You are on page 1of 4

6.

(UNESP) medida que se foi estendendo a influncia da concepo de vida puritana e isto, naturalmente, muito mais importante do que o simples fomento da acumulao de capital ela favoreceu o desenvolvimento de uma vida econmica racional e burguesa. Era a sua mais importante, e, antes de mais nada, a sua nica orientao consistente, nisto tendo sido o bero do moderno homem econmico. (Marx Weber, A tica protestante e o esprito do capitalismo. 1967:125) De acordo com o texto, Max Weber est apontando para o desenvolvimento de uma vida econmica racional e burguesa e o desenvolvimento do capitalismo a partir da influncia da: a) economia e sociedade. b) tica protestante. c) liderana carismtica. d) tica liberal. e) teoria da ao social.

8. (Unioeste 2011) Os discursos ou as teorias cientficas so desenvolvidos atravs de um conjunto de tcnicas e de experimentos no intuito de compreender ou resolver um problema anteriormente apresentado. As Cincias Sociais, por exemplo, possuem entre as suas diferentes misses o objetivo de investigar os problemas sociais que vivenciamos durante o nosso cotidiano. Levando isso em considerao, qual das respostas abaixo a correta? a) O senso comum corresponde popularizao e massificao das descobertas cientficas aps uma ampla divulgao. b) O senso comum corresponde aos conhecimentos produzidos individualmente e que ainda no passaram por uma validao cientfica. c) O senso comum pode ser considerado um sinnimo da ignorncia da populao e uma justificativa para o atraso econmico. d) O senso comum corresponde a um conhecimento no cientfico utilizado como soluo para os problemas cotidianos, geralmente ele pouco elaborado e sem um conhecimento profundo.

e) O senso comum e o conhecimento cientfico correspondem a duas formas de entendimento excludentes e possuidoras de fronteiras intransponveis.

1. (Ufu) Sobre o surgimento da sociologia, podemos afirmar que I. a consolidao do sistema capitalista na Europa no sculo XIX forneceu os elementos que serviram de base para o surgimento da sociologia como cincia particular. II. o homem passou a ser visto, do ponto de vista sociolgico, a partir de sua insero na sociedade e nos grupos sociais que a constituem. III. aquilo que a sociologia estuda constitui-se historicamente como o conjunto de relacionamentos que os homens estabelecem entre si na vida em sociedade. IV. interessa para a sociologia, no indivduos isolados, mas interrelacionados com os diferentes grupos sociais dos quais fazem parte, como a escola, a famlia, as classes sociais etc.. a) II e III esto corretas. b) Todas as afirmativas esto corretas. c) I e IV esto corretas. d) I, III e IV esto corretas. e) II, III e IV esto corretas.

4. (Unicentro 2012) Considerando-se as grandes mudanas que ocorreram na histria da humanidade, aquelas que aconteceram no sculo XVIII e que se estenderam no sculo XIX s foram superadas pelas grandes transformaes do final do sculo XX. As mudanas provocadas pela revoluo cientfico-tecnolgica, que denominamos Revoluo Industrial, marcaram profundamente a organizao social, alterando-a por completo, criando novas formas de organizao e causando modificaes culturais duradouras, que perduram at os dias atuais. DIAS, Reinaldo. Introduo sociologia. So Paulo: Persons Prentice Hall, 2004.

Sobre o surgimento da Sociologia e as mudanas ocorridas na modernidade, correto afirmar: a) A intensificao da economia agrria em larga escala nas metrpoles gerou o xodo para o campo. b) O aparecimento das fbricas e o seu desenvolvimento levou ao crescimento das cidades rurais. c) O aumento do trabalho humano nas fbricas ocasionou a diminuio da diviso do trabalho. d) A agricultura familiar desse perodo foi o objeto de estudo que fez surgir as cincias sociais. e) A antiga forma de ver o mundo no podia mais solucionar os novos problemas sociais.

2. (Unioeste 2010) No que diz respeito s relaes entre sociologia e mudanas sociais pode-se dizer que: a) A sociologia uma cincia que visa apreender cada sociedade em um dado momento sem poder explicar suas transformaes, que so objeto da Histria. b) A sociologia s e capaz de explicar as transformaes derivadas das lutas entre as classes. c) Os estudos aos quais a sociologia se dedica fundamentam-se no princpio de que mudanas e transformaes s podem ocorrer quando os vrios segmentos ou estratos de uma sociedade se unem para promover ou viabilizar tais mudanas. d) A questo das mudanas sociais um tema que se tornou objeto de reflexo sociolgica a partir do que se convencionou chamar era psindustrial e globalizao. e) A sociologia busca captar os fenmenos produzidos pelas aes de atores sociais que visam defender seus interesses e os fatos associados s reaes e resistncias quelas aes

O grupo Legio Urbana, na msica Pais e Filhos, canta Eu moro na rua, no tenho ningum, eu moro em qualquer lugar, j morei em tanta casa que nem me lembro mais, eu moro com meus pais. A partir dessa afirmativa e a respeito dos estudos sociolgicos sobre famlia, verdadeiro o que se afirma em A) A monogamia uma caracterstica geral da instituio famliar. B) A proteo, a autoridade e o afeto so caractersticas que ocorrem apenas nas sociedades capitalistas. C) A famlia exerce dois tipos de socializao primria e secundria , sendo a segunda a mais importante. D) A socializao uma das mais importantes funes da famlia por preparar o ingresso da criana na sociedade. E) A famlia conjugal tpica de sociedades tradicionais e consiste em um grande nmero de parentes que habitam juntos e nutrem sentimento de lealdade.

A relao indivduo e sociedade um dos eixos dos estudos sociolgicos. Sobre esse assunto, um dos autores clssicos da Sociologia observa a primazia da sociedade e dos grupos sociais, que exercem determinado tipo de coero sobre os indivduos, fazendo os assumir papis sociais especficos em relao a determinados fenmenos particulares. Trata-se, nesse caso, de A) Karl Marx. B) Max Weber. C) Augusto Comte D) mile Durkheim. E) Herbert Spencer.

You might also like