You are on page 1of 6

OAB X EXAME DE ORDEM 2 FASE Direito Penal Geovane Moraes e Ana Cristina Mendona

SIMULADO III X EXAME DE ORDEM Ronaldo, residente e domiciliado em So Paulo, casado com Josi , foi acusado pela prtica de crcere privado, nos termos do art. 148, 1, I do Cdigo Penal. Na fase inquisitorial, Ronaldo pre stou e sclarecimentos no sentido de que no praticou a conduta. As te stemunha s ouvida s na Delegacia, nada souberam informar sobr e o caso, apenas citaram que Ronaldo e Josi no mantinham um bom relacionamento e que pretendiam se separar h mais de 01 ano, no fazendo isso porque tinham um filho de 03 anos. Diante das informae s colhida s no Inqurito, o repre sentante do Mini strio Pblico denunciou Ronaldo pelo crime supracitado, tendo o Juiz de Direito da 5 Vara Criminal da Comarca de So Paulo, inimigo capital declarado do acusado, recebido a denncia e mandado citar o ru. Apresentada a defesa, o Juiz designou audincia de instruo e julgamento para o dia 07 de maio de 2013, tera -feira. Na referida audincia, ouvidas as te stemunha s de acusao, estas informaram nada saber acerca do delito, negando, todavia, a parte de sua s oitiva s na Delegacia no sentido de que acusado e vtima no possuam um bom relacionamento. Passada a oitiva das te stemunha s de defesa, que nada de relevante trouxeram ao caso concreto, Josi pre stou esclarecimentos no sentido de que o seu marido no a deixou trancada dentro de casa, apenas fechou saindo do domiclio com a chave e esquecido de deix -la na casa do vizinho, para que este pude sse abrir a porta no horrio em que a depoente sairia de casa , j que s possuam uma chave e Ronaldo sempre saa mais cedo de casa por conta do trabalho. Ronaldo, em seu interrogatrio, confirmou a hi stria contada pela vtima, informando ainda que jamais teve a inteno de privar a liberdade da sua esposa e que i sso s ocorreu por um esquecimento da sua parte. Encerrada a instruo criminal, o juiz abriu prazo, intimando as parte s, para o oferecimento da pea proce ssual cabvel , tendo o Ministrio Pblico oferecido a pea processual cabvel, sendo intimada a defesa para oferec-la em 14 de maio de 2013, tera -feira. Na qualidade de advogado de Ronaldo, apresente a pea processual cabvel, desenvolvendo as te se s defensiva s que podem ser extradas ao enunciado, datando no ltimo dia do prazo para protocolo. (Valor: 5,0) PADRO DE RESPOS TA Endereamento correto (Valor: 0,2) E XCE LENTSS IMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIRE ITO DA 5 VARA CRIMINAL DA COMA RCA DE SO PAULO Processo nmero:

Indicao correta do di sposi tivo que d ensejo apresentao dos Memoriais art. 403, 3 do Cdigo de Proce sso Penal (Valor: 0,5)

Ronaldo, j qualificado nos autos do processo s folhas ( ), por seu advogado e bastante procurador que a esta subscreve, conforme procurao em anexo, vem, muito respeitos ament e a presen a de Vossa Excelncia, com fundamento no artigo 403, 3 do Cdigo de Processo Penal apresentar os seus MEMORIAIS pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

www.cers.co m.br

OAB X EXAME DE ORDEM 2 FASE Direito Penal Geovane Moraes e Ana Cristina Mendona
1. Dos Fatos Consta na inicial acusatria que o agente teria supostament e privado a liberdade da sua esposa, visto ter deixado -a t rancada em casa, levando a chave, impedindo, assim que ela sasse. Em sede de inqurito, as testemunhas nada soubesse informar, apenas sustentando que o acusado no mantinha um bom relacionamento com a esposa, testemunho esse modificado em juz o. Recebida a denncia pelo juiz flagrantemente s uspeito por ser inimigo capit al do ru, foi apresentada resposta e marcada audincia de instruo e julgamento, ocasio em que a vtima foi ouvida negando toda acusao, informando ter o ru apenas esquecido de deixar a chave com o vizinho, no tendo a inteno de privar a sua liberdade, depoimento confirmando pelo ac usado em seu interrogatrio. Preliminares (Valor: 1,0) - Indicao da preliminar de nulidade em virtude de suspeio do Juiz, por ser inimigo capital do acusado, nos termos do art. 564, I em combinao com o art. 254, I, ambos do Cdigo de Processo Penal. (Valor: 0,6) - Indicao da preliminar de falta de pressuposto proce ssual ou condio para o exerccio da ao, nos termos do artigo 395, II do Cdigo de Processo Penal. (Valor: 0,4) 2. Das Preliminares Preliminarmente, cumpre mencionar a ocorrncia manifesta de nulidade em razo de s uspeio do magistrado, nos moldes do art. 564, I em combinao com o art. 25 4, I, ambos do Cdigo de Processo Penal. Ainda em sede de preliminar, cumpre esclarecer a falta de pressuposto ou condio para o exerc cio da ao, em virt ude da inexistncia do crime na sua modalidade culposa, com fundamento no art. 395, II do Cdigo de Processo Penal. Mrito (Valor: 1,8) - De senvol vimento fundamentado acerca da atipicidade da conduta em virtude da falta de elemento subjetivo para o crime de crcere privado, ou seja, o dolo. (Valor: 1,0) - De senvolvimento fundamentado acerca da suspeio do juzo, j que o Juiz que recebeu a denncia inimigo declarado do acusado, com fundamento no artigo 564, I em combinao co o artigo 252, I, ambos do Cdigo de Processo Penal . (Valor: 0,4) - De senvolvimento fundamentado acerca da falta de pressuposto proce ssual ou condio para o exerccio da ao, o que deveria ter ocasionado a rejeio liminar da pea acusatria. (Valor: 0,4) OBS: nece ssrio fundamentar nos di sposi tivos legais pertinente s. Somente a mera indicao do artigo sem a explicao do instituto no pontuada. 3. Do Mrito

Cumpre esclarecer ao dout o julgador a inocorrncia do crime c apitulado no art. 148, 1, I do Cdigo Penal. Entende a melhor dout rina que para a configurao do delito em anlise, faz-se a nec essidade do dolo por parte do agente em querer privar a libe rdade da vtima, tendo-s e o elemento subjetivo do tipo o dolo, no havendo previs o para a modalidade de nat ureza culposa.

www.cers.co m.br

OAB X EXAME DE ORDEM 2 FASE Direito Penal Geovane Moraes e Ana Cristina Mendona
No c aso concreto em anlise, o agent e saiu de casa para trabalhar e terminou se esquec endo de deixar a chave para que a sua mulher s asse posteriormente, j que apenas possuam uma c have de ent rada, inexistindo a figura do dolo por parte do suposto ac usado, que agiu com culpa ao ter se esquecido de deixar a chave. imperioso lembrar, ainda, ser o juiz suspeito para atuar no processam ento e julgamento do feito por ser inimigo declarado do ru, podendo vir a prejudic-lo ao longo do processo, inexistindo assim a imparcialidade no julgamento. mister destacar, ainda, que o crime crcere privado previsto no art. 148 do Cdigo P enal apenas admite a modalidade dolosa, seja o dolo, sendo inadmiss vel como elemento subjetivo do tipo a culpa, por falta de previso legal. Com isso, o juiz sequer deveria ter recebido a inicial acus atria, pois no h no ordenamento jurdico esse tipo penal, nos termos do artigo 395, II do Cdigo de P rocesso Penal. Com isso, o proc esso penal no ter um fim til, j que no ser aplicada uma pena privativa de liberdade ao final do processo, devendo a denncia ter sido rejeitada liminarmente.

Pedidos (Valor: 1,1) - Pedido de absolvio, com indicao do art. 386, III, do Cdigo de Proce sso Penal, em virtude do fato no constituir infrao penal. (Valor: 0,8) - Pedido de anulao da instruo probatria em virtude da ocorrncia da falta de pressuposto proce ssual ou condio para o exerccio da ao penal, com fundamento no artigo 395, II, todos do Cdigo de Proce sso Penal. (Valor: 0,1) - Pedido de, em caso de condenao, aplicao da pena mnima cominada ao delito, com a consequente substituio da pena privativa de liberdade em restritiva de direitos. (Valor: 0,1) - Pedido de em caso de no substi tuio da pena privativa de liberdade pela pena privativa de direito, que seja o agente colocado no regime inicial de cumprimento de pena mais benfico, nos termos do art. 33 do Cdigo Penal. (Valor: 0,1)

4. Dos Pedidos

Diant e de todo ex posto, requer-se a Vossa Excelncia a absolvio do ru, com fundamento no art. 386, inciso III, do Cdigo de Proc esso Penal, visto o fato evidentement e no constituir infrao penal. Apenas por c autela, no sendo acolhid o o pedido de absolvio, o que no se espera, requer-se ao douto julgador seja decretada a anula o da instruo probatria em virtude da oc orrncia mani festa de nulidade pela suspeio do juzo, nos termos do art. 564, I do Cdigo de Processo Penal e pela falta de pressuposto processual ou condio para o exerccio da ao penal, nos termos do art. 395, II, do Cdigo de Processo Penal. Por fim, no sendo acolhidos os pedidos acima, seja aplicada a pena mnima cominada ao delito, sendo, nesse caso, s ubstituda a pena privativa de liberdade pela privativa de direitos, nos termos do art. 44 do Cdigo Penal. Ainda, no aceitando V ossa Excelncia na substituio dela pena restritiva de direitos, possa o agente iniciar no regime mais benfico no c umpriment o de pena, respeit ando se o art. 33 do Cdigo Penal. Estrutura correta (indicao de local, data, assinatura) (Valor: 0,4)

www.cers.co m.br

OAB X EXAME DE ORDEM 2 FASE Direito Penal Geovane Moraes e Ana Cristina Mendona
Termos em que, Pede deferimento. So Paulo, 20 de maio de 2013. Advogado, OAB.

01. Jlio, maior e capaz, um contumaz agente delituoso que atua na cidade de Alfa, Estado Beta. Certo dia, resolve assaltar uma residncia que parece uma fortaleza, em razo do elevado grau de segurana que a mesma possui e leva consigo uma arma de brinquedo, replica perfeita de uma pistola Imbel MD5 .40, mas que no possui mecanismo de disparo, nem receptculo de munio. Aps escalar o muro que resguarda a residncia, Jlio ingressa no interior desta e se depara com a moradora. Diante deste fato, Jlio emprega o simulacro e , mediante grave ameaa, subtrai alguns pertences de considervel valor venal da resid ncia rapidamente, evadindo-se do local, mais uma vez pulando o muro. Analisando a situao hipottica apresentada, indique de forma fundamentada a tipificao penal pertinente conduta de Jlio. (Valor: 1,25) PADRO DE RESPOSTA No cas o conc reto analisado, res ponder Jlio pelo crime de roubo, nos termos do art. 157, caput do Cdigo Penal, inexistindo a figura da majorante por tratar-se de simulacro de arma verdadeira. Analisando a situao hipottica apresentada e de acordo com o entendimento dominante previsto nos nossos Tribunais, a atemoriza o da vtima pelo emprego do simulacro de arma de fogo, no se mostra suficiente para configurar causa especial de aumento de pena, dada a ausncia de incremento no risco ao bem jurdico, servindo, apenas, para caracterizar a grave amea a j inerent e ao delito previsto no caput do art. 157 do Cdigo Penal. OBS: Vide HC 183166/SP, STJ. HC 242996/SP

02. Fernando encontra-se com Pedro, seu melhor amigo, informando o desejo de subtrair os objetos deixados na casa de Ktia. Durante a conversa, Fernando informa que ainda no realizou a subtrao por no possuir um local para guardar os objetos, pedindo ajuda a Pedro para realizar a conduta. Pedro, ento, querendo ajudar, diz a Fernando que pode ocultar os objetos, informando ainda que possui interesse em receber parte dos objetos oriundos do furto em troca, mas que no iria participar do delito pretendido. Fernando, ento, pratica o crime e leva os objetos subtrados para Pedro que os ocul ta, retirando parte desse s objetos para si, sabendo que eles so produtos de crime, em um alojamento desativado. Tomando por ba se exclusivamente os fatos acima narrados, pergunta-se: I. Qual o crime cometido por Pedro? (Valor: 1,25) Fundamente a sua resposta. PADRO DE RESPOS TA Pedro coment e o crime de receptao, nos termos do art. 180, caput do Cdigo Penal. Para a caracterizao do delito em apreo, faz-se necessrio que o agente adquira,

www.cers.co m.br

OAB X EXAME DE ORDEM 2 FASE Direito Penal Geovane Moraes e Ana Cristina Mendona
receba, transporte, conduza ou oculte, em seu proveito ou em proveito alheio, sabendo que se trata de produto provenient e de crime. No caso em anlise, Pedro, sabendo da vontade de Fernando em subt rair os objetos, resolve ajud-lo aps a consumao do delito de furto, ocultando os objetos, alm de retirar parte deles para si, j que possua interesse em receber part e dos objetos oriundos do furto. Ressalte-se que, no caso concreto, no h que se falar em furto, pois o agente no ajudou na subtrao da res furtiva, apenas ocultado o objet o sabendo ser este produto de crime, incorrendo, assim, no delito previsto no art. 180 do Cdigo Penal.

03. Tnia, proprietria de um salo de beleza especializado em penteados, recusa atendimento Daniela, de pele negra e cabelos pretos, sob a justi ficativa de o atendimento, no salo, restringir-se a pessoa s de pele branca. Diante das informae s, pergunta-se: I. possvel tipificar a conduta praticada por Tnia? Em caso afirmativo, tipifique -a. (Valor: 0,65) II. Caso Tnia ofendesse a dignidade de Daniela, utilizando -se o fato dela ser negra, responderia ainda assim por alguma conduta delituosa? Em ca so afirmativo, por qual conduta seria poss vel enquadr -la? (Valor: 0,6) Fundamente todas as sua s re sposta s. PADRO DE RESPOS TA Tnia responder, no primeiro caso, pelo crime previsto na lei de preconceito, raa e cor, nos termos do art. 10 da lei 7716/89. J no segundo caso, responde por injria preconceituosa nos moldes do art. 140, 3 do Cdigo Penal. A Injria preconceituosa no se c onfunde com o crime de racismo. A diferena emprica entre esses institutos que a ideia elementar de racismo privar da vtima a possibilidade de exercer um direito que a todos assegurado, seja por uma questo tnic a, religiosa, racial, de procedncia nacional ou regional, o que ocorreu na primeira situao apresentada. Na injria preconceituosa, o agente ofende a vtima, utilizando -se de uma questo de raa, cor, etnia, religio, origem, etc, no havendo uma privao da vtima em exercer um direito que a todos assegurado.

04. Amauri, maior e capaz, desconfiado de suposta traio de sua companheira Beatriz com seu amigo Jnior, constrangeu-o, mediante violncia, causando-lhe grave sofrimento f sico e mental, com o fim de obter a confisso da relao extra conjugal e informaes acerca do suposto relacionamento. Como Jnior negou toda a informao, Amauri continuou causando-lhe grave sofrimento f sico, re sultando na morte da vtima. Diante das informaes, tipifique a (s) conduta(s) praticada(s) por Amauri. (Valor: 1,25) PADRO DE RESPOS TA Amauri comet e o delito de tort ura qualificada pelo resultado mort e, nos termos do art. 1, I, a em combinao com o pargrafo 3 da Lei 9455/97 , uma vez que constrangeu, mediante violncia, a vtima no intuito de obter confisso da relao extraconjugal entre ela e Beatriz, companheira do acusado, tortura na qual resultou na morte da vtima.

www.cers.co m.br

OAB X EXAME DE ORDEM 2 FASE Direito Penal Geovane Moraes e Ana Cristina Mendona
importante destacar que o crime de tortura presume finalidade especfica de agir, ou seja, o agente delituoso, ao imputar a vtima sofrimento fsico ou mental, o faz com o animus de alcanar alguns dos res ultados arrolados ao teor do art. 1 da lei em apre o.

www.cers.co m.br

You might also like