You are on page 1of 3

Poltica Ambiental

O minimercado Gamari, microempresa do ramo varejista, visa a sua competitividade no mercado local, atravs da qualidade de seus produtos e responsabilidade socioambiental, assumindo como princpios: 1.Melhoria contnua Buscar a melhoria contnua de suas atividades e processos atravs do sistema de gesto ambiental. 2. Preveno da poluio e de riscos ambientais Atuar de forma preventiva em relao a poluio e aos riscos ambientais, adotando prticas operacionais seguras no intuito de minimizar a gerao de resduos slido e seu correto destino, assumindo assim uma postura socioambiental na rea que atua. 3. Responsabilidade legal Atender aos requisitos legais e outros aplicveis s nossas atividades. 4. Conscientizao ambiental. Educar os nossos colaboradores, no sentido da excelncia e responsabilidade individual, para o comprometimento ambiental de todos.

Planejamento

Aspectos e Impactos Ambientais Aspectos Ambientais -Comercializao de frutas e hortifrtis; -Venda de carne bovina; -Carga e descarga de produtos; -Vendas de comidas congeladas. Impactos Ambientais -Frutas estragadas e destinao imprpria; -Resduos gerados no tratamento de carne bovina; -Gerao de resduos slidos; -Armazenamento Imprprio.

Requisitos Legais

ISO 9000 ser aplicada no estabelecimento pois ajuda buscar vantagens para a empresa atravs da implementao de um sistema de gesto da qualidade e a prepara para as auditorias que avaliam esse sistema,para verificarem a conformidade com o requisitos da ABNT NBR ISO 9001. ISO 9001 pretende contnua do sistema e a garantia da conformidade com requisitos do cliente e requisitos regulamentares aplicveis. Aumentar a satisfao do cliente por meio da efetiva aplicao do sistema, incluindo processos para melhoria. ISO 1400 para viabilizar a implantao dos conceitos ambientais presentes na cultura do estabelecimento. ISO 14001 para que o mercado possa controlar de forma consistente os impactos significativos sobre o meio ambiente e melhorar continuamente as operaes e negcios, estabelecendo e operando um Sistema de Gesto Ambiental (SGA). ISO 22000 especificar requisitos para um sistema de gesto da segurana alimentar em que o estabelecimento demonstre a sua aptido para controlar os perigos para a segurana alimentar, de modo a garantir que um alimento seguro no momento do consumo humano.

Objetivos e Metas 1. Estoque


Organizao e Controle do estoque. Utilizar um software para elaborar uma planilha e relacionar todos os produtos existente no mercado dividindo por marcas e sees . Controle das Mercadorias. A medida que ocorra entrada e sada de produtos, sejam mensalmente contabilizadas atravs de relatrios sistmicos . Fiscalizao Verificar semanalmente os produtos que ainda no foram comercializado e os que restam no estoque, selecionar e organizar por validade e coloca-los em ponta de estoque para reposio imediata das prateleiras. Fechamento Ao final do ms selecionar e organizar os produtos que de fato no teve uma boa comercializao, diminuindo a quantidade de pedidos dos produtos para o prximo ms, fazendo com que se mantenha o fluxo de novas mercadorias na empresa.

2. Qualidade
Investir na higiene do mercado. Preserva-lo sempre limpo, criando um ambiente agradvel para os clientes. Assegurar a qualidade dos funcionrios. Ser educados, prestativos e simpticos, com os clientes.

Aes da gesto ambiental.

Os resduos so gerenciados atravs de um plano de coleta seletiva interna destinao dos resduos para uma cooperativa X que a mesma realiza o transporte, os no reciclveis direcionado para o aterro sanitrio. Promover educao ambiental atravs de banners com situaes cotidianas espalhadas pelo mercadinho. Continuar com as doaes de frutas e verduras machucadas para os orfanatos. Realizar um jardim com os matrias orgnicos do mercados, obtendo assim abatimentos fiscais. Promover promoes com produtos em at 3 (trs) messes de validade, arruma-las em prateleiras separadas para maior visibilidade dos clientes. Realizar avaliao preventiva sobre os equipamentos mensalmente, afim de que se mantenha a excelncia.

OBS : FALTOU ALGUMA COISA NA AES AMBIENTAIS ? SE ESQUICI COLOQUE .ESPONHA POR FAVOR O NOME DA COOPERATIVA . TO NA DVIDA, DA POLITICA AMBIENTAL SER NECESSARIO COLOCAR O ITEM 4? PQ A GENTE NO RELACIONOU EM NADA O TREINAMENTO DOS FUNCIONARIOS PARA EDUCAO AMBIENTAL. SE VC ACHAR LEGAL COLOQUE UM PROGRAMA NAS AES PARA A EDUCAO AMBIENTAL. PENSEI EM CARTAZES, NO MERCADO, EDUCA TANDO OS FUNCIONARIOS E OS CLIENTES O QUE VOC ACHA ? E GERA MENOS CUSTOS. Att, Samara Castro (:

You might also like