You are on page 1of 8

SIMETRIA A simetria na natureza um fenmeno nico e fascinante. Est presente nas formas vivas e inanimadas.

. Associada ideia de equilbrio e proporo, padro e regularidade, harmonia e beleza, ordem e perfeio, est tambm presente em figuras planas e no espao, atravs da criao de escultores, arquitetos, pintores ...

Uma figura simtrica se possuir eixo de simetria - linha que a divide em duas partes exatamente iguais, contudo opostas. o que se observa ao colocar a base de um espelho no eixo de simetria de uma figura, onde se obter uma imagem invertida da mesma, completando-a. Os eixos de simetria podem ser: verticais, horizontais e diagonais. H figuras com 1,2,3...ou infinitos eixos de simetria, como se pode verificar nas figuras a seguir.

Existem vrios tipos de simetria: de reflexo, rotao e translao, que so delineados a partir de diferentes movimentos exercidos sobre uma figura para se obter outra. Podemos perceber em muitas logomarcas esses tipos de simetria. Simetria de reflexo - refletir uma figura significa produzir sua imagem como no espelho. A reflexo ocorre atravs de uma reta chamada eixo, "a linha do espelho", que poder estar na figura ou fora dela. O ponto original e seu correspondente na reflexo tem a mesma distncia em relao ao eixo. E o resultado da reflexo a figura invertida.

[antes da reflexo]

[depois da reflexo]

Simetria de rotao - a rotao o giro de uma figura ao redor de um ponto que pode estar na prpria figura ou fora dela. Cada rotao tem um centro e um ngulo. A
distncia ao centro de rotao se mantm constante e a medida do giro chamada ngulo de rotao. [antes da rotao] [centro ]

[ngulo =90] [depois da rotao]

Simetria de Translao - transladar uma figura significa mov-la sem girar ou refletir. Em cada translao a figura desliza sobre uma reta observando um determinado sentido e uma determinada distncia, porm mantm-se inalterada.
[antes translao] da

[depois translao]

da

Simetria de Reflexo com Deslizamento - uma reflexo com deslizamento combina uma reflexo com uma translao ao longo do sentido da linha do espelho. As reflexes com deslizamento so os nicos tipos de simetria que envolvem mais de uma etapa.
[antes de reflexo com deslizamento]

[depois de reflexo com deslizamento]

Em qualquer imagem, a sua simtrica preservar comprimentos e ngulos, mas nem sempre mantm a direo e o sentido das vrias partes da figura (embora isso possa acontecer em alguns casos).
ATIVIDADES:

Identificando a simetria: 1. Recorte um retngulo medindo 6cm x 3cm. Dobre-o ao meio e desenhe a figura ao lado. Recorte-a com a folha dobrada. Desdobrar e ver a figura resultante, que simtrica em relao linha de dobra - eixo de simetria. 2. Coloque um espelho retangular sobre o eixo de simetria e relate o que voc observa.

_______________________________________________________________________ _ 3. D continuidade sequncia abaixo e depois identifique qual o tipo de simetria que est sendo utilizado: ______________________________________________________.

4. Use a figura abaixo para realizar este exerccio. a) Copie e recorte a figura ao lado. b) Dobre a figura recortada de modo a fazer com que os vrtices B e C coincidam. Observa-se que as duas partes so __________________________. c) Desdobre a figura e use uma rgua para traar a linha de dobra numa cor bem acentuada. A linha de dobra chamada _______________________da figura. d) Dobre novamente a figura de modo que B e D coincidam. As duas partes coincidem exatamente? Esta dobra representa um eixo de simetria? ______.

5. Considere cada linha azul como um eixo de simetria para a figura que est sua esquerda. Complete a outra parte da figura. E diga qual o tipo de simetria utilizado: _______________________________________________________________________.

6. Faa um colorido na figura que apresenta simetria de reflexo e rotao simultaneamente.

muito comum encontrar objetos que possuem simetria de rotao e reflexo, ao mesmo tempo. Tente localizar eixos de rotao (de qualquer ordem) e planos de reflexo nos objetos abaixo. Fsicos do estado slido e lgrafos fazem isso com tudo que passa por seus olhos. Acaba virando mania.

7. Observe as figuras desenhadas na malha quadriculada.

a) Decalque a primeira figura em papel transparente. Coloque o decalque por cima da figura e pe a ponta do lpis no ponto central. Gire o decalque sempre no mesmo sentido e verifique que, ao dar uma volta completa, o decalque coincide com a figura original, uma vez: aps ter rodado meia volta (ngulo de rotao de 180) b) Proceda de modo idntico para verificar que as outras duas figuras tambm tm uma simetria de rotao.

8. Use papel vegetal para descobrir quantas simetrias de rotao tem cada uma das figuras abaixo:
Figura 1 _____________________ Figura 2 ____________________ Figura 3 ____________________

9. Quantas simetrias de rotao tm cada uma das figuras seguintes?

_____

______

______

_______

_______ ____

____

_____

_____

10. Qual das seguintes afirmaes verdadeira? (A) Todas as figuras tm simetria de rotao. (B) Todas as figuras tm simetria de reflexo. (C) Uma figura tem simetria de reflexo mas no tem simetria de rotao. (D) Duas das figuras tm uma simetria de rotao. 11. Identifique os tipos de simetria nas composies abaixo: ___________________________

__________________________

_____________________________

______________________________________

_______________________________

Sugestes de atividades para trabalhar a simetria 1 Antes da aula, recorte dezenas de figuras geomtricas em cartolina. Faa uma linha pontilhada em cada - de modo que, em algumas, o tracejado corresponda a um eixo de simetria de reflexo e em outras, no. Divida os alunos em duplas e distribua a cada uma dez dessas figuras e um espelho retangular. Pea que os estudantes peguem uma figura e observem-na. Em seguida, proponha que posicionem o espelho perpendicularmente linha pontilhada e digam se a imagem formada nele completa a original. As duplas devem repetir a experincia com as outras nove figuras. Assim que os grupos finalizarem as conferncias, faa uma rpida discusso coletiva pedindo que compartilharem o que observaram. Aproveite o momento para definir simetria de reflexo, usando como exemplo as figuras que eles tm em mos. 2 Mantenha os alunos em duplas e com o espelho retangular. Distribua diversas figuras geomtricas (algumas com um e outras com mais de um eixo de simetria). Oriente a turma para que, com a ajuda do espelho, procurem e tracem os eixos simtricos. No sugira ainda a possibilidade de uma mesma imagem possuir mais de um. Assim que os grupos finalizarem, inicie uma discusso coletiva e pea que apresentem as opes que encontraram. Neste momento, os alunos vo notar que, em algumas figuras, possvel traar mais de um eixo simtrico. Escreva uma concluso coletiva no quadro e pea que todos registrem nos cadernos. 3 Solicite que os alunos, em duplas ou trios, criem quatro figuras simples em papel quadriculado, pintando os quadradinhos. Oriente-os a marcar, em cada uma, um eixo de simetria diferente (horizontal, vertical, inclinado para direita e esquerda - passando pela diagonal dos quadradinhos pintados). Em seguida, proponha que desenhem o simtrico de cada figura. Se achar necessrio, sugira que usem o espelho para conferir se a resposta est correta. Encerrados os desenhos, discuta as concluses. A ideia que entendam que cada ponto da figura original e seu correspondente na figura simtrica so equidistantes em relao ao eixo de simetria de reflexo. Pea que registrem o que aprenderam no caderno. 4 Entregue a cada dupla as seguintes figuras: um tringulo issceles (no pode ser equiltero), um retngulo, um quadrado e um hexgono regular. Pea que usem o espelho para traar todos os eixos de simetria delas. A turma deve encontrar: um eixo para o tringulo, dois para o retngulo, quatro para o quadrado e doze para o hexgono.

PADRO GEOMTRICO
Nosso mundo est repleto de combinaes de formas e de cores repetidas regularmente, as quais foram denominadas de PADRO. Podemos observ-los nas plantas, nos animais, nos cristais... A disposio das ptalas do girassol forma um padro, a pelagem da ona pintada tambm. Tentando compreender a linguagem da natureza os seres humanos criaram maneiras de expressar os padres nela encontrados. Os ndios so mestres em criar padres geomtricos e os usam na decorao das cermicas e dos balaios que so tecidos com fibras coloridas. Muitos artesos, arquitetos, decoradores... criam a partir de uma combinao de padres, mosaicos fascinantes, harmoniosos e belos. Essa tcnica se faz a partir da incrustao de pequenas peas coloridas aglomeradas e fixadas por um cimento, sobre uma superfcie (parede, piso, mesa...). O mosaico ao lado uma rplica de um quadro do famoso artista brasileiro Romero Brito. ATIVIDADES: Os padres geomtricos delineando bordas uma caracterstica importante da arte e arquitetura. 1. D vida a esses padres usando cores:

Padro do piso da Mesquita de Jami em Ardistan no Iran.

Padro do Piso de Alcazar em Sevilha.

2. Use sua criatividade e desenhe um padro geomtrico na malha quadriculada:

3. Observe os padres abaixo. Identifique as simetrias que voc encontrar em cada um deles.

_________________________________________________________ ________________________________________________________

_________________________________________________________ _ _________________________________________________________

__________________________________________________________ __________________________________________________________

You might also like