You are on page 1of 5

MpMagEst Eleitoral Celso Spitzcovsky Data: 21/02/2013 Aula 01 RESUMO SUMRIO 1. Fontes do Direito Eleitoral 2.

Princpios do Direito Eleitoral 3. Direitos Polticos

1. FONTES DO DIREITO ELEITORAL 1.1. Constituio No bojo da Constituio Federal as matrias abordadas sero: Princpios do direito eleitoral Direitos Polticos Partidos Polticos Estrutura do Judicirio em matria eleitoral Regras sobre o Ministrio Pblico em matria Eleitoral. 1.2. Leis Compete privativamente a Unio legislar sobre direito eleitoral portanto, somente leis federais. Principais sobre o tema: 9.504/97 Lei das eleies 4.737/65 Cdigo Eleitoral 9.096/95 Lei orgnica dos partidos polticos Lei complementar 64/90 lei das inexigibilidades atualizada pela lei complementar 135/10 Lei da ficha limpa. 1.3. Resolues So editadas pelo TSE. Cada nova eleio os TSE tem at o dia 05de maro do ano das eleies para editar suas resolues. 1.4. Smulas So editadas pelo TSE (em especial). Em matria eleitoral a jurisprudncia mais relevante dos demais ramos do direito. Obs.: o mandato dos juzes de 2 anos prorrogvel uma vez por igual perodo (Art.121, 2 CF). 1.5. Consultas

MpMasEst 2013 Anotador(a): Carlos Eduardo de Oliveira Rocha Complexo Educacional Damsio de Jesus

Podem ser dirigidas tanto ao TSE quanto aos TREs. S podem ser formuladas em tese, nunca em carter concreto. Quem pode formular as consultas perante o TSE: (i) uma autoridade com jurisdio federal ou (ii) rgo nacional de um partido poltico (Art. 23 do Cdigo Eleitoral). Obs.: se a consulta no for feita em tese, ela no ser respondida. Ex.: O PSDB realizou uma consulta em termos de prvia dentro dos partidos (oficialmente as decises dos candidatos pelos partidos so realizadas no perodo compreendido entre 10 e 30 de junho dos anos das eleies). Muitos partidos entendem que escolher o candidato no ms de junho muito prximo das eleies e o PSDB consultou o TSE no sentido de saber da possibilidade de escolha prvia. O TSE entendeu que pode. Quem pode formular as consultas perante o TRE: (Art. 39, VIII do Cdigo Eleitoral) a consulta pode ser feita por qualquer autoridade pblica ou qualquer partido poltico. 2. PRINCPIOS DO DIREITO ELEITORAL 2.1. Princpio democrtico Art. 1 A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos: I - a soberania; II - a cidadania; III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V - o pluralismo poltico. Pargrafo nico. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituio. Se o Brasil uma democracia, a titularidade do poder foi entregue ao povo. Temos simultaneamente uma democracia direita e representativa. Alguns doutrinadores dizem que o Brasil tem uma democracia semidireta. 2.2. Princpio dos sistemas eleitorais (Art. 82 a 86 do Cdigo Eleitoral) a) Sistema majoritrio Atribui-se o mandato ao candidato mais votado naquela circunscrio. Privilegia a quantidade de votos obtida pelo candidato e aplica-se a mandatos dos cargos: (i) Executivo (art. 77, 2 CF) 2 - Ser considerado eleito Presidente o candidato que, registrado por partido poltico, obtiver a maioria absoluta de votos, no computados os em branco e os nulos.

2 de 5

(ii) Senado Federal (art. 46 CF)

Art. 46. O Senado Federal compe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princpio majoritrio. 1 - Cada Estado e o Distrito Federal elegero trs Senadores, com mandato de oito anos. 2 - A representao de cada Estado e do Distrito Federal ser renovada de quatro em quatro anos, alternadamente, por um e dois teros. 3 - Cada Senador ser eleito com dois suplentes. b) Sistema proporcional: Atribui-se o mandato aos votos obtidos pelo partido. Pode acontecer de um candidato muito bem votado no seja eleito ou um candidato pouco votado seja eleito no mesmo pleito, a depender do partido que concorreu a vaga. (i) (ii) (iii) Cmara dos deputados Assembleias legislativas Cmara de vereadores

Quociente eleitoral Art. 106 do Cdigo eleitoral aquele obtido pelo nmero de votos vlidos divididos pelo nmero de vagas da casa legislativa Art. 106. Determina-se o quociente eleitoral dividindo-se o nmero de votos vlidos apurados pelo de lugares a preencher em cada circunscrio eleitoral, desprezada a frao se igual ou inferior a meio, equivalente a um, se superior. Ex.: suponha-se que um partido obteve 500 mil votos, e o preenchimento de cada vaga se daria com 100 mil. Portanto, os 5 candidatos mais votados do partido preenchero as 5 vagas atingidas. Mas, por sua vez, um partido consegue 99 mil votos com um nico candidato, ele no ser eleito. 2.3. Princpio do Pluralismo Politico. (Art. 1, V, da CF) V - o pluralismo poltico. Permite o pluralismo de partidos e por sua vez o pluralismo de ideias (Art. 1, IV da CF) IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; Sobre o tema, o Art. 17 do cdigo eleitoral dispe:

3 de 5

Art. 17. livre a criao, fuso, incorporao e extino de partidos polticos, resguardados a soberania nacional, o regime democrtico, o pluripartidarismo, os direitos fundamentais da pessoa humana e observados os seguintes preceitos: 2.4. Princpio da segurana das relaes jurdicas (art. 16 da CF.) Art. 16. A lei que alterar o processo eleitoral entrar em vigor na data de sua publicao, no se aplicando eleio que ocorra at um ano da data de sua vigncia. O art. 77 da CF dispe: Art. 77. A eleio do Presidente e do Vice-Presidente da Repblica realizar-se-, simultaneamente, no primeiro domingo de outubro, em primeiro turno, e no ltimo domingo de outubro, em segundo turno, se houver, do ano anterior ao do trmino do mandato presidencial vigente.

Em junho de 2010, o congresso aprovou a Lei Complementar 135 lei da ficha limpa. Veja-se que a Lei modificou as regras das eleies, logo, no foi aplicada as eleies daquele ano. (deciso do STF maro de 2011). 2.5. Princpio da Moralidade em matria eleitoral. Garantir a moralidade administrativa no exerccio do mandato, para assegurar a normalidade e a legitimidade das eleies contra abusos de poder econmico e poltico. (foi a base do argumento da lei da ficha limpa). 2.6. Princpio Federativo (art. 1 CF) No existe hierarquia que compe as esferas de governo, o que existe entre elas so campos diferentes de atuao delimitados pela prpria constituio. Art. 60, 4 Federao clusula ptrea: 4 - No ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir: I - a forma federativa de Estado; Art. 22,I CF 2.7. Celeridade Processual (art. 5 LXXVIII, CF) LXXVIII a todos, no mbito judicial e administrativo, so assegurados a razovel durao do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitao.

4 de 5

3. DIREITOS POLTICOS Definio geral: o conjunto de regras que disciplinam o exerccio da soberania dentro de um Estado. No Brasil: o conjunto de regras que disciplinam o exerccio da soberania popular Reflexos: A soberania popular exercida de forma direta ou representativa (Art. 1 p. nico CF) Quais so os casos que a constituio prev o exerccio da democracia direita? (Art. 14 CF) Art. 14. A soberania popular ser exercida pelo sufrgio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante: So instrumentos que viabilizam o exerccio da soberania popular de forma direta. Sufrgio: um direito pblico de natureza subjetiva que permite a participao na vida politica do pas. o direito de votar e ser votado capacidade eleitoral ativa e passiva. No Brasil o sufrgio universal. Voto: direito, exceto a situao do Art. 81, da CF. Art. 81. Vagando os cargos de Presidente e Vice-Presidente da Repblica, far-se- eleio noventa dias depois de aberta a ltima vaga. 1 - Ocorrendo a vacncia nos ltimos dois anos do perodo presidencial, a eleio para ambos os cargos ser feita trinta dias depois da ltima vaga, pelo Congresso Nacional, na forma da lei. 2 - Em qualquer dos casos, os eleitos devero completar o perodo de seus antecessores. Plebiscito hiptese de consulta prvia da populao. Forma de consulta originria populao Referendo hiptese de consulta posterior populao Forma de consulta derivada populao Iniciativa Popular permite-se que a populao, sem intermedirios, possa propor projetos de lei. (Art. 61, 2). Esse projeto deve vir acompanhado de 1% do eleitorado, divididos em 5 estados, com no menos de 0,3% em cada um deles. 2 projetos propostos: 9.504/97 Art. 41-A. torna ilcita a obteno de votas em troca de vantagens Lei complementar 135/10 ficha limpa.

Prxima aula democracia representativa

5 de 5

You might also like