You are on page 1of 27

Instituto Federal do Par Campus Belm Professor: Raidson Jenner Negreiros de Alencar Graduao em Engenharia de Controle e Automao Disciplina:

Anlise de Sistemas de Energia

Trabalho de Encerramento da Disciplina: Clculo de Curto-Circuito

Gustavo da Silva Madi Igor Santos Soares Steilon Jefferson Nogueira Candeira Thiago Jos Alves Monteiro

Belm PA 2013

Gustavo da Silva Madi Igor Santos Soares Steilon Jefferson Nogueira Candeira Thiago Jos Alves Monteiro

Trabalho de Encerramento da Disciplina: Clculo de Curto-Circuito

Trabalho

desenvolvido

para

disciplina Anlise de Sistemas de Energia como parte integrante da nota correspondente 2

Avaliao.

Belm PA 2013

Sumrio
1. INTRODUO ................................................................................................. 1 2. RESUMO TERICO ......................................................................................... 2 2.1. 2.2. 2.3. 2.4. 2.5. 2.6. 2.7. 2.7.1. 2.7.2. 2.8. 2.8.1. 2.8.2. 2.8.3. 2.9. 2.10. 2.11. 2.11.1. 2.11.2. 2.11.3. 2.11.4. SISTEMA DE TENSES TRIFSICO SIMTRICO .............................................. 2 SISTEMA DE TENSES TRIFSICO ASSIMTRICO .......................................... 2 LINHA (OU REDE ) TRIFSICA EQUILIBRADA ................................................. 2 LINHA (OU REDE ) TRIFSICA DESEQUILIBRADA ........................................... 2 CARGA TRIFSICA EQUILIBRADA ................................................................ 2 CARGA TRIFSICA DESEQUILIBRADA .......................................................... 2 TIPOS DE LIGAES ................................................................................... 2 LIGAO EM ESTRELA OU Y ................................................................... 3 LIGAO EM TRINGULO OU DELTA ( ) .................................................. 4 COMPONENTES SIMTRICAS ...................................................................... 4 COMPONENTES DE SEQUNCIA P OSITIVA ................................................ 5 COMPONENTES DE SEQUNCIA NEGATIVA .............................................. 5 COMPONENTES SEQUNCIA ZERO .......................................................... 6 V ALORES POR UNIDADE (PU) ...................................................................... 7 CURTO-CIRCUITO .................................................................................... 7 MODELAGEM DE COMPONENTES ............................................................. 8 GERADOR SNCRONO .......................................................................... 8 TRANSFORMADOR DE P OTNCIA.......................................................... 8 LINHAS DE TRANSMISSO .................................................................... 9 CARGAS .............................................................................................. 9

3. APRESENTAO DO PROBLEMA .................................................................. 10 4. SOLUO.................................................................................................... 11 APNDICE A SCRIPT DESENVOLVIDO NO MATLAB ...................................... 21 5. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS .................................................................. 24

1. INTRODUO As primeiras linhas de transmisso de energia eltrica surgiram no final do sculo XIX, e, incialmente, destinavam-se exclusivamente ao suprimento de sistemas de iluminao. A utilizao destes sistemas para o acionamento de motores eltricos fez com que as companhias de luz se transformassem em companhias de fora e luz. Estes sistemas operavam em tenso e em corrente contnua, e foram rapidamente substitudos por linhas monofsicas e em corrente alternada. Dentre os motivos que propiciaram essa mudana, podemos citar: O uso dos transformadores, que possibilitou a transmisso de energia eltrica em nveis de tenso muito maiores do que aqueles utilizados na gerao e na carga, reduzindo as perdas no sistema, permitindo a transmisso em longas distncias; E o surgimento dos geradores e motores em corrente alternada, construtivamente mais simples e mais baratos que as mquinas em corrente contnua. Dentre os sistemas em corrente alternada, o trifsico tornou-se o mais conveniente, por razes tcnicas e econmicas (como a transmisso de potncia com menor custo e a utilizao dos motores de induo trifsicos), e passou a ser o padro para a gerao, transmisso e distribuio de energia em corrente alternada. Por outro lado, as cargas ligadas aos sistemas trifsicos podem ser trifsicas ou monofsicas. As cargas trifsicas normalmente so equilibradas, ou seja, so constitudas por trs impedncias iguais, ligadas em estrela ou em tringulo. As cargas monofsicas, como por exemplo as cargas de instalaes residenciais, por sua vez, podem introduzir desequilbrios no sistema, resultando em cargas trifsicas equivalentes desequilibradas.

2. RESUMO TERICO Aqui esto resumidos alguns dos conceitos inerentes aos sistemas trifsicos e que so de suma importncia para o entendimento e desenvolvimento dos clculos de curto-circuito. 2.1. SISTEMA DE TENSES TRIFSICO SIMTRICO Sistema trifsico em que as tenses nos terminais dos geradores so senoidais, de mesmo valor mximo e defasadas entre si de eltricos.

2.2. SISTEMA DE TENSES TRIFSICO ASSIMTRICO Sistema onde as tenses nos terminais dos geradores no atendem a pelo menos uma das condies apresentadas no subitem anterior.

2.3. LINHA (OU REDE ) TRIFSICA EQUILIBRADA Linha constituda por 3 ou 4 fios (3 de fase ou 3 de fase e 1 de retorno) na qual se verificam as seguintes relaes: Impedncias prprias dos fios de fase iguais entre si; Impedncias mtuas entre os fios de fase iguais entre si; Impedncias mtuas entre os fios de fase e o fio de retorno iguais;

2.4. LINHA (OU REDE ) TRIFSICA DESEQUILIBRADA Rede constituda por 3 ou 4 fios na qual no se verifica pelo menos uma das relaes j citadas por sistemas equilibrados.

2.5. CARGA TRIFSICA EQUILIBRADA Constituda por 3 impedncias complexas iguais, ligadas em estrela ou tringulo.

2.6. CARGA TRIFSICA DESEQUILIBRADA Carga trifsica na qual no se verifica a condio descrita anteriormente.

2.7. TIPOS DE LIGAES Os terminais dos enrolamentos do gerador so ligados para diminuir o nmero de linhas necessrias para as conexes em relao s cargas.
2

Desta maneira podem-se ter dois tipos de ligaes que so apresentadas nas duas prximas subsees. Mas antes se faz importante ter em mente algumas nomenclaturas: Tenso de linha: a tenso existente entre duas fases; Tenso de fase: a tenso no enrolamento ou na impedncia de cada ramo; Corrente de linha: a corrente na linha que sai do gerador ou a corrente solicitada pela carga; Corrente de fase: a corrente no enrolamento do gerador ou na impedncia de cada ramo.

2.7.1.

LIGAO EM ESTRELA OU Y

Figura 1 - Ligao em Estrela

Quando um gerador ou carga tem seus enrolamentos ligados em Y (conforme visto na Figura 1), as tenses de linha so diferentes das tenses de fase, e as correntes de linha so iguais s correntes de fase. Por definio tem-se:

Para sistemas equilibrados no necessria a utilizao de um aterramento no neutro. No entanto, se ao menos uma das impedncias for diferente das outras (sistema desequilibrado), necessria a utilizao do mesmo, pois a soma das tenses no ponto em comum no ser mais igual zero.

2.7.2.

LIGAO EM TRINGULO OU DELTA ( ) Se um gerador ou carga esto ligados em delta, as tenses de linha so iguais s tenses de fase. Porm, as correntes de linha so diferentes das correntes de fase. Por definio, tem-se:

Figura 2 - Ligao em Delta

Por no possuir um ponto em comum, no se utiliza um fio de retorno; porm, em outras configuraes projetistas, aterravam um dos terminais, perdendo assim uma fase no sistema. As ligaes em estrela e tringulo so bastante utilizadas em transmisso e distribuio de energia eltrica, onde a subestao com tenso de sada de utilizada a ligao em delta at o

primrio do transformador da rede de distribuio, e a ligao em estrela na sada do secundrio do mesmo. Tal utilizao possui lgica considervel, pois nos diferentes terminais do secundrio do transformador so distribudas cargas diferentes, necessitando do fio de retorno no ponto em comum.

2.8. COMPONENTES SIMTRICAS So mecanismos feitos para facilitar algumas resolues analticas de circuitos eltricos desequilibrados, como mquinas eltricas polifsicas e alguns tipos de transformadores polifsicos. Consistem de grandezas se sequncias positiva, negativa e zero. Basicamente os valores de sequncia positiva so aqueles presentes durante condies trifsicas equilibradas.
4

As grandezas de sequncia negativa medem a quantidade de desbalano existente no sistema de potncia as grandezas de sequncia zero esto mais comumente relacionadas com o fato de se envolver a terra em condies de desbalano. As componentes simtricas so usadas para calcular as condies de desbalano de um sistema trifsico usando somente o clculo monofsico. Isso simplifica enormemente o processo de clculo das grandezas de falta nos sistemas de potncia. Segundo o teorema de Fortescue: Um sistema desequilibrado de fasores correlacionados pode ser decomposto em sistemas de fasores

equilibrados denominados componentes simtricos dos fasores originais. Os fasores de cada conjunto de componentes so iguais em mdulo e os ngulos entre fasores adjacentes do conjunto so iguais.

2.8.1.

COMPONENTES DE SEQUNCIA P OSITIVA Consiste em trs fasores de igual magnitude, defasados e na

mesma sequncia de fases do sistema original. Observe a Figura 3:

Figura 3 - Sequncia Positiva na forma vetorial

2.8.2.

COMPONENTES DE SEQUNCIA NEGATIVA Consiste em trs fasores de igual magnitude, defasados e em

sequncia de fases contrria do sistema original. Observe a Figura 4:

Figura 4 - Sequncia Negativa na forma vetorial

2.8.3.

COMPONENTES SEQUNCIA ZERO Consiste em trs fasores de iguais magnitude e fase angular, conforme mostrado na Figura 5:

Figura 5 - Sequncia Zero na forma vetorial

Por conveno so usados ndices numricos para diferenciar as componentes. O nmero positivas; utilizado para indicar as componentes para as

para as componentes negativas; e

componentes de sequncia zero. importante destacar a expresso do Teorema de Forstescue aplicado a sistemas trifsicos desbalanceados, pois ser muito utilizado mais a frente para o clculo dos curtos-circuitos. Aqui a

expresso est na forma matricial (forma mais utilizada) e aplicado a tenses (mas tambm pode ser aplicado correntes): [ ] O operador argumento [ ][ ]

um nmero complexo com mdulo unitrio e que, quando aplicado a um fasor, o adianta em .

2.9. V ALORES POR UNIDADE (PU) Os valores por unidade tambm chamados de valores pu correspondem a uma mudana de escala das grandezas principais em sistemas eltricos: tenso, corrente, potncia e impedncia. Tal mudana facilita sobremaneira o clculo de redes, especialmente quando existem transformadores nos sistemas em estudo.

Define-se portanto: Valor absoluto: valor que resulta de sua medida dado na unidade escolhida para efetuar a medio. Valor por unidade: a relao entre o valor absoluto e o valor base escolhido adequadamente. Formalmente tem-se:

2.10. CURTO-CIRCUITO uma falha ou defeito no sistema eltrico onde uma ou mais fases entram em contato entre si ou com a terra. Esses contatos podem ocorrer de forma direta (trancos ou metlicos) ou indireta atravs de uma impedncia. Os curtos-circuitos ocorrem de forma imprevisvel no sistema eltrico e podem ser intensamente danosos, tendo em vista o elevado valor das correntes. Os quatro tipos de curtos-circuitos so: Curto-circuito trifsico ( );

Curto-circuito bifsico (

); );

Curto-circuito bifsico + terra ( Curto-circuito monofsico ( ).

Cada um dos tipos citados ser explicado e aplicado na seo de Resoluo.

2.11. MODELAGEM DE COMPONENTES Na anlise de sistemas de potncia utiliza-se uma modelagem unifilar simplificada com o intuito de facilitar os clculos de curto-circuito e fluxo de carga. Esta modelagem fornece um circuito eltrico equivalente para componente do sistema eltrico. 2.11.1. GERADOR SNCRONO

A modelagem do gerador sncrono a mesma utilizada pelo motor sncrono e constituda por uma fonte de tenso alternada em srie com uma reatncia subtransitria de eixo direto. A Figura 6 ilustra a representao do circuito equivalente:

Figura 6 - Modelagem do Gerador Sncrono

2.11.2.

TRANSFORMADOR DE P OTNCIA

Para grandes transformadores de potncia no saturados, a corrente de magnetizao muito pequena, podendo ser considerada

desprezvel. A ttulo de aplicaes, essa corrente e as resistncias que seriam associadas ao circuito equivalente so desprezadas por apresentarem valores muito baixos, restando apenas uma reatncia, o que no provoca perda de preciso nos clculos. Seu circuito equivalente est ilustrado na Figura 7:
8

Figura 7 - Modelagem do Transformador de Potncia

2.11.3.

LINHAS DE TRANSMISSO

As linhas de transmisso so vistas pelo sistema como cargas trifsicas equilibradas. A modelagem das mesmas vai depender do comprimento e do nvel de tenso. Visando a sintetizao de informaes presente neste trabalho, ser mostrada apenas a modelagem para linhas de transmisso curtas, conforme a figura a seguir:

Figura 8 - Modelagem das Linhas de Transmisso

2.11.4.

CARGAS

Em clculos de curto-circuito costuma-se desprezar as cargas do sistema de potncia, tendo em vista que as correntes de carga so muito inferiores que as correntes de curto-circuito.

3. APRESENTAO DO PROBLEMA Para o Sistema Eltrico de Potncia da figura abaixo, considerando que todas as impedncias j esto na mesma base, utilizando o mtodo da Matriz , calcule as correntes de curto-circuito Monofsica, Bifsica, Bifsica +

Terra e Trifsica, em ampres, na barra 4, considerando um resistncia de falta de .

Figura 9 - Problema Proposto

Observaes: Poder ser utilizado o MATLAB para a inverso da matriz Os transformadores so do tipo Ncleo Envolvente (SHELL). Adotar: ; . ;

10

4. SOLUO Inicialmente foi feita a modelagem do sistema eltrico para o circuito eltrico equivalente, fazendo as devidas substituies lembrando que o transformador do tipo Ncleo Envolvente e dividindo-o nos respectivos diagramas de impedncias de sequncias positiva, negativa e zero. Os diagramas de impedncias so mostrados a seguir:

Figura 10 - Diagrama de Impedncias de Sequncia Positiva

11

Figura 11 - Diagrama de Impedncias de Sequncia Negativa

Figura 12 Diagrama de Impedncias de Sequncia Zero

12

Em seguida, com os valores de impedncias dos diagramas todos acessveis, foram feitas as inverses dos mesmos para obterem-se os valores de admitncias, que sero necessrios para a criao dos diagramas de impedncias e da matriz e, posteriormente, da matriz .

Abaixo esto os diagramas de admitncias das sequncias positiva, negativa e zero:

Figura 13 - Diagrama de Admitncias de Sequncia Positiva

13

Figura 14 - Diagrama de Admitncias de Sequncia Negativa

Figura 15 - Diagrama de Admitncias de Sequncia Zero

14

Para um sistema eltrico de

barras, tem-se:

Ento, para o sistema apresentado neste trabalho, tem-se:

Conforme mencionado anteriormente, o software MATLAB foi utilizado para realizar a inverso das matrizes de admitncias devido a complexidade de realizar tal tarefa mo. Foi criado um script com a estrutura necessria para,
15

alm de inverter as matrizes, realizar parte dos clculos de curto-circuito. O script desenvolvido est anexado ao final deste trabalho. Portanto, as matrizes de impedncias obtidas so:

Com estes valores possvel dar continuidade ao trabalho e realizar os clculos de curto-circuito. Mas antes se faz necessrio deixar alguns valores pr-calculados para agilizar os passos vindouros. ( ( ) )

Curto-circuito Trifsico: Por definio tem-se que, as componentes simtricas da corrente de curtocircuito na barra , so dadas por:

[(

)]

16

O fator

corresponde impedncia de falta de

que deve ser

transformada para resultante:

e ser includo como parte real no nmero complexo

Como se pode observar, s ser calculada a componente positiva que existe um fator , que a tenso pr-falta na barra

. Note

(no caso, na barra

4), cujo valor convencionado de realizadas no MATLAB:

. Ento, a partir das operaes

Logo:

[ ]

][

A corrente de curto-circuito trifsico dada por:

Para o clculo de curto-circuito interessa apenas o mdulo da corrente. Ento, sendo assim, pode-se desprezar a defasagem angular:

Curto-circuito Monofsico: Para curtos-circuitos monofsicos, as suas componentes simtricas so calculadas pela relao a seguir:

17

( ( [ ] ( ( ( [ (

) )

) )

) ) ]

Como se pode observar, as componentes sero iguais. Portanto, dos resultados obtidos no MATLAB:

Ento

[ ]

][

Curto-circuito Bifsico: As componentes simtricas das correntes de curto-circuito bifsico so calculadas atravs da relao seguinte:

] [

( ( ( (

) ) ) ]

Analisando a matriz possvel ver que sero calculadas apenas as componentes de sequncia positiva e negativa, ambas sendo iguais e simtricas.
18

Do MATLAB, tem-se:

Portanto

[ ]

][

De onde se tira que

Como | | | |

Ento

Curto-Circuito Bifsico + Terra: Para se encontrar os valores das componentes simtricas das correntes de curto-circuito bifsico com contato terra, dispe-se da relao:

] ( [ (( ( ) ) ) ) ]
19

Primeiramente necessrio observar com ateno o arranjo da matriz, pois h elementos diferentes e a ordem natural dos clculos no se aplica aqui. Os termos denotados por (apstrofo ou linha) so encontrados pelas relaes: {

Para se encontrar os demais valores, antes necessrio encontrar o valor de . Vale ressaltar que no script desenvolvido, o clculo dessa componente

se d antes das demais. Portanto, tem-se, do MATLAB:

Logo

[ ]

][

A componente e a terra. Ento

ser nula, pois a ocorrncia de curto envolve as fases

Finalizando:

20

APNDICE A SCRIPT DESENVOLVIDO NO MATLAB

%%Nesta primeira parte o usurio deve entrar com os valores %%de admitncias obtidos atravs dos diagramas de sequncia %%positiva, negativa e zero. importante estar atento para %%a insero do sinal de menos (-) nos devidos valores das %%impedncias. %Entrada dos valores yp11 = input('Digite yp12 = input('Digite yp13 = input('Digite yp14 = input('Digite yp21 = input('Digite yp22 = input('Digite yp23 = input('Digite yp24 = input('Digite yp31 = input('Digite yp32 = input('Digite yp33 = input('Digite yp34 = input('Digite yp41 = input('Digite yp42 = input('Digite yp43 = input('Digite yp44 = input('Digite %Entrada dos valores yn11 = input('Digite yn12 = input('Digite yn13 = input('Digite yn14 = input('Digite yn21 = input('Digite yn22 = input('Digite yn23 = input('Digite yn24 = input('Digite yn31 = input('Digite yn32 = input('Digite yn33 = input('Digite yn34 = input('Digite yn41 = input('Digite yn42 = input('Digite yn43 = input('Digite yn44 = input('Digite %Entrada dos valores yz11 = input('Digite yz12 = input('Digite yz13 = input('Digite yz14 = input('Digite yz21 = input('Digite yz22 = input('Digite yz23 = input('Digite yz24 = input('Digite yz31 = input('Digite yz32 = input('Digite yz33 = input('Digite de admitncia de sequncia positiva o valor de admitncia: '); o valor de admitncia: '); o valor de admitncia: '); o valor de admitncia: '); o valor de admitncia: '); o valor de admitncia: '); o valor de admitncia: '); o valor de admitncia: '); o valor de admitncia: '); o valor de admitncia: '); o valor de admitncia: '); o valor de admitncia: '); o valor de admitncia: '); o valor de admitncia: '); o valor de admitncia: '); o valor de admitncia: '); de admitncia de sequncia negativa o valor de admitncia: '); o valor de admitncia: '); o valor de admitncia: '); o valor de admitncia: '); o valor de admitncia: '); o valor de admitncia: '); o valor de admitncia: '); o valor de admitncia: '); o valor de admitncia: '); o valor de admitncia: '); o valor de admitncia: '); o valor de admitncia: '); o valor de admitncia: '); o valor de admitncia: '); o valor de admitncia: '); o valor de admitncia: '); de admitncia de sequncia zero o valor de admitncia: '); o valor de admitncia: '); o valor de admitncia: '); o valor de admitncia: '); o valor de admitncia: '); o valor de admitncia: '); o valor de admitncia: '); o valor de admitncia: '); o valor de admitncia: '); o valor de admitncia: '); o valor de admitncia: ');

21

yz34 yz41 yz42 yz43 yz44

= = = = =

input('Digite input('Digite input('Digite input('Digite input('Digite

o o o o o

valor valor valor valor valor

de de de de de

admitncia: admitncia: admitncia: admitncia: admitncia:

'); '); '); '); ');

%%Aqui, os valores inseridos so alocados nas devidas %%posies dentro das matrizes correspondentes. %Criao da Matriz de Admitncias Positivas MYP = [yp11 yp12 yp13 yp14; yp12 yp22 yp23 yp24; yp13 yp23 yp33 yp34; yp14 yp24 yp34 yp44] %Criao da Matriz de Admitncias Negativas MYN = [yn11 yn12 yn13 yn14; yn12 yn22 yn23 yn24; yn13 yn23 yn33 yn34; yn14 yn24 yn34 yn44] %Criao da Matriz de Admitncias Zero MYZ = [yz11 yz12 yz13 yz14; yz12 yz22 yz23 yz24; yz13 yz23 yz33 yz34; yz14 yz24 yz34 yz44]

%%As matrizes de admitncias so invertidas para obter-se os valores %%de impedncia que sero utilizados para dar continuidade aos clculos. %Criao das Matrizes de Impedncias MZP = inv(MYP); %Matriz de Impedncias de Sequncia Positiva MZN = inv(MYN); %Matriz de Impedncias de Sequncia Negativa MZZ = inv(MYZ); %Matriz de Impedncias de Sequncia Zero %%Aqui declarada a Impedncia de falta em pu %Impedncia de falta Zf = 0.026; %%Os comandos a seguir selecionam o elemento da matriz %%correspondente impedncia da barra onde ocorre o curto. Z0kk = MZZ(4,4); Z1kk = MZP(4,4); Z2kk = MZN(4,4); %Valor de Tenso pr-falta na barra k. Convencionou-se usar 1V. V0k = 1; %%Clculo dos Curtos-Circuitos %Curto Trifsico I3f_k0 = 0; I3f_k1 = V0k/(Zf+Z1kk); I3f_k2 = 0; %Curto I1f_k0 I1f_k1 I1f_k2 Monofsico = V0k/(3*Zf + Z0kk + Z1kk + Z2kk); = V0k/(3*Zf + Z0kk + Z1kk + Z2kk); = V0k/(3*Zf + Z0kk + Z1kk + Z2kk);

22

%Curto I2f_k0 I2f_k1 I2f_k2 %Curto Z0kk_l Z1kk_l Z2kk_l

Bifsico = 0; = V0k/(Zf + Z1kk + Z2kk); = -V0k/(Zf + Z1kk + Z2kk); Bifsico = Z0kk + = Z1kk + = Z2kk + + terra 0.5*Zf; 0.5*Zf; 0.5*Zf;

I2ft_k1 = V0k/(((Z0kk_l*Z2kk_l)/(Z0kk_l+Z2kk_l))+Z1kk_l); I2ft_k0 = -(Z2kk_l*I2ft_k1/(Z0kk_l+Z2kk_l)); I2ft_k2 = -(Z0kk_l*I2ft_k1/(Z0kk_l+Z2kk_l));

23

5. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ALENCAR, Raidson. Anlise de Sistemas de Energia ou Potncia. 2013. Notas de Aula.

GOULART, Alexandre; FERREIRA, Gabriela Torllone. Clculos de CurtoCircuito Trifsico. Disponvel em <

http://www.mat.ufmg.br/gaal/aplicacoes/curto_circuitos.pdf>

JNIOR, Zanetta. Fundamentos de Sistemas Eltricos de Potncia. Editora Livraria da Fsica. So Paulo. 2008.

OLIVEIRA, C. C. B.; SCHMIDT, H. P.; KAGAN, N. ;ROBBA, E. J. Introduo aos Sistemas de Potncia, Componentes Simtricas. Editora Egard Bluncher. So Paulo, 1996.

TORTELLI, Odilon Lus. Sistemas Eltricos de Potncia. Disponvel em < http://www.eletrica.ufpr.br/ufpr2/professor/8/Mini_curso8.pdf>. Acesso em 29 de setembro de 2013.

24

You might also like