You are on page 1of 91

Definio.

Vrias definies; Corroso - a deteriorao de um material pela reao com o meio, seja material metlico ou no; De forma abrangente: Transformao de um metal ou liga pela sua interao qumica ou eletroqumica com o meio em que se encontra.

Definio.
Corroso e deteriorao! Al2O3 camada protetora de xido de alumnio (panelas); Corroso de metais deve ser tratada de forma separada da deteriorao de outros materiais; Metais Alta condutividade eltrica corroso dos metais geralmente de natureza eletroqumica (envolve a transferncia de eltrons no metal e ons no meio).

Estruturas metlicas.
1779 ponte Coalbrookdale Inglaterra- Fe fundido; Metais ferrosos como ao e ferro fundido tem sido largamente empregados a nvel estrutural Fe, C e Mn. Instabilidade termodinmica -formao de compostos metlicos (minrios). Processo espontneo (natural) -CORROSO -reao (eletroqumica) do metal com os agentes presentes no meio considerado.

Estruturas metlicas.
Os principais minrios de ferro so: Fe2O3 (hematita), Fe3O4 (magnetita), e 2 Fe2O3.3 H2O(limonita);

Reduo Fe elementar (puro); O ferro elementar termodinamicamente instvel, como os demais metais, e tende a voltar ao seu estado mais estvel (xido) oxidando (processo corrosivo), sendo a causa bsica da corroso.

Estruturas metlicas.
Nesse processo tem-se a formao do xido de ferro mais estvel conhecido como a ferrugem A corroso um tipo de degradao espontnea em um material metlico.

Como acontece?
Metais raramente so encontrados no estado puro, mas combinados com um ou mais elementos, os minrios so as formas oxidadas na natureza. Normalmente a purificao dos metais por meio da reduo de seus xidos, exige aplicao de energia em grandes quantidades. Mais energia aplicada at sua conformao final. Termodinamicamente a tendncia de decrscimo energtico a principal fora motriz da corroso.

Importncia do estudo e consequncias da corroso.


Alguns efeitos prejudiciais da corroso so: Perda de vidas humanas e acidentes causados pela falha de estruturas em pontes, avies e automveis; Perda de resistncia mecnica e consequentes falhas causadas pela reduo na espessura do metal devido corroso; Perfurao de tubulaes e tanques, causando vazamento de material que pode ser prejudicial ao meio ambiente; Perda de eficincia e parada de operao de equipamentos que apresentam lucro. Deteriorao e contaminao de produtos causando prejuzo, seja por perda ou reduo no valor da mercadoria; Perda de propriedades importantes como condutividade eltrica em contatos, transferncia de calor atravs da superfcie e obstruo de tubulaes por produtos de corroso; Superdimensionamento de equipamentos ou peas que necessitam resistir aos efeitos da corroso, ou substituio de componentes corrodos.

Consequncias.
Reposies e consequentes despesas com minrios, energia e mo de obra; Custos e manuteno de processos de proteo; Emprego de materiais mais caros (ex:ao inoxidvel) em substituio a outros mais baratos; Interrupes na produo; Perdas de produtos; queda de rendimento; Contaminaes de produtos; Reduo da eficincia de funcionamento do equipamento; Eventuais riscos em potencial de acidentes e poluies de ambientes de trabalho; Eventuais riscos em potencial de exploses e incndios, etc; Queda de rendimento.

Eletroqumica.

Conceito: o estudo das reaes de oxirreduo que promove o aproveitamento da transferncia de eltrons entre diferentes substncias para converter energia qumica em energia eltrica e vice-versa; Eletroqumica - estudo das pilhas e da eletrlise:

Reao qumica

pilhas eletrlise

Corrente eltrica

Pilhas: converso espontnea de energia qumica em energia eltrica. Eletrlise: converso no espontnea de energia eltrica em qumica.

Eletroqumica.
Nox nmero de oxidao Reduo ganho de eltrons (diminuio de Nox); Oxidao perda de eltrons ( aumento de Nox); Redutor fornece eltrons e se oxida (Nox aumenta); Oxidante recebe eltrons e se reduz (Nox diminui).

Eletroqumica.
Reaes de oxirreduo: Transferncia de eltrons de um reagente para outro: 2 Ag+ + Cu0(s) Ag0(s) + Cu2+ Esta reao pode ser realizado por dois caminhos fisicamente diferentes:

Eletroqumica.
Caminho 1: Colocar os reagentes em contato direto:
Cuo Cuo

Ag+

Ag+ Ago Cu2+

Eletroqumica.
Caminho 2: Separar os reagentes em um arranjo apropriado (clula eletroqumica):

Eletroqumica.
Ctodo: reduo.
Oxidar: Dar eltrons. Reduzir: Receber eltrons.
eltrons

nodo: oxidao.

Potencial de reduo tendncia a receber eltrons. Potencial de oxidao tendncia a doar eltrons.

Eletroqumica. Pilhas eletroqumicas

Pilha de Daniel: so dispositivos eletroqumicos que


transformam reaes qumicas em energia eltrica;

Pilhas - converso espontnea de energia qumica em eltrica reaes de oxirreduo para produzir corrente eltrica;

A associao de dois eletrodos chama-se pilha ou


clula galvnica.

Pilha de Daniel.

Eletroqumica.
Eletrodos: So assim chamadas as partes metlicas que esto em contato com a soluo dentro de uma clula eletroqumica; nodos: So os eletrodos pelo qual a corrente eltrica que circula numa clula ENTRA na soluo; Ctodos: So os eletrodos pelo qual a corrente eltrica que circula numa clula DEIXA a soluo; Eletrlitos: So assim chamadas CONDUZEM a corrente eltrica; todas as solues que

ons: So assim chamadas as partculas carregadas que se movimentam na soluo. Ctions: ons com carga positiva. nions: ons com carga negativa.

Semi- reaes e reao global.


nodo : Zn (s) Ctodo : 2 e- + Cu 2+
Reao global: Zn(s) + Cu 2+

Zn 2+ + 2 eCu (s)
Zn 2+ + Cu(s)

Reao.

Pilha representao.

Eletrodo padro de hidrognio.



Para as medidas eletroqumicas, foi escolhido arbitrariamente como padro o denominado ELETRODO-PADRO DE HIDROGNIO, ao qual foi atribudo tambm arbitrariamente, o potencial de zero volt. Reao do potencial-padro de H2: H2(g) + 2 e- 2 H+(aq)

Medida de Potencial de Reduo de um Eletrodo (Relativo):

Corroso do Zn oxidao.

Deposio de Cu - reduo.

Potencial padro de reduo.


Todo elemento ou

Reduo

substncia que est no incio da tabela funciona como agente redutor (sofre oxidao) em relao a um elemento ou substncia que est abaixo (agente oxidante)-sofre reduo;

Potencial padro de reduo.


Cu Zn
Cu+2 + 2e+2 + 2 e- Zn0
0

Ered = + 0,76V Ered = - 0,34V melhor doador de melhor receptor

Melhor redutor (sofre oxidao): Zn

eltrons; Melhor oxidante (sofre reduo): Cu de eltrons.

Clculo da diferena de potencial (ddp) das pilhas:


ddp=

Exemplo:

Taxa de corroso.
Taxa de corroso: permite conhecer a perda de massa por unidade de tempo. Expressam a velocidade do desgaste verificado na superfcie metlica.
Importante na determinao da vida equipamentos e instalaes industriais.

til

de

Os valores das taxas de corroso podem ser expressos por meio da reduo de espessura do material por unidades de tempo, em mm/ano ou em perda de massa por unidade de rea, por unidade de tempo, por exemplo mg/dm2/dia (mdd). Pode ser expressa ainda em milsimos de polegada por ano (mpy).

Taxa de corroso (Tc).


Unidades:
Ipy: inches penetration per year (polegadas de penetrao por ano) Mpy: mils penetration per year (milsimo de polegada de penetrao por ano) Mmpy: milimeters penetration per year (milmetros de penetrao por ano) Mdd: milligrams per square decimeter per day (miligramas por decmetro quadrado por dia) Mih: milligrams per square inches per hour (miligramas por polegada quadrada por hora)

Taxa de corroso.
O clculo das taxas de corroso em mmpy/ano e mpy, quando se conhece a perda de massa pode ser dada pelas seguintes expresses:
Mmpy = a perda de espessura, em mm por ano; m = perda de massa, em mg; S = rea exposta, em cm2; t = tempo de exposio, em dias; = massa especfica do material, em g/cm3. Mpy = a perda de espessura, em milsimos de polegada por ano; m = perda de massa, em mg; S = rea exposta, em pol2; t = tempo de exposio, em horas; = massa especfica do material, em g/cm3.

Taxa de corroso.
Para converso das taxas dadas em mmpy/ano e mpy para mdd usa-se as seguintes expresses:

Relaes Utilizadas (Frmulas utilizadas para converter a unidade de perda de massa por rea e tempo para uma unidade de penetrao por tempo ou vice-versa):
ipy = MDD 696 xd

ipy =

MIH 1,87 xd

MDD = 696 x d x Ipy Mpy = 1000 x ipy Mmpy = 25,4 x ipy

Mih = 1,87 x d x Ipy

Taxa de corroso.
O valor de Tc indica a resistncia do material, conforme a tabela:

Mpy (milsimo de polegada de penetrao por ano)

Exemplo.
1. Classificar um material metlico que apresenta um certo meio MDD (miligramas por decmetro quadrado por dia) igual a 60 e densidade 7,2 g/m3 quanto a resistncia a corroso. Resoluo: Inicialmente:
ipy = MDD 696 xd

ipy = 60/(696 x 7,2)

ipy = 0,012 pol/ano

Inserindo na frmula: Mpy = 1000 x ipy Mpy = 1000 x 0,012 = 12

De acordo com a tabela, o metal apresenta mdia resistncia a Corroso.

Exerccio para entregar hoje!


1) Considere a pilha galvnica representada a baixo:

Ni0 / Ni+2 // Cu+2 / Cu0


a) Quem o catodo e o anodo? b) Indique o metal que reduz e o que oxida . c) Escreva as semi-reaes e a reao global. d) Qual o sentido dos eltrons pelo fio condutor? e) Qual soluo ir se diluir e se concentrar?

on metlico formado (oxidao) Metal que sofre oxidao

on metlico que sofre reduo

Metal formado (reduo)

Ni0 / Ni+2 // Cu+2 / Cu0


nodo Plo Oxidao Ctodo Plo + Reduo

Ni0 Cu2+ +2e Cu2+ +Ni0

Ni2+ Cu0

+2e

Ni2+ Cu2+

concentrar diluir

Ni2+ +Cu0

Tipos de corroso.
Corroso atmosfrica Corroso uniforme Corroso por placas Corroso por pites Corroso por lixiviao Corroso eroso Corroso sob tenso Corroso por frestas Corroso em ranhuras Corroso em canto vivo Corroso galvnica

Corroso atmosfrica.
Qualquer ao carbono ou liga no revestido sofre corroso quando exposto atmosfera processo eletroqumico. O processo de corroso pode ocorrer rapidamente em ar mido contendo contaminantes especficos. A extenso do ataque depende das condies climticas, da umidade relativa, da chuva, da neblina, orvalho, da temperatura do ar, ventos, poluentes e da superfcie metlica.

Corroso atmosfrica Fatores.


Tempo de contato - O tempo de contato um meio corrosivo que corresponde frao do tempo a qual a superfcie metlica fica coberta por uma pelcula de umidade (chuva e orvalho) que possibilita a formao da superfcie corroda. Poluio atmosfrica - os cloretos dos ambientes marinhos se depositam como pequenas gotas ou cristais formados. Sulfatos - A ao de sulfatos comum em ambientes industriais (SOx), destacando-se SO2 e SO3. (SO2) gerado pela queima de combustveis fsseis (carvo e derivado de petrleo) solubilizado com a gua da chuva forma o acido sulfuroso. Pode ser oxidado a trixido de enxofre (SO3) e formar o acido sulfrico.

Corroso uniforme.
a forma menos agressiva de corroso. O ataque, neste caso, se estende de forma homognea sobre toda a superfcie metlica, em contato com o meio corrosivo com a conseqente diminuio da espessura. Este tipo de corroso provavelmente o mais comum dos tipos de corroso principalmente nos processos corrosivos de estruturas expostas atmosfera - camada visvel de xido de ferro pouco aderente que se forma em toda a extenso do perfil. O mecanismo dessa corroso envolve a existncia de reaes eletroqumicas que ocorrem uniformemente. Ocorre pela exposio direta do ao carbono a um ambiente agressivo sem um sistema protetor ou quando o mesmo rompido e no reparado.

Corroso uniforme.
A corroso uniforme uma forma de desgaste de fcil acompanhamento, principalmente quando se trata de corroso interna em equipamentos ou instalaes; Tipo de corroso importante do ponto de vista de desgaste, podendo levar o equipamento ou instalao a falhas significativas, limitando a sua vida til; A velocidade de corroso uniforme em geral expressa em termos de perda de massa por unidade de superfcie e por unidade de tempo ou pela perda de espessura de metal corrodo em funo do tempo.

Corroso uniforme preveno e controle.


Limpeza superficial com jato de areia e nova pintura. Reforo ou substituio dos elementos danificados. Inspeo regular da estrutura e uso de ligas especiais como o ao inoxidvel. Manuteno preventiva.

Corroso por placas.


Corroso por placas: os produtos de corroso formam-se em placas que se desprendem progressivamente. comum em metais que formam pelcula inicialmente protetora mas que, ao se tornarem espessas, fraturam e perdem aderncia, expondo o metal a novo ataque; Podem ser formadas crostas espessas de ferrugem em forma de lminas.

Corroso por pites ou alveolar.


Corroso por pites (do ingls pit, orifcio) - corroso localizada que consiste na formao de pequenas cavidades e profundidade considervel e o mais importante, significativa frente a espessura do material. Ocorre de maneira extremamente determinada, sendo portanto podendo ser chamada de puntiforme. Caracterza-se por atacar materiais metlicos que apresentam formao de pelculas protetoras passivantes. Atuao de pilhas do tipo ativa-passiva nos locais de pequena rea, onde h o rompimento de tal camada passiva. Sendo uma corroso que no implica uma homognea reduo da espessura e ocorrendo no interior de equipamentos torna-se um tipo de corroso de acompanhamento mais difcil.

Corroso por pites Proteo e controle.


Para se evitar esse ataque, as peas no devem acumular substncias na superfcie (todo excesso deve ser removido); Deve-se fazer limpeza do local corrodo e cobrir o furo com um selante especial; Pode haver necessidade de uma interveno mais complexa, com reforo da estrutura ou at mesmo substituio de peas.

Corroso por lixiviao (lminas de material corrodo).


Forma lminas de material oxidado e se espalha pelo seu interior at camadas mais profundas. O combate a essa corroso no metal, feito normalmente com tratamento trmico.

Corroso por eroso.


Ocorre em locais turbulentos onde o meio corrosivo se encontra em alta velocidade aumentando o grau de oxidao das peas. possvel encontrar esse problema em locais que contenham esgotos em movimento, despejo de produtos qumicos (indstrias) ou ao direta de gua do mar; Destri, ainda que pontualmente, a princpio, as camadas protetoras (passivas) formadas pelos produtos de corroso, formando de pilhas ativo-passivo; A ao erosiva ocorre normalmente no caso de lquido e gases , em tubulaes, trocadores de calor, bombas, etc. Ela pode ser diminuda por revestimentos resistentes, proteo catdica, reduo do meio agressivo e materiais resistentes corroso;

Corroso sob tenso.


Deteriorao de materiais causada pela ao conjunta de tenses mecnicas e meio corrosivo. Formao de trincas - favorece a ruptura do material. Normalmente, regies tensionadas funcionam como nodos. Praticamente no se observa perda de massa do material. O material permanece com bom aspecto, at que a fratura ocorre. O tempo necessrio para a fratura ocorrer depende: - da tenso (quanto maior a tenso, menor o tempo), - do meio corrosivo, - da temperatura e - da estrutura e composio do material.

Corroso por frestas.


As frestas esto sujeitas a formao de pilhas de aerao diferencial e de concentrao inica diferencial. - Meio lquido ocorre preferencialmente as pilhas de concentrao inica diferencial - Meio gasoso - tende a ocorrer as pilhas de aerao diferencial. Frestas ocorrem normalmente: - juntas soldadas com chapas sobrepostas, - juntas rebitadas, - ligaes flangeadas, - ligaes roscadas, - revestimentos com chapas aparafusadas Sendo as frestas inerentes as construes por meio de metais, no projeto devem ser minimizadas com o objetivo de reduzir a corroso.

Corroso por frestas preveno e controle.


Se a corroso estiver em estgio inicial, pode-se recorrer limpeza superficial, secagem do interior da fenda e vedao com um lquido selante, aplicando-se posteriormente um revestimento protetor; Se a corroso estiver em nvel avanado, torna-se necessrio como nos outros processos o reforo ou substituio de peas.

Corroso em ranhuras.
No possvel exibir esta imagem no momento.

Defeitos com cantos vivos, locais para deposito de soluo aquosa, depsito e acmulo de sujeira ou exposio do material no protegido, podem apresentar essa corroso. As ranhuras muitas vezes passam despercebidas em manutenes e se tornam visveis somente quando o material oxidado aflora na superfcie aps ataque mais intenso.

Corroso em Canto Vivo.


H diversos modos de evitar a corroso mas, para cada tipo existe um mtodo que melhor se aplica. Processos de preveno exigem investimento e so realizados com as peas ainda em ambiente industrial. Revestimentos, so feitos na prpria obra e do qualidade pea.

Corroso galvnica.
Dois materiais ou duas ligas diferentes em contato mtuo em um meio eletroltico, formando uma pilha passiva-ativa, na qual o material menos nobre (anodo) corrodo. Enquanto um dos metais cede eltrons ao outro e se corri (anodo), o outro metal fica protegido, e no sofre ataque (catodo). Para que a corroso galvnica ocorra necessrio que existam trs condies concomitantes:
1 - Metais diferentes ou heterogeneidade num mesmo metal; 2 - Presena de eletrlito; 3 - Contato eltrico entre os dois metais.

Se uma das trs condies no ocorrer, no haver corroso galvnica.

Corroso galvnica.
A corroso galvnica geralmente controlada pela colocao de uma junta ou arruela ou outro material dieltrico (borracha, plsticos, etc) entre os dois metais ou pela colocao de anodos de sacrifcio. A colocao dos anodos de sacrifcio dispendiosa por obrigar uma constante inspeo e troca dos anodos.

CORROSO EM ESTRUTURAS DE CONCRETO.


O concreto o principal material de engenharia usado em construes. Utilizado nos mais variados tipos de construes como: - pontes, - edifcios, - barragens, - muros de arrimo, - pisos de tipos variados, - pavimentos de estradas, etc.

CORROSO EM ESTRUTURAS DE CONCRETO


vantagens e desvantagens.
Vantagens: Flexibilidade na escolha das formas (uma vez que pode ser vazado), Economia, Durabilidade, Resistncia ao fogo, Possibilidade de ser fabricado no prprio canteiro de obras Aparncia esttica. Desvantagens: Retrao e fluncia, Baixa resistncia trao, Pequena ductilidade, Fissurao, Peso prprio elevado, Custo de formas para moldagem, Corroso das armaduras. Alguma contrao

Composio.
Concreto um material de construo proveniente da mistura, em proporo adequada, de: aglomerantes, agregados e gua. Tambm frequente o emprego de aditivos e adies. Os aglomerantes unem os fragmentos de outros materiais. No concreto, em geral se emprega cimento Portland, que por ser um aglomerante hidrulico, reage com a gua e endurece com o tempo. Os agregados so partculas minerais que aumentam o volume da mistura, reduzindo seu custo, alm de contribuir para a estabilidade volumtrica do produto final.

Concreto armado.
O concreto armado a associao do concreto simples com uma armadura, usualmente constituda por barras de ao. Os dois materiais devem resistir solidariamente aos esforos solicitantes. Essa solidariedade garantida pela aderncia. O concreto reforado por ao, na forma de barras, redes ou outras armaduras criteriosamente colocadas, recebe a designao de concreto armado.

Concreto protendido.
No concreto protendido, pelo menos uma parte da armadura tem tenses previamente aplicadas, denominada armadura de protenso ou armadura ativa.

Concreto.
Na hidratao os constituintes do cimento produzem lcalis, principalmente o hidrxido de clcio que se dissolve na gua e preenche os poros e capilares do concreto conferindo-lhe um carter alcalino. Isto proporciona uma passivao do ao que consiste numa capa ou pelcula protetora composta de xidos compactos e contnuos, que mantm a armadura protegida, mesmo em concretos com elevada umidade.

Concreto.
O cimento recobre as armaduras, o concreto deve ter alta compactao, sem falhas e com teor de argamassa adequado e homogneo, para garantir, por impermeabilizao, a proteo do ao ao ataque de agentes agressivos externos. A exposio das estruturas de concreto armado s condies ambientes, chuva cida, poluentes como o SO2, ao CO2 e especialmente a ambientes contaminados com cloretos, pode provocar a corroso de armaduras.

Concreto.
O CO2 pode penetrar no concreto e reagir com o Ca(OH)2, provocando a diluio do passivante da armadura, com possibilidade de corroso na presena de umidade. A carbonatao outra reao que provoca a diluio do passivante, permitindo a incio do processo de corroso, quando em presena de gua (eletrlito), oxignio e diferena de potencial da armadura.

Concreto.
A corroso das armaduras destri o ao imerso no concreto, causa expanso volumtrica, gerando tenses significativas. A manifestao da corroso das armaduras ocorre sob a forma de fissuras, destacamento do cobrimento, manchas, reduo da seo da armadura e perda de aderncia.

Concreto.
A aplicao do concreto e a adequada cura so fundamentais para a sua vida til. A corroso da armadura pode ser prevenida com controle da fissurao e com o uso de adequado cobrimento da armadura, cujo valor depende do grau de agressividade do ambiente em que a estrutura for construda. As falhas mais comuns na aplicao do concreto so: - elevado fator gua/cimento que acarreta elevada porosidade do concreto - fissuras de retrao.
No possvel exibir esta imagem no momento.

Deteriorao do Concreto.
Alm do ataque nas armaduras, o concreto pode sofrer diversos tipos de deteriorao. A ao qumica pode ocorrer na pasta de cimento e no agregado. Causas: gases contidos na atmosfera (CO2, SO2 etc.); guas puras, turvas, cidas, e marinhas; comum em ambientes industriais, h compostos sulfurados ( SO2, SO3, SO42). Compostos: leos, gorduras, combustveis, lquidos alimentares, entre outros. Os ons cloreto (corroso qumica) destroem a pelcula passivadora, mas no atacam o concreto Forma-se slica gel pela reao de ataque ao silicato triclcico do concreto; Sulfatos podem estar presentes na gua e reagem com os compostos da pasta de cimento hidratada. Tais reaes causam expanso do volume. A expanso causa grande aumento de volume da fase slida.

Lixiviao.
No concreto, consiste na dissoluo e arraste do hidrxido de clcio da massa de cimento endurecido. Vem do ataque de guas puras ou com poucas impurezas, e ainda de guas de chuva ou infiltrao de umidade, guas pantanosas, subterrneas, profundas ou cidas. Causam a corroso, quando podem circular e renovar-se. Quanto mais poroso o concreto, maior a intensidade da corroso. Outras aes qumicas esto relacionadas com a ocorrncia de reaes dos lcalis com os agregados. Tais reaes podem ocorrer entre os lcalis e a slica, lcalis e silicato e lcalis e carbonato. A reao do lcali com a slica ocorre quando a soluo alcalina da pasta de cimento ou de uma fonte externa reage com alguns minerais do grupo do quartzo (opala, calcednia, cristobalita e tridimita) encontrados no agregado.

Lixiviao.
Outras aes qumicas so as reaes de lcalis com agregados. Podem ocorrer com a slica, silicato e carbonato. Com a slica ocorre quando a soluo alcalina da pasta de cimento ou de uma fonte externa reage com alguns minerais do grupo do quartzo (opala, calcednia, cristobalita e tridimita) encontrados no agregado. Com silicato se d com determinados tipos de silicatos presentes em rochas sedimentares, rochas metamrficas e gneas (basalto). uma reao lenta e complexa que causa deteriorao do concreto. Com o carbonato se d com agregados carbonceos, como o calcrio dolomtico argiloso. Forma um produto na forma gel nos poros e na e superfcie do agregado. Destri a aderncia pasta/agregado. A reao consome gua aumentando o volume acarretando a desagregao do concreto.

Agentes biolgicos e vegetais de grande porte.


Os agentes biolgicos de deteriorao no concreto so basicamente fungos e bactrias como os bacilos que so encontrados em esgotos. Podem desagregar o concreto, quando as razes impregnam e crescem no mesmo. A deteriorao do concreto pode ser causada por esforos excessivos que causam fissuras, havendo entrada de agentes agressivos, ocasionando a despassivao das armaduras.

PROTEO

Proteo contra corroso.


O processo de corroso e seu controle no devem ser tratados isoladamente; O prprio mecanismo de corroso pode fornecer a forma atravs da qual podemos combat-la com maior eficincia. Os tipos mais comuns de proteo so: - Proteo catdica - Proteo andica - Revestimentos

Proteo contra corroso.


Proteo catdica (PC): Tcnica que reduz ou elimina a corroso no ao, tornando-o catdico; Introduo de corrente contnua galvnica, utilizando-se nodos de sacrifcio impresso direta em sua superfcie de corrente contnua com uso de retificadores. A liga ao uma fonte de milhares de pilhas formadas pelo ferro abundante (+95%) O ao o nodo de sacrifcio e os outros metais so os ctodos. A PC inverte esta situao, formando uma nova pilha, onde barras e cabos de proteo tornam-se catodos, regio da pilha que no corri.

Proteo contra corroso.


Proteo catdica galvnica: O sistema de proteo catdica galvnica ou por nodo de sacrifcio aquele que utiliza uma fora eletromotriz de natureza galvnica para imprimir a corrente necessria proteo da estrutura considerada. nodos de Sacrifcio: So assim chamados pois so sacrificados, uma vez que vo corroendo durante o funcionamento do sistema. Formao de uma clula galvnica em que o nodo auxiliar um metal mais ativo que o da estrutura a proteger (ctodo). Esta fora eletromotriz resulta da diferena entre o potencial natural do nodo e o potencial da estrutura que se deseja proteger. uma grandeza que depende das caractersticas do nodo, do material que compe a estrutura que se deseja proteger e, de certa forma, do prprio eletrlito. Os materiais tradicionalmente utilizados como nodos galvnicos so: Ligas de magnsio; Ligas de alumnio; Ligas de zinco.

Proteo contra corroso.


muito comum usar nodos de sacrifcios em:

Proteo contra corroso.


Proteo andica: A proteo andica baseia-se na formao de uma pelcula protetora nos materiais metlicos por aplicao de corrente andica externa, causando a passivao do metal. Utilizado para caracterizar algumas situaes nas quais o emprego da proteo no anula a velocidade de corroso, como na Proteo Catdica. normalmente aplicada para alguns metais como: Nquel, Ferro, Cromo, Titnio e suas ligas. Apresentam passivao a presena de halognios destroem a passivao do ferro e ao inoxidvel.

Proteo contra corroso.


Formao de uma pelcula protetora nos materiais metlicos pela aplicao de uma corrente andica externa. Esta corrente ocasiona a Polarizao do nodo que se traduz na prtica, por uma anulao de diferena de potencial da pilha de corroso, causada pelo recobrimento do nodo por um filme passivante. Pode ser utilizada em meios fortemente corrosivos como: Tanques de armazenamentos de cido sulfrico, Trocadores de calor de ao inoxidvel para cido sulfrico, Indstria de polpa de papel e outras situaes.

Proteo contra corroso.


Revestimento:
Os revestimentos protetores so pelculas aplicadas sobre a superfcie metlica e que dificultam o contato da superfcie com o meio corrosivo, objetivando minimizar a degradao da mesma pela ao do meio. O principal mecanismo de proteo dos revestimentos por barreira mas, dependendo da sua natureza, poder tambm proteger por inibio andica ou por proteo catdica. De maneira geral os revestimentos podem ser classificados como: Revestimentos metlicos: Revestimentos no metlicos inorgnicos; Revestimentos no metlicos orgnicos.

Proteo contra corroso.


Revestimentos Metlicos:
Aplicao de filmes metlicos sobre a superfcie do metal. Analisando os potenciais relativos do metal de cobertura e do metal base frente ao meio eletroltico considerado podemos ter as situaes seguintes: Carter Andico: Quando o metal de cobertura apresenta maior potencial de oxidao que o metal base. Carter Catdico: Quando o metal de cobertura apresenta maior potencial de reduo que o metal base.

Proteo contra corroso.


A anlise do carter do revestimento metlico a ser aplicado especialmente importante, pois todos os revestimentos preparados comercialmente apresentam porosidade em maior ou menor grau. Alm disso tais revestimentos podem sofrer trincas ou rupturas durante o uso ou transporte. Assim, os metais ficam expostos ao meio agressivo, sofrendo corroso o metal de cobertura ou o metal base em funo do revestimento ser andico ou catdico respectivamente.

Proteo contra corroso.


Revestimento no Metlicos Inorgnicos:
Substncias inorgnicas formadas ou depositadas sobre a superfcie metlica. Podem ser xidos, cimentos, carbetos, nitretos, vidros, esmaltes vitrosos, porcelanas e outros. xidos, carbetos e nitretos so empregados geralmente para revestimentos que resistem a altas temperaturas. Os revestimentos obtidos pela deposio de produtos de reao qumica que ocorrem entre o metal e um meio adequado, protegem o material metlico contra posterior ao agressiva. Assim, uma soluo de cido sulfrico ataca o chumbo formando sulfato de chumbo que por ser insolvel acaba protegendo o chumbo da ao do cido.

Proteo contra corroso.


Processos: Anodizao Em alguns casos, o prprio produto da corroso do metal reveste a superfcie chegando mesmo a proteger o metal conforme sua aderncia e uniformidade. Exemplo: Alumnio - formao de camada protetora de xido apresentando grande resistncia corroso atmosfrica. Devido a aderncia e alta resistividade eltrica apresentada pela camada ela acaba protegendo o metal. Cromatao As solues de cromatos e dicromatos (7,5 pH 9,5) passivam o ferro e o ao, possivelmente devido a formao de micro-pelcula protetora de Fe2O3, (magntico) e Cr2O3. Fosfatizao Consiste na adio de uma camada de fosfatos superfcie metlica. A camada de fosfatos inibe processos corrosivos e constitui-se, quando aplicada em camada fina e uniforme, em uma excelente base para pintura, em virtude da sua rugosidade. Empregado nas indstrias automobilsticas e de eletrodomsticos.

Proteo contra corroso.


Revestimentos Orgnicos:
Interposio de uma camada de natureza orgnica entre a superfcie metlica e o meio corrosivo. Os principais revestimentos orgnicos so os seguintes: Pintura industrial: um revestimento, em geral orgnico, largamente empregado para o controle de corroso em estruturas areas e, em menor escala, em superfcies enterradas ou submersas. O revestimento por pintura empregado para estruturas submersas que possam sofrer manuteno peridica em dique seco, tais como navios, embarcaes, bias, etc.

Proteo contra corroso.


Revestimento com borrachas: consiste o recobrimento da superfcie metlica com uma camada de borracha, utilizando-se o processo de vulcanizao. um revestimento que pode assumir diversas durezas dependendo do tipo de borracha e do processo de vulcanizao. Este revestimento utilizado na indstria qumica em equipamentos e tubulaes que trabalham com meios altamente corrosivos, especialmente cidos. O tipo de borracha selecionado em funo destas caractersticas de agressividade;

2 Lista de exerccios (entregar no dia da prova)


1) Explique o que corroso. 2) Quais so as consequncias da corroso? 3) Explique sobre a estabilidade dos metais do ponto de vista termodinmico. 4) Considere a pilha galvnica representada a baixo: Ni0 / Ni+2 // Cu+2 / Cu0
a) Quem o catodo e o anodo? b) Indique o metal que reduz e o que oxida . c) Escreva as semi-reaes e a reao global. d) Qual o sentido dos eltrons pelo fio condutor? e) Qual soluo ir se diluir e se concentrar?

5) Sabendo-se que o cobalto pode ceder eltrons espontaneamente para o on Au+3, pede-se: Co0 / Co+2 // Au+3 / Au0 a) Quem o catodo e o anodo? b) Indique o metal que reduz e o que oxida . c) Escreva as semi-reaes e a reao global. d) Qual o sentido dos eltrons pelo fio condutor? e) Qual soluo ir se diluir e se concentrar? 6) Considere as pilhas representadas abaixo: Ni / Ni+2 // Cu+2 / Cu Co / Co+2 // Au+3 / Au Zn / Zn+2 // Cu+2 / Cu Utilizando a tabela de potencial de reduo, calcule o ddp das pilhas.

7) Uma bandeja de prata perde o lustre ao reagir com o enxofre presente em certos alimentos (ovo) ou o ar atmosfrico (SO2 ou H2S). Quando isso ocorre, forma-se um revestimento escuro de Ag2S. Esse revestimento pode ser removido sem danificar a bandeja , colocando-a em uma panela de alumnio com gua quente e pouco detergente. A reao a seguinte: 3Ag2S(s) + 2Al(s) Al2S3(S) + 6Ag(s) Pede-se : a) Ocorre a formao de pilha nessa reao ? b) Fornea as reaes parciais de oxidao e reduo e a global c) Qual o eletrodo funcionar como anodo e o catodo. d) Sentido do fluxo de eltrons. e) Notao da pilha. f) Qual placa reduzira e oxidar. g) Qual o sentido do fluxo dos ons.

8) A corroso de ferro metlico envolve a formao de ons Fe2+. Para evit-la, chapas de ferro so recobertas por uma camada de outro metal. Em latas de alimentos a camada de estanho metlico e em canos d'gua, de zinco metlico. Explique por que: a) a camada de zinco evita a corroso de canos d'gua; b) quando a camada de estanho danificada, expondo a camada do ferro, a corroso acontece mais rapidamente do que quando a referida camada est ausente. Dados: Potenciais padres de reduo a 25C. Zn2+ + 2e Zn(s) E0 = - 0,763 V Fe2+ + 2e Fe(s) E0 = - 0,409 V Sn2+ + 2e Sn(s) E0 = - 0,136 V

9) Nas semi-reaes: Ni2+ (aq.) + 2 e Ni0 (s) Ag+1 (aq.) + 1 e Ag0 (s) A ddp da pilha, o ctodo e o nodo so, respectivamente: Dados: Ered.Ag = + 0,80V; Ered.Ni = - 0,24V (a 25C e 1 atm.) a) + 1,04 V, prata, nquel. b) + 1,04 V, nquel, prata. c) - 0,56 V, prata, nquel. d) - 1,04 V, nquel, prata. e) + 0,56 V, prata, nquel

10) O que Proteo catdica e Proteo andica. 11) Quais sos os tipos de revestimento que servem para minimizar o processo de corroso. 12)Explique sucintamente sobre: - Corroso atmosfrica - Corroso uniforme - Corroso por placas - Corroso por pites - Corroso por lixiviao - Corroso eroso - Corroso sob tenso - Corroso por frestas - Corroso em ranhuras - Corroso em canto vivo - Corroso galvnica

You might also like