sempre produtos reciclados.

Algumas unidades de criao de animais de grande escala proporcionam condies precrias de acondicionamento e de qualidade de vida aos seus animais, podendo traduzir-se num alimento menos saudvel.

Veja a lista de espcies de peixes ameaados de extino: www.greenpeace.org/portugal/listavermelha

Plante vasos com legumes e ervas aromticas em sua casa!

Um saco de plstico demora 1 segundo a produzir, utiliza-se 20 minutos e demora 500 anos a decompor-se.

Prefira produtos locais e orgnicos


Produtos de origem longnqua significam transporte, poluio e embalamento. A melhor opo a loja do bairro ou o mercado municipal, onde, para alm de venderem produtos locais, tm produtos de agricultura biolgica com menor impacte no ambiente e com vantagens acrescidas em termos de sade (menos resduos de pesticidas, por exemplo).

Os gelados Ben & Jerrys tm sabores de produtos do Comrcio Justo. Os seus produtos so tambm neutros em carbono - no contribuem para o aumento de CO2, na atmosfera, nomeadamente atravs do recurso a energia verde.

Preos muito competitivos s vezes mascaram condies altamente precrias de trabalho nos pases em vias de desenvolvimento.

Considere a compra de produtos e servios certificados de Comrcio Justo ou de economia solidria


Ao comprar estes produtos e servios est a assegurar-se que os produtores tiveram boas condies de trabalho e remuneraes condizentes, bem como que seguiram prticas sustentveis de agricultura. Prefira sempre produtos e servios fabricados por empresas com polticas ambientais e sociais transparentes.

No abuse de alimentos pr-cozinhados e fast-food


Se bem que possam constituir uma soluo rpida e fcil, as refeies prcozinhadas e de fast-food contm frequentemente aditivos e outras substncias prejudiciais sade.

O leo de palma utilizado nas comidas pr-cozinhadas e batatas fritas um grande responsvel pela desflorestao das florestas e dos habitats do sudeste asitico.

A Junta de Freguesia da Ericeira est a desenvolver um projecto inovador de aproximao dos pequenos produtores locais e os consumidores da cidade: Menu KM Zero www.jf-ericeira.pt/4informacoes/mvdet.php?ID=10.

O projecto AgriCabaz distribui cabazes semanais de alimentos provenientes de agricultura biolgica, familiar e tradicionais http://agricabaz.blogspot.com.

Faa uma alimentao saudvel O pilar fundamental para uma alimentao saudvel a variedade. muito importante que privilegie o consumo de fruta, de hortalias, cereais e lacticnios em detrimento do consumo de carnes, leguminosas e gorduras. Prefira mtodos de cozinhar mais saudveis e saborosos como o estufado, o cozido e o grelhado. Reduza o consumo de acar e sal mas aumente o de azeite e vinagre! Faa exerccio A presso do nosso quotidiano e hbitos de trabalho obrigam-nos cada vez mais a um estilo de vida sedentrio, com srias implicaes na nossa qualidade de vida. Fazer exerccio ao ar livre uma das melhores formas de combater as doenas cardiovasculares que assolam o Homem moderno. Tente pelo menos fazer algum tipo de exerccio fsico durante 20 minutos por dia, como por exemplo andar de bicicleta, andar a p, fazer desporto ou ir ao ginsio. As consequncias no seu estado anmico e fsico sero visveis imediatamente. Durma Um adulto deve dormir pelo menos sete horas por dia. durante o sono que recuperamos as foras que gastamos durante o dia. Se no o fizermos, o saldo ser sempre negativo e a nossa vitalidade, a capacidade de concentrao e as nossas defesas sero afectadas.

Coma alimentos aucarados apenas no fim-de-semana. No se sentir to culpado e manter o seu regime.

Na confeco dos alimentos, prefira sempre o azeite a outros tipos de gorduras como manteiga ou leo.

Tente dormir constantemente as sete horas.

A roda dos alimentos composta pelos seguintes grupos: 1. Cereais e derivados, tubrculos 28% 2. Hortcolas 23% 3. Fruta 20%

4. Lacticnios 18% 5. Carne, pescado e ovos 5% 6. Leguminosas 4% 7. Gorduras e leos 2% INFORMAO DISPONVEL EM www.min-saude.pt.

resduos
Num processo com razes histricas, a sociedade ocidental habituou-se a produzir resduos sem se preocupar com o seu destino ou aproveitamento. Os recursos pareciam infindveis e o Planeta Terra assemelhava-se a um receptculo sem fundo onde depositvamos o que rejeitvamos sem preocupaes. Hoje sabemos que no assim. A presso crescente exercida sobre o Planeta teve manifestas consequncias: a contaminao dos rios, o atulhamento dos aterros e a extino de recursos preciosos. Esta nova conscincia colectiva ter de corresponder reduo dos bens que retiramos e processamos da Natureza.

10

Deposite os resduos slidos urbanos nos contentores apropriados


Monstros e outros resduos de alguma dimenso devero ser encaminhados para o Ecocentro informe-se junto do seu municpio. Os medicamentos fora de prazo, ou que j no sero utilizados, devem ser entregues na farmcia. www.pontoverde.pt.

CONTENTOR AZUL
SIM: Caixas de cereais, invlucros de carto, sacos de papel, papel de embrulho, jornais e revistas, papel de escrita, caixas de pizza (sem gordura) NO: pacotes de sumo; pacotes de leite; embalagens de produtos qumicos; sacos de cimento; fraldas e toalhetes; pacotes de batatas fritas e aperitivos; guardanapos de papel; papel de cozinha; lenos de papel; papel de lustro; papel celofane; papel vegetal; papel qumico; papel de fax; papel de alumnio; papel autocolante; fotografias.

CONTENTOR AMARELO
SIM: (plstico) garrafas e garrafes de gua, de sumos e refrigerantes; pacotes de leite e de tomate, sacos de plstico limpos; embalagens de leos alimentares, embalagens de manteiga e margarina, de mostarda e ketchup, embalagens de detergentes e de produtos de higiene; latas de conserva, de bebidas e sprays; sacos de rfia (batatas e cebola). (metal) Latas de bebidas e de conserva, aerossis vazios, caricas, latas de leite condensado e de fruta. NO: No deposite: embalagens de produtos perigosos, garrafes de combustvel, canetas, talheres de plstico, cabides, CD e DVD, pilhas e baterias, tachos e panelas, ferramentas.

CONTENTOR VERDE
SIM: garrafas; frascos e boies de vidro sem tampas e rolhas. NO: pratos, copos, chvenas e jarras de loia; vidro de laboratrios; vidros de janelas, pra-brisas; lmpadas; espelhos; frascos de perfume; pirex, cristais.

PILHO ELECTRO
Equipamentos electrnicos obsoletos Pilhas

Veja as instrues de compostagem caseira na Horta da Formiga: www.hortadaformiga.c om/compostagem.cfm.

Faa a compostagem caseira com os restos de comida Assim, reduz o volume do lixo que vai para aterro (produzindo gs metano) e evita a necessidade de comprar adubos ou fertilizante para o seu jardim. o destino mais adequado e benfico a dar aos seus resduos domsticos.

Em Zurique, Sua foi desenvolvido um programa comunitrio de compostagem constitudo por mais de 600 stios. A preparao do local e dos meios, a informao educacional e o apoio tcnico proporcionado pela autarquia. A manuteno dos stios partilhada pela populao aderente. www.americanhealthstudies.org/wastenot/wn141.htm.

Pode depois juntar-se rede europeia de compostagem comunitria: www.communitycompos t.org/info/index.htm.

11

energia e construo sustentvel


O consumo excessivo de combustveis fsseis na nossa civilizao responsvel por danos graves no Planeta: as mudanas climticas, o esgotamento de recursos naturais no renovveis e a poluio do ambiente. Existe um consenso relativamente necessidade de reduzir o nosso consumo energtico e aproveitar fontes renovveis de energia, como o sol, o vento, a biomassa e o calor da terra. Tm-se desenvolvido esforos no sentido de aumentar a proporo das energias alternativas na produo energtica, mas a capacidade instalada ainda no suficiente para suprir as necessidades actuais. A soluo (tambm) ter que incidir na poupana de energia no sentido de reduzir a nossa dependncia do petrleo, carvo e gs natural. Neste mbito a habitao uma das principais responsveis, pelo que importante apostar na eficincia energtica nos nossos lares, nomeadamente atravs da simples mudana de comportamentos ou substituio de dispositivos.

12

Assegure-se da eficcia do isolamento Antes de considerar os sistemas de aquecimento/arrefecimento assegure-se do correcto isolamento das superfcies de sua casa. Um isolamento eficaz pode reduzir at 30% do consumo de energia. Escolha aparelhos eficientes e feche as portas e janelas, mas... No Inverno evite aquecer a casa em demasia. Pode poupar mais de 10% de energia por cada grau que diminuir no termstato. No Vero evite arrefecer a casa em demasia. A temperatura perfeitamente confortvel entre 21 e 23 C. No se esquea de impedir que o Sol entre dentro de casa: de manh puxe as cortinas para baixo. Instale vidros duplos ou triplos de baixa transmissibilidade trmica Esta medida pode reduzir at 50% das perdas trmicas pelas janelas e caixilharias, bem como o rudo do exterior.
O consumo de electricidade mdio numa casa portuguesa de 500 ou 12,4KW por ano. Os edifcios gastam 62% da energia elctrica.

Privilegie as habitaes que tiram partido das condies climticas do local e/ou que integram dispositivos construtivos destinados a potenciar o seu aquecimento ou arrefecimento natural pode averiguar o comportamento passivo de uma habitao atravs do seu certificado energtico.

Se quiser saber mais medidas de poupana energtica em sua casa, consulte esta pgina: www.eficienciaenergetica.com/html/eee/eee_estrategias.h tm

Pinte as divises com cores claras as tintas escuras absorvem a luz e no a reflectem.

13

Instale detectores de presena que desligam as luzes assim que as divises so desocupadas.

Utilize lmpadas eficientes O custo inicial superior ser rapidamente amortizado. Lembre-se no entanto de privilegiar a luz natural, adaptando a disposio da sala ou quarto. Utilize alternativas renovveis como painis solares Energia Solar Trmica so uma ptima soluo para obter gua quente e so capazes de reduzir at 80% da energia da rede. Energia Solar Fotovoltaica estes painis produzem energia elctrica. Se a capacidade instalada exceder as necessidades da habitao pode inclusive vender o restante rede. Avalie o consumo energtico do electrodomstico Recorra informao da etiquetagem energtica no sentido de avaliar o consumo. A classe A constitui o equipamento mais eficiente em termos energticos. Se tiver o perfil adequado, poder poupar ainda mais se recorrer a um contador bi-horrio. Nos frigorficos - opte por frigorficos e congeladores amigos do ambiente, ou seja que no use CFC prejudiciais camada de Ozono. A regulao do termstato muito importante (as temperaturas recomendadas so entre 3 a 5 C para o frigorfico e -15C para o congelador. Feche bem a porta do frigorfico e certifique-se que as borrachas conservam as suas propriedades de isolamento e fecho. Coloque o frigorfico longe de fontes de calor, como o fogo, aquecedores ou a exposio solar. Nas mquinas de lavar e secar - economize gua e energia lavando a quantidade mxima de roupa. Utilize programas de baixas temperaturas e aproveite a secagem natural.

Pode obter mais informao na pgina web seguinte: www.renovaveisnahora.pt/

Veja a melhor opo de tarifrio em http://www.servicos.edp.pt/d ownload/flash/simul_global.ht ml.

A Cidade de Saarbrucken (Alemanha) tem um programa local de fornecimento energtico que serve 40.000 lares, primordialmente de fontes renovveis como painis fotovoltaicos e de aquecimento da gua. O o municpio concede subsdios para a instalao dos painis, pondo inclusive disposio das empresas interessadas os prprios telhados dos edifcios municipais.

14

gua

15

Preserve a qualidade da gua No deite lixo inapropriado para a rede de saneamento (ralos da cozinha, lavatrios, sanitas), especialmente restos de leos, tinta, solventes, vernizes e produtos afins ir poluir os rios ou mares para alm de gastar mais gua. Escolha produtos desinfectantes biolgicos no prejudiciais ao ambiente. Utilize a gua de forma racional e eficiente Em casa: Utilize a mquina de lavar a loia apenas com a carga completa. Lembre-se que lavar numa mquina cheia mais eficiente que lavar mo. No se esquea de limpar os filtros com regularidade. Feche as torneiras enquanto lava os dentes ou faz a barba. Tome duche em vez de banho de imerso. Para reduzir ainda mais o gasto no duche instale dispositivos economizadores. Coloque uma garrafa de 1,5 litros com areia no reservatrio do autoclismo, diminuindo a sua capacidade. Com o automvel: Evite lavar o automvel com mangueira, ao invs utilize um balde e uma esponja e gastar dez vezes menos. No jardim: Regue o jardim logo de manh ou ao final do dia para minimizar as perdas por evaporao. Considere plantar espcies autctones, adaptam-se melhor ao nosso clima e quase no necessitam de ser regadas. Reutilize a gua Hoje em dia existem sistemas de reaproveitamento das guas utilizadas no banho ou da gua da chuva (colectores de gua) que podem ser usadas para a sanita, rega, lavagens, etc.

1.Uma pessoa gasta em mdia 150 litros de gua... por dia! So 15 garrafes de 10 litros! 2.Os autoclismos consomem cerca de 10 litros por descarga.

Lave o carro numa Estao de Servio. Esta lavagem mais eficiente que em casa, pois gasta relativamente menos gua.

O empreendimento sustentvel BedZed (Reino Unido) um dos mais recentes exemplos de aplicao de boas prticas e de aplicao de estratgias energtico-ambientais. As inovaes ambientais incluem um sistema de captao de guas pluviais, um sistema de reciclagem de guas cinzentas e dispositivos de reduo dos caudais nomeadamente nos duches. Uma habitao no empreendimento gasta menos 58% (72L) do que a habitao mdia no Reino Unido. www.bioregional.com/what-we-do/our-work/bedzed/.

A gua levemente utilizada serve para regar o jardim ou lavar o carro. Use para o efeito a gua da chuva, da banheira ou proveniente de uma fervura (depois de arrefecer).

16

mobilidade e transportes

A mobilidade imprescindvel para aceder a funes e espaos que utilizamos diariamente, a escola, o emprego, etc. O nosso modo de vida est associado intrinsecamente a essa mobilidade. No entanto, uma vez que a maior parte das nossas deslocaes se fazem num veculo movido a combustveis fsseis, a nossa mobilidade tem um impacto negativo muito elevado. O sector dos transportes um dos principais responsveis pelas emisses de carbono (mais de 20% das emisses de GEE). Torna-se assim essencial aliar a necessidade que temos de nos deslocar com a minimizao do seu impacte ambiental. Nos ltimos anos, assistiu-se a uma evoluo tecnolgica de molde a reduzir esse impacto. No entanto, no existe dvida que a mobilidade sustentvel tem que ter principalmente por base a consciencializao das pessoas para a importncia que as nossas escolhas e hbitos, no que se refere a meios de transporte, tm para a minimizao do seu impacto no Planeta.

17

Desligue o seu automvel se ficar parado mais de 30 segundos.

Conduza menos O automvel nem sempre a melhor opo, seleccione o melhor transporte para se deslocar: A bicicleta - nos percursos mais curtos o meio de transporte mais rpido e econmico. Ultimamente tem-se assistido a um investimento crescente em ciclovias existindo j percursos urbanos e rurais que constituem alternativas confortveis e agradveis. Alguns percursos so ptimas formas de aproveitar os valores naturais do Pinhal Interior Norte. A p faa exerccio fsico e proteja o ambiente. Os transportes pblicos so um meio muito econmico para se deslocar. Em algumas cidades existem esquemas interessantes de estacionamento associados aos transportes pblicos. Entregas ao domiclio a maior parte dos supermercados oferece um servio de entrega ao domiclio, reduzindo o impacto das viagens de carro e cortando as emisses de carbono. Arranjar servios locais de entrega a casa de leite e po tambm so uma ptima forma de poupar combustvel. Partilhe o seu automvel pode reduzir o custo das suas viagens se partilhar o automvel nas suas viagens para o trabalho. Outras alternativas para as suas viagens - existem hoje em dias vrias opes para evitar as viagens de negcios, sendo que a mais conhecida a vdeo-conferncia. Conduza melhor (e de forma econmica) Leia a estrada de forma evitar travagens o mximo possvel. Procure acelerar de forma suave e prudente. Mude de mudanas logo s 2500 rotaes, 2000 num carro a gasleo. Procure evitar o uso do ar condicionado. Compre um carro econmico os automveis compactos e a gasleo so em geral mais eficientes. Cuide da manuteno do seu automvel - mantenha o seu carro a andar de forma eficiente com as revises em dia e os pneus alinhados e na presso indicada.

Utilize esta ferramenta para calcular o impacto das suas opes de mobilidade no Planeta: www.calculadoracarbonocgd.com/.

Veja as regras de ouro da eco-conduo: www.imtt.pt/sites/IMTT/Port ugues/Condutores/Ecocondu cao/Paginas/Ecoconducao.as px.

O sistema de transporte pblico de Curitiba (Brasil) utilizado por mais de 1,3 milhes de passageiros por dia (em 2 milhes de habitantes). 28% de utilizadores de autocarro traziam anteriormente o automvel para a cidade, o que representa uma poupana de combustvel e de emisses ao nvel de 25%. A cidade tem um dos menores ndices de poluio do ar do Brasil.

Algumas iniciativas de partilha de automvel: www.deboleia.com www.carpool.com.pt.

18

biodiversidade
A biodiversidade compreende toda a variedade de espcies que existem no nosso planeta, nas suas vrias formas e tamanhos. Todos os seres vivos so interdependentes, incluindo ns. A Biodiversidade influi decisivamente nas nossas condies de vida, nas geraes actuais e nas futuras, sendo por isso fundamental assegurar a continuao das condies bsicas para que a vida no nosso Planeta seja sustentvel. A verdade que os espaos naturais e pouco humanizados, que servem de habitat a uma diversidade significativa de espcies so cada vez em menor nmero. As florestas por exemplo, que ocupam a maior parte da rea da Regio do Pinhal Interior Norte, so cada vez mais um espao de produo intensiva, limitadas a monoculturas de eucalipto ou pinheiro, constituindo um habitat instvel e precrio para as espcies que as escolham para viver. Tambm cada vez mais praticamos actividades agressivas ou desrespeitadoras do ambiente natural, do solo e da gua. A proteco e valorizao desses recursos naturais dependem da aco quotidiana de todos os cidados.

19

Veja o que outras pessoas fazem pela sustentabilidade, no mapa verde" de Portugal, da responsabilidade do jornal Pblico: http://static.publico.clix.pt/docs/a mbiente/mapaVerde/.

Reserve tempo para explorar a Natureza e cultive o gosto de a observar com respeito Assegure-se que deixa o local como o encontrou. Evite caminhar fora dos trilhos apropriados. No lance detritos na floresta ou nos cursos de gua. Adopte formas de recreio e turismo com impactos ambientais reduzidos. Passeie a p ou de bicicleta em vez de usar veculos motorizados. A poluio sonora no meio natural altamente prejudicial para os animais que l vivem. Evite fazer lume de qualquer espcie em reas florestais.
O Pinhal Interior Norte tem uma grande riqueza natural, em termos de biodiversidade e paisagens. As reas de interesse natural inseridas na Rede Natura 2000 so disso exemplo: As Serras de Alvaizere e Sic; A Serra da Lous e o Parque Biolgico; A paisagem protegida da Serra do Aor, incluindo a Mata da Margaraa e a Fraga da Pena; O Parque Ecolgico Intermunicipal de AlgarinhoGramatinha-Ariques.

Alerte as autoridades competentes para fontes de poluio, descargas suspeitas e atentados s paisagens.
Se for caador, contribua para a gesto cinegtica A gesto do seu terreno cinegtico importante para manter os nveis de caa e biodiversidade. Respeite os limites dirios de abate impostos pela Lei. Contribua para a limpeza do terreno de caa. Lembre-se que a biodiversidade fundamental para a existncia de vida selvagem. Adira a um grupo de conservao da Natureza do seu interesse. Prefira produtos florestais certificados, uma vez que atestam a correcta gesto das florestas de onde o produto oriundo.

A WWF tem informao acerca da rede ibrica de comrcio florestal certificado http://www.wwf.pt/o_que_fazemos/rede _iberica_de_comercio_florestal_/.

A QUERCUS tem uma lista de organizaes no governamentais de defesa do ambiente: http://www.quercus.pt/scid/webquercus/defaultAr ticleViewOne.asp?categoryID=596&articleID=1418.

20

Veja a lista de espcies autctones do projecto Floresta Caixa da Caixa Geral de Depsitos: http://www.cgd.pt/Institucional/ResponsabilidadeSocial/Ambiente/Floresta-Caixa/Especies/Pages/Especies.aspx.

Atraia a vida selvagem e crie habitats no seu terreno, horta ou pequeno jardim: Pode colocar um recipiente com gua no seu jardim ou espao de cultivo ou construir um ninho para aves. Para alm de poder ter msica, poupar dinheiro em insecticidas. Evite a utilizao de insecticidas no jardim/espao de cultivo. Informe-se de alternativas no prejudiciais para afastar insectos nocivos, como por exemplo casca de pinheiro para os caracis ou gua de sabo contra os pulges. A diminuio do nmero de insectos pode ter efeitos secundrios na polinizao das plantas (flores) e consequentemente na produo agrcola.

O Municpio de Alvaizere est a desenvolver uma iniciativa de disponibilizao gratuita de Carvalhos Cerquinho e Azinheiras aos cidados do seu concelho: http://www.cmalvaiazere.pt/default.aspx?module=Destaq ueDisplay&ID=113.

Evite espcies exticas. Existem espcies adaptadas ao nosso clima que produzem o mesmo efeito esttico e no sero to difceis de sustentar, em termos de gua, nutrientes e tempo. Na Regio do Pinhal Interior Norte constitui uma boa opo espcies como o alecrim, o rosmaninho ou rvores como o carvalho cerquinho e as azinheiras. Se dispuser de um espao de cultivo, considere a plantao de rvores em sebe para cortar o vento ter efeitos benficos na fertilidade do seu solo.

No seguimento da estratgia nacional, a Regio de Southeast no Reino Unido elaborou e est a implementar uma estratgia para a conservao da sua biodiversidade. A sua inteno providenciar um recurso para influenciar as empresas, associaes e pessoas da sua regio para a preservao e valorizao dos ecossistemas. http://strategy.sebiodiversity.org.uk/

21

cidadania e comunidade

Uma comunidade sustentvel implica uma sociedade justa, segura e saudvel, onde as necessidades bsicas de cada indivduo so satisfeitas. O cidado tem conscincia do seu papel na sociedade e tem uma participao activa nas opes de desenvolvimento da comunidade.

22

Mantenha-se informado relativamente sua Agenda 21 Local em:


http://cimpin.pt/agenda21local

Participe Influencie a tomada de deciso, nomeadamente intervindo nos processos de participao pblica que o seu municpio desenvolva. Pode comear por participar na elaborao da Agenda 21 Local, contribuindo com sugestes. Defenda uma gesto sustentvel do seu concelho. Ajude a sua comunidade oferecendo-se como voluntrio

Existem inmeras oportunidades para intervir em primeira mo. Informe-se por exemplo junto de associaes de solidariedade social.
Seja um defensor de modos sustentveis de vida. Comece por dar o exemplo As alteraes nos comportamentos tm que comear por algum, porque no por si? Eis algumas sugestes: Comece por ajudar os outros. Rena a roupa, mobilirio e outros utenslios que no necessita e doe a uma organizao com preocupaes sociais. Participe em manifestaes culturais na sua comunidade. a melhor forma de conhecer as pessoas e o local onde reside. Nos seus tempos livres, privilegie o contacto com a Natureza a ocupao dos espaos verdes e naturais do seu concelho levar a que o governo local passe a valorizar mais a importncia destes lugares para a satisfao dos seus eleitores. Demonstre s autoridades locais que se interessa e apoia medidas que promovam o uso de transportes pblicos, vias ciclveis ou pedestres. Compense as emisses de GEE Existem j algumas empresas que oferecem a possibilidade de compensar, em termos de plantao de rvores por exemplo, as emisses de GEE provocadas pelas nossas actividades.
Na Estnia um grupo de cidados conseguiu organizar uma limpeza geral ao seu pas em apenas um dia. Este grupo procedeu a uma mobilizao sem precedentes de 50.000 pessoas para, atravs de um esforo concertado e muito organizado, limpar as florestas do pas das lixeiras a cu aberto que as contaminavam. Mais informao em: http://www.minueesti.ee/?lng=en.

Mantenha-se informado atravs dos meios de informao locais para poder exercer os seus direitos de cidadania.

O Banco Alimentar sempre uma boa opo para ajudar a populao menos privilegiada.

Respeite e seja tolerante relativamente opinio dos outros.

Esta empresa oferece servios de compensao de carbono: http://www.carbonozero.com.

23

As imagens apresentadas foram retiradas do webiste de imagens livres - Stock.XCHNG (http://www.sxc.hu/).

Participe!

AGENDA 21 LOCAL

Partilha o compromisso de um futuro 21

http://cimpin.pt/agenda21local

You might also like