You are on page 1of 5

FINANAS E O REINO

INTRODUO

A Palavra de Deus completa e perfeita. Nela encontramos o padro de Deus para cada rea de nossas vidas, inclusive sobre valores, gastos, economias etc... Das 38 parbolas, 16 falam sobre dinheiro e posses; Na Bblia h 500 versculos sobre orao, menos de 500 sobre f e cerca de 2.350 versculos sobre dinheiro e posses. Se o Senhor falou tanto sobre esse assunto porque Ele deseja que conheamos a Sua perspectiva a respeito dessa rea da vida. Deus quer que sejamos livres da escravido que Satans pode nos impor quando no obedecemos aos princpios bblicos estabelecidos para esta rea. O que um escravo? Escravo aquele que est sujeito a um senhor como sua propriedade. A escravido gera o stress fsico e emocional, nos impedindo de realizar a obra, de avanar. A obedincia quebra maldies e nos traz felicidade.

O que devemos fazer? Antes de caminharmos nos princpios devemos nos situar: Onde estamos? Qual nossa situao atual em relao s finanas? Onde quer que voc esteja, querida, Deus ir operar maravilhas, mas primeiro se entregue ao amor do Pai. Se tudo vai bem, recapitule os pontos abaixo e continue na dependncia Dele. Se a situao est ruim, saiba que Ele quer restaurar, mas precisa da sua cooperao; tome uma atitude e se posicione! A obedincia trar contentamento e a beno (bnos so diferentes de riquezas).

Dinheiro compra uma cama, mas no o sono; Livros, mas no crebros; Comida, mas no o apetite; Enfeites, mas no a beleza;
Finanas e o Reino 1

Uma casa, mas no um lar; Remdios, mas no sade; Luxo, mas no cultura; Passatempos, mas no a felicidade; Religio, mas no a salvao.

1 Tm 6:6

Sem contentamento voc nunca ter o suficiente. Abaixo indicamos os princpios nos quais devemos caminhar. No uma questo de frmula, no fcil e requer disciplina; mais uma vez, se entregue ao Pai, no confie em sua prpria fora, seja diligente e siga os passos:

1.

Reconhecer que tudo pertence a Deus. Reconhecer que tudo vem das Suas mos. *1 Cr 29:11-12 *Ag 2:8 *Dt 8:6-10,17,18

2.

A primazia pertence a Ele.

Se Deus o primeiro em sua vida, voc no tem dificuldade em lhe obedecer, em lhe dar o primeiro lugar em todas as reas da sua vida.

*1 Cr 29:13-14

*Ml 3:10

- Gn 14:20 Abro deu o dzimo de TUDO. Por que Abro foi prspero e abenoado? Porque ele buscou em primeiro lugar o Reino de Deus! - Mt 6:33 Buscai, pois... (v. 25-34) - 1 Ts 4:11,12 - Trabalhar para sustento prprio. - 2 Ts 3:7- 12

Finanas e o Reino

- Qual geralmente a raiz dos problemas financeiros? *1 Jo 2:15-17 * 1Tm 6:6-10

- Primeiro passo para soluo: *Rm 12:2: Ex.: Jesus - Mt 4:1-10

3.

Prioridades: a) Fazer um planejamento dos gastos (oramento) o prioritrio conforme Deus! Lc 14:28 b) Oramento clculo de gastos para a realizao de uma obra! c) Suprfluo comprar mal, algo desnecessrio. d) Administrar definir verbas razoveis para cada necessidade; manter sob controle. *Fl 4:10-13 *Pv 30:8-9

Algumas regras bsicas para administrar as suas finanas: - Saiba quanto de dinheiro est entrando; - Saiba exatamente onde o dinheiro est indo; - Avalie como economizar em suas despesas; - Determine-se a ficar livre de dvidas; - Continue determinado; - Estabelea um celeiro; - Esteja consciente das estratgias de Satans, as mesmas utilizadas no den Concupiscncia (= Seduo). 1 Jo 2:15-17. O antdoto est em Rm 12:2 A necessidade muitas vezes permitida por Deus para trazer a conscincia da dependncia dEle e do Corpo de Cristo, vencendo assim o esprito de independncia que a abundncia muitas vezes quer gerar. 4. Ofertas: *2 Co 9:1-15 dinheiro sementes; Mc 12: 38 - 44 e Lc 21:1- 4 A oferta da viva pobre.

Finanas e o Reino

5.

Fidelidade no Pouco: Mt 25:23 Zc 4:10 No desprezar os humildes comeos.

6.

Generosidade: *At 2:44-45 Igreja Primitiva;

Exemplo de mulheres com as quais Deus pde contar: - 1 Re 17:13-15 viva de Sarepta; - Lc 8:3 um grupo de mulheres deu dos seus recursos pessoais para auxiliar o ministrio de Jesus; - At 9:36-42 Dorcas.

*Pv 31:20 Mulher virtuosa: Abre os braos aos pobres, e estende as mos aos necessitados. *Hb 13:16 Projeto celeiros, bazar etc. *At 20:35 Mais bem-aventurado dar que receber. Propsito da mulher: auxiliar apoiar para que sua famlia seja conduzida vontade de Deus e, como as mulheres ricas que serviam a Jesus, ser participante do Reino com suas ofertas. *Sl 35:27 *Mt 6:19-21

Se algo em relao s finanas no vai bem, o que fazer? Pergunte-se: Estamos amando mais o dinheiro do que a Deus? (Mt 6:24) Estamos de fato realizando a vontade de Deus? Temos alguma dvida? (Rm 13:8) Temos dizimado? Temos sido generosos? Temos demonstrado gratido a Deus por sua proviso?
Finanas e o Reino 4

Temos sido fiis no pouco? Deixamos de obedecer alguma ordem de Deus? J pedimos para Deus suprir as nossas necessidades?(Tiago 4:2) Estamos mais interessados em aprender ou suprir nossas necessidades? Temos trabalhado com diligncia?(Pv 28:19) No estamos esperando mais em pessoas do que em Deus? No estamos usurpando a glria de Deus? (1 Cr 29:11,12) Temos medo do futuro? (Mt 6:34)

Referncias Bibliogrficas: CARVALHO, Pio. Esta Viva Pobre. CUNNINGHAM, Loren & Janice Rogers. F e Finanas no Reino de Deus. HINN, Benny. O Caminho Bblico Para a Beno.

Deixe que as coisas temporrias cumpram seu papel, mas que as eternas sejam o objeto do seu desejo. Thomas A. Kempis

Finanas e o Reino

You might also like