You are on page 1of 42

86 QUESTES DE CONCURSO SOBRE O REGIMENTO INTERNO DO TJMG 1 .

(TJ-MG, Fundep - Assistente Social - 2005) De acordo com o Regimento Interno do Tribunal de Justia do Estado de Minas Gerais, a aplicao da pena de perda de delegao aos delegatrios de servios notariais e de registro est corretamente classificada e atribuda como A ) competncia administrativa do Conselho da Magistratura. B) C) D) E) competncia administrativa do Presidente do Tribunal de Justia. competncia jurisdicional da Corregedoria Geral de Justia. competncia jurisdicional da Corte Superior. N.R.A.

2.

A) B) C) D) E) 3.

(TJ-MG, Fundep - Assistente Social - 2005) De acordo com o que determina o Regimento Interno do Tribunal de Justia do Estado de Minas Gerais, CORRETO afirmar que entre os rgos necessariamente integrados pelo Presidente desse Tribunal, NO se inclui a Cmara Especial de Frias. a Comisso Examinadora de Concurso para Ingresso na Magistratura. o Conselho da Magistratura. o Tribunal Pleno. N.R.A. (TJ-MG, Fundep - Oficial de Apoio Judicial - 2005) Segundo o Regimento Interno do Tribunal de Justia do Estado de Minas Gerais, NO integra a Comisso Examinadora de Concurso para Ingresso na Magistratura o Desembargador Superintendente da Escola Judicial Edsio Fernandes. o Presidente do Tribunal de Justia. o 1 Vice-Presidente do Tribunal de Justia. um representante do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil. N.R.A. (TJ-MG, Fundep - Oficial de Apoio Judicial - 2005) Analise estas afirmativas concernentes ao quorum de funcionamento dos rgos Colegiados do

A) B) C) D) E) 4.

A) B) C) D) E) 5.

Tribunal de Justia: I. Como regra geral, impe-se, para a tomada de decises, o quorum de maioria absoluta. II. No h exigncia de quorum de funcionamento do Tribunal Pleno. III. Exige-se maioria de dois teros para a recusa de promoo de Magistrado pelo critrio de antiguidade. A partir dessa anlise, pode-se concluir que apenas a afirmativa I est correta. apenas a afirmativa III est correta. apenas as afirmativas II e III esto corretas. as trs afirmativas esto corretas. N.R.A. (TJ-MG, Fundep - Oficial de Justia - 2007) De acordo com o Regimento Interno do Tribunal de Justia do Estado de Minas Gerais, assinale a alternativa CORRETA. O Tribunal de Justia constitudo pelos desembargadores, pelos Presidentes das Turmas Recursais e pelos Coordenadores dos Juizados Especiais. Os mandatos do Presidente, dos Vice-Presidentes, do Corregedor-Geral de Justia e do Vice-Corregedor-Geral de Justia sero de dois anos. O desembargador, em sesso solene, aps proferir discurso, tomar posse e prestar o compromisso perante o Presidente do Tribunal. O Conselho da Magistratura composto pelo Presidente, que o presidir, pelos Vice-Presidentes, pelo Corregedor-Geral de Justia, pelo Vice-Corregedor-Geral de Justia, que so membros natos, e por cinco desembargadores mais antigos, dentre os integrantes da Corte Superior. N.R.A. (TJ-MG, Fundep - Oficial de Justia - 2007) De acordo com o Regimento Interno do Tribunal de Justia do Estado de Minas Gerais, integram a competncia jurisdicional do Presidente do Tribunal, EXCETO votar nos julgamentos de incidente de inconstitucionalidade e nas aes diretas de inconstitucionalidade. requisitar pagamento em virtude de sentena proferida contra as Fazendas do Estado ou de Municpio, bem como contra as Autarquias, nos termos da Constituio do Estado de Minas Gerais e do Cdigo de Processo Civil.

A)

B)

C)

D)

E) 6.

A)

B)

C)

processar e julgar pedido de suspenso de execuo de liminar e de sentena, de medida cautelar e de tutela antecipada, nos termos da legislao pertinente. mandar coligir documentos e provas para a verificao do crime comum ou de responsabilidade, enquanto o respectivo feito no tiver sido distribudo. N.R.A.

D)

E)

7.

A)

(TJ-MG, Fundep - Oficial de Justia - 2007) Em relao ao recurso de apelao interposta contra sentena criminal de primeiro grau, nos termos do Regimento Interno do Tribunal de Justia do Estado de Minas Gerais, INCORRETO afirmar que, protocolados, fiscalizados, conferidos e cadastrados, os autos sero remetidos Procuradoria-Geral de Justia para emitir parecer, no prazo de dez dias, se em liberdade o ru e, em cinco dias, se preso. que, se houver assistente do Ministrio Pblico, ter ele vista dos autos logo depois da Procuradoria-Geral de Justia, fazendo-se sua intimao pelo Dirio do Judicirio. que, no ltimo dia til de cada ms, a Superintendncia Judiciria organizar lista dos autos remetidos Procuradoria-Geral de Justia, no devolvidos nos prazos estabelecidos, encaminhando-a ao Presidente do Tribunal. que, retornando os autos da Procuradoria-Geral de Justia, sero eles distribudos e conclusos ao relator que ter o prazo de sessenta dias para lanar relatrio nos autos, se em liberdade o ru e, de vinte dias, se preso. N.R.A.

B)

C)

D)

E)

8.

(TJ-MG, Fundep - Tcnico Judicirio - 2007) De acordo com o Regimento Interno do Tribunal de Justia do Estado de Minas Gerais, analise as afirmativas abaixo. I. atribuio jurisdicional da Corte Superior, ressalvada a competncia das justias especializadas, processar e julgar, originariamente, o Governador e o Vice-Governador do Estado, o Deputado Estadual, o Advogado-Geral do Estado e o Procurador-Geral de Justia, nos crimes comuns. II. Compete ao Corregedor-Geral de Justia orientar juzes de direito, servidores da Secretaria da Corregedoria-Geral de Justia e da Justia de Primeira Instncia, notrios e registradores para o fiel cumprimento dos

deveres e das obrigaes legais e regulamentadas, podendo editar atos administrativos de carter normativo e cumprimento obrigatrio para disciplinar matria de sua competncia e estabelecer diretrizes e ordens para a boa realizao dos servios e melhor execuo das atividades. III. Compete ao Conselho da Magistratura reexaminar, quando provocado, atos do juiz da infncia e da juventude, ressalvada a competncia das cmaras isoladas. IV. Compete ao Presidente do Tribunal de Justia mandar coligir documentos e provas para a verificao do crime comum ou de responsabilidade, enquanto o respectivo feito no tiver sido distribudo. A partir dessa anlise, pode-se concluir que apenas as afirmativas I e III esto corretas. apenas as afirmativas II e IV esto corretas. apenas as afirmativas I e II esto corretas. todas as afirmativas esto corretas. N.R.A.

A) B) C) D) E)

9. A) B) C) D) E)

(TJ-MG, Fundep - Tcnico Judicirio - 2007) A exonerao e remoo de servidor da Secretaria do Tribunal de Justia compete ao Presidente do Tribunal de Justia. ao Corregedor-Geral de Justia. Comisso Administrativa do Tribunal de Justia. ao Vice-Presidente do Tribunal de Justia. N.R.A.

D)

efetivar a remoo de desembargador de uma cmara para outra, de acordo com os critrios estabelecidos no Regimento Interno do Tribunal de Justia. N.R.A. 10) Analise as seguintes afirmativas a respeito do Poder Judicirio do Estado de Minas Gerais. O Tribunal de Justia poder funcionar de forma descentralizada, constituindo

E)

I.

Cmaras regionais, a fim de assegurar o pleno acesso do jurisdicionado justia em todas as fases do processo. II. Compete privativamente ao Tribunal de Justia propor ao Poder Legislativo, observadas as limitaes da Constituio, a criao ou a extino dos tribunais inferiores. Compete ao Presidente do Tribunal de Justia expedir ato de nomeao, remoo, promoo, disponibilidade e aposentadoria de magistrado de carreira da respectiva jurisdio. O Tribunal de Justia instalar a justia itinerante, com a realizao de audincias e demais funes da atividade jurisdicional, nos limites territoriais da respectiva jurisdio, servindo-se de equipamentos pblicos e comunitrios. A partir dessa anlise, pode-se concluir que esto corretas a) apenas as afirmativas I e II. b) apenas as afirmativas II e IV. c) Todas as afirmativas esto corretas. d) apenas as afirmativas I e IV. 11) Sobre os cargos de Direo assinale a alternativa mais correta: a) So cargos de direo o de Presidente, os de Vice- Presidente, de CorregedorGeral de Justia e Vice-Corregedor. b) Os Cargos de Direo tero mandato de dois anos, vedada a reeleio, e sero eleitos entre os Desembargadores do Tribunal, pela maioria de seus membros. c) obrigatria a aceitao do cargo, salvo recusa manifestada antes da eleio. d) O Desembargador que tiver exercido cargo de direo por quatro anos no figurar entre os elegveis at que se esgotem todos dos nomes na ordem de antigidade. 12) De acordo com o Regimento Interno do Tribunal de Justia, aponte a alternativa que menciona matria alheia competncia do Tribunal Pleno. a) Eleio de Cargos de Direo b) Posse de desembargador, cargos de direo e de juiz de direito c) Assuntos relevantes para o Tribunal d) Eleio de membros do rgo especial do Tribunal.

III.

IV.

13) Os desembargadores membros da Corte Superior, ocupantes de cargo de direo, votaro nos seguintes casos, exceto: a) uniformizao de jurisprudncia b) pedido de reviso criminal c) aes diretas de inconstitucionalidade d) dvidas de competncia.

14) Sobre a composio da Corte Superior podemos afirmar, exceto: a) Na composio da Corte Superior haver vinte desembargadores que sejam magistrados de carreira e, alternadamente, trs e dois desembargadores oriundos das classes de advogados e de membros do Ministrio Pblico. b) Ocorrendo vaga na Corte Superior, ser ela provida mediante Portaria do Presidente do Tribunal, se vagar um dos treze cargos a serem providos por antiguidade. c) Ocorrendo vaga na Corte Superior, ser ela provida por eleio pelo Tribunal Pleno, se vagar um dos doze cargos a serem providos por eleio. d) O desembargador integrante da Corte Superior que for indicado pelo critrio de antiguidade exercer a funo por dois anos, podendo ser reconduzido por mais dois anos. 15) Compete ao Tribunal Pleno, exceto: a) eleger o Presidente e os Vice-Presidentes do Tribunal de Justia, bem como o Corregedor-Geral de Justia e o Vice-Corregedor; b) reunir-se em caso de comemorao cvica, visita oficial de alta autoridade ou para agraciamento com o Colar do Mrito Judicirio; c) empossar o Presidente e o desembargador d) dar posse a juiz de direito substituto. 16) Associe corretamente as colunas abaixo: 1. Tribunal Pleno 2. Conselho da Magistratura 3. 4 Cmara Cvel 4. 1 Grupo de Cmaras Criminais 5. Comisso Regimento Interno ( ) 07 desembargadores ( )10 desembargadores ( ) 05 desembargadores ( ) 15 desembargadores ( ) 140 membros a) 4 2 3 2 1 b) 5 2 3 4 1 c) 4 3 5 2 1 d) 5 2 3 4 1

17) So atribuies jurisdicionais da Corte Superior do TJMG, exceto: a) processar e julgar, originariamente, o Vice-Governador do Estado, o Deputado Estadual, o Advogado-Geral do Estado e o Procurador-Geral de Justia, nos crimes comuns; b) processar e julgar, originariamente, o mandado de segurana contra ato do Governador do Estado, da Mesa e da Presidncia da Assembleia Legislativa, do

prprio Tribunal ou de seus rgos diretivos ou colegiados e do Corregedor-Geral de Justia; c) solicitar, pela maioria absoluta de seus membros, a interveno federal no Estado, por intermdio do Supremo Tribunal Federal, nos termos da Constituio da Repblica. d) processar e julgar, originariamente, a ao direta da inconstitucionalidade de lei ou ato normativo estadual ou municipal em face da Constituio do Estado e os incidentes de inconstitucionalidade; 18). So competncias do Revisor, exceto: a) ordenar a volta dos autos ao relator para sugerir-lhe diligncias que, se aceitas, sero por ele determinadas. b) lanar "visto" nos autos, adotando, aditando ou sugerindo a retificao do relatrio, devolvendo-os ao cartrio da cmara para passagem ao segundo revisor, se for o caso, ou com pedido de designao de dia para julgamento. c) determinar a remessa de autos ou de recursos para o tribunal competente, se for o caso. d) colocar os autos em mesa para julgamento, na primeira sesso que se seguir concluso, nos casos de habeas corpus, recurso de habeas corpus ou desaforamento. 19) Assinale V ou F, segundo as competncias do Presidente do TJMG e do Corregedor-Geral de Justia: Presidente: a ( ) nomear, aposentar, colocar em disponibilidade, exonerar e remover servidor da Secretaria do Tribunal de Justia e da justia de primeira instncia, nos termos da lei. b ( ) distribuir e autorizar a redistribuio dos feitos administrativos ou judiciais. c ( ) dirigir a instruo dos processos de vitaliciamento de magistrados. d ( ) expedir os editais e nomear as Comisses Examinadoras de concursos pblicos para provimento de cargos da Secretaria do Tribunal, das Secretarias de Juzo e dos servios Auxiliares da justia de primeira instncia, bem como homologar esses concursos. e ( ) apresentar Corte Superior do Tribunal de justia, quando deixar o cargo, no prazo de at trinta dias, relatrio circunstanciado das aes e dos trabalhos realizados em seu mandato. Corregedor-Geral de Justia: a ( ) relatar suspeio oposta ao Presidente, quando no reconhecida. b ( ) integrar a Corte Superior, o Conselho da Magistratura, a Comisso de Organizao e Diviso Judicirias e outros rgos e Comisses, permanentes ou temporrias. c ( ) indicar juiz de direito do Sistema dos Juizados Especiais. d ( ) cassar licena concedida por juiz, quando exigido pelo interesse pblico. e ( ) orientar juzes de direito, servidores da Secretaria da Corregedoria-Geral de Justia e da Justia de Primeira Instncia, notrios e registradores para o fiel

cumprimento dos deveres e das obrigaes legais e regulamentadas, podendo editar atos administrativos de carter normativo e cumprimento obrigatrio para disciplinar matria de sua competncia e estabelecer diretrizes e ordens para a boa realizao dos servios e melhor execuo das atividades. 20) Sobre as colunas abaixo, marque a associao correta: 1 - Comisso de Regimento Interno 2 Comisso Administrativa 3 Comisso de Divulgao da Jurisprudncia 4 Comisso de Organizao e Diviso Judicirias ( ) Presidente, 2 Vice-Presidente e at seis desembargadores escolhidos pelo Presidente ( ) Integrantes dos cargos de direo e mais cinco desembargadores escolhidos pelo Presidente. ( ) 1 Vice-Presidente, 3 Vice-Presidente e mais cinco desembargadores escolhidos pelo Presidente. ( ) 2 Vice-Presidente e mais oito desembargadores,sendo 06 de Cmara Cvel e dois de Cmara Criminal. a) 1 3 4 2 b) 1 4 2 3 c) 2 4 1 3 d) 2 1 4 3 21) Analise as afirmativas abaixo e marque a opo correta: I No julgamento de uma apelao cvel no procedimento sumrio o revisor ter o prazo de 15 dias para lanar seu visto nos autos. II O 1 Vice-Presidente poder receber a distribuio de processos para atuar como relator mesmo depois de sua eleio. III Havendo desistncia da parte aps a interposio de recurso, esta sempre ser homologada pelo relator do processo. a) somente II correta b) II incorreta e I e III corretas c) I incorreta, II e III so corretas d) somente III correta 22) Marque a alternativa incorreta: a) agravo e apelao so recursos cveis contra as decises de primeiro grau a serem julgados por uma Cmara Cvel com trs desembargadores. b) no julgamento do agravo execuo a Cmara Criminal do TJMG funcionar com 03 desembargadores. c) no compete s Cmaras Cveis do TJMG o julgamento de ao rescisria. d) mandado de segurana contra ato do Secretario de Estado competncia da Corte Superior do TJMG. 23). Marque a alternativa incorreta: a) os desembargadores ocupantes de cargo de direo no podero servir como

revisor, salvo quando estiverem com competncia prorrogada. b) a pauta de julgamento dever ser publicada at quarenta e oito horas antes da data de julgamento, includo o dia de publicao. c) pedir dia para julgamento pode ser uma competncia do relator. d) sendo a parte representada por mais de um advogado, podero eles dividir o tempo da sustentao oral entre si. 24). Analise as afirmativas abaixo. I - O Presidente do TJMG presidir a Comisso de Organizao e Diviso Judicirias e a Comisso Administrativa. II O 3 Vice-Presidente ser o presidente da Comisso de Regimento Interno. III - O 1 Vice-Presidente do TJMG ser o relator na suspeio oposta ao Presidente do TJMG. Marque a alternativa correta: a) na alternativa I o Presidente do TJMG preside respectivamente uma comisso permanente e uma comisso temporria. b) a alternativa II estaria correta se no lugar do 3 Vice-Presidente, estivesse o 1 Vice-Presidente. c) as duas alternativas anteriores esto incorretas e apenas a afirmativa I correta. d) no h resposta. 25) Na interposio de embargos infringentes contra acrdo cvel o julgamento ser feito: a) por 3 desembargadores de Cmara Cvel b) por 5 desembargadores de Cmara Criminal c) por 3 ou 5 desembargadores de Cmara Cvel d) por 5 desembargadores de Cmara Cvel 26) Segundo o Regimento Interno do TJMG, nos processos de competncia originria o relator e o revisor tero, respectivamente, os seguintes prazos: a) 30 e 20 dias b) 20 e 10 dias c) 30 e 15 dias d) 15 e 08 27) Segundo o Regimento Interno do TJMG, no haver revisor: a) no julgamento de uma apelao criminal b) no julgamento de um agravo cvel c) nos processos de competncia originria da Corte Superior d) nos julgamento de uma apelao cvel 28) Segundo o Regimento Interno do TJMG, o acrdo ser lavrado: a) em regra pelo relator do processo b) sempre pelo relator do processo c) pelo revisor do processo d) sempre pelo presidente do rgo julgador

29) Segundo o Regimento Interno do TJMG, marque a alternativa correta: a) o Conselho de Superviso e Gesto dos Juizados Especiais exercer funes jurisdicionais junto ao Sistema dos Juizados Especiais e ser composto por 06 membros, sendo: 03 desembargadores e 03 juzes de direito da Comarca de Belo Horizonte. b) a Corte Superior o rgo especial do Tribunal de Justia e ter como competncia jurisdicional apreciar a interveno em municpio, alm de outras atribuies estabelecidas no Regimento Interno. c) uma apelao contra a sentena do juiz da Vara de Registros Pblicos poder ser julgada apenas nas oito primeiras Cmaras Cveis Isoladas do TJMG. d) o mandado de segurana contra ato da presidncia de Cmara Municipal que decretar a perda de mandato de prefeito poder ser julgado por 05 desembargadores da 13 Cmara Cvel Isolada. 30) Os julgamentos sero pblicos, observada a seguinte ordem de trabalho: a) dispensa da leitura da ata, se publicada no "Dirio do Judicirio"; verificao do nmero de desembargadores presentes e abertura de sesso, havendo qurum; conferncia e assinatura de acrdos; apresentao de indicaes e propostas; julgamento dos processos includo sem pauta. b) verificao do nmero de desembargadores presentes e abertura de sesso, havendo qurum; dispensa da leitura da ata, se publicada no "Dirio do Judicirio"; conferncia e assinatura de acrdos; apresentao de indicaes e propostas; julgamento dos processos includos em pauta. c) conferncia e assinatura de acrdos; verificao do nmero de desembargadores presentes e abertura de sesso, havendo qurum; dispensa da leitura da ata, se publicada no "Dirio do Judicirio"; apresentao de indicaes e propostas; julgamento dos processos includos em pauta. d) verificao do nmero de desembargadores presentes e abertura de sesso, havendo qurum; conferncia e assinatura de acrdos; dispensa da leitura da ata, se publicada no "Dirio do Judicirio"; apresentao de indicaes e propostas; julgamento dos processos includos em pauta. 31) Considerando as alternativas abaixo: I A Corte Superior compe-se de vinte desembargadores que sejam magistrados de carreira e, alternadamente, trs e dois desembargadores oriundos das classes de advogados e de membros do Ministrio Pblico, totalizando de 25 membros. II O desembargador integrante da Corte Superior que for indicado pelo critrio de antiguidade ser inamovvel dessa funo, podendo perder o cargo por deliberao de dois teros do TP. III As vagas que por ventura surgirem na Corte Superior podero ser providas mediante portaria do Presidente do Tribunal ou por eleio pelo TP dependendo do caso.

a) I, II e III esto incorretas. b) II e III esto corretas. c) I e III esto corretas. d) I, II e III esto corretas. 30) (HFS) Com relao as atribuies do Corregedor-Geral de Justia correto afirmar: a) exercer a funo disciplinar na Secretaria da Corregedoria-Geral de Justia, nos rgos de jurisdio de primeiro grau, nos rgos auxiliares da Justia de Primeira Instncia e nos servios notariais e de registro do Estado, em qualquer hiptese. b) instaurar sindicncia ou processo administrativo disciplinar contra servidores da Secretaria da Corregedoria-Geral de Justia, da Justia de Primeira Instncia, notrios, registradores e prepostos no optantes e aplicar as penas correlatas, na forma da lei. c) instaurar sindicncia para apurar fato determinante de responsabilidade disciplinar de desembargador ou juiz de direito, devendo, na segunda situao, delegar a direo dos trabalhos a juiz auxiliar da Corregedoria, e apresentar o resultado da sindicncia Corte Superior. d) instaurar e decidir processo disciplinar contra juiz de direito, quando o fato apurado ensejar, em tese, a aplicao das penas de censura ou de advertncia; representar Corte Superior para instaurao de processo administrativo contra desembargador ou contra juiz de direito, no havendo qualquer ressalva. e) apurar, pessoalmente, sobre o comportamento de juiz de direito e de servidor judicial, em especial no que se refere a atividade poltico-partidria; por determinao da Corte Superior, dar prosseguimento s investigaes, quando houver indcio da prtica de crime de ao penal pblica por magistrado; (HFS) Com relao competncia dos rgos do Tribunal de Justia assinale verdadeira ou falsa as questes a seguir: 31) eleger o Presidente e os Vice-Presidentes do Tribunal de Justia, bem como o Corregedor-Geral de Justia e o Vice-Corregedor; apreciar a indicao para agraciamento com o Colar do Mrito Judicirio._____ 32) empossar o Presidente e o desembargador; reunir-se em caso de comemorao cvica, visita oficial de alta autoridade ou para agraciamento com o Colar do Mrito Judicirio; tratar de assuntos especiais, mediante convocao extraordinria do Presidente. _____ So atribuies jurisdicionais da Corte Superior, marque verdadeira ou falsa as assertivas a seguir: 33) (HFS) So atribuies jurisdicionais da Corte Superior: processar e julgar, originariamente, ressalvada a competncia das justias especializadas: o Vice-

Governador do Estado, o Deputado Federal, o Advogado-Geral do Estado e o Procurador-Geral de Justia, nos crimes comuns; o Secretrio de Estado, ressalvado o disposto no 2 do art. 93 da Constituio do Estado, os juzes do Tribunal de Justia Militar, os juzes de direito e os juzes de direito do juzo militar, os membros do Ministrio Pblico, o Comandante-Geral da Polcia Militar e o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar, nos crimes comuns e nos de responsabilidade. ____ 34) (HFS) So atribuies da Corte Superior, processar e julgar: habeas corpus, quando a autoridade coatora for uma das Cmaras ou um dos Grupos de Cmaras do Tribunal de Justia; a ao direta da inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou municipal em face da Constituio do Estado e os incidentes de inconstitucionalidade.________ 35) (HFS) So atribuies da Corte superior julgar e processar: o mandado de segurana contra ato do Governador do Estado, da Mesa e da Presidncia da Assembleia Legislativa, do prprio Tribunal ou de seus rgos diretivos ou colegiados e do Corregedor-Geral de Justia._____ 36) (HFS) De acordo com o Regimento Interno do TJMG, so atribuies da Corte Superior: conhecer da competncia de cada uma das cmaras e decidir sobre ela, bem como dos conflitos de competncia e de atribuies entre desembargadores e autoridades judicirias ou administrativas, alm dos que surgirem entre autoridades estaduais e da Unio, do Distrito Federal ou de outro Estado._______ 37) (HFS) incorreto dizer que compete a Corte Superior: julgar, em feito de sua competncia, suspeio oposta a desembargador ou ao Procurador-Geral de Justia; julgar reforma de autos perdidos e outros incidentes que ocorrerem em processos de sua competncia; julgar recurso interposto contra deciso jurisdicional do Presidente._______ 38) (HFS) incorreto afirmar que so atribuies jurisdicionais da Corte Superior: julgar agravo regimental, sem efeito suspensivo, de deciso do relator que, nos processos criminais de competncia originria e nos feitos de sua competncia: decretar priso preventiva; conceder ou denegar fiana, ou arbitr-la; recusar produo de prova ou realizao de diligncia; decidir incidentes de execuo; executar acrdo proferido em causa de sua competncia originria, delegando a juiz de direito a prtica de ato ordinatrio. _____ 39) So atribuies administrativas da Corte Superior: a) solicitar, pela maioria absoluta de seus membros, a interveno federal no Estado, por intermdio do Supremo Tribunal Federal, nos termos da Constituio da Repblica e do pargrafo nico do art. 97 da Constituio do Estado;

b) apreciar pedido de interveno em municpio; indicar os integrantes do Conselho da Magistratura que no sejam membros natos; eleger desembargadores e juzes de direito para integrarem o Tribunal Regional Eleitoral; c) elaborar lista trplice para a nomeao de juiz do Tribunal Regional Eleitoral, da classe de juristas; organizar a Secretaria e os servios auxiliares do Tribunal de Justia e os dos Juzes que lhe forem vinculados; d) Propor ao Poder Legislativo: a) a criao e a extino de cargo de desembargador, de juiz do Tribunal de Justia Militar, de juiz de direito, de juiz de direito do juzo militar e de servidor das Secretarias dos Tribunais e dos juzos que lhes forem vinculados, bem como a fixao das respectivas remuneraes; b) a criao ou a extino de tribunal inferior, de comarca e de vara; c) a reviso da organizao e da diviso judicirias, bienalmente; e) expedir resoluo dispondo sobre o Regimento Interno do Tribunal, nele estabelecidas a organizao e a competncia das Cmaras Isoladas e dos Grupos de Cmaras; expedir deciso normativa em matria administrativa de economia interna do Poder Judicirio, no havendo qualquer ressalva. 40) (HSF) De acordo com o Regimento Interno do Tribunal de Justia do Estado de Minas Gerais, integram a competncia administrativa da Corte Superior: a) conhecer de representao contra desembargador e juiz do Tribunal de Justia Militar; apreciar e encaminhar Assembleia Legislativa do Estado os projetos de lei de interesse dos Tribunais de Justia e de Justia Militar; b) decidir sobre a invalidez de desembargador e juiz, para fins de aposentadoria, afastamento ou licena compulsria; decidir sobre a remoo, a disponibilidade e a aposentadoria por interesse pblico do magistrado, pelo voto da maioria relativa de seus membros, assegurada ampla defesa; c) declarar o abandono ou a perda de cargo em que incorrer magistrado; efetuar a indicao de magistrados para promoo por antiguidade ou merecimento, nos termos da Constituio; indicar, em lista trplice, advogados ou membros do Ministrio Pblico, para preenchimento do sexto constitucional nos Tribunais; d) indicar juzes de direito candidatos a remoo; movimentar juiz de direito de uma para outra vara da mesma comarca, se o interesse da prestao jurisdicional o recomendar, pelo voto de dois teros de seus membros, assegurada ampla defesa; autorizar a permuta solicitada por juzes de direito; conceder licena, por prazo inferior a um ano, a desembargador e a juiz de direito; e) homologar concurso para o ingresso na magistratura e julgar os recursos interpostos; autorizar instalao de comarca ou vara; indicar candidatos a

promoo ou nomeao ao cargo de juiz civil do Tribunal de Justia Militar; examinar e aprovar a proposta oramentria do Poder Judicirio. 41) (HFS) correto afirmar que compete ao Primeiro, ao Segundo, ao Terceiro e ao Quarto Grupos de Cmaras Cveis: processar e julgar: a) a ao rescisria de deciso proferida, em razo de competncia recursal ou originria, por suas respectivas cmaras._______ 42) (HFS) O mandado de segurana contra ato de Secretrio de Estado, do Tribunal de Contas, do Procurador-Geral de Justia e do Advogado-Geral do Estado, deve ser julgado e processado pelos Grupos de Cmaras Cveis.________ 43) (HFS) A afirmativa est de acordo com o Regimento Interno do TJMG: compete ao Grupo de Cmaras Criminais: julgar revises criminais nos feitos da competncia recursal do Tribunal de Justia; julgar, como Cmara Especializada, os processos criminais contra prefeitos municipais por crimes dolosos contra a vida; julgar uniformizao de jurisprudncia criminal; julgar agravo regimental contra deciso que rejeitar liminarmente pedido de reviso criminal.______ 44) (HFS) Compete as Cmaras Cveis Isoladas, 1 a 8, processar e julgar em turma de trs julgadores: a) em feito de sua competncia, restaurao de autos perdidos, habilitao incidente, suspeio oposta a desembargador, a procurador de justia e a juiz de direito, alm de outros incidentes que ocorrerem; b) recurso de deciso de primeira instncia._______ 45) (HSF) Conforme disposto no Regimento Interno do TJMG, compete s Cmaras Criminais Isoladas: julgar, com todos os seus membros: a) os prefeitos municipais nos crimes comuns e de responsabilidade, ressalvados os dolosos contra a vida; b) embargos infringentes nos recursos, quando a deciso no for unnime; c) agravo regimental contra deciso do relator; d) o mandado de segurana contra ato ou deciso de juiz de direito, quando se tratar de matria criminal.________ 46) (HFS) Sobre o Conselho da Magistratura correto afirmar que compete: julgar, em grau de recurso, ato ou deciso do Corregedor-Geral de Justia; providenciar para que se torne efetivo o processo criminal que caiba, em infrao de que venha a conhecer; levar ao conhecimento do relator qualquer reclamao relativa ao andamento do feito._______ 47) (HFS) So competncias do Conselho de Magistratura: determinar a publicao mensal, no caso de excesso de prazo, da relao de feitos conclusos aos desembargadores e com vista ao Procurador-Geral de Justia, mencionando a data respectiva, natureza e nmero, remetendo-se-lhes a comunicao necessria; reexaminar, de ofcio, os atos do juiz da infncia e da juventude, ressalvada a

competncia das cmaras isoladas. _____ 48) (HFS) De acordo com o Regimento Interno do Tribunal de Justia do Estado de Minas Gerais, integram a competncia do Conselho de Magistratura: apreciar, em segredo de justia, suspeio comunicada por juiz; julgar recurso contra deciso do Corregedor-Geral de Justia ou do juiz que impuser pena disciplinar; mandar anotar, para efeito de elaborao da lista de antiguidade dos magistrados, falta resultante de retardamento de feitos, nos termos da lei. ____ 49) (HFS) De acordo com o Regimento Interno do TJMG, analise as afirmativa abaixo: I Compete ao Conselho de Magistratura: proceder, sem prejuzo do andamento do feito e a requerimento dos interessados ou do Ministrio Pblico, a correies parciais em autos, para emenda de erros ou abusos, quando no haja recurso ordinrio, observando-se a forma do processo de agravo de instrumento; II - Compete ao Conselho de Superviso e Gesto dos Juizados Especiais: desenvolver o planejamento superior dos Juizados Especiais; elaborar e implantar as polticas e aes estratgicas do sistema dos Juizados Especiais; supervisionar, orientar e fiscalizar, no plano administrativo, o funcionamento do sistema dos Juizados Especiais. III So atribuies do Conselho de Magistratura: implementar as medidas operacionais necessrias ao aperfeioamento dos Juizados Especiais; elaborar seu regulamento; propor Corte Superior a criao de Turma Recursal, bem como modificaes de sua competncia e composio; indicar Corte Superior os integrantes de Turma Recursal. A partir dessa anlise, pode-se concluir que: a) apenas as afirmativas I e II esto corretas. b) apenas a afirmativa I est correta. c) apenas as afirmativas II e III esto corretas. d) apenas as afirmativas I e III esto corretas. e) apenas a afirmativa II est correta. 50) (HFS) Considerando o que prev o Regimento Interno do TJMG, analise estas afirmativas: I Compete ao Conselho de Magistratura: processar as representaes relativas a

excesso de prazos previstos em lei; julgar os recursos de decises dos juzes de direito referentes a reclamaes sobre percepo de custas ou emolumentos, e dvidas levantadas pelos titulares dos rgos auxiliares dos juzes e do foro extrajudicial, com incluso dos registros pblicos; II Compete ao Conselho de Magistratura: aprovar a indicao de juiz, feita pelo Corregedor-Geral de Justia, para a funo de diretor do foro, bem como referendar a sua substituio antes de se completar o binio de designao, nos termos do art. 64, pargrafo nico, da Lei Complementar n 59, de 18 de janeiro de 2001. A partir dessa anlise pode-se concluir: a) as duas assertivas esto corretas b) as duas assertivas esto erradas c) somente a segunda assertiva est correta d) somente a primeira assertiva est correta 51) (HFS) De acordo com o Regimento Interno do Tribunal de Justia de Minas Gerais correta afirmar sobre as Comisses Permanentes, exceto: a) Compete a Comisso de Organizao e Diviso Judicirias, precipuamente, elaborar os projetos de alterao da organizao e da diviso judicirias, quando necessrio, bem como apreciar propostas de alterao apresentadas por desembargador ou por juiz de direito e sobre elas opinar, elaborando, se for o caso, o projeto de lei a ser submetido Corte Superior para posterior encaminhamento Assembleia Legislativa. b) Compete a Comisso de Regimento Interno elaborar o Regimento Interno do Tribunal e propor as modificaes necessrias, bem como examinar as sugestes de modificaes apresentadas por desembargador ou por juiz de direito e dar parecer sobre elas. c) Compete a Comisso de Divulgao da Jurisprudncia: a) estabelecer polticas e diretrizes de divulgao da jurisprudncia do Tribunal; b) superintender a edio e a circulao da revista Jurisprudncia Mineira; c) selecionar os acrdos a serem veiculados nas publicaes especializadas do Pas. d) Com ressalvas compete a Comisso Administrativa, propor Corte Superior, ao Grupo de Cmaras ou Cmara, conforme o caso e se entender necessrio, elaborando o respectivo projeto, seja compendiada em smula a jurisprudncia do Tribunal relativa s questes jurdicas em que no houver discrepncia de entendimento, e zelar pela publicao da matria aprovada na revista Jurisprudncia Mineira e no Dirio do Judicirio. (HFS) Em conformidade com o Regimento Interno do Tribunal de Justia do Estado de Minas Gerais, sobre as Comisses permanentes e temporrias,

analise as questes a seguir marcando verdadeira ou falsa a assertiva. 52) (HFS) Compete a Comisso Administrativa, exercer a atribuio de assessoramento da Presidncia do Tribunal em suas funes administrativas, quando solicitado._____ 53) (HFS) As Comisses Temporrias, de concurso ou especiais, sero presididas pelo desembargador mais antigo que as integrar, e seus membros sero escolhidos e nomeados pelo Presidente do Tribunal, que, no mesmo ato, definir sua competncia.______ 54) (HFS)De acordo com os procedimentos de registro, do preparo e da distribuio dos feitos a serem submetidos apreciao do tribunal, correto afirmar que eles sero registrados no protocolo da Corregedoria- Geral de Justia. ______ 55) (HFS) correto afirmar que esto sujeitos ao registro no protocolo, tambm os requerimentos e as peties relativos aos feitos em curso ou arquivados no Tribunal._______ 56) (HFS) Os feitos judiciais, aps o registro no protocolo geral, sero encaminhados Gerncia de Estruturao Processual para recebimento do nmero, da classe no Tribunal e demais procedimentos processuais pertinentes, sendo os do Conselho da Magistratura remetidos diretamente da Coordenao de Protocolo da Corregedoria-Geral de Justia para o Cartrio de Feitos Especiais. _____ 57) (HFS) incorreto afirmar que o registro no protocolo do tribunal ser realizado no mesmo dia da apresentao do feito, procedendo-se publicao no Dirio do Judicirio, aps efetuada a distribuio, nela constando o nmero, classe no Tribunal, alm da comarca, nomes das partes, nome do advogado e nome do relator. ______ 58) (HFS) Quando se tratar de ao processada sob segredo de justia, os nomes das partes, inclusive do representante, quando for o caso, poder ser publicados pelas iniciais._____ 59) (HFS) De acordo com os procedimentos de registro e distribuio do feitos correto afirmar que a distribuio e a redistribuio, realizadas sob a superviso do Primeiro Vice-Presidente, sero efetuadas de dois em dois dias, entre 8 e 18:30 horas, por sistema computadorizado, de modo a assegurar a equitativa e racional diviso de trabalho e a observncia dos princpios da publicidade, da alternatividade e do sorteio, permitida a fiscalizao pelo interessado.______ 60) (HFS) A critrio do Primeiro Vice-Presidente, a distribuio de mandado de segurana, habeas corpus, agravo, pedido de suspenso de liminar, cautelar com pedido de liminar e outros feitos urgentes, ser feita imediatamente aps ultimados os registros necessrios._____ 61) (HFS) Para a distribuio, conforme disposto no Regimento Interno do Tribunal de Justia de Minas Gerais, observar-se- o seguinte: I - no caso de compensao, poder ser feita em primeiro lugar; II - em seguida sero sorteados os processos a todos os desembargadores, observada a ordem de antiguidade, redistribuindo-se aqueles relativos ao planto de final de semana e feriados. III - os processos distribudos aos desembargadores integrantes da Corte Superior sero compensados, na distribuio das apelaes, a ser feita nas Cmaras Isoladas,

razo de cinco apelaes para cada processo da Corte Superior; IV com prejuzo da fiscalizao pelo interessado, permitida, durante a distribuio, a interferncia indevida de qualquer pessoa; V - reclamaes contra a distribuio podero ser dirigidas ao Primeiro Vice-Presidente.______ 62) (HFS) Quanto a distribuio e redistribuio do feitos, correto afirmar que o desembargador a ser alcanado pela aposentadoria compulsria em razo do limite constitucional de idade poder ser, nos noventa dias anteriores data da aposentadoria, excludo do sorteio._____ 63) (HFS) Dispe o Regimento Interno do Tribunal de Justia de Minas Gerais, quanto a distribuio, que o desembargador eleito para cargo de direo do Tribunal de Justia ser excludo do sorteio, a partir do dia seguinte ao da eleio.______ 64) (HFS) correto afirmar que a distribuio de processos de competncia originria do Tribunal ser feita, conforme a matria, a desembargador de cmara cvel ou criminal.______ 65) (HFS) De acordo com o Regimento Interno do TJMG a distribuio ser feita a todos os membros da Corte Superior quando a matria se tratar de ao direta de inconstitucionalidade ou de incidente de inconstitucionalidade, ressaltando que no podero servir, como relator, o Presidente e os Vice-Presidentes do Tribunal e o CorregedorGeral de Justia. 66) (HFS) Com relao as atribuies do Relator e do Revisor no afirmativo dizer que nos feitos de competncia originria, o relator ter as atribuies que a legislao processual confere aos juzes singulares._______ 67) (HFS) Quanto aos prazos para exame e relatrio dos feitos, correto firmar que o relator tem trinta dias para a apelao e os feitos de competncia originria do Tribunal; quinze dias para os embargos infringentes, o agravo, o recurso em sentido estrito e a reviso criminal; dez dias para o mandado de segurana, medidas cautelares, conflitos de competncia, excees de competncia, suspeies e desaforamentos.______ 68) (HFS) O relator sobrestar o processo quando o sobrestamento for determinado em lei, devendo faz-lo ainda, para aguardar julgamento de ao penal cuja deciso possa ter influncia na ao cvel ou vice-versa._____ 69) (HFS) Compete ao Relator instruir as aes criminais de competncia originria do Tribunal, com todas as atribuies que o Cdigo de Processo Penal confere aos juzes singulares, devendo delegar competncia a juiz de direito para interrogatrio, realizao de provas e execuo_____ 70) (HFS) Entre as atribuies do Relator est a de presidir a instruo nas aes rescisrias, devendo: indeferir liminarmente a petio inicial, na forma e casos autorizados em lei; determinar, em caso de impugnao, o valor da causa; suspender ou extinguir o processo; declarar saneado o processo, deferindo as provas que devam ser produzidas; delegar, a juiz local, competncia para a produo de provas._____ 71) (HFS) correto afirmar que compete ao Relator: instruir processo de mandado de segurana originrio, devendo: indeferir liminarmente a inicial; conceder a suspenso liminar do ato impugnado pelo prazo previsto em lei, declarando sua

automtica caducidade, quando ultrapassado aquele prazo._____ 72) (HFS) Com base no Regimento Interno do Tribunal de Justia de Minas Gerais so competncias do Relator, exceto: a) decidir, de plano, conflito de competncia entre juzes, entre desembargadores e entre desembargadores e rgos do Tribunal; b) processar os recursos, presidindo a todos os atos de seu processamento, salvo os que se realizem em sesso; c) processar a restaurao de autos perdidos ou extraviados no Tribunal; processar e julgar as habilitaes e homologar as desistncias; processar e julgar pedidos de assistncia judiciria; d) fiscalizar o pagamento de custas e emolumentos, propondo ao rgo julgador a glosa do cobrado em excesso; determinar o pagamento de imposto ou taxa que tenha sido omitido; e) mandar riscar, somente de ofcio, expresso desrespeitosa, que represente quebra do tratamento devido a magistrado, membro do Ministrio Pblico ou outra autoridade, determinando, se invivel o cancelamento, por prejudicial ao conjunto de pea inquinada, que esta seja desentranhada do processo e o requerente volte a se manifestar, em termos prprios. 73) (HFS) Segundo o Regimento Interno do Tribunal de Justia do Estado de Minas Gerais, so atribuies do relator, com exceo: a) ordenar remessa de cpias de peas ou documentos ao Ministrio Pblico ou autoridade policial, para fins de instaurao de ao penal ou de inqurito, quando verificar, nos autos, a existncia de indcios de crime de ao pblica; b) ordenar autoridade competente a soltura do ru preso, quando verificar a ilegalidade da priso ou a cessao de sua causa; c) lanar nos autos relatrio que contenha sucinta exposio da matria controvertida e da que, de ofcio, possa vir a ser objeto do julgamento, mandando, sempre, o processo para o revisor; d) pedir dia para o julgamento nos processos em que no haja reviso; conceder liminar em habeas corpus ou outra medida urgente; homologar desistncia de recurso; julgar prejudicado pedido de habeas corpus, nos termos do disposto no art. 659 do Cdigo de Processo Penal; e) determinar a remessa de autos ou de recursos para o tribunal competente, se for o caso; declarar desero de recurso; julgar prejudicado pedido ou recurso que tenha perdido o objeto. 74) Em consonncia com o Regimento Interno do TJMG, marque V ou F conforme as assertivas abaixo enunciadas sobre as competncias do Relator: _____dar provimento a recurso cvel, quando a deciso recorrida estiver em concordncia com a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal ou do Superior Tribunal de Justia; _____dar seguimento a recurso cvel manifestamente inadmissvel, improcedente ou contrrio jurisprudncia do Tribunal; _____suspender, em agravo, o cumprimento da deciso, at o pronunciamento definitivo da turma ou cmara, nos casos dos quais possa resultar leso grave e de difcil reparao, sendo irrelevantes os fundamentos;

_____dar seguimento a recurso de ofcio ou reexame necessrio, quando a lei o dispensar, em funo do valor da causa ou dos embargos providos; _____converter em agravo retido o agravo cvel, quando se tratar de caso de proviso jurisdicional de urgncia nem de perigo de leso grave e de difcil ou incerta reparao. 75) (HFS) So competncias do Revisor, conforme disposto no Regimento Interno do Tribunal do Estado de Minas Gerais: ordenar a volta dos autos ao relator para: sugerir-lhe diligncias que, se aceitas, sero por ele determinadas; obrigatoriamente, pedir-lhe pronunciamento sobre incidente ainda no resolvido ou surgido aps o relatrio.____ 76) (HFS) So competncias do Revisor, conforme disposto no Regimento Interno do Tribunal do Estado de Minas Gerais: lanar "visto" nos autos, adotando, aditando ou sugerindo a retificao do relatrio, devolvendo-os ao cartrio da cmara para passagem ao segundo revisor, se for o caso, ou com pedido de designao de dia para julgamento._____ 77) (HFS) Quanto ao julgamento, correto afirmar que no se considerando habilitado a proferir imediatamente seu voto, ao desembargador vedado pedir vista do processo._____ 78) (HFS) correto afirmar que a pauta de julgamento dever ser publicada at setenta e duas horas antes da data de julgamento, excludo o dia de publicao._____ 79) (HFS) No correto afirmar que aps publicada a pauta, no ser nela includo qualquer outro processo, exceto aqueles que, por disposio legal, possam ser colocados em mesa.____ 80) (HFS) Conforme disposto no Regimento Interno do TJMG somente poder haver inverso de pauta, em razo de preferncia da convocao de desembargador para compor quorum de julgamento ou que dele deva participar em face de vinculao. _____ 81) Analise as assertivas: I - O relator, o revisor, ou o vogal, entendendo existir motivo relevante, dever pedir preferncia para julgamento. II- O advogado dever requerer que conste do julgamento sua presena para assistir a ele, caso em que, mantendo-se presente no momento do anncio do julgamento, ser-lhe- lida, pelo relator, a ementa de seu voto e, pelos demais julgadores, os resumos dos respectivos votos, caso no estejam de acordo com o relator. III. A inscrio para sustentao oral ou assistncia ser feita pessoalmente at o anncio do julgamento, facultada a antecipao, por meio eletrnico, at quatro horas antes do incio da sesso. IV- O prazo para sustentao oral ser de quarenta e cinco minutos para cada uma das partes, ressalvados os prazos maiores fixados por lei. V - Havendo litisconsorte ou assistente, no representado pelo mesmo advogado, o prazo poder ser contado em dobro, e dividido igualmente entre os do mesmo grupo, se diversamente no convencionarem.

VI - Quando houver mais de um recorrente, falar cada um na ordem de interposio do recurso e, havendo opoente, falar ele depois do autor e do ru. Sendo a parte representada por mais de um advogado, podero eles dividir o tempo entre si. A partir dessa anlise, pode-se concluir que: a) apenas a afirmativa VI est incorreta b) apenas as afirmativas I, II, III esto corretas c) todos as afirmativas so incorretas d) todas as afirmativas so verdadeiras e) apenas as afirmativas III e VI esto de acordo com o Regimento 82) (HFS) Com relao ao julgamento, conforme determina o Regimento Interno do TJMG, julgue as assertivas a seguir: ____Nos feitos criminais, o advogado do ru falar aps o do autor ou o procurador de justia. ____Nos feitos cveis em que a interveno do Ministrio Pblico seja necessria, o Procurador-Geral de Justia falar, conforme o caso, aps a leitura do relatrio ou a sustentao oral dos advogados das partes. ____Na sustentao oral facultado defeso o aparte, sendo facultado aos desembargadores que participarem do julgamento pedir esclarecimentos ao orador. ____Encerrada a sustentao oral, permitido s partes e ao procurador de justia intervir no julgamento, exceto, se autorizado pelo presidente, para arguir erro de fato em que incorra o votante. ____A parte que interferir indevidamente no julgamento, ou usar expresses desrespeitosas dignidade dos rgos judicirios ou de qualquer autoridade constituda, poder ser advertida pelo presidente e, se persistir, ter cassada a palavra. ____Concluda a sustentao oral, o presidente tomar os votos do relator, do revisor e dos vogais, na ordem crescente de antiguidade. ____O desembargador que no houver assistido ao relatrio poder abster-se de votar, ou pedir adiamento do julgamento e vista dos autos, o que impede que votem aqueles que se sentirem habilitados. ____O desembargador que pedir adiamento do julgamento restituir os autos para julgamento na sesso seguinte, devendo o cartrio onde tramita o feito remeter queles que ainda no votaram cpias dos votos proferidos. 83) (HFS) De acordo com o Regimento Interno do Tribunal de Justia de Minas Gerais, marque a opo incorreta: a) Em julgamento criminal, havendo empate, prevalecer a deciso mais favorvel ao acusado. b) Sempre que o objeto da deciso puder ser decomposto em questes ou parcelas distintas, cada uma ser votada separadamente, para se evitar disperso de votos, ou soma de votos sobre teses diferentes. c) Quando, na votao de questo global indecomponvel, ou de questes ou parcelas distintas, se formarem duas opinies, sem que nenhuma alcance a maioria

exigida, prevalecer a mdia dos votos ou o voto mdio. d) Se os votos de todos os julgadores forem iguais quanto concluso, o presidente, cindindo o julgamento em partes, submeter toda matria a nova apreciao. e) Concludo o julgamento, o presidente proclamar a deciso, que ser consignada em papeleta por ele assinada, contendo os dados identificadores do processo, a smula do julgamento e os nomes dos julgadores, especificando ainda os votos vencidos ou proferidos com restries. 84) (HFS) correto afirmar sobre o acrdo, conforme disposto no Regimento Interno do TJMG que o mesmo ser lavrado pelo relator, e conter: I - a ementa, que ter incio com palavra ou expresso designativa do tema principal, objeto do julgamento, bem como a smula do que ficou decidido; II - a classe, o nmero do feito e os nomes das partes; III - indicao do rgo que fez o julgamento; IV declarao de que a deciso foi unnime ou no, mencionando, se for o caso, os nomes dos vencidos; V - o dispositivo; VI -a data em que a sesso foi realizada; VII - a assinatura do relator ou do presidente, em caso de impossibilidade de se colher a do relator. 85) (HFS) No correto afirmar que quando o julgamento for unnime e houver voto escrito apenas do relator, com a manifestao dos revisores e dos vogais de que esto de acordo com o voto proferido, bastar a assinatura do presidente. 86) Marque a assertiva correta, conforme o Regimento Interno do TJMG: a) correto dizer que no prazo de sessenta e duas horas da assinatura do acrdo, o cartrio onde tramita o feito far publicar a smula da deciso, dela constando os nomes dos advogados das partes. b) Havendo mais de uma parte vencida, os autos podero ser retirados do cartrio, salvo se houver acordo entre elas, manifestado por escrito em expediente dirigido ao gerente do cartrio onde tramita o feito. c) Qualquer inexatido material existente no acrdo, devida a lapso manifesto, erro de escrita ou clculo, no poder, de ofcio ou a requerimento de qualquer das partes, ser corrigida pelo relator do acrdo. d) O acrdo, depois de publicado pelo cartrio onde tramita o feito, ser registrado em livro prprio, podendo adotar-se a sistemtica de livro de folhas soltas, encadernados seus volumes, semestralmente. e) Aps o trnsito em julgado do acrdo proferido em julgamento criminal, o cartrio onde tramita o feito dar cincia do mesmo ao Departamento de Identificao da Secretaria de Estado de Minas Gerais.

Questes de Atos de Ofcio


Centrais de Mandados 1) atribuio do servidor responsvel pela Central de Mandados acompanhar as atividades da Central em sintonia com a Direo do Tribunal de Justia. 2) Os oficiais de Justia sero designados para servirem em diversas regies, conforme escala elaborada pela Central. 3) Receber os mandados, assinando o protocolo da Secretaria de Juzo e, entregar aos oficiais de Justia, mediante carga, os mandados distribudos, so atribuies do servidor responsvel pela Central de Mandados. 4) Ao oficial de Justia facultado o cumprimento dos mandados que lhes forem entregue. 5) Com relao ordem de preferncia para o preenchimento de vagas por regio, no faz parte: a) b) c) d) e) Maior tempo de lotao na Central de Mandados. Maior tempo de servio no cargo. Residir em regies consideradas zona rural. Residir em regio em que existir vaga. Desempate em favor do servidor mais idoso.

6) O diretor do Foro, a critrio do Corregedor Geral de Justia, poder alterar, para mais ou para menos, o nmero de vagas por regio. 7) facultado ao servio auxiliar de distribuio reter quaisquer documentos destinados distribuio, que deve ser feita em ato contnuo e em ordem rigorosamente, sucessiva, proporo que lhe forem apresentadas. 8) SISCOM o sistema de informatizao dos servios das Comarcas que abrange os processos Judiciais da Justia de primeira instncia. 9) Os feitos, de vara nica ou privada, para efeito de controle e registro, sero distribudos e cadastrados no SISCOM. 10) Os feitos ajuizados sero distribudos igualmente entre os juzes, obedecido ao critrio de compensao. A distribuio descrita no cabe exao, 11) A compensao ocorrer quando houver sido realizada, exceto: a) b) c) d) 12) a) b) c) d) e) Distribuio Redistribuio Excluso de um feito Recebimento de novo feito Na distribuio e registro de feitos ser observado, exceto: Natureza Competncia Classe Assunto Pedido

13) proibida em qualquer caso a distribuio manual. 14) O servidor que se afastar, temporariamente, por motivo de licena de qualquer natureza, cesso ou requisio por outro rgo, perde a vaga por ele preenchida.

15) So condies para concorrer ao preenchimento das vagas por regio, exceto: a) No ter sofrido punio de natureza civil. b) Ter obtido mdia de 70% do total de pontos nas ltimas avaliaes de desempenho. c) Ter cumprido o interstcio mnimo de 2 anos na regio para a qual tenha participado do ltimo processo classificatrio. d) No ter sofrido punio de natureza penal ou disciplinar prevista em regulamento, nos 2 anos anteriores data da publicao do edital do processo classificatrio.

16) Receber os mandados devolvidos pelos oficiais de Justia, fiscalizar o cumprimento dos mandados pelos oficiais de Justia, so atribuies das Centrais de Mandados. 17) As centrais de mandados quando encontrarem irregularidades no desempenho funcional do cumprimento dos mandados pelos oficiais deve comunicar tal fato ao presidente do TJ. 18) Em 72 horas ser decidido, pelo diretor do foro, as reclamaes quanto irregularidades da distribuio. 19) As reclamaes quanto s irregularidades de distribuio s podem ser dirigidas ao diretor do foro. 20) A distribuio de ordem privada. 21) O juiz de direito em hiptese alguma deve despachar medidas de natureza urgente antes da regular distribuio. 22) A prova inequvoca, que indica a verossimilhana da alegao aquela que apta a indicar a probabilidade da existncia do direito. 23) A conexo trata-se de uma forma de modificao de competncia, que ocorre quando for comum as duas ou mais aes, o objeto ou a causa de pedir. 24) Juiz prevento aquele que primeiro tomo conhecimento da causa. 25) Os despachos exarados no planto realizado fora do expediente forense geram a preveno do juiz de direito. 26) correto afirmar: a) O escrivo dever fazer a concluso de autos no prazo de 48 horas e executar os atos processuais no prazo de 24 horas. b) Os autos de processo no podero permanecer paralisados por mais de 30 dias aguardando o cumprimento de diligncias, devendo o Escrivo encaminh-los, independente da quantidade, mediante carga, ao juiz de direito ou promotor de Justia, datando os termo de concluso ou vista. c) Os processos que tramitam em segredo de Justia ou que j estejam encerradas, a consulta aos autos ser restrita s partes, seus procuradores, Ministrio Pblico e procurador do Municpio onde est instalada a Comarca. d) Se o Escrivo achar necessrio, poder fazer comunicao ao Juiz de Direito, sempre que forem ultrapassados os prazos legais para a devoluo dos autos Secretaria. e) facultada a prtica de atos de autenticao de cpia reprogrficas de documentos avulsos pelo Escrivo. 27) Marque a alternativa incorreta: a) A retirada dos autos far-se- mediante a assinatura em livro prprio de carga no qual sejam relacionados o nmero do processo, nome, telefone e nmero do registro de inscrio na OAB. b) Os autos de processos podero ser emprestados a advogados ou estagirios com procurao ou substabelecimento nos autos, para extrao de cpia, bem como OAB.

c) No sero disponibilizados para extrao de cpias os processos que estejam conclusos para despacho ou julgamento ou os que estejam includos na pauta de publicao. d) A procurao do advogado ou estagirio ser juntada aos autos pelo escrivo, independentemente de protocolo. e) Na fluncia de prazo processual para uma das partes, ser permitida a retirada dos autos somente para as partes autor e ru. 28) O advogado tem direito de, exceto: I examinar, em cartrio de Justia e secretaria de tribunal, autos de qualquer processo. II - requerer, como procurador, vista dos autos de qualquer processo pelo prazo de 05 dias. III retirar os autos do cartrio ou secretaria pelo prazo legal, sempre que lhes competir falar neles por determinao do Juiz, nos casos previstos em lei. IV para retirada do processos, cujos prazos de fluncia sejam comuns, os procuradores podero retir-los, independentemente de qualquer procedimento. V As partes so vedadas a obteno de cpias de peas de seus respectivos processos diretamente na Secretaria de Juzo. a) I, II b) I, IV, V c) I, II, III d) I, II, V e) I, IV, V 29) Joo servidor da Secretaria da 1 Vara da Comarca X. O advogado Carlos pediu Joo para tirar cpias do processo de seu cliente. Nesse caso, facultado ao servidor tirar as cpias. 30) vedado ao advogado ou estagirio independentemente de procurao ou substabelecimento nos autos, utilizar equipamentos de reprografia particular para obter cpias de peas processuais. 31) Para a extrao de cpias de peas processuais o advogado ou estagirio, devidamente constitudo, pode retirar os autos para os fins propostos, no horrio do expediente forense, desde que sejam devolvidos, impreterivelmente, at s 18 horas do mesmo dia, sob pena de busca e apreenso. 32) A Secretaria de Juzo pode reter a carteira de identidade profissional do advogado ou estagirio. 33) Dever ser registrada no SISCOM a retirada e devoluo de autos, vedado ao servidor da justia solicitar ao Advogado a exibio da Carteira profissional. 34) Nos processos em segredo de justia obrigatria a descrio dos fatos. 35) Da citao por edital constar, exceto: a) O extrato ou resumo da petio inicial b) Os nomes das partes c) A natureza da ao d) O dispositivo legal em que fundamenta o pedido e) A descrio de todos os fatos e provas alegadas 36) As decises e sentenas podero ser publicadas somente em sua parte dispositiva, com supresso do relatrio, da fundamentao, da data, do nome do prolator e das demais expresses dispensveis. 37) O advogado e as partes, Ministrio Pblico, Fazenda Pblica e Defensoria Pblica sero intimadas atravs de publicao no Dirio do Judicirio. 38) Havendo mais de uma pessoa em cada um dos polos da relao processual, ativo ou passivo dever ser mencionado o nome de todos na publicao do Dirio do Judicirio.

39) Ser considerado intimado o advogado que, comparecendo Secretaria de Juzo antes da efetiva publicao do expediente no Dirio do Judicirio, tiver cincia do ato a ser realizado e obtiver vista dos autos no balco ou mediante carga. 40) Marque a alternativa incorreta: a) As informaes processuais registradas no SICOM podero ser fornecidas prpria parte ou ao seu procurador, e em casos excepcionais, mediante autorizao do Diretor do Foro. b) As informaes sobre processos que dizem respeito a segredo de Justia, somente sero fornecidas se o interessado se identificar como parte ou advogado no processo. c) As partes e seus advogados sero atendidos somente quando estiverem portanto as informaes do SISCOM, suas papeletas, dirio do Judicirio ou outros que noticiem o andamento dos processos. d) Eunice, servidora pblico do Estado de Minas, forneceu informaes processuais e custas por telefone. Tal procedimento no vedado no ordenamento jurdico. e) O processo tem objetivo a instrumentalidade e a efetividade. 41) Sobre os atos processuais, marque a questo errada: a) O objetivo do processo a pretenso processual, ou seja, a inteno declarada pelo autor de obter um provimento capaz de garantir uma tutela jurisdicional. b) O fato processual todo fato jurdico que tem repercusso no processo. c) Provimento o ato pelo qual o juiz se manifesta no processo, podendo ser por meio de sentena, deciso interlocutria ou despacho. d) O ato real do juiz o ato manifestado pela coisa, no por palavras, como exemplo temos a oitiva de testemunhas. e) Os atos das partes se classificam como postulatrios, dispositivos, instrutrios, reais e condenatrios. 42) Quando a petio contiver errnea identificao do juzo ao qual dirigida, o escrivo certificar no curso do documento a ocorrncia anotar o fato nos registros da secretaria de juzo e encaminhar imediatamente vara competente. 43) So atribuies do Servio de atendimento ao cidado SEAC, exceto: a) Atendimento geral aos cidados b) Orientao ao cidado sobre o funcionamento e estrutura do poder judicirio local. c) Encaminhamento ao diretor do foro de reclamaes contra juzes de direito, servidores judicias e dos servios notariais e de registros. d) Elaborao de relatrio mensal ao diretor do foro sobre os atendimentos prestados e) Requerer cpia de identificao do todo cidado que procurar o servio. 44) a) b) c) d) Sero designados para auxiliarem o planto da infncia e da juventude na comarca de BH, exceto: Dois servidores ocupantes dos cargos de Escrivo ou oficial de Apoio Judicial Quatro comissrios da infncia e da Juventude Dois motoristas Um servidor ocupante do cargo de oficial Judicirio

45) Em relao ao atendimento no perodo de zero s 8horas em dias teis e das 19 s 9horas dos dias no teis, e correto afirmar, exceto: a) Atendimento de urgncia b) Atravs de telefone celular c) Informaes de telefone devem ser fixadas na portaria do Frum d) Recebimento de petio, mesmo que no esteja vinculada ao objeto de sua estrita finalidade, ou seja, atendimento urgente. 46) A petio inicial dever sempre estar acompanhada do instrumento de mandato.

47) A petio inicial s ser distribuda se estiver acompanhada do comprovante de recolhimento de custas e taxa judiciria. 48) Marque a alternativa incorreta: a) A comunicao de priso em flagrante ser distribuda por sorteio. b) A distribuio por dependncia ocorre quando h relaes entre dois processos diferentes, os quais devem tramitar no mesmo juzo. c) Carlos, procurador do senhor Antnio, prope ao de execuo de alimentos, acontece que no fez constar o pedido por dependncia na petio inicial, nem a indicao do nmero do processo principal. Nesse caso para que a distribuio feita por dependncia, Carlos procedeu corretamente. d) As aes de inventrio e testamento sero distribudas por sorteio. e) As aes de execues fiscais ajuizadas pelo Estado de Minas Gerais sero distribudas por dependncia, independentemente de despacho, aos Juzos que houverem recebido execuo anterior, entre as mesmas partes.

49) As excees de incompetncia, de impedimento e de suspeio, bem como a impugnao ao valor da causa e a remoo de inventariante, sero distribudos como incidentes processuais vara competente, havendo previso legal para o recolhimento de custas prvias. 50) correto afirmar que a reconveno dever ser distribuda e processada autos apartados. 51) As peties que contenham pedido de revogao de priso, preventiva ou temporria, sero objeto de distribuio. 52) Os Oficiais de Justia devero comparecer diariamente Central de Mandados, no horrio compreendido entre 8 e 16 horas, para recebimento e devoluo de mandados, quando, ento, providenciaro o registro de seu ponto dirio. 53) Os mandados devero ser cumpridos e devolvidos Central de Mandados no prazo mximo de 30 (trinta) dias, contados do seu recebimento pelo Oficial de Justia. Os mandados de intimao de partes, testemunhas e auxiliares da Justia devero ser cumpridos e devolvidos at 5 (cinco) dias antes da audincia. 54) Os Oficiais de Justia devero identificar-se com a carteira funcional quando se apresentarem s partes no momento do cumprimento dos mandados. A devoluo de mandados cumpridos pelos Oficiais de Justia dever ocorrer at as 16 horas, ressalvados os casos de medidas urgentes. 55) facultado fornecer s partes e seus respectivos advogados os nomes dos Oficiais de Justia incumbidos do cumprimento de mandados. Nenhuma informao relativa a nome do Oficial de Justia ser lanada nos autos ou contracapas do processo. 56) O Oficial de Justia, ao dar cumprimento aos mandados, no encontrando a pessoa fsica ou jurdica, e, neste ltimo caso, no encontrando o seu representante legal, dever buscar informaes na vizinhana e certificar o ocorrido, identificando a pessoa que tenha prestado ditas informaes. 57) A verba recolhida para reembolso das despesas de locomoo do Oficial de Justia ser-lhe- creditada aps a devoluo do mandado devidamente cumprido. O mandado ser considerado cumprido quando a diligncia tenha sido terminativa, assim considerada aquela com caractersticas de finalizao ou que no se cumpriu por circunstncias alheias vontade do Oficial de Justia, desde que adotadas e esgotadas todas as providncias a seu cargo para a execuo do ato. 58) Ao Oficial de Justia vedado requisitar fora policial para cumprimento dos mandados. 59) Nos inventrios, arrolamentos e execues judiciais, a avaliao dos bens s poder ser realizada pelo Avaliador Judicial.

60) Nos casos de despejo compulsrio, busca e apreenso, reintegrao e imisso de posse, remoo de bens e atos nos quais as partes e advogados devero providenciar os meios necessrios para viabilizar o respectivo cumprimento proibido fornecer s partes e aos respectivos advogados os nomes dos Oficiais de Justia incumbidos do cumprimento de mandados. As providncias relativas ao fornecimento dos meios necessrios ao cumprimento dos mandados expedidos referem-se s condies materiais e no de carter monetrio, sendo estas de exclusiva iniciativa da parte.

GABARITO DAS 60 QUESTES DE ATOS DE OFCIO


1F 2V 3F 4F 5C 6F 7F 8V 9V 10 F 11 D 12 E 13 F 14 F 15 A 16 V 17 F 18 F 19 - F 20 F 21 F 22 V 23 - V 24 - V 25 - F 26 - B 27 - E 28 B/E 29 F 30 F 31 V 32 -F 33 - F 34 - F 35 - E 36 -V 37 - F 38 - F 39 - V 40 - D 41 - E 42 - V 43 - F 44 - C 45 - D 46 - F 47 - F 48 - C 49 - F 50 - F 51 - F 52 - V 53 - F 54 - V 55 - E 56 - V 57 - V 58 F 59 F 60 - F

53 QUESTES PARA O CONCURSO DO TJMG - LEI COMPLEMENTAR N. 59/2001 - ORGANIZAO E DIVISO JUDICIRIAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS

126) Aps cada perodo de ________ anos de efetivo exerccio no servio pblico do Estado de Minas Gerais, o servidor ter direito a frias-prmio de __________ meses. Assinale a alternativa que preenche corretamente os espaos acima: a) Trs, trs. b) Trs, cinco. c) Cinco, cinco. d) Cinco, trs. 127) Joo, funcionrio pblico do Estado de Minas Gerais, com 7 anos de efetivo exerccio, requereu o gozo de trs meses de frias prmio e a averbao de 8 anos de

efetivo exerccio no Estado do Rio de Janeiro para fins da contagem de mais dois perodos, de trs meses cada, de frias-prmio. Considerando essa hiptese: a) O pedido de Joo dever ser deferido, sendo permitida a contagem de todo o tempo de servio estadual para fins da aquisio de frias-prmio. b) o pedido de Joo dever ser totalmente indeferido, no possuindo Joo direito a nenhum perodo de frias prmio. c) Joo ter direito ao gozo de 1 perodo de 3 meses frias-prmio apenas, devendo ser indeferido o pedido de averbao de tempo de servio prestado no estado do Rio de Janeiro. d) Joo ter direito a contagem do tempo de efetivo exerccio no Estado do Rio de Janeiro, caso se trate de tempo de servio prestado at 29 de fevereiro de 2004. 128) Em regra, NO podem trabalhar na mesma Secretaria do Juzo, exceto: a) Servidores que sejam companheiros por unio estvel. b) Servidores que sejam parentes consanguneos ou afins, em linha reta ou na linha colateral, at do terceiro grau. c) Servidores que sejam parentes consanguneos ou afins, em linha reta ou na linha colateral, acima do terceiro grau. d) Nenhuma das alternativas est correta. 129) De acordo com a Lei de Organizao e Diviso Judicirias do Estado de Minas Gerais NO podemos afirmar que a substituio dos servidores do Foro: a) Na hiptese de vaga ou afastamento depender da aprovao do Presidente do Tribunal. b) ato privativo do Diretor do Foro, tendo aplicao imediata. c) Os critrios da substituio sero estabelecidos em resoluo da Corte Superior do Tribunal de Justia. d) No caso de impedimento, suspeio ou falta eventual de servidor, sua substituio se far com a designao pelo Juiz da causa de um servidor para atuar no processo em curso ou no ato a ser lavrado. 130) De acordo com a Lei Complementar n 59/2001, na hiptese de vaga ou afastamento do servidor: a) o Diretor do Foro designar substituto para o exerccio do cargo enquanto persistir a vacncia ou durar o afastamento, submetendo-se o ato aprovao do Presidente do Tribunal de Justia. b) sua substituio se far com a designao pelo Juiz da causa de um servidor para atuar no processo em curso ou no ato a ser lavrado. c) o Juiz do Foro designar substituto para o exerccio do cargo enquanto persistir a vacncia ou durar o afastamento, submetendo-se o ato aprovao do Presidente do Tribunal de Justia. d) sua substituio se far com a designao pelo Diretor do Foro de um servidor para atuar no processo em curso ou no ato a ser lavrado, submetendo-se o ato aprovao do Presidente do Tribunal de Justia.

131) De acordo com a Lei Complementar n 59/2001, no caso de impedimento, suspeio ou falta eventual de servidor: a) sua substituio se far com a designao pelo Juiz da causa de um servidor para atuar no processo em curso ou no ato a ser lavrado. b) o ato de substituio dever ser submetido ao Presidente do Tribunal de Justia. c) o Diretor do Foro designar substituto para o exerccio do cargo, conforme critrios estabelecidos em resoluo da Corte Superior do Tribunal de Justia. d) sua substituio se far com a designao pelo Juiz da causa de um servidor para o exerccio do cargo enquanto persistir o afastamento. 132) - De acordo com as disposies da Lei de Organizao e Diviso Judicirias do Estado de Minas Gerais correto afirmar exceto: a) No podem trabalhar na mesma Secretaria do Juzo servidores que sejam cnjuges, companheiros por unio estvel ou parentes consanguneos ou afins, em linha reta ou na linha colateral, at o terceiro grau, salvo se aprovados em concurso pblico. b) Ao servidor do foro judicial, defeso praticar atos de seu ofcio em que for interessado ele prprio, seu cnjuge, parente consanguneo ou afim em linha reta ou, na linha colateral, at o terceiro grau. c) Podem trabalhar na mesma Secretaria do Juzo servidores que sejam parentes, at o terceiro grau, aprovados em concurso pblico. d) Ocorrendo incompatibilidade no que se referir ao Escrivo Judicial e aos servidores dos Servios Auxiliares do Diretor do Foro, este removido para comarca mais prxima. 133) De acordo com a Lei Complementar n 59/2001, ocorrendo incompatibilidade no que se referir ao Escrivo Judicial e aos servidores dos Servios Auxiliares do Diretor do Foro, a incompatibilidade resolver-se-: a) antes da posse, em favor do ltimo nomeado ou o menos idoso, sendo as nomeaes da mesma data. b) depois da posse, contra o que lhe tiver dado causa e, sendo ela imputada a ambos, em favor do que contar menos tempo de servio judicirio no Estado de Minas Gerais ou, se este for igual, em favor do que contar menos tempo de servio pblico prestado ao Estado de Minas Gerais. c) antes da posse, contra o que lhe tiver dado causa e, sendo ela imputada a ambos, contra o que contar menos tempo de servio judicirio no Estado de Minas Gerais ou, se este for igual, contra o que contar menos tempo de servio pblico prestado ao Estado de Minas Gerais. d) depois da posse, contra o que lhe tiver dado causa e, sendo ela imputada a ambos, contra o que contar menos tempo de servio judicirio no Estado de Minas Gerais ou, se este for igual, contra o que contar menos tempo de servio pblico prestado ao Estado de Minas Gerais. 134) So deveres comuns aos servidores dos rgos auxiliares dos Tribunais e da Justia de Primeira Instncia, EXCETO: a) observar as normas legais e regulamentares. b) recusar f a documentos pblicos.

c) ser leal ao rgo a que servir. d) manter o servio aberto, nele permanecendo, nos dias teis, de segunda a sexta-feira, no horrio regulamentar. 135) dever dos servidores dos rgos auxiliares dos Tribunais e da Justia de Primeira Instncia: a) guardar e conservar, com os requisitos de segurana que forem possveis, autos judiciais, documentos, livros e papis em seu poder; b) renovar, custa do tribunal, ato ou diligncia invalidados por culpa sua, sem prejuzo da penalidade em que possa incorrer; c) exercer com acuidade, dedicao e probidade as atribuies do cargo, mantendo conduta compatvel com a moralidade administrativa; d) fornecer aos interessados, sempre no prazo mximo de quarenta e oito horas, certido de atos administrativos ou processuais; 136) NO constitui dever dos servidores dos rgos auxiliares dos Tribunais e da Justia de Primeira Instncia: a) ser assduo e pontual; b) atualizar seus dados cadastrais, quando solicitado. c) zelar pela economia do material de expediente e pela conservao do material permanente e do patrimnio pblico; d) praticar usura sob qualquer de suas formas. 137) Aos servidores dos rgos auxiliares dos Tribunais e da Justia de Primeira Instncia proibido: a) descumprir as ordens superiores, quando manifestamente ilegais; b) opor resistncia justificada ao andamento de documentos, ao curso de processos ou execuo de servios; c) cometer a pessoa estranha repartio, em qualquer caso, o desempenho de atribuies de sua responsabilidade ou de seu subordinado; d) subscrever lista de donativos no recinto de trabalho 138) Aos servidores dos rgos auxiliares dos Tribunais e da Justia de Primeira Instncia proibido: a) guardar sigilo sobre assunto do servio. b) atender com presteza e urbanidade aos magistrados representantes do Ministrio Pblico, advogados e ao pblico em geral, prestando as informaes requeridas e dando recibo de documentos ou outros papis que lhes forem entregues em razo do ofcio, ressalvadas as protegidas por sigilo; c) retirar, sem prvia anuncia da autoridade competente, quaisquer documentos ou materiais do servio; d) levar ao conhecimento de autoridade superior as irregularidades de que tiverem conhecimento em razo do cargo;

139) Aos servidores dos rgos auxiliares dos Tribunais e da Justia de Primeira Instncia proibido, exceto: a) participar de gerncia ou administrao de empresa privada ou de sociedade civil. b) exercer comrcio na qualidade de acionista, cotista ou comanditrio. c) vincular-se a escritrio de advocacia. d) aceitar ou receber propina, comisso, presente ou vantagem de qualquer espcie, em razo de suas atribuies; 140) Segundo o Regime Disciplinar dos Servidores do Poder Judicirio, inserido na Lei de Organizao e Diviso Judicirias do Estado de Minas Gerais, dever dos servidores exercer as atribuies do cargo com, exceto: a) Presteza. b) Acuidade. c) Probidade. d) Dedicao. 141) Com exceo de motivo justificado, devero os servidores dos rgos auxiliares dos Tribunais e da Justia de Primeira Instncia fornecer aos interessados certido de atos administrativos ou processuais no prazo mximo de: a) Vinte e quatro horas, b) Quarenta e oito horas. c) Setenta e duas horas. d) Noventa e seis horas. 142) De acordo com o regime disciplinar dos servidores do Poder Judicirio, o servidor pblico NO proibido de: a) atuar, em qualquer caso, como procurador junto a reparties pblicas. b) recusar f a documento pblico. c) promover manifestao de apreo ou desapreo no recinto de trabalho. d) coagir ou aliciar subordinados a filiar-se a associao profissional ou sindical ou a partido poltico. 143) De acordo com o regime disciplinar dos servidores do Poder Judicirio dever do servidor: a) guardar sigilo quanto a irregularidades de que tiver cincia em razo do exerccio do cargo. b) guardar sigilo sobre assunto do servio. c) atender com presteza e urbanidade aos magistrados, representantes do Ministrio Pblico, advogados e ao pblico em geral, prestando todas as informaes requeridas e dando recibo de documentos ou outros papis que lhes forem entregues em razo do ofcio. d) cumprir as ordens superiores, ainda quando manifestamente ilegais. 144) proibido ao servidor pblico, entre outras condutas, EXCETO:

a) ausentar-se do servio durante o expediente, sem prvia autorizao do superior imediato. b) cometer a outro servidor, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuies de sua responsabilidade ou de seu subordinado. c) promover manifestao de apreo ou desapreo no recinto de trabalho. d) recusar f a documentos pblicos. 145) Pedro, tendo tomado posse e entrado em exerccio no cargo de Oficial Judicirio, deve ter conhecimento de que, nesta oportunidade, ser considerado como um de seus deveres funcionais: a) atender, de imediato, quaisquer informaes requeridas pelo pblico em geral. b) cumprir todas as ordens superiores, no lhe cabendo apreciar seu contedo ou finalidade. c) manter o servio aberto, nele permanecendo, nos dias teis, de segunda a sexta-feira, no horrio regulamentar. d) levar ao conhecimento de autoridade superior as informaes de que tiver conhecimento em razo do cargo. 146) Julgue os seguintes itens relacionados s responsabilidades do servidor: I. O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exerccio irregular de suas atribuies. II. A responsabilidade penal decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo que resulte em prejuzo ao errio ou a terceiros. III. As aes civis, penais e administrativas podero cumular-se, sendo independentes entre si. IV. A responsabilidade administrativa do servidor ser afastada no caso de absolvio criminal que negue a existncia do fato ou sua autoria. O nmero de itens corretos : a) 1. b) 2. c) 3. d) 4. 147) Funcionrio pblico estadual foi condenado em processo administrativo, no qual lhe foi assegurada ampla defesa, pena de demisso, por ofensa fsica, em servio superior hierrquico. Tratando-se, tambm, de crime, foi instaurado o competente processo criminal, no qual o funcionrio foi absolvido em funo do reconhecimento de que a ofensa fsica foi praticada por outro servidor. Diante da deciso no processo criminal, a deciso administrativa dever ser a) anulada, porque qualquer absolvio em sede penal deve repercutir na deciso administrativa. b) mantida, em razo da autonomia das instncias penal e administrativa. c) mantida, porque a absolvio em sede penal somente repercute na esfera administrativa quando fundada na inexistncia do fato.

d) anulada, tendo em vista que a deciso judicial fundou-se na negativa de autoria do fato. 148) Caso um servidor pblico estadual pratique um ato que simultaneamente possa caracterizar ilcito civil, penal e administrativo, a) possvel que venha a sofrer cumulativamente sanes dessas trs esferas de responsabilizao. b) a sano penal absorve a civil e a administrativa, podendo aplicar-se somente a primeira. c) a sano civil absorve a penal e a administrativa, podendo aplicar-se somente a primeira. d) a sano penal absorve a civil, mas no a administrativa, que pode ser aplicada cumulativamente com a primeira. 149) Repercute na esfera administrativa, em favor do servidor pblico acusado, a sentena proferida pelo juzo criminal absolvendo-o em razo de a) restar provada a inexistncia do fato. b) no constituir o fato infrao penal. c) no existir prova de ter o ru concorrido para a infrao penal. d) no existir prova suficiente para a condenao. 150) De acordo com o regime disciplinar dos servidores do Poder Judicirio, no so penas disciplinares: a) repreenso b) cassao de disponibilidade. c) destituio de cargo em comisso. d) destituio de funo comissionada. 151) De acordo com o regime disciplinar dos servidores do Poder Judicirio, nos casos de reincidncia das faltas punidas com advertncia, de descumprimento de dever funcional previsto em lei, regulamentao ou norma interna e de violao das proibies que no tipifiquem infraes sujeitas a penalidade de demisso, ser aplicada a pena de: a) suspenso pelo prazo mximo de 30 dias. b) suspenso pelo prazo mximo de 60 dias. c) suspenso pelo prazo mximo de 90 dias. d) suspenso pelo prazo mximo de 120 dias. 152) passvel de punio com pena de advertncia o servidor que: a) proceder de forma desidiosa. b) utilizar pessoal ou recursos materiais da repartio em atividades ou trabalhos particulares. c) exercer quaisquer atividades que sejam incompatveis com o exerccio do cargo ou da funo e com o horrio de trabalho.

d) retirar, sem prvia anuncia da autoridade competente, quaisquer documentos ou materiais do servio. 153) A pena de advertncia ser aplicada em razo: a) de descumprimento de dever que configure o cometimento de falta grave. b) de descumprimento de dever funcional previsto em lei, regulamentao ou norma interna e de violao das proibies que no tipifiquem infraes sujeitas a penalidade de demisso. c) de inobservncia de dever funcional previsto em lei, regulamentao ou norma interna, a qual no justifique imposio de penalidade mais grave. d) de descumprimento de dever funcional previsto em lei, regulamentao ou norma interna e de violao das proibies que no tipifiquem infraes sujeitas a penalidade de repreenso. 154) Sobre a pena de suspenso, analise as afirmativas abaixo: I - ser aplicada em caso de reincidncia nas faltas punidas com advertncia II - ser aplicada em caso de descumprimento de dever funcional previsto em lei, regulamentao ou norma interna e de violao das proibies que no tipifiquem infraes sujeitas a penalidade a qual no justifique imposio de penalidade mais grave. III - no poder exceder a noventa dias e acarretar a perda de 50% (cinqenta por cento) das vantagens e dos direitos decorrentes do exerccio do cargo IV - Quando houver convenincia para o servio, a pena de suspenso poder ser convertida em multa. A partir dessa anlise, pode-se concluir que a) apenas a afirmativa I est correta. b) apenas as afirmativas I e II esto corretas. c) apenas as afirmativas I, II e IV esto corretas. d) apenas as afirmativas I e IV esto corretas. 155) Analise as alternativas de acordo com o regime disciplinar dos servidores do Poder Judicirio: I - a pena de advertncia ser aplicada ao servidor que, injustificadamente, recusar-se a ser submetido a inspeo mdica determinada pela autoridade competente, cessando os efeitos da penalidade uma vez cumprida a determinao. II - quando houver convenincia para o servio, a pena de suspenso poder ser convertida em multa, correspondente a 50% (cinquenta por cento) do vencimento mensal, multiplicado pelo nmero de dias da punio, obrigado o punido a permanecer em servio. III - a pena de demisso ser aplicada na hiptese de acumulao ilegal de cargos ou funes pblicas, e independe da constatao de boa-f do servidor. IV - Ser cassada a aposentadoria ou disponibilidade do servidor inativo que praticar, na inatividade, falta punvel com a pena de demisso. A partir dessa anlise, pode-se concluir que a) apenas afirmativa I est correta. b) apenas a afirmativa II est correta.

c) as afirmativas I, II e IV esto corretas. d) nenhuma das afirmativas est correta. 156) A pena de advertncia ser aplicada: a) no caso de incontinncia pblica e conduta escandalosa no servio. b) em razo de insubordinao grave em servio. c) quando se verificar a falta de exao ou negligncia no desempenho de funo comissionada. d) ao servidor que coagir ou aliciar subordinados a filiar-se a associao profissional ou sindical ou a partido poltico. 157) A pena de demisso ser aplicada, EXCETO: a) em razo de ofensa fsica, em servio ou no, a superior hierrquico, servidor ou particular, salvo em legtima defesa prpria ou de outrem; b) nos casos de aplicao indevida ou irregular de dinheiros pblicos; c) ao servidor que exercer quaisquer atividades que sejam incompatveis com o exerccio do cargo ou da funo e com o horrio de trabalho. d) nos casos de leso aos cofres pblicos e dilapidao do patrimnio estadual; 158) Na aplicao das penalidades previstas na Lei Complementar n 59/2001, no podero ser considerados: a) a natureza e a gravidade da infrao cometida b) os danos que dela provierem para o servio pblico e para terceiros c) as circunstncias agravantes ou atenuantes d) os antecedentes funcionais. 159) De acordo com o regime disciplinar dos servidores do Poder Judicirio, correto afirmar: a) o ato de imposio de pena de demisso por acumulao ilegal de cargos dever mencionar o fundamento legal e a causa da sano disciplinar. b) verificada, em processo disciplinar, acumulao proibida de cargos pblicos e provada a boa-f, o servidor ser suspenso at que cesse a acumulao. c) verificada, em processo disciplinar, acumulao proibida de cargos pblicos e provada a m-f, o servidor optar por um dos cargos e perder o outro. d) a pena de demisso ser aplicada todas as vezes que se verificar a acumulao proibida de cargos pblicos. 160) Configura-se abandono de cargo ou funo o no-comparecimento do servidor ao servio: a) sem causa justificada, por trinta dias consecutivos ou noventa, intercaladamente, durante o perodo de doze meses; b) sem causa justificada, por mais de trinta dias consecutivos ou mais de noventa, intercaladamente, durante o perodo de doze meses; c) sem causa justificada, por mais de sessenta dias consecutivos ou mais de cento e vinte, intercaladamente, durante o perodo de doze meses;

d) por mais de 90 dias consecutivos durante o perodo de doze meses. 161) Considerando o que dispe a Lei de Organizao e Diviso Judicirias do Estado de Minas Gerais sobre o regime disciplinar dos servidores do Poder Judicirio do Estado de Minas Gerais, analise as afirmativas: I - Ser cassada a aposentadoria ou a disponibilidade do servidor inativo que houver praticado, na atividade, falta punvel com a pena de demisso. II - A pena de destituio de cargo em comisso exercido por servidor no ocupante de cargo efetivo ser aplicada nos casos de infraes sujeitas penalidade de suspenso. III - A pena de destituio de funo comissionada ser aplicada quando se verificar a falta de exao ou negligncia no seu desempenho. IV - A pena de destituio de funo comissionada ser aplicada nos casos de infraes sujeitas penalidade de demisso. Esto corretas as afirmativas: a) I e IV. b) II e IV c) I e III d) apenas I. 162) As penas disciplinares sero aplicadas: a) pelo Presidente do Tribunal de Justia, quando se tratar de advertncia ou suspenso impostas a servidor Secretaria de Padronizao, Suporte ao Planejamento e Ao Correicional. b) pelo Presidente do Tribunal de Justia, quando se tratar destituio de funo comissionada imposta a servidor dos rgos Auxiliares da Justia de Primeira Instncia. c) pelo Corregedor-Geral de Justia quando se tratar de demisso, cassao de aposentadoria ou disponibilidade, destituio de cargo em comisso ou destituio de funo comissionada imposta a servidor dos rgos auxiliares da Justia de Primeira Instncia; d) pelo Diretor do Foro, quando se tratar de demisso ou suspenso impostas a servidor dos rgos Auxiliares da Justia de Primeira Instncia lotado em sua comarca. 163) Pedro, servidor efetivo dos rgos auxiliares da Justia de Primeira instncia, foi punido com pena de destituio da funo comissionada. Considerando a hiptese, analise as afirmativas: I - A pena dever ser aplicada a Pedro pelo Presidente do Tribunal de Justia. II - Se Pedro fosse servidor da Secretaria de Padronizao, Suporte ao Planejamento e Ao Correicional a pena seria aplicada pelo Corregedor-Geral de Justia. III - Pedro cometeu infrao sujeita penalidade de demisso. IV A pena de destituio da funo comissionada ser aplicada quando o servidor for reincidente em falta punvel com suspenso. Esto corretas: a) apenas 1 afirmativa. b) apenas 2 afirmativas. c) apenas 3 afirmativas.

d) nenhuma das afirmativas. 164) Considerando o que dispe a Lei de Organizao e Diviso Judicirias do Estado de Minas Gerais sobre o regime disciplinar dos servidores do Poder Judicirio do Estado de Minas Gerais, no correto afirmar: a) A pena imposta, aps transitada em julgado, ser anotada nos registros funcionais do faltoso. b) A certido da pena anotada s ser fornecida com autorizao expressa do Presidente do tribunal de Justia, para fim justificado. c) A instaurao de processo disciplinar interrompe a prescrio, at a deciso final proferida pela autoridade competente. d) Interrompido o curso da prescrio, o prazo comear a correr a partir do dia em que cessar a interrupo. 165) A ao disciplinar prescrever: a) em dez anos, no caso de infrao punvel com demisso, cassao de aposentadoria ou disponibilidade ou destituio de cargo em comisso ou de funo comissionada; b) em cinco anos, no caso de infrao punvel com suspenso; c) em dois anos, no caso de infrao punvel com advertncia. d) de acordo com prazos de previstos na lei penal, nas infraes capituladas tambm como crime. 166) Considerando o que dispe a Lei de Organizao e Diviso Judicirias do Estado de Minas Gerais sobre o regime disciplinar dos servidores do Poder Judicirio do Estado de Minas Gerais, correto afirmar: a) O prazo de prescrio comea a correr a partir da data em que foi praticada a infrao, conforme certificado pela autoridade competente. b) A instaurao de processo disciplinar suspende a prescrio, at a deciso final proferida pela autoridade competente. c) Interrompido o curso da prescrio, o prazo comear a correr a partir do dia em que cessar a interrupo. d) Os prazos de prescrio previstos na lei penal aplicam-se s infraes capituladas tambm como crime, salvo nas hipteses de cassao de aposentadoria. 167) Considerando o que dispe a Lei de Organizao e Diviso Judicirias do Estado de Minas Gerais sobre o regime disciplinar dos servidores do Poder Judicirio do Estado de Minas Gerais, analise estas afirmativas: I. A pena de advertncia ser aplicada por escrito ou oralmente, dependendo da gravidade da infrao cometida e dos danos que provierem para o Servio Pblico. II. A pena de suspenso no poder exceder a 90 dias. III. O servidor inativo no passvel de punio disciplinar. A partir dessa anlise, pode-se concluir que a) apenas a afirmativa I est correta. b) apenas a afirmativa II est correta. c) apenas as afirmativas II e III esto corretas.

d) as trs afirmativas esto corretas. 168) Nos termos da Lei Complementar n. 59 de 18/01/2001, so deveres dos servidores dos rgos auxiliares dos Tribunais, EXCETO a) exercer com acuidade, dedicao e probidade as atribuies do cargo, mantendo conduta compatvel com a moralidade administrativa. b) ser leal ao rgo a que servir. c) atender com presteza e urbanidade os magistrados, representantes do Ministrio Pblico, advogados e o pblico em geral, prestando as informaes requeridas e dando recibo de documentos ou outros papis que lhes forem entregues em razo do ofcio, ressalvadas as protegidas por sigilo. d) realizar atividades ou trabalhos comunitrios. 169) Analise as seguintes afirmativas a respeito das penas previstas na Lei Complementar n. 59 de 18/01/2001. I. Ausentar-se do servio durante o expediente, sem prvia autorizao do superior imediato causa de advertncia. II. Participar de gerncia ou administrao de empresa privada ou de sociedade civil; exercer comrcio, exceto como acionista, cotista ou comanditrio, ou vincular-se a escritrio de advocacia punido com pena de suspenso at o prazo de 90 dias, cessando os efeitos da penalidade uma vez regularizada a situao ou cessada a atividade. III. Quando houver convenincia para o servio, a pena de suspenso poder ser convertida em multa, correspondente a 50% (cinquenta por cento) do vencimento dirio, multiplicado pelo nmero de dias da punio, obrigado o punido a permanecer em servio. V. Incontinncia pblica e conduta escandalosa no servio so punidas com advertncia escrita. A partir dessa anlise, pode-se concluir que a) apenas as afirmativas I e III esto corretas. b) apenas as afirmativas II e IV esto corretas. c) apenas as afirmativas II e III esto corretas. d) todas as afirmativas esto corretas. 169) Assinale a alternativa CORRETA a respeito do regime disciplinar dos Servidores do Poder Judicirio normatizado pela Lei Complementar n. 59. a) A pena de advertncia aplicvel no caso de o servidor valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade do exerccio do cargo ocupado. b) A pena de suspenso aplicvel em caso de reincidncia do servidor nas faltas punidas com advertncia. c) A cassao da aposentadoria ser aplicada ao servidor que for condenado pela prtica do crime de corrupo. d) A pena de suspenso poder ser convertida em multa, correspondente a 50% (cinquenta por cento) dos vencimentos correspondentes ao ms da aplicao da punio, quando for conveniente para o servio, obrigando-se o punido a permanecer em servio.

170) A respeito do regime disciplinar dos Servidores do Poder Judicirio normatizado pela Lei Complementar n. 59, so causas de demisso, EXCETO a) incontinncia pblica e conduta escandalosa no servio. b) cometer a pessoa estranha repartio, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuies de sua responsabilidade ou de seu subordinado. c) descumprimento de dever que configure o cometimento de falta grave. d) praticar usura sob qualquer de suas formas. 171) Sobre a responsabilidade do servidor, de acordo com a Lei Complementar n. 59/2001, correto afirmar que a) a responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo do servidor que, mesmo no exerccio regular de suas atribuies, causa danos a outrem. b) a responsabilidade civil-administrativa decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo que resulte em prejuzo ao errio ou a terceiros. c) a responsabilidade penal abrange os crimes e as contravenes imputadas ao servidor. d) a responsabilidade administrativa do servidor ser afastada no caso de absolvio criminal que negue a existncia do fato ou sua autoria. 172) Analise as seguintes afirmativas a respeito da pena de demisso, de acordo com a Lei Complementar n. 59/2001 e demais normas de regncia. I. Ser aplicada pelo Presidente do Tribunal de Justia quando imposta aos servidores das Secretarias do Tribunal de Justia. II. No prescinde, para ser aplicada, da observncia do contraditrio e da ampla defesa. III. Ser aplicada pelo Corregedor-Geral de Justia, quando imposta a servidor da Secretaria da Corregedoria-Geral de Justia e dos rgos Auxiliares da Justia de Primeira Instncia. IV. Ser aplicada ao servidor que praticar ato de insubordinao. A partir dessa anlise, pode-se concluir que a) apenas as afirmativas I e II esto corretas. b) apenas as afirmativas II e IV esto corretas. c) apenas as afirmativas I e III esto corretas. d) todas as afirmativas esto incorretas. 173) A respeito da competncia para aplicar as penas disciplinares previstas na Lei Complementar n. 59 de 18/01/2001, assinale a alternativa INCORRETA. a) O Presidente do Tribunal de Justia aplicar a pena de demisso e suspenso aos servidores das Secretarias do Tribunal de Justia e da Corregedoria-Geral de Justia. b) O Presidente do Tribunal de Justia aplicar a pena de advertncia ou suspenso quando impostas a servidor da Secretaria do Tribunal de Justia. c) O Corregedor-Geral de Justia aplicar pena de suspenso impostas a servidor da Secretaria da Corregedoria-Geral de Justia e dos rgos Auxiliares do Tribunal de Justia. d) O Diretor do Foro aplicar pena de advertncia ou suspenso impostas a servidor dos rgos Auxiliares da Justia de Primeira Instncia lotado em sua comarca.

174) So deveres do servidor pblico, previstos na Lei Complementar 59/2001: I exercer com acuidade, dedicao e probidade as atribuies do cargo, mantendo conduta compatvel com a moralidade administrativa. II cumprir sempre as ordens superiores. III atender com presteza e urbanidade aos magistrados, representantes do Ministrio Pblico, advogados e ao pblico em geral, prestando as informaes requeridas e dando recibo de documentos ou outros papis que lhes forem entregues em razo do ofcio, ressalvadas as protegidas por sigilo. IV - fornecer aos interessados, no prazo mximo de vinte e quatro horas, salvo motivo justificado, certido de atos administrativos ou processuais. So incorretos: a) os itens I e II. b) os itens I e III. c) os itens II e IV. d) os itens III e IV. 175) Aos servidores dos rgos auxiliares dos Tribunais e da Justia de Primeira Instncia proibido, exceto: a) opor resistncia injustificada ao andamento de documentos, ao curso de processos ou execuo de servios. b) promover manifestaes de apreo ou desapreo e fazer circular ou subscrever lista de donativos no recinto de trabalho. c) cometer a pessoa estranha repartio, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuies de sua responsabilidade ou de seu subordinado. d) guardar sigilo sobre assunto do servio. 176) De acordo com a Lei Complementar n. 59/2001, as fases do processo disciplinar desenvolvem-se na seguinte ordem a) instaurao; instruo; defesa; relatrio; julgamento; recurso. b) instaurao; indiciamento; defesa; relatrio; julgamento; recurso. c) instaurao; defesa preliminar; instruo; relatrio; julgamento; recurso. d) instaurao; publicao; instruo; relatrio; defesa; julgamento; recurso.

177) Todas as alternativas em relao ao Processo Disciplinar esto corretas, exceto: a) O processo administrativo disciplinar o instrumento destinado a apurar responsabilidade de servidor, para verificao do descumprimento dos deveres e das obrigaes funcionais e para aplicao das penas legalmente previstas, assegurada ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes. b) O processo administrativo disciplinar ser instaurado mediante portaria revestida de publicidade, que conter, no mnimo, a identificao funcional do acusado, a descrio dos atos ou dos fatos a serem apurados, a indicao das infraes a serem punidas, o respectivo enquadramento legal e os nomes dos integrantes da comisso processante. c) O processo disciplinar ser conduzido por comisso composta de cinco servidores estveis, designados pela autoridade instauradora, que indicar, dentre eles, o seu

Presidente, que dever ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nvel ou ter nvel de escolaridade igual ou superior ao do acusado. d) O processo disciplinar se desenvolve nas seguintes fases: instaurao; instruo; defesa; relatrio; julgamento; recurso.

You might also like