You are on page 1of 3

Crtica para o filme Matar ou Morrer

por Rafael de Jesus

Matar ou Morrer (Highnoon, 1952) um filme metawestern1 do diretor Fred Zinnerman, sobre os conflitos que se sucedem em Hadleyville horas antes do retorno de Frank Miller, um criminoso conhecido da cidade, que voltava em busca de vingana contra o xerife Will Kane. Filme que privilegia uma mise-en-shot bem mais psicolgica, focada bem mais na construo dramtica pelos embates emocionais que numa dinmica e expressividade corporal na profundidade ou lateralidade do quadro. Possui uma arquitetura dos espaos bem mais comprimida em relao a outros westerns, o que em parte pode explicar as definies da mise-en-scne.
Digamos que o metawestern um western que teria vergonha de ser apenas ele prprio e procuraria justificar sua existncia por um interesse suplementar: de ordem esttica, sociolgica, moral, psicolgica, poltica, ertica,... em suma, por algum valor extrnseco ao gnero e que supostamente o enriqueceria (BAZIN, 1991, p.210)

Matar ou Morrer opta por uma construo narrativa/dramtica baseada em enquadramentos mais fechados, privilegiando um trabalho misto de dilogos, olhares e expresses do rosto, em detrimento de uma relao mais complexa entre personagens, espao e deslocamento no mesmo. Nesse recorte, transparece a natureza emocional das personagens, conectando-os aos conflitos psicolgicos, que so o centro da trama, diferente de um western mais classicista, preocupado em relacionar as personagens questo da terra, do embate com a natureza e questes polticas diegticas pertinentes ao gnero. Destaque para a construo do sentimento de medo do xerife, esboado em pequenos olhares, aparentemente calculistas e seus pequenos gestos de impacincia, que se intensificam medida que se aproxima da chegada do trem que traz Frank Miller. O pice da representao de tal temor de Kane, se d na cena em que escreve uma carta e salienta nesse processo de olhares e gestos o terror interno que sente da iminncia do confronto com Miller. No gnero western clssico, a figura do xerife a do defensor da cidade, imponente e destemido. Em Matar ou Morrer, h a desconstruo dessa figura, a tornando mais realista e menos caricata. Os espaos onde se desenrolam a trama so bem menores, e de arquitetura e decorao
1 Termo utilizado por Andr Bazin para o western do ps-guerra, que buscava interesses estticos, dramticos e temticos suplementares.

mais modernas que as de westerns como No Tempo das Diligncias. De certa forma, isso pode forar um novo pensamento de recorte, compelindo uma mise-en-scne onde as personagens permanecem mais prximas nos dilogos e situaes, com poucas possibilidades de deslocamento. No que essas limitaes tenham definido estritamente uma decupagem mais fechada. O realizador poderia optar na pr-produo, por ambientes mais amplos a fim de favorecer uma liberdade de encenao, porm prefere ambientes menores para corroborar sua escolha por uma decupagem mais fechada e psicolgica, e uma mise-en-scne de corpos que se embatem fsica ou verbalmente. No western clssico, a relao entre personagem, espao e encenao era um dos pilares na construo dramtica. Planos gerais e conjuntos eram pensados de tal forma a permitir mobilidade das personagens sem o perigo de serem recortados de forma incomum em algum momento do plano. Em Matar ou Morrer, Zinnerman d preferncia a planos conjuntos mais fechados, com liberdade para abandonar personagens em quadro para seguir um outro que se movimenta. Em certos momentos, resolve deslocamento de personagem acompanhado-o com a cmera em planos fechados. O tempo diegtico do filme de algumas horas antes do meio-dia, com elipses temporais aparentemente invisveis. Essa sensao de tempo corrente corroborada pelas diversas cenas em que os amigos de Miller o aguardam na estao, e das cenas que se passam na igreja. A pontuao dessas cenas aparentemente redundantes durante o filme provocam uma sensao de estagnao do tempo, atenuada pelo contedo de espera das cenas da estao, e funciona como um freio para qualquer sensao de grandes elipses que as outras cenas possam causar. As sequncias-chave do filme falam dos conflitos e decises a serem tomadas diante da iminncia da chegada do temido bandido Frank Miller. A tenso diante desse perigo aumenta no decorrer da trama, atenuada por cenas de espera na estao e de personagens que encaram relgios diversos no decorrer do filme. Fica claro a inteno do realizador em romper com alguns paradigmas estticos e narrativos do western clssico, porm sem o desejo de abandonar por completo o gnero. Privilegia a narrativa num aprofundamento psicolgico, das questes emocionais que movem a trama. A narrativa desencadeada pela chegada de amigos de Miller, e de um telegrama que informa ao xerife que Miller fora solto. A natureza dramtica no engatilhada por aes fsicas de consequncias imediatas, mas sim de relaes construdas antes do tempo diegtico do filme (questo passada entre Kane e Miller) e pelo medo causado pela futura chegada de Miller, at ento um personagem acusmtico. Esse medo provoca a necessidade de tomada de

decises que interferem em acontecimentos em curso (como a nefita vida de casados de Kane e Amy). um filme que, comparado a outros westerns, j demonstra a tendncia de uma montagem rpida que se instaurava aos poucos ao longo dos anos. Filme que marca uma fase de releitura do gnero para impedir sua morte na indstria. Apropria-se de preocupaes de ordem psicolgica e social, que desenvolviam-se em outros gneros. Considero tal filme, um ponto de partida para uma anlise sobre hibridizao de gneros que ocorreria no cinema com mais fora nos anos seguintes.

BIBLIOGRAFIA BAZIN, Andr. O cinema, ensaios. So Paulo: Editora Brasiliense. 1991. HIGHNOON. Fred Zinnerman. EUA, 1952, filme 35mm.

You might also like