You are on page 1of 59

Teologia e a Libertao na teologia latinoamericana e suas contribuies na Amrica Latina

Desde a queda do Muro de Berlim, foram muitos os crticos que se precipitaram a declarar a morte da teologia da libertao. A maioria o fez porque viu nela apenas uma apologia do socialismo do caduco estilo sovitico. No entanto, esse certificado de morte parece ter sido emitido prematuramente. Resumo: O objeto de nosso estudo a relao entre a teologia e a libertao. Analisa-se a questo da libertao na viso histrica e sistemtica no mbito da teologia latinoamericana e das suas contribuies na Amrica Latina. Palavras-chave: Amrica Latina, Teologia Latino-americana.

A questo de Deus est presente na reflexo teolgica latino-americana, embora no seja tratada de maneira to direta como no caso da teologia europia . Na teologia da libertao privilegia-se a mediao histrica que favorece o acesso ao Deus da vida . Sua preocupao inicial no consiste em descrever a verdadeira essncia de Deus, mas experimentar a realidade desse Deus mediante a prtica concretizadora do seu Reino. A ateno concentra-se no gesto que atualiza na histria a vontade libertadora de Deus. Na perspectiva da libertao, em primeiro lugar vem o silncio da mstica e a da ao, s posteriormente que vem a sua reflexo articulada sobre Deus . Assim, o Evangelho de Jesus Cristo mensagem de fora e libertao (Instruo sobre alguns aspectos da Teologia da Libertao, Introduo). A libertao antes de tudo e principalmente libertao da escravido do

pecado. Seu objetivo e seu termo a liberdade dos filhos de Deus, que o dom da graa. E que, por sua vez, exige uma libertao de muitas outras escravides, de ordem cultural, social e poltica, que em ltima instncia, impedem os homens de viver de maneira digna aos olhos de Deus (Instruo sobre a liberdade crist e a libertao, Introduo). A aspirao dos povos libertao constitui um dos principais sinais dos tempos que a Igreja deve perscrutar luz do Evangelho.

O ponto de partida da reflexo da Amrica Latina tem um fundamento verdadeiro, pois a primariedade da vida constitui a autntica mediao da experincia de Deus. Nesta realidade o mistrio de Deus manifesta-se nas feies dos oprimidos (Puebla, n. 31). Na perspectiva de Faustino Teixeira: Na medida em que os oprimidos buscam afirmar sua palavra de vida no contexto de opresso, injustia e morte, esto expressando e sentido mais profundo da realidade seguindo de s Deus . Desse modo, o o presente na artigo visa abordar a conceituao histrico-sistemtica em torno do problema da libertao, implicaes sobre tema teologia latino-americana.

Libertao

desenvolvimento

integral

A palavra desenvolvimento entrou em uso depois da Segunda Guerra Mundial. Ela deixava clara a diviso que havia no mundo entre os pases desenvolvidos e os pases subdesenvolvidos, ao mesmo tempo em que tratava das condies de superao desta diviso, de forma que toda a humanidade viesse a desfrutar de condies de vida mais dignas. Confundia-se desenvolvimento com crescimento econmico. O objetivo consistia, no crescimento da riqueza, em decorrncia do qual o bem estar alcanaria todos. Os evidentes limites desta concepo junto com uma antropologia mais exata na compreenso da condio do homem fizeram com que o desenvolvimento passasse a ser considerado um processo social mais amplo.

Alm do aumento da riqueza e da melhoria nas condies de vida, as demais esferas da sociedade deveriam ser atingidas. Um passo mais adiante, e se alcanou perspectiva humanstica de desenvolvimento entendido como reciprocidade de servios em vista da reciprocidade de conscincias .

Em 1964 o regime militar instaurado no Brasil conheceu duas fases, uma mais liberal e outra mais ditatorial, segundo a corrente que prevalecia. interessante observar, que no houve um ditador, sendo preservada a rotatividade do poder. Os militares tentaram realizar um projeto desenvolvimento para o pas, mas razes de ordem poltica, social e econmica fizeram com que malograsse, no embora a modernizao alcanada por outros setores. O entusiasmo pelo desenvolvimento diminuiu sem chegar, no entanto, a desaparecer.

Considerado um desafio para o homem, e sendo de recente introduo nos textos do Magistrio eclesistico, o desenvolvimento integral entrou para o ensino social da Igreja. Estas perspectivas insinuam-se j a presena dos temas da dependncia e da libertao no Conclio Vaticano II que assinala: Cada dia aumenta mais a distncia e muitas vezes ao mesmo tempo a sua dependncia tambm econmica de outras naes mais ricas e em progresso mais rpido . Mais adiante reconhece que embora todos os povos se tenham tornado autnomos, ainda falta muito para que sejam livres das desigualdades excessivas e de toda a forma de dependncia.

Tais questes levam a vislumbrar a necessidade de vencer esta dependncia e libertar-se dela. A mesma Constituio, ao falar em duas ocasies de libertao, lamenta que esta seja vista de modo exclusivo como fruto de esforos humanos: Outros porm esperam uma verdadeira libertao da humanidade somente pelo esforo humano. Esto persuadidos de que o futuro reino do homem sobre a terra haver de satisfazer todos os desejos de seu corao . Ou, que a libertao seja reduzida a um horizonte puramente social

e econmico: Entre as formas do atesmo hodierno no deve ser esquecida aquela que espera a libertao do homem, principalmente da sua libertao econmica e social . Isto afirma de modo claro para que: se construa um mundo em que todo homem, sem exceo de raa, religio, nacionalidade, possa viver uma vida plenamente humana, liberta das servides de outros homens e de uma natureza dominada. as Assim, tal temtica Amrica teve Latina desdobramentos posteriores onde lideranas da

reconheceram que muitas esperanas no se cumpriram , sem que significasse o abandono do conceito de desenvolvimento pela doutrina social da Igreja. Houve perodos de entusiasmo e quedas no desencanto, sem que o tema tenha sido de todo deixado de lado. Alm do Magistrio, telogos, socilogos, economistas e outros refletiram sobre o desenvolvimento .

A palavra libertao comeou a ser utilizada pela teoria da dependncia. Em sua anlise, tal teoria conclura que depois da Segunda Guerra, o continente latino-americano crescera na economia, mas a vida de seu povo no tinha melhorado. O crescimento no acarretara a independncia na economia, de maneira que a Amrica Latina continuava a no participar da economia mundial em condies iguais com outras regies. Assim sua populao continuava pobre e seu papel, subalterno. A passagem do subdesenvolvimento para o desenvolvimento no resultaria de uma evoluo gradual, mas requeria uma ruptura , uma libertao . Da, a reflexo teolgico-pastoral assume tal conceito e o aprofunda, de tal modo que libertao passa a designar o projeto de revelao/salvao que Deus realiza em Jesus, ao mesmo tempo em que destaca seu vnculo do projeto com a realidade social. Em tal perspectiva, falar de processo de libertao comea a parecer mais adequado e mais rico de contedo humano. Libertao exprime, com efeito, o ineludvel momento de ruptura, alheio ao uso corrente do termo desenvolvimento .

Libertao

na

Teologia

Latino-Americana

A Teologia da Libertao um complexo fenmeno teolgico e eclesial na qual podemos distinguir algumas etapas : A fase de preparao (1962-68): do incio do Conclio Vaticano II com seu programa de atualizao, segunda Conferncia do Episcopado Latino-Americano em Medelln, que representa a aceitao do Conclio Vaticano II pela Igreja da Amrica Latina. A fase de formulao (1968-75): da Conferncia de Medelln de 1968, at 1975, ano que j se encontravam disponveis os principais estudos nesta nova perspectiva, onde os telogos latino-americanos de libertao entram em contato com as demais formas de libertao. Esta segunda fase comporta uma ulterior periodizao: a) o perodo da formulao em sentido estrito (1968-1972): da Conferncia de Medelln 1972, ano em que a teologia da libertao perde seu entusiasmo inicial. b) um perodo posterior caracterizado pela assuno do tema do cativeiro e do exlio (1972), que encontrou uma expresso, sobretudo de Leonardo Boff com a Teologia do cativeiro e da libertao.

A fase de sistematizao (a partir de 1976), quando os telogos da nova gerao, comeam um perodo que vem a teologia da libertao motivada em refletir sobre o seu prprio mtodo e a repensar nesta nova perspectiva os principais temas da teologia, em particular, cristologia e eclesiologia. Assim, Rosino Gibellini reflete seus marcos: O primeiro esboo da teologia da libertao era apresentado por Gustavo Gutirrez em uma conferncia realizada na cidade de Chimbote (Peru) em julho de 1968, algumas semanas antes da Conferncia de Medelln (24 e outubro de agosto 6 de setembro de 1968) e publicada no ano seguinte com o ttulo Hacia uma teologia de la liberacin (1969), da qual nascer, por ampliaes e aprofundamentos posteriores, sua Teologia da Libertao, publicada em Lima em dezembro de 1971, que constitui o primeiro tratado sistemtico da teologia da libertao. O livro de Gutirrez, porm, era apenas a ponta emergente de um iceberg: a teologia da libertao rapidamente se delineava como uma nova fronteira da teologia e como um movimento eclesial .

A Teologia da libertao surge da conscincia de uma reflexo teolgica sobre a situao dramtica e conflitiva da sociedade latino-americana, marcada pela existncia de um forte sentimento religioso e de uma firma adeso ao cristianismo, por uma parte, e por outra, pelas sensveis desigualdades no plano cultural, econmico e social . O Conclio Vaticano II e a Conferncia de Medelln so marcos de referncia sem os quais seria impossvel pensar esta teologia . O Vaticano II foi a guinada que marcou os rumos da Igreja e da teologia no mundo contemporneo: depois de sculos de hostilidade declarada com o mundo moderno, a Igreja se reconciliava com esse mundo que se revelava mais complexo aos nossos olhos. J a Conferncia de Medelln, tornou-se marco milirio para a Teologia da Libertao, chegando a se confundir com seu prprio nascimento. O esprito de Medelln constitui-se em verdadeira bandeira de libertao, alimentando a teologia de mesma inspirao . Medelln introduz e usa a linguagem da libertao a fim de iluminar as tarefas da Igreja na presente situao da Amrica Latina .

Nesta Conferncia, uma nova reflexo se manifesta em estado germinal e que inspira alguns de seus documentos, particularmente o primeiro deles, sobre a Justia, e o segundo, sobre a Paz; por sua vez, Medelln, ainda que jamais use a expresso Teologia da Libertao, pode-se afirmar que influiu na elaborao de um projeto teolgico no continente. Diante disso, pode-se assinalar que: a Teologia da Libertao s podia nascer onde nasceu: no momento histrico preciso em que um continente empobrecido e reconhecido como cristo tomava conscincia dessa situao contraditria tanto do ponto de vista da anlise social quanto do ponto de vista da f crist .

A Conferncia de Puebla (27 de janeiro 13 de fevereiro de 1979), a respeito do tema A evangelizao no presente e no futuro da Amrica Latina, no embora a longa preparao, terminou como uma afirmao de Medelln. No Documento conclusivo faz-se uma declarao: Afirmamos a necessidade de uma converso de toda a Igreja para uma opo preferencial pelos pobres, no

intuito de sua libertao integral (Puebla, n. 1134). Seguindo as orientaes das questes que surgiram de l, insistindo na especificidade da mensagem evanglica, emanada de sua origem divina, recordou-se quais so os trs pilares sobre os quais deve se assentar uma autntica teologia da libertao: a verdade sobre Jesus Cristo, a verdade sobre a Igreja e a verdade sobre o homem (Instruo sobre alguns aspectos da Teologia da Libertao, n. 8). A expresso libertao integral que acompanha freqentemente o termo libertao no Documento de Puebla, quer ressaltar que tal opo no pode esquecer nem o aspecto interior e pessoal (libertao do pecado pessoal), nem o aspecto histrico (libertao da atual situao scio-poltica), denominada como pecado social.

Da que a libertao no contexto da Amrica Latina no apenas um tema terico desenvolvido pela teologia, mas principalmente uma situao real que envolve a vida e a experincia do povo latino-americano nestes ltimos anos. O que se denominou a irrupo histrica dos pobres no continente significa a expresso em movimento da firme e decidida vontade de afirmao da vida dos pobres contra uma realidade de opresso e de morte. A teologia da libertao aparece num segundo momento .

A emergncia do pobre no centro do cenrio e da sociedade e da Igreja da Amrica Latina abriu caminhos de grande considerao tanto para a vida crist, como para a reflexo teolgica. O compromisso com a libertao tornou-se assim, o ponto de onde se parte na elaborao de uma reflexo que busca retomar os grandes temas da vida crist, entre os quais ocupa um lugar premente o tema da salvao. O Documento de Puebla, retomando as reflexes da Conferncia de Medelln e da exortao, d uma ateno ao tema da libertao integral, na seo dedicada Dignidade humana.

A Teologia da Libertao, de fato, floresceu no seio de setores progressistas da Igreja Catlica, defendida por telogos do porte de Gustavo Gutirrez, Jos

Coblin e Frei Betto, alm de Leonardo Boff este, alis, tornou-se uma espcie de personificao do movimento no Brasil. Combatido com vigor pelo Vaticano, o frei Boff foi exortado a abandonar suas teses pelo ento cardeal Joseph Ratzinger, homem forte da Santa S e que, em 2005, acabou chegando ao papado. Abandonando voluntariamente o sacerdcio, suas idias sofreram um certo esvaziamento nas duas ltimas dcadas.

Devido sua ligao com pensadores catlicos, a Teologia da Libertao acabou sendo associada Igreja Romana. No entanto, um detalhe pouco sabido e quase sempre ocultado: esta vertente da f crist, de cunho fortemente social, possui uma raiz fortemente evanglica. Movimentos populares e at mesmo revolucionrios de contestao pobreza, misria e desigualdade social foram atuantes durante toda a histria do protestantismo. Ainda no sculo 15, antes mesmo da Reforma luterana, seguidores radicais do pr-reformador Joo Huss, os chamados taboritas, apregoavam a luta armada para o estabelecimento do Reino de Deus na terra, onde reinaria a justia e paz. Esta liberdade no se alcana verdadeiramente sem a libertao integral e , em sentido vlido, meta do homem segundo a nossa f, uma vez que para a liberdade que Cristo nos libertou (Gl 5,1) . Considera que a liberdade est na capacidade que todos os homens tm no sentido da construo de uma comunho em trs planos inseparveis: a relao do homem com o mundo como senhor, com as pessoas como irmo e com Deus como filho . Trs planos que esto ligados e cuja unidade aparecem melhor as exigncias de comunho e participao que brotam desta dignidade .

No plano da transcendncia, a comunho ou ruptura com Deus se d na medida em que a liberdade humana se abre aceitao e filial com Deus; ou ao contrrio, repele ou desprezo deste amor. Estas duas opes, identificadas pela revelao como graa e pecado, no se realizam a ser estendendo-se simultaneamente aos outros dois planos . O vnculo estabelecido entre o Deus como filho e com o irmo , obra da justia: O amor de Deus que nos dignifica radicalmente se faz necessariamente comunho de amor com ou outros homens e participao fraterna; para ns,

hoje em dia, deve tornar-se sobretudo obra de justia para com os oprimidos, esforo de libertao para quem mais precisa.

Verifica-se o lao com o primeiro plano. O amor de Deus no amor ao irmo comporta exigncias concretas, que se traduzem num compromisso efetivo ao nvel das estruturas sociais:

No se pode atualmente, na Amrica Latina, amar de verdade o irmo, nem portanto a Deus, sem que o homem se comprometa em nvel pessoal e, em muitos casos, at em nvel estrutural com o servio e promoo dos grupos humanos e dos estratos sociais mais pobres e humilhados, arcando com todas as conseqncias que se seguem no plano destas realidades temporais.

A ruptura com o dom de Deus, traz inevitveis conseqncias ao nvel das relaes pessoais: A atitude de egosmo, de orgulho, de ambio e inveja que geram injustia, dominao e violncia em todos os nveis; corresponde a luta entre indivduos, grupos, classes sociais e povos bem como a corrupo e o hedonismo, a exacerbao sexual e a superficialidade nas relaes humanas.

O pecado uma realidade que corrompe a dignidade humana e somente mediante a participao na nova vida oferecida por Cristo assim como no mistrio de sua morte e ressurreio que se d a sua definitiva superao.

Como alude a Conferncia, este mistrio deve ser vivido nos trs planos mencionados, sem que nenhum deles seja exclusivo: Assim, no o reduziremos nem ao verticalismo da unio espiritual com Deus desencarnada, nem ao simples personalismo existencial feito de laos entre indivduos ou pequenos grupos nem muito menos ao horizontalismo scio-econmicopoltico.

A Teologia da Libertao no mais uma teologia genitiva dentre tantas; ela no prope apenas um novo tema, e sim uma nova maneira de fazer teologia . Para evitar que a tal teologia seja confundida com uma teologia do genitivo, Hugo Assmann evita o genitivo gramatical teologia da libertao, e fala de Teologia desde la prxis de la liberacin , j outros, falam de reflexo teolgica em torno de um contexto de libertao.

Gustavo Gutirrez em La pastoral de la Iglesia latinoamericana (1968) definia a teologia como uma funo crtica da ao pastoral da Igreja, em Teologia da Libertao, defini-se como reflexo crtica da prxis histria luz da Palavra . Tal teologia entendida como ato segundo, que pressupe um ato primeiro, a qual preciso refletir. A teologia reflexo, atitude crtica. Primeiro, o compromisso de caridade, de servio. A teologia vem depois, o ato segundo .

relevante ter em conta que falar de um primeiro e segundo momento no apenas uma questo metodolgica, mas um modo de entender e viver a f, sobretudo sua espiritualidade. Ou seja, a experincia espiritual vem primeiro, a teologia depois, sendo necessrio refletir teologicamente uma experincia espiritual, confrontando com a Palavra, bem como as maneiras de entender o seguimento de Jesus.

Ou,

como

se

pronuncia

Leonardo

Clodovis

sobre

questo:

O primeiro momento de contemplao silenciosa e dolente como se estivssemos diante de uma presena misteriosa, que chama a ateno. Em seguida, esta presena fala. O Crucificado presente nos crucificados chora e grita: Tenho fome, estou aprisionado, encontro-me nu (Cf. Mt 25-31-46). Aqui se exige, mais que contemplao, uma ao eficaz que liberta. O Crucificado quer ressuscitar. Estamos a favor dos pobres somente quando, junto com eles, lutamos contra a pobreza injustamente criada e imposta a

eles. O servio solidrio ao oprimido significa ento um ato de amor ao Cristo sofredor, uma liturgia que agrada a Deus.

Sendo porm, Amrica Latina um continente predominantemente catlico, este novo enfoque teolgico estava muito relacionado com os acontecimentos teolgicos e pastorais da Igreja Catlica Romana, conquanto desde o princpio tratou-se de uma iniciativa ecumnica. O prprio termo de teologia da libertao foi proposto quase simultaneamente pelo sacerdote catlico romano Gustavo Gutirrez, de Peru, e o telogo presbiteriano Rubem Alves, do Brasil.

Por tudo isso no surpreende que nos anos setenta e oitenta, a teologia da libertao tivesse uma forte influncia no movimento ecumnico, includo o Conselho Mundial de Iglesias (CMI). A relevncia das aes que promoveu a favor das lutas pelos direitos humanos nos pases latino-americanos sob ditaduras militares, o desenvolvimento de mtodos efetivos para superar o analfabetismo (como fez Paulo Freire, pedagogo brasileiro exilado e assessor do CMI em matria de educao) e o combate contra o racismo, sobretudo na frica do Sul, foi amplamente reconhecida. Quanto ao enfoque contextual destinado a refletir de maneira crtica sobre a prxis do povo de Deus, a teologia da libertao nunca teve como objetivo converter-se numa construo terica dogmtica e esttica. Seu propsito no era destacar um tema teolgico que tinha sido descuidado, seno o de propor uma nova maneira de fazer teologia. Como natural, ao longo dos anos foi mudando. Se no princpio centrou-se nas condies de vida dos pobres, logo foi incorporando outras problemticas, tais como os povos indgenas, o racismo, as desigualdades de gnero e a ecologia. Na atualidade, a teologia da libertao tambm se ocupa da interpretao das culturas e de questes antropolgicas como, por exemplo, da tentao do poder. O empenho por conseguir uma sociedade mais justa na qual haja lugar para todos persiste, mas a forma de chegar a ela passou a ser atravs da ao da sociedade civil.

A influncia da teologia da libertao vai alm do mbito das igrejas. J se mencionou sua contribuio para acabar com as ditaduras militares na Amrica Latina e com o apartheid na frica do Sul. Hoje, ajuda a configurar os esforos polticos latino-americanos dirigidos ao estabelecimento de um modelo de democracia que supere a pobreza e as injustias sociais. Vrios presidentes latino-americanos Lula da Silva no Brasil, Morales na Bolvia, Correa no Equador, Ortega na Nicargua e Lugo no Paraguai tiveram, de diferentes maneiras, contato com comunidades crists de base e telogos da libertao. Assim, a teologia a libertao uma teologia da f que age; uma teologia desde e sobre, que parte da prxis e reflete a prxis das comunidades crists; um pensar que acompanha caminhos de libertao. Por sua vez, a f no se torna discurso sobre a histria, e sim, prxis na histria, a respeito da qual a tal teologia chamada a refletir. De acordo a definio posta por Leonardo Boff , citada por Gibellini, a teologia da libertao, pois, significa: reflexo crtica sobre a prxis humana (dos homens em geral dos cristos em particular), luz da prxis de Jesus e das exigncias da f.

Panorama da teologia da Amrica Latina nos ltimos anos J. B. Libnio Apresentar de maneira sucinta um panorama da teologia praticada na Amrica Latina nesses ltimos anos uma empresa difcil por muitos lados. H dificuldade de acesso a muito material produzido. Ao lado de publicaes mais altissonantes nas grandes casas editoriais, h enorme produo de "pequena literatura" de natureza popular e de marcada relevncia que foge facilmente da coleta dos pesquisadores. Sendo um continente pobre, a comunicao entre seus pases precria em todos os nveis, inclusive teolgico. H tambm uma diversidade de tipo de teologia. H tambm uma produo abundante que desafia um nico leitor. Imps-se desde o incio um mtodo de trabalho, que respondesse a esta realidade objetiva. De dentro desse panorama parece emergir uma tese central, que presidir a este trabalho. A TdL nasce no continente por volta de 1968 abrindo um caminho em busca de sua identidade em confronto com as teologias tradicional e neoliberal europia,

comumente apresentada sob o nome do Conclio Vaticano II. Depois ocupa lentamente o centro teolgico do Continente. Nesse momento, as outras teologias assumem em relao TdL, aquela posio de oposio que ela tinha assumido em seus primrdios a respeito delas. Por isso o quadro teolgico da Amrica Latina hoje s se entende a partir da TdL. Todo outro movimento teolgico se refere a ela. Assim nesse texto trataremos fundamentalmente da TdL e em seguida veremos, de maneira muito mais rpida, como as outras correntes teolgicas se situam diante dela. Por razes bvias de acesso s fontes, h uma referncia maior bibliografia teolgica do Brasil. Os outros pases da Amrica Latina foram levados em considerao medida que se dispunha de fontes. I. avaliaes anteriores J houve pequenas e breves avaliaes da teologia no Brasil e na Amrica Latina. Nelas evidentemente a TdL ocupa espao relevante. O debate teolgico do Brasil , numa dessas anlises, apresentado na forma de trs modelos: teologia da Transcendncia, da imanncia e da dialtica. A TdL classificada no modelo da imanncia por ela sublinhar o "momento tico, crtico e proftico da experincia crist, como herdeira da grande tradio proftica, carismtica e diaconal. Ela "convida a Igreja a uma solidariedade concreta com os pobres e vive a experincia de Deus como um encontro com a divina justia, que julga a histria atravs da denncia do mal coletivo e dos "pecados sociais". Valoriza o "momento social do viver cristo", "da prxis", "o momento da base popular na eclesiologia", estabelece, s vezes, "articulao teortica do tema teolgico da libertao crist com os diversos motivos da tradio marxista ou dos diversos neomarxismos atuais" (1). Outro balano da teologia no Brasil descobre como suas tendncias bsicas "a vizinhana com a realidade social", "com a Igreja", "com uma sociedade que pede mudanas" e "com as prticas pastorais transformadoras da Igreja". Outro corte desta teologia "a preocupao prioritria com os empobrecidos", "tendo decisiva repercusso na reflexo teolgica", sobre a compreenso da noo fundamental de reino de Deus, dos tratados de Deus, Cristo, Igreja, Graa. Outros campos da teologia so tocados por tal tica: Teologia Bblica, Moral, Liturgia, Histria da Igreja. Os temas do negro, do ndio, da mulher afloram nessa anlise (2). Nas Assemblias da CNBB, houve diversos informes sobre o "estado da teologia no Brasil". Seria interessante fazer uma anlise detalhada de tais relatrios. guisa de exemplo, D. Alosio Lorscheider apresentou algumas caractersticas da teologia praticada no Brasil, que coincidem com as da TdL. A prxis -lhe o "eixo epistemolgico". Entende-se por prxis "o conjunto das aes organicamente orientadas para a realizao de um projeto histrico, em relao a uma percepo global do sentido da vida humana na sociedade. Por prxis eclesial ou experincia crist global entende-se, basicamente, o seguimento de Jesus". "O lugar natural ou prprio da teologia a comunidade eclesial"; a "referncia ao mundo pertence intrinsecamente identidade crist". E tal referncia ", preferencialmente, referncia aos pobres". Mencionou-se tambm a vinculao da exegese com a "viso do povo". V-se a originalidade da teologia bblica no fato de a comunidade ser o sujeito que a

faz (3). Uma leitura mais crtica da teologia do Brasil afirma que no Brasil "no se formou, como em outros pases latino-americanos, uma doutrina autctone, semelhante teologia da libertao, com pretenses de instrumento hermenutico completo para a realidade atual". Apesar de ser um trabalho publicado em 1976, considera a obra de L. Boff simplesmente como transplante de algumas correntes teolgicas de lngua alem, negando-lhe o carter de TdL (4). Em lngua alem, aparecem alguns balanos da teologia da Amrica Latina, da TdL e de telogos do Terceiro Mundo (5). Nesses trabalhos, apresenta-se uma viso geral da histria da teologia na A. Latina em suas diferentes correntes. A TdL tratada numa viso mais ampla que o continente latino-americano. Nas biografias so estudados unicamente L. Boff, M. Bonino e S. Torres no conjunto de sua posio teolgica. II. Periodizao da Teologia da Libertao H um trabalho completo, ainda que sucinto, sobre a histria da teologia da libertao, escrito num primeiro momento at 1977 (6) e depois completado em publicao mais recente (7). Mostra que est na origem da TdL, como pergunta pela palavra de Deus para o nosso continente, a experincia da injusta pobreza, que afeta milhes de irmos latino-americanos. Dentro dessa experincia, reinterpreta-se o sentido profundo da universalidade do amor a Deus e ao prximo e da necessidade da converso crist. Quanto ao mtodo, ela uma reflexo crtica sobre a prxis de libertao. Na parte histrica, distinguem-se vrios momentos: gestao (1962-1968), gnese (1969-1971), crescimento (1972-1979) e consolidao (1979-1987). Cabe aqui completar com mais elementos esse quadro sinttico. Perodo de gestao Na gestao est Medelln (8). Medelln situa-se na esteira luminosa do Conclio Vaticano II. A TdL vai-se gestando inspirada pelo Conclio e sob o impacto dos movimentos de libertao em curso dentro da situao de opresso do sistema capitalista perifrico, dependente, tardio e selvagem (9), da teoria da dependncia (10), da pedagogia de Paulo Freire (11).e de outros movimentos culturais (12). Perodo de gnese Na gnese est o livro programtico de G. Gutirrez (13). Ele j falara de tal tema numa conferncia em Chimbote (14). Mas foi o seu o livro que deu uma configurao metodolgica mais sistematizada TdL e ofereceu-lhe as principais pautas temticas que sero desenvolvidas nas fases ulteriores. Perodo de crescimento: 1972-1979 Depois do lanamento programtico do livro de G. Gutirrez, a TdL vive um perodo de rpido crescimento at 1979. o perodo que antecede a Assemblia dos Bispos Latino-americanos em Puebla. Este crescimento no foi sem certa turbulncia. As reaes fizeram sentir-se imediatamente, sobretudo nos rgos ligados ao CELAM. A revista Tierra Nueva da Colmbia (15) vai ser o veculo intelectual permanente dessa reao. A revista Medelln tambm orquestra um movimento teolgico diferente em

matizada oposio TdL (16). Nessa fase de crescimento, cabe assinalar alguns fatos sociais, eclesiais e teolgicos de relevncia. A repercusso poltico-social no incio aconteceu junto aos rgos de informao e represso, que imediatamente detectaram na TdL um inimigo do regime capitalista. No Brasil e nos pases sob Regime de Segurana Nacional os telogos da libertao e todos os setores ligados a eles estiveram sob suspeita, foram perseguidos, caluniados e alguns foram torturados e assassinados. Nesse momento, alguns telogos interessam-se por estudar a Doutrina da Segurana Nacional (17). A prpria poltica exterior americana preocupa-se com a teologia da libertao. Desde o Relatrio de N. Rockfeller, a Administrao americana vem seguindo de perto os movimentos da Igreja catlica mais comprometida com os pobres e com o processo de transformao da realidade (18). Transformao da realidade na linguagem do capital subverso, oposio ao regime e portanto a seus interesses. E a TdL, ao ser percebida como incentivadora e fautora da transformao da realidade, combatida como inimiga do capitalismo. Em anos depois, o Comit de Santa F refere-se diretamente TdL como relevante e perigosa para a poltica externa americana (19). Em termos eclesiais, a TdL est no foco das atenes. Alm dos encontros no Mxico (1975) (20), Detroit (1975), Dar es Salaam (1976) (21), a discusso se travou em ordem preparao a Puebla (22). O movimento oposto TdL em nvel de instituio eclesistica cresceu e prevaleceu nesse perodo, alijando da preparao oficial da Conferncia Episcopal de Puebla todos os telogos da libertao. Assim nenhum desses telogos, mesmo indicados por suas conferncias episcopais, participou como assessor oficial. Estiveram a ttulo de convite pessoal de determinados bispos. O prprio documento de Puebla reflete muito bem esta situao. De um lado, ele est profundamente influenciado em suas opes principais por essa corrente teolgica. De outro lado, ele no menciona a palavra teologia da libertao. Queria-se, em certos crculos poderosos, sua condenao. E o consenso no caso foi o silncio. A parte estritamente teolgica do documento reflete antes uma teologia tradicional que da Libertao. Esta pesou na parte pastoral e nas opes de fundo. O texto reflete essa cissura interna: conservador na parte dogmtica, libertador na parte da anlise da realidade, opes e pistas pastorais (23). Outro fato significante eclesial a crescente influncia da TdL sobre os documentos oficiais de muitas igrejas locais do continente. Apesar de a maioria do episcopado brasileiro e ainda mais claramente de outros pases da A. Latina no ser de mentalidade e horizonte socialmente abertos, os documentos, que eles tm produzido, comeando por Puebla e por outros inmeros at nossos dias, revelam uma aguda percepo da conflitividade de nossa situao. Alm disso, tomam ntida posio em prol dos pobres. A posio teolgica que secunda tais textos se inspira nitidamente na TdL (24). Em termos teolgicos, a TdL passa por uma fase de consolidao metodolgica. Num primeiro momento, ela se definiu pela via da negatividade. No teologia da violncia, nem da revoluo (25), nem Doutrina Social da Igreja, nem uma forma de teologia moral, nem mera teologia fundamental, nem uma teologia de filiao

marxista, nem pura pastoral prtica sem verdadeira reflexo terica (26). Nesta fase de crescimento, os temas mais desenvolvidos so: o no-homem como interlocutor, a Bblia relida a partir dos pobres, a histria da Igreja desde o reverso da histria, a fora histrica dos pobres e da justia, a prxis histrica de Cristo, uma espiritualidade e mtodo teolgico enraizados na prtica libertadora de Jesus, uma eclesiologia militante (27). Fase da consolidao: 1979-1988 Em termos poltico-sociais, a TdL continua ocupando um espao ainda mais importante. A poltica americana, como j se viu pelos estudos do Comit de Santa F, e um telogo americano do sistema, M. Novak, dedicam-lhe maior ateno (28). Entretanto, os fatos, que projetaram a TdL para o proscnio da opinio pblica, foram os processos movidos pela Congregao para a Doutrina da F contra dois de seus corifeus: L. Boff e G. Gutirrez (29). Em torno desses casos, dividiram-se mais fortemente as foras internas da Igreja. Grupos que aprovaram a medida e a julgaram necessria. Grupos que se opuseram e a consideraram resqucios de tempos da inquisio. Em todo caso, a publicidade foi enorme na Europa, Estados Unidos e em nosso continente. Em termos eclesiais, o fato mais importante foi a tomada de posio do magistrio romano a respeito da TdL atravs da Congregao para a Doutrina da F (30) e pela ateno da Comisso teolgica internacional (31). O Papa, em carta aos bispos do Brasil, no meio a alguns condicionais, afirma, porm, que ela "no s oportuna, mas til e necessria. Ela deve constituir uma nova etapa - em estreita conexo com as anteriores - da reflexo teolgica iniciada com a Tradio apostlica..."(32). Isso significa antes de tudo um reconhecimento de que ela se tornou uma questo da Igreja universal, e por isso o magistrio romano se pronuncia. F-lo em tons diferentes. Um mais crtico e outro mais conciliador, refletindo tambm as duas atitudes eclesisticas a respeito da mesma teologia (33). Em termos teolgicos, a partir de Puebla, entram na ribalta outros temas para aprofundamento: viso e discernimento pastoral da realidade, misso evangelizadora e libertadora da Igreja, reestruturao da Igreja e da sociedade na perspectiva libertadora, evangelizao libertadora e opo pelos pobres. A ltima fase da consolidao se deveu, quer a uma atitude de confronto com as crticas, suspeitas, desconfianas e ataques, quer ao reconhecimento romano de sua relevncia apesar das reticncias, quer enfim ao incio da publicao da coleo Teologia e Libertao (34). uma coleo programada em 50 volumes numa primeira etapa. Inaugurou-se de veras um perodo de maturidade teolgica. Desde 1985 at agora j foram publicados uns 18 volumes. E mais recentemente aparece, como expresso de uma sntese madura e substanciosa, um dicionrio dos conceitos fundamentais da TdL (35). Os temas mais importantes da TdL so tratados de modo sucinto e denso, revelando j um enorme arco teolgico conceptual. No falta nenhum grande captulo da teologia, abordado na perspectiva prpria da TdL. Alm disso, introduzem-se ou elaboram-se mais amplamente novos temas: metodologia, pobres, Igreja dos pobres, o povo crucificado, etc.

Perodo da reviso: 1989Em termos polticos, os acontecimentos que mais profundamente tocaram TdL foram a derrota do Sandinismo na Nicargua e a queda do socialismo no Leste Europeu. A vitria sandinista tinha significado, de certa maneira, um trao de esperana e de concretizao de muitas das reflexes que se faziam na TdL. Tinha sido uma revoluo profundamente popular, libertria, em que a f crist desempenhara papel relevante. E tal fora possvel porque j se tinha caminhado muito na reflexo teolgica a respeito da relao entre f e poltica, f e compromisso, f e revoluo libertadora. Esse suporte teolgico para os cristos comprometidos com o processo nicaragense, seja no tempo de luta revolucionria, como no de implantao de um sistema original fora dos moldes do socialismo real, tinha sido absolutamente fundamental. A derrota dos sandinistas nas eleies presidenciais levou os telogos, sobretudo da Amrica Central, a uma profunda reviso de suas anlises e reflexes (36). Fato de alcance evidentemente ainda muito maior foi a derrocada do socialismo. O mundo ficou estarrecido diante da rapidez como desmoronou o sistema do socialismo real. Ainda vivemos um tempo muito prximo aos acontecimentos para anlises objetivas. Contudo este fato ocupou e est ocupando o interesse de telogos da libertao (37). Ele produziu dois fenmenos em relao Tdl. Uma queda de interesse pela TdL, quer do grande pblico civil, quer do leitor mdio, de um lado, e, do outro, uma certa situao incmoda por parte dos telogos da libertao. O primeiro fenmeno manifestou-se na diminuio da procura da literatura da TdL que chegou anos anteriores a ser altamente intensa e na dificuldade do prosseguimento com a publicao da " coleo Teologia e libertao". O segundo fato se traduziu numa srie de artigos de telogos e cientistas sociais, que tentaram desvincular a crise do socialismo real com os ideais da TdL (38). A TdL tem a ver com a opresso dos pobres e com Deus. Ambos continuam to reais como antes. Mais. Deus continua sendo o mesmo que enviou seu Filho a identificarse com os oprimidos e marginalizados a fim de libert-los. Os telogos da libertao s assumiram as categorias marxistas tanto e enquanto elas iluminam, no sentido da racionalidade, a situao de misria das massas latino-americanas. Nesse sentido, um insuspeito especialista em marxismo exatamente depois da derrocada do Leste europeu afirma: "eu aposto, na verdade, que se beber ainda em suas fontes no futuro". E aponta pontos da herana marxista vlidos, tais como seu realismo a respeito do homem nas suas conexes entre os nveis sociais, culturais e de conscincia, a ateno s estruturas, sobretudo de propriedade e distribuio da mesma, a crtica ao capitalismo que permite, de modo insubstituvel, compreenderlhe lucidamente as contradies (39). Em termos eclesiais, estes ltimos anos tm significado um duplo movimento antittico. De um lado, cresce um movimento conservador no interior da Igreja (40), sobretudo em nvel de organizao, e, de outro, as comunidades eclesiais de base, expresso maior de uma igreja junto s bases numa linha da libertao, continuam

crescendo. Confirmam tal fato os Encontros Intereclesiais que prosseguem. Nos ltimos tem crescido o nmero de seus participantes. Em Santa Maria, RS (1992) foram mobilizados 2.316 delegados vindos de todas as regies do pas numa proporo de 65,6% de leigos/as, sem falar de mais de mil membros das equipes de servios e das famlias envolvidos no encontro (41). Em So Luiz do Maranho (1997), estiveram representadas 240 igrejas particulares das 255 de todo o pas (94%) com a presena de uns 60 bispos catlicos. O nmero de delegados e de outros participantes atingiu uns 2.800 (42). O conjunto dos Intereclesiais forneceu material suficiente para uma reflexo mais aprofundada (43). Ainda no mundo da publicidade leiga e eclesistica, organizaram-se por ocasio do V Centenrio da Evangelizao e em torno a So Domingos, eventos e estudos, que a esto lanando de novo no primeiro plano, especialmente a propsito do tema da "nova evangelizao" (44). Fe y secularidad de Madri organizou um novo simpsio sobre TdL depois de 20 anos do primeiro organizado em 1972. Este fora um dos fatos marcantes na histria da TdL. O evento de 1992 reuniu alguns dos telogos da primeira gerao e outros que vieram depois. Apesar de certas circunstncias adversas, celebrou-se num clima de otimismo e esperana (45). Constatou-se que a TdL tem um carter de perenidade, que no depende das atuais conjunturas. A questo mundial da emancipao social das massas pobres toca a todo telogo. Toda teologia deveria colaborar, em algum sentido, com esse processo. Aborda problemas estruturais, ao descobrir o "continente histria" a partir do excludo e confronta-o com a f. Fechar-se a tal problema tornar-se "pio do povo" (46). E constatou-se ainda com toda clareza que as situaes de opresso e dominao no diminuram. Os pobres, pessoas e povos, no s continuam em condies desumanas, mas, pior ainda, tm visto estas condies deteriorarem ainda mais. Em termos teolgicos, a teologia enfrenta uma reviso mais profunda de seu instrumental de anlise. Na reunio dos telogos da SOTER (47) em julho de 1990, os cientistas sociais defrontaram-se com o marco terico marxista, que vinha sendo usado por muitos telogos, ora em maior escala, ora em menor. Ficou claro que tal marco no s necessita ser ampliado, como tambm revisto em profundidade por causa de suas insuficincias, entre elas, da hipertrofia da classe em detrimento de aspectos culturais e sexuais da realidade, da incapacidade de analisar as relaes de poder na Igreja adaptando anlises da macro-sociedade, da carncia de uma anlise do estado, do desconhecimento de muitas novas realidades surgidas nesta nova fase do capitalismo, etc. Aponta como caminhos um uso maior da antropologia social, da sociologia das instituies, de mtodos quantitativos, da teoria da ao (A. Touraine), etc. (48). Frei Betto, analisando esse momento posterior derrocada do socialismo, indica com muita lucidez algumas balizas. A teologia precisa retomar a questo da utopia libertadora em articulao com topias possveis e realizveis no mundo dos pobres. Necessita pensar o trabalho pastoral e elaborar reflexes em dilogo com os setores da classe mdia e com intelectuais, artistas, cientistas e formadores de opinio pblica (49). A questo ecolgica merece ser levada a srio na perspectiva do Terceiro Mundo e no ser julgada unicamente como problema de pas rico. No campo da

moral, deve-se estender moral pessoal a nfase dada at ento moral social. A TdL no pode ficar prisioneira dos conceitos de classes sociais, desconhecendo realidades como mulheres, crianas, negros e indgenas. A tecnologia de ponta abre novos horizontes e pressupostos teologia at ento no trabalhados suficientemente por nossos telogos. A crise do socialismo coloca teologia o dever tico de resgatar a esperana dos pobres e finalmente a TdL deve continuar a reflexo eclesiolgica diante do problema da restaurao eurocntrica que coincide com a vitalidade da participao comunitria dos pobres (50). Esta nova conjuntura tem provocado interesse e estudos mais aprofundados da Doutrina Social da Igreja por parte dos telogos da libertao, com grande proveito para as duas abordagens de muitos temas comuns. Superou-se o tempo da desconfiana mtua. Ambas tm tido um dilogo fecundo (51). A DSI tem perfilhado a defesa dos direitos humanos. Por sua vez, a TdL tem ampliado tal defesa ao enfatizar os direitos dos pobres (52). Os direitos dos pobres so considerados como direitos de Deus. Direitos vida e aos meios de vida, tais como: comida, sade, casa, trabalho, escola, educao, seguro social, etc. Novas pautas Apesar de setores conservadores cantarem apressadamente o desaparecimento de toda validade das categorias marxistas (53), a TdL continua fazendo sua autocrtica e refazendo suas pautas para as novas situaes. Assim entre 23 e 25 de setembro de 1996, houve uma reunio convocada pelo CELAM, em que se debateu precisamente o futuro da reflexo teolgica na Amrica Latina (54). D. Luciano aponta como pauta importante a temtica da evangelizao a partir de um Jesus vivo e de uma Igreja tambm viva. Evidentemente, a situao dos pobres continuar o tema central: Onde vo dormir os pobres (55)? Os pobres continuam pobres e mais pobres ainda, embora o conjunto da economia tenha mudado muito. Caminha-se para uma economia planetria, de um mercado sem limites. Impe-se refletir sobre a economia sob o aspecto tico e teolgico. Permanecem na agenda temas como o Reino e sua justia, o Deus da vida, a questo da cultura. J. C. Scannone delineou o desafio do comunitarismo. Em 1999, a SOTER enfrentou o dilogo interdisciplinar com as cincias da natureza, de modo especial, com a cosmologia moderna, a astrofsica, as cincias biolgicas. Perguntou-se, no Congresso da SOTER, pelos novos desafios epistemolgicos, metodolgicos e de contedo do dilogo interdisciplinar (56). III. Questes de mtodo Plataforma inicial Depois que G. Gutirrez traou as linhas mestras do mtodo da TdL com sua obra publicada em 1971, podemos distinguir vrios momentos importantes que avanam sobre esse primeiro esboo. Libertao da teologia Posto pertenam tambm aos incios da TdL, as reflexes metodolgicas de J. L.

Segundo foram somente mais tarde sistematizadas em artigos e livros. Pretende ele uma libertao da teologia, desideologizando-lhe os conceitos, as concepes de Deus, graa, pecado, Igreja, que desempenharam o papel de manter o povo oprimido, calado, submisso. A teologia deformara a Palavra libertadora de Deus, aprisionando-a em suas malhas conceituais. O projeto da TdL refazer a teologia por dentro para que seja realmente libertadora. E no acontea que se proclame libertadora, mas mantenha o povo oprimido com seus ensinamentos (57). Pobre: objeto da teologia Para fazer este trabalho de libertao da teologia, o pobre colocado no centro da reflexo teolgica. a preocupao principal, o movente ltimo de toda a teologia. , em termos epistemolgicos, objeto da teologia, ora material, ora mesmo formal. Material no sentido de ser tema fundamental a ser trabalhado, discutido, elaborado. Formal, no sentido de que outros temas so vistos na perspectiva do pobre. Pobre: sujeito da teologia Uma outra vertente da TdL prefere considerar o pobre como sujeito, protagonista da histria, da transformao da sociedade e da Igreja. Com sua prtica, sua f, sua experincia de Deus se faz sujeito mesmo da teologia. Neste caso, atribui-se muita importncia aos movimentos populares, ao grito do povo, reflexo orgnica das CEBs, junto dos quais o telogo capta os temas, elabora-os, testa-os. O telogo condiciona sua tarefa terica prtica de f do povo (58). A irrupo do pobre na sociedade e na Igreja (59), a fora espiritual da Igreja dos pobres (60), o poder evangelizador dos pobres (61) adquirem relevncia para o fazer teologia de modo que o ponto de partida, a mstica inspiradora de toda a teologia a experincia de Deus no pobre e do pobre. O lugar do pobre mediao privilegiada para pensar a Deus e toda a revelao (62). Pobre: o lugar social Para o telogo da libertao ps-se ento a aguda questo do lugar social a partir do qual faz sua teologia. Firmou-se a clara distino elaborada por Cl. Boff entre lugar epistmico e lugar social. O lugar epistmico o lugar das regras internas do pensar. O lugar social o dos interesses de tal pensar. O lugar social do telogo da libertao ser para, com e dos pobres. Colocar-se na tica e no interesse da libertao dos pobres (63). Congresso do Mxico No Encontro latino-americano de teologia, realizado no Mxico em 1975, debateu-se a questo do mtodo da TdL e surgiu a primeira grande obra sobre tal assunto (64). Duas preocupaes metodolgicas impuseram-se nesse congresso. De um lado, mostrou-se a importncia dos condicionamentos atuais para a teologia (65), quer de natureza scio-poltica (66), quer de natureza eclesial (67). De outro, definiu-se o mtodo das teologias a partir de suas perguntas fundamentais. Dentro da modernidade europia, surgem perguntas fundamentais pelo sentido desde a razo moderna, a subjetividade e a intersubjetividade. A teologia europia empenhou-se em responder a tais perguntas, ao querer libertar a teologia de todo dogmatismo, autoritarismo

arbitrrio, sectarismo, primitivismo cientfico a fim de torn-la plausvel razo moderna, autnoma, esclarecida. Pretendeu libert-la tambm da falta de significado, de sentido, para um homem ciente e consciente da descoberta de sua subjetividade e fortemente atento s relaes interpessoais. Desafia-a, portanto, a libertao interna prpria inteleco da f em busca de sentido e explicao coerente para a razo ilustrada, deixando intocada a realidade nas suas contradies scio-polticoeconmicas. A TdL, por sua vez, encaminha-se em outra direo. Pretende estabelecer relao diferente com a realidade atravs do percurso: prxis - teoria - prxis. A pergunta feita f, que a teologia pretende responder, vem da prtica vivida num processo de opresso e libertao. Nasce da conflitividade da situao social. Em outras palavras, ela se faz a seguinte pergunta: Como crer dentro de uma situao de opresso e libertao? uma teologia que quer participar do processo de libertao da realidade social na sua funo prpria de prtica terica teolgica (68). A conferncia de L. Boff deu um passo frente na metodologia. Introduziu uma distino importante entre a dimenso analtica e sacramental. A TdL parte de uma experincia espiritual diante do pobre. Portanto antecedem-lhe a prxis da f e uma experincia prtica de libertao. Este momento anterior, sacramental, implica quatro passos: horizonte da f crist, leitura da realidade conflituosa, reflexo intuitiva de f sobre a realidade percebida e pistas de ao. Estes mesmos passos so percorridos pela TdL propriamente dita, na sua dimenso cientfica, s que de maneira crtica, reflexa e analtica (69). J nessa conferncia L. Boff falava de uma teologia da libertao e do cativeiro. Mais tarde acentua tal dimenso de cativeiro em que se vive. No se trata somente de uma teologia da e para a libertao. uma teologia feita em situao de cativeiro (70). Tese de Cl. Boff Em 1976, Cl. Boff defende em Lovaina uma tese doutoral sobre a metodologia da TdL (71). Esta obra um marco significativo na evoluo do mtodo. Ela trabalha as trs dimenses fundamentais e constitutivas da TdL: mediaes scio-analticas, mediaes hermenuticas e mediaes da prxis. Mostra como as anlises sociais so mediao terica tanto para a teoria teolgica como para a prtica da f. Trabalha com o conceito de mediao como aquele conjunto de operaes tericas que a TdL deve realizar para poder constituir-se como TdL. A mediao scio-analtica a operao terica de assumir os resultados das cincias sociais pela e na prtica teolgica. Esta mediao responsvel da constituio do objeto terico material da TdL. A mediao hermenutica o modo prprio de a TdL apropriar-se de seu objeto, isto , consiste na interpretao de seu objeto a partir das Escrituras crists. Apesar do nvel terico em que o livro se coloca, foi altamente iluminador, no s para o pensar teolgico, como para toda pastoral vinculada TdL. Vulgarizao do mtodo A TdL mereceu ateno tambm de agentes populares. Esses, porm, no tinham acesso ao linguajar tcnico da teologia. A TdL tambm queria ser uma teologia que

estivesse na base da pastoral e luta popular. Com uma linguagem tcnica ela no podia cumprir tal misso. Por essas razes pastorais e por causa dos objetivos intrnsecos da TdL, aparecem muitas publicaes, que explicitam o mtodo da TdL. Mostra-se como, no fundo, se trata de responder a pergunta: Como ser cristo num mundo de miserveis? E o processo termina com a proposta de uma nova humanidade a partir dos oprimidos, passando pelos trs momentos fundamentais da leitura crtica da realidade social, do confronto dessa realidade assim percebida com a Escritura para terminar no momento do agir (72). Afirmao de sua diferena Desde o incio, trabalhou-se a identidade da TdL em confronto com as teologias europias vigentes, sobretudo em relao teologia da violncia (73). Tal preocupao continuou presente em publicaes ulteriores, com maior preciso, objetividade, sem o carter polmico e radicalizante dos incios. As crticas vo na direo de questionar o carter idealista, abstrato, ideologizado, alienante e legitimador duma prtica de opresso da exegese bblica, da vivncia eclesial e da prtica teolgica europia (74). Reconhecem-se no s as diferenas como as proximidades (75). Sistematizao didtica Em meio a essa imensa publicao sobre metodologia, que sempre presidiu o esforo terico dos telogos da libertao, elaborou-se um roteiro didtico de orientao a modo de balizas tericas (76). Estudam-se o fato social e eclesial de sua existncia, o complexo contexto de seu nascimento, as conexes com outras teologias, as regras que lhe comandam o discurso terico, sua experincia fundamental, a relao com o magistrio, as suas diferentes correntes e as principais objees que se lhe fazem. Teses centrais da TdL Em artigo mais recente, a TdL apresentada em suas principais teses. Ela uma teologia integral sob a perspectiva particular do pobre e de sua libertao, em que o pobre ocupa lugar central, de modo que o problema dos pobres se transforma num problema de Deus (teologia) (77). Tem como tica primeira a f positiva e como tica segunda a experincia do oprimido. Constitui nova e necessria etapa na histria da teologia. Articula a libertao tico-poltica e a libertao soteriolgica. Assume posio de complementaridade crtica em relao s outras teologias desde o encontro com o pobre, como sujeito histrico. Alm disso, indicam-se as trs formas de TdL: profissional, pastoral e popular no interior de uma reflexo nica e retomam-se as trs mediaes constituintes da TdL (78). A TdL desenvolve o sentido (particular) histrico-libertador do Evangelho na totalidade dos temas teolgicos. Partindo de uma tica global, desenvolve a tica particular libertadora. Materialmente global, formalmente particular. teologia integral com nfase na libertao histrica (79). A realidade salvadorenha revela com maior radicalidade as contradies do continente. E a situao extrema de assassinatos violentos, de uma guerra em andamento, tem provocado nos seus telogos uma atitude epistemolgica diferente e

os tem levado tarefa de assumir "no presente histrico... como contedo da teologia a atual manifestao de Deus e a atual resposta da f". Trata-se de fazer teologia como reao da misericrdia em face a povos crucificados, concebendo assim a teologia formalmente como "intellectus amoris", tendo a opo pelos pobres como pr-compreenso da teologia e o mundo dos pobres como lugar primordial da teologia. A misericrdia a reao adequada e necessria perante a realidade de pobreza e violncia em que vivem os pobres, por isso que a teologia deve ser fundamentalmente um "intellectus amoris". Implica "uma determinada prcompreenso subjetiva (a opo pelos pobres) e um determinado lugar objetivo (o mundo dos pobres)" (80). Teologia popular da libertao Nesse panorama de metodologia, ocupa seu lugar a teologia popular, quer na sua forma oral, quer de escritos "pequenos" (81). A "teologia p-no-cho" trabalhada por telogos bem prximos ao povo e na prpria linguagem popular ou pelas mesmas comunidades em folhas mimeografadas ou pequenas brochuras, sob a forma de reflexes da f sobre o cotidiano e sobre as pequenas lutas, de novenas, de via-sacras e de celebraes litrgicas (82). Caracteriza-a uma viso libertadora da f. A "Teologia da enxada", pertencente ao mesmo departamento, uma prtica teolgica bem colada experincia religiosa popular feita no interior da formao de futuros agentes e ministros rurais, orientada por telogos do extinto Instituto Teolgico do Recife: J. Comblin, S. Gameleira, I. Gebara, e outros (83). Numa perspectiva mais ampla do que a da teologia da libertao, Cl. Boff publica uma monumental obra sobre a teoria do mtodo teolgico (84). Estuda a prtica teolgica, sua gramtica, suas regras internas, sua epistemologia. O A. aponta doze elementos fundamentais da teologia que pretende estudar: a F, a Sagrada Escritura, a Igreja, os fiis, a Tradio, o dogma, o Magistrio, a prtica, outras teologias, a filosofia e as cincias, a linguagem, a razo. O fazer teologia considerado sob quatro aspectos: tcnicas, mtodo, epistemologia e esprito. O enfoque da libertao se faz presente nessa obra, no no sentido particular e regional, mas como elemento intrnseco de toda teologia. A libertao um trao genuno da f crist. Considera que h outros enfoques importantes hoje: feminista, tnico, inter-religiosos e ecolgico. So tanto dimenses constitutivas e transversais do ser humano como emergncias histricas. Nenhum desses enfoques substitui o da f. Ao estabelecer a f como fundamento da teologia, atribui papel maior a sua dimenso de conhecimento. No entanto, tem ampla e profunda reflexo sobre a dimenso de prxis da f, onde ressoam os acordes conhecidos da teologia da libertao. O mesmo vai acontecer ao tratar dos processos da produo teolgica. Depois de dissertar sobre o ouvir da f, o refletir sobre a f, debrua-se sobre a relao f e vida. De novo, aparece a estrutura clssica da teologia da Amrica Latina: ver, julgar e agir. E uma terceira vez, entra em questo a dimenso da prxis, ao abordar as articulaes da teologia. Iv. Anlises scio-polticas e econmicas Teoria da dependncia

Nesse campo, a TdL trabalhou em ntima conexo com os analistas sociais. Teve a agilidade de ir acompanhando suas anlises. Nos seus incios trabalhou-se com a teoria da dependncia e a proposta de libertao. Esta esteve fortemente presente no Encontro de "El Escorial de 1972", sobretudo na palestra de R. Ames (85) e j tinha sido trabalhada por G. Gutirrez na obra programtica da TdL (86). Esta teoria ofereceu os primeiros instrumentais para romper com a ento teoria do desenvolvimento, que no passava de verdadeira ideologia dominante do desenvolvimento. Foi no bero da teoria da dependncia que se forjou o termo libertao (87). Os prprios socilogos e telogos foram elaborando crticas a essa teoria e mostrando sua incapacidade de dar conta de uma situao que se torna cada vez mais complexa e diferente da do final da dcada de 60 (88). Ideologia da Segurana Nacional A ideologia da segurana nacional ocupou tambm durante certo tempo a ateno de analistas sociais e telogos, como uma chave de interpretao do que se passava no continente latino-americano e portanto de como organizar uma pastoral pertinente (89). Esta ideologia reforava a linha de um capitalismo selvagem e extremamente explorador. Tinha elementos que permitiam entender melhor a maneira poltica como o capitalismo se realizava em nosso continente. Provocou em seguida uma reao dentro dos pases capitalistas centrais, ao acobertar violaes graves dos direitos humanos. Ento comeou a ser um desservio causa capitalista. Comisso Trilateral Reagindo nova conjuntura poltico-ideolgica de defesa dos direitos humanos, a dominao se vestiu, na administrao Carter, de nova roupagem e se tornou mais sofisticada. Sob a aparncia da defesa dos direitos humanos, a administrao americana tomou distncia dos regimes militares autoritrios, para armar nova aliana estratgica entre as grandes foras capitalistas. Elabora-se a poltica da Comisso Trilateral (90). Naquele momento, a TdL debruouse sobre ela em duas perspectivas antitticas. De um lado, aproveitou dessa nova conjuntura no sentido de reforar a abertura poltica, e, de outro, permaneceu lcida ante a continuidade da dominao capitalista. Mais. Os telogos desse momento denunciaram certa ambigidade nessa poltica trilateral que defendia os direitos humanos individuais, esquecendo-se de defender os direitos humanos coletivos dos pases oprimidos. Entretanto, os direitos individuais se baseiam em muitos casos nos direitos sociais, que, por sua vez, so negados precisamente pelos pases que defendem os individuais, como, p. ex., o direito individual ao trabalho s vivel num pas onde o produto do trabalho possa ter um justo lugar no intercmbio nacional. Alm disso, esta poltica da defesa dos direitos humanos deslocava toda a culpa da violao desses direitos para os regimes militares da Amrica Latina, lavando-se as mos. E precisamente esses pases da Trilateral estavam intimamente implicados nessas violaes . Assim ns pases pobres caamos mais uma vez "na arapuca ideolgica de imaginar que, por uma tara gentica dos pases latinoamericanos, todas as nossas autoridades so propensas prepotncia, ao sadismo, tortura. E que os pases ricos, dotados provavelmente de melhor carga gentica, nos

do o exemplo de como o homem respeitado em seus direitos. Mas no se v que o custo por eles respeitarem tais direitos pago por ns, com as crises econmicas e polticas provocadas pela espoliao do planeta e que obrigam nossos governos a manter um mnimo de ordem recorrendo sempre mais a mtodos brbaros e desumanos" (91). Teoria dos megablocos As atuais anlises vo na direo da criao dos megablocos comerciais em que o Terceiro Mundo se transforma numa "massa sobrante" (92). J no se trabalha com a categoria da dependncia, mas da "prescindncia". Cada vez mais nos tornamos pases "prescindidos". Mantm-se, porm, ainda um vnculo de dependncia atravs da escorchante dvida externa (93). Como resposta criao dos grandes blocos dos pases ricos, na Amrica Latina tem sido incentivada a organizao de blocos regionais. O Brasil tem-se empenhado no Mercosul que est dando seus primeiros passos apesar das dificuldades normais desse tipo de aliana e do torpedeamento por parte de interesses externos. Anlise marxista At ento nessas anlises do capitalismo, o horizonte crtico vinha da anlise marxista. O uso dessa anlise sempre foi uma das questes mais controvertidas na TdL. Nesse ponto, as posies variaram do emprego de algumas poucas categorias marxistas at a adoo da anlise marxista de modo mais coerente. A luta de classe era uma das categorias que mais causava polmica. Pois usava-se a expresso seja simplesmente para denunciar o fato como at para significar uma chave heurstica e hermenutica da histria, para ler os acontecimentos passados, presentes e futuros (94). Por isso alguns preferiram falar de conflito. Assim conseguiam mais facilmente despertar a conscincia da Igreja para a dificuldade enorme que ela tem de pensar a sociedade em termos conflituosos (95). A leitura conflituosa da sociedade tem iluminado com luzes mais fortes as pastorais especiais que lidam na sua quotidianidade com o conflito. Mas desde o incio houve entre os telogos e socilogos ligados perspectiva da libertao uma reserva clara em relao s formas do socialismo real (96). Alerta do Magistrio O magistrio alertou os cristos na sua reflexo e ao para o fato de que "seria ilusrio e perigoso mesmo chegar ao ponto de esquecer a ligao ntima que une (os diversos marxismos) radicalmente, e de aceitar os elementos de anlise marxista sem reconhecer as suas relaes com a ideologia, e ainda, de entrar na prtica da luta de classes e da sua interpretao marxista, esquecendo-se de atender ao tipo de sociedade totalitria e violenta, a que conduz este processo" (97). Este texto sibilino e cheio de cautelas permitiu duas posies bem diversas, sem falar das intermdias. De um lado, h os que afirmam que no se pode distinguir a anlise marxista do materialismo dialtico. Ao aceitar a primeira, termina-se assumindo os elementos materialistas e ateus da filosofia do materialismo dialtico, radicalmente incompatvel com a f crist (98).

Distino: anlise e filosofia marxista Doutro lado, outros propugnam a possibilidade da distino. A anlise marxista pertence ao ramo da objetividade cientfica. Vale na medida e enquanto elucida a realidade que prope analisar. No implica aceitar os pressupostos filosficos da mesma (99). Pode-se comparar com a psicanlise, que pode ser empregada em suas tcnicas analticas sem que se aceite a filosofia atia de Freud. Queda do Leste europeu A derrocada do capitalismo, quer interpretada de modo quase determinista e automtico, quer atravs da organizao popular revolucionria, estava no horizonte das anlises com a proposta do socialismo. O fracasso econmico e poltico do socialismo real coloca novos problemas para os analistas sociais. Os acontecimentos so por demais recentes para concluses categricas. O destino do socialismo no est jogado. Sem dvida, abre-se nova tarefa para os analistas sociais e telogos articulados com eles (100). Pontos de consenso A articulao terica dos resultados das anlises sociais com a f pela teologia foi um dos pontos centrais da obra citada de Cl. Boff (101). Mais recentemente, uma tese doutoral trabalha amplamente tal temtica (102). Depois de uma reviso histrica do debate sobre a relao entre anlise da realidade social e TdL, percebem-se pontos desiguais de consenso. a) A TdL no s possvel mas necessria. Isso implica que o conceito "libertao" trabalhvel teologicamente. Recebe chancela terica e autorizada. No fundo, concorda-se, ao menos parcialmente, com o diagnstico da realidade social elaborado pelas TdLs e com a ruptura em relao ao esquema desenvolvimentista base de uma leitura scio-estrutural e tica da pobreza com o conseqente significado eclesial da libertao social. No impede tal consenso a existncia de limites a respeito de possveis desvios e perigos em algumas TdLs concretas e de certa polissemia de certos termos empregados na anlise da realidade. b) Existe sentido em propor uma TdL que tematize experincias particulares. legtima uma teologia que parta de experincias particulares usando o mtodo indutivo. O mesmo vale para as teologias da inculturao. Assim , desde que ela no esteja fechada ao universal catlico da f. c) O mtodo "ver-julgar-agir" legtimo ao menos como mtodo para a anlise pastoral desde que no instrumentalize e ideologize a f. usado ou aprovado amplamente por documentos conciliares (Gaudium et spes), pontifcios (Joo Paulo II, Sollicitudo rei socialis), de congregaes romanas (Instructio libertatis conscientia: N. 70) e episcopais (Medelln, Puebla). Tal consenso implica tambm a aceitao da possibilidade do uso das cincias humanas e sociais na teologia com suas contribuies positivas para a compreenso das realidades terrestres (Gaudium et spes, n. 52). d) Existem algumas verdades no Marxismo. A aceitao de tal consta das prprias

palavras do Card. Ratzinger na apresentao da Instruo Libertatis Conscientia, onde afirma que no se pode excluir que no marxismo "existam alguns elementos vlidos e aproveitveis, mas isto exige uma vigilncia muito forte e uma crtica muito mais consciente" (103). As prprias encclicas de Joo Paulo II (Redemptor hominis, Laborem exercens) empregam alguns enfoques marxistas, tais como, p. ex., alienao e prxis, para compreender a realidade do mundo contemporneo (104). Neoliberalismo globalizado A dcada de 90 vem sendo marcada pela expanso do capitalismo na sua forma neoliberal e globalizada (105). Aumentou a integrao dos sistemas econmicos da Amrica Latina no grande sistema dominante por meio de uma abertura do mercado. Medida muita vez unilateral. Os capitais e mercadorias estrangeiras entram livrementte, quebrando muitas empresas nacionais, enquanto produtos de nossos pases so taxados. A conseqncia social mais grave tem sido o crescimento da excluso. A TdL desenvolveu uma reflexo sobre a cultura da solidariedade em contraposio excluso (106). H. Assmann considera a excluso como o Fato Maior. Cada vez ela se impe com maior crueza, j que o neoliberalismo estruturalmente pensado e vivel unicamente com a excluso das camadas e pases pobres (107). A excluso tem sido motivada sobretudo pela perda do emprego. Esta, por sua vez, conseqncia da rpida e intensa automao das empresas, que, para competirem, cortam na folha de pagamento e aumentam a produtividade. Conjugam-se fatores tecnolgicos e imposies da competitividade. Fortalecem-se as empresas fortes, sadias e fecham-se as outras, lanando fora do trabalho multido de operrios. O Estado enfraquecido j no consegue defender os interesses nacionais e das classes populares. comandado por ajustes internacionais. Os bens produzidos se sofisticam, tornam-se mais caros e menos acessveis s camadas populares. Pelo mecanismo de efeito-demonstrao se copia nos pases pobres o tipo de consumo dos pases ricos com nefastas conseqncias. Toda essa nova situao tem sido objeto da teologia. V. Principais eixos-teses da sistemtica Fazer uma espcie de recenso bibliogrfica da mole de publicaes da TdL absolutamente impossvel no espao de linhas e de tempo desse estudo. Em vez de seguir o caminho da enumerao dos principais temas trabalhados e reproduzi-los segundo as obras dos principais autores, tentei o caminho mais arriscado de definir uns eixos-teses fundamentais da TdL e desenvolv-los brevemente. 1. De uma cristologia do Jesus histrico na perspectiva do seguimento e da identificao com o pobre passando por uma Trindade libertadora at uma pneumatologia incipiente A volta ao Jesus da histria A TdL est profundamente marcada pela viragem cristolgica em que se atribui cada vez mais importncia ao Jesus histrico. Em termos da cristologia clssica, pode-se dizer que a TdL se filia antes corrente antioquena. Volta-se fortemente para o Jesus

palestinense, no como a exegese nem como a teologia liberal, busca da imagem mais prxima do homem Jesus, que viveu nas terras da Palestina, mas em vista do seguimento (108). Traos da cristologia latino-americana Nessa linha cristolgica, a TdL acentua alguns aspectos de maneira especial. L. Boff traou desde o incio o seu programa, reafirmando a primazia: do elemento antropolgico sobre o eclesiolgico; do utpico sobre o fatual; do crtico sobre o dogmtico; do social sobre o pessoal; da ortoprxis sobre a ortodoxia (109). E ao querer dar um nome a esta viragem cristolgica da Amrica Latina, L. Boff forja o sugestivo nome de Jesus Cristo Libertador. Centralidade do Reino Antes de tudo, a pessoa de Jesus entendida em relao ao anncio da novidade, radicalidade e presena do Reino (110). A ultimidade e a transcendncia de Jesus se compreendem desde o Reino de Deus. O Reino de Deus entendido antes de tudo como anncio da boa nova aos pobres. a mensagem principal e urgente da vida de Jesus. Num sentido global, o Reino de Deus o prprio poder de Deus atuando salvificamente na histria, cuja realizao plena se manifestar no final dos tempos pela vitria definitiva sobre o mal, o pecado, a morte. O Reino se deixa entender a partir da prxis de Jesus (111). A prtica de Jesus um chamado converso, ao "xodo" de si para uma convivncia com ele e depois para ser reenviado dupla misso da luta contra o mal (exorcismo) e ao anncio da boa nova (112). Na TdL a luta contra o mal manifesta-se sobretudo no empenho pela transformao das estruturas injustas. E o anncio da boa nova tem nos pobres seus principais protagonistas e destinatrios. Assim o cristo chamado hoje a uma acolhida construtiva do Reino de Deus, seguindo a Jesus, refazendo em sua vida a prxis de Jesus (113). E prxis de Jesus vista na perspectiva da opo pelos pobres e da sua libertao. Nisso a TdL segue uma longa tradio da Igreja e da vida religiosa de opo pelos pobres. Procura evitar, porm, os dois extremos do reducionismo e do esvaziamento da opo por um discurso em que o conceito "pobre" submetido aos mais diversos malabarismos hermenuticos, perdendo toda sua base material de pobreza (114). Uma abordagem bblico-sapiencial prope uma reflexo de esperana e compromisso, baseada em Jesus de Nazar para alm das grandes e pequenas utopias histricas em crise. Meditando os sinais e parbolas de Jesus, podem-se descobrir sinais parecidos com os de nossa realidade. Destarte consegue-se descobrir nela a surpreendente vida do Reino. Isso implica contemplar a histria no sentido de

descobrir a dimenso mstica, como uma ltima verdade do real, para comprometermo-nos com ela (115). O seguimento de Jesus O seguimento de Cristo impe-se como ponto nodal da cristologia. Seguir a Jesus refazer em cada momento da histria a atitude fundamental de Jesus. E a sua atitude fundamental foi a de ler nos acontecimentos a vontade do Pai. E os acontecimentos colocavam Jesus ao lado dos mais pobres, marginalizados at a doao completa de sua vida. Jesus se insere na tradio do Antigo Testamento em que os pobres eram os destinatrios privilegiados da palavra e do amor de Jav. Jesus se identifica com eles (Mt 25), fazendo deles sacramentos de Deus. O seguimento de Jesus a nica possibilidade da vida crist. Por isso o ponto de partida da cristologia. E o seguimento de Jesus se faz no encontro com a histria de Jesus, a saber, com sua prtica e com o fazer-se de Jesus atravs de sua prtica. a expresso existencial da f em Cristo. Ilumina tanto uma cristologia prxica - que conduz ao agir do cristo - como uma cristologia terica - que conduz inteleco da f. A prxis de Jesus A prtica de Jesus serve para entender a prxis humana, como esta, por sua vez, permite captar melhor o significado da prtica de Jesus para hoje. Estabelece-se entre ambas verdadeiro crculo hermenutico. E nos dois casos, tanto da prtica de Jesus, como da prtica histrica libertadora da Amrica Latina, os pobres ocupam o centro. Por isso pode-se dizer, e aqui est um dos pontos mais originais e fortes da TdL, que os pobres se tornam lugar teolgico da cristologia e de toda a teologia (116). Aprofundando o seu itinerrio cristolgico, J. Sobrino publica dois volumes substanciosos sobre Jesus Cristo. No primeiro volume (117), ele retoma as coordenadas do mtodo da cristologia latino-americana numa perspectiva do Cristo da histria, libertador, em oposio a um Cristo sublimado, para alm de todo conflito e perdido no absoluto sem histria. Estabelece o lugar eclesial e social da cristologia em ntima relao com os pobres. Caracteriza o Jesus da histria como o ponto de partida da cristologia em oposio aos percursos dogmtico-conciliar, bblico-dogmtico, querigmtico, cltico, dxico, doutrinal. Este primeiro volume termina com a cruz de Jesus e com a cruz de seu corpo na histria depois de percorrer o itinerrio histrico de Jesus na pregao do Reino e na sua relao com Deus. O segundo volume continua o anterior (118). A ressurreio de Jesus abre o estudo, analisada a partir da esperana das vtimas com a revelao correspondente de Deus como o Deus das vtimas e a partir da possibilidade de viver j como ressuscitados nas condies da existncia histrica. Os ttulos cristolgicos so estudados a partir da mudana que Deus faz em Jesus Cristo do que mediao, messianismo, senhorio, filiao para concluir que a verdade de Deus em Jesus , antes de tudo, boa notcia. E, finalmente, ele considera as frmulas conciliares, vistas sob sua dimenso formal, como apresentam a totalidade da realidade e sua unidade diferenciada, e como relacionam Deus e o humano, Deus e o sofrimento.

A dimenso trinitria A nfase no Jesus da histria pode gerar um jesuanismo carismtico que permite conduzir facilmente ao fanatismo militante. L. Boff observa que "um cristianismo fixado no Filho sem a referncia ao Pai e sem a unio com o Esprito Santo pode ocasionar a auto-suficincia e o autoritarismo dos lderes e dos pastores". E, por sua vez, uma sociedade organizada em volta da figura do filho corre o risco da opresso de lderes (119). A teologia trinitria vem completar o arco da libertao, que a figura de Jesus revela com sua pessoa, mensagem e prxis. No mistrio trinitrio, o enfoque central a comunho. A Santssima Trindade a melhor comunidade (120). As contradies e os conflitos da realidade social do continente permitem viver e pensar o mistrio trinitrio como de comunho entre as distintas pessoas em ntida dimenso libertadora. A partir duma concepo de comunho da Trindade, os cristos encontram fundamentao ltima para seu compromisso de libertao dos oprimidos em vista da construo da fraternidade possvel em nossas condies (121). A presena do Esprito Santo Nesse processo histrico, a presena do Esprito Santo fundamental. Medelln apenas aludiu a esse papel do Esprito Santo ao interpretar o "gigantesco esforo por uma rpida transformao e desenvolvimento como evidente sinal da presena do Esprito que conduz a histria dos homens e dos povos para sua vocao" (122). Puebla tambm refere-se ao do Esprito Santo em relao renovao dos homens e consequentemente da sociedade, das leis e estruturas e ao despertar do anseio de salvao libertadora no corao de nossos povos (123). A teologia da A. Latina no desenvolveu estes germens. antes uma virtualidade que se pode vislumbrar (124). A teologia do Esprito Santo est muito mais ligada experincia carismtica, que no o ponto forte da TdL. O esforo de articular tal experincia com a libertao veio antes do lado carismtico (125) em busca de uma legitimao de sua experincia carismtica que dos telogos da libertao mostrando a relevncia do Esprito Santo nesse processo. Num pas de grave situao social, a renovao carismtica necessita justificar-se diante da pecha de alienao e conivncia com o sistema de opresso, cerrando fileira com o movimento de libertao. A presena do Esprito mostra-se mais fortemente na Amrica Latina na conscincia e ao dos pobres. At ento eles eram objetos e destinatrios da ao dos conquistadores, das elites e agora comeam a atuar. Na fora histrica dos pobres (126) manifesta-se a ao do Esprito. Este mesmo movimento dos pobres assume tambm a dimenso de uma experincia de liberdade. S o Esprito pode mover quem sempre esteve oprimido a descobrir a liberdade. A Igreja da Amrica Latina conhece tambm cada vez mais fortemente a experincia da descoberta da Palavra de Deus pelo povo. J no mais como simples destinatrio e objeto das interpretaes do clero e das elites, mas como sujeito prprio de interpretao. Tal exerccio se faz sobretudo nos crculos bblicos, que vm sendo alimentados por enorme literatura bblica popular (127). Outro campo de fecunda ao do Esprito a criao de comunidades no meio do povo e das classes letradas. A literatura teolgica

em torno das comunidades e da ao do Espirito na Igreja se ver no eixo eclesiolgico. Finalmente, o Esprito alimenta a luta pela vida (128). Tema rico que se tratar no eixo soteriolgico. Finalmente, o Esprito alimenta a luta pela vida (129). Numa leitura mais ampla, J. Comblin faz uma leitura da histria luz da ao do Esprito at os atuais desafios apontando como critrio de discernimento a opo pelos pobres (130). Mais recentemente, a experincia do Esprito Santo vem sendo articulada com a inculturao da f e com o dilogo inter-religioso(131). 2. Da salvao como libertao passando por mediaes na histria at a criao de utopias em referncia ao Reino sobretudo na luta pela vida Salvao como libertao Desde o inicio, a TdL, como diz seu prprio nome, trabalhou a realidade da salvao no horizonte da libertao. No mundo catlico, tradicional e modernizante, o imaginrio religioso vem sendo dominado pela idia da salvao individual. Na viso tradicional, o "salva a tua alma" das clssicas pregaes criou razes profundas. Na posio modernizante, a busca de experincias subjetivas de salvao tambm no ultrapassa o mbito do individualismo. Num continente carente de urgentes transformaes estruturais da sociedade, a continuao com tal viso de salvao serve para manter a massa catlica alheia aos movimentos sociais em surgimento e em ao. Numa fidelidade ao mtodo indutivo que parte da prxis da libertao, j desde o incio a TdL se perguntou pela relao entre o processo de libertao do homem ao longo da histria e a salvao, ou, de maneira ainda mais concreta, que significa luz da Palavra de Deus a luta contra uma sociedade injusta, a criao de um homem novo (132). Semntica do termo libertao O termo "libertao" que fora usado na dcada de 60 no interior da linguagem econmico-poltica da teoria da dependncia (133), penetra o vocabulrio cristo sofrendo duas modificaes semnticas. Desprende-se do solo econmico e poltico, amplia-se para o campo da leitura interpretativa da histria e da compreenso do agir humano, para servir de chave de leitura do prprio projeto de Deus. Doutro lado, arranca o conceito libertao da teologia de seu rinco puramente religioso e moralista, trazendo-o para dentro da realidade scio-poltica. Numa palavra, libertao se transforma num conceito teolgico com profunda articulao com a realidade social (134). A escolha desse termo mostrou diferentes vantagens. Termo concreto, que est carregado de uma densidade social, enfatizada pela teoria da dependncia. Alm disso, possui profunda ressonncia bblica, precisamente num contexto eloqente para nossos povos. Pois ele exprime a gesta libertadora de Deus em prol de um povo pobre, oprimido pelos faras do Egito. Enfim, goza de uma cidadania na tradio da Igreja.

Libertao crist e suas mediaes Em seguida, a TdL aprofunda a relao entre a libertao crist (salvao) e as libertaes scio-polticas, realizadas e a serem realizadas na histria humana. A sua originalidade consiste precisamente na articulao das libertaes histricas em relao s estruturas opressivas em vista de uma ordem no-opressiva e a libertao salvadora de Cristo. Articulao que tem sido pensada nos quatro paradigmas: da encarnao (humanidade e divindade em Jesus Cristo), da antropologia (unio da alma e corpo), da caridade (amor a Deus e ao prximo) e do sacramento (unio da graa e do sinal sensvel) (135). Trs nveis da libertao O conceito de libertao serviu no s de chave interpretativa do passado nos trs nveis scio-poltico-econmico, histrico-antropolgico e teolgico, mas abriu tambm enorme espao para utopias. A TdL procurou trabalhar a relao entre a utopia da libertao e a esperana crist (136), utopia e Reino de Deus, utopia e fora histrica dos pobres (137). De novo, nesse ponto aparece a dupla centralidade do Reino de Deus e do pobre (138). A unidade da histria A utopia da libertao, antecipao e mediao do Reino, constri-se na histria. Uma nica histrica (139), que permite assim fazer a articulao no concreto, evitando o duplo risco da espiritualizao da libertao ou de sua reduo ao puramente histrico (140). Sinais dos tempos No s telogos fora do crculo latino-americano (141), mas tambm pensadores da Amrica Latina levantam questes a essa articulao entre histria da salvao e histria secular, entre ao de Deus e libertaes histricas, ao questionar o sentido e uso da expresso "sinais dos tempos" (142). Entretanto, tais crticas no ficaram sem uma resposta, justificando a posio da TdL no uso dessa categoria e sobretudo na pretenso teolgica de articular as libertaes scio-histricas com a libertao crist (143). Graa e prtica da justia Nessa perspectiva libertadora (144), e sobretudo acentuando a prtica da justia como intrnseca graa (145), a TdL reestrutura o tratado da graa. A experincia de graa e des-graas constitui o horizonte de vida da liberdade humana. As des-graas situamse especialmente no universo das estruturas de opresso e a graa articula-se com a libertao. A graa liberta a liberdade humana para o compromisso libertador, para a prtica da justia, para a opo pelos pobres. A concupiscncia no vista somente no nvel individual, mas tambm como aquela realidade social que surge do pecado e conduz as pessoas ao pecado. Nesse sentido o pecado tambm deixa de ser considerado simplesmente na linha individualista e trabalhado na dimenso social. Fala-se ento de pecado social, de pecado estrutural, de injustia estrutural e institucionalizada (146). Pecado social , pois, um mal humano cuja existncia vai

alm da conscincia dos indivduos e que se impe a ela. Ele se objetiva nas estruturas, que, na verdade, no so coisas, mas modos de relao entre as pessoas e destas com as coisas. Em geral, ele se fixa em leis, normas, costumes, modos de ver, tradies, interesses ideolgicos, etc. Binmio: morte e vida O projeto utpico da libertao vem sendo trabalhado na teologia sob o binmio vida e morte. De um lado, a realidade social do continente analisada como uma cultura da morte e a maneira mais radical de critic-la e apor uma proposta de superao, num jogo dialtico de gratuidade e justia, mostrar que o nosso Deus um Deus da vida, que quer a vida exigindo de ns um compromisso com esta vida na luta pela justia. No fundo, levanta-se a pergunta angustiante de que significa pensar e pregar o Deus da vida num continente de morte, em que esta chega "antes de tempo" (147). 3. De uma eclesiologia de experincias comunitrias a uma verdadeira eclesiognese numa reinterpretao radical do poder e ministrio na Igreja em relao com o Reino e com o mundo Desde o incio a eclesiologia da TdL deslocou o acento para o aspecto comunitrio popular em contraste com a eclesiologia tradicional hierarcolgica e com a eclesiologia europia baseada nas categorias de sacramento e povo de Deus. Crtica interna da Igreja Instituiu-se, num primeiro momento, uma reviso crtica de estruturas internas da Igreja a partir da perspectiva e da presena do pobre como sujeito ativo na comunidade. A Igreja chamada a uma converso em virtude de sua opo pelo pobre e da prpria existncia do pobre na sociedade e em seu seio (148). Nessa perspectiva do pobre trabalhou-se o poder na Igreja. Surge um novo modelo de Igreja que nasce da f do povo pela fora do Esprito de Deus (149). Esta nova Igreja surge realmente da religio cultivada pelo povo, mas criando um novo discurso teolgico, uma nova expresso litrgica, uma nova conscincia eclesial. Esta, por sua vez, revela-se em relao ao Reino de Deus, ao mundo, pertena Igreja, aos novos ministrios e prtica poltica em articulao com a religiosa (150). A esse processo, L. Boff chamou de verdadeira eclesiognese (151) e mais tarde fala da Igreja que se faz povo (152). Nesse movimento, busca-se a superao da atual estrutura linear da Igreja - papa ---> bispo ---> padre ---> fiis - para uma figura triangular: bispo fiel----------> padre (153). Os trs termos estabelecem uma rede de relaes entre si numa circularidade envolvente. D-se nova concepo de relao entre os fiis e o clero no interior da Igreja. Repensam-se, de maneira diferente, os ministrios (154). Na questo do poder, a TdL teve os seus maiores conflitos com as instncias romanas. Elaboram-se anlises crticas sobre a violao dos direitos humanos no seio da Igreja, levanta-se a questo

da possibilidade de converso do poder eclesistico, enumeram-se suas patologias, questiona-se a dicotomia entre "Ecclesia docens et discens". Termina-se com uma proposta alternativa: a Igreja sacramento do Esprito Santo, tendo o carisma como princpio de organizao (155). Em todas estas questes de ministrio e poder est em jogo uma nova compreenso da presena criativa do Esprito Santo na Igreja. Por isso a eclesiologia est a pedir um aprofundamento da pneumatologia(156). Igreja dos pobres Outra vertente tem trabalhado a natureza e caractersticas da Igreja que est nascendo no meio e a partir dos pobres: A Igreja dos pobres. Esta assume a forma de comunidades eclesiais de base. Tem-se procurado mostrar que elas possuem os elementos eclesiais fundamentais para ser verdadeira Igreja. Por isso nelas se levanta seriamente o problema da ausncia da celebrao da eucaristia, no por culpa sua, mas por falta de ministros (157). A TdL tem sido para muitas dessas comunidades o alimento teolgico-espiritual, se no diretamente em suas obras mais acadmicas, pelo menos naquelas de divulgao e nascidas no prprio meio popular. As CEBs falam da TdL como de um ponto de referncia para sua vida e caminhada. A eclesiologia da TdL pretende situar-se no interior da vida da Igreja latinoamericana e em comunho com a Igreja universal. Quer ser militante no sentido de que o novo modelo de Igreja est sendo construdo em meio a conflitos, problemas, incompreenses. Ainda se est num momento inicial, em que as intuies so antes fragmentrias (158). Eclesialidade das CEBs Esta eclesiologia sofre a difcil tenso de mostrar a real e verdadeira eclesialidade das CEBs, de um lado, e, de outro, a pretenso de surgir como "um modo novo de ser Igreja" (159). A eclesialidade afirmada porque vivem a comunho, so evanglicas, possuem mrtires, nelas se manifestam a presena e a ao do Esprito de Deus (160). As CEBs exibem novas qualidades e notas que reatualizam e enriquecem as clssicas notas da apologtica - una, santa, catlica, apostlica -: Igreja-povo-de-Deus, Igreja de pobres e fracos, Igreja dos explorados, Igreja de leigos, Igreja como koinonia de poder, Igreja - toda ela ministerial, Igreja de dispora, Igreja libertadora, Igreja que prolonga a grande Tradio, Igreja em comunho com a grande Igreja, Igreja que constri a unidade a partir da misso libertadora, Igreja com nova concreo de sua catolicidade, Igreja toda ela apostlica, Igreja - realizadora de um novo estilo de santidade (161). Por isso, as CEBs se mostram uma Igreja samaritana diante das necessidades bsicas do povo e da solidariedade, uma Igreja-lar diante da necessidade de afeto e festa, uma Igreja-santurio diante da busca de Deus e do sacramento, uma Igreja missionria diante do desejo de sentido e esperana, uma Igreja proftica diante dos direitos negados e da luta (162).. Em relao s CEBs, fizeram-se estudos srios sobre sua gnese, procurando situ-las no contexto scio-poltico do mundo e do Brasil (163). Numa dimenso poltico-

religiosa, contrape-se, s vezes, de modo muito drstico, a Igreja do poder fora espiritual da Igreja dos pobres (164). Um estudo exaustivo na perspetiva antropolgica facilitou aos europeus compreender melhor as CEBs (165). Abertura ecumnica Entre outras benemerncias, a TdL tem desenvolvido um novo tipo de ecumenismo, a saber, na base (166). Tal ecumenismo faz-se atravs da comunho numa prtica libertadora dos pobres. De dentro dela, pensam-se celebraes litrgicas, oraes e leituras da Escritura em grupo, em comum. Os temas mais polmicos de natureza estritamente teolgica cedem a precedncia s experincias de luta e de orao. Igreja com CEBs e de CEBs At o presente se trabalhou o modelo de Igreja com CEBs. Nova reflexo se desenvolve na linha de analisar o que seja uma Igreja de CEBs, a saber toda organizada em CEBs (167). A diferena consiste fundamentalmente em que o poder central da matriz, consubstanciado no proco, cede lugar para coordenaes compostas pelos animadores das CEBs, escolhidos para determinado tempo pelos membros das comunidades. A Igreja de CEBs busca uma nova configurao do ncleo matriz-proco em relao s comunidades e suas atividades. Cada comunidade, em que se realizam as atividades bsicas da Igreja, relaciona-se de maneira autnoma com a matriz (168 ). Esta termina sendo uma comunidade de base a mais. No mximo, serve de ponto de referncia para alguns servios necessrios, que cada comunidade no pode nem precisa desenvolver. Por isso, o conceito de comunidade numa Igreja de CEBs no se define pelo fato de que as relaes entre os seus membros so de tipo primrio, de um relacionamento interpessoal, como se diz comumente. A comunidade um grupo cuja identidade reside na similaridade entre seus membros e cuja coeso funda-se na relao de aliana". A comunidade gera um ns que de certo modo existe independentemente de seus membros individuais e maior que seu somatrio (169 ). A CEB cumprir no futuro o papel que desempenhava a parquia, enquanto referncia institucional da grande comunidade catlica, mas de modo diferente (170). Religiosidade popular As CEBs e a TdL enfrentam a problemtica sria e importante da religiosidade popular. Num primeiro momento, tanto a TdL como lderes das CEBs com sua preocupao social e com reflexes de natureza scio-analtica causaram um impacto secularizante sobre muitos membros das CEBs. A TdL tem dedicado amplo espao a uma reflexo sobre esta temtica em vista de conseguir o equilbrio entre o respeito s formas de piedade do povo, de um lado, e, doutro, um processo de desalienao de algumas dessas formas. No fundo, busca-se criar uma atitude de crtica, que assimile da modernidade sua capacidade de anlise, mas no se deixe contaminar por seu elitismo intelectual, reconhecendo e descobrindo as riquezas da sabedoria popular (171). Mais ainda. A TdL tem procurado captar da religio do povo, de origem indgena e

africana, elementos mais profundos de seu pensar e viver religioso. Entrega-se o telogo ao esforo real de compreender a religio do povo, do pobre sobretudo no seu pensar sapiencial, simblico (172). Igreja e Reino Tambm na eclesiologia da TdL, o Reino tem especial relevncia. Realidade que antecede e precede Igreja. -lhe instncia crtica. Vai muito alm da Igreja. A Igreja existe em vista dele. A partir dele, entende-se melhor a relao entre Igreja e mundo. O Reino a presena salvfica de Deus no mundo, da qual a Igreja sacramento, mas no detentora (173). medida que uma Igreja vai vivendo em profundidade um movimento espiritual, os testemunhos vivos, os documentos, as vozes profticas vo somando-se e assim constitui-se verdadeira tradio viva. A "tradio da libertao" comea j a ser consistente e feraz (174). Pastoral da cidade No campo da eclesiologia, ligado diretamente com a pastoral, tem-se estudado de modo especial a presena da Igreja no mundo urbano (175). Foram publicados vrios trabalhos, fruto de reunies conjuntas de telogos, pastoralistas e pastores de algumas grandes cidades do Brasil. Por eles, tem-se uma idia dos principais temas agitados na pastoral urbana: uma anlise mais exata do mundo urbano, a configurao da religio na cidade, os desafios da cidade evangelizao (176). 4. De uma concepo transformadora da ao do homem at a criao da nova terra e dos novos cus com abertura para a ecologia e para o problema da terra A perspectiva escatolgica da TdL relevante. O termo Reino de Deus, que lhe to central, vem carregado dessa dimenso escatolgica. No tempo de Jesus, Reino de Deus exprimia os sonhos, as utopias, a esperana do povo de Israel. Ao assumir tal categoria, a TdL quis abrir esse espao de sonho, desejos, utopia e esperana sobretudo para os pobres. A grande vantagem do termo unir num mesmo universo semntico a histria (Reino) e a transcendncia (de Deus), permitindo uma sntese entre transcendncia e histria. Assim se podem superar os dualismos e oferecer uma verificao para a realizao do transcendente na histria, como dinamismo que impele os homens libertao dos pobres e oprimidos (177). Expresso, portanto, que exprime a profunda unidade dessa relao Deus e histria e refuga os dualismos alm de fazer que a TdL seja ao mesmo tempo "teologia" e "da libertao" (178). Superao das dicotomias A utopia visa a despertar as foras humanas para irem criando na histria as antecipaes da nova terra e novos cus, na certeza da esperana de que eles se realizaro em plenitude no final dos tempos. A escatologia na perspectiva da TdL o estudo, no das ltimas coisas, mas do ltimo e definitivo de todas as coisas. E esse ltimo a ao de Deus na histria provocando a acolhida ativa do ser humano. Procura-se suprimir a dicotomia entre novssimos individuais e coletivos, tempo e eternidade, esta vida e outra vida, chamando a ateno para a dialtica da presena do

ltimo e definitivo nas mediaes da histria sob as formas mais diversas de dom, de purificao, de juzo, de vida e tambm de possibilidade de rejeio por parte do homem (179). Resposta construtiva do homem A ao do homem assume nessa perspectiva importncia fundamental. Toda vez que o ser humano, em conscincia e liberdade, se encontra perante a uma deciso, acontece na histria algo de ltimo e definitivo, quer de valncia positiva, se ele acolhe o dom de Deus, quer negativa, se ele o rejeita. A dupla problemtica da terra A perspectiva escatolgica no continente latino-americano no pode ser pensada fora da problemtica da terra. Por sua vez, tal questo hoje tem uma dupla face. H uma questo que se torna mundial e que interessa a todos, pases ricos e pobres. a dimenso teolgica da ecologia. O assunto comeou a preocupar alguns exegetas. Havia um consenso de que a interpretao de Gn 1-2 na linha da dominao e subjugao da natureza por parte do homem estaria na origem da "nossa cincia e tecnologia". Estas, por sua vez, tm produzido essa espantosa agresso natureza, contra a qual a ecologia se tem insurgido(180). A esta interpretao se contrape a nova leitura ecolgico-teolgica, ao mostrar que este texto bblico pode ser lido noutra perspectiva. Num contexto do ano-jubileu, ele significa o dia da adorao e do descanso. O domnio dos animais em vista da convivncia pacfica com eles. Portanto no se trata de uma carta magna bblica da tcnica. A questo buscar antes uma reorientao na compreenso de nossa relao com a natureza, incluindo esta natureza que somos com o nosso corpo (181). A outra dimenso mais antiga e mais grave. A terra como fonte de inmeros conflitos e de violentos crimes. O ponto de partida, portanto, da reflexo teolgica essa situao de enorme gravidade que se manifesta na concentrao de terras nas mos de uns, na escassez de terra para outros, nas polticas agrrias capitalistas geradoras de xodo rural e em algumas tentativas alternativas. Alm disso, tem-se de levar em considerao um dado cultural fundamental que liga a cultura indgena, camponesa e afro-amerndia terra. Os dados bblicos, a tradio da Igreja e, de modo mais concreto, o ensinamento social recente da Igreja so lidos luz dessa situao, em busca de maior clareza. De toda esta trajetria pode nascer uma verdadeira teologia que oriente a pastoral da terra em meio a seus desafios (182). Ecologia e teologia A ecologia est a exigir um repensamento da teologia da criao. H um processo crescente de aprofundamento da compreenso da ecologia que vai desde um simples cuidado para evitar destruir o meio ambiente at uma responsabilidade tica pelo planeta a partir de uma conscincia de comunho profunda com o cosmos. Pode-se falar que emerge novo paradigma da era ecolgica (183). A TdL chamada a fazer a ponte entre essa preocupao ecolgica com a realidade dos pobres. A vida

de ambos est ameaada. H relao profunda entre essas duas dominaes como de suas respectivas libertaes. Procura-se articular o grito da terra com o grito dos pobres (184). A teologia tem-se preocupado em dialogar com as cincias da natureza, com a antropologia para ter uma base para suas reflexes sobre a real condio religiosa do ser humano (185). Escatologia e criao A criao e a escatologia se articulam pela mediao da histria (186). Busca-se a unidade entre criao, histria e escatologia. Sem essa trilogia, os termos ficam pobres e no se entendem. H uma recuperao do sentido profundo do sbado da criao, que erradamente se julgou substitudo pelo domingo cristo da ressurreio. O Domingo verifica a promessa do Sbado. 5. De uma teologia preocupada com as estruturas sociais para uma teologia aberta s culturas (etnias) em vista de real inculturao e insero na dupla dimenso de prtica e festa do povo latino-americano Da estrutura para a etnia Desde o incio a TdL se preocupou com a transformao das estruturas sociais de opresso em vista da libertao dos pobres. Entretanto, a temtica da cultura, da raa no tinha ainda ganho o destaque merecido. A realidade indgena Alguns pases do mundo hispano-americano tm uma forte presena indgena, quer em suas culturas prprias, quer caldeada com a cultura latina. Para tais pases, uma teologia desde o ndio tem relevncia. Em outros termos, fundamental perguntar-se pelo rosto ndio de Deus. Nesse contexto, pode-se pensar o processo de libertao em busca da "terra sem males". Pode-se aprender da tradio teolgica de tais culturas e como elas fizeram sua assimilao do cristianismo (187). Etnia negra No Brasil e em outros pases do continente, h significativa presena negra. A TdL tem-se preocupado ultimamente com essa realidade superando a unilateralidade inicial scio-estrutural. Desenvolve-se verdadeira "teologia negra", no nos moldes americanos, mas prpria de nossa situao, em que o negro duplamente oprimido, racialmente e socialmente (188). O desafio da inculturao A problemtica da cultura j vem sendo muito agitada desde os idos de Puebla. O documento de Consulta encarreirara a tenso existente no campo social para a temtica da cultura. Naquele momento, tal deslocamento foi visto como prejudicial caminhada da Igreja da Amrica Latina. Contudo, a cruciante questo da cultura no podia ser eludida, quer na sua forma da "cultura moderna" avassalante e subjugante de todas as outras culturas, quer sob a no menos sria questo da inculturao do evangelho na cultura mestia, negra e

indgena de nosso continente. As CEBs colocaram a questo da inculturao e provocaram reflexes originais nesse sentido (189). Na linha lanada por Puebla, adentra-se em reflexes profundas o esforo teolgico de aprofundar a evangelizao da cultura, a teologia inculturada e a religiosidade popular. Esta percebida como mediao entre as duas primeiras no sentido de ser ela a cultura popular evangelizada no seu ncleo sapiencial e a f expressa em cultura popular, objeto e lugar hermenutico de uma teologia inculturada (190). A temtica escolhida por Joo Paulo II para a Conferncia Episcopal de Santo Domingo inclui explicitamente a questo da cultura em ntima articulao com a evangelizao e a promoo humana (191). A partir dessa dupla temtica da cultura e da evangelizao, a TdL abre novo campo de reflexo, estudando sobretudo as culturas diante da libertao nas suas formas de dominao, mimetismo, resistncia ou emancipao (192). Freqentemente a TdL dialoga com outros saberes nessa questo da cultura, procurando aproveitar das contribuies das cincias humanas (193). No entanto, o campo da evangelizao tem provocado especial reflexo sobre a sua relao com a cultura numa perspectiva da libertao, sobretudo provocada pela memria dos 500 anos do incio da evangelizao. Trabalha-se a partir de modelos insuficientes como a separao ou a identificao ou a mera adaptao do evangelho cultura para chegar-se inculturao, modelo que intenta dar conta de tal problemtica (194). Diferentes dimenses da prxis Nesse processo de inculturao e insero na vida do povo, a TdL vem interessandose pelas pequenas prticas do cotidiano, carregadas de sacramentalidade, que alimentam a vida das pessoas e das comunidades (195). A prxis e a festa A TdL, de modo especial no estudo dos sacramentos, tem procurado articular a prxis com a festa. No fundo, busca-se superar as famosas bipolaridades : "sacramentos e prxis histrica, smbolos do Reino e realizao do Reino, sacramentalizar e evangelizar, sacramentos e vida crist, religio e f, Igreja de sacristia e Igreja engajada, verticalismo e horizontalismo" (196). Parte-se do ponto fundamental para qualquer cristo latino-americano comprometido: O cristianismo vida, compromisso transformador, prxis histrica. Para entender que os sacramentos pertencem a esta dimenso da prxis, a categoria da festa serve de mediao. Categoria que no apenas "corresponde ao esprito dos nossos povos que sabem festar e gostam de faz-lo, mas provm do interior mesmo de uma viso de cristianismo que se entende como f atuante na caridade" (197). Prxis uma categoria apta para entender a ao humana e festa permite captar a gratuidade em contraposio eficcia de modo que ambas do conta da dupla dimenso da existncia humana de eficcia e gratuidade. Ao serem pensadas na teologia sacramental, elas desvelam o duplo aspecto do sacramento: a graa, a liberdade de Deus que atua nele e a dimenso de acolhida construtiva, atuante do ser humano. Festa denota a dimenso de celebrao to fundamental em todo

sacramento. Mas uma celebrao que no s recorda, atualiza, anuncia, mas tambm engaja aquele que a faz (prxis) (198). 6. De um Deus revelador e libertador pessoa de Jesus identificado com os pobres at o dom de sua vida (martrio) Dimenso histrica da revelao A TdL insere-se na tradio teolgica que recebeu na Dei verbum sua mais explcita confirmao, ao superar a clssica diviso entre os tratados "De Deo Uno" e "De Deo Trino". A apresentao de Deus se faz a partir de seu projeto salvfico (Trindade econmica) para chegar at a vida ntima de Deus (Trindade imanente), afirmando a identidade entre a Trindade econmica e a imanente (199). A temtica da revelao j vem sendo trabalhada desde os incios numa enorme abertura s diversas culturas (200). Em obra folhuda, pode-se ter viso bastante completa da temtica da revelao no conjunto dos telogos latino-americanos. No confronto com a realidade latino-americana, a revelao vista no esforo de libertar-se das falsas imagens de Deus e de afirmar o Deus da vida. Nessa perspectiva pode-se entender o Deus trinitrio na sua economia salvfica de libertao (201). Atesmo e idolatria Alm disso, desde os primrdios a TdL constata que o problema da revelao no nosso continente no consiste na defesa da existncia de Deus contra os ateus, mas na afirmao clara de quem Ele . Em outros termos, no o atesmo, mas a idolatria a questo central. Em nossos pases, no se nega a Deus (202), mas antes toma-se-lhe o santo nome em vo, adorando os deuses do dinheiro, do poder, do prazer (203). Desafia o telogo falar do Deus da revelao crist num continente havido como cristo mas de escandalosas estruturas de injustia. Em termos teolgicos, no o atesmo o pecado ameaador, mas a idolatria. Portanto, a questo teolgica fundamental : Qual o Deus verdadeiro em meio a tantos deuses (204)? O Deus dos pobres O verdadeiro Deus o Deus dos pobres (205), que ouve o clamor dos oprimidos, que se empenha na sua libertao, como aparece no livro do xodo. O Deus dos pobres revela-se tambm fundamentalmente em Jesus Cristo. A sua pessoa e prtica manifestam que Deus, seu Pai, tem amor de predileo para com os pobres e quer sua libertao. Chama-os de felizes, bem-aventurados, porque deles o Reino dos cus (Mt 5, 3). Sem ser dolorista, a TdL reflete sobre Deus no sofrimento injusto e na morte violenta (206). Nova imagem de Deus A TdL desloca a imagem tradicional de Deus para novo enfoque: do Deus criador providente, ocioso, intocado na sua imobilidade para o Deus pessoal envolvido na histria; do Deus Pai poderoso, legitimador da ordem vigente para o Deus Pai misericordioso e libertador do povo; do Deus Altssimo, distante da vida para o Deus prximo da vida humana concreta; do Deus legislador ao Deus comprometido com a liberdade e libertao humana; do Deus crido nas formulaes dogmticas para o

Deus acolhido no testemunho da entrega do Filho; do Deus insensvel ao sofrimento injusto dos pobres para o Deus envolvido com o sofrimento deles (207). Martrio O povo pobre martirizado cada dia pela misria e por diversas outras formas de violncia. Aqueles que se associam e optam pelos pobres participam tambm desse martrio. Tal realidade mais atroz na conturbada Amrica Central. Alm de aspectos diretamente testemunhais (208), o martrio tem-se tornado categoria teolgica para pensar o momento atual, a paixo de Cristo em ntima ligao com a paixo do povo e a vida da Igreja (209). A perseguio deixa de ser simples estudo da histria da Igreja dos primeiros tempos do cristianismo e se faz a vida diria do povo pobre. Uma releitura da perseguio histrica de dentro de uma priso do Brasil permite descobrir-lhe elementos novos (210). O martrio reflete a dupla face de graa e de pecado. De graa, porque manifesta a existncia de pessoas que preferem sacrificar a prpria vida a ser infiis a suas prprias convices. De pecado, porque mostra que h pessoas ou instncias que rejeitam o anncio e a denncia evanglicos, perseguem, torturam e matam. Aprisionam a verdade e a justia. O verdadeiro protomrtir foi Jesus. Jesus o sacramento fontal do martrio (Ap 3,16; 1,5). Os mrtires da f crist colocam-se no seguimento de Jesus e participam desse martrio primignio. H tambm os mrtires do Reino de Deus, que entregam sua vida em processos sociais de mudana que vo na direo de maior participao e justia para todos. So mrtires polticos. L. Boff os chama verdadeiramente de mrtires e no simplesmente por eufemismo, j que eles se inseriram naquele esprito que informou a ao de Cristo. Em sua estrutura ntica, o gesto deles se refere a Deus. Tal martrio revela uma existncia em vista do outro, descentrada. Manifesta algo maior que a prpria vida: O outro e a sociedade como sacramentos de Deus (211). A novidade e o assombro dos mrtires da A. Latina consistem em serem assassinados em naes culturalmente catlicas da civilizao ocidental. Tal martrio transformouse em denncia da intransigncia hegemnica da riqueza acumulada e no compartilhada. Desmascara o absolutismo idlatra intrnseco lgica de explorao e dominao do capital. Toca a uma Igreja que assume o mesmo destino dos pobres (Mons. O. Romero). um testemunho de fraqueza e gratuidade perante o poder dominador. H dificuldades por parte das autoridades eclesisticas de reconhecerem a autenticidade do martrio dos pobres na sua luta pela justia. Mas o povo de f o reconhece (212). 7. De uma posio crtico-militante aceitao crtica da religiosidade popular O catolicismo da Amrica Latina foi formado por ondas evangelizadoras em confronto com a religiosidade indgena autctone e com a religio negra vinda com a escravatura. Essas ondas evangelizadoras tiveram vrios cortes diferentes. A primeira evangelizao foi feita desde a pennsula ibrica com um catolicismo pr-tridentino de cunho profundamente religioso medieval. No catolicismo brasileiro de origem

lusa, J. Comblin assinala as duas tendncias fundamentais do santoral milagreiro germnico e penitencial irlands e celta que estavam presentes na religiosidade portuguesa trazida para o Brasil (213). Depois veio a onda evangelizadora do catolicismo tridentino com imigrantes europeus e com um processo interno de romanizao. No Brasil, tal fenmeno se deu na segunda metade do sculo passado para frente (214). Depois do Conclio Vaticano II, a religiosidade popular sofreu o forte impacto da teologia e da pastoral, inspiradas no conclio. E depois de Medelln a religiosidade popular foi trabalhada pela TdL e por agentes de pastoral desta linha. Os primeiros trabalhos sobre esta temtica da religiosidade popular concentraram-se na rea sociolgica e histrica (215). S mais tarde a teologia se interessou. Desconfiana diante da religiosidade popular: sua alienao A primeira atitude da TdL participou do conhecido preconceito intelectualista a respeito do popular. Certas posies da hierarquia tradicional manifestavam-no desde uma viso da ortodoxia, considerando a religiosidade popular como ignorncia (216). A TdL no parte do mesmo ponto de vista. Antes tem profundo respeito pela cultura do povo. Entretanto reconhece nela elementos alienantes sob o aspecto da transformao da realidade. Esta posio ser representada, de modo especial, pela teologia de J. L. Segundo. Quando ele propugna uma libertao da teologia, est a pensar na teologia que se foi forjando no necessria e unicamente no meio popular, mas certamente nele, e que est impregnada de elementos dominadores e alienantes, impingidos pelas classes dominantes e assimilados por todos (217). H uma alienao radical na religiosidade dos pobres que lhes impede assumir pessoal e conscientemente o processo de libertao. Este ponto de vista influenciou muitos escritos e prticas pastorais. No necessrio invocar a influncia do marxismo para explicar tal posio, ainda que algumas de suas teses vulgarizadas sobre a religio possam ter tambm contribudo. O que realmente provocou e alimentou tal mentalidade era a prpria prtica, onde os agentes de pastoral e telogos constatavam a dificuldade de o povo com suas formas religiosas tradicionais assumir o processo de libertao. E tambm no incio predominaram obras mais de natureza scio-analtica e histrica (218). verdade que sempre houve alguns que valorizaram quase miticamente a religiosidade popular. Eram tidos como "populistas" e suspeitos pelos telogos mais crticos. Leitura crtica positiva J desde o final da dcada de 70, firmou-se a posio mais comum na TdL de que na religiosidade popular h tanto elementos e germes libertadores e de resistncia como alienantes e introjetados das classes dominantes. Alm disso, o prprio agente e telogo tm tambm que aprender do povo. Tem-se cada vez maior conscincia da complexidade da religio popular (219) e da ignorncia a respeito dela por parte das classes letradas, tanto entre clrigos como entre leigos. Estudos particularizados A religiosidade popular foi estudada tambm sob diversos ngulos. O milagre e o

milagroso ocupou lugar de importncia (220). A religio popular no mundo negro tem despertado cada vez mais interesse (221). Em conexo com a religiosidade, tem-se mostrado a profundidade e relevncia da presena de Nossa Senhora na f do povo (222). No Brasil, alguns fenmenos religiosos populares como o Padrinho Ccero(223), Frei Damio (224) e outros de carter messinico ou milenarista (225) tm atrado a ateno. Em estudos mais profundos, tm-se levantado os avanos e incoerncias tericoprticas a respeito da religiosidade popular. No fundamento da religiosidade popular h uma percepo do "sensus fidei" e do "sensus fidelium" que lhe d uma autenticidade radical, inclusive na produo teolgica popular (226). Tambm nesse campo tem-se refletido sobre a ao do Esprito Santo no meio do povo. H uma pneumatologia que nasce da religiosidade popular, que encontra nos crculos bblicos campo privilegiado de expresso. Religiosidade popular e inculturao Em articulao com ela, cresce a reflexo sobre a inculturao. O documento de trabalho de So Domingos reconhece que nas manifestaes de piedade popular acontece uma das expresses da inculturao da f, mesmo que haja tambm expresses superficiais e ambguas (227). O texto definitivo de So Domingos tambm valoriza a religiosidade popular como expresso privilegiada da inculturao da f, expresso religiosa e de valores, critrios, condutas e atitudes que nascem do dogma catlico e constituem a sabedoria do nosso povo, formando-lhe a matriz cultural (228). Religiosidade popular recria a TdL A religiosidade popular oferece a possibilidade de uma recriao da TdL, fazendo uma leitura da revelao numa perspectiva bblica, desde a histria e a simbologia do povo (229). Se o futuro do pobre se situa no mbito do cotidiano e no como sujeito das grandes decises sociais - estas esto sendo feitas pelos poderosos -, importa perceber a importncia dessa sua presena no cotidiano. A religiosidade , sem dvida, o elemento mais importante para a vida cotidiana do pobre e lhe d resistncia, coragem, esperana, futuro. Ela tem fora enorme em fazer ver a verdadeira face de Deus, como um Deus da vida e tambm em desqualificar muitos projetos, como verdadeiro "sindicato da morte". 8. De uma concentrao na teologia da prxis busca de uma espiritualidade que a fundamente No incio est a prxis A TdL nasceu como uma teologia da prxis e para a prxis. S num momento ulterior de uma reflexo mais profunda se buscou a experincia espiritual fundante que j estava presente mas no explicitada. Preocupa-se ento com a espiritualidade, como uma tarefa prpria, importante, insubstituvel. Presena do pobre na experincia espiritual fundante Trata-se de uma espiritualidade em que os pobres aparecem como lugar histrico da

converso ao Evangelho. Sem esta converso para os pobres, a proclamao do evangelho perde sua veracidade. Tal converso se faz no encontro com o Senhor, acontecida no mais ntimo de cada um, mas tambm "nas profundezas da misria em que se encontra o povo pobre de nossos pases". "Como seremos solidrios com eles se ignoramos as causas estruturais da 'situao extrema de pobreza generalizada que provoca estes sofrimentos?" (230). A presena do pobre na espiritualidade da libertao ainda mais importante. No somente um apelativo tico para a converso. No pobre, faz-se a experincia da proximidade mesma de Deus, de seu reino. Nele, Deus experimentado na sua indestrutvel realidade de Transcendncia na imanncia, de presena ausente, de proximidade que se nos escapa e que no pode ser aprisionada. O pobre , ao mesmo tempo, o privilegiado e amado de Deus, aquele a quem o reino se dirige prioritariamente. sinal da presena de Deus (231). O seguimento de Jesus Esta espiritualidade funda-se tambm e de maneira slida sobre o seguimento de Jesus Cristo que optou pelos pobres (232). Tal seguimento vivido no processo histrico de um continente, em que a morte uma ameaa e realidade "antes de tempo" por causa da pobreza extrema. Toda espiritualidade est ligada aos grandes movimentos de sua poca. Na A. Latina, o movimento a libertao dos pobres. Neles se faz uma experincia profunda espiritual de Deus, de seguimento de Jesus pobre. E deste poo que o cristo chamado a beber. Esta espiritualidade apresenta caractersticas bem originais como a paixo pela realidade, a indignao tica, a autoctonia libertadora, a dimenso de Ptria Grande, a alegria e a festa, a hospitalidade e a gratuidade, a opo pelo povo, a prxis, a militncia num esprito de comunitariedade e teimosia, a fidelidade radical, a solidariedade, a fidelidade no cotidiano (233). Hoje se sente mais ainda a importncia da espiritualidade devido ao cansao e desiluso de tantos militantes com a queda do socialismo, com o desgaste da causa da libertao. (234) Caracterstica bblico-litrgica Outra vertente da espiritualidade a bblico-litrgica. J de longa data, C. Mesters vem alimentando uma leitura espiritual da Escritura em ntima articulao com a vida. Os crculos bblicos so esta escola. E a partir dessa experincia pioneira, iluminada pelos subsdios de C. Mesters, tornou-se hoje uma prtica comum nas CEBs de todo o pas e um eixo fundamental da vida eclesial (235). Outro esforo maravilhoso tem sido feito no campo da orao litrgica, quer em nvel de reflexo, como prtico. A experincia de monges e monjas de vida contemplativa, que buscam viver junto ao povo essa vocao monstica, tem sido frutuosa (236). Ainda ligado ao campo da orao, tem-se procurado j de longa data, articul-la com a luta poltica a fim de evitar uma orao alienada, de um lado, e, de outro, no deixla como patrimnio somente dos conservadores (237). Vertente inaciana Outra vertente filia-se espiritualidade inaciana. J nas dcadas de 70 apareceram os

primeiros livros que tentaram trabalhar a dinmica do discernimento espiritual no campo poltico (238). Ainda nessa linha, h trabalhos na busca de integrar a contemplao e prxis (239). Tem-se trabalhado uma espiritualidade do militante cristo, para que possa nutrir sua f no mundo secularizado da poltica de maneira crtica e comprometida (240). Os Exerccios Espirituais de Santo Incio, numa perspectiva libertadora, foram objeto de reinterpretao criativa (241). Mais recentemente uma obra brilhante e profunda articula a mstica trinitria de Santo Incio e a prxis crist. Sem dvida, os eixos de anlise escolhidos refletem o contexto latino-americano. A obra de Incio vista luz da tenso dialtica entre a experincia-prxis, a kenosis-doxa e a configurao trinitria (242). Tendncia ecolgica Outra tendncia articula libertao, ecologia e compreenso holstica da realidade numa perspectiva da espiritualidade. Quer-se ultrapassar os limites estreitos da espiritualidade crist ocidental para assumir elementos de outras tradies espirituais, de correntes da ps-modernidade, sem renunciar elementos fundamentais da tradio latino-americana da libertao. Pretende ser resposta ao novo contexto da sociedade ps-industrial superdesenvolvida tecnologicamente e altamente carente no campo da espiritualidade. A espiritualidade centra-se fundamentalmente no movimento de defesa e promoo da vida (243). No campo da Vida religiosa Rica e profunda bibliografia teolgica sobre a vida religiosa elaborada na perspectiva da libertao (244). A VR na Amrica Latina processou uma verdadeira ruptura com modelos anteriores (245), no sentido de radicalidade evanglica, comparvel com os grandes momentos da histria da VR (246). 9. Da presena discreta de elementos feministas sobretudo no referente mariologia para uma afirmao clara, explcita e ampla da teologia na tica da mulher A TdL no desconheceu a presena do feminino na sua elaborao. Ao tratar sobretudo da mariologia, ela incorporou elementos de reflexo, veiculados nos campos da psicologia, antropologia (247). A mariologia foi crescendo de importncia a ponto de apresentar substanciosa e original contribuio (248). Maria apresentada como mulher de f, fiel e perfeita discpula, expresso concreta do amor preferencial de Deus pelos pobres (249). A mulher do nosso povo sente proximidade com Maria, mulher pobre, mulher do povo (250). As comunidades eclesiais de base exprimem a forma mais pura e renovada da presena da Igreja no meio dos pobres. A presena de Maria -lhes relevante para firmar sua identidade, suportar as perseguies at o martrio, viver na perspectiva da libertao (251). Devoo popular mariana A devoo popular mariana mereceu estudos especiais devido a sua importncia em nosso continente. Dentro do horizonte da teologia popular, procura-se estudar tradies marianas como as de Guadalupe, de Copacabana e da Me libertadora na

poca da independncia (252). Referente tradio popular brasileira, estudou-se a significao antropolgica de Nossa Senhora Aparecida, em cuja devoo aparecem as trs faces do catolicismo brasileiro: oficial, popular e afro com seus cdigos e matrizes simblicas prprias (253). Numa perspectiva sociolgica, estuda-se a ambigidade da devoo mariana, que, de um lado, manipulada pela sociedade, mas, de outro, tem fatores provocadores de mudana estrutural (254). Atende-se tambm para a funo social que a imagem de Maria exerce (255). Numa perspectiva de teologia da libertao, Maria apresentada dentro de uma antropologia humanocntrica, unitria, realista, pluridimensional e feminista (256). Excelente tese doutoral abordou a relao entre Maria e Iemanj usando categorias junguianas (257). Houve tambm um esforo de apresentar Maria em suas atitudes fundamentais, sobretudo de disponibilidade, fidelidade, pobreza, como significativa para a vida religiosa (258). Surgimento da teologia feminina A teologia feminina, rompendo o silncio (259), tem-se afirmado com um grupo de telogas mulheres de abundante e qualificada produo teolgica (260). Elas estabelecem como tica a proposta libertadora de Jesus em favor dos pobres e marginalizados, entre os quais a mulher duplamente oprimida, enquanto pobre e mulher (261). Sua reflexo orienta-se como servio s irms mais sofridas. Teologia feminina e feminismo H uma luta semntica no interior da prpria produo teolgica. O termo teologia feminista implica um aspecto de reivindicao pela igualdade de direitos da mulher com o homem na produo teolgica. No primeiro mundo, esta luta j tem histria (262). O termo teologia feminina desagrada enquanto indicaria a perpetuao dos esteretipos que confinam a mulher em papis previamente definidos. Opta-se preferentemente por uma teologia na tica da mulher ao revelar que ela quem faz a reflexo. Esta teologia est vinculada ao movimento feminista, como reao a uma sociedade patriarcal, androcntrica e sexista em busca de uma sociedade nova onde reinem relaes de reciprocidade e mutualidade entre homens e mulheres, sem discriminados e oprimidos. Temas da teologia feminina A teologia na A. Latina na tica da mulher tem aprofundado a emancipao corporal da mulher, a partir da experincia de vida e do trabalho com mulheres pobres na sua luta pela sobrevivncia (263). Tem-se preocupado, de modo muito especial, com a hermenutica bblica e com contedos ligados relao teoria-prxis na perspectiva da mulher (264). A bblia adquire nessa teologia centralidade singular, estudando de modo especial o papel da mulher no movimento de Jesus e na igreja primitiva (265). A mulher propugna uma maneira prpria de aproximar-se do mistrio de Deus, de crer e invocar a Deus no feminino, de conhecer as caractersticas femininas de Deus na prpria revelao. A Trindade a possibilidade ltima de integrao do masculino

e do feminino (266). Esta maneira nova e distinta origina-se da mstica feminina que articula, de maneira integrada, experincia e prxis, aquilo que se sente e se faz, o racional e o afeto, amor e entrega de si ao Reino. Brota da escuta amorosa e atenta, do ver e contemplar, de uma prtica efetiva e afetiva. Redescobre e valoriza as dimenses sapiencial, simblica, celebrativa, espiritual, potica como maneira de expressar-se literariamente. Tm as mulheres praticado uma teologia em comunidade, em mutiro de modo que o produto final no obra de uma s pessoa, mas de todo o grupo (267). 10. Uma teologia em confronto com o capitalismo na perspectiva econmica Teologia e economia Embora tenha havido uma corrente da TdL que, j faz dcadas, se preocupa com a relao entre teologia e economia (268), entretanto ela no tem sido suficientemente reconhecida por amplos setores da TdL. Merece, sem dvida, uma maior ateno, especialmente no momento atual em que o capitalismo sob a forma neoliberal fortalece-se ainda mais no vazio deixado pela queda do socialismo real. Essa corrente instaura no interior da TdL uma crtica, ao suspeitar que o seu tratamento descuidado da relao teologia e economia reflete certas lacunas. A relao teologia e economia deveria vir por necessidade interna da prpria proposta terica da TdL. Se no o faz, pode vir da falta de aprofundamento do socialismo, do esvaziamento do conceito de libertao por causa de anlise superficial e abstrata do capitalismo e da ausncia de uma crtica mais bem elaborada dos tericos do capitalismo, a no percepo da mudana na proposta econmica da burguesia. O pressuposto dessa reflexo de que as teorias econmicas tm implicaes no s ticas como tambm teolgicas. Subjazem s teorias econmicas teologias explcitas ou implcitas. E elas terminam por legitimar as teorias econmicas, que se envolvem da aura de uma religio econmica. O capitalismo, com efeito, tem pretenses de ir fundo no corao humano, desvendando-lhe o mistrio do desejo, que, em ltima anlise, o mistrio da religio. Esta religio econmica sem transcendncia, ou mais exatamente, cria uma iluso transcendental de promessas da satisfao aqui na terra de todos os desejos humanos pela via do consumismo, hedonismo. A crtica teolgica, portanto, economia se torna absolutamente necessria. Ultrapassa as consideraes ticas e da Doutrina social da Igreja. Introduz-se a relao f e ao no campo da economia. Com o colapso do socialismo real, intensificaram-se a messianizao do mercado, a naturalizao das estruturas histricas do presente e a retomada do discurso do fim da histria de carter teolgico-escatolgico. Idolatria do capitalismo Cabe teologia desmascarar o evangelho do neoliberalismo que prega a trindade do capital (deus pai), do mercado (messias) e da livre iniciativa (esprito). Dessa maneira anuncia a realizao de uma lgica benfazeja para todos, deslegitimando e

desclassificando todos os que se opem a ela como ignorantes, atrasados, dinossauros. Os telogos denunciam transposies apressadas de linguagens religiosas prmodernas para o contexto da moderna economia de mercado. A teologia latinoamericana tem contribudo para tal debate desenvolvendo temas como idolatria, sacrificalismo, divinizao do sistema, seqestro do evangelho pelo novo evangelho do neoliberalismo, f como escuta do clamor do povo, pecado social, etc. O imaginrio econmico est povoado de smbolos religiosos. Cabe teologia debater todos esses problemas. Apresenta-se no capitalismo um deus que exige sacrifcios em nome do progresso para construir a sociedade de acumulao ilimitada. Esta ser o reino de deus que satisfar todos os desejos humanos. Por sua vez, este deus sacrifica quem se ope a ele. E o grande inimigo o Estado com suas pretenses de dirigir a economia. um deus que abenoa os ricos e pune os pobres. o deus antpoda do Deus da vida, dos pobres, da tradio bblico-crist. um dolo e no o Deus verdadeiro. 11. Da hegemonia da Igreja catlica para uma situao religiosa plural No Censo de 1991, dados estatsticos permitem constatar a entrada no cenrio religioso brasileiro de 4 mil novas denominaes religies. Isso representa, alm do fracionamento de um universo religioso hegemonicamente catlico e cristo, at um passado recente, a afirmao de um pluralismo religioso desafiador (269). O fenmeno religioso atual vem sendo estudado principalmente sob dois ngulos. Antes de tudo, o prprio fenmeno da eferverscncia religiosa numa sociedade moderna e pluralista tem seu significado teolgico questionador (270). Sob outro mais estritamente teolgico, reflete-se sobre a grave questo do dilogo inter-religioso e da teologia das religies. A temtica da salvao tem sido um dos pontos mais estudados na relao do cristianismo com as outras religies (271). Abrese tambm amplo panorama para o dilogo inter-religioso (272). 12. Alm de continuar sendo uma teologia-sujeito passa tambm a teologia-objeto A teologia da libertao rompeu a barreira da exclusividade da teologia europia e marcou posio no cenrio teolgico. Fato indiscutvel. A prova mais cabal consubstancializa-se na volumosa coleo "Teologia e Libertao", que, apesar de todos os percalos impostos de fora, continua ainda na sua meta de produzir reflexes sobre toda a teologia num conjunto de umas 50 obras (273). Igualmente significativo o fato de que ultimamente se tm escrito inmeras dissertaes de mestrado e teses de doutorado sobre telogos da libertao, de modo especial: J. L. Segundo, J. Sobrino, L. Boff, etc. Seria quase impossvel fazer um levantamento sobre tal gigantesca bibliografia (274). Sinal de que esta teologia j interessa a pesquisadores de todo o mundo para assim irem sistematizando seus pensamentos. H outras outras mais simples que reproduzem, de maneira sinttica, o pensamento de tais autores (275). 13. Outros campos

O campo bblico mereceria uma ampla tratativa. Trata-se de imenso continente bibliogrfico, especializado, que foge a essa viso sistemtica. O mesmo vale da teologia moral e da histria da Igreja. O tema da tica sob as formas mais diversas cresce em importncia. O campo da vida leva questes gravssimas que a teologia moral em articulao com a biotica tenta abordar (276). O cotidiano tem merecido tambm uma considerao tica e religiosa (277). Vi. correntes teolgicas e ideolgicas diante da tdl Tendo optado por colocar no centro desse trabalho a TdL, cabe ampliar o horizonte da teologia latino-americana em funo de sua posio diante da TdL. 1. Conservadorismo A TdL teve desde o incio forte oposio por parte da teologia conservadora. Antes esta andava por caminhos prprios. Depois se ops s renovaes teolgicas que vinham insufladas pelos ares do Conclio Vaticano II. E finalmente, o maior adversrio da teologia conservadora tornou-se a TdL. Ela tem vrias formas que no podem ser colocadas sob o mesmo denominador comum. Refletem perspectivas, interesses e preocupaes teolgicas diferentes. Posio conservadora tradicional Num continente de longa tradio religiosa popular, ainda mais ou menos bem conservada e protegida dos embates da modernidade, h toda uma corrente teolgicopastoral de pura conservao. Mesmo vivendo cronologicamente depois do Conclio Vaticano II, conservam-se ainda a teologia e as prticas pastorais anteriores. Elas so fruto do caldeamento evangelizador das tradies ibricas, trazidas pelos evangelizadores dos primeiros sculos, com a renovao tridentina. Muitos estudos foram feitos para analisar tal processo de evangelizao e romanizao (278). A teologia conservadora sente-se atualmente reforada por causa do desafio do surto crescente das seitas pentecostais. As estatsticas apontam para um crescimento real das seitas custa da migrao de catlicos para elas (279). E uma das razes que se d para tal desero vem da mudana da pregao e pastoral da Igreja. Depois do Conclio Vaticano II a Igreja deixa de insistir nos ritos e formas religiosas tradicionais da bno, das procisses, dos promessas, das devoes aos santos. No martelou mais na pregao das verdades eternas e da atuao do demnio. No valorizou o milagre nem o apelo ao maravilhoso e extraordinrio. Os fiis ficaram, de certo modo, desprotegidos e sem referncia religiosa, e se tornaram presas fceis das seitas. O retorno e o reforo de uma teologia e pastoral tradicionais anteriores ao Conclio Vaticano II tm acontecido mais no mbito da pregao que dos escritos. Por isso no fcil apontar obras srias que defendam tais posies to tradicionais. Mas h, sem dvida, um levantar a cabea de setores tradicionais que se tinham emudecido ante a avalanche do Vaticano II. Trata-se, portanto, de uma teologia e pastoral que defendem de maneira a-crtica a religiosidade popular e pretendem proteg-la perante o embate da modernidade.

Vem nisso a soluo para contrabalanar o avano das seitas. Desenvolvem uma literatura onde se atribui muito valor ao milagre, ao do demnio e necessidade de enfrent-lo numa luta contra toda forma de irreligio e de imoralidade. Posio ultraconservadora Atravs de uma revista teolgica - Permanncia (280) - e de outra que deixou de existir h algum tempo - Hora Presente (281) -, esta ala teolgica se faz presente no Brasil. Em alguns poucos lugares, aderiram ao cisma de Mons. Lefebvre. Um bispo brasileiro, hoje j finado, participou da sagrao episcopal feita por Mons. Lefebvre revelia de Roma. Este bispo deixou seguidores, que se sustentam teologicamente num ntido combate s mudanas iniciadas pelo Conclio Vaticano II. Os defensores dessa teologia e pastoral lanaram um manifesto que a resume muito bem ao dizer que apoiavam o bispo cismtico D. Castro Mayer: "- no seu zelo pela pastoral catequtica, pela difuso do ensino religioso vazado no catecismo de So Pio X; - na ordem mantida em nossas igrejas; - na campanha pela moralizao dos costumes e vestes, no recinto das igrejas e fora delas; - no respeito e fidelidade tradio da Igreja; - na fidelidade liturgia tradicional da Santa Missa Tridentina; - na orientao de seus sacerdotes; - no uso da batina dos mesmos carssimos padres; - na formao tradicional dos nossos seminaristas; - na pregao da doutrina social da Igreja, que se reflete na tranqilidade e ordem existentes em nossa diocese; - no combate ao comunismo explcito e difuso; - no combate vida mundana, com infiltraes at na Igreja; - na conservao das normas tradicionais sobre os sacramentos, especialmente a Confisso e Eucaristia; - no estilo tradicional de nossos retiros espirituais" (282). Os pontos teolgico-pastorais desse ultraconservadorismo concentram-se na manuteno rgida e literal da disciplina tridentina, considerando abusivas as modificaes do Conclio Vaticano II. O "novus ordo" instaurado por Paulo VI a respeito da celebrao da eucaristia para esta corrente teolgica "obscurece as expresses que sublinham os dogmas eucarsticos, aproximando a missa da ceia protestante e no envolvendo mais uma ntida profisso de f catlica" (283). Documento preparatrio de So Domingos Um dos documentos preparatrios do CELAM proporcionou linha conservadora, encastelada em certos lugares eclesisticos, manifestar-se numa das formas mais

rgidas. Regrediu-se teologia do sculo XIX, anterior ao Conclio Vaticano I. Este conclio no a aceitou por julg-la demasiado ultramontana. Parte de uma anlise da modernidade como um fenmeno de desintegrao das pessoas e da sociedade pela Reforma, pela Revoluo Francesa e pela psicanlise de Freud. Esta desintegrao se produz porque a modernidade um processo de rebelio do homem contra Deus, contra a religio, contra a Igreja. Faz uma leitura negativa e catastrfica da poca moderna. D por pressuposto seu fracasso e busca a soluo na Igreja, como corpo socialmente compacto e disciplinado. A Igreja detm a chave da nova cultura e deve pelo exerccio de sua autoridade com a correspondente obedincia providencialista cumprir a tarefa de reintegrar e restaurar a unidade rompida pela modernidade e pr fim rebelio. Uma teologia conciliadora, como a teologia moderna europia ou a latino-americana, s serve para reforar a crise. Por isso, primeiro a Igreja deve operar dentro de si essa tarefa de integrao e exemplo de obedincia como resposta desestruturao e rebelio modernas para ser um modelo exemplar para a sociedade. O caminho da integrao se faz pela prtica da autoridade e da obedincia (284). Com ares espiritualistas uma teologia poltica extremamente conservadora. Privilegia a dimenso poltica em relao pastoral e teologal. A questo da autoridade est no centro da soluo dos conflitos existentes na sociedade, seja por causa da anlise luz da categoria de desintegrao e rebelio, seja por causa da concepo poltica de Igreja e do Reino de Deus. uma teologia voluntarista, anti-intelectualista. Busca a soluo dos problemas da modernidade na disciplina dentro de uma leitura neotradicionalista da Igreja (285). 2. neoconservadorismo Incios ligados ao Conclio Vaticano II A teologia moderna europia que esteve na origem do Conclio Vaticano II encontrou acolhida rpida na Amrica Latina. O telogo franciscano, perito conciliar, Frei Boaventura Kloppenburg, foi o divulgador maior dessa teologia na Igreja do Brasil. Numa pgina extremamente concisa, retrata o programa fundamental dessa teologia, tal qual se vinha praticando nas ltimas dcadas na Europa e se tornava na Amrica Latina lufada de vento novo. "O Vaticano II sobretudo um Conclio que se distingue muito mais pelo novo esprito, que pelas novas explicitaes da doutrina crist. No faltam, certo, novas explicitaes (por exemplo sobre a Igreja, o Episcopado, o Presbiterato, a Tradio, a Liberdade Religiosa, etc.), mas o especificamente novo e importante do XXI Conclio Ecumnico est na sua atitude pastoral, ecumnica e missionria perante o mundo de hoje; no seu esprito de abertura a novos valores; na sua disposio de dialogar e at cooperar com os no-catlicos, os no-cristos e os no-crentes; no seu clima de compreenso dos outros; na sua convico de ser apenas o sinal, o instrumento ou o sacramento (mysterium) do Senhor Glorificado; no seu conhecimento de dever aparelhar-se para ser de fato o sacramento universal de salvao; na sua afirmao sobre os caminhos de salvao sobrenatural que s Deus conhece; na sua maior

confiana na presena e na ao do Esprito Santo; no seu admirvel cristocentrismo; na redescoberta da liturgia como principal meio de santificao; na nfase com que busca uma vida crist mais personalista e ao mesmo tempo comunitria que se realiza na caridade; no reconhecimento da importncia dos sinais dos tempos como manifestao da vontade de Deus; na conseqente valorizao do existencial e das situaes concretas; no seu novo conceito de unidade (que no sinnimo de uniformidade) e catolicidade (que admite e deseja o pluralismo teolgico, litrgico, disciplinar e espiritual); na sua surpreendente humildade em reconhecer os prprios limites e sombras; no seu decidido propsito de renovar e purificar a face da Igreja; na sua inteno de identificar-se mais com Cristo e seu Evangelho; na sua maior compreenso da fora da Palavra de Deus; na sua determinao para o servio, sobretudo dos pobres e humildes; no abandono de juridicismo e extrinsecismo; no seu comportamento menos triunfalista; no seu maior respeito liberdade e aos direitos universais e inalienveis do homem e da conscincia reta; no seu reconhecimento das autonomias; na sua confiana no homem e em sua dignidade e seu senso de responsabilidade; no seu otimismo perante as realidades terrestres; na sua vontade de ajudar na construo da cidade temporal e no desenvolvimento dos povos; na sua disposio de desligar-se dos compromissos humanos; na sua renncia ao fixismo e legalismo; na sua conscincia de ser peregrina, essencialmente escatolgica, sempre em marcha, inacabada, dinmica, viva, colocada na histria do presente, num mundo que passa, entre criaturas que gemem e sofrem, at que Ele volte..." (286). Este programa teolgico, que tinha autonomia prpria e que se encaminhava para transformaes maiores, deparou-se com outro movimento, tambm ele nascido das entranhas do Vaticano II, a TdL. Nesse momento ele modifica sua rota. Perde sua funo hegemnica e desbravadora, para voltar-se de maneira quase obsessiva para polemizar com a nova teologia que surgia. De um lado, reconhecia que a TdL levava frente muitas de suas intuies, mas, doutro, sentia-se trado e conduzido a conseqncias inadmissveis. Confronto com a TdL Dois pontos centrais caracterizam fundamentalmente a teologia liberal, que se foi tornando cada vez mais conservadora, a ponto de atribuir-se a esse novo movimento a pecha de "neoconservadorismo" (287). De um lado, h uma concepo de Igreja e, de outro, uma viso ideolgico-poltica diante do compromisso social com os pobres. Questo eclesiolgica O ponto central a Igreja popular (288). Em torno desse tema, esto os pontos de maior divergncia e crtica TdL por parte dessa corrente teolgica. Antes de tudo, em sua anlise, ela v surgir a idia de Igreja popular do movimento "Cristos para o Socialismo" e de outros movimentos afins (289). O conceito de "popular" identificado com pobre, e este com oprimido e este, por sua vez, com classe no sentido marxista. Falta TdL clareza e profundidade teolgica na elaborao do conceito "povo de Deus". Processa-se uma confuso semntica entre o conceito teolgico-bblico e o conceito sociolgico de corte marxista. Povo deixa de ser a nao escolhida por Deus (AT) ou o novo povo santo constitudo por Jesus para ser o

sujeito histrico dos pobres oprimidos em busca de sua libertao (290). O termo "Igreja popular" recende a sociologia marxista. Esta Igreja apresentada em oposio Igreja institucional catlica, fortemente criticada. Processa-se uma reinterpretao da f, passando-a pelo crivo da crtica ideolgica marxista. Propugnase uma leitura materialista da Escritura e uma reapropriao da liturgia por parte da Igreja popular, segundo a crtica dessa tendncia teolgica. A concluso clara de que tal Igreja popular no somente no Igreja catlica, como quer recuper-la para dentro de sua prpria compreenso de Igreja. Termina gerando diviso no interior da Igreja, instrumentalizando-a, transformando a evangelizao em um ato poltico-revolucionrio libertador. Outros temas teolgicos Esta tendncia defronta-se tambm com os temas fundamentais da TdL: seu mtodo, a questo da prxis, a unidade da histria, o uso das cincias humanas, a questo do pobre, o lugar teolgico. A TdL no passa de "extravagante mistura de ideais cristos com utopias socialistas e mtodos marxistas". A ortoprxis se torna "critrio valorativo das mensagens doutrinais". Sem negar a relevncia do tema da prxis, esta tendncia v na TdL uma nova forma de positivismo, ao "identificar a verdade com a prxis, excluindo todos os problemas das verdades no verificveis por um mtodo positivo". O tema da unidade da histria tambm criticado em defesa da verdade de que "na histria humana atuam dois dinamismos 'em rdua luta` at a parusia. Cada dinamismo tem 'sua` histria". Ao reconhecer a validade de certas posies da TdL sobre o papel das cincias sociais para desocultar fatores no-teolgicos que influenciam as formulaes dogmticas, distancia-se tal tendncia considerando exagerada a importncia atribuda s cincias do social pela TdL. Finalmente critica-se na TdL uma falta de ontologia. Os telogos da libertao so chamados de "intelectualmente esquizofrnicos (j que, incapazes de entender a distino entre dualidade e dualismo, vem e denunciam dicotomias por toda parte) e de teologicamente paranicos (pois se sentem constantemente acossados pelo fantasma da ideologizao). O bacilo marxista os intoxicou e enfermou". A questo dos pobres outro pomo de discrdia. A crtica dirige-se ao carter ideolgico de tal opo. Falando dos telogos da libertao, observa-se que "o que neles inquietante e preocupante no sua diligncia pelos que sofrem, mas a ideologia que tm com relao aos 'oprimidos` e a ao que pretendem promover a partir daquela ideologia para transformar a sociedade". E como demonstrao constri tal posio uma exegese sobre o termo pobre na Escritura, para identific-lo com humilde e no com pobre material. Questo ideolgica Outra vertente de crtica dirige-se mais diretamente questo ideolgico-poltica, que est implicada na TdL. O ponto central a relao entre liberdade e libertao

seculares, polticas, sociais e a liberdade e libertao vindas de Deus. A TdL criticada por identificar ou, pelo menos, por aproximar exagerada e acriticamente ambas as libertaes. E, por sua vez, a libertao poltica analisada luz do instrumental marxista (291). A revista colombiana Tierra Nueva (292) desde seu primeiro nmero vem martelando esta questo (293). O tema dos pobres volta baila com as mesmas crticas feitas TdL de identificar os pobres do Evangelho com as classes exploradas de certo socialismo. Confunde-se a predileo pelos pobres com opo exclusiva. A poltica tornou-se um transcendental da existncia humana para a TdL. Afirma-se o carter radical e inevitavelmente conflituoso do poltico. As afirmaes da TdL so vestidas com roupagem cientfica (294). A interpretao marxista usada pela TdL no deixa espao libertao do homem de sua culpa, mediante o amor reconciliador de Deus. Reduz o Evangelho a um ensinamento para o melhoramento do mundo(295). O conceito de libertao da TdL "no vem da Bblia,...no central na Bblia para designar a obra de Deus em relao aos homens"; o contedo da Bblia no o atual conceito poltico e econmico. Para a Escritura, o autor da libertao Deus, ela se realiza pela morte e ressurreio, a reconstituio da condio humana na sua situao original (296). A TdL incorre em contradio segundo a posio dessa tendncia crtica, porque, em ltima anlise, adota o instrumental marxista, que termina por perverter a inteleco da revelao, politizando-a (297). Os panoramas crticos da TdL, que a revista Tierra Nueva periodicamente apresenta, repisam os dois pontos fundamentais: o seu carter praxeolgico e o encurtamento da salvao para dentro do conceito de libertao. O carter praxeolgico a leva a afirmar que s h verdade intrinsecamente condicionada pela eficcia histrica efetiva. Tal posio ameaada pelo perigo do oportunismo que, por lgica interna, desemboca numa tica neoleninista (298). Acusa-se como erro de fundo considerar a f como prxis poltica, reduzindo a primeira segunda. Nesse mesmo contexto se critica a maneira como se entende a unidade da histria e a relao entre libertao e salvao (299). Crtica metodolgica As divergncias teolgicas e ideolgicas levam necessariamente a um confronto mais profundo metodolgico. Certos crticos da TdL esto "persuadidos de que o defeito fundamental desta TdL radica em sua mesma concepo de mtodo teolgico". A TdL, ao entender-se como nova maneira de fazer teologia a partir da tica do oprimido e tomando como fonte e critrio supremo da verdade teolgica uma certa interpretao da prxis libertadora exige uma releitura essencialmente poltica da Palavra de Deus, que chega a interpretar toda a existncia crist, a f e a teologia, em chave poltica. Esta politizao radical agravada pelo recurso no-crtico a uma hermenutica bblica racionalista que prescinde dos critrios exegticos bsicos que so a Tradio e o Magistrio (300). Tentativa de superao: teologia da reconciliao

Desenvolve-se a partir da Exortao Apostlica de Joo Paulo II Reconciliatio et paenitentia uma teologia centrada na categoria da reconciliao. Tal categoria constitui-se chave que permite interpretar o mistrio da salvao de Deus em Cristo e assim captar o sentido ltimo do mistrio cristo da libertao integral do homem. A pretenso de tal teologia encontrar um ponto de equilbrio que exclua radicalmente tanto a postura daqueles que permanecem passivos e indiferentes perante as sangrentas opresses, marginalizaes, injustias e angstias de nossos povos como daqueles que se deixam possuir por uma viso conflituosa e se integram na luta, buscando exasperar as oposies, acentuar as polarizaes numa dinmica negativa de morte, que carrega em seu seio a promessa certa de maiores opresses e injustias. Em contraposio, tal teologia propugna uma opo pela vida, um esforo por aceitar e viver coerentemente a reconciliao outorgada por Deus sem nenhuma resignao alienante dos que sofrem nem tranqilizante dos privilegiados. A reconciliao se faz pela superao das rupturas do pecado que afeta o ser humano na sua relao com Deus, com a prpria intimidade, com os demais e com o mundo. o pecado que obstaculiza o crescimento no amor e comunho. Pecado que nasce do corao do homem, mas que causa radical das estruturas injustas e cria verdadeira solidariedade no mal. A realidade do pecado colocada em toda sua luz, como pano de fundo, para que se possa compreender o verdadeiro sentido da graa da reconciliao com Deus, como sua superao, realizada em e por Cristo. Atribui-se papel importante a Maria, colaboradora amorosa e ativa da reconciliao: Me da reconciliao, me educadora da f, pedagoga do Evangelho vivo. A reconciliao, merecida por Cristo, um processo dinmico que afeta o corao de cada homem, chamado a um movimento de converso. E a Igreja exerce por vontade de Cristo o ministrio da reconciliao sobretudo atravs do sacramento da penitncia, onde acontece um encontro pessoal do pecador com Deus. A reconciliao do ser humano com Deus e consigo mesmo culmina com a volta vida em caridade, possibilitando realizar o projeto de uma comunidade de amor, de uma sociedade fraterna, manifestao do plano de Deus. inaceitvel um projeto de fraternidade entre os homens sem uma referncia relao com Deus. Evidentemente os alcances universais e concretos de tal amor a Deus implicam solidariedade com os irmos. Os servidores da reconciliao devem esforar-se por colaborar na construo de um mundo mais humano, mais justo. Esta teologia assume os projetos da TdL de edificar uma sociedade fraterna, de transformar as estruturas injustas, s que insiste no incio fundamental e na precedncia inegocivel da converso pessoal, da reconciliao teologal. Da arranca seu dinamismo transformador, que defende o cristo de envolver-se num processo conflituoso de luta. Rechaa radicalmente o compromisso ativo e a liderana de membros do clero nos campos temporais, devendo eles cuidar da imensa indigncia espiritual atual. Cabem-lhes o ministrio e o poder da reconciliao com Deus. Somente a dinmica da reconciliao da caridade pode remediar positivamente as rupturas sociais, evitando a negatividade de outras foras sociais, onde est ausente a

caridade. Esta reconciliao deve acontecer antes de tudo no interior da prpria Igreja, evitando o recurso aos meios sociais de presso, como campanhas de imprensa. No se pretende elaborar uma teologia setorial, mas propiciar uma aproximao vital ao ncleo mesmo do mistrio cristo para compreender desde a todas as suas implicaes (301). A teologia da reconciliao vem responder s tenses e conflitos da sociedade latinoamericana, no "pelo caminho do confronto, da violncia, da relao dialtica 'amigoinimigo`...mas sim pela via do dilogo, do encontro fraterno, dinmico e criador; no pela luta programada de classes, mas sim pela reconciliao, no amor e justia" . "Por sua mesma natureza (a teologia da reconciliao) pode assumir todo o positivo de uma genuna teologia da libertao, e serve de corretivo aos desvios de alguns tratamentos denunciados pela Congregao para a Doutrina da F". "Vibra pela paixo pelos pobres e robustece esta opo preferencial, mas sem cair nos engodos das ideologias". Coloca-se, portanto, tal teologia na linha da opo pelos pobres, evitando a via do conflito, da luta (302). Teologia carismtica A teologia latino-americana caracteriza-se por sua aderncia realidade. A TdL responde fundamentalmente realidade social de opresso e libertao. A teologia carismtica, da sua parte, vem de encontro a outro reclamo do momento atual. Mxime nas esferas mdias da sociedade vive-se, em amplas escalas, uma crise de sentido. O consumismo desenfreado, o hedonismo insacivel, o individualismo insular vm corroendo o significado profundo da existncia. A juventude, mais sensvel a tais apelos, padece maiormente desse vazio. Para dar uma resposta a tal crise, que de modo mais agudo e j h mais tempo vem grassando nos pases ricos, surgiu uma linha teolgico-pastoral de natureza carismtica. Esta teologia carismtica no nasceu em solo latino-americano. Foi introduzida no nosso continente e, de modo especial, no Brasil, por missionrios americanos (303). E as principais produes teolgicas foram ou tradues de autores americanos e alguns europeus (304), ou de missionrios estrangeiros sediados no Brasil (305). A teologia carismtica latino-americana no tem nenhuma originalidade em relao mesma que se desenvolve nos Estados Unidos e na Europa. Antes, trata-se de um movimento que valoriza de preferncia a experincia teologia sobretudo no campo da orao, da libertao e reavivamento interior, dos dons e carismas pessoais, das prticas religiosas (306). A problemtica que tal movimento levanta mais de ordem pastoral que estritamente teolgica (307). A ortodoxia da renovao carismtica catlica inquestionvel, seja pelos seus princpios teolgicos fundamentais, seja pelo apoio oficial do magistrio da Igreja. Esta reflexo vale em geral da teologia dos outros movimentos internacionais de espiritualidade e de apostolado, sobretudo de leigos (308). Comunho e libertao

A posio de "Comunho e Libertao" (309) ope-se TdL na dupla perspectiva teolgica e poltica. Na linha teolgica, considera a TdL uma intil fuga do moralismo. Analisa a TdL como um movimento teolgico que nasce ao interno do catolicismo tradicional dos anos 60 e que herda desse momento um moralismo de fundo. Concebe o cristianismo como um esforo tico de mudana do homem e da realidade. "De um moralismo do sexto mandamento passou-se a um cristianismo do stimo mandamento. Eis a questo". O recurso ao marxismo, em vez de ajudar a superar tal moralismo, deu-lhe nova veste. O cristianismo no percebido, como de fato o , na sua qualidade de acontecimento gratuito de uma salvao em ato. Portanto v fuga do moralismo. Politicamente diverge da linha da TdL, por ver nela novas formas de presena clericalista na sociedade. So tais formas que tornam a TdL popular. A TdL fica, no fundo, restrita a um debate intra-eclesial e no oferece nenhum questionamento srio cultura leiga, hegemnica, que termina considerando-a com ceticismo. Se a cultura leiga atual envolve a TdL com enorme falatrio, no por ser interpelada por ela, mas por perceber que a pode usar como instrumento de batalha para dividir a Igreja no partido progressista dos pobres e no partido dos restauradores (310). A teologia de tal movimento acentua corte dicotmico entre poltica e religio, quer no nvel terico, quer nas decises prticas. No nvel terico, exprime-se, como se viu acima, no dualismo entre tica e evento de graa. A poltica passeia no espao da tica e o cristianismo no da graa. No nvel prtico, o mundo da religio atribuio do clero, e o da poltica do leigo, ambos presentes no movimento. A unio entre esses dois braos efetua-se pela experincia de comunidade e pela referncia autoridade (311). 3. Crtica independente Da parte de telogos e filsofos, surgem crticas fragilidade da base emprica da TdL e deficincia do embasamento filosfico. A base emprica simplifica uma leitura da realidade cada dia mais difcil de ser realizada com um instrumental monocolor. As anlises da teoria da dependncia e marxistas no do conta de interpretar o neocapitalismo avanado das sociedades superindustrializadas, nem a rede complexa de interligaes entre as economias. A opo revoluo por parte da TdL no termina sendo ineficaz em vista de maior justia social? A busca de libertao nacional no paga um preo inevitvel e alto? A TdL no silencia por demais as alienaes do mundo socialista, hoje to claramente expostas, mas j desde muito tempo percebidas (312)? O prprio fracasso do socialismo real mostrou a sua insuficincia terica e os seus erros programticos. A TdL, segundo esses crticos, pagou e ainda paga um tributo excessivo a tal anlise. A categoria filosfica de prxis, apesar de central na TdL, no tem sido trabalhada com rigor conceptual que permita uma estruturao mais consistente e sistemtica da TdL (313). Encerra muita ambigidade(314). Outra rea de crticas toca a pretenso utpica e messinica da TdL. Todo movimento

e sua correspondente teoria que pretende ser portador de uma revoluo messinica e utpica carrega em si o germe do autoritarismo, do despotismo, e termina sendo fonte e foco de violncia (315). Beira o fanatismo e a intransigncia. Alm disso, a TdL incorre na iluso maniquia de dissociar cristianismo e histria, ao criticar as alianas entre o cristianismo e o Ocidente dominador, o cristianismo e as classes dominantes e querer libert-lo de tais grilhes seculares e assim "restitu-lo pureza de sua essncia e desprend-lo da cultura ocidental possuda pelo demnio de um projeto de dominao que encontra, no capitalismo avanado dos nossos dias, sua ltima e mais monstruosa realizao" (316). Na posio dicotmica da TdL, em que se opem frontalmente capitalismo e socialismo, reflete-se pouco, observam crticos, sobre a troca de ideologias. Olha-se a realidade na tica marxista e esquece-se que o dogmatismo marxista tambm uma priso opressora para a leitura da realidade e da Palavra de Deus (317). A TdL, na crtica de alguns autores, no escapa de certo "imanentismo historicista" por deixar-se embalar pelo pensamento utpico de corte marxista. Estes aspectos utpicos a colocam em choque com a teologia da histria, que assume como eixo central da histria o mistrio da encarnao. Nessa leitura utpica da histria, esta movida por uma implacvel luta de classes, entre o bem e o mal, a caminho duma sociedade sem classes, vitria do bem sobre o mal, na esteira do mito marxista (318). A teologia , no fundo, uma reflexo entre o agir interpelante e salvfico de Deus ao homem na histria. A sua inteligncia e sistematizao implicam necessariamente uma compreenso do homem. No pressuposto de toda teologia est uma antropologia (319). A TdL fala continuamente da sociedade nova, do homem novo. Mas falta-lhe a elaborao de uma antropologia que responda a sua leitura da revelao. Est mais implcita que tematizada. E a concepo implcita antropolgica de certa TdL, segundo alguns filsofos, parece incompatvel com a f, devido sua viso prometeica do homem. Alm destas crticas tericas, constata-se que a TdL no tem conseguido responder aos problemas da "intelligentsia" sobretudo tcnica e tecnolgica da sociedade moderna, ao restringir-se quase exclusivamente ou s classes populares ou problemtica estritamente social. A classe mdia liberal, fundamental para uma verdadeira transformao social, no tem recebido a devida ateno. Assim as elites dirigentes tornam-se cada dia mais alheias no s f crist, mas at mesmo aos verdadeiros interesses populares. E a desejada libertao dos pobres fica ainda mais distante. Questo esta que vem sendo levantada pelos prprios telogos da libertao (320). concluso Todo balano crtico um esforo sinttico que se molda dentro de esquemas anteriores. Este longo priplo tentou mostrar uma teologia viva e em tenso. O plo escolhido foi a TdL. Pese tanta objeo e crtica, ela continua renovando-se, buscando novos temas, cobrindo tarefa importante no seio da Igreja. A seu lado esto outras correntes que buscam maior espao terico, posto j terem

ocupado maior relevo institucional. Talvez seja um dos traos mais importantes da conjuntura eclesial da Amrica Latina, certo descompasso entre a reflexo teolgica e certos novos arranjos administrativos. Contudo, em meio incerteza cada vez maior para os pobres, a preocupao por eles continua sendo uma exigncia para todos. E esta opo da Igreja -lhes ainda uma rstia de esperana. Ser esperana para os pobres a maior responsabilidade social e histrica da Igreja. Ser apelo de converso a todos sua vocao missionria. Ser reflexo sria, coerente e regrada tarefa intelectual de qualquer teologia latinoamericana. Estar aberta a sempre novas reformulaes, autocrticas, aperfeioamentos sua possibilidade de futuro. No Encontro Internacional de El Escorial (1992), tentou-se, ao final de um balano da TdL nas ltimas dcadas, traar-lhe as perspectivas de futuro. Talvez a maior parte da TdL ainda esteja por ser escrita, j que seu perodo de existncia, em termos de movimento histrico e correntes teolgicas, muito restrito. O futuro da TdL interliga-se profundamente ao destino de vida dos pobres no processo histrico vigente. Em outras palavras, a TdL s tem futuro, se, no tempo novo que se abre, a perspectiva a partir do reverso da histria e a fora histrica dos pobres ainda tm sentido e so pensveis (321).

You might also like