You are on page 1of 2

RESUMO PARA PROVA DE HISTRIA

Texto um: A FORMAO DAS ALMAS/JOS MURILO DE CARVALHO Tese Central do Texto: A criao da bandeira do Brasil aps a Proclamao da Repblica e a manuteno do Hino Imperial. Os pontos mais relevantes:

A vitria pertenceu aos positivistas, mas eles tiveram que aceitar a incorporao de smbolos monarquistas na nova bandeira nacional. O hino se manteve o mesmo do imprio, devido as fortes presses populares e ao sucesso do Brasil na Guerra do Paraguai. No incio, o hino usado era A Marselhesa da Revoluo Francesa, pois se acreditava que ele extrapolava as fronteiras da Frana, tornando- se smbolo mundial da revoluo. Mas, quanto adoo da bandeira tricolor, muitos no eram favorveis, pois no se tinha noo da origem da bandeira francesa. Os republicanos tinham receio em adotar a tricolor, pois acreditavam que no seria republicano e muito menos revolucionrio. Havia antes dela, as bandeira dos inconfidentes e duas verses de bandeira que se inspiravam no modelo americano. A bandeira, como propunha Comte, idealizador do positivismo, deveria conversar traos do perodo anterior. Na nossa se mantiveram as cores verde e amarelo. Embora houvesse entusiasmo pelos E.U.A., toda orientao de nossa proclamao vinha da Frana. O Clube era formado em sua maioria por jacobinos e positivistas, e no de paulistas que eram mais fs da repblica estadunidense. O carter revolucionrio adotado na bandeira foi a frase Ordem e Progresso Esse trecho mostra o porqu da averso aos E.U.A. Querem adotar o modelo da bandeira americana, querem uma repblica liberal democrtica, em vez da ditadura republicana pregada pelo positivismo, ligada s tradies francesas. Embora, at hoje exista resistncia ao lema positivista em nossa bandeira, ela teve maior aceitao do que a mistificao dos heris de 1889 e certamente despertou mais respeito do que a figurao feminina da Repblica. Uma polmica gerada foi a publicao da nova bandeira por uma revista no dia 16,sendo que a bandeira ainda no tinha sido escolhida pelos lderes da revoluo. Os artistas ao representarem a nova bandeira sempre menosprezavam um smbolo positivista, em virtude de um smbolo tradicional. A vitria pela manuteno do hino, foi a nica vitria popular no inicio da repblica.

Muitos tentaram abrasileirar a Marselhesa, mas o esforo em vo. Ento ela foi usada como hino do partido republicano. O hino evocava tambm as grandes vitrias sobre o Paraguai, por isso alguns militares foram a favor da manuteno do hino imperial. A repblica ganhou, cedendo lugar tradio. Tanto no hino quanto na bandeira nacional. O hino serviu para extravasar a emoo cvica da populao em momentos de contestao ao regime. A repblica brasileira tinham razes escassas, profundas apenas em setores reduzidos da populao. A iniciativa militar tambm no ajudou a popularizla. S quando voltou as tradies culturais mais profundas, alheias a sua imagem, que conseguiu algum xito no esforo de populariz-la.

You might also like