You are on page 1of 48

Por dentro da Idade Mdia

A MENTE, OS CASTELOS, AS CRIANAS, AS CRUZADAS, OS SANTOS E A JUSTIA DIVINA E OS GUERREIROS DE DEUS

Desvendando a mente medieval


O CONHECIMENTO, AS DESIGUALDADES, A INTIMIDADE E AS PESTES

Conhecimento cientfico

A descrio dos animais eram feitas em anlises filosficas sobre a razo de ser de cada animal dentro de um plano divino.

Haviam ideias paradoxais entendidas como natural e sobrenatural ao mesmo tempo em relao aos fenmenos da natureza.

Desigualdade social

A posio social determinava o valor de um homem. Com o avano mercantil os burgueses comearam a ter valor e a se vestir igual os nobres

Pensamento sexual
Eram extremistas em relao ao sexo, no entanto existia a naturalidade nua e crua que seria de se esperar de uma sociedade de camponeses. Ironicamente foi no mundo medieval que deu origem ao conceito de amor romntico e idealizao da mulher

Peste negra

Apareceu em 1347, onde provocava bolhas escuras sobre a pele, febre ardente e afetava os pulmes, muitas vezes o doente chegava a morrem em at 36 horas. Em 2 anos a epidemia exterminou aproximadamente 100 milhes de habitantes na Europa .

A peste surgiu na sia central e espalhou-se pelas rotas comerciais por meio de ratos levados em pores de navios.

Abrindo os portes dos castelos


DE CONSTRUES FORTIFICADAS DE SIMPLES MADEIRA INTRANSPONVEIS FORTALEZAS DE PEDRAS

O Primrdio dos castelos

Fortes so usados desde o tempo do Imprio Romano, entretanto apenas durante a Idade Mdia que surgiu as grandes fortalezas.

Castelos foram amplamente utilizados por toda a Europa, como os francos, os mouros, os muulmanos no Oriente e no Japo feudal.

Os castelos foram introduzidos pelos normandos, aps a batalha de Hastings (1066, onde, em menor numero construram um castelo, ainda no estilo motte-and-bailey (Monte e cercas). No sculo seguinte, surgiram os castelos feitos com pedras, de murros reforados, tornando-se mais altos e espessos, e dotados de torres, entretanto os portes continuavam sendo o ponto mais fraco do castelo.

Surgindo os fossos em volta do castelo.

Diplomacia, Assalto, Rendio

Castelos so para proteger, portanto alvos de disputas. Normalmente, as conquistas dos castelos iniciavam-se com a diplomacia, o invasor pedia aos defensores que se rendesse pacificamente, em trocas de determinadas condies. Aceitando, os defensores se retiravam sem sofrer baixas, entretanto se recusar...

O exrcito ofensivo iniciava o cerco ao castelo.


Em outras ocasies se diplomacia no ocorresse, poderia ocorrer ataques surpresas, usando escadas durante a noite, infiltrando soldados dentro dos muros, ou de diversas formas.

Diplomacia, Assalto, Rendio

Durante os primrdios dos castelos de madeiras, umas das tcnicas de assalto era o uso de flechas incendiarias. Entretanto, castelos de pedra, so imunes ao fogo, porm criando novas defesas, surge novas tticas de cerco, surgindo as maquinas de cercos (catapultas, trebuchet, torres de cercos entre outras). Outra ttica utilizada o cerco psicolgico, onde se lanava, corpos ou pedaos deles, para dentro dos muros, causando medo e rendio dos sitiados. Tambm utilizava-se a igreja como forma de tirar os lordes de seus castelos.

Diplomacia, Assalto, Rendio

O cerco: consistia em privar o castelo do mximo de recursos possveis, ou seja, privando o abastecimento de comida, gua abaixando a moral dos sitiados, ou levando-os a morte. A plvora: a plvora determinou o fim defensvel dos castelos, tornando-os fracos contras as novas tticas militares do fim da Idade Mdia.

(e vinho!)

Castelos como Status quo

Aps o decaimento dos castelos como um forte, os castelos se tornaram verdadeiras manses para os nobres, decorando-os com tapearias, ouro, pratarias, estatuas e obras de artes, e se vangloriavam de seus criados para cuidar dos inmeros quartos.

Pequenos na Idade Mdia


NO PASSAVAM DE MINIATURAS DOS ADULTOS, MAS ESSA VISO PODE ESTAR EQUIVOCADA.

Inexistncia da Infncia

O fato de no se acreditar que no existia infncia durante a idade mdia devido as pinturas que retratavam as crianas com roupas e expresses de adultos, miniadultos. Esse fato influenciando a opinio dos historiadores at meados de 1950. O maior defensor dessa teoria foi Phillipe Aris onde diz que antes, do sculo 16, a infncia era vista como um perodo distinto da vida do individuo.

Phillipe Aris

A infncia no existia e Aris dava trs justificativas, uma que as crianas morriam facilmente; viviam perto de adultos; elas saiam cedo de casa para trabalhar para outras famlias; E ainda a relao entre pais e filhos, por mais que os pais cuidassem bem dos filhos, havia uma relao fria.

Contra Ponto

No entanto, Aris fez pouca pesquisa, alm de analisar pinturas e esculturas da Idade Mdia, o que faz de suas concluses fruto de interpretaes do que de fatos, podendo por os pontos levantados por Aris em xeque, pois existem evidncias que os pais sofriam por causa de seus filhos doentes ou mortos, assim como o fazem hoje.

Idades do Homem

Ao contrrio do que Aris afirmava sobre apenas existir uma concepo de idade adulta, havia na verdade sete fazes do homem, como demonstrado na pea de William Shakespeare, dentre elas a do beb, da infncia, da adolescncia, e quatro adultas.

Maioridade e as Brincadeiras da Infncia

A Igreja e o Direito faziam uma clara diferena entre a infncia e a faze adulta, tendo at mesmo estabelecido uma idade para a maioridade algo entre 12 e 14 anos. Sendo que durante a infncia havia diversos jogos e brincadeiras.

Cruzadas

Em busca do reino dos cus


O REI DE JERUSALM, VITRIAS DE SALADINO E REINALDO

A primeira cruzada

Os cruzados acreditavam que graas a luta titnica, teriam como recompensa o paraso eterno nos cus. Um dos lideres da primeira cruzada foi o Godofredo de Bulho, foi o primeiro cristo a governar Jerusalm desde que a cidade caiu nas mos dos muulmanos. Alem de conquistar cidades e relquias os cruzados tambm descobriram novas reas como a sia menor.

Saladino

Guerreiro habilidoso, honrado e reverenciado por sua famosa compaixo pelos inimigos, de origem turca, destacou-se como comandante militar e soberano da Sria. Em 1169, aps sua vitoria em uma campanha militar no Egito foi aclamado Sulto. Em 1174 com a morte de Al-Di, tomou o poder da Sria unificando os povos muulmanos na regio. No mesmo ano Balduno IV, o rei leproso, subiu ao trono em Jerusalm. Sua primeira tentativa de conquistar a Terra Santa foi em 1177, mas foi um fracasso devido as fortes tropas inimigas. Em 1179 Saladino dominou uma fortaleza crist e a partir da ouve um perodo de trgua entre cristo e muulmanos, que foi quebrada em 1187 pelo ataque de Reinaldo a mercadores muulmanos , em resposta Saladino invadiu e destruiu o exercito cristo e retomou Jerusalm.

Reinaldo

Reinaldo era brutal e inescrupuloso, o oposto a imagem de um nobre cavaleiro. Em 1160 Reinaldo decidiu tomar os rebanhos dos cristos armnios e srios, mas foi emboscado pelo governador muulmano de Aleppo que o capturou, nas masmorras Reinaldo aprendeu rabe e turco e ainda espionou as foras muulmanas, em 1175 Reinaldo foi libertado e criou dio pelo Isl. Casando-se com a herdeira de Oultrejourdaim, posto avanado do Reino de Jerusalm, dominou a rota mercantil entre o Egito e a Sria. Reinaldo quebrou a poltica pacifista entre cristo e muulmanos e sofreu a ira de Saladino que dominou Jerusalm e destruiu suas tropas, e o prprio Saladino matou Reinaldo.

O outro lado da guerra santa


A VISO DOS DOIS LADOS E AS CRUZADAS

Ocidente e Oriente

Para o Ocidente, as cruzadas representaram um captulo importantssimos, sendo relatados por vrios cronistas e historiadores, e muitas vezes representando a Terra Santa por meio de varias pinturas, e outras obras. Entretanto, no Oriente, o mesmo fenmeno, pouco estudado pelos acadmicos mulumanos, e no se encontra muitas obras retratando o evento.

Esse fato pode ser explicado pois, durante a 1 Cruzada, o Estado Islmico ainda se encontrava desunido, e a cruzada foi visto como mais uma invaso sofrida durante o perodo. No Oriente, no se sabia que as cruzadas era um movimento organizado, mas tinha a ideia de que era um fluxo contnuos de guerreiros vindo da Europa.

Cronologia: 1 e 2 Cruzada

Nov. 1095 O papa Urbano II, em resposta ao pedido do imperador bizantino, que lutava com os mulumanos, envia, aps o Concilio de Clermont, o 1 exrcitos de cruzados, formado basicamente por francos e normandos. Jul. 1099 Aps trs anos de viagens, lutas e conquistas, como Antioquia e principalmente Jerusalm, formando-se quatro reinos cristo: Jerusalm, Antioquia, Edessa e Trpoli.

1145 - 1149 Aps a tomada de Edessa por Zengi em 1144, o papa Eugenio III lana a 2 Cruzada, lideradas pelos os reis Lus VII, da Frana, e Conrado III, da Alemanha. A cruzada falha no principal objetivo, a retomada de Edessa, e na conquista de Damasco.

Cronologia: Saladino e a 3 e 4 Cruzadas


Jul. 1187 Saladino, Sucessor de Zengi, conquista Jerusalm, aps derrotar o exercito de cruzados na Batalha de Hattin. 1189 - 1192 Para reconquistar a cidade, o papa Gregrio VIII conclama a Terceira Cruzada, morrendo pouco depois, deixando Clemente III lana-la. O rei da Inglaterra, Ricardo I, que conquista a cidade de Acre de Saladino e fracassa em Jerusalm. 1202 - 1204 Aps um longo perodo sem Jerusalm, o papa Inocncio III, lana a Quarta Cruzada, que sem apoio dos reis, constituda por tropas de toda a Europa, e o cerco direcionado para Constantinopla, capital do Imprio Bizantino, estreitando a relao de cristos e ortodoxos bizantinos.

Cronologia: Cruzada das Crianas e a 5 Cruzada

Maio 1212 Surge o movimento popular, conhecido como Cruzada das Crianas, que acaba por fracassar, e um dos seus lideres, aps ir Roma, censurado pelo papa Inocncio III. 1217 - 1222 A Quinta Cruzada conclamada por Inocncio III, aps o fracasso da Cruzada das Crianas, entretanto, morre, e seu sucessor Honrio III, que a lana. Os cruzados so conduzidos pelo o cardeal Pelgio e pelo o rei Andr II, da Hungria.

O exercito ruma para o Egito, para tomar a cidade de Damieta, entretanto, fracassa.

Cronologia: 6 e 7 Cruzadas

1227 - 1229 Frederico III, soberano do Sacro Imprio Romano Germnico, excomungado por Gregrio IX, e aps se casar com a rainha de Jerusalm, decide liderar sozinho, sem o apoio da Igreja, a Sexta Cruzada.

Por meio de um tratado com o Egito, ocupa a Cidade Santa em 1229, entretanto, em 1244, volta para domino mulumano.

1248 - 1254 A Stima Cruzada, liderada por Lus IX, rei da Frana, tambm no espera a posio da Igreja e lana a Cruzada.

Lus IX tinha a inteno de conquistar localidades no Egito e usa-las como base para chegar em Jerusalm, contudo, capturado por mulumanos, que o libertam mediante a um resgate.

Cronologia: 8 e 9 Cruzada e o fim

1270 Com pouco apoio, Lus IX, lana a Oitava Cruzada, com o objetivo de conquistar Tunis, antes de chegar ao Egito. O cerco cidade abandonado depois de alguns meses. 1271 - 1272 Logo aps o fracasso a cruzada anterior, Eduardo, prncipe da Inglaterra, e Carlos de Angeu, irmo de Lus IX, lideram a Nona Cruzada para defender Acre do avano Mulumano. Maio 1291 Depois de um longo cerco, Acre tomada pelas tropas mulumanas. Caindo a ultima cidade crist na Terra Santa, marcando assim o fim das cruzadas.

Infncia Ceifada
OS PEQUENOS CAVALEIROS DE CRISTO

Pueris

Em 1212 crianas e jovens camponeses atravessaram a Europa rumo as guerras da terra santa. No entanto, muitos historiadores contestam a veracidade de serem verdadeiramente crianas, pois o termo latim Pueri podia significar tanto crianas quanto as classes mais pobres, mas todos concordam que o exrcito era formado basicamente por jovens.

Nicholas de Colnia

Lder carismtico que chefiou mais de 10 mil camponeses do norte da Alemanha, passando pelos Alpes e pelo norte da Itlia, sem qualquer preparao ou ainda alimentao, recebendo apoio apenas das pessoas dos locais por onde passavam.

Deus o Pai dos Pobres

Depois das derrotas da terceira e quarta cruzadas o povo culpava os nobres gananciosos, e acreditavam que a pobreza era merecedora de favores divinos.

Jovens e pobres buscavam conquistar o que seus lideres no haviam conseguido.

Humilhados

Estas crianas nos envergonham, elas avanam para recuperar a terra santa enquanto dormimos -Papa Inocncio III. Genova 1212- dada da chegada do grupo de Nicholas a cidade italiana, onde os pequeninos esperavam que o mar se abrisse, coisa que no ocorreu.

Humilhados

Ludibriados com o fracasso o grupo se dividiu em dois, um foi para Marselha, Frana, onde mercadores ofereceram passagem, mas assim que estava em alto mar foram feitos escravos e vendidos.

O segundo grupo, liderado por Nicholas, retornou para suas casas humilhados e Nicholas foi ter com o Papa Inocncio III.

Como nasce um santo


NINGUM NASCE SANTO

Ningum nasce santo

H uma certa burocracia para ser um santo, resultado de um trabalhoso inqurito que deve ser assinado pelo papa e constado os milagres do possvel santo com relato de testemunhas. Para ser santo necessrio ter uma vida virtuosa.

Justia Divina
NAS MOS DO PAPA...

E DOS SANTOS.

Vontade divina

Julgamentos na Idade Mdia muitas vezes eram levados a tribunais eclesistico, onde os condenados eram expostos a provaes, que se superadas demostravam a sua inocncia. Ambos lados do julgamento contavam com a interveno dos santo da igreja, onde se o acusado recebesse a visita dos santos, em sonho ou em presena, e ajudasse-o de alguma maneira, tal ru poderia ser inocentado.

Provando a inocncia

Outra maneiras de um ru provar sua inocncia, era enfrentando as provaes, podendo ser aplicadas de diversas formas:

Teste fsico: o condenado tina que segurar uma barra de ferro em brasa, depois a mo era enfaixada, e depois de alguns dias seria examinada, se a queimadura estivesse cicatrizada, o acusado era inocentado das acusaes, entretanto, se a ferida infeccionasse, era julgado culpado. Por combate: colocava-se o ru e seu acusador para um combate corpo-a-corpo. Se o acusado viesse a ganhar a disputa, tambm era considerado inocentes

Provando a inocncia

Em muitos casos, so relatados que os santos ajudavam nos julgamento por disputa, pondo-se ao lado do inocente oprimido e clemente a eles e a Deus.

Guerreiros em Nome de Deus


TEMPLRIOS, HOSPITALRIOS E TEUTNICOS, PRONTOS PARA LUTAR PELA F.

Templrios

Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomo (Cavaleiros Templrios), foi fundada em 1119, quando oito cavaleiros franceses, anunciaram ao Rei Balduno I de Jerusalm a inteno de criar uma irmandade com a finalidade de guiar os peregrinos a Terra Santa. E em pouco tempo de existncia ganharam uma enorme fama de grandes cavaleiros dispostos a tudo por sua f. No entanto no fim foram acusados de serem gananciosos e sentenciados a fogueira, 1314.

Hospitalar

Criados no incio das Guerras Santas, 1080, surgiram com a finalidade de caridade, vindo a pegar em armas somente mais tarde. Os hospitalrios foram fundados por monges beneditinos que tinham o intuito de atendimento mdico a todos, indiferentemente da etnia, no entanto aps a tomada da terra santa passaram a fazer parte das tropas de choque do Reino Latino de Jerusalm, sendo parte essencial da defesa da regio. Com o fim das guerras santas os hospitalares foram acusados dos mesmos crimes que os templrios, no entanto fugiram para a ilha de Roges.

Cavaleiros Negros

Criados em Jerusalm por volta de 1190, a Ordem dos Cavaleiros Teutnicos foi criada por monges guerreiros alemes. Estabeleceram-se em 1211 na Transilvnia, a convite do Rei Andr II da Hungria, onde tinham a funo de converter os pagos, usando as vezes meios poucos ortodoxos. Os cavaleiros teutnicos continuaram na converso dos pagos at 1242, quando se tornaram cavaleiros sem causa.

DANILO DOMINGUES QUIRINO N 07 JEFERSON QUIRINO PEREIRA LUCAS MANGOLIN ALVES N 10 N 16

HISTRIA FABIANO RIBEIRO 3 ANO DO ENSINO MDIO 2013

You might also like