You are on page 1of 29

srie P600 A

revestimento argamassado industrial de alta resistncia 1 - Descrio


Srie P600 A Cime: Argamassa cimentcia de alto desempenho para revestimento de piso industrial ABNT Classe A, aplicada in loco pelos sistemas: simultneo (mido/mido) sobre a laje de concreto recm lanada ou no perodo mximo de 24 horas aps o lanamento do concreto. Sua performance agrupa categoria A da norma EB2100 / NBR-11801, quanto s solicitaes predominantes por abraso, causadas pelo arraste e rolar de cargas pesadas, trfego de veculos de rodas rgidas e impacto de grande intensidade. A estrutura do revestimento, padronizado pelo controle de qualidade do aglutinante, associado a tecnologia avanada de aditivos, polmeros e fibras sintticas, aliados a composio granulomtrica dos agregados; proporcionam um ganho real das resistncias mecnicas e qumicas na ordem de 40%, considerando-se os resultados de ensaios realizados em obras. Os benefcios tcnicos otimizados pelo fator econmico, permitem definir a srie P600 A Cime, como revestimento de referncia ideal para implantao na indstria.
FORMAO DO PISO INDUSTRIAL SUB-LEITO SUB-BASE LAJE DE CONCRETO REVESTIMENTO DE ALTA RESISTNCIA

2 - Verses
P600 A Cime: composto de agregados minerais de alta dureza, cimento Portland estrutural, slica ativa, fibras sintticas, super plastificantes e polmeros; P600 AL Cime: composto de agregados minerais de alta dureza, xido de alumnio, cimento Portland estrutural, slica ativa, fibras sintticas, super plastificantes e polmeros; P600 A Cime Antimicrobiano: composto de novas dosagens de cimento Portland estrutural, agregados minerais, aditivos, fibras sintticas e adio de agentes bactericidas a fim de prolongar a vida til do piso industrial e impedir a proliferao de microorganismos que se alojam na superfcie do piso, evitando contaminao nos produtos industrializados. Combate os microorganismos patognicos, tais como Staphylococcus aureus, Listeria monocytogenes, Escherichia coli, Salmonella euteretidis, Salmonella choreaselius, Pseudomonas aeruginosa com a garantia da marca Vanquish que lder mundial na sntese e comercializao de produtos para tratamentos antimicrobianos. Produto especialmente desenvolvido para frigorficos, indstrias alimentcias, hospitais e ambientes de elevado controle bacteriano, apresentando as seguintes vantagens:

Reduzir o potencial de contaminao microbiana; Reduzir a probabilidade de contaminao cruzada; Evitar a contaminao nos produtos industrializados; Evitar a formao de biofilme; Aumentar a vida til do piso, evitar a sua biodeteriorao; Complementar os procedimentos de sanitizao definidos pelos rgos pblicos, garantindo um benefcio adicional no controle de patgenos; Baixo custo de implantao e manuteno.

P600 A Cime Color: composto da formulao P600 A Cime/ P600 AL ou Antimicrobiano com adio de pigmentos da linha Polipiso.

PISOS CIMENTCIOS

3 - Informativo tcnico
Propriedades P 600 A Cime Cimento Portland com baixa concentrao de escoria Cristais de quartzo, diabsio e basalto com dureza 7 e 8 na escala Mohs P600 A Cime Antimicrobiano Cimento Portland Plus resistente a sulfatos Cristais de quartzo, diabsio e basalto com dureza 7 e 8 na escala Mohs Slica ativa Super plastificante e redutores do fator gua/cimento Fibra sinttica Agente para impedir a proliferao de microorganismos 0,6 mm P600 AL Cimento Portland com baixa concentrao de escoria. Cristais de quartzo, diabsio, basalto com dureza 7 e 8 na escala Mohs e xido de alumnio Slica ativa Super plastificante e polmeros

Aglutinante Agregados minerais

Carga mineral reativa Aditivo qumico

Slica ativa Super plastificante e polmero

Controle de retrao plstica Fungicida Desgaste em mm percurso 1000m (EB2100 < 0,8mm) Grupo A Resistncia compresso simples (EB2100 > 40 MPa) Grupo A Resistncia trao por compresso diametral (EB2100 > 4 MPa) Grupo A Permeabilidade penetrao 8h Fator gua/cimento

Fibra sinttica

Fibra sinttica

0,6mm

0,5 mm

60MPa

70 MPa

75 MPa

5,15 MPa

5,15 MPa

5,30 MPa

2,6mm

1,5 mm

2,6 mm

0,12

0,12

0,12

Liberao de trfego

7 dias

7 dias

7 dias

Consumo espessura 10mm Consumo espessura 12mm Consumo espessura 15mm

22 kg

22kg

28kg

26,4 kg

26,4 kg

33,6kg

33 kg

33 kg

42kg

PISOS CIMENTCIOS

4 - Vantagens

Produto pronto para uso, somente adicionar gua; Risco zero de dosagens incorretas na execuo; Cimento com alto teor de clnquer para obteno das resistncias prescritas; Comprovadamente maior resistncia mecnica e qumica; Maior controle de retrao; Baixo ndice de juntas; Maior aderncia; Recuperao da superfcie desgastada com simples lapidao, sem perda das caractersticas tcnicas; Baixo custo de implantao e manuteno.

5 - Indicaes

Frigorficos, abatedouros, cmaras frias; Indstrias alimentcias, txteis, metalrgicas, montadoras, etc; Centros de distribuies, almoxarifados, etc; Garagens e oficinas de mquinas, veculos e equipamentos pesados, etc; Indstrias farmacuticas, hospitais, etc;

6 - Acondicionamento
Embalagens impermeveis em sacos de 25 kg.

7 - Armazenamento e validade do produto


Manter as embalagens de P600 A Cime em local coberto, seco e ventilado sobre paletes. Adequadamente armazenado na embalagem original e inviolada, a vida til nominal de seis meses da data de fabricao.

8 - Metodologia de aplicao 8.1 - Aplicao simultnea com laje de concreto


A laje de concreto deve ser calculada e dimensionada para suportar as cargas estticas e dinmicas previstas, levando-se em considerao tambm vida til projetada, as caractersticas do sub-leito e a execuo segundo prticas regulares de concretagem. Tanto o estudo do solo como o projeto estrutural da laje do piso, devem ser dimensionados por empresas e profissionais especializados. Especiais cuidados devem ser dados ao posicionamento e nivelamento das frmas. O concreto deve ser lanado sobre os painis previamente delimitados pelas frmas e adensado em sua profundidade com vibradores de imerso e em sua camada superior com rgua vibratria. Nivelar a laje de concreto abaixo do limite das frmas, na espessura da argamassa de alta resistncia a ser aplicada (10, 12 ou 15 mm). A superfcie do concreto (recm adensado) da laje deve apresentar-se livre de nata de cimento e rugosa. Essa rugosidade pode ser obtida pela varredura da superfcie do concreto fresco.

8.2 - Argamassa de alta resistncia srie P600 A Cime


Preparo P600 A Cime j vem pronto para uso bastando acrescentar gua, sendo que para cada saco de 25 kg adicionar no mximo 3 litros de gua. A mistura deve ser realizada em equipamento tipo betoneira, apropriado para homogeneizar argamassas de baixo fator A/C. Seqncia da mistura: 1 gua 2 P600 A Cime 3 Misturar 4 min

PISOS CIMENTCIOS

8.3 - Lanamento, adensamento e acabamento


Medidas devem ser tomadas para que no momento da aplicao da argamassa de alta resistncia o concreto do substrato no apresente gua de exsudao empoada na superfcie. A argamassa de alta resistncia lanada sobre a laje de concreto fresco (incio de pega do cimento), espalhada ao longo dos espaos delimitados pelas frmas e adensada por meio de rgua vibratria sendo que, para maior desempenho, recomenda-se duas passagens consecutivas do equipamento, sendo que pequenas imperfeies so corrigidas manualmente com desempenadeira de madeira. Assim que a gua de exsudao inicial se evaporar, fato identificado pela perda do brilho da superfcie, submete-se o piso aos procedimentos necessrios para o incio da fase de acabamento. As operaes de acabamento devem ser executadas seqencialmente e dentro de um tempo adequado, ou seja, nem cedo, nem tarde, no perodo de endurecimento da argamassa da srie P600 A Cime, assim que a mesma suporte a ao do disco de flotagem, que pelo efeito combinado do seu peso e rotao, suga o excesso da gua de amassamento, redistribuindo a nata de cimento entre os agregados, completando o adensamento da superfcie. O desempeno mecnico por fim realizado com passagens sucessivas das lminas de ao em intervalos de 20 a 60 min, at que a superfcie se apresente com acabamento desejado. Pequenas imperfeies superficiais neste estgio so corrigidas manualmente com desempenadeiras metlicas.

8.4 - Cura
A cura do revestimento P600 A Cime deve ser iniciada logo aps a concluso do acabamento superficial. No aguardar a produo total para o incio, mas medida que as reas forem sendo concludas. Mtodos: Cura mida - manter no mnimo 7 dias e durante este perodo o piso coberto com carpete tipo forrao sendo permanentemente encharcado com gua, em intervalos de 6 a 12 horas ou molhar completamente o piso e cobri-lo com lona preta; Cura qumica substitui com vantagens os mtodos tradicionais de cura, pois possibilita em uma nica demo a formao de uma pelcula impermevel que retarda a desidratao natural, proporcionando uma cura perfeita. Maiores informaes atravs da literatura tcnica HIDROCURA, HIDROPAR e CURASEM.

8.5 - Corte das juntas de retrao


As juntas so necessrias quer pela interrupo de uma concretagem e incio de outra (juntas de construo) como tambm pela segmentao obrigatria por motivos de dimensionamento de reas muito extensas (juntas de retrao). Assim que o revestimento obter ganho de resistncia suficiente para suportar a ao do disco de corte, sem ocorrer danos nas bordas laterais, proceder os cortes das juntas de retrao nos locais determinados pelo projeto da laje. O corte realizado atravs de serra diamantada com 2,8 a 3,6 mm de espessura. A profundidade do corte de aproximadamente 1/3 da espessura da laje. Como procedimento prtico, em funo das caractersticas de cura da argamassa de alta resistncia, recomenda-se a realizao de ensaios preliminares para o corte dos primeiros panos. Materiais para preenchimento das aberturas: os cortes delimitados devem obrigatoriamente ser preenchidos por perfis plsticos ou selantes flexveis da linha Polipiso. Para maior detalhamento, ver sistemas de juntas EPX 80 / EPX 35 / PU 40 / PU 40 PLUS / Jointflex / Endurti Junta.

8.6 - Tipos de acabamento


A movimentao de cargas, as exigncias de planicidade e nivelamento, o tratamento superficial e o efeito esttico no ambiente de trabalho iro determinar os tipos, os equipamentos e o nmero de operaes necessrias ao acabamento desejado.
PISOS CIMENTCIOS

1. Desempenado: por ao mecnica; 2. Raspado: aps a cura mida, promove-se a remoo da nata de cimento superficial para efeito anti derrapante com uma passagem de politriz, dotada de pedra esmeril, grana 36; 3. Polido: aps 72 horas da execuo do revestimento ou quando a superfcie no sofrer desagregao mediante a ao dos esmeris, inicia-se a lapidao com passagens sucessivas da politriz, na seqncia: a. Desbaste: esmeril grana 36; b. Desbaste: esmeril grana 60; c. Estucamento; d. Desbaste final: esmeril grana 120 at o nvel esttico desejado o polimento tambm pode ser feito com diamante, seguindo orientao do fornecedor.

9 - Aplicao sobre laje curada


Para execuo do revestimento P600 A Cime sobre laje curada, necessrio a intermediao de uma camada de regularizao entre a laje e o revestimento final. A funo da regularizao diminuir as tenses originadas pelos diferentes traos do concreto da laje e da argamassa de alta resistncia, bem como, proporcionar o nivelamento do piso.

9.1 - Preparo da laje


A laje deve estar isenta de qualquer tipo de impregnao e sua superfcie previamente apicoada ou fresada, proporcionando um estado rstico adequado para ancoragem e em seguida hidrojateada para limpeza e saturao.

9.2 - Argamassa de regularizao


Aplica-se primeiro um chapisco de aderncia composto de cimento/areia mdia, no trao 1:1, amolentado com adesivo Polifix ACR numa consistncia bem fluda. Seqencialmente, antes do incio de pega do chapisco; lanar a argamassa de regularizao, composta de cimento/areia grossa, no trao 1:3 e 18 a 20 litros de gua por saco de cimento de 50kg. A espessura do contrapiso deve ser de no mnimo 2 cm. Espessuras com 4 cm e acima, utilizar a composio de cimento/areia grossa/pedrisco, no trao 1:1,5:1,5 e 18 a 20 litros de gua por saco de cimento de 50kg. A argamassa de regularizao espalhada, nivelada e adensada para receber a camada do revestimento P600 A Cime.

9.3 - Juntas de dilatao


O contrapiso e o revestimento P600 A Cime so aplicados em painis de no mximo 5,0 x 5,0m, delimitados atravs de juntas plsticas pr-fixadas por aberturas de sulcos na argamassa de regularizao ou adotando-se o sistema de corte no piso acabado com serra diamantada aps no mximo de 24 h de sua execuo.

9.4 - Lanamento P600 A Cime


A argamassa de alta resistncia P600 A Cime lanada aps no mximo 24 h sobre o contrapiso; espalhada, nivelada e adensada com rgua vibradora tangencial, sendo posteriormente iniciado os processos de acabamento. Para assegurar melhor nvel de aderncia entre as camadas de contrapiso/revestimento, recomenda-se a interposio de adesivo Polifix ACR.

PISOS CIMENTCIOS

9.5 - Cura, corte das juntas e tipos de acabamento.


Estas operaes devem seguir os mesmos procedimentos da aplicao simultnea com laje de concreto descritas nos itens 8.4, 8.5 e 8.6.

10 - Tratamento das juntas


Para evitar problemas de infiltraes e degradaes das bordas essencial que as juntas sejam seladas. O selamento das juntas deve ser realizado aps a reao espontnea de retrao do concreto, sem a presena de umidade, permitindo assim uma aderncia ideal do selante utilizado. Dependendo da capacidade de alongamento, o selante somente poder ser aplicado aps 60 a 90 dias da execuo do piso industrial. Selamento de juntas - ver EPX 80 / EPX 35 / PU 40 / PU 40 PLUS / Jointflex / Endurit Junta Reforo de bordas - ver TLX 70

11 - Tratamento de superfcie
Selamento para incremento das resistncias mecnicas e qumicas, proporcionando ganho de desempenho na higienizao, prolongando-se a vida til do piso industrial. Poliseal ACR - selador acrlico Consumo nominal para 2 demos ...........................................0,20 /m Poliseal PU - selador poliuretano aliftico Consumo nominal para 2 demos............................................0,20 /m Poliseal POX - selador epxico Consumo nominal para 2 demos............................................0,20 /m Masterbril - cera industrial Consumo nominal para 2 demos ...........................................0,035 /m Enducret Plus- endurecedor qumico Consumo nominal para 2 demos ...........................................0,20 /m

12 - Equipamentos bsicos
- betoneiras 320 ; - rgua vibratria de vibrao tangencial preferencialmente; - rgua vibrostrike; - acabadoras simples 36; - acabadora dupla; - ps e enxadas; - rgua manual (alumnio/madeira); - desempenadeira manual (metlica/madeira); - politrizes; - serra de corte.

13 - Recomendaes
A equipe de aplicadores dever dispor de culos de segurana, luvas, mscaras e botas impermeveis, evitando assim o contato do produto com a pele e olhos. Proporcionar ventilao regular em ambientes fechados quando da execuo. As ferramentas e utenslios empregados durante a aplicao devem receber cuidados de limpeza imediatamente aps o trmino dirio de execuo.

PISOS CIMENTCIOS

14 - Execuo credenciada
Para obteno do desempenho ideal dos pisos industriais de alta resistncia com maior prazo de vida til possvel, sem anomalias indesejveis, de extrema importncia que a empresa executora seja tecnicamente qualificada para os servios, sendo necessrio o credenciamento devido por parte do fabricante do produto a ser utilizado, gerando desta forma garantias solidrias, aos empreendimentos realizados. Existe atualmente, uma ateno constante com a capacidade tcnica de execuo das empresas especializadas, portanto, so desenvolvidos cursos, palestras, treinamentos tericos e prticos em locais adequados, o que nunca devem ocorrer em obras. Obras no devem ser consideradas reas de aprendizado.

15 - Importante
Avaliao do Solo - o piso uma estrutura apoiada sobre o solo e por sua importncia este deve ser analisado por empresas de Engenharia de Solos. Projeto do Piso - realizado por empresa especializada no setor, sendo que a partir das condies do solo, cargas dinmicas/estticas e solicitaes qumicas/trmicas, o projeto definir a estrutura da laje e revestimento, ideais implantao. Produto - destinado execuo do revestimento industrial deve atender aos requisitos da norma EB2100 / NBR-11801 - Classe A, abrangendo curva granulomtrica, qualidade de resistncia e pureza das matrias primas, embalagens inviolveis e impermeveis. Embalagem - essencial que seja armazenada adequadamente na obra para no ocorrer contaminaes de lquidos e slidos, nem perdas, o que promover alteraes no trao dimensionado. Execuo - atribuda a empresas estruturadas por equipamentos e profissionais especializados. Reunio Tcnica - somente dar incio execuo dos pisos industriais aps reunies especficas entre as empresas e profissionais envolvidos, visando o planejamento adequado aos processos executivos para obteno da performance determinada ao piso e, quando necessrio, reunies de ajustes no percurso da obra.

16 - Precaues

Essencialmente necessrio a utilizao de EPIs adequados, quando da aplicao do produto; Partes do corpo acidentalmente atingidas, requerem lavagem imediata; Em caso de ingesto, procurar imediatamente atendimento mdico.

PISOS CIMENTCIOS

srie P500
revestimento argamassado esttico de alta resistncia 1 - Descrio
Srie P500 argamassa de alto desempenho composta por uma diversificao de agregados minerais, previamente selecionados e dosados especialmente para obteno de curvas granulomtricas especficas para cada verso, associados com cimento Portland estrutural, aditivos especiais, fibras sintticas, super plastificantes e polmeros; destinada a execuo de revestimentos lapidveis em pisos cimentcios, pronta a atender solicitaes estticas e a resistir as agresses predominantes por abraso causada pelo arraste e rolar de cargas mdias, trfego de veculos de rodas rgidas, trfego intenso de pedestres e impactos de pequena e mdia intensidade. Suas caractersticas tcnicas de resistncia mecnica atendem aos requisitos da norma Brasileira EB2100 / NBR-11801, para pisos de alta resistncia dos grupos A e B.

2 - Verses:
O resultado final esttico deve ser dimensionado pelas caractersticas das cores naturais e predominantes dos agregados em combinao com a cor natural do cimento Portland comum ou branco estrutrural ou ainda opes coloridas pela utilizao de pigmentos da linha Polipiso disponveis nas cores branca, azul, amarelo, verde, vermelho e preto, ou combinaes personalizadas. Caractersticas estticas da srie P500 fornecida com cimento Portland comum: P500 A Predominncia de agregados minerais levemente rosados com destaques pontuais de agregados na cor branco leitoso. P500 B Predominncia de agregados minerais na cor preta proporcionando ao acabamento final uma tonalidade mais escura. P500 C Destaque para agregados rosados com pequenos pontos em preto e acabamento final de leve clareza. P500 D Agregados minerais de formao cristalina, obtendo-se um acabamento claro e uniforme. P500 E Fundo aparente formado por agregados cristalinos com destaques pontuais de agregados na cor branco leitoso. P500 F Fundo aparente formado por agregados cristalinos com destaques pontuais de agregados escuros.

3 - Informativo tcnico
SOLICITAO Desgaste em mm Percurso de 1000 m Resistncia compresso simples Resistncia trao por compresso diametral EB 2100 Grupo A < 0,8 mm > 40.0 MPa > 4.0 MPa EB 2100 Grupo B 0,8 a 1,6 mm > 40.0 MPa > 4.0 MPa P 500 A 0,7 50,00 4,50 P 500 B 1,0 72,20 5,95 P 500 C 1,4 62,60 4,45 P 500 D 0,7 64,40 5,89 P 500 E 0,7 54,80 5,37

4 - Indicaes
reas com apelo esttico de intensa movimentao de pedestres e solicitaes mecnicas de pequenas e mdias freqncias, considerando-se a higiene com fcil procedimento de limpeza, proporcionando agradvel aspecto visual com ganho produtivo: Escolas, universidades, hospitais, laboratrios; Rodovirias, refeitrios, show-rooms, shopping centers; Indstria farmacutica, alimentcia, txtil, eletrnica, etc.

PISOS CIMENTCIOS

5 - Acondicionamento
Sacos impermeveis de 25 kg.

6 - Armazenamento e validade
Manter a embalagem de P500 em local coberto, seco e ventilado sobre paletes. Adequadamente armazenado na embalagem original e inviolada, a vida til nominal de seis meses da data de fabricao.

7 - Referncia de consumo
Espessura Espessura (mm) P500 (mm) regularizao Areia /m

Regularizao Cimento /m

Revestimento P500 Cime m2 17,6 22 P500 gua 2 /m 2,28 2,86

gua ( )/cim.

Pigmento kg/m 0,25 0,315

8 10

30 30

45 45

15 15

9 9

8 - Metodologia de aplicao 8.1 - Laje de concreto


A laje de concreto deve ser calculada e dimensionada para suportar as cargas estticas e dinmicas previstas, levando-se em considerao a vida til projetada e as caractersticas do subleito. Tanto o estudo do solo como o projeto estrutural da laje do piso devem ser dimensionados por empresas e profissionais especializados. O concreto de trao adequado e baixo fator gua / cimento, deve ser executado segundo as boas prticas de concretagem, apresentando-se denso, slido, isento de fissuras e partes soltas. A superfcie deve ser nivelada, plana, com acabamento rstico (perfilado com rastelo no concreto ainda fresco) e livre de nata de cimento. O concreto deve possuir idade mnima de 7 dias. As juntas de concretagem devero ser retilneas e bem definidas. A cura natural por saturao de gua, iniciada logo que a laje suporte o peso de um homem e mantida por no mnimo 7 dias, recomendvel para assegurar boa hidratao do cimento e o controle das tenses internas. contra indicado o emprego de agente de cura qumica que, por formar uma pelcula sobre a superfcie da laje, torna-se incompatvel ao processo de aderncia do contrapiso.

8.2 - Preparo da superfcie


A superfcie da laje a ser revestida, no deve conter manchas de leo, graxa, tinta, agente de cura, resduos de argamassa ou qualquer outra substncia que possa prejudicar a aderncia da argamassa de regularizao. Partes contaminadas devem ser limpas por fresamento mecnico, apicoamento ou jato de gua quente a alta presso at a completa remoo dos agentes de contaminao. A nata de cimento que eventualmente se acumular na superfcie, deve ser removida por apicoamento manual ou fresamento mecnico. Superfcies lisas ou com acabamento vtreo so apicoadas ou fresadas mecanicamente, at apresentarem textura rstica. Lama e poeira so lavadas com jato de gua sob presso e varridas, tomando-se o cuidado de evitar que se concentrem em poas nas partes mais baixas. A laje deve ser molhada at sua saturao, e mantido at 24 horas antes do incio da execuo.

PISOS CIMENTCIOS

8.3 - Ponte de aderncia (chapisco)


A laje saturada com gua por pelo menos 24 horas de antecedncia, deve apresentar-se mida. Eventuais poas d'gua so removidas antes da aplicao do chapisco. Sobre a superfcie saturada seca, aplicar com o auxlio de vassoura de cerdas duras, um chapisco de aderncia composto de cimento e areia no trao 1:1 em volume, amolentado com adesivo Polifix ACR, numa consistncia bem fluda. O chapisco deve cobrir toda a rea com uma espessura entre 2 a 3mm.

8.4 - Argamassa de regularizao ou contrapiso


O contrapiso tem a finalidade de regularizar as imperfeies do nvel da laje, estabelecer caimentos em direo aos pontos de escoamento de gua, bem como de amortecer e compensar as diferenas de tenses internas existentes entre a laje de concreto (menor teor de cimento) e o revestimento de alta resistncia (maior teor de cimento). composto de cimento e areia mdia/grossa no trao 1:3 (em volume), hidratado com fator gua/cimento 0,36 a 0,40 (18 a 20 l de gua por saco de cimento), formando uma argamassa seca de baixa plasticidade, porm sem a presena de grumos. Cuidados devem ser tomados para que a argamassa do contrapiso no seja demasiadamente seca, a ponto de no ser compactada com soquetes, nem excessivamente mida a ponto de produzir exsudao. A espessura do contrapiso deve ser no mnimo o dobro da espessura do revestimento P500 e nunca inferior a 2 cm. No caso de espessuras com 4 cm e acima, ser necessrio a adio de pedrisco, alterando o trao para cimento/areia/pedrisco a ser 1:1,5:1,5 em volume. A argamassa do contrapiso deve ser lanada sobre o chapisco ainda fresco, nivelada e compactada por meio de soquetes. Para garantia da aderncia da argamassa de alta resistncia a ser aplicada, o contrapiso deve apresentar com textura rugosa e isenta de nata de cimento. A resistncia estrutural do contrapiso dever ser compatvel com a resistncia da laje de concreto.

8.4.1 - Reforos localizados


Caso detalhes de projeto, tais como: ralos, canaletas, fundaes de mquinas, pilares, determinem a necessidade de formao de painis retangulares, triangulares, em L ou de forma irregular, recomendvel que esses painis sejam reforados com uma tela Deploye inserida no contrapiso. Eletrodutos ou canos de gua a serem embutidos no piso devem ser recobertos com no mnimo 1,5 cm de contrapiso. Para evitar o surgimento de fissuras recomendvel que todo o painel seja reforado com tela Deploye.

8.5 - Juntas A - Pr-Fixadas


Sobre a argamassa de regularizao, lanada e nivelada, ainda no estado fresco inicia-se a abertura de sulcos por meio de colher de pedreiro e simultaneamente a fixao dos perfis plsticos delimitando-se os quadros conforme dimensionamento adotado. Para um alinhamento regular utiliza-se fio de nylon como guia ao processo e o nivelamento deve ser realizado por equipamento a laser. A abertura dos sulcos deve ser realizada com auxlio de rgua de alumnio sendo que aps a instalao dos perfis plsticos, comprimir as laterais formando um chanfro ao longo das juntas de modo que seja aumentada a espessura da argamassa de alta resistncia nas adjacncias dos perfis proporcionando um reforo de ancoragem.

PISOS CIMENTCIOS

10

B - Serradas
Aps a implantao do revestimento P500, ainda com a superfcie rstica sem lapidao e antes que complete 24 horas, os painis so delimitados e serrados com equipamento tipo Clipper, abrangendo toda a espessura do revestimento e mais 1,5 cm de camada de regularizao. Nos cortes limpos so cravados os perfis plsticos e fixados com soluo a base de cimento e adesivo Polifix ACR. Para melhor posicionamento das juntas manter o equilbrio das dimenses entre os cortes e os perfis plsticos.

C - Dimensionamento para consumo de juntas


Modulao dos panos (m) 1,00 x 1,00 1,50 x 1,50 2,00 x 2,00 3,00 x 3,00 5,00 x 5,00 Consumo ml /m 2,00 1,34 1,00 0,67 0,40

8.6 - Argamassa de alta resistncia srie P500 Preparo


A argamassa P500 fornecida pronta, bastando apenas acrescentar gua na dosagem prescrita, seguindo-se com a mistura apropriada. O fator gua/produto 0,13 representando 3,25 litros de gua para cada saco de 25 kg. A argamassa deve ser intensamente misturada em betoneira de queda livre ou, preferencialmente, em misturadores forados de eixo horizontal, mais apropriados para homogeneizao de argamassas de baixo fator gua/cimento. Seqncia da mistura: 1 ................... gua 2 ....................argamassa srie P500 3.....................misturar por 4 min.

8.7 - Lanamento, adensamento e acabamento


A argamassa P500 lanada sobre o contrapiso no prazo mximo de 24 horas aps sua execuo e espalhada por igual ao longo dos quadros formados pelas juntas, a 2 mm acima do nvel superior dos perfis plsticos. Procede-se em seguida ao adensamento do revestimento srie P500, passagens sucessivas de rgua vibratria de ao tangencial. reas onde no existir a possibilidade de sua utilizao, obtm-se o nivelamento da argamassa com rgua manual. Para garantir o nivelamento ideal do piso, e evitar o abaulamento da parte central dos panos, recomendvel que se use barrotes novos e absolutamente retos, sem partes desgastadas, amassadas ou empenadas. importante que esse nivelamento seja executado com perfeio, de modo a no se deixar na superfcie maior ou menor concentrao de pasta de cimento, que possa vir a prejudicar o aspecto final do piso, aps o polimento. Para garantir uma superfcie plana e bem nivelada, o que facilitar o polimento posterior, promover uma s passagem do disco alisador. O acabamento final feito, ento, manualmente, com desempenadeira metlica em passadas suaves e simtricas. Visando assegurar a aderncia entre as camadas de regularizao e revestimento de alta resistncia, recomendado a interposio de chapisco de aderncia composto de cimento e areia no trao 1:1 em volume, amolentado com adesivo Polifix ACR, numa consistncia bem fluda.

PISOS CIMENTCIOS

11

8.8 - Cura
O desempenho mecnico da argamassa de alta resistncia srie P500, depende basicamente da cura hidrulica efetuada durante as baixas idades. A cura adequada visa impedir a perda de gua pela superfcie exposta e o ressecamento da mesma, evitando-se assim o empenamento e conseqente deslocamento dos painis, diminuindo a possibilidade de surgimento de fissuras por retrao. Aps o inicio de pega da argamassa de alta resistncia, mantm-se o piso totalmente molhado durante todo o tempo, utilizando-se da sobreposio de tecido ou filme plstico. O processo deve ter uma durao mnima de 7 dias.

8.9 - Acabamento lapidvel


Destina-se a dar ao piso uma superfcie lisa, de fcil higienizao, bem como, atravs da exposio dos agregados, proporcionar ao piso um aspecto visual agradvel. A lapidao do revestimento, inicia-se a partir do 3 dia de sua execuo. Remove-se o tecido ou lona plstica da rea a ser trabalhada, utilizado na cura nos primeiros 3 dias. Realizar passagens sucessivas da politriz equipada com pedras de esmeril grana 36 para a remoo da nata de cimento da superfcie e corte da parte superior dos agregados. Esse processo feito com muita adio de gua, necessria lapidao, bem como para dar continuidade a cura do piso. Uma segunda passagem da politriz com pedra esmeril grana 60, completa a lapidao dos gros, iguala a superfcie, remove os riscos e pequenas imperfeies reveladas pela raspagem inicial. Aps este procedimento e com o piso limpo ainda mido, mas no encharcado, faz-se uma estucagem, aplicando-se uma pasta composta de estuque da linha Polipiso e soluo Polifix/gua 1:1, com o auxlio de desempenadeira de ao. O polimento final, com esmeril 120, deve ser feito 48 horas depois de executado o estucamento. As reas em fase de polimento so mantidas constantemente molhadas, para que o processo de cura no seja interrompido. A lapidao do piso tambm pode ser realizada com esmeril diamantado, sendo necessrio seguir as orientaes tcnicas do fabricante.

9 - Tratamento de superfcie
Selamento para incremento das resistncias mecnicas e qumicas, proporcionando ganho de desempenho na higienizao, prolongando-se a vida til do piso industrial. Poliseal ACR - selador acrlico Consumo nominal para 2 demos ........................................... 0,20 /m

Poliseal PU - selador poliuretano aliftico Consumo nominal para 2 demos ............................................0,20 /m

Poliseal POX - selador epxico Consumo nominal para 2 demos .......................................... .0,20 /m

Masterbril - cera industrial Consumo nominal para 2 demos ............................................0,025 /m

Enducret Plus - endurecedor qumico Consumo nominal para 2 demos ........................................... 0,20 /m

PISOS CIMENTCIOS

12

10 - Importante
Avaliao do Solo - o piso uma estrutura apoiada sobre o solo e por sua importncia este deve ser analisado por empresa de Engenharia de Solos. Projeto do Piso - realizado por empresa especializada no setor, sendo que a partir das condies do solo, cargas dinmicas/estticas e solicitaes qumicas/trmicas, o projeto definir a estrutura da laje e revestimento, ideais implantao. Produtos - destinados execuo do revestimento esttico de alta resistncia, devem atender aos requisitos da norma EB2100, abrangendo curva granulomtrica, qualidade de resistncia e pureza das matrias primas, embalagens inviolveis e impermeveis. Embalagens - essencial que sejam armazenadas adequadamente na obra, para no ocorrer contaminaes de lquidos e slidos, nem perdas, o que promover alteraes no trao dimensionado. Execuo - atribuda a empresas estruturadas por equipamentos e profissionais especializados. Reunio Tcnica - somente dar incio a execuo dos pisos estticos de alta resistncia, aps reunies especficas entre as empresas e profissionais envolvidos, visando o planejamento adequado aos processos executivos para obteno da performance determinada ao piso e quando necessrio, reunies de ajustes no percurso da obra.

11 - Equipamentos bsicos

Betoneiras 320 ; Rgua vibratria de ao tangencial preferencialmente; Acabadoras simples 36; Ps e enxadas; Rgua manual (alumnio/madeira); Desempenadeira manual (metlica/madeira); Politrizes; Serra de corte (caso de juntas serradas). Rgua vibrostrike.

12 - Execuo credenciada
Para obteno do desempenho ideal dos pisos industriais de alta resistncia com maior prazo de vida til possvel, sem anomalias indesejveis, de extrema importncia que a empresa executora seja tecnicamente qualificada para os servios, sendo necessrio o credenciamento devido por parte do fabricante do produto a ser utilizado, gerando desta forma garantias solidrias, aos empreendimentos realizados. Existe atualmente, uma ateno constante com a capacidade tcnica de execuo das empresas especializadas, portanto, so desenvolvidos cursos, palestras, treinamentos tericos e prticos em locais adequados, o que nunca devem ocorrer em obras. Obras no devem ser consideradas reas de aprendizado.

13 - Precaues

Essencialmente necessrio a utilizao de EPIs adequados, quando da aplicao do produto; Partes do corpo acidentalmente atingidas, requerem lavagem imediata; Em caso de ingesto, procurar imediatamente atendimento mdico.

PISOS CIMENTCIOS

13

srie P 0.5
revestimento aspergido de alta resistncia a abraso 1 - Descrio
Srie P 0.5 - so compostos granulomtricos especficos a base de cimento Portland e agregados previamente selecionados de origem mineral e/ou metlica, ou ainda pigmentados com aditivos, proporcionando pisos coloridos de efeito esttico, lanados a seco sobre a laje de concreto recm adensado, atravs de sistemas de asperso manual ou mecnica, incorporando a superfcie do piso um revestimento entre 2 a 3mm de espessura, correspondente a classificao do grupo A da norma EB2100 / NBR-11801, altamente qualificado s severas solicitaes ao desgaste por abraso com diversas vantagens.

2 - Verses
P0.5 Mi/Cime - a base de cimento Portland e agregados minerais: resistncia ao desgaste por abraso em at duas vezes superior a do concreto de alto desempenho. P0.5 AL 50/Cime - a base de cimento Portland, agregados minerais e metlicos: resistncia ao desgaste por abraso em at quatro vezes superior a do concreto de alto desempenho. P0.5 AL 100/Cime - a base de cimento Portland e agregados metlicos: resistncia ao desgaste por abraso em at seis vezes superior a do concreto de alto desempenho. P0.5 Color - composto de agregados minerais ou minerais/metlicos ou metlicos, cimento Portland, aditivos e pigmentos.

3 - Indicaes
reas industriais com solicitaes predominantes por abraso causada pelo arraste e rolar de cargas pesadas, trfego intenso sobre rodas rgidas e impactos de grande intensidade.

4 - Vantagens

Baixo custo de implantao e manuteno; Resistncia mecnica final imediata aps a cura hidrulica do piso; Apropriado a receber vrios tipos de tratamento de superfcie; No apresenta oxidao; Baixa permeabilidade com maior resistncia a infiltraes de gua, leo e resduos industriais; Diminui consideravelmente a formao de poeira; Aumento real da vida til do piso.

5 - Referncia de caractersticas bsicas do concreto da laje para dimensionamento em projeto


FCK (mnimo): 25 MPa Teor de cimento (mnimo): 330 kg/m Slump: 8 +/-1 Incorporao de ar: < 3%

PISOS CIMENTCIOS

14

6 - Referncia de consumo
O consumo deve obedecer a critrios de especificao por estar relacionado s caractersticas tcnicas do concreto.
REVESTIMENTO P0.5 Mi/Cime P0.5 AL50/Cime P0.5 AL100/Cime P0.5 Mi ou AL/Color CONCRETO - FCK ASPERSO - kg/m 4a5 5a6 5a7 5a7

25 MPa 25 MPa 25 MPa 25 MPa

7 - Classificao das resistncias


A ttulo ilustrativo, a EB2100 / NBR-11801 - Argamassas de alta resistncia mecnica para pisos Especificao, estabelece a seguinte classificao quanto ao desgaste por abraso (D) no percurso de 1000 m, conforme a solicitao a que devem ser submetidas: - Grupo A (D 0,8mm), solicitao predominante por abraso, causada pelo arraste e rolar de cargas pesadas, trfego de veculos de rodas rgidas e impacto de grande intensidade. - Grupo B (0,8 < D 1,6mm), solicitao predominante por abraso, causada pelo arraste e rolar de cargas mdias, trfego de veculos de rodas rgidas, trfego intenso de pedestre e impacto de pequena intensidade. - Grupo C (1,6mm < D 2,4mm), solicitao predominante por abraso, causada pelo arraste e rolar de pequenas cargas leves, trfego de veculos de rodas macias e pequeno trnsito de pedestre.

8 - Ensaios
ASPERSO P0.5 Mi / Cime - INT 17/4 P0.5 AL / Cime - INT 18/4 P0.5 Color - INT 28/3 DESGASTE PERCURSO 1000 m 0,7 mm 0,3 mm 0,6 mm CLASSIFICAO classe A classe A classe A

9 - Acondicionamento
Sacos impermeveis de 25 kg.

10 - Armazenamento e validade
Em local coberto, sem umidade, ventilado sobre paletes, devidamente armazenado na embalagem original e intacta, a validade nominal de 6 meses da data de fabricao.

11 - Metodologia de aplicao 11.1 - Laje de concreto


A laje de concreto deve ser calculada para suportar as cargas estticas e dinmicas previstas, considerando-se a vida til projetada, as caractersticas do subleito e a execuo segundo boas prticas de concretagem.

11.2 - Preparo do solo Sub-leito


Considera-se preparo do sub-leito ou fundao, as correes da camada superficial do mesmo e os acertos do leito, resultantes das operaes de terraplanagem. Constituem-se na substituio de solos inadequados, remoo de pedras, razes e demais materiais que possam prejudicar o desempenho do piso final.

PISOS CIMENTCIOS

15

Sub-base
A funo bsica da sub-base, camada fina entre o subleito e o piso, de uniformizar e tornar razoavelmente constante o suporte da fundao, eliminando a ocorrncia de bombeamento de materiais finos, quando h infiltrao de gua. Usualmente as sub-bases so compostas de materiais granulares, solos estabilizados com cimento ou concreto compactado com solo.

11.3 - Assentamento das frmas


A funo bsica das frmas de conteno lateral do concreto lanado, trmino de jornada de trabalho, alm logicamente de servirem de suporte para o equipamento utilizado no processo de adensamento do concreto. Seu assentamento sobre a sub-base deve ser integral, no se permitindo apoios isolados. Cuidados especiais com o nivelamento das frmas so essenciais como para o consumo final do concreto, capacidade de suporte das cargas e o desempenho dos equipamentos rodantes.

11.3.1 - Armadura
O uso de armaduras nas lajes dos pisos industriais, tem como finalidade evitar as fissuras de retrao durante a fase de cura do concreto e absorver as tenses devidas dos carregamentos alternados durante a utilizao diria.

11.3.2 - Fibras de ao
O uso de fibras no concreto, possibilita o incremento das resistncias trao, principalmente na flexo, pela ligao em nvel micro das pores frgeis entre si e ao redor dos agregados grados resistentes. A fragilidade modificada em parte para elasticidade permitindo ao concreto maiores deformaes sem ruptura.

11.4 - Concreto - lanamento, adensamento e nivelamento


O lanamento do concreto deve ser feito de preferncia, lateralmente a faixa em execuo alternada sendo as intermedirias realizadas com a retirada das frmas guias. O transporte deve ser feito em equipamento capaz de evitar a segregao da mistura, a perda da gua ou materiais, preferindo-se o sistema dotado de agitao, como os caminhes betoneira. O tempo mximo entre a mistura dos materiais componentes do concreto e o lanamento, deve ser controlado rigorosamente, sendo terminantemente proibida a redosagem do mesmo. O espalhamento pode ser feito com o auxlio de ferramentas manuais ou atravs de mquinas, porm garantindo-se a distribuio homognea e ntegra, ou seja, obter a espessura mais uniforme e a mistura permanecer homognea at o adensamento e acabamento. A finalidade bsica do adensamento a retirada do mximo de ar incluso no concreto e, portanto obter-se a mxima densidade para obter-se a maior resistncia mecnica. O adensamento deve ser feito obrigatoriamente atravs de equipamentos vibratrios e auxiliado por vibradores de imerso. Os cantos das frmas devem ser tratados pelos vibradores a corrigir deficincias no adensamento, quando da vibrao superficial pela rgua vibratria. Detalhes de projeto como ralos, canaletas, caixas de inspeo etc, devem receber cuidados especiais de adensamento e nivelamento para no se tornarem pontos vulnerveis ao trfego de mquinas e equipamentos. O nivelamento superficial feito primeiramente com o auxlio de rgua vibratria com o comprimento mnimo maior que a largura da faixa em execuo, rgua esta de dimenses de seo suficientes para no haver deformao prpria sob ao de seu peso prprio. Qualquer variao na superfcie superior a 2mm, como salincia ou depresso, dever ser corrigida imediatamente atravs de corte com rgua ou preenchimento com concreto fresco sobre o concreto recm adensado, sendo proibido o uso de qualquer tipo de argamassa para compensaes. No caso de depresso preenchida com concreto, deve ser repassado o equipamento vibratrio, adensando convenientemente o piso.

PISOS CIMENTCIOS

16

As faixas alternadas serviro de guias para o preenchimento das faixas intermedirias, portanto, proteger a superfcie das laterais com tiras de frmicas para evitar segregaes quando da movimentao da rgua vibratria. Pequenas imperfeies so corrigidas manualmente.

11.5 - Flotar a superfcie


Em seguida utilizar o rodo de corte sobre o concreto nivelado para correo de imperfeies e seqencialmente flotar a superfcie (float de madeira) ocorrendo abertura dos poros superficiais permitindo que o concreto respire e assim a gua possa subir. Para iniciar a asperso deve-se aguardar at o desaparecimento da gua de exudao ou assim que o concreto suporte o peso de uma pessoa com uma deformao de aproximadamente 10mm.

11.6 - Asperso natural


P0.5 Mi ou AL/Cime so aspergidos sobre a laje de concreto, preferencialmente por meio de equipamento spreader ou manualmente. A asperso manual deve ser efetuada com a utilizao de passarelas posicionadas o mais prximo do concreto, permitindo maior controle de uniformidade e desempenho produtivo. No recomendado o lanamento com ps, justamente por ocorrer concentraes localizadas comprometendo a uniformidade. Aps a asperso, aguardar o momento adequado para acionar a acabadora mecnica dotada com disco de float. Este momento percebido assim que a gua do concreto seja absorvida pela asperso, caracterizado pelo escurecimento superficial. Com o acionamento do disco de flotao, a asperso envolvida pela argamassa do concreto fixando-se na superfcie e conferindo uma blindagem de altssima dureza formada por uma espessura entre 2 a 4 mm. Novamente promover passagens do rodo de corte (magnsio ou madeira) para eliminao de imperfeies e aumento da planicidade.

11.7 - Acabamento
As operaes de acabamento devem ser executadas seqencialmente e dentro de um tempo adequado, ou seja, nem cedo nem tarde no perodo de endurecimento do concreto. Este perodo chamado de janela de acabamento, portanto, o desempenho do acabamento ser diretamente atribudo habilidade profissional do operador. Inicia-se o processo com as acabadoras mecnicas dotadas de paletas de ao. reas prximas as paredes e pilares so executadas manualmente. Para um acabamento vtreo (espelhado) as paletas das acabadoras devem ser inclinadas aos poucos, em seqncia com determinada cautela. O processo de acabamento recebe interferncias em reas abertas abrangidas por correntes de ar ou ambientes de clima seco e quente, levando a diminuio das operaes com as paletas. Cuidados especiais para que no seja necessrio o lanamento de gua na superfcie, pois ocasionar uma superfcie menos resistente e em alguns casos at o seu desplacamento.

Ao proceder o acabamento prematuramente, a superfcie se densifica e com a evaporao da gua do concreto, ocorrer a formao de bolhas e conseqentemente o desplacamento.

11.8 - Asperso colorida


P0.5 Color fornecido pronto para uso em consumo mnimo de 6,00 kg/m, sendo que em reas onde se exigir maior planicidade, o consumo necessrio ser de 8,00 kg/m. Aps o nivelamento com a rgua vibratria e uso do float de madeira para abertura da porosidade superficial:

PISOS CIMENTCIOS

17

1 etapa: Aspergir 50% do P0.5 Color - a asperso feita com a utilizao de mquina spreader preferencialmente ou manualmente com o auxlio de passarela posicionada o mais prximo possvel da faixa de concreto abrangendo uma distribuio uniforme com maior desempenho produtivo. No lanar o material com ps, por ocorrer concentraes localizadas, comprometendo a uniformidade. 2 etapa: Fazer uso do rodo de corte para correo de imperfeies e na seqncia flotar a superfcie (float de madeira), proporcionando desta forma que a asperso absorva a gua do concreto. 3 etapa: Disco de flotagem - assim que a superfcie do concreto suporte o peso do equipamento, mesmo com pequeno nvel de deformao, acion-lo com somente uma passagem. 4 etapa: Lanar os 50% restantes da asperso e utilizar novamente o rodo de corte quantas vezes necessrio para se obter maior planicidade. 5 etapa: Promover novamente a flotao com disco e iniciar a fase de acabamento final. 6 etapa: As operaes de acabamento com as desempenadeiras mecnicas dotadas de paletas, devem ser realizadas criteriosamente, pois em excesso pode ocorrer a predominncia de manchas escuras. Para diminuir estas ocorrncias, usar paletas de magnsio e no provocar um acabamento espelhado vtreo, como em pisos de asperso natural.

11.9 - Planicidade e nivelamento


O controle de planicidade e nivelamento normatizado por uma metodologia denominada F. Numbers. Pode-se definir F. Numbers, como sistemas de medio e especificao de planicidade e nivelamento de pisos de concreto, sujeitos a trfego randnico, cujo mtodo descrito detalhadamente pela ASTM 1155E/96. O sistema inclui dois ndices: FF para planicidade e FL para nivelamento. Os valores estimados dos F. Numbers so obtidos mediante anlise estatstica, atravs de leituras sucessivas das diferenas de cotas realizadas por equipamento computadorizado especfico. Quanto maior os F. Numbers, mais planos e nivelados sero os pisos.

12 - Cura
O desempenho mecnico do concreto e o funcionamento adequado das juntas retrao dependem basicamente da cura efetuada durante as baixas idades. O processo visa impedir a perda de gua pela superfcie exposta do concreto e o ressecamento da mesma, possibilitando que o cimento existente no concreto se hidrate uniformemente e completamente, diminuindo a possibilidade de empenamento por ressecamento da face superior ou hidratao diferenciada, diminuindo a possibilidade do surgimento de fissuras por retrao e garantindo a resistncia superficial abraso. A cura hidrulica se inicia to logo que o piso suporte o peso de uma pessoa, sem danificaes. O tecido tipo carpete de forrao disposto sobre o piso e deve-se manter o material totalmente molhado/ saturado durante todo o tempo por um perodo mnimo de 7 dias.

12.1 - Cura qumica


A cura qumica alm de apresentar desempenho altamente adequado ao processo de hidratao, facilita os procedimentos executivos comparados aos cuidados com o sistema de cura hidrulica e limpeza para entrega da obra. Aps o acabamento final aplica-se por meio de pulverizador de baixa presso, agente de cura qumica, HIDROCURA base acrlica, HIDROPAR base parafina ou CURASEM base de sdio. A cura qumica deve ser escolhida observando o tratamento final do piso. O produto aplicado em seu estado original sem diluies, em uma nica demo. O operador deve ser orientado a realizar movimentos simtricos para assegurar ampla e total cobertura. A hegemonia verificada com o escurecimento igualado.

PISOS CIMENTCIOS

18

Importante
Em caso da utilizao dos agentes de cura HIDROCURA e HIDROPAR sobre pisos a receberem pinturas ou endurecedores, os mesmos devem ser removidos. Para a HIDROCURA, utilizar detergente e lavadora industrial. Para a HIDROPAR, lavagem com gua quente ou ambos atravs de lapidao, principalmente em casos de pintura onde normalmente ocorre a necessidade da abertura de poros para ancoragem. Consumo nominal: Baseado em piso com acabamento liso - 0,15 /m 0,20 /m (ver literatura tcnica - HIDROCURA / HIDROPAR / CURASEM)

13 - Execuo das juntas


As juntas so necessrias quer pela interrupo de uma concretagem e incio de outra como tambm pela segmentao obrigatria por motivos de dimensionamento de reas muito extensas. A segmentao, portanto, deve ser bem planejada, tendo em vista a retrao natural dos materiais que compem o piso. Em termos ideais, quanto maior for a rea segmentada, menor ser a necessidade de manuteno, pois haver menos juntas a serem tratadas. As juntas devem ser serradas to logo o piso resista ao corte sem danos a regio, correspondendo a 1/3 da espessura da laje de concreto e aproximadamente aps 24 horas da execuo.

13.1 - Tratamento das juntas


A funo bsica da selagem das juntas impedir a penetrao de gua ou materiais slidos, pois a primeira causa danos sub-base bombeando material fino e diminuindo a capacidade de suporte da mesma, reduzindo a durabilidade da placa; o segundo produz quando da expanso do concreto, tenses de compresso elevada ao impedir a tendncia de fechamento da junta, causando a degradao das bordas da mesma. O material adequado deve apresentar caractersticas de fluidez, perodo de cura, viscosidade, adesividade, dureza, elasticidade, resistncia a fissurao e a oxidao. O selamento das juntas deve ser realizado aps a reao natural de retrao do concreto, aps um prazo mnimo de 60 a 90 dias.

14 - Tratamento de superfcie
Em anlise as atividades industriais sobre o piso, observamos que o desempenho das superfcies tratadas demonstram maior durabilidade, facilidade de higienizao e melhor nvel esttico. Os produtos utilizados neste processo devem caracterizar-se principalmente por alta fluidez, abrangendo total preenchimento das porosidades existentes e resistncias compatveis s solicitaes a que o piso estar exposto. Poliseal ACR - selador acrlico Consumo nominal para 2 demos ...........................................0,20 /m

Poliseal PU - selador poliuretano aliftico Consumo nominal para 2 demos .......................................... 0,20 /m

Poliseal POX - selador epxico Consumo nominal para 2 demos .......................................... 0,20 /m

Masterbril - cera industrial Consumo nominal para 2 demos .......................................... 0,025 /m

Enducret PLUS endurecedor qumico Consumo nominal para 2 demos ...........................................0,20 /m

PISOS CIMENTCIOS

19

5 - Os equipamentos constam de:


Rgua vibratria; Vibradores de imerso; Acabadoras simples; Acabadora dupla; Discos de flotagem; Paletas de ao e magnsio; Rodo de corte; Float de madeira; Spreader para asperso mecnica; Passarela para asperso manual; Ps, enxadas; Rgua manual (alumnio / madeira); Frmas laterais; Colher de pedreiro; Aspersor costal.

16 - Precaues

Essencialmente necessrio a utilizao de EPIs adequados, quando da aplicao do produto; Partes do corpo acidentalmente atingidas, requerem lavagem imediata; Em caso de ingesto, procurar imediatamente atendimento mdico.

PISOS CIMENTCIOS

20

srie OVERLAY
revestimento argamassado industrial aderido sobre laje curada 1 - Descrio
Argamassa cimentcia de alto desempenho, criteriosamente elaborada para aplicao direta sobre a base de concreto curado, dispensando contrapiso, indicada tanto para execuo de pisos novos como para recuperao de pisos deteriorados, isentos de danos estruturais. A superfcie da laje de concreto deve ainda se apresentar rstica para o processo de ancoragem e sem a presena ou impregnaes de toda e qualquer substncia que possa impedir a aderncia da argamassa Overlay a ser acrescida. Por comportamento tcnico de baixa retrao, o revestimento delimitado por juntas com rea de dimenses no superiores a 5,0 x 5,0 m. O revestimento Overlay atende e excede aos requisitos da norma EB2100 grupo A para pisos de alta resistncia s solicitaes predominante por abraso, causada pelo arraste/rolar de cargas pesadas e trfego intenso de veculos de rodas rgidas.

2 - Verses
P600 AR - liberao de trfego: 96 horas. Argamassa de alta resistncia com grande desempenho aos desgastes por abraso, arrastes e impactos intensos. O revestimento Overlay P600 AR, poder ser liberado para trfego leve em 96 horas psaplicao e ao trfego normal em 7 dias. Produto formulado por composio granulomtrica especfica de agregados minerais de alta dureza, cimento Portland e aditivos especiais. Policret Piso - liberao de trfego: 12 horas Argamassa de alta resistncia inicial para reas industriais sujeitas a severas condies de uso, qualificando sua utilizao como ideal em locais onde a paralizao deve ser a menor possvel. Produto com tecnologia avanada formada por um mix de agregados minerais de alta dureza criteriosamente selecionados e dosados, cimento Portland Especial e aditivos especiais.

3 - Indicaes

Frigorficos e abatedouros; Indstria alimentcia; Indstria siderrgica; Indstria metalrgica; Indstria txtil; Montadoras; Centros de distribuio; Outros.

4 - Vantagens

Produto pronto para uso; Alta resistncia inicial e final; Aplicao direta sobre a laje; Grande desempenho de resistncias mecnicas, qumicas e trmicas; Revestimento com baixo nvel de retrao; Sem aditivos a base de cloretos; Rpida liberao de trfego; Permite a execuo em etapas, diminuindo o volume de transtornos em reas internas; Pode ser colorido com a adio de pigmentos da linha Polipiso; Baixo custo de implantao e manuteno.

PISOS CIMENTCIOS

21

5 - Recomendaes As argamassas Overlay no devem ser preparadas nem aplicadas com temperaturas ambiente abaixo de 5 C e em queda. Aplicaes em reas externas, exigem cuidados especiais para proteo do revestimento aos efeitos nocivos de insolaes diretas e de correntes de ar.

6 - Armazenamento e validade do produto


Manter as embalagens de P600 AR / Policret Piso em local coberto, sem umidade, ventilado e sobre paletes, devidamente armazenado nas embalagens invioladas e intactas, a vida til nominal de seis meses da data de fabricao.

7 - Acondicionamento:
Embalagens impermeveis de 25 kg

8 - Informativo tcnico ENSAIOS


Resistncia a compresso 12 horas Resistncia a compresso 96 horas Resistncia a compresso 28 dias Desgaste por abraso percurso de 1000m /28dias Tempo de manuseio 25C Tempo de incio pega 25C Liberao de trfego Densidade Consumo espessura 10mm Consumo espessura 12mm Consumo espessura 15mm Fator gua / produto Consumo adesivo Polifix ACR (ponte de aderncia) Consumo Primer p (ponte de aderncia) Consumo adesivo uretano base fresada Consumo adesivo uretano base vassourada Colorao natural Pigmentao

P 600 AR
12MPa 30MPa 60MPa 0,8mm 30min 90min 96h 2.200 kg/m 22kg/m 26,4kg/m 33kg/m mx. 0,12 0,50 /m 2,00kg/m 0,800 kg/m 0,700 kg/m cinza claro mx. 1%

POLICRET PISO
25MPa 40MPa 55MPa 0,8mm 20min 45min 12h 2.200 kg/m 22kg/m 26,4kg/m 33kg/m mx. 0,12 0,44 /m 2,00kg/m 0,800 kg/m 0,700 kg/m cinza escuro mx. 1%

9 - Metodologia de aplicao 9.1 - Laje de concreto curado


A laje de concreto deve ser calculada e dimensionada para suportar as cargas estticas e dinmicas previstas, levando-se em considerao tambm, a vida til projetada, as caractersticas do sub-leito e execuo por prticas regulares de concretagem. Para permitir que a argamassa Overlay seja aplicada diretamente sobre a laje de concreto, necessrio que a mesma atenda o dimensionamento do projeto quanto ao nivelamento e ou planos de escoamento de gua. Eventuais caimentos j devem ser previstos em projeto e executados de acordo, evitando-se assim, a necessidade de contrapiso. O concreto da laje deve ter idade mnima de 7 dias.

PISOS CIMENTCIOS

22

9.2 - Preparo da superfcie


A superfcie a ser revestida deve apresentar-se slida, nivelada e rstica. Eventuais ocorrncias de buracos, frestas ou desnveis devero ser previamente reparados com argamassa de cimento e areia no trao 1:2,5 no mnimo com 24 horas antes da execuo do revestimento. No caso de restaurao de piso antigo ou deteriorado extremamente necessrio que se apresentem com a superfcie rstica totalmente limpa, descontaminada de leo, gordura, graxa, solvente ou qualquer outro agente que possa impedir a aderncia da argamassa Overlay. No ocorrendo estas condies, a superfcie deve ser fresada mecanicamente (ranhuras cruzadas) em profundidade tal, que possibilite remover por completo todo o material contaminado, expondo o concreto sadio e a seguir hidrojateada para garantia da limpeza. Superfcie profundamente contaminada, necessrio a remoo de no mnimo 3 cm de espessura da base e sua recomposio com uma camada de regularizao.

9.3 - Dimensionamento das juntas


O revestimento Overlay pode ser executado em panos com dimenses mdias, respeitadas as juntas da laje de suporte. As dimenses dos panos so estabelecidas pelo posicionamento das juntas da laje de suporte, pela segmentao das juntas de retrao e grau de nivelamento desejado. Panos de at 5,0 x 5,0 m, permitem a execuo de pisos com nivelamento regular, exigido para o trfego de empilhadeiras. Os panos so delimitados por perfis plsticos que, fixados no substrato, abrangem: o sistema das juntas de dilatao, suporte para as seqncias da rgua vibradora e guia para o nivelamento do revestimento. Aps a realizao dos cortes no concreto da base, os perfis plsticos so cravados, nivelados e fixados com soluo de adesivo Polifix ACR e cimento. O nivelamento dos perfis seguir a espessura do revestimento Overlay P600 AR / Policret Piso dimensionado, 10,12,15 ou 20 mm. Em seguida, promover aes de limpeza de todo e qualquer resduo sobre a base. A segmentao das juntas tambm pode ser executada aps a aplicao do revestimento em no mximo 24 horas. Promover os cortes atravs de serra diamantada nas delimitaes previstas e preench-los com perfis plsticos ou com selante EPX 80 / EPX 35 / PU 40 / PU 40 PLUS da linha Polipiso.

9.4 - Ponte de aderncia para superfcie mida (especialmente utilizada em frigorficos).


Adesivo Polifix ACR - Polmero de disperso aquosa com alto desempenho de ao ligante. Primer p - Composto de cimento e aditivos qumicos, especialmente desenvolvido para atuar juntamente com Polifix ACR e garantir a aderncia do revestimento Overlay. Consumo m - Primer p..............................2,00 kg Adesivo Polifix ACR...............0,50 Preparo e aplicao - essencial que a superfcie a ser revestida seja saturada com gua, no mnimo 48 horas antes da aplicao do revestimento Overlay. Para receber a ponte de aderncia, a superfcie da base deve encontrar-se limpa e saturada seca, sem excessos de gua sendo que eventuais poas, absorv-las com espuma. A mistura homognea deve ser preparada em betoneira na proporo de 1 saco de Primer p (25 kg) para 6,25 litros de adesivo Polifix (rendimento 12,5 m). A imprimao aplicada por meio de vassouro cobrindo a superfcie a ser revestida, de forma gil abrangendo uma fina camada, mantendo-se o consumo determinado.

9.5 - Ponte de aderncia para superfcie seca


Urefix Produto a base de uretano modificado para ser aplicado como adesivo em condies severas. Consumo m - Base com fresagem simples 0,7 kg Base vassourada 0,8 kg Outras condies do substrato, realizar teste prtico para adequar o consumo. Preparo e aplicao - O substrato deve estar limpo, isento de qualquer contaminao que possa prejudicar a aderncia. O local no deve apresentar teor de umidade maior que 12%.

PISOS CIMENTCIOS

23

Proceder a homogeneizao do componente A separadamente. Em seguida adicionar o componente B e misturar durante 2 minutos. Aps a mistura, derramar o produto no substrato e espalhar com o auxlio de uma vassoura ou trincha. Este procedimento deve ser sincronizado com a aplicao da argamassa Overlay, pois o processo deve ser simultneo, no podendo exceder um espao de tempo entre o lanamento do adesivo e a aplicao da argamassa maior que 30 minutos. Maiores informaes sobre o Urefix , verificar literatura tcnica.

9.6 - Preparo da argamassa


P600 AR / Policret Piso so preparados acrescentando-se gua em dosagem controlada, homogeneizados em betoneira por um perodo de 5 min, formando uma argamassa de consistncia seca. O fator gua/produto 0,12, o que representa 3 litros de gua para cada saco de 25 kg. O controle da gua de amassamento deve ser rgido sendo fundamental para obteno das resistncias prescritas, bem como incio de pega, liberao de trfego, no surgimento de fissuras e desplacamento.

9.7 - Lanamento e adensamento


A argamassa lanada simultaneamente sobre a ponte de aderncia imprimida (essencial mido/mido) e espalhada manualmente, abrangendo a totalidade da rea entre os perfis/guias, com pequeno excesso de altura. Exercer compresso com a ferramenta de manuseio para obter maior compactao possvel, principalmente nas laterais das juntas, quando pr-fixadas. A argamassa nivelada e adensada por meio de rgua vibradora, preferencialmente de ao tangencial entre 1 a 2 passagens sucessivas at apresentar-se densamente compactada e nivelada. O emprego da rgua vibradora fundamental e indispensvel para o adensamento da argamassa Overlay, consolidando sua aderncia ao substrato e para obteno das resistncias mecnicas elevadas, que caracterizam P600 AR / Policret Piso. reas onde no seja possvel o uso do equipamento mecnico, em razo de dimenses reduzidas realizar o nivelamento com rgua vibrostrike. extremamente necessrio haver equilbrio de produo entre a ponte de aderncia e o lanamento da argamassa Overlay para garantia do processo mido / mido, fundamental a aderncia.

9.8 - Acabamento
Retoques localizados de imperfeies eventualmente deixadas pela rgua vibradora, principalmente prximas das juntas, devero ser executados manualmente com colher de pedreiro ou desempenadeira metlica. O acabamento superficial realizado com disco alisador ou desempenadeira mecnica, sendo que o equipamento acionado assim que a argamassa adensada inicie a fase de pega e suporte a ao da mquina em funcionamento. A primeira passagem da desempenadeira mecnica realizada com o revestimento ainda fresco, corrigindo as imperfeies de nivelamento deixadas pela rgua vibradora. Duas aplicaes adicionais da desempenadeira mecnica so executadas em intervalos de 20 a 60 minutos, at que a superfcie do piso adquira aspecto liso e colorao cinza escuro. As operaes de acabamento devem ser executadas dentro de um tempo adequado, nem cedo, nem tarde, no perodo de endurecimento da argamassa, sendo portanto, de grande responsabilidade executiva, o desempenho desta fase considerando-se as variaes trmicas locais. Realizar retoques finais, manualmente com desempenadeira metlica.

PISOS CIMENTCIOS

24

9.9 - Cura
A hidratao deve iniciar to logo seja concludo o acabamento superficial e se estender at a liberao do trfego. Saturar em excesso o revestimento e proceder a sobreposio com lona preta. Em nenhuma hiptese deixar o piso recm acabado sem a cobertura de proteo e sem hidratao por mais de 6 horas, antes de terminado o perodo de liberao. de grande importncia que o revestimento Overlay receba os benefcios do processo de cura. A cura qumica alm de apresentar desempenho altamente adequado ao processo de hidratao, facilita os procedimentos executivos comparados aos cuidados com o sistema de cura hidrulica e limpeza para entrega da obra. O agente de cura deve ser escolhido observando qual ser o tratamento final a ser aplicado sobre o revestimento Overlay. Ver literaturas tcnicas HIDROCURA / HIDROPAR / CURASEM.

10 - Lapidao
Se necessrio, a lapidao deve ser iniciada 48 horas aps o acabamento. Promove-se a remoo da fina camada de nata de cimento que recobre os agregados, reduzindose a formao de poeira bem como proporcionando uma superfcie anti derrapante. Utiliza-se politriz equipada com pedra esmeril grana 36 realizando somente uma passagem.

11 - Tratamento da superfcie
O selamento da superfcie estabelece um mecanismo de proteo contra infiltraes e impregnaes de lquidos agressivos, formao de poeira, proporcionando maior facilidade de limpeza com ganho de efeito esttico e consequentemente maior durabilidade do piso industrial.

Poliseal ACR - selador acrlico Consumo nominal para 2 demos ...........................................0,20 /m

Poliseal PU - selador poliuretano aliftico Consumo nominal para 2 demos .......................................... 0,20 /m

Poliseal POX - selador epxico Consumo nominal para 2 demos .......................................... 0,20 /m

Masterbril - cera industrial Consumo nominal para 2 demos ...........................................0,025 /m

Enducret Plus- endurecedor qumico Consumo nominal para 2 demos ...........................................0,20 /m

12 - Equipamentos bsicos necessrios execuo do revestimento com produo diariamente de 250 m.


Betoneira de 320 , (uma); Betoneira de 80 para ponte de aderncia , (uma); Rgua vibradora , preferencialmente de vibrao tangencial , (uma); Acabadoras simples 36, (duas); Serra de corte para juntas serradas , (uma); Ps e enxadas; Rgua manual (alumnio / madeira); Desempenadeira manual (metlica / madeira); Rgua vibrostrike.

PISOS CIMENTCIOS

25

13 - Execuo credenciada
Para obteno do desempenho ideal dos pisos industriais de alta resistncia com maior prazo de vida til possvel, sem anomalias indesejveis, de extrema importncia que a empresa executora seja tecnicamente qualificada para os servios, sendo necessrio o credenciamento devido por parte do fabricante do produto a ser utilizado, gerando desta forma garantias solidrias, aos empreendimentos realizados. Existe atualmente, uma ateno constante com a capacidade tcnica de execuo das empresas especializadas, portanto, so desenvolvidos cursos, palestras, treinamentos tericos e prticos em locais adequados, o que nunca devem ocorrer em obras. As obras no devem ser consideradas reas de aprendizado.

14 - Precaues

Essencialmente necessrio a utilizao de EPIs adequados, quando da aplicao do produto; Partes do corpo acidentalmente atingidas, requerem lavagem imediata; Em caso de ingesto, procurar imediatamente atendimento mdico.

PISOS CIMENTCIOS

26

POLICRET REPARO METLICO


argamassa de alta resistncia inicial para liberao extra rpida
1 - Descrio Composto em p, pr-formulado a base de cimento especial, aditivos, fibras, agregados minerais e metlicos, selecionados de elevada dureza. Para seu preparo necessrio apenas a adio correta de gua e mistura rpida at a formao homognea da massa por meio de equipamentos tipo betoneira ou manualmente mediante a quantidade a ser consumida. O baixo teor de gua solicitado mistura assegura um rpido poder de resistncia com grande durabilidade. Suas vantagens so insuperveis, eliminando transtornos e custos de manuteno. 2 - Utilizao Destina-se a restaurao rpida de avarias localizadas em pisos industriais, na espessura mxima de 15mm, onde a paralisao deve ser a menor possvel, podendo ser aplicado em reas internas e externas como: Pisos industriais cimentcios; Trincas estruturais; Fixao de equipamentos; Recuperao provisria de bordas de juntas de dilatao; Pontes e viadutos; Pistas de aeroportos; Vias pblicas; Por apresentar timo desempenho a temperaturas extremas, particularmente indicado para reparos em cmaras frigorficas.

3 - Vantagens Produto pronto para uso; Fcil aplicao; Alta resistncia inicial e final; Liberao para trfego em at 1 hora; Excelente aderncia ao substrato do concreto; Retrao compensada; Aplicao em temperatura negativa at -5C; tima performance de resistncias mecnicas, qumicas e trmicas; No contm aditivos a base de cloretos.

4 - Recomendaes

Policret Reparo pode ser colorido com adio mxima de 1% de pigmento sobre a quantidade em peso utilizada. No deve ser aplicado em espessuras inferiores a 15mm. Espessuras acima de 5cm, adicionar 50% de pedrisco sobre o peso de Policret Reparo, obtendo-se um micro-concreto. Exemplo: Para cada 5,0 kg da argamassa, adicionar 2,5kg de pedrisco. Para aplicao em temperaturas negativas, realizar o preparo com gua quente ou ainda providenciar proteo tipo igloo. Pela anlise do comportamento tcnico de durabilidade, comprovado a viabilidade econmica de Policret Reparo comparado aos custos de manuteno dos equipamentos rodantes em operaes sobre pisos deteriorados e quanto aos custos de mo de obra com solues de menor durao e maior freqncia de restaurao.

PISOS CIMENTCIOS

27

5 - Informativo tcnico ENSAIOS Resistncia a compresso 1 hora Resistncia a compresso 24 horas Resistncia a compresso 7 dias Resistncia a compresso 25 dias Desgaste abraso percurso 1.000m/28 dias Tempo de manuseio a 25C Tempo de incio de pega a 25C Liberao de trfego a 25C Liberao de trfego a 0C Densidade Consumo espessura 10mm Consumo espessura 12mm Consumo espessura 15mm Fator gua/produto Colorao original Pigmentao Resistncia qumica Resistncia trmica Granulometria RESULTADOS 13 MPa 25 MPa 40 MPa 54 MPa 0,6mm 5 minutos 15 minutos 30 minutos 120 minutos 2400 kg/m 24kg/m 29kg/m 36kg/m max. 0,14 cinza claro max. 1% / Peso 3,5 Ph<11 -60C /+500C 0 a 2,5mm

6 - Metodologia de aplicao 6.1 -Preparo do local Por meio de disco diamantado, delimitar o contorno da rea assegurando uma espessura mnima de 15mm. Limpar o local removendo todo p, leo, graxa, gordura, etc. Em seguida umedecer com gua o substrato retirando os excessos, deixando a superfcie na condio de saturada sem poas. 6.2 - Preparo do produto Para cada saco de 5kg adicionar no mximo 0,70 litros de gua e misturar rapidamente at a formao homognea da argamassa. 6.3 - Aplicao Lanar a argamassa imediatamente aps sua mistura sempre pressionando a colher de pedreiro, assegurando-se assim uma boa compactao. 6.4 - Acabamento Proceder o nivelamento com rgua manual e em seguida utilizar uma desempenadeira metlica at atingir um bom nvel de acabamento superficial. 6.5 - Cura Para assegurar melhor desempenho de cura, recomendamos que ao trmino da fase de acabamento seja providenciada a cobertura do reparo com lona preta, at o momento da liberao de trfego principalmente nos casos em que a temperatura ambiente seja negativa.

PISOS CIMENTCIOS

28

7 - Acondicionamento Caixa de 25 kg, contendo 5 sacos de 5 kg. 8 - Armazenamento e prazo de validade: Manter o produto em local coberto, sem umidade e com ventilao. Devidamente armazenado com embalagem inviolada, a vida til nominal do produto de seis meses da data de fabricao.

9 - Precaues

Essencialmente necessrio a utilizao de EPIs adequados, quando da aplicao do produto; Partes do corpo acidentalmente atingidas, requerem lavagem imediata; Em caso de ingesto, procurar imediatamente atendimento mdico.

PISOS CIMENTCIOS

29

You might also like