You are on page 1of 5

Agrupamento de Escolas Escola Bsica do 2 e 3 Ciclos Cincias da Natureza Ficha de Avaliao 5Ano Turma:

Unidade: A reproduo dos animais. A influncia do ambiente no comportamento dos animais. Apreciao: Nome: _______________________________ Nmero: ___________ Data: ___________ Encarregado de Educao: Professora:

1- Estabelece a ligao correcta. A 1 Fecundao 2- Reproduo 3- Parada nupcial

B a) Conjunto de comportamentos que os animais manifestam antes, durante e aps o acasalamento. b) Funo dos seres vivos pela qual do origem a novos seres semelhantes. c) Unio de um espermatozide com um vulo.

2- Observa as figuras, nas quais esto representados diversos pares de animais, e responde. 2.1- Assinala com uma cruz (x) quais os pares que apresentam dimorfismo sexual.

2.2- Quais so as caractersticas que justificam a tua escolha? (Assinala a opo correcta) (A) Existncia de barbatanas; (B) Existncia de juba; (C) Plo amarelo; (D) Penas de cor diferente; (E) A fmea mais pequena. 3- Para conquistar um parceiro, macho e fmea comunicam entre si, manifestando o seu interesse de formas diversas. Observa as seguintes figuras e coloca cada animal no bloco respectivo.

Mensagens visuais - ___________________________________________________________________________ Mensagens odorferas - ________________________________________________________________________ Mensagens sonoras - __________________________________________________________________________ 4- L atentamente as frases, que se referem parada nupcial do esgana-gata-de-trs-espinhas.
A O seu dorso torna-se azul e o seu ventre vermelho vivo, conseguindo com este colorido atrair uma fmea, cortejando-a ento com uma dana em ziguezague. B Depois de a fmea sair, ele introduz-se no ninho e fecunda os ovos. C Conquistada a fmea, esta segue o macho at ao ninho e entra nele. O macho d-lhe pequenas pancadas para que desove. D Constri no fundo dos rios um ninho com ervas e algas. E O esgana-gata-de-trs-espinhas um peixe em que o macho, para se reproduzir, se isola e estabelece o seu territrio. Adquire cores vivas, torna-se agressivo e expulsa do seu territrio outros machos. F Aps o nascimento, o macho vigia e protege os jovens.

4.1- Atribui a cada nmero da figura uma das letras das frases. 1 - ___________ 3 - ___________ 5 - ___________ 2 - ____________ 4 - ____________ 6 - ____________

4.2- Retira das frases duas caractersticas que diferenciam o macho da fmea na poca do acasalamento. ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____ 4.3- A fecundao externa ou interna? ____________________________________________________________________________________________ 5- Completa a legenda do ovo de galinha. Utilizando a chave.

1- Cmara-de-ar 2- ____________________ 3- ____________________

CHAVE A - Cicatrcula B- Casca

4- ____________________ 5- Calazas 6- ____________________

C- Clara D- Gema E- Membrana

6- Observa, atentamente, as figuras seguintes. 6.1- Indica se so verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmaes: ____ a) Os dois animais representados so ovparos. ____ b) A galinha um animal vivparo e a vaca um animal ovparo. ____ c) Os dois animais representados so vivparos. ____ d) A galinha um animal ovparo e a vaca um animal vivparo. 6.2- O que um animal ovparo? ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ 7- As figuras seguintes mostram as etapas do desenvolvimento da traa-tigre. Observa-as e responde.

A Insecto adulto

B Larva (lagarta)

C Ninfa

D Ovo

7.1- Ordena as etapas pelas letras que as designam. _______________ _______________ _______________ _______________ 7.2- A traa-tigre apresenta metamorfoses completas ou incompletas? Porqu? ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________

8- Completa o crucigrama seguinte:


1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. R E P R O D U O 1- Funo comum a todos os seres vivos atravs da qual originam novos seres semelhantes a si prprios. 2- Reproduo em que intervm seres de sexos diferentes. 3- Reproduo em que o novo ser se desenvolve fora do organismo materno custa de substncias de reserva do ovo. 4- Clula reprodutora masculina. 5- Clula reprodutora feminina.

6789-

Conjunto de caractersticas externas que permitem distinguir o macho da fmea. Tipo de reproduo em que no intervm seres de dois sexos diferentes. Unio do espermatozide com o vulo. Reproduo em que o novo ser se desenvolve dentro do organismo materno mas custa das substncias que lhe so fornecidas pela me. 10- Clula que resulta da unio do espermatozide com o vulo.

9- Cerca de metade das aves conhecidas tem duas casa. Assim que se aproxima o Inverno, abandonam as reas em que nidificam no vero e voam para as zonas mais quentes.

Assinala as opes correctas 9.1- Que designao se d s deslocaes peridicas destas aves? (A) Emigrao (B) Estivao (C) Hibernao (D) Migrao

9.2- Observa a figura e indica para onde se deslocam as cegonhas e as andorinhas no Outono. ____________________________________________________________________________________________ ___________________________________

9.3- Que factores do ambiente influenciam estas deslocaes? (A) Humidade (B) Solo (C) Temperatura (D) Luz

10- Durante o Inverno, alguns animais, como ursos, arganazes e marmotas podem ser encontrados nas suas tocas dormindo profundamente. A temperatura do seu corpo baixa e a sua actividade reduzida ao mnimo. 10.1- Que nome se d ao comportamento apresentado por estes animais? (A) Emigrao (B) Estivao (C) Hibernao (D) Migrao

10.2- Que factor do ambiente influencia esse comportamento? (A) Humidade (B) Solo (C) Temperatura (D) Luz

11- Os caracis, quando o tempo est muito seco, fecham as suas conchas com um muco viscoso, ficam num estado de sonolncia e reduzem a sua actividade ao mnimo. Como se designa este comportamento apresentado pelos caracis? (A) Humidade (B) Solo (C) Temperatura (D) Luz

Bom Trabalho!

You might also like