You are on page 1of 33

Modelos de Casos de Uso

Solange N. Alves de Souza

Modelos de Casos de Uso Caractersticas


! Representa a funcionalidade provida por um sistema. ! Associa as necessidades dos envolvidos (stakeholders) com os requisitos funcionais de software. ! Define o escopo do sistema. ! Captura e define o comportamento do sistema. ! Identifica quem ou o que interage com o sistema.

Solange N. Alves de Souza

Componentes do Modelo
! O modelo de casos de uso composto por:
! Parte textual: descrio de casos de uso e atores. ! Parte grfica: Diagrama de Casos de Uso.

Solange N. Alves de Souza

O que uma Descrio de Casos de Uso (Use Case)


! Consiste na descrio de um conjunto de aes organizadas sequencialmente e que so executadas pelo sistema, interagindo com os atores do mesmo. ! a descrio de uma execuo especfica do sistema, do ponto de vista do usurio. ! No revela a estrutura (classes) e o comportamento internos (interao entre classes) do sistema. ! Um caso de uso tem incio, meio e fim. ! Um caso de uso descrito atravs de linguagem natural.
Solange N. Alves de Souza 4

Descrio de Casos de uso - continuao

! Uma interao se inicia a partir de um evento acionador do sistema, gerado por um ator. ! Ocorre uma troca de eventos entre o ator, o sistema. ! As interaes se seguem, at que ocorra a concluso lgica da execuo.

Solange N. Alves de Souza

Descrio de Casos de Uso (continuao)

! No existe uma nica forma de descrever casos de uso. Aes podem ser escritas por pargrafos, por enumerao, identificadas por letras, etc. Usar o que achar conveniente e que seja compreensvel.

Um caso de uso deve ser legvel para o usurio final

Solange N. Alves de Souza

Exemplos de Descrio de Casos de Uso


Este caso de uso se inicia quando o Cliente chega ao caixa eletrnico e insere seu carto. O Sistema requisita a senha do Cliente. Aps o cliente fornecer sua senha e esta ser validada, o Sistema exibe as opes de operaes disponveis. O Cliente opta por realizar um saque. Ento, o Sistema requisita o total a ser sacado. O Cliente fornece o valor da quantia que deseja sacar. O Sistema fornece a quantia desejada e imprime o recibo para o cliente. O Cliente retira a quantia e o recibo, e o caso de uso termina. 1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) 9) Cliente insere seu carto no caixa eletrnico. Sistema requisita a senha. Cliente fornece sua senha. Sistema valida a senha e exibe as opes de operaes disponveis. Cliente indica que deseja realizar um saque. Sistema requisita o valor total a ser sacado. Cliente fornece o valor da quantia que deseja sacar. Sistema fornece a quantia desejada e imprime o recibo para o Cliente. Cliente retira a quantia e o recibo, e o caso de uso termina.
Solange N. Alves de Souza 7

Exemplos de Descrio de Casos de Uso - continuo

Cliente
Insere seu carto no caixa eletrnico. Digita senha. Solicita um saque. Fornece o valor da quantia desejada. Retira a quantia e o recibo.

Sistema
Requisita a senha. Valida senha e exibe menu de operaes disponveis. Requisita a quantia a ser sacada. Fornece a quantia desejada e imprime o recibo para o cliente.
8

Solange N. Alves de Souza

Representao Grfica de Casos de Uso

Matricular Aluno Matricular Aluno

Solange N. Alves de Souza

Casos de Uso (Use Case) - continuao

! Os casos de uso so descritos por uma sequncia de aes que representam um cenrio principal (perfeito) e cenrios alternativos, com o objetivo de demonstrar o comportamento do sistema atravs das interaes com os atores.

Solange N. Alves de Souza

10

Exemplo de Descrio de Caso de Uso


caso de uso: emitir saldo em terminal de caixa eletrnico ator: Cliente Evento: Cliente interage com o caixa eletrnico para a emisso de saldo
1. O sistema faz a leitura do carto magntico do correntista. 2. O sistema solicita digitao da senha. Correntista digita senha. 3. O sistema valida senha. Sistema questiona tipo de servio 4. O correntista seleciona a opo de saldo. 5. O sistema questiona o tipo de saldo: conta corrente, poupana ou aplicaes. 6. O sistema mostra o saldo solicitado pelo cliente. 7. ...
Solange N. Alves de Souza 11

Exemplo - continuao

! Excees : condies de erro


Alternativa: problemas na leitura do carto magntico 1a) se o sistema no conseguir ler os dados do carto, tentar nova leitura por no mximo mais duas vezes. Caso persista o problema, encerrar o caso de uso. Alternativa: senha invlida 3a) se a senha digitada no for igual a senha cadastrada no Sistema, informar o mesmo e solicitar nova digitao. Aps a terceira tentativa, a conta do usurio dever ser bloqueada e o caso de uso encerrado. Incluso Bloquear Conta Alternativa: conta inexistente 6a) se o correntista no possuir o tipo de conta selecionada, Informar ao mesmo e encerrar o caso de uso.
Solange N. Alves de Souza 12

Componentes do Modelo de Casos de Uso


! Casos de Uso ! Atores ! Relacionamentos
! atores e Casos de Uso ! atores ! Casos de Uso

Solange N. Alves de Souza

13

Ator
! algum ou algo externo ao sistema responsvel por enviar e/ou receber informaes do sistema ! O nome do ator deve mostrar claramente o papel do ator. ! Um Caso de Uso pode se relacionar com um ou mais atores. ! Normalmente um ator inicia a seqncia de interaes como o sistema.
Solange N. Alves de Souza 14

Papis ou Cargos: Bibliotecria, Secretaria Escolar, Empregado, etc

Exemplos

Cliente

Administradora de Cartes

Sistema de Cobrana

Organizaes: Empresa Fornecedora, Agncia de Impostos, etc


Sensor

Outros Sistemas

Equipamentos: Leitora de Cdgo de barras, etc

Solange N. Alves de Souza

15

Diagrama de Caso de Uso


Sistema Biblioteca
Reservar obra

RELACIONAMENTO DE COMUNICAO

Fronteira do Sistema
Solange N. Alves de Souza 16

Comunicao entre Casos de Uso e Atores


! Representao
! Seta: indica quem ou o que inicia a interao ! Segmento: indica que ambos elementos das extremidades podem iniciar a interao

! As setas so opcionais em UML.

Solange N. Alves de Souza

17

estudante

Consulta disciplina

! Estudante pede dados de uma disciplina ! Sistema apresenta uma lista de disciplinas ! Estudante seleciona uma disciplina ! Sistema apresenta os dados da disciplina

Selma S. S. Solange N. Melnikoff Alves de Souza

18

Tipos de Comunicao
envia

responde

sensor passivo monitorar alarme supervisor sensor ativo

Inicia monitorao

Responde e Alves envia Solange N. de Souza

sensor hbrido
Selma S. S. Melnikoff
19

Comunicao entre CU
! Relacionamento do Incluso - grfica
Matricular aluno
Caso de uso base
<<

inclu so >>
>>

Caso de uso a ser includo

o s u l << inc
Emitir Histrico Escolar

Validar Matrcula

Ser copiado em Matricular Aluno e Emitir Histrico Escolar


Solange N. Alves de Souza 20

Relacionamento de Incluso - continuao

! Na especificao de um caso de uso:


Ex. Cenrio Principal 1. O aluno digita sua matrcula. O sistema verifica se a matrcula vlida e ativa. Incluso (Validar Matrcula). 2. (...) Renovar Matrcula Lanar notas de provas etc...

Solange N. Alves de Souza

21

Relacionamento de Extenso
Pode ser para um Pode ser pago em carto cliente VIP
Caso de uso base
> o s n < < exte >

IP) V e t n e i l to c (descon

Efetuar Venda

Calcular desconto de Cliente VIP

Quando necessrio

Ser includo Calcular desconto de Cliente VIP e Falha na autorizao de carto Solange N. Alves de Souza

Falha na autorizao do carto


22

Relacionamento de Extenso - continuao

! Na especificao do caso de uso


Ex. Cenrio Alternativo (cliente VIP) 1. Para cliente VIP, calcular desconto especial. Extenso (desconto cliente VIP).

3. ...

Solange N. Alves de Souza

23

Extenso usado :
F expressar rotinas de exceo; F separar um comportamento obrigatrio de outro opcional; F separar uma parte do caso de uso que ser usado apenas em determinadas condies; F separar partes que dependem da interao com outro ator.

Solange N. Alves de Souza

24

Diagrama de Casos de Uso


Relacionamentos entre casos de uso
>>

Reserva restaurante
Atendimento ao cliente

o << inclus
<<

Mostrar mapa do salo

exte

nso >>

Cadastrar Cliente

ator

casos de uso

associao

Solange N. Alves de Souza

25

Generalizao entre atores


reservar livro usurio pesquisar catlogo solicitar compra professor
Solange N. Alves de Souza 26

O caso de uso deve ser compreensvel tanto para a equipe de desenvolvimento quanto para os clientes. No mostrar validaes j feitas em qualquer sistema. Ex.: checar se um valor de data uma data vlida do calendrio Deve-se mostrar validaes associadas a regras de negcio. Ex.: data de resciso de contrato deve estar dentro do ms corrente. No existe uma nica forma de descrever casos de uso. Aes podem ser escritas por pargrafos, por enumerao, identificadas por letras, etc. Pode-se tambm mostrar pr e ps-condies. Pode-se descrever casos de uso como pseudo-cdigos. Usar o que achar conveniente e que seja compreensvel. Solange N. Alves de Souza

27

Exemplo
Caso de Uso: Cadastrar inscrio de candidato Descrio: realiza o cadastramento das inscries dos candidatos Evento Iniciador: candidato solicita inscrio no concurso Ator: departamento de selees Pr-condio: sistema no estado de listar concursos em andamento Cenrio principal 1. O sistema prepara uma lista de todos os concursos cuja data atual est compreendida entre data de incio de inscrio e data de trmino da inscrio + 5 dias. 2. O usurio seleciona o concurso desejado. 3. A partir do concurso escolhido, o sistema prepara uma lista dos cargos oferecidos.

Solange N. Alves de Souza

28

4. O usurio informa os dados a seguir. Todos so obrigatrios, exceto o e-mail.


4.1. nome do candidato 4.2. endereo (logradouro, nmero, complemento, CEP, cidade, estado) 4.3. telefones de contato 4.4 e-mail 4.5. data de nascimento 4.6. sexo 4.7. nmero e tipo de identificao civil 4.8. cargo escolhido pelo candidato (selecionado da lista preparada pelo sistema) 4.9. para deficiente fsico, qual a deficincia.

5. 6. 7. 8.

A partir do cargo informado, o sistema pesquisa a lista das localidades para as quais existem vagas. O usurio seleciona a localidade da vaga desejada. O sistema realiza o cadastramento da inscrio do candidato e gera seu nmero de inscrio. Sistema aguardando nova inscrio.
Solange N. Alves de Souza 29

Ps-condio: lista de candidatos atualizada. Cenrios Alternativos: ltima inscrio do concurso 1. usurio informa que ltima inscrio do concurso. (passo 8) 2. Sistema atualiza o status do concurso como Aguardando Definio dos locais de Prova.
possvel indicar aes do sistema correspondentes interao com o usurio o sistema prepara uma lista, mas no h detalhes de como a lista preparada ou em que formato ser exibida (listbox, combobox, etc)
Solange N. Alves de Souza 30

Exemplo - Realizar Inscrio (CU01)


Descrio: permite que um aluno faa a inscrio em disciplina Atores: Aluno, Sistema de faturamento. Pr-condio: o aluno est identificado pelo sistema. Cenrio Principal 1. O aluno solicita a realizao de inscrio. 2. O sistema apresenta as disciplinas para as quais o aluno tem pr-requisitos, excetuando-se as que j tenha cursado. 3. O Aluno seleciona as disciplinas desejadas e as submete para inscrio. 4. Para cada disciplina selecionada, o sistema aloca o aluno em uma turma que apresente uma oferta para tal disciplina. 5. O sistema informa as turmas nas quais o aluno foi alocado. Para cada turma, o sistema informa o professor, horrios e as salas de aula de cada oferta de disciplina. 6. O aluno confere as informaes fornecidas e confirma inscrio. 7. O sistema registra a inscrio do aluno, envia os dados sobre a inscrio para o Sistema de Faturamento e encerra o caso de uso.

6. O aluno confere as informaes fornecidas. Aqui, possvel que o caso de uso retorne ao passo 3, conforme o aluno queira revisar (incluir ou Solange N. Alves de Souza remover itens) da lista de disciplinas a cursar.

31

Cenrio Alternativo(4): Turma lotada (incluso em lista de espera) 4.a No havendo oferta de disponibilidade para alguma disciplina selecionada pelo aluno, o sistema reporta o fato e fornece a possibilidade de inserir o Aluno em uma lista de espera. 4.b O Aluno aceita e o sistema o insere na lista de espera e apresenta a posio na qual o aluno foi inserido na lista. Retorna ao passo 4 do cenrio principal. 4.c O Aluno no aceita incluso em lista de espera. Sistema retorna ao passo 4 do cenrio principal.

Ps-condio: o Aluno foi inscrito em uma das turmas de cada uma das disciplinas desejadas, ou adicionado a uma lista de espera.

Solange N. Alves de Souza

32

Descrio de Caso de Uso - Dados Principais


n n n n n n n n

Nome Atores Evento iniciador Pr-condies Ps-condies Fluxo de eventos (cenrio primrio) Casos de uso includos Pontos de extenses
Solange N. Alves de Souza 33

You might also like