You are on page 1of 23

Prof. Esp.

Lucas Cruz

www.proflucas.com

www.proflucas.com

www.proflucas.com

www.proflucas.com

Com base no senso de 2000, na China, 159 cidades podiam gabar-se de populao superior a 1 milho; So o produto da maior migrao do campo para a cidade j visto no mundo em qualquer poca, que desencadeou uma onda de industrializao.

www.proflucas.com

A economia cresce a 10% ao ano; O relatrio da Goldman Sachs previu que a China superaria o EUA como maior potncia do mundo em 2041; E continuaria a crescer em ritmo mais acelerado at 2050.

www.proflucas.com

Alguns autores acreditam que Xangai substituir New York como centro financeiro do mundo; E que o yuan-ranmimbi, a moeda chinesa, tomar o lugar do dlar no mercado mundial.

www.proflucas.com

A China ficar mais rica do que outros pases, mas, depois de um tempo ficar pobre novamente.

www.proflucas.com

O modelo atual de crescimento da China de copiar os lideres, quando for lder, no saberemos se ter a mesma capacidade criativa.

O Japo era tido como o pas que ultrapassaria o EUA.

Depois da morte de Mao Ts Tung e com a entrada no poder de Deng Xiaoping em 1976, quando comeou a controlar as principais posies do Governo; Ele se aproximou dos lideres estrangeiros, comeou a abrir a China para o comrcio exterior e at lanou as bases para o retorno do empreendedorismo privado.

A China foi aceita pela OMC em 2001.

www.proflucas.com

www.proflucas.com

Porm a China ainda no desenvolveu seu empreendedorismo interno, um estudo anual do Banco Mundial classificou a China como 151 lugar entre 181 pases, na categoria abrindo empresas.

www.proflucas.com

A cultura pode atrapalhar os negcios na China, j que a maioria dos chineses ainda so guiados pelos ensinamentos de Confcio; Confcio no aceitava que os mais jovens exercessem o raciocnio crtico. Primeiro, tinham que aprender os ensinamentos dos mais velhos. Os ensinamentos no eram voltados para os negcios.

Os jovens mais brilhantes e audaciosos, frustrado com o sistema chins, quase sempre tenta imigrar, em vez de estabelecer por conta prpria, como empreendedor; O Governo chins scio das empresas chinesas, e no objetiva o lucro, cria dificuldades para novas empresas ingressantes, estimulando assim o monoplio; Conseqentemente as empresas que la atuam no se desenvolvem.
www.proflucas.com

Tudo isso no significa que a China seja incapaz de progredir. Estudo concludo em 1999 sugere que os gestores mais jovens das empresas chinesas so mais individualistas que os das geraes anteriores, caracterstica que pode contribuir para a promoo de inovao a longo prazo. Hoje, decerto, muito daqueles jovens gestores j esto em posio de poder.

www.proflucas.com

Nos modelos econmicos mais aceitos, somente economias com tecnologia avanada podem expandir suas taxas de crescimento e renda; Se a tecnologia da China for inferior o pas comeara a perder terreno, sua renda mdia(sinalizao de qualidade de vida) comeara a ficar para trs em comparao a outras potncias. A populao chinesa depois de ficar rica em comparao ao restante do mundo, aos poucos ficar mais pobre outra vez.
www.proflucas.com

Um dos ingrediente faltante para que a China volte a ficar pobre o crescimento demogrfico, especificamente de sua fora de trabalho; Relatrio publicado em 2007 pela OIT afirmou que a China era o pais com processo de envelhecimento mais rpido da histria. O relatrio mostrou que a famosa poltica de um filho s instituda em Pequin em 1979 realmente se firmou no pas.
www.proflucas.com

De acordo com a ONU, a populao em idade de trabalhar na China pessoas entre 15 e 59 anos cair de 67% da populao, em 2005, para apenas 54% em 2050.

www.proflucas.com

A estimativa que a China cresa mais do que o EUA at 2050, depois disso o EUA ter um crescimento anual maior do que a China e ao longo do tempo retome o primeiro lugar. Em conseqncia os investidores e empreendedores vendo o crescimento limitado da China migraro para outros plos.

www.proflucas.com

www.proflucas.com

You might also like