You are on page 1of 1

PROPOSTA DE REDAO

Com base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos construdos ao longo de sua formao, redija texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da lngua portuguesa sobre o tema OS DESAFIOS DA SADE PBLICA NO BRASIL, apresentando experincia ou proposta de ao social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Texto I
A sade encontra-se assegurada pela Constituio de 1988 como direito fundamental, desde ento tem ocorrido avanos inegveis no sentido de garantir sua universalidade no contexto brasileiro. Ela consta como um dos direitos sociais reconhecidos no art. 6, o qual abre o Captulo II (Dos Direitos Sociais) do Ttulo II (Dos Direitos Fundamentais) da Carta Magna. Alm disso, o art. 196 define a sade como direito de todos e dever do Estado.

Texto II

A criao do SUS est diretamente relacionada tomada de responsabilidade por parte do Estado. Organizado com o objetivo de proteger, o SUS deve promover e recuperar a sade de todos os brasileiros, independentemente de onde morem, de trabalharem ou no e de quais sintomas apresentem. Infelizmente, esse sistema ainda no est completamente organizado e ainda existem muitas falhas, no entanto seus direitos esto garantidos e devem ser cobrados para que sejam cumpridos. Sendo a sade direito de todos e dever do Estado, havendo a garantia do acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, pouco importa a condio social e econmica do paciente para que este tenha acesso ao atendimento integral ofertado pelo SUS, uma vez que o direito sade, repita-se, estendido a todos.
http://www.institutoapoiar.org.br/imagens/bibliotecas/A_SAUDE_COMO_DIREITO_FUNDAMENTAL_SOCIAL_pdf

Texto III

A humanizao um movimento com crescente e disseminada presena, assumindo diferentes sentidos segundo a proposta de interveno eleita. Aparece, primeira vista, como a busca de um ideal, pois, surgindo em distintas frentes de atividades e com significados variados, segundo os seus proponentes, tem representado uma sntese de aspiraes genricas por uma perfeio moral das aes e relaes entre os sujeitos humanos envolvidos. Cada uma dessas frentes arrola e classifica um conjunto de questes prticas, tericas, comportamentais e afetivas que teriam uma resultante humanizadora. Nos servios de sade, a inteno humanizadora se traduz em diferentes proposies: melhorar a relao mdico-paciente; organizar atividades de convvio, amenizadas e ldicas, como as brinquedotecas e outras ligadas s artes plsticas, msica e ao teatro; garantir acompanhante na internao da criana; implementar novos procedimentos na ateno psiquitrica, na realizao do parto parto humanizado e na ateno ao recm-nascido de baixo peso programa da me-canguru ; amenizar as condies do atendimento aos pacientes em regime de terapia intensiva; denunciar a "mercantilizao" da medicina; criticar a "instituio total" e tantas outras proposies. (internet)
Texto IV INSTRUES: O rascunho da redao deve ser feito no espao apropriado. O texto definitivo deve ser escrito tinta, na folha prpria, em at 30 linhas. A redao com at 7 (sete) linhas escritas ser considerada insuficiente e receber nota zero. A redao que fugir ao tema ou que no atender ao tipo dissertativo-argumentativo receber nota zero. A redao que apresentar proposta de interveno que desrespeite os direitos humanos receber nota zero. A redao que apresentar cpia dos textos da Proposta de Redao ou do Caderno de Questes ter o nmero de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correo.

You might also like