You are on page 1of 3

Tecido Muscular

O tecido muscular um tecido bastante especializado na funo de contratibilidade, propriedade que suas clulas tm de se contrarem. As clulas do tecido muscular so denominadas de fibras musculares, sendo geralmente alongadas, fusiformes ou cilndricas, e apresentam no seu interior um grande nmero de filamentos proteicos contrateis de actina e miosina, responsveis pelo processo de contrao da fibra muscular. Tanto as fibras como todo o msculo so envolvidos por tecido conjuntivo denso, o qual contm vasos sanguneos que levam nutrientes e oxignio para as clulas musculares e retiram o gs carbnico e as substncias txicas, resultantes do catabolismo celular, alm de dissiparem o calor.

Estrutura da fibra muscular estriada O tecido muscular o responsvel pelas funes de movimentao, locomoo e sustentao do corpo, junto com o tecido sseo. Existem duas variedades de tecidos musculares nos animais, com trs tipos morfolgicos distintos: o tecido muscular liso e o tecido muscular estriado, esse ltimo est dividido em: cardaco e esqueltico.

Tecido muscular liso


As clulas do msculo liso so de aspecto fusiforme, isto , so volumosas na regio central e afiladas nas extremidades. Apresentam apenas um ncleo central e so visveis somente em microscopia. Essas fibras so capazes de sofrer multiplicao por mitoses e, portanto, repor clulas perdidas.

O msculo do tipo liso pode ser encontrado na parede do tubo digestrio, das vias respiratrias, geniturinrias, vasos sanguneos e no tero. Apresentam contrao involuntria (independente da vontade), lenta e fraca.

No se observam nessas fibras estriaes transversais.

Tecido muscular estriado esqueltico


Este tecido apresenta clulas de aspecto cilndrico e podem medir alguns centmetros de comprimento, podendo ser observadas at mesmo a olho nu. Os msculos estriados, tanto esqueltico como o cardaco, apresentam faixas transversais claras e escuras ao longo de suas clulas, o que lhes d o aspecto estriado. As fibras musculares estriadas esquelticas so plurinucleadas com vrios ncleos perifricos. So produzidas quase que exclusivamente na vida embrionria, no sofrendo divises por mitose, mesmo quando h leso e morte celular. Existe no tecido muscular adulto os mioblastos, que so clulas-tronco ou embrionrias do tecido muscular que, quando ocorre a morte celular, se transformam em clulas adultas para suprir a falta das clulas perdidas. A musculatura estriada esqueltica corresponde a 40 % da massa total de um homem e 25 % da massa de uma mulher. Na verdade, so mais de 500 msculos diferentes, localizados nos membros inferiores e superiores, nas costas, e na parede abdominal, na face, no pescoo, etc. Essa musculatura, diferentemente do msculo liso, apresenta uma contrao rpida, forte e voluntria, isto , depende da vontade do organismo.

Esquema do tecido muscular estriado esqueltico

Tecido muscular estriado cardaco


As fibras musculares do tipo estriadas cardacas so encontradas exclusivamente no msculo do corao, o miocrdio. So microscpicas, de aspecto cilndrico e possuem geralmente um nico ncleo central. Suas fibras so estriadas como a musculatura esqueltica e apresentam-se ramificadas, como se existisse interconexes entre as clulas, os chamados discos intercalares. Essa musculatura no sofre diviso por mitose e apresenta um tipo de contrao parecida com a da musculatura estriada esqueltica: rpida e forte, s que nesse caso involuntria.

You might also like