You are on page 1of 21

2012 - 3 SIMULADO ENEM - 2 ANO

Cincias da Natureza e suas Tecnologias

36 Questes. 06 de dezembro. Quinta-feira: das 7h s 11h30min. Durao: 4h30min.

CINCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS


1. Submarinos possuem tanques de lastro, que podem estar cheios de gua ou vazios. Quando os tanques esto vazios, o submarino flutua na superfcie da gua, com parte do seu volume acima da superfcie. Quando os tanques esto cheios de gua, o submarino flutua em equilbrio abaixo da superfcie.

Comparando os valores da presso (p) no fundo do submarino e do empuxo (E) sobre o submarino quando os tanques esto cheios (pc ,Ec ) com os valores das mesmas grandezas quando os tanques esto vazios
(pv ,Ev ) correto afirmar que:

a) pc b) pc c) pc d) pc

pv , Ec pv , Ec pv , Ec pv , Ec

Ev . Ev . Ev . Ev .

e) pc pv , Ec Ev . GABARITO: A De acordo com o enunciado, com os tanques vazios o submarino estar na superfcie da gua e apresentar valores de pv, para a presso hidrosttica em seu fundo, e Ev, para a fora de empuxo. Com os tanques cheios o submarino estar totalmente imerso na gua e apresentar valores pc e Ec, para a presso hidrosttica em seu fundo e a fora de empuxo, respectivamente. Clculo da presso hidrosttica no fundo do submarino A partir da lei de Stevin, temos: p p0 d.g.h onde: p: presso hidrosttica; p0: presso na superfcie da gua; d: densidade do lquido (gua); g: acelerao da gravidade; h: profundidade do fundo do submarino, em relao superfcie da gua. A nica diferena entre pc e pv est na profundidade h:
h' h pc pv

Clculo da fora de empuxo que atua no submarino De acordo com o princpio de Arquimedes: E d.v.g onde: E: fora de empuxo que atua no submarino; d: densidade do lquido (gua); v: volume da parte imersa do submarino; g: acelerao da gravidade. A nica diferena entre Ec e Ev est no volume da parte imersa do submarino v:

V'

Ec

Ev

2. No desenho animado Up Altas Aventuras, o personagem Carl Fredricksen, um vendedor de bales, tem a ideia de viajar levando consigo a prpria casa. Para isso, ele enche uma quantidade grande de bales com um gs e amarra-os casa, que erguida no ar. Por um certo tempo, a casa sobe. Mas, de repente, sem que nenhum balo seja solto, a ascenso vertical interrompida e a casa se desloca, graas ao vento, apenas na horizontal. Por que isso aconteceu? a) O empuxo do ar sobre os bales foi diminuindo medida que diminua a densidade do ar. b) A presso atmosfrica sobre o teto da casa foi aumentando com a altura. c) A temperatura baixa, que caracteriza a grande altitude, fez aumentar a presso interna e o volume dos bales. d) Mesmo com os bales fechados, o nmero de moles do gs dentro deles diminuiu com a altura, reduzindo a presso manomtrica sobre a casa. e) Devido altitude e ao atrito do ar, a temperatura da casa aumentou e, por isso, diminuram a presso e o volume do gs dentro dos bales. GABARITO: A Sobre o balo subindo verticalmente, agem duas foras: o empuxo E , aplicado pelo ar, e seu prprio peso P . Enquanto o balo acelera verticalmente, a intensidade do empuxo maior que a do peso. Quando o balo deixar de subir, essas duas foras verticais se equilibram. E P ar Vbales g m g ar Vbales m. Como a massa no varia e o volume dos bales pode at aumentar com a diminuio da presso atmosfrica, conclui-se que a densidade do ar diminui. 3. Um tipo de vaso sanitrio que vem substituindo as vlvulas de descarga est esquematizado na figura. Ao acionar a alavanca, toda a gua do tanque escoada e aumenta o nvel no vaso, at cobrir o sifo. De acordo com o Teorema de Stevin, quanto maior a profundidade, maior a presso. Assim, a gua desce levando os rejeitos at o sistema de esgoto. A vlvula da caixa de descarga se fecha e ocorre o seu enchimento. Em relao s vlvulas de descarga, esse tipo de sistema proporciona maior economia de gua.

A caracterstica de funcionamento que garante essa economia devida: a) altura do sifo de gua. b) ao volume do tanque de gua. c) altura do nvel de gua no vaso. d) ao dimetro do distribuidor de gua. e) eficincia da vlvula de enchimento do tanque. GABARITO: B gh , sendo a densidade da gua, g a acelerao da gravidade e h a altura A presso hidrosttica ph da coluna. Notemos que a presso no depende do volume, podendo, ento, obter-se a mesma presso com volumes menores, propiciando economia de gua.

4. Em um experimento realizado para determinar a densidade da gua de um lago, foram utilizados alguns materiais conforme ilustrado: um dinammetro D com graduao de 0 N a 50 N e um cubo macio e homogneo de 10 cm de aresta e 3 kg de massa. Inicialmente, foi conferida a calibrao do dinammetro, constatando-se a leitura de 30 N quando o cubo era preso ao dinammetro e suspenso no ar. Ao mergulhar o cubo na gua do lago, at que metade do seu volume ficasse submersa, foi registrada a leitura de 24 N no dinammetro.

Considerando que a acelerao da gravidade local de 10 m/s2 , a densidade da gua do lago, em


g/cm3 , : a) 0,6. b) 1,2. c) 1,5. d) 2,4. e) 4,8. GABARITO: B Dados: m = 3 kg = 3.000 g; P= 30 N; VI
3

V 2 ; a = 10 cm; T = 24 N; g 10 m/s2 .
3

Calculando o volume do cubo: V a 103 cm3 V 103 10 6 m3 V 10 A figura mostra as foras que agem no cubo, quando mergulhado na gua do lago. Do equilbrio, temos: Da expresso do empuxo:

m3 .

5. Durante uma obra em um clube, um grupo de trabalhadores teve de remover uma escultura de ferro macio colocada no fundo de uma piscina vazia. Cinco trabalhadores amarraram cordas escultura e tentaram pux-la para cima, sem sucesso. Se a piscina for preenchida com gua, ficar mais fcil para os trabalhadores removerem a escultura, pois a: a) escultura flutuar. Dessa forma, os homens no precisaro fazer fora para remover a escultura do fundo. b) escultura ficar com peso menor, Dessa forma, a intensidade da fora necessria para elevar a escultura ser menor. c) gua exercer uma fora na escultura proporcional a sua massa, e para cima. Esta fora se somar fora que os trabalhadores fazem para anular a ao da fora peso da escultura. d) gua exercer uma fora na escultura para baixo, e esta passar a receber uma fora ascendente do piso da piscina. Esta fora ajudar a anular a ao da fora peso na escultura. e) gua exercer uma fora na escultura proporcional ao seu volume, e para cima. Esta fora se somar fora que os trabalhadores fazem, podendo resultar em uma fora ascendente maior que o peso da escultura. GABARITO: E Com a piscina cheia, a gua exercer na escultura uma fora vertical, para cima, chamada empuxo, cuja intensidade igual ao peso do volume de gua deslocado pela escultura. Matematicamente, o empuxo dado por: EE = dlquido Vimerso g. Essa fora vertical se somar fora exercida pelos trabalhadores, facilitando a retirada da escultura.

6. Um brinquedo chamado ludio consiste em um pequeno frasco de vidro, parcialmente preenchido com gua, que emborcado (virado com a boca para baixo) dentro de uma garrafa PET cheia de gua e tampada. Nessa situao, o frasco fica na parte superior da garrafa, conforme mostra a figura 1.

Quando a garrafa pressionada, o frasco se desloca para baixo, como mostrado na figura 2.

Ao apertar a garrafa, o movimento de descida do frasco ocorre porque: a) diminui a fora para baixo que a gua aplica no frasco. b) aumenta a presso na parte pressionada da garrafa. c) aumenta a quantidade de gua que fica dentro do frasco. d) diminui a fora de resistncia da gua sobre o frasco. e) diminui a presso que a gua aplica na base do frasco. GABARITO: C Ao apertar a garrafa, aumenta-se a presso na gua nela contida e, consequentemente, na poro de ar que h no frasco. Esse ar comprimido diminui de volume, entrando mais gua no frasco. 7. presena e a abrangncia dos meios de comunicao na sociedade contempornea vm introduzindo elementos novos na relao entre as pessoas e entre elas e o seu contexto. Rdio, televiso e telefone celular so meios de comunicao que utilizam ondas eletromagnticas, as quais tm a(s) seguinte(s) propriedade(s): I. propagao no vcuo. II. existncia de campos eltricos variveis perpendiculares a campos magnticos variveis. III. transporte de energia e no de matria. Est(o) correta(s) a) apenas I. b) apenas II. c) apenas III. d) apenas I e II. e) I, II e III. GABARITO: E A velocidade de propagao de uma onda qualquer depende das condies do meio. No caso das ondas 8 eletromagnticas, a propagao ocorre tambm no vcuo, em que a velocidade mxima, c = 310 m/s. Essas ondas so formadas por campos magnticos variveis, perpendiculares entre si, transportando energia e momento, sem transportar matria.

8. Em dias de tempestade, podemos observar no cu vrios relmpagos seguidos de troves. Em algumas situaes, estes chegam a proporcionar um espetculo parte. CORRETO afirmar que vemos primeiro o relmpago e s depois escutamos o seu trovo porque:

a) o som se propaga mais rpido que a luz. b) a luz se propaga mais rpido que o som. c) a luz uma onda mecnica. d) o som uma onda eletromagntica. e) a velocidade do som depende da posio do observador. GABARITO: B Vemos o relmpago quase que instantaneamente, pois a velocidade da luz no ar cerca de 300.000.000 m/s, enquanto o som do trovo propaga-se a 340 m/s, bem mais lento que a luz. 9. Em Portugal, a cidade do Porto aceitou o desafio de um fabricante de lmpadas e instalou luminrias que usam a tecnologia dos LEDs de alta potncia e emitem uma tonalidade de cor mais agradvel, ao mesmo tempo que poupam energia. Sobre a propagao de ondas, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, o texto a seguir. Seja qual for o tipo de lmpada utilizada, a luz propaga-se como uma onda ____________ no vcuo e tambm em meios materiais, desde que estes sejam ____________ ou sejam _____________. a) mecnica opacos transparentes b) mecnica translcidos transparentes c) eletromagntica opacos translcidos d) eletromagntica opacos transparentes e) eletromagntica transparentes translcidos GABARITO: E Luz onda eletromagntica que se propaga nos meios transparentes e translcidos. 10. A figura abaixo representa um modo de vibrao de uma corda presa nas suas extremidades.

Marque a alternativa que quantifica corretamente as velocidades dos pontos 1, 2 e 3 da corda no instante em que ela passa pela configurao horizontal. a) v1 v 2 v 3 0 b) v1 c) v1 d) v1 e) v1
v2 v3 0

v2
v3 v3

v3
0; v 2 0; v 2

0
0 0

GABARITO: D Observamos na figura a formao de uma onda estacionria com quatro ns e trs ventres, onde os pontos 1 e 3 representam dois ventres consecutivos, e o ponto 2 um n.

O n de uma onda estacionria no oscila, permanecendo sempre em repouso, ou seja, V2

0.

Como os pontos 1 e 3 representam ventres consecutivos, suas oscilaes so opostas, ou seja, se o ponto 1 estiver subindo o ponto 2 estar descendo, e vice-versa.

Ou seja: V1

V3 ou V3

V1

11. Um dos instrumentos de corda mais conhecido e utilizado o violo. Nos modelos populares, o corpo do instrumento feito de madeira e as cordas podem ser de nylon ou de ao. Considerando essa informao, preencha corretamente as lacunas. Num violo com cordas de ao, a afinao _____________ da temperatura ambiente, porque o ao e a madeira tm _____________ coeficientes de dilatao. Em outras palavras, com a mudana de temperatura, muda _____________ do instrumento. a) independe mesmos o timbre b) independe mesmos a altura c) independe diferentes o timbre d) depende diferentes a altura e) depende mesmos o timbre GABARITO: D As frequncias (f) emitidas por uma corda sonora vibrando no n-simo harmnico so dadas pela n F expresso: f . 2 L Nessa expresso: f: frequncia ou nota emitida; L: comprimento da corda; F: intensidade da fora tensora aplicada nas extremidades da corda; : densidade linear da corda. Portanto, a afinao de um violo depende da temperatura, pois com a variao da temperatura, varia o comprimento (L) da corda. Como a madeira, que forma o corpo do violo, e o ao, que compe a corda, tm diferentes coeficientes de dilatao, altera-se tambm a intensidade da fora tensora. Portanto, com a mudana de temperatura, altera-se a frequncia, tornando-se o som mais agudo ou mais grave, ou seja, altera-se a altura do som emitido (e no a altura do instrumento, embora ele se dilate quando a temperatura aumenta).

12. Tanto o eco sonoro como a viso so fenmenos explicados pelo estudo de Ondas. Os dois so manifestaes de um dos fenmenos ondulatrios abaixo, a: a) difrao b) refrao c) reflexo d) polarizao e) ressonncia GABARITO: C Quanto ao eco sonoro, o fenmeno envolvido a reflexo. Porm afirmar que a viso um fenmeno de reflexo muito vago, pois a luz, aps refletir-se nos objetos, sofre refrao ao penetrar nos olhos.

Texto para as prximas questes: "Pilha eltrica, clula galvnica, pilha galvnica ou ainda pilha voltaica um dispositivo que utiliza reaes de xido-reduo para converter energia qumica energia eltrica. A reao qumica utilizada ser sempre espontnea. Neste dispositivo, tm-se dois eletrodos que so constitudos geralmente de metais diferentes, que fornecem a superfcie na qual ocorrem as reaes de oxidao e reduo. Estes eletrodos so postos em dois compartimentos separados, imersos por sua vez em um meio contendo ons em concentraes conhecidas e separados por uma placa ou membrana porosa, podendo ser composta por argila novitrificada,porcelana ou outros materiais. As duas metades desta clula eletroqumica so chamadas de compartimentos e tm por finalidade separar os dois reagentes participantes da reao de xido-reduo, do contrrio, os eltrons seriam transferidos diretamente do agente redutor para o agente oxidante. Finalmente, os dois eletrodos so conectados por um circuito eltrico, localizado fora da clula, denominado circuito externo, garantindo o fluxo de eltrons entre os eletrodos."

www.apilhas.com/
13. Dados os potenciais - padro de reduo: A + 3e A (-1,66 V) Fe + 2e Fe (-0,44 V), A ddp da pilha A; A; Fe; Fe, em condies - padro, : a) 2,10 V b) 1,32 V c) 1,22 V d) 1,08 V e) 0,88 V GABARITO: C ddp = +1,66 - 0,44 = 1,22V

14. Considere a seguinte tabela de potenciais padro de reduo: Zn + 2e- Zn Co + 2e- Co Cu + 2e- Cu Ag + e- Ag Au + e- Au E (volts) = -0,76 E (volts) = -0,28 E (volts) = +0,34 E (volts) = +0,80 E (volts) = +1,80

Qual o metal que ser o nodo e metal de sacrifcio para todos os outros metais da srie dada? a) Au b) Zn c) Co d) Cu e) Ag GABARITO: B O Zinco possui o menor potencial de reduo ( oxida mais). 15. A pilha alcalina apresenta vantagens sobre uma pilha de Leclanch (zinco-carvo). Considerando que uma pilha alcalina seja constituda por uma barra de mangans puro, outra de zinco poroso e uma pasta contendo KOH, a ddp inicial da pilha e a equao global da reao que nela ocorre, so: Dados: Mn + 2e Mn Zn + 2e Zn a) 0,42 v b) 1,60 v c) 0,76 v d) 1,18 v e) 1,94 v E = -1,18v E = -0,76v

Mn + Zn Mn + Zn Mn + Zn Mn + Zn Mn + Zn Mn + Zn Mn + Zn Mn + Zn Mn + Zn Mn + Zn

GABARITO: A ddp = 1,18 - 0,76 = 0,42 V . Para montar a equao global deve-se inverter o menor potencial.

16. A energia de ativao a menor quantidade de energia necessria que deve ser fornecida aos reagentes para a formao do complexo ativado e para a ocorrncia da reao. Quando a coliso entre as partculas dos reagentes com orientao favorvel ocorre com energia igual ou superior energia de ativao, antes da formao dos produtos, forma-se um estado intermedirio e instvel, denominado complexo ativado, em que as ligaes dos reagentes esto enfraquecidas e as ligaes dos produtos esto sendo formadas. Assim, a energia de ativao a energia necessria para formar o complexo ativado. Dado o diagrama de entalpia para a reao X + Y Z a seguir, a energia de ativao para a reao inversa Z X + Y :

a) 60 kcal. b) 35 kcal. c) 25 kcal. d) 10 kcal. e) 0 kcal. GABARITO: A A subida do grfico invertido de -35 + 25 = 60Kcal de caminho percorrido.

17. Para diminuir a poluio atmosfrica muitos carros utilizam conversores catalticos que so dispositivos como "colmeias" contendo catalisadores apropriados e por onde fluem os gases produzidos na combusto. Ocorrem reaes complexas com transformaes de substncias txicas em no-txicas, como:

Das seguintes afirmaes acerca dessas reaes I. so todas de catlise heterognea (slido com gs). II. os catalisadores so consumidos nas reaes e desaparecem. III. os catalisadores aumentam a superfcie de contato entre os reagentes aumentando a energia de ativao. IV. baixas temperaturas provavelmente aumentam a eficcia dos conversores catalticos.

Pode-se afirmar que SOMENTE: a) I est correta b) II est correta c) III est correta d) I e III esto corretas e) II e IV esto corretas GABARITO: A 18. Foram realizados quatro experimentos. Cada um deles consistiu na adio de soluo aquosa de cido sulfrico de concentrao 1 mol/L a certa massa de ferro. A 25C e 1atm, mediram-se os volumes de hidrognio desprendido em funo do tempo. No final de cada experimento, sempre sobrou ferro que no reagiu. A tabela mostra o tipo de ferro usado em cada experimento, a temperatura e o volume da soluo de cido sulfrico usado. O grfico mostra os resultados.

As curvas de 1 a 4 correspondem, respectivamente, aos experimentos. a) 1-D; 2-C; 3-A; 4-B b) 1-D; 2-C; 3-B; 4-A c) 1-B; 2-A; 3-C; 4-D d) 1-C; 2-D; 3-A; 4-B e) 1-C; 2-D; 3-B; 4-A GABARITO: E

10

19. Os boletins de qualidade da gua do mar emitidos pelo Instituto Ambiental do Paran indicam que a quantidade de matria orgnica aumenta consideravelmente durante a temporada de vero, o que contribui para diminuir a qualidade da gua. Isso ocorre em funo do aumento do nmero de pessoas no litoral nessa poca. Alguns dos produtos orgnicos mais utilizados pelo ser humano, e que colaboram sensivelmente para o aumento da poluio da gua de rios e do mar, so os sabes e detergentes. Esses produtos qumicos podem ser obtidos por meio das reaes de saponificao e sulfonao, respectivamente. Sobre as estruturas e transformaes que envolvem sabes e detergentes, assinale a alternativa correta. a) leos e gorduras animais e vegetais so pobres em tristeres de cidos graxos e glicerol. b) Na reao de saponificao, necessrio ter um cido como reagente e glicerol como produto. c) Na formao das micelas em gua, o nion do sabo tem sua poro apolar direcionada para a parte de dentro. d) Na reao de saponificao, o sal de cido carboxlico obtido pela reao de um cido carboxlico com hidrxido de sdio. e) Tanto sabes quanto detergentes possuem uma poro apolar e uma cabea polar positiva. GABARITO: C 20. Praticamente todos os aparelhos eletrnicos contm uma ou mais placas de circuito impresso, nas quais so soldados os componentes. As trilhas metlicas dessas placas so de cobre, como mostra a figura a seguir.

Considere as seguintes informaes, todas corretas, referentes a procedimentos experimentais (I, II, III e IV), que podem ser empregados para obteno de cobre puro, o mais rapidamente possvel, a partir de placas de circuito impresso. I. Ao mergulhar uma mistura de cobre e polmero em cido ntrico, o cobre reage formando uma soluo aquosa de nitrato cprico. O polmero se mantm intacto. II. Limpando-se a placa e depois a quebrando em pequenos fragmentos, obtm-se um material com maior superfcie de contato e que, portanto, reage mais rapidamente. III. Submetendo-se uma soluo de nitrato cprico eletrlise, forma-se cobre metlico puro. IV. Filtrando-se uma mistura de polmero e soluo de nitrato cprico, a soluo passa pelo filtro, mas o polmero fica retido. Com base nessas informaes, pode-se concluir que, para se obter cobre puro a partir de placas de circuito impresso usadas, devem-se realizar esses procedimentos na seguinte ordem: a) II I IV III. b) III II IV I. c) I III II IV. d) III IV II I. e) II IV I III. GABARITO: A

11

21. leos vegetais tm a seguinte frmula geral

onde R1, R2 e R3 so cadeias abertas de carbono e hidrognio formadas, em geral, por 13 a 17 tomos de carbono, que podem ser iguais ou diferentes, saturadas ou insaturadas, com predominncia das insaturadas com at trs insaturaes. A partir desses leos, podem ser obtidos diversos produtos de interesse industrial e tecnolgico. Como exemplos, considere os seguintes processos: I. Hidrogenao parcial, catalisada por Ni metlico, formando o produto X. II. Reao com NaOH, formando glicerol e o produto Y. III. Reao com C2H5OH, catalisada por KOH, formando glicerol e o produto Z. correto afirmar que os produtos X, Y e Z correspondem, respectivamente, a: a) banha vegetal, detergente e sabo. b) manteiga, sabo e banha vegetal. c) margarina, sabo e biodiesel. d) biodiesel, banha vegetal e gasolina sinttica. e) gasolina sinttica, sabo e banha vegetal. GABARITO: C 22. Atualmente, tem-se discutido muito as alteraes que esto ocorrendo pelo mundo. Dentre elas, alteraes climticas, problemas do lixo domstico e eletrnico. Muitas propostas esto sendo discutidas para reverter a situao. Entre eles podemos destacar a aplicao do polietileno verde em substituio ao polietileno obtido do petrleo. O plstico verde fabricado a partir do etanol (reao mostrada abaixo) da cana-de-acar e 100% de matria prima renovvel. O emprego do polmero verde uma alternativa para o uso do produto em embalagens.

Com relao reao acima, correto afirmar que: a) so reaes que levam formao de um produto final (produto3) insaturado. b) o composto 1 tem um C com hibridizao sp3 e o composto 2 e 3 tem hibridizao sp2 . c) o composto 1 um enol, o composto 2 um alceno. d) o composto 2 apresenta isomeria cis-trans. e) as reaes que ocorrem so de desidratao e polimerizao. GABARITO: E

23. Uma das etapas do processo de reciclagem de plsticos a separao de diferentes polmeros. Um dos mtodos mais empregados consiste na separao por densidade. Uma amostra contendo diferentes polmeros triturada e colocada num lquido. Os plsticos mais densos que o lquido afundam e os menos densos flutuam, permitindo a separao. Considere uma mistura constituda por peas de PET -1 (politereftalato de etila), cuja densidade varia entre 1,29 e 1,39 g.mL , e peas de PVC (policloreto de -1 vinila), de densidade entre 1,46 e 1,58 g.mL .

12

Dentre as solues aquosas abaixo, qual seria a apropriada para efetuar a separao desses dois polmeros? a) Etanol 24% -1 d = 0,955 g.mL b) Etanol 38% -1 d = 0,941 g.mL c) cido fosfrico 85 % -1 d = 1,685 g.mL d) Cloreto de clcio 6% -1 d = 1,0505 g.mL e) Cloreto de clcio 40% -1 d = 1,3982 g.mL GABARITO: E

24. A figura abaixo representa o comportamento obtido por trs polmeros.

Com base na anlise desse comportamento, o(s) elastmero(s) pode(m) ser representado(s) por: a) A b) B c) C d) A e B e) B e C GABARITO: C

25. Observe as duas imagens e o texto que seguem, todos relacionados questo dos transgnicos:

13

Em maro de 2006, o Brasil ir sediar o Terceiro Encontro das Partes do Protocolo de Cartagena (COP MOP 3), que procura estabelecer regras sobre biossegurana. A ausncia ou insuficincia delas pode ocasionar prejuzos como, por exemplo, a retirada do mercado de alimentos geneticamente modificados no autorizados para consumo humano. A expectativa em relao ao encontro grande, j que durante o segundo encontro a delegao brasileira impediu o avano das negociaes por se recusar a apoiar a proposta favorvel indicao clara e adequada contm OGMs nas cargas de exportao de produtos transgnicos. Espera-se que essa posio no se repita, j que no adequada do ponto de vista ambiental, dos direitos dos consumidores e tampouco do comercial. Alm disso, afronta o Cdigo de Defesa do Consumidor, em que se afirma ser direito do consumidor a divulgao sobre o consumo adequado dos produtos e servios, assegurada a liberdade de escolha; alm da informao adequada e clara sobre os diferentes produtos e servios.
(Adaptado de http://www.idec.org.br/emacao.asp?id=1097, 7/3/2006)

Com base na anlise das imagens e do texto, aponte a alternativa que interpreta de forma correta a situao tcnico-cientfica que envolve o debate sobre esse assunto. a) Para muitos cientistas, alimentos transgnicos podem aumentar a resistncia a antibiticos, causar alergias e contaminar plantaes vizinhas, o que explicaria a hesitao do governo brasileiro em assumir uma posio sobre a questo e justifica a Campanha Nacional por um Brasil Livre de Transgnicos. b) A certeza de que a tecnologia de transgnicos no nociva humanidade ou ao meio ambiente no justifica a posio do governo brasileiro e apia o cartaz que faz campanha para que todos experimentem esses alimentos. c) Se os organismos transgnicos so espcies mais resistentes a doenas, isso fortalece o cartaz que incentiva todos a experimentarem esses produtos, o que, segundo o texto, seria um direito do consumidor. d) Muitos produtos com utilidade biofarmacutica podem ser produzidos por animais e plantas transgnicas, com custo muito menor do que os produzidos por tcnicas convencionais, o que direito do consumidor, segundo o texto, e invalida a imagem utilizada pela Campanha Nacional por um Brasil Livre de Transgnicos. e) Se os organismos transgnicos conseguem modificaes positivas, impossveis de serem obtidas com tcnicas tradicionais, o texto deixa claro que direito do consumidor acessar essas mercadorias, o que tambm invalida a imagem da Campanha Nacional por um Brasil Livre de Transgnicos. GABARITO: A

26. A nanotecnologia est ligada manipulao da matria em escala nanomtrica, ou seja, uma escala to pequena quanto a de um bilionsimo do metro. Quando aplicada s cincias da vida, recebe o nome de nanobiotecnologia. No fantstico mundo da nanobiotecnologia, ser possvel a inveno de dispositivos ultrapequenos que, usando conhecimentos da biologia e da engenharia, permitiro examinar, manipular ou imitar os sistemas biolgicos.
LACAVA, Z.; MORAIS, P. Nanobiotecnologia e sade. Com Cincia. Reportagens. Nanocincia & Nanotecnologia. Disponvel em: <http://www.comciencia.br/reportagens/nanotecnologia/nano15.htm>. Acesso em: 4 maio 2009.

Como exemplo da utilizao dessa tecnologia na Medicina, pode-se citar a utilizao de nanopartculas magnticas (nanoms) em terapias contra o cncer. Considerando-se que o campo magntico no age diretamente sobre os tecidos, o uso dessa tecnologia em relao s terapias convencionais : a) de eficcia duvidosa, j que no possvel manipular nanopartculas para serem usadas na medicina com a tecnologia atual. b) vantajoso, uma vez que o campo magntico gerado por essas partculas apresenta propriedades teraputicas associadas ao desaparecimento do cncer. c) desvantajoso, devido radioatividade gerada pela movimentao de partculas magnticas, o que, em organismos vivos, poderia causar o aparecimento de tumores. d) desvantajoso, porque o magnetismo est associado ao aparecimento de alguns tipos de cncer no organismo feminino como, por exemplo, o cncer de mama e o de colo de tero. e) vantajoso, pois se os nanoims forem ligados a drogas quimioterpicas, permitem que estas sejam fixadas diretamente em um tumor por meio de um campo magntico externo, diminuindo-se a chance de que reas saudveis sejam afetadas. GABARITO: E

14

27. Investigadores das Universidades de Oxford e da Califrnia desenvolveram uma variedade de Aedes aegypti geneticamente modificada que candidata para uso na busca de reduo na transmisso do vrus da dengue. Nessa nova variedade de mosquito, as fmeas no conseguem voar devido interrupo do desenvolvimento do msculo das asas. A modificao gentica introduzida um gene dominante condicional, isso , o gene tem expresso dominante (basta apenas uma cpia do alelo) e este s atua nas fmeas.
FU, G. et al. Female-specific hightiess phenotype for mosquito control. PNAS 107 (10): 4550-4554, 2010.

Prev-se, porm, que a utilizao dessa variedade de Aedes aegypti demore ainda anos para ser implementada, pois h demanda de muitos estudos com relao ao impacto ambiental. A liberao de machos de Aedes aegypti dessa variedade geneticamente modificada reduziria o nmero de casos de dengue em uma determinada regio porque: a) Diminuiria o sucesso reprodutivo desses machos transgnicos. b) Restringiria a rea geogrfica de voo dessa espcie de mosquito. c) Dificultaria a contaminao e reproduo do vetor natural da doena. d) Tomaria o mosquito menos resistente ao agente etiolgico da doena. e) Dificultaria a obteno de alimentos pelos machos geneticamente modificados. GABARITO: C 28. Mendel cruzou plantas puras de ervilha com flores vermelhas e plantas puras com flores brancas, e observou que todos os descendentes tinham flores vermelhas. Nesse caso, Mendel chamou a cor vermelha de dominante e a cor branca de recessiva. A explicao oferecida por ele para esses resultados era de que as plantas de flores vermelhas da gerao inicial ( P) possuam dois fatores dominantes iguais para essa caracterstica (VV), e as plantas de flores brancas possuam dois fatores recessivos iguais (vv). Todos os descendentes desse cruzamento, a primeira gerao de filhos ( F1), tinham um fator de cada progenitor e eram Vv, combinao que assegura a cor vermelha na flores. Tomando-se um grupo de plantas cujas flores so vermelhas, como distinguir aquelas que so VV das que so Vv? a) Cruzando-as entre si, possvel identificar as plantas que tm o fator v na sua composio pela anlise de caractersticas exteriores dos gametas masculinos, os gros de plen. b) Cruzando-as com plantas recessivas, de flores brancas. As plantas VV produziro apenas descendentes de flores vermelhas, enquanto as plantas Vv podem produzir descendentes de flores brancas. c) Cruzando-as com plantas de flores vermelhas da gerao P. Os cruzamentos com plantas Vv produziro descendentes de flores brancas. d) Cruzando-as entre si, possvel que surjam plantas de flores brancas. As plantas Vv cruzadas com Vv produziro apenas descendentes vermelhas, portanto as demais sero VV. e) Cruzando-as com plantas recessivas e analisando as caractersticas do ambiente onde se do os cruzamentos, possvel identificar aquelas que possuem apenas fatores V. GABARITO: B 29. Em um experimento, preparou-se um conjunto de plantas por tcnica de clonagem a partir de uma planta original que apresentava folhas verdes. Esse conjunto foi dividido em dois grupos, que foram tratados de maneira idntica, com exceo das condies de iluminao, sendo um grupo exposto a ciclos de iluminao solar natural e outro mantido no escuro. Aps alguns dias, observou-se que o grupo exposto luz apresentava folhas verdes como a planta original e o grupo cultivado no escuro apresentava folhas amareladas. Ao final do experimento, os dois grupos de plantas apresentaram: a) os gentipos e os fentipos idnticos. b) os gentipos idnticos e os fentipos diferentes. c) diferenas nos gentipos e fentipos. d) o mesmo fentipo e apenas dois gentipos diferentes. e) o mesmo fentipo e grande variedade de gentipos. GABARITO: B

15

30. A sequncia abaixo indica de maneira simplificada os passos seguidos por um grupo de cientistas para a clonagem de uma porca: I. Retirou-se um vulo da porca Z. O ncleo foi desprezado, obtendo-se um vulo anucleado. II. Retirou-se uma clula da glndula mamria da porca W. O ncleo foi isolado e conservado, desprezando-se o resto da clula. III. O ncleo da clula da glndula mamria foi introduzido no vulo anucleado. A clula reconstituda foi estimulada para entrar em diviso. IV. Aps algumas divises, o embrio foi implantado no tero de uma terceira porca Y, me de aluguel. O embrio se desenvolveu e deu origem ao clone. Considerando-se que os animais Z, W e Y no tm parentesco, pode-se afirmar que o animal resultante da clonagem tem as caractersticas genticas da porca: a) Z, apenas. b) W, apenas. c) Y, apenas. d) Z e da W, apenas. e) Z, W e Y. GABARITO: B 31. A utilizao de clulas-tronco do prprio indivduo (autotransplante) tem apresentado sucesso como terapia medicinal para a regenerao de tecidos e rgos cujas clulas perdidas no tm capacidade de reproduo, principalmente em substituio aos transplantes, que causam muitos problemas devidos rejeio pelos receptores. O autotransplante pode causar menos problemas de rejeio quando comparado aos transplantes tradicionais, realizados entre diferentes indivduos. Isso porque as: a) clulas-tronco se mantm indiferenciadas aps sua introduo no organismo do receptor. b) clulas provenientes de transplantes entre diferente indivduos envelhecem e morrem rapidamente. c) clulas-tronco, por serem doadas pelo prprio indivduo receptor, apresentam material gentico semelhante. d) clulas transplantadas entre diferentes indivduos se diferenciam em tecidos tumorais no receptor. e) clulas provenientes de transplantes convencionais no se reproduzem dentro do corpo do receptor. GABARITO: C 32. "Nenhum dos fatos definidos da seleo orgnica, nenhum rgo especial, nenhuma forma caracterstica ou distintiva, nenhuma peculiaridade do instinto ou do hbito, nenhuma relao entre espcies - nada disso pode existir, a menos que seja, ou tenha sido alguma vez, til aos indivduos ou s raas que os possuem".
(Alfred Russel Wallace, 1867)

O texto anterior uma defesa intransigente do princpio: a) darwinista da seleo natural. b) lamarckista da herana dos caracteres adquiridos. c) mendeliano da segregao dos caracteres. d) darwinista da seleo sexual. e) lamarckista do uso e do desuso. GABARITO: A 33. Observe a figura:

O argumento presente na charge consiste em uma metfora relativa teoria evolucionista e ao desenvolvimento tecnolgico. Considerando o contexto apresentado, verifica-se que o impacto tecnolgico pode ocasionar:

16

a) b) c) d) e)

o surgimento de um homem dependente de um novo modelo tecnolgico. a mudana do homem em razo dos novos inventos que destroem sua realidade. a problemtica social de grande excluso digital a partir da interferncia da mquina. a inveno de equipamentos que dificultam o trabalho do homem, em sua esfera social. o retrocesso do desenvolvimento do homem em face da criao de ferramentas como lana, mquina e computador. GABARITO: A 34. "Em todo animal que no tenha ainda se desenvolvido completamente, o uso frequente a repetido de um rgo qualquer fortalece, pouco a pouco, esse rgo, desenvolve-o, aumenta-o, tornando-o mais forte, com uma fora proporcional ao tempo de uso, enquanto o desuso de tal rgo enfraquece-o aos poucos, deteriora-o, diminui progressivamente suas faculdades e acaba por faz-lo desaparecer."
(Filosofia Zoolgica,1809)

O texto acima deve ser atribudo a: a) Darwin, para explicar a seleo natural. b) Lamarck, para explicar o criacionismo. c) Mendel, para explicar a gentica. d) Darwin, para explicar o evolucionismo. e) Lamarck, para explicar o evolucionismo. GABARITO: E 35. Um dos principais problemas em cirurgias de emergncia - a falta de sangue compatvel com o da vtima para transfuses - pode estar prestes a ser resolvido. Uma equipe internacional de pesquisadores descobriu uma maneira de converter sangue dos tipos A, B e AB, que hoje podem ser doados apenas com restrio, no tipo O. Os cientistas descreveram o uso de novas enzimas que "limpam" esses tipos sanguneos de seus antgenos, tornando-os viveis para qualquer tipo de transfuso. Esta possibilidade liberaria os hospitais da dependncia do tipo O.
"O Estado de S. Paulo" http://www.universia.com.br/noticia/materia_clipping.jsp?not=36754, acessado em 20/04/2007). [Adapt.]

Com base no texto e em seus conhecimentos, desconsiderando o fator RH, correto afirmar que, atravs da nova tecnologia, a) uma pessoa com sangue tipo "O" poderia receber sangue de qualquer outro grupo sanguneo, pois os sangues tipo "A", "B" e "AB" no apresentariam aglutinognios "A" e "B" nas hemcias; no ocorreriam, portanto, reaes de aglutinao. b) uma pessoa com sangue tipo "O" poderia receber sangue de qualquer outro grupo sanguneo, pois os sangues tipo "A", "B" e "AB" no apresentariam aglutininas anti-A e anti-B no plasma; no ocorreriam, portanto, reaes de aglutinao. c) uma pessoa com sangue tipo "A" poderia receber sangue, alm do tipo "O" e "A", dos tipos "B" e "AB", pois os anticorpos anti-A e anti-B, presentes nas hemcias do sangue desses grupos sanguneos, seriam neutralizados. d) uma pessoa com sangue tipo "B" poderia receber sangue, alm do tipo "O" e "B", dos tipos "A" e "AB", pois os aglutinognios "A" e "B", presentes no plasma do sangue desses grupos sanguneos, seriam neutralizados. e) todos os grupos sanguneos seriam doadores universais, pois seriam eliminados os aglutinognios anti-A e anti-B das hemcias e as aglutininas A e B do plasma; no ocorreriam mais reaes de aglutinao. GABARITO: A 36. Um novo mtodo para produzir insulina artificial que utiliza tecnologia de DNA recombinante foi desenvolvido por pesquisadores do Departamento de Biologia Celular da Universidade de Braslia (UnB) em parceria com a iniciativa privada. Os pesquisadores modificaram geneticamente a bactria Escherichia coli para torn-la capaz de sintetizar o hormnio. O processo permitiu fabricar insulina em maior quantidade e em apenas 30 dias, um tero do tempo necessrio para obt-la pelo mtodo tradicional, que consiste na extrao do hormnio a partir do pncreas de animais abatidos.
Cincia Hoje, 24 abr. 2001. Disponvel em: http://cienciahoje.uol.com.br (adaptado)

A produo da insulina pela tcnica do DNA recombinante tem, como consequncia: a) o aperfeioamento do processo de extrao de insulina a partir do pncreas suno. b) a seleo de microrganismos resistentes a antibiticos. c) o progresso na tcnica da sntese qumica de hormnios. d) impacto favorvel na sade de indivduos diabticos. e) a criao de animais transgnicos. GABARITO: D 17

JARDIM DA PENHA (27) 3025 9150 JARDIM CAMBURI (27) 3317 4832 PRAIA DO CANTO (27) 3062 4967 VILA VELHA (27) 3325 1001

www.upvix.com.br

You might also like