You are on page 1of 2

1. Por que Jeov disse a Jeremias No tenhas medo, e por que devemos refletir nisso?

O mais importante que Jeov no abandonou Jeremias. Entendeu como o seu profeta se sentia e deu-lhe a fora e o apoio necessrios. Por exemplo, no incio do ministrio de Jeremias, quando ele expressou dvidas sobre sua capacidade, Jeov lhe disse: No tenhas medo das suas faces, pois eu estou contigo para te livrar, a pronunciao de Jeov. Depois de informar o profeta a respeito da sua designao, Jeov disse: Por certo lutaro contra ti, mas no prevalecero contra ti, pois eu estou contigo, a pronunciao de Jeov, para te livrar. (Jeremias 1:8, 19) Que consolo! E Jeov cumpriu a sua palavra. 14, 15. (a) Que situao perigosa Jeremias enfrentou? (b) Como Jeov cumpriu sua promessa de proteger Jeremias? Os prncipes de Jud tinham feito presso sobre o fraco Rei Zedequias e depois de ele ceder, jogaram Jeremias numa cisterna funda. Ali no havia gua, apenas muita lama. Quando Jeremias comeou a afundar, para ele parecia no haver nenhuma sada. 1. De que perigos Jeov livrou seus servos leais?

Embora fosse mortal como ns, Jeremias confiava na palavra de Jeov de que Ele nunca o abandonaria. Com a permisso do rei, tirou o profeta da cisterna, impedindo que ele se afogasse naquele buraco lamacento. Jer. 38:7-13.

1. Por que voc deve ter f na promessa de Jeov de proteger seus servos? Mas Jeov mais uma vez interveio para salvar seu profeta. E Jeremias transmitiu a Ebede-Meleque a garantia de Jeov de que Ele o protegeria. (Jer. 39:16-18) EbedeMeleque, que arriscou a vida para salvar um dos profetas de Deus, fez isso porque amava a Jeov.

1. (a) Que palavras mudaram a vida de Jeremias? (b) Que significado tem para voc a ordem de Deus em Jeremias 1:7? Deves ir a todos a quem eu te enviar; e deves falar tudo o que eu te ordenar. (Jer. 1:7) A vida de Jeremias mudou para sempre quando ele ouviu essa ordem de Deus. Daquele momento em diante, sua preocupao principal era anunciar a palavra de Jeov. Muitos servos de Deus hoje compreendem os sentimentos de Jeremias. Diante da idia de pregar de casa em casa, no poucos de ns j pensaram: Eu nunca faria isso. No entanto, quando entendemos que Jeov deseja que proclamemos as boas novas, vencemos nossos receios e passamos a nos empenhar na pregao.

19, 20. (a) Por que o servio de Jeremias serve de modelo para voc? (b) Que relao existe entre pregar as boas novas e sentir alegria e contentamento? (c) Que efeito teve sobre voc a considerao dos livros de Jeremias e Lamentaes? Por mais de 40 anos, Jeremias lidou com apatia, rejeio, zombaria e at violncia fsica. (Jer. 20:1, 2) s vezes, ele teve vontade de desistir. Ainda assim, perseverou em declarar

uma mensagem impopular a pessoas nada receptivas No se pode negar que um desafio comear a. pregar de casa em casa e persistir nisso at o fim..

Essa alegria e contentamento esto hoje disposio de todos aqueles cujo corao os motiva a falar em nome do verdadeiro Deus. Assim, voc tem bons motivos para continuar proclamando a mensagem de Jeov assim como Jeremias.

You might also like