You are on page 1of 11

A IMPORTNCIA DA LEITURA NA FORMAO DO PROFESSOR Profa Terezinha Baz de Lima Contedo Desenvolvido: . Aprendendo a Ler um Texto Escrito .

A Leitura Racional . Etapas do Ler para Estudar Denotao Interpretao Crtica Problematizao

. Fichamento e Resumo de Texto A IMPORTNCIA DA LEITURA NA FORMAO DO PROFESSOR O Professor um dos profissionais que mais necessidade tem de se manter atualizado, aliando tarefa de ensinar, tambm, e ao mesmo tempo, a de estudar. Transformar essa necessidade em direito fundamental para o alcance da sua valorizao profissional e desempenho em patamares de competncia exigidos por sua prpria funo social.
Em essncia, ser professor assumir um compromisso com o conhecimento, com a busca incessante do conhecimento. E fazer com que o aluno participe desse compromisso, dessa busca. Ambos, em processo de interao e envolvimento recproco, sensibilizam as suas retinas no intuito de melhor compreenderem os fenmenos da realidade... O prazer do magistrio est exatamente na renovao constante do professor (ou sua modificao existencial), proporcionada, inevitavelmente, pelo encontro com as novas geraes. (SILVA, 1995, p. 89).

Formar professores constantemente, possibilitar-lhes o aprender, um investimento mais que necessrio; essencial construo de um novo currculo, que ter como

referncia a realidade na sua complexidade e contradies, devendo as aes pedaggicas permitir a efetivao da relao entre sujeito e objeto, entre a realidade objetiva e a intersubjetividade, permitindo retraar/reconstruir o prprio conhecimento da realidade imediata social e complexa. O local privilegiado para a aprendizagem do professor , antes de tudo, a sala de aula. Novas pessoas. Diferentes dificuldades. Outras cabeas. Experincias desiguais. Conflitos inmeros. Diferenas patentes. Esse o mundo peculiar do ressurgimento ininterrupto do sujeito professor. Esse, sim, contexto de sua modificao existencial permanente. A sociedade contempornea exige um profissional que saiba lidar com o conhecimento e a diversidade de informaes. Os educadores precisam selecionar as informaes adequadas ao desenvolvimento da aprendizagem, ter acesso aos estoques de informaes e saber como dissemin-las. Devem estar familiarizados com as habilidades de coletar, organizar, estocar, transmitir e administrar as informaes necessrias sua prtica cotidiana.

APRENDENDO A LER UM TEXTO ESCRITO*


Trataremos, agora, apenas da leitura de textos verbais, que so as mais freqentes na vida escolar. Os textos verbais, isto , os textos que utilizam a palavra, incluem desde os livros e as apostilas usadas em sala de aula, os artigos de jornal e de revista, os romances, os contos, as poesias, os artigos cientficos, as letras de msica, at a parte falada de um filme, de uma propaganda, de um programa de televiso. Portanto, abrangem tanto os textos de fico quanto os de no-fico. A estes ltimos damos o nome de textos referenciais, pois fazem referncia aos contextos ou ao mundo que nos cerca e

ARANHA, Maria Lcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. PROLOGO. Os instrumentos do filosofar. So Paulo: Moderna, 1995.

englobam, por exemplo, as descries de lugares, de comportamentos e de aparelhos (um texto sobre aparelho digestivo, sobre a vegetao tropical, sobre o funcionamento de um computador, e assim por diante). Da mesma forma que existem diferentes tipos de texto, existem diferentes tipos de leitura desses textos. Cada tipo de leitura vai atender a um objetivo diferente. s vezes, lemos para nos divertir; s vezes, para estudar. Vejamos, ento, a seguir, os dois tipos de leitura que podemos fazer um texto verbal escrito: o emocional e o racional.

Leitura Racional
Esse tipo de leitura exige uma compreenso mais abrangente do texto e mobiliza, alm do sentimento, as capacidades racionais do leitor, como, por exemplo, a capacidade de analisar o texto, separar suas partes, estabelecer relaes entre elas e outros textos, sintetizar as idias do autor etc... Nesse nvel, estabelecemos um dilogo com o texto, fazendo perguntas que nos levem a compreender sua forma de construo e seus significados mais profundos. Os textos, em geral, no so construes transparentes, no nos entregam totalmente os seus significados logo numa primeira leitura. Temos, na verdade, de conquistar o texto, respeitando suas caractersticas prprias, que o fazem diferente dos demais. Na construo de um texto, importante que faamos algumas perguntas sobre sua forma de construo. Em que tempo de verbo est escrita? Em que pessoa? H um narrador? uma descrio, uma narrao, um dilogo dramtico? prosa ou poesia? necessrio descobrir se o texto est em prosa ou verso, escrito na primeira pessoa do singular, no presente e no qual um narrador conta vrias coisas.

E que coisas so essas? A vontade de escrever um livro e as dificuldades que encontra, entre afazeres profissionais e domsticos, para sentar e concretizar seu desejo. Podemos nos dar por satisfeitos com essa leitura. Mas ser que o texto no nos conta mais nada? Quem o narrador? uma professora, pois tem de dar conta de notas, reunies, recuperao, alm da preparao das festas de Natal. E que situao o narrador est vivendo um momento? Est em frias, sem ter mais nenhuma daquelas obrigaes profissionais. E, em frias, est escrevendo. No estranho que as frias signifiquem um outro momento de trabalho? Escrever tambm um trabalho, prazeroso, realizador, mas, mesmo assim, um trabalho. S que, ao lado deste, aparecem outros trabalhos, indispensveis: fazer a comida, tomar conta dos filhos. Assim, comeamos a perceber as dificuldades da mulher que trabalha fora de casa: na verdade, ela tem dupla jornada de trabalho, uma em casa, outra no emprego. Comeamos a perceber as dificuldades das professoras: alm de profissionais, so tambm mulheres, esposas, mes, donas de casa, filhas. O nosso olhar se modifica, pois passamos a encara-las no mais solidificadas em um papel, mas como pessoas humanas, com vrias dimenses, vrias dificuldades e vrias formas de realizao. Vemos, portanto, que essa historinha, aparentemente to simples, tem outros significados mais escondidos. Podemos, ento, dizer que a leitura racional de um texto uma forma de re-criar esse texto, visando a sua compreenso mais profunda. A recriao feita a partir das perguntas que fazemos ao texto. E, como as perguntas so nossas, estamos, ns, leitores, tendo um papel ativo nessa recriao, nessa leitura, nessa atribuio de significados que esto latentes no texto mas no totalmente mostra. A leitura racional comporta, assim, uma subdiviso em nveis, que constituem etapas de aprofundamento da interpretao: denotao, interpretao, crtica e problematizao. como se entrssemos num rodamoinho e fssemos dando voltas, cada vez mais profundas.

Etapas do Ler para Estudar A Denotao o primeiro nvel de leitura racional de um texto. Visa a compreenso do sentido mais literal, direito e superficial do texto e envolve as seguintes etapas: 1) Levantamento de aspectos diversos, como: a) vocabulrio: grifar e procurar no dicionrio as palavras desconhecidas ou cujo sentido no tenha ficado claro; b) dados sobre o autor, situao histrica e finalidade para a qual foi escrito o texto (para uma aula? uma conferncia? artigo de jornal? captulo de um livro? carta? resposta a algum?); c) autores, teorias, obras, eventos, comentados no texto e que nos so desconhecidos. 2) Procura da idia central do texto, respondendo-se s perguntas: do que trata o texto? Qual o assunto discutido? 3) Anlise do desenvolvimento do raciocnio do autor: como o autor trata essa idia central? Se um ensaio sobre determinado assunto, de onde ele comea e quais as idias, argumentos e fatos que usa para sustentar seu raciocnio? A que concluso chega? No momento em que conseguimos perceber como o autor montou seu texto, ns entramos na posse de sua estrutura lgica, revelada pelo encadeamento das idias que deve desembocar na concluso. Embora a compreenso de um texto literrio (ficcional), por exemplo, um conto ou um romance, seja diferente da compreenso de um ensaio de um texto terico

(no-ficcional) -, possvel observar essas mesmas etapas. O texto literrio tambm apresenta uma idia central e um encadeamento lgico detectado atravs das situaes apresentadas que levam a um final (no necessariamente a uma concluso). As perguntas que nos orientam permanecem as mesmas: como foi montada a histria? Quais os aspectos importantes que foram mostrados? Respondendo a essas questes, encontramos o enredo, que corresponde ao nvel denotativo do texto ensastico. O mesmo se aplica a um filme ou a uma novela de televiso. A Interpretao o segundo nvel de leitura racional. Procura os significados no explcitos, escondidos, ou seja, os significados conotativos ou figurados. Perguntamos: o que o autor quer mostrar ou demonstrar com este texto? quais os valores que aparecem? como as idias apresentadas, o ponto de vista assumido, se ligam poca de produo do texto? qual a relao do texto com o atual contexto histrico e social? Enfim, nesse nvel que vamos analisar mais a fundo os diversos elementos que compem o texto, examinando as relaes que eles mantm entre si e como cada um influencia o outro. nesse nvel, tambm, que cruzamos idias e valores presentes no texto com a situao histrica e social da poca em que foi escrito e, s vezes, at com a biografia do autor. Ao fazer isso, podemos, inclusive, avaliar o significado das idias apresentadas no texto na poca de sua criao. Avaliamos o grau de novidade que ele apresentou ento. A Crtica O terceiro nvel de leitura racional o momento da crtica. No a crtica gratuita, baseada no gosto e na opinio individual, subjetiva, mas aquela que surge do nosso entendimento da proposta do prprio texto. Podemos verificar se o autor atinge ou no os objetivos a que se prope; se claro, coerente; se sua abordagem original e se traz alguma contribuio para o assunto tratado.

Trata-se da crtica, que no depende do nosso gosto e que est fundamentada em aspectos do prprio texto. No necessariamente uma crtica negativa, pois permite apontar, tambm, os pontos positivos do texto. Ao chegar a esse ponto da leitura, teremos completado a anlise do texto. Saberemos dizer do que ele trata, quais os pontos enfocados, com que ponto de vista o assunto foi tratado, se o autor foi coerente ao expor suas idias e qual a contribuio dentro da rea. A partir desse momento, podemos dizer se o texto bom, ruim ou mdio, independente de termos gostado dele ou no. importante frisar que as crticas feitas por pessoas diferentes podem ser divergentes. Esse fato positivo, pois a diversidade agua a nossa curiosidade e nos permite perceber aspectos do texto que no tinham sido notados. A Problematizao o quarto e ltimo nvel de leitura racional. Nesse nvel nos distanciamos do texto e pensamos em assuntos ou problemas que, embora levantemos a partir de sua leitura cuidadosa, vo alm dele. quando nos perguntamos: naquela poca, ou sociedade, era assim; e hoje, como ? Tal coisa vlida para x; e para y, como ? Ao problematizar, estamos indagando sobre outras possibilidades e exercitamos a imaginao, a coerncia, o raciocnio. Abrimos nossos olhos para novos significados, para novas leituras do mundo. Concluindo, a necessidade de aprender a ler muito mais ampla e profunda do que normalmente se coloca, pois envolve a prtica de dar significados ao mundo que nos cerca e nossa prpria vida. tarefa que pode ser conseguida atravs dos sentimentos e tambm da razo.

A leitura racional, como vimos, apresenta uma srie de etapas que correspondem ao aprofundamento gradual dos significados presentes no texto, aprofundamento este que pode nos levar para alm do prprio texto, at os valores implcitos, escondidos, que presidiram a sua criao. Este o caminho crtico que nos permite chegar problematizao da nossa realidade e que nos leva, portanto, ao filosofar. Fichamento e Resumos de Textos Quando estamos estudando, seja para a escola, seja em virtude de interesse pessoal por determinado assunto, o complemento natural da leitura racional e analtica, que vimos no item anterior, a ficha de leitura. Essa ficha pode conter a estrutura do texto e o encadeamento lgico das idias nele contidas de forma resumida, ou pode conter citaes importantes sobre um determinado tpico. O fichamento pode ser, portanto, de dois tipos: fichamento de um texto e fichamento de tpicos determinados, que sero aproveitados, mais tarde, para um trabalho de sntese. Trataremos de um tipo de cada vez.

Fichamentos de Textos
Fichamento de Texto Ensastico O ensaio um texto literrio no-ficcional, razoavelmente curto, que trata de um nico assunto, a partir do ponto de vista escolhido pelo autor. Vamos estudar, agora, o fichamento passo a passo. 1 passo Para facilitar o trabalho de fichamento de um texto ensastico, devemos fazer, em primeiro lugar, uma leitura coerente exploratria, sem nos determos nas dificuldades. Muitas delas se resolvero na segunda leitura, quando j tivermos uma idia do texto todo, do conjunto de argumentos que foram desenvolvidos. Devemos

aproveitar essa primeira leitura para numerar os pargrafos, o que nos auxiliar muito no passo seguinte. 2 passo Consiste na identificao das partes principais do texto . Todo texto ensastico completo (isso no se aplica, claro, a trechos tirados de um todo maior) apresenta de forma mais ou menos clara trs partes distintas: Introduo nela o autor coloca o problema ou a indagao que o levou a escrever o texto. A introduo nos d, ento, uma idia do assunto tratado. Alm disso, nela o autor coloca tambm o ponto de vista ou o ngulo sob o qual ele vai abordar o assunto e, s vezes, o mtodo, ou seja, o caminho que vai seguir (se vai apresentar casos para chegar a uma generalizao, ou se vai partir de um princpio geral e deduzir suas conseqncias). Desenvolvimento o corpo do texto, que apresenta os dados, as idias, os argumentos e as afirmaes com que o autor constri um edifcio de relaes entre as partes, e que constitui o seu pensamento original. A partir da indagao / problema colocada na introduo, o desenvolvimento revela como o autor conduziu a procura de solues/explicaes e quais os caminhos que escolheu em detrimento de outros. Concluso toda a construo desemboca em algumas afirmaes ou em novas indagaes decorrentes da organizao e do desenvolvimento do texto. 3 passo Na terceira etapa, vamos levantar a estrutura, isto , o plano lgico a partir do qual o texto foi escrito. Para isso, resumimos em poucas palavras as idias principais de cada pargrafo para poder, a seguir, agrupa-las sob tpicos gerais. Perguntamos: a que diz respeito a idia principal do pargrafo? H uma palavra ou um ttulo que condense o assunto que est sendo tratado?

Voltando introduo deste texto, levantamos a sua estrutura da seguinte forma:

RESUMO 1. A ficha de leitura como complemento da leitura analtica pode conter a estrutura lgica do texto ou citaes importantes. 2. Existem dois tipos de fichamento: de texto e de tpicos.

TPICO Fichamento como complemento da leitura Tipos de fichamento.

Colocando-se isso em forma de plano, temos: 01.Introduo 02.Fichamento como complemento da leitura 03.Tipos de fichamento

4 passo Agora, estamos prontos para a quarta etapa, ou seja, para examinar a relao que as idias mantm entre si e elaborar o plano do texto: quais as idias, fatos ou argumentos apresentados que esto no mesmo nvel, isto , que no dependem uns dos outros, mas que se somam no desenvolvimento do texto? quais as idias que dependem ou so subdivises de outras? Tomando como exemplo o ndice deste livro, vemos que os captulos esto no mesmo nvel de importncia (mesmo tamanho e mesmo tipo de letra), sendo, portanto, idias coordenadas. As subdivises de cada captulo, uma vez que dependem do assunto principal, so idias subordinadas. Podemos perceber a estrutura de cada captulo pelo tamanho da letra usada para compor os captulos de cada tpico (tipo maior) e subtpico (tipo menor).

REFERNCIA:

ARANHA, Maria Lcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Temas de filosofia. So Paulo: Moderna, 1995. LIMA, Terezinha Baz de. Relaes da leitura e escrita no processo de produo do conhecimento : caminhos para formao continuada de professores. Campinas, SP: UNICAMP (Tese de Doutorado em Educao), 2001. RSING, Tnia M. K. A formao do professor e a questo da leitura . Passo Fundo, RS: Edupf, 1996. SILVA, Ezequiel Theodoro da. A produo da leitura na escola : pesquisas x propostas. So Paulo: tica, 1995.

You might also like