You are on page 1of 16

O NOSSO FEIXE INESGOTVEL DE LUZ

Porque a vida o que precisamos


Samuel Calado

EPLOGO

Brasil, j se passava das 12 horas, no centro da cidade do Recife duas pessoas se conhecem: - Como o seu nome? - Jaqueline, e o seu? - Samuel, engraado, tenho uma leve impresso que j te conheo h bastante tempo. - Eu tambm, mas, como poderemos explicar isso? - No sei.

Na vida, encontramos pessoas que nos transpassam a sensao de que j estiveram entre os nossos laos sociais sem jamais terem entrado neles. Talvez esse jamais teria sido empregado precipitadamente por uma conscincia limitada. necessrio compreender que a essncia da alma vai muito alm de peles e rgos, porm, isso vocs entendero ao longo dessa linda e antiga histria de amizade entre essas duas luzes. O autor Samuel Calado

CAPITULO 1 A gnese de um forte lao amistoso Alemanha, j era madrugada e To sentia muito frio. Desde que havia sido capturado junto a sua famlia e levado a uma concentrao pelo fato de serem Judeus, eles no pensava em outra coisa alm de suportar aquelas altas temperaturas. No galpo, dividia seu cobertor com outro jovenzinho chamado Gui, que por tristeza da ocasio foi segregado de seus pais e jogado naquele ambiente entregando famlia de To seu amor pelo amor que pudera receber. Naquela poca o pas estava sendo cenrio de grande dizimao dos Judeus, sob o encabeamento de Ritler onde a superioridade banal da raa Alem estava sendo posta em prtica, consequentemente pondo fim a todo e qualquer outro povo ali residente. To tentava dormir, mas, no conseguia, pois escutava um choro fino e latente vindo do pequeno Gui que estava ao seu lado, comovido, resolve abdicar de sua tentativa de adormecer e tenta acalmar o pequeno aplicando boas energias: - No chores menino, tambm estou passando pela mesma situao e nem por isso deixo ela me abater. - Queria saber onde esto meus pais, no sei se ainda esto vivos. Porque tudo teve que ser assim? O que a gente fez para merecer isso? - No merecemos. Sabe pequeno, talvez um dia a gente entenda o motivo de estarmos passando por isso, mas, no momento s nos resta tentar iluminar este lugar escuro com boas energias. - E como podemos fazer isso? - Bem, eu estou tentando, porm, acho que preciso de mais ajuda nessa misso. Voc no deseja me ajudar? - Ajudar? Eu? Mas eu sou to pequenino. Talvez minhas tentativas se tornem inteis.

- Lgico que no! Voc pode ajudar contando para mim todos os momentos felizes que j passou. Isso poder resgatar boas lembranas em voc e trazer boas luzes de nimo para o ambiente tambm. - Ser? Ento est bem, para a pouca idade que tenho j vivi altas alegrias, lembro-me do dia em que perdi meu primeiro dente... E o pequeno Gui comeou a contar tudo de bom que j havia acontecido com ele, em poucos instantes os dois estavam dando altas gargalhadas em plena madrugada. Naquele momento, uma grande amizade comeara a surgir em meio ao ambiente de medo que os rodeava. Incrvel como uma simples ao do To pde afastar o sentimento de medo e tristeza que possua o pequeno Gui, trazendo de volta luz da esperana. No se sabe ao certo quanto tempo ficaram submetidos aquela situao, no entanto, no foi muito. Todos os dias, dentro daquele galpo conversavam, brincavam e ajudavam outras crianas a sorrirem tambm, com isso, traziam luzes de nimo e alegria para todos que ali se encontravam. Infelizmente, em uma tarde receberam o seguinte aviso de um soldado alemo: - Vocs conseguiram conquistar a liberdade! Saam imediatamente desse galpo e dirijam-se ao caminho que o tenente aqui presente ir guiar. No levem nenhum pertence pois isso prejudicar a locomoo! Embriagados de tanta felicidade todos seguiram para o caminho que o tenente indicava, tratava-se de um outro galpo mais escuro e abafado. Quando a ultima pessoa entrou, viram a porta ser fechada brutalmente e notaram que a liberdade que o soldado estava falando no era bem a que eles imaginavam. Gases mortais foram liberados dentro daquela estufa e em meio ao desespero das pessoas podia se enxergar a imagem de duas crianas se abraando e dizendo: - Gui, acho que conseguimos o que queramos, tenho certeza que chegaremos o lugar iluminado que procurvamos e cantvamos! - To, estou com muito medo de morrer! - No estamos morrendo, estamos nascendo novamente, me abrace!

Infelizmente, naquele espao todos morreram sob o efeito dos gases. Na verdade foram libertados daquele cenrio aterrorizante a qual tinham sido submetidos. Na colnia, uma grande festa estava preparada para aceitar os membros de volta e diante de tanta alegria, duas luzes, uma verde e outra azul se harmonizavam formando um efeito fraternal e belo. Algo que nunca foi visto na colnia, duas almas que se entrelaavam e se combinavam de tal forma que, no se sabia ao certo quem estava brilhando mais. Acredito que o querido leitor j deve ter deduzido quem seriam essas luzes, isso mesmo, To e Gui que brincavam intensamente no imenso jardim das belezas. Essa relao amistosa entre os dois foi to intensa que prometeram nunca se afastarem um do outro.

CAPITULO 2 A vida uma escola de experincias

Angola, dentro de um cl uma mulher est prestes a dar a luz ao seu filho que a faz sentir altas contraes. Em meio as dores, seu homem tenta acalm-la, mas, ela no consegue devido as fortes dores. - Zambu minha mulher, no tenha pressa, pois o nosso menino ir nascer com muita sade! Eu estou to feliz! - Moru meu querido, no sei se conseguirei dar a luz a este beb, acho que algo de errado est acontecendo comigo. Sinto que no terei fora suficiente para coloc-lo fora de meu ventre. - Tenha calma minha mulher que tudo se resolver, os orixs ho de nos iluminar e iro trazer o nosso menino Kir para esse mundo com muita sade. As contraes aumentaram e a mulher entrou em processo de parto, ao seu lado estavam duas mulheres parteiras e seu marido super emocionado. Sob o pedido das parteiras passou a aplicar fora com a finalidade de expelir o filho de seu ventre, mas, o trabalho parecia impossvel vendo que o beb no saa. - Mais fora Zambu! Traga o nosso filho! - J fiz toda a fora que pude, mas, no estou conseguindo! - No desista! No desista! J se pode imaginar a situao preocupante a qual estava submetido o parto de Zambu. As parteiras j comeavam a suspeitar que ela no fosse conseguir dar a luz ao filho, nem sobreviver. At que ela, percebendo que no suportaria as dores exclamou: - Moru cuide do nosso filho! No deixe que ningum o maltrate nem o faa mal!

- No diga isso meu amor, voc vai sobreviver! - Eu te imploro! No deixe que nada de mal acontea com o nosso filho. - No! No diga isso Zambu, eu amo muito voc e no queria que partisse! No sei o que seremos sem voc. - Vocs sero unidos! Sero fortes e amigos a cima de tudo! Naquele momento, ela aplicou todas as foras do seu corpo para dar a luz ao menino que aps dar o seu primeiro choro, perde sua me. Moru, ao lembrarse do que sua amada havia lhe dito, pega o seu filho no brao e ergue aos cus pedindo para que os orixs abenoassem aquela vida que acabava de chegar ao mundo. Pediu que lhes desses fora para suportar a dor da perda da amada e a responsabilidade da criao de um filho. Kir cresceu recebendo todo o amor de seu pai, que nunca deixava de comentar sobre Zambu e sua abdicado da vida para dar a luz a ele, que sentia uma enorme admirao e devoo pela me. Seu pai havia ensinado tudo o que um homem poderia aprender: Ser paciente, corajoso, fiel, sincero, gentil e hbil. Anos se passaram e Kir j estava com pouco mais de 16 anos. No Cl onde moravam era tradio que o jovem quando estivesse prximo maturidade deveria enfrentar uma srie de estgios de resistncia para provar sua virilidade e caso conclui-se todas as tarefas, poderia casar-se com qualquer moa solteira do Cl. Kir conseguiu vencer todos os obstculos e na hora de escolher a moa notou um brilho diferente no olhar de uma. Um brilho indescritvel em seus olhos, que despertou uma forte alegria e emoo ao encontr-la. O incrvel que a reao era recproca, pois Dmbi, a moa, tambm demonstrava sentir o mesmo. Os dois se casaram e na festa que foi preparada uma forte notcia dada por um amigo chamado Dandal abala Kir - Pequeno Kir, uma cobra picou o Moru seu pai. - O que? Um cobra? Como foi isso? Ele est bem? - Infelizmente ele morreu antes de encontrarmos.

- No acredito! Meu pai! A nica pessoa que eu tinha nessa vida, que me ensinou tudo o que sou. No sei como sobreviverei neste mundo sem ele para me ajudar a caminhar. Neste momento, a jovem Dmbi o abraa. - No tenha medo Kir, pois, estarei aqui para ajudar no que for preciso. Seremos homem e mulher e um amar o outro em todos os momentos. Serei seu ombro amigo, sua companheira de todos os instantes, sua alegria... - Estranho, o que dizes para mim eu acredito que j tenha escutado em outro momento... - Vamos pensar em coisas boas, tenho certeza que seu pai foi para um lugar maravilhoso, junto aos orixs e a beleza da natureza. - No compreendo Dmbi, sinto um amor enorme por voc e tenho certeza que seremos muito felizes juntos. Voc tambm pode contar comigo para o que der e vier. Sentirei muita saudade do meu pai, mas, tenho certeza que onde quer que ele esteja estar sempre olhando para mim e sorrindo como sempre fez. - Tambm tenho essa certeza. E era justamente isso que Moru estava fazendo junto a sua amada Zambu: feliz por toda a situao. Sabia que havia entregado seu filho a pessoa certa afinal, eles haviam prometido muito antes de se conhecerem que nunca iriam se separar. Tempos se passaram e a vida de Kir e Dmbi foram enriquecendo com as experincias que adquiriam, tiveram 6 filhos e entregaram todo o amor que podiam oferecer. Viveram muitos anos e quando velhos morreram quase na mesma data. A sensao que traduz o momento a de satisfao em ter vivido tudo o que se imaginara. As duas luzes estavam resplandecentes e agora danavam sobre o espao com mais experincia e maturidade. Puderam perceber que no importa em que condies viessem ou se escolhessem, pois bastavam estarem juntos para tudo brilhar. Dessa vez, demoraram um pouco para retornar ao mundo carnal, pois, a vida na terra haveria sido muito proveitosa. O Gui da outra histria e Kir nesta, pde encontrar os seus pais nessa vida e viu

que eles estavam bem e continuavam se amando. Descobriram que alguns voltaram para se arrepender do erro que cometeram como foi o caso do Dandal (soldado da outra histria) que se comove por no ter salvado o Moru da picada da cobra, arrependendo assim dos seus erros. Em um breve momento, as luzes protagonistas refletiram e perceberam que suas ligaes so to intensas que outros tambm escolhem vir para conviver com eles em outras vidas. Mas, a vida no s feita de momentos bons, s vezes para se obter experincias temos que passar algumas situaes desagradveis.

CAPITULO 3 Os erros que se tornam acertos

Argentina, na cidade de Buenos Aires existia um grupo de dana composto por jovens inspirados no ritmo da terra. Eles danavam o Tango como forma de mostrar a to adorada cultura Argentina para as pessoas que visitavam o pas. Seguiam uma forte maratona de ensaios em busca da boa desenvoltura dos passos que seriam aplicados apresentao. No grupo, tinha uma menina muito exigente, achava que nada estava bom e que deveriam ensaiar quantas vezes forem precisas para chegar perfeio. Chegou a um ponto de o grupo ficar mais de 8 horas ensaiando apenas um pao de uma coreografia, tudo isso apenas para atender a expectativa de Dolores, apelidada pelos amigos de senhora do mundo perfeito. Um dia, receberam o convite de se apresentarem em um teatro muito famoso da cidade e isso deixou todo o grupo emocionado. Decidiram montar uma excelente coreografia. Passara a ensaiar constantemente, no entanto, para Dolores nada estava bom. Tratavase de trs casais: Luane e Bernardo, Amerinda e Ruan e Dolores e Durval. Um grupo super unido mas, o perfeccionismo de Dolores estava abalando o elo do grupo, a chegar o ponto de Durval dizer: - Gente, eu no agento mais. No sou perfeito para estar aqui, nunca consigo atingir as expectativas da Dolores. Talvez ser melhor que eu v embora. - Como assim voc vai sair Durval? Mesmo sendo duro nos passos, voc ainda desenrola nas apresentaes. Tudo bem, que eu sou mais perfeita e me entrego de corpo e alma mas, voc no deve ficar triste por isso. - O qu? Voc a mais perfeita? Ento fique com sua perfeio, pois eu estou saindo. - Tem certeza que isso que voc quer Durval? - Tenho Bernardo, estou cansado de ela querer que eu seja uma mquina perfeita.

- E eu estou cansada de corrigir seus erros senhor Durval. - Ento agora no precisar mais corrigi-los, pois estou caindo fora! Durval se retira. - Se assim que deseja ento tudo bem, pode ir!

Por mais que Dolores demonstrasse que no estava dando a mnima para a notcia, por dentro ela se corroia de preocupao, pois acabava de perder seu parceiro de tantos anos por quem tinha tanta admirao e respeito e agora estaria preocupada sem saber como iria ensaiar sem seu par. - E agora? Como faremos? Nossa apresentao ser a poucos dias! Exclamou Amerinda. - O jeito a Dolores pedir desculpas ao Durval por ter sido to perfeccionista e implorar para que volte a danar em nosso grupo. Solucionou Bernardo. - Eu mesma no! Ele quis sair ento est fora! - Ento quer dizer que para voc assim Dolores, tanto faz como tanto fez? - No isso Bernardo, cada um tem o que merece. - Ento acredito que voc merea isso, estou saindo do grupo tambm. - No s voc como ns. Dizem o restante. - O qu? Vocs tambm vo sair? Como assim? Somos um grupo! Exclamou Dolores. - Um grupo? E voc pensou nesse grupo quando destratou o Durval em nossa frente? - Ento quer dizer que eu estou errada? Estou errada em querer que o nosso grupo seja perfeito? - No, voc no quer que o nosso grupo seja perfeito e sim que a perfeio substitua o nosso grupo, no v que foi a causadora de todo o problema?

- No! - Ento fique com o seu orgulho e dance s! Aquelas foram s palavras mais duras que Dolores j pde escutar, ficou irritada por acreditar que seus amigos haviam maltratado. Criou muitas raivas e argumentos para explicar o quanto estava certa, mas, depois viu que aquilo no faria efeito algum visto que, de que adianta a perfeio na apresentao se no iria haver apresentao? Ento, ela resolve ir at a casa do Durval para tentar conversar com ele. Como j era de costume, sempre entrava sem bater a porta visto que j era considerada ntima na casa de Durval. Quando entra, se depara com o seu ex par chorando no telefone, conversando com sua me e dizendo o que havia acontecido. - Me, eu preferi sair. Sempre dei o meu melhor e ela falou que eu era duro. Logo ela me, por quem eu sentia um carinho enorme. Sinto uma dor to forte no peito! Como se tivesse sido trado. Queria tanto ser a pessoa perfeita que ela deseja. Talvez assim ela gostasse de mim, talvez assim ela me amasse. - Como assim me amasse? Pensou Dolores - Logo no dia em que eu iria me declarar para ela, dizer o quanto eu amo estar do lado dela, o quanto perfeito o que sinto por ela. Estou triste. Ouvindo aquelas palavras Dolores nem teve coragem de interromper Durval e com os olhos cheios de lgrimas se recolheu e saiu correndo pela rua, sem prestar ateno quando iria atravessar a rua foi atropelada por um carro. O acidente a deixou desacordada. Foi levada a emergncia, pois perdia muito sangue, quando bateram o raio-x notaram que sua perna havia sido fraturada. Enquanto isso, o assistente social procurava algum telefone em sua agenda e o primeiro que tentou ligar foi o de Durval, que atendeu rapidamente e ficou chocado com a situao. - Pode deixar! Estou indo para a com urgncia! Durval chegou, viu em que situao encontrava-se sua amiga e ps a chorar pelo que o mdico havia falado:

- Ela ter que engessar a perna e ficar no mnimo uns trs meses sem poder andar. - Como assim doutor? Temos uma apresentao! - Em primeiro lugar est a sade da sua namorada. - Namorada? Minha namorada? No... ela apenas uma amiga. - Ento desculpe pois pensei que fosse. Chocado com a notcia Durval tentou ligar para os familiares de Dolores mas, depois lembrou que eles estava viajando e s chegariam depois de 3 meses, justamente quando a Dolores j estivesse boa. Ento pensou: - O que farei? Para onde levarei a Dolores? Isso! Para minha casa! Mas, como levarei para a minha casa se ela est irritada comigo pelo fato de eu no ter ficado no grupo de dana? Tenho certeza que ela ir me culpar por tudo o que aconteceu a ela. Mesmo assim, vou cuidar dela, pois o amor que sinto maior do que o medo. Durval ento esperou Dolores acordar, passou a noite inteira ao seu lado, torcendo para que ela acordasse. J era manh e ele acordado por ela. - Durval! O que aconteceu comigo? Porque estou em um hospital? Porque minhas pernas esto engessadas? - Voc levou um acidente, algum carro bateu em voc e voc veio parar aqui da, os mdicos encontraram meu nmero na sua bolsa e resolveram me chamar. Tentei ligar para os seus pais, mas, depois lembrei que voc tinha falado que eles haviam viajado. - Nossa, e at quando ficarei com meu p engessado? - At voc ficar boa. Daqui uns trs meses. - Meu Deus e a competio? No acredito que iremos perder. - Iremos? Esqueceu que eu pedi para sair?

- Mas, era justamente isso o que eu iria te falar, cheguei a ir na sua casa mas, no quis atrapalhar a conversa com sua me. - Voc escutou a conversa com minha me. - Me perdoe mas, eu escutei sim. No sabia que voc me amava. - , agora sabe, nunca tive coragem de te falar porque sempre achei que voc queria o menino perfeito para ser seu namorado. - Sabe Durval, eu fui acidentada justamente porque no estava prestando ateno na rua. Estava pensando no que fiz, perder meus amigos porque queria encontrar a perfeio, quando na verdade eu com todos os meus defeitos no percebi nem dei valor a todo o amor que eles sentiam por mim. - Sentiam nada, sentimos. Disse Bernardo entrando na sala onde estavam o casal. - Bernardo, admito ter sido muito exigente com o nosso grupo. Agora antes de tudo, colocarei a amizade a cima de qualquer pao bem feito. Pois sem os amigos nada somos. - Fico feliz por ter entendido isso Dolores. - Pois Durval. Posso tambm falar uma coisa? - Diga! - Eu tambm te amo! Desde que te conheci que eu sempre senti isso por voc mas, no conseguia compreender o porqu. - talvez somos amores de outras vidas. - iii, l vem voc com essa histria de outra vida e a nossa apresentao? - H, esqueci-me de falar a vocs, os organizadores, que diziam serem to perfeitos esqueceram-se de enviar a solicitao do espao no teatro para o estado aprovar. Acredito que o evento s ir acontecer daqui a uns quatro meses. - Que legal! Tempo suficiente para a minha amada Dolores ficar boa.

- E sem meus perfeccionismos! Pois perfeito estar com sade e com as pessoas que amo. - Mandou bem Dolores, e a? Grupo fortalecido? - Mais que fortalecido! Todos exclamam.

CAPTULO 4 A vida o que precisamos para alcanar nosso feixe inesgotvel de luz

Est vendo querido leitor que nada por acaso e tudo o que passamos no porque merecemos e sim porque precisamos? A Dolores precisou passar pelo que passou para entender que a vida era bem mais do que ela poderia distinguir. No precisarei dizer quem era o To ou o Gui da histria no ? O que eu posso dizer que no importa como as pessoas viro a este mundo, se sero altas, baixas, pobres, ricas, talentosas ou charmosas... O que realmente importa so as experincias que iro adquirir e os valores que iro enriquecer. Sendo assim, s nos resta fazer o bem e agradecer pelas pessoas que esto do nosso lado como os amigos, a famlia, o velhinho do banco da praa, a professora que grita o seu nome, a senhora que fala ao telefone... A todos que nos rodeiam e fazem da nossa vida a mais emocionante de todas vividas. O que se buscou mostrar foi que a amizade e o amor, transpassam planos e idades se transformando em feixes inesgotveis de luz. No apague essa luz que existe dentro de voc, muito pelo contrrio, divida com o prximo e tenha certeza que sers muito querido. A conversa inicial foi propositalmente colocada para mostrar que hoje diversas situaes parecidas do enredo da obra so vividas no cotidiano onde, uns possuem afetos em comuns com outros, fazendo se pensar que aquilo no parece ter surgido no dado instante. Espero que o amor entre Samuel e Jaqueline transpasse vidas, se hoje so amigos, quase irmos, s desejo que este sentimento perdure e que um possa contar com o outro para o que der e vier, pois a cima de tudo est amizade. Eu amo voc Jaqueline como uma filha que nunca tive. Espero que se recupere desta situao em que se encontras para podermos viver mais um pouco as nossas alegrias em compartilhar os mesmo anseios. Te amo filha! Nunca existir o fim.

You might also like