You are on page 1of 20

9 - Transmisso de sinais

9.1-Princpios de transmisso 9.2-Modulao de amplitude 9.3-Modulao de frequncia 9.4-Modulao de impulsos codificados (MIC) 9.5-Malhas de captao de fase (PLL)

9.1 - Princpios de Transmisso


De um modo geral podemos dizer que a necessidade de utilizao de modulao advm do facto de determinados suportes de transmisso no funcionarem na banda de base. Esta banda corresponde faixa de frequncias ocupada pela informao que se pretende transmitir. Nos diagramas a seguir representados exemplifica-se os diferentes mtodos de modulao que sero abordados mais detalhadamente de seguida.

Perturbaes SP +

PV Controlador (1) Processo

Sensor

Receptor

(1)

Emissor

Sistema de Transmisso (1) - canal de transmisso

Canal de transmisso: fios de cobre, cabo de pares simtricos, cabo coaxial, fibra ptica, espao (FH),

Emissor Sistema de Transmisso Canal de transmisso Receptor


Constituio de um sistema de transmisso: emissor, canal ou suporte de transmisso e receptor.

O canal de transmisso diz-se activo caso tenha dispositivos electrnicos associados. Estes dispositivos tm geralmente a funo de amplificao / regenerao do sinal.

O canal de transmisso diz-se bidireccional ou unidireccional consoante transmite o sinal nos dois sentidos ou apenas num sentido, respectivamente.

O canal de transmisso diz-se dedicado ou partilhado consoante utilizado de forma exclusiva ou partilhada por diferentes sinais provenientes eventualmente de diferentes emissores.

Por norma os emissores, receptores e dispositivos amplificadores so unidireccionais, ou seja, no funcionam quando se trocam as interligaes de entrada com as de sada. Este facto exige a presena em muitos sistemas de transmisso de circuitos que efectuam a converso de 2 para 4 fios (hbridos) e de canceladores de eco.

9.2 - Modulao de amplitude


No caso do sinal modulado em amplitude a informao a transmitir fica contida na amplitude de um sinal de alta frequncia denominado portadora.

EM EC

x X y z

V =KE ME C
0

O multiplicador pode ser utilizado como modulador de amplitude.

EC -

Portadora

EM - Informao a transmitir KFactor de escala do multiplicador (por defeito K=1/10)

EC = ECP sen (Ct) c = 2fc - Frequncia angular da portadora

ECP

- Amplitude da portadora

Se o sinal a transmitir for sinusoidal de amplitude EMP e frequncia angular M, tem-se : Vo = KE M E C = = 1 E MP sen( m t ) E CP sen( c t ) = 10

E MP E CP (cos( c m ) t cos( c + m ) t ) 20

Neste caso, modulador balanceado, a envolvente do sinal Vo(t) no tem a mesma forma do sinal Em(t), e portanto como desmodulador no pode ser utilizado um sistema simples de rectificao e filtragem (detector de pico). No caso de se ter fc=10 kHz, fm1=2 kHz, fm2=4 kHz (sinal a transmitir constitudo por duas componentes sinusoidais), teremos em termos espectrais:

A() f m1 f m2 fc

2 4 Informao a transmitir

10 Portadora

Freq. (kHz)

SINAL MODULADO EM AMPLITUDE A() fc

6 8 banda lateral inferior

10

12 14 banda lateral superior

Freq. (kHz)

Faz-se notar que a informao contida nas bandas laterais igual sendo possvel recuperar o sinal EM(t) apenas a partir de uma delas (sistemas de transmisso de banda lateral nica).

O modulador de amplitude mais utilizado, que permite a utilizao de desmoduladores mais simples, apresenta no sinal de sada, Vo(t), uma componente de frequncia angular c.

Diagrama do circuito modulador AM com vestgio da portadora na sada (modulador no balanceado):

R R +Vcc X1 + R -Vcc

-EM -ECP

VX EC

x y

V0

ECP - componente contnua

Vx ( t ) = E CP + E M ( t ) = E CP + E MPsen (M t ) 1 (E CP + E MPsen (M t ) ).E CPsen (C t ) = 10 E 2 CP E E E E = sen (C t ) + MP CP cos((C M ) t ) MP CP cos((C + M ) t ) 10 20 20 Vo ( t ) = KVx ( t )Vy ( t ) = Neste caso, no sinal de sada existe uma componente com frequncia c e em termos espectrais, temos :

A ( )

SIN A L M O D U LA D O EM AM PLITU D E C O M V ESTG IO D E PO R TA D O R A Po rtadora fc

6 8 banda latera l inferio r

10

12 14 banda lateral superio r

F req. (kH z)

A envolvente do sinal Vo(t) tem a mesma forma que o sinal EM(t) desde que o valor ECP seja superior amplitude mxima do sinal que se pretende transmitir.

Desmodulao ou deteco o processo utilizado para se obter EM(t) a partir do sinal Vo(t). No caso do sinal AM podemos construir o desmodulador com base num multiplicador e num filtro passa - baixo.

V0 A sen ( t)
C

x y

Filtro passa-baixo

E (t)
M

C - Frequncia angular da portadora.

Vo(t) - sinal modulado (AM)

Se existir portadora no sinal modulado em amplitude o desmodulador pode-se reduzir a um detector de pico (rectificador + filtro passa-baixo).

9.3 - Modulao de frequncia

No caso da modulao de frequncia a informao que se pretende transmitir fica contida na frequncia do prprio sinal emitido, ou seja, o desvio de frequncia do sinal modulado em relao frequncia central (C) proporcional amplitude do sinal a transmitir.

EC (t)

M odulador FM
EM (t)

VCO

Vo (t)

VCO - Voltage Controlled Oscillator

EC = ECP sen (Ct) EM = EMP sen (Mt) Vo = V sen ((C+kEM). t)

(frequncia de oscilao livre do VCO)

Os moduladores de FM tm por base circuitos osciladores cuja frequncia de oscilao funo da amplitude do sinal a transmitir (EM). Estes circuitos so conhecidos por VCOs. Uma vez que a informao do sinal transportada sob a forma de um desvio de frequncia, este mtodo de modulao apresenta melhor imunidade ao rudo, sendo possvel efectuar isolamento ptico ou galvnico, entre o emissor e o receptor, sem perda de informao.

Diagrama de Blocos - VCO


+ Vc(t) C R V I X1 + -Vcc + -Vcc +Vcc V
OUT

+Vcc X2

R'

I' To

Ref C o

V+

T1
1 V
O

V-

X1 - Integrador X2 - Comparador (Tenso de referncia - VRef) T1 - Monoestvel I - Fonte de corrente R - Inicializao (Reset) I - Integrao

Quando o Monoestvel dispara, durante o intervalo de tempo To (definido pelo valor da capacidade Co), o condensador descarregado e a tenso VOUT incrementada.
Vout
V

T0

T1 VI>0

t VRef

Vo V+

T0

T1

Clculo de V no modo RESET :

I I V I R

+ Vc(t) C +Vcc X1 + -Vcc V


OUT

V-

II=VI/R ; IC=I-II (I>II) IC I II t = VRe f + t C C I II VOUT ( t = To ) = VRe f + To C I II To V = VOUT ( t = To ) v co = C VOUT ( t ) = v co +

T1 corresponde ao tempo necessrio para a tenso no condensador variar da sua tenso de VOUT(t=To) a VRef (carga do condensador).

Clculo de T1:

I I V I R

+ Vc(t) C +Vcc X1 + -Vcc V


OUT

IC = II = T1 =

VI R

V =

I II I C (I I I ) To = To = To To II C II II

1 CV I I T1 T1 = C II

O perodo do sinal de sada (VOUT) dado por: T = To + T1 = I To II 1 V 1 F= = I T R ITo

de notar que a frequncia do sinal (VOUT) proporcional a VI , uma vez que os coeficientes R, I, e To so constantes. O valor da capacidade C no afecta o valor de F.

Valores tpicos das tenses, frequncias e linearidade :

0 < VI < 10 V Fmax 1 MHz

R - ajuste de frequncia mxima

Erro de linearidade

= = =

0.002 % 0.005% 0.1%

Fmax

=10 KHz =100 KHz =1 MHz

Conversor frequncia-tenso:

10

C C F IN R X1 + -Vcc

To

To

+Vcc

T1

T=1/F IN

T=1/F IN

I Ref

R' R
F

I' I

IF IC R X2 +

+Vcc V -Vcc

OUT

X1 - Comparador (tenso de referncia=VRef) X2 - Integrador T1 - Monoestvel I - Fonte de corrente R - Inicializao (Reset) I - Integrao

O condensador e resistncia actuam como diferenciador do sinal de entrada (FIN). Por cada impulso de disparo do monoestvel, de durao To, o comutador colocado na posio R. Em regime estacionrio a carga armazenada no condensador, durante o tempo To, deve ser igual descarga que se efectua pela resistncia RF, ou seja em termos de valores mdios das corrente teremos:

(I F ) av = (I A ) av = I
logo:

To T 1 T

( VOUT ) av = R F (I F ) av = R F To I ( VOUT ) av = R F To IFIN

Admite-se que se tem: RFC>>T

Com o circuito anterior obtemos um valor mdio da tenso de sada proporcional frequncia de entrada FIN. 9 11

Exemplo: Sistema de transmisso com modulao FM

Sensor V

Condicionador de Sinal

Conversor LED

V/F

F.O.

APD

Conversor

F/V

LED - Light Emitting Diode F.O. - Fibra ptica APD - Avalanche Photo Diode

Anlise temporal dos sinais num conversor frequncia-tenso:

FIN - sinal de entrada A1 Comparador com histerese (Schmitt- trigger) T1 - Monoestvel T2 - Transistor em montagem inversora A2 - Seguidor de tenso (Buffer) A3 - Filtro passa-baixo

12

FIN
Fin=1/T

V1 Onda Rectangular V2 0
T0 T1

t
T=T0 + T 1

V3
V

0T

T1

T0 determinado por C0 t

0 Vout 0

Vout = V

T0 = VT0 Fin T

9.4 - Modulao de impulsos codificados (MIC)


No caso da modulao de impulsos codificados (MIC1), o sinal a ser transmitido amostrado a uma frequncia mnima de 2 fmax (duas vezes a frequncia mxima do sinal a transmitir - Ritmo de Nyquist), sendo usualmente as respectivas amostras codificadas por sequncias digitais de 8 bits. Esta tcnica apresenta elevada imunidade ao rudo, permite a utilizao de redundncia nos cdigos utilizados para deteco de erros e viabiliza a multiplexagem de sinais.

PCM- Pulse Code Modulation, na designao anglo-saxnica

13

Diagrama de blocos:
VI B1 B2 B3 B4 V

B1 filtro passa-baixo (fc=fmx) B2 - amostragem + converso A/D B3 - processamento digital B4 - converso D/A + filtro O diagrama de sinais, a seguir representado, pressupe que a informao a transmitir no multiplexada.

FAMOST.=1/T FAMOST.>2fmx

14

(1) (2)

- Sinal PAM - Pulse Amplitude Modulation - Sinal PCM - Pulse Code Modulation

9.5 Malha de fase sncrona (PLL)


As malhas de fase sncrona (PLL - Phase Lock Loop) tm um largo campo de aplicaes de que so exemplos os moduladores, desmoduladores e sintetizadores de frequncia. Representa-se na figura seguinte o seu diagrama de blocos:

PD
U1

A/LF
U2

VCO

I - Fase do sinal de entrada o - Fase do sinal de sada


PD - Detector de fase (Phase Detector) A - Amplificador LF - filtro de malha (Loop Filter) VCO - Oscilador controlado por tenso (Voltage Controlled Oscillator)

Numa situao de sincronismo os sinais que se encontram na entrada do detector de fase so de igual frequncia, ou seja tem-se: fI=fVCO. A tenso de entrada no VCO (U2) proporcional frequncia do sinal de entrada (fi) sendo a malha de

15

retoaco responsvel por manter um acompanhamento de fase entre os sinais de entrada no detector de fase. Em malha aberta o VCO oscila numa frequncia que vamos designar por fFR (frequncia de oscilao livre - Free Running). Quando a retroaco estabelecida (malha fechada) o VCO, caso consiga adquirir sincronismo com o sinal de entrada, gera com sinal com a mesma frequncia do sinal de entrada (fI). A banda de aquisio do PLL (Capture Range), corresponde ao intervalo de frequncias, em que partindo de uma situao de malha aberta, o PLL consegue adquirir sincronismo (fI=fVCO). A banda de manuteno (ou de seguimento) do PLL (Lock Range), corresponde ao intervalo de frequncias, em que partindo de uma situao de sincronismo, o PLL consegue manter esse sincronismo (fI=fVCO). Designando por fL e fC a banda de manuteno e a banda de aquisio, respectivamente, tem-se sempre a seguinte relao: f L fC . O tempo de sincronizao do PLL (Pull in Time) corresponde ao intervalo de tempo necessrio para que o PLL adquira o sincronismo. Em termos grficos podemos representar as bandas de aquisio e manuteno do PLL da seguinte forma:
U2 f

0
f FR U2 fC f f
L

0
f FR f

Equaes de funcionamento do PLL:

do (t) = f [U2(t )] dt

16

Sensibilidade do VCO: K =
U1(t) = g[i (t) o (t)]

df(U2) dU2

Sensibilidade do comparador de fase: K =

dU1(t)) d[i (t) o (t)] O filtro de malha (LF) garante a estabilidade da malha de fase sncrona

com um erro de fase, em regime estacionrio, dado por : = i o = 2(f FR f i ) K K

K K - ganho de malha (" Loop")

A expresso anterior considera que os sinais so sinusoidais, despreza a influncia do filtro e assume que as sensibilidades do detector e VCO so constantes (resposta linear).

Tipos de detectores de fase mais utilizados:

ou exclusivo; Flip-Flop; Sample-and-Hold.

usual que um mesmo circuito integrado possa ter diversos tipos de detectores de fase que so concretizadas em funo das ligaes efectuadas entre componentes exteriores.

Tipos de filtros mais utilizados:

Passivo (sem correco)


R V I C V0

17

Passivo (com correco feedforward)

R1 V I R2 V0

Activo (com correco feedforward)

R2 R1 V I + X1 -Vcc +Vcc

V0

Os dois ltimos tipos de filtro permitem obter situaes de estabilidade para valores de ganho do anel mais elevados.

9.5.1 - Sintetizadores de frequncia

Os sintetizadores de frequncia so circuitos que nos permitem gerar um conjunto de sinais cujas frequncias se obtm a partir de um sinal de referncia e se relacionam entre si por nmeros racionais. Em termos de uma representao por diagramas de blocos teremos:

18

B1

fR

:N

PD

FPB

V0

fO

:M

VCO

B1 - oscilador de referncia (fR) PD - detector de fase FPB - filtro passa-baixo A - amplificador VCO - oscilador controlado por tenso :N - divisor de frequncia pelo factor N :M - divisor de frequncia pelo factor M

Os divisores de frequncia obtm-se usualmente a partir de contadores digitais e como numa situao de sincronismo os sinais na entrada do detector de fase so de igual frequncia, tem-se: f R f0 = N M M f0 = fR N Exemplo: no caso de um duplicador de frequncia basta fazer N=1 e M=2, sendo possvel utilizar o seguinte diagrama de blocos:

fR B1 PD

FPB

V0

Ck Q Q

F/F

fO

VCO
f0=2fR

F/F - Flip-Flop

19

9.5.2 - Exemplo de uma montagem de um PLL utilizando o circuito integrado MC14046B

PLL
5 9 4

Sinal de entrada

LF
14

Vi

PD
3

Sinal de sada

R C

6 7

VCO
11 12

Vo

20

You might also like