You are on page 1of 3

De Baudelaire a H.

O- O propositor ps-moderno e crtico de arte

A modernidade no campo da arte ampliou os horizontes do que considerado arte, do modo de pensar o mundo e da quebra de paradigmas obsoletos. Porm, o tema que trataremos no presente trabalho refere-se ao pr e psmodernismo, toda a herana advinda at a ps-modernidade e sua profunda influncia no trabalho do artista Hlio Oiticica (HO). Iremos, portanto, analisar o papel do artista atravs do terico Charles Baudelaire, e como aps o modernismo o artista quem comea a assumir o papel de crtico de seu prprio trabalho. Podemos considerar o fim da chamada arte moderna com a chegada da Pop Art, movimento artstico que veio quebrar com o ciclo anterior, puramente artstico, e traz a arte um cunho social, at irnico. A Pop criticava de uma maneira claramente objetiva o sistema vigente da poca. A fase que procede a Pop trabalha com o conceito de antiarte, a arte ps -moderna, que repele acima de tudo a subjetividade exagerada presente em perodos anteriores. Mesmo Baudelaire, que no fez parte nem da fase moderna nem da psmoderna, notamos certa irritao quanto subjetividade que faz parte do perodo artstico de sua poca. Baudelaire exaltava a arte como eterno processo em mutao. Nossas teorias sempre cairiam por terra e outras tomariam seu lugar, fazendo desse ciclo infindvel e por isso sempre atual. E provamos isto atravs do trecho: sempre um produto espontneo, inesperado, da vitalidade universal que vinha desmentir a minha cincia infantil e caduca, filha deplorvel da utopia. No trabalho de Hlio no vemos diferena com relao ideia de eterna mutao do pensamento, antes j vista em Baudelaire. HO no Brasil se apresenta como artista precussor dos artistas-crticos. Atravs de seus textos, escritos e de seu dirio pessoal, o artista discorre sobre questes filosficas e relacionadas a sua inteno na arte.

Ao longo do tempo Hlio abandona o modelo de arte tradicional e passa a tratar do espao, da percepo e das cores. Denomina-se no mais como artista plstico, mas como propositor. Podemos relacionar essa nova perspectiva de Oiticica como o trecho de Baudelaire onde ele diz: Na ordem potica e artstica, o revelador raramente tem um precussor. Toda florao espontnea e individual. A partir disto comprovamos que todo o trabalho de HO parte de uma florao pessoal do propositor para com o mundo. A nova maneira de perceber a arte apresentada em Oiticica, demonstrada pela frase O museu o mundo nos transmite tudo que experienciamos arte, e o museu, no apenas o espao fsico regido por um sistema fechado. Assim, como Baudelaire ao escrever que necessrio que o crtico, que o espectador, opere em si mesmo uma transformao algo misteriosa e que, por um fenmeno da vontade atuando sobre a imaginao, aprenda por si prprio a participar do meio que gerou essa inslita florao., Hlio como propositorcrtico elabora teorias, conceitua e pensa a prpria obra, criando com isso uma potica pessoal. O grupo Neoconcreto foi de grande importncia para o at ento artista plstico, que mantinha seus trabalhos dentro do conceito do no objeto de Ferreira Gullar. Mas depois que o grupo se dissolveu sua produo passa a ser de ordens de manifestaes ambientais, com a criao dos Ncleos e dos Penetrveis. As manifestaes ambientais para HO so lugares de transgresso e recriao da arte como vida, so espaos poticos de intervenes que propem uma nova fundao objetiva da arte. A potica de Oiticica aps a proposio das manifestaes ambientais encontra-se no amplo campo dos smbolos e significados que trazem suas obras. Por exemplo, nos Parangols no temos nenhum significado para tal nome, somente a referncia de que este o , sua leitura esta contida em si mesma, mltipla e infinita de significaes. A arte ambiental no nada isolado, como uma obra que se aprecie em separado, por exemplo, um quadro. Os conjuntos perceptivos e sensoriais dominam. atravs desses preceitos que HO prope suas obras onde estaro todas dirigidas para a criao de um mundo ambiental.

Em concluso podemos perceber que Baudelaire era um pensador frente seu tempo e mesmo preso ao que o circuito de arte apresentava na poca, este no deixou de pensar em questes futuras e buscar a melhor maneira de entender a arte. Assim como ele, HO props mudanas a arte e permaneceu em eterna mutao em relao a seu pensamento. Esses dois cones conectam- se por serem artistas e crticos da percepo e do mundo.

You might also like