You are on page 1of 29

ISSN da publicao: ISSN 2175-6880 (Online)

Anais do Evento 2010 Volume 13 Trabalhos apresentados no Grupo de Trabalho 13 Sociologia e Polticas Pblicas

Coordenadores: Prof Dr Maria Tarcisa Silva Bega (UFPR) Cleide Lavoratti Renata Maria Toledo

Ementa: A partir da apropriao terico-metodolgico das teorias sociais contemporneas, este GT prope discutir as experincias realizadas em termos de polticas sociais (assistncia social, educao, sade, previdncia, gerao de emprego e modalidades de renda, habitao, alimentao, entre outras), enfocando as experincias brasileiras a partir da promulgao da Constituio Federal de 1988, bem como estudos comparativos com a realidade latino-americana.

Anais do Evento
www.seminariosociologiapolitica.ufpr.br PPGSOCIO/UFPR PPGCP/UFPR

OS 20 ANOS DO ESTATUTO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE NO PARAN E AS TRANSFORMAES NO "CAMPO" DA POLTICA DE ATENDIMENTO Luciano Aparecido de Souza e Maria Tarcisa Silva Bega RESUMO O Estatuto da Criana e do Adolescente ECA veio propor uma nova forma de gesto da poltica pblica destinada populao infanto-adolescente, atravs da instituio do Sistema de Garantia de Direitos - SGD. Entretanto, passados vinte anos da vigncia do ECA, percebe-se uma baixa efetivao da normativa legal e uma insuficiente operacionalizao das polticas e aes pblicas, como tambm um significativo aumento do nmero de crianas e adolescentes com direitos violados e/ou no efetivados em todo o Estado. Este artigo tem por objetivo analisar as mudanas de mtodo, contedo e gesto, previstas no ECA e sua objetivao em polticas pblicas direcionadas para o atendimento da populao infanto-adolescente no Estado do Paran. Para a compreenso metodolgica do universo social, das prticas e das disputas estabelecidas no campo aps o advento do ECA, utiliza-se de conceito Bourdiesianos como campo e capital. Por ser a poltica de atendimento dos direitos da criana e do adolescente no Paran uma poltica nova, intersetorial, fortemente conflituosa e dotada de estruturas institucionais bastante instveis, empregam-se tambm os preceitos do neo-institucionalismo, cujo enfoque est voltado no somente para as instituies em si, mas tambm para os atores polticos, conduzindo a abordagem conceitual atravs das trs dimenses da policy analysis: dimenso institucional polity, dimenso processual politics e dimenso material policy no intuito de que se responda a seguinte indagao: Crianas e adolescentes tem sido prioridade absoluta no Estado do Paran? Palavras-Chave: Criana e adolescente, Polticas Publicas, Sistema de Garantia de Direitos, Neoinstitucionalismo.

Anais do Evento
www.seminariosociologiapolitica.ufpr.br PPGSOCIO/UFPR PPGCP/UFPR

OS 20 ANOS DO ESTATUTO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE NO PARAN E AS TRANSFORMAES NO "CAMPO" DA POLTICA DE ATENDIMENTO Luciano Aparecido de Souza e Maria Tarcisa Silva Bega 1 1. INTRODUO O presente artigo faz parte das reflexes que esto sendo desenvolvidas no interior do Trabalho de Dissertao de Mestrado, realizado no Programa de Ps-graduao em Sociologia da Universidade Federal do Paran. Inscrito sob a Linha de Pesquisa Instituies e Poder 2 , o trabalho visa analisar as mudanas de mtodo, contedo e de gesto previstas no Estatuto da Criana e do adolescente e sua objetivao em polticas pblicas de carter social para o atendimento da populao infantoadolescente na esfera Estadual. Neste artigo busca-se compreender como e em que circunstncias estes aparatos legais foram institucionalizados em aes pblicas concretas e quais as reais contribuies desse reordenamento para a garantia dos direitos humanos e de cidadania das crianas e adolescentes paranaenses nos ltimos 20 anos. Faz-se aqui, referncia constituio de novos atores e de novas instituies; s relaes e aos dispositivos de poder imbricados nas lutas travadas no campo a partir do estabelecimento de um novo ordenamento jurdico e seu processo de implantao no Estado do Paran convertido em polticas pblicas. Por tratar-se de pesquisa ainda em andamento, este artigo no apresenta resultados e/ou concluses peremptrios, entretanto trs a lume contribuies relevantes para a qualificao do debate estabelecido em solo paranaense, onde pesquisadores de polticas pblicas, tcnicos, gestores e operadores do Sistema de Garantia de Direitos discutem a necessria ruptura com a ordem jurdico-institucional estabelecida e com a conjuntura histrica em que foi construda e executada a poltica de atendimento criana e ao adolescente.
Luciano Aparecido de Souza e Maria Tarcisa Silva Bega, mestrando e orientadora do programa de PsGraduao em Sociologia do Setor de Cincias Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal do Paran (UFPR), respectivamente. 2 A pesquisa intitula-se provisoriamente Sistema de Garantia de Direitos: relaes de poder e transformaes no campo da poltica de atendimento criana e ao adolescente no Paran aps dcada de 90.
1

Anais do Evento
www.seminariosociologiapolitica.ufpr.br PPGSOCIO/UFPR PPGCP/UFPR

Para sua confeco foram realizadas incurses no campo, anlise e interpretao de leis e documentos oficiais produzidos pelas instituies analisadas, bem como entrevistas semiestruturadas com tcnicos, gestores e operadores do direito da infncia e da juventude. 2. PROPOSTA METODOLGICA Devido a grande proximidade para com os rgos estatais, a anlise de polticas pblicas est demasiadamente exposta categorias de pensamento produzidas e impostas pelo prprio Estado e a apropriao da temtica por especialistas dotados de um tecnicismo exagerado. Portanto, o referencial terico-metodolgico aqui utilizado vem de encontro com o necessrio estabelecimento de instrumentos que dem conta de analisar os mecanismos de funcionamento do Estado, sua constituio e os processos de objetivao do fazer pblico: o Estado em ao. De acordo com os estudos realizados sobre a agenda de pesquisa em polticas pblicas 3 , diversas teorias explicativas e/ou modelos de anlise atualmente utilizados, no tm abrangido estudos sobre a ao do Estado no que se refere proviso de bens pblicos que h tempos segue relegada pelo setor pblico, muito menos sobre o tema da burocracia estatal campo no interior do qual se encontram os agentes (pblicos) responsveis pela implementao das polticas pblicas, pelas relaes de fora no interior do campo e pela concorrncia ao capital simblico e aos demais tipos de capital principalmente ao controle do capital estatal. Por isso a utilizao que Pierre Bourdieu faz de seus principais conceitos (campo, capital, espao social e habitus) ao pensar o Estado e o campo burocrtico, trazem relevante contribuio para o estabelecimento de um referencial terico metodolgico mnimo, que juntamente com os preceitos o modelo de anlise do neo-institucionalismo, tm contribudo para minha pesquisa de campo. 2.1. Estado, Polticas Pblicas e a tica Bourdiesiana Para Bourdieu, o Estado, ao concentrar diferentes tipos de capital, d origem a um capital muito especfico, que prprio do Estado e que lhe permite exercer poder sobre diversos campos 4 e diferentes tipos de capital. Notadamente, sobre as taxas de cmbio entre eles e sobre as relaes
3

ARRETCHE, 2003: 7-10; REIS, 2003: 11-14; SOUZA, 2003: 15-20; FARIA, 2003: 21-30

O limite de um campo o limite dos seus efeitos ou, em outro sentido um agente ou uma instituio faz parte de um campo na medida em que nele sofre efeitos ou que nele os produz (Bourdieu, 2007: 30)

Anais do Evento
www.seminariosociologiapolitica.ufpr.br PPGSOCIO/UFPR PPGCP/UFPR

de fora entre os seus detentores. Neste nterim, a construo do Estado est em p de igualdade com a construo do campo do poder (Bourdieu, 2008: 100), entendido aqui como o espao no interior do qual os detentores de capital (de fora fsica, econmico, cultural e simblico) lutam pelo poder sobre o capital Estatal, e este assegura o poder sobre os demais tipos de capital e sobre sua reproduo. No obstante, a concentrao do capital de fora fsica e do capital econmico necessrio manuteno daquele, no funciona sem a concentrao de um capital simblico e para que a consecuo da coisa pblica seja efetivada, faz-se necessrio a utilizao de corpos de agentes especializados e tambm de mtodos de governo e gesto reconhecidos como legtimos e facilmente identificados como pessoa. Juntamente com a concentrao do capital econmico e do capital simblico est a concentrao do capital de informao 5 . O Estado concentra a informao, a analisa e depois a redistribui, realizando assim um processo de unificao. Situando-se do ponto de vista do conjunto da sociedade, o Estado torna-se o responsvel por todas as operaes de totalizao no interior do campo social. Ele contribui tambm para a unificao dos cdigos (jurdico, lingstico, mtrico, etc). Do mesmo modo, o Estado se torna o lugar por excelncia da concentrao e do exerccio do poder simblico medida que dispe de meios de imposio e inculcao de princpios durveis de viso e diviso do mundo social, de acordo com suas prprias estruturas. J a forma objetivada e codificada do capital simblico o processo de concentrao do capital jurdico, que de acordo bom Bourdieu, segue sua lgica prpria. Seu movimento de concentrao orienta-se sempre em uma mesma direo, criando o aparelho jurdico. Este processo de concentrao do capital jurdico, aprimorado e hierarquizado aos poucos, foi acompanhado pelo processo de diferenciao que resultou na constituio de um campo jurdico autnomo e no demorou para que a construo das estruturas jurdo-administrativas que constituem o Estado aproximassem um corpo de juristas que exercesse rigorosamente o controle de sua reproduo e do prprio Estado.
Para maiores informaes sobre o capital de informao ver BORDIEU, P. Razes Prticas: Sobre a teoria da ao. 9 ed. Campinas, SP: Papirus Editora, 2008. pp. 104.
5

Anais do Evento
www.seminariosociologiapolitica.ufpr.br PPGSOCIO/UFPR PPGCP/UFPR

O Estado tambm exerce uma forma particular de eficcia simblica, impondo de modo universal, estruturas cognitivas 6 historicamente construdas e que contribuem de forma determinante para a produo e reproduo dos instrumentos de construo da realidade social. O Estado,
Enquanto estrutura organizacional e instncia reguladora das prticas, (...) exerce permanentemente uma ao formadora de disposies duradouras atravs de todos os constrangimentos e disciplinas corporais e mentais que impe, de maneira uniforme, ao conjunto dos agentes (Bourdieu, 2008: 116).

Este o fundamento da eficcia simblica de todos os ritos institucionais: a imposio e a inculcao de princpios fundamentais, de acordo com o sexo, a idade, a competncia, etc. Instaurando as categorias de percepo do mundo social e de pensamentos comuns, as estruturas mentais e as formas estatais de classificao, o Estado cria as condies de uma espcie de orquestrao imediata de habitus (Bourdieu, 2008: 116), fundamento de uma forma de consenso sobre o conjunto de evidncias que constituem o senso comum. Hodiernamente, o trabalho de produo dos problemas (sociais) oficiais, ou seja, que possuem uma universalidade garantida pelo Estado, realizado por ningum menos do que os peritos (oficiais). Marcadamente, as respostas (pblicas) que o Estado d aos problemas sociais atravs da ao mesma destes peritos - como formulao e implementao de polticas - podem ser analisados medida que analisamos o funcionamento dos rgos criadores e gestores de polticas e os executores de polticas, principalmente as de carter social. Bourdieu (1998:10) faz a brilhante distino entre o conjunto dos rgos executores de polticas pblicas, e os rgos da burocracia estatal responsveis pelas finanas pblicas. Os primeiros ele denomina de mo esquerda e os segundos de mo direita do Estado. Para Bourdieu, os executores das polticas sociais acreditam que os responsveis pelo financiamento das aes estatais de execuo direta no sabem e no querem saber o que fazem os primeiros. O Estado, segundo Bourdieu (1998:10) retirou-se ou est se retirando de setores da vida social pelos quais ele responsvel, principalmente das polticas sociais, num processo constante de

Formas simblicas de classificao, princpios de viso e diviso do mundo social passveis de serem aplicados s estruturas sociais.

Anais do Evento
www.seminariosociologiapolitica.ufpr.br PPGSOCIO/UFPR PPGCP/UFPR

depreciao da coisa pblica, de extino das conquistas sociais do welfare state e de apologia ao interesse privado.
Tudo isso tem algo de surpreendente, sobretudo para aqueles que so enviados linha de frente, para desempenar as funes ditas sociais e suprir as insuficincias mais intolerveis da lgica do mercado, sem que lhes sejam dados os meios de cumprir verdadeiramente a sua misso (Bourdieu, 1998: 11).

Somado a esta involuo do Estado quanto s aes voltadas para a parcela mais carente da populao, esto os lucros simblicos adquiridos atravs da investidura do cargo pblico e utilizados para fins privados numa verdadeira traio pblica. Do outro lado est o cidado que, quando estabelecida a crise de confiana no Estado e no bem pblico, sente-se repelido para fora do Estado e repele o Estado tratando-o como uma potncia estrangeira que ele utiliza do melhor modo para os seus interesses (Bourdieu, 1998: 13). Quanto aos processos de gesto e legitimao dos modelos de governana, observa-se frequentemente a tentativa de imprimir uma certa racionalidade econmica, subordinada a viso de mundo do Fundo Monetrio Internacional (FMI). Esta poltica economicamente legitimada, obcecada com o equilbrio financeiro, ignora a atuao da mo esquerda do Estado e as conseqncias sociais que ela engendra (misria, violncia estrutural, criminalidade, violncia institucional, etc.), pois sua execuo torna-se muito dispendiosa para as economias oramentrias. Em ltima instncia, porm no menos significativa, para o retraimento do Estado (do interesse pblico) e para a submisso aos valores da economia, est o que Bourdieu (1998: 15) chama de retorno ao individualismo, que tende a diminuir os fundamentos do welfare state e a responsabilidade coletiva. Este retorno ao indivduo, de que fala Bourdieu, o que tambm permite identificar o credor de certa poltica pblica como o nico responsvel por sua condio de infortnio, apelando incessantemente para a diminuio dos encargos sociais. Consequentemente, no retraimento do Estado e no abandono de um sem nmero de terrenos do mundo social 7 que ele

Na realidade, o espao social um espao multidimensional, conjunto aberto de campos relativamente autnomos, quer dizer, subordinados quanto ao seu funcionamento e s suas transformaes, de modo mais ou menos firme e mais ou menos directo ao campo de produo econmica: no interior de cada um dos subespaos, os ocupantes das posies dominantes e os ocupantes envolvidos em posies dominadas esto ininterruptamente envolvidos em lutas de diferentes formas (sem por isso se constiturem necessariamente em grupos antagonistas) (Bourdieu, 2007: 153)

Anais do Evento
www.seminariosociologiapolitica.ufpr.br PPGSOCIO/UFPR PPGCP/UFPR

deveria intervir, est a soma descomunal de sofrimentos sociais que afetam a maior parte da populao 8 . 2.2. Polticas pblicas de atendimento criana e ao adolescente e Neo-institucionalismo O menosprezo com elementos estruturais de poltica pela policy analysis tradicional devese, segundo Frey (2000) a sua tradio em atribuir aos contedos da poltica - na anlise de processos polticos uma importncia maior do que s condies institucionais. Do mesmo modo anlise tradicionalmente quantitativa das polticas pblicas. Segundo Frey,
Boa parte das abordagens terico-institucionais salienta a funo estabilizadora de instituies para sistemas poltico-administrativos. As teorias institucionais como a de Parsons atribuem s instituies um significado estratgico e uma funo relacional, regulatria e cultural (FREY, 2000 : 231)

Alm da satisfao das necessidades humanas e da estruturao de interaes sociais, as instituies determinam poder e delimitam a liberdade individual. No so reflexo unicamente das necessidades individuais ou sociais, mas so padres regularizados de interao, conhecidos, praticados e reconhecidos pelos atores sociais (Frey, 2000 : 231). Por isso o neo-institucionalismo trabalha os pressupostos poltico-institucionais dos processos de deciso poltica, salientando a importncia do fator institucional para a explicao de acontecimentos polticos concretos.
O neo-institucionalismo remete no somente s limitaes de racionalidade do processo de deciso como conseqncia de uma falta ou de um excesso de informaes, mas salienta a existncia de regras gerais e entendimentos fundamentais que prevalecem em cada sociedade e que exerceriam uma influncia decisiva sobra as interpretaes e o prprio agir das pessoas (FREY, 2000 : 233)

Portanto para o neo-institucionalismo, instituies no so somente aquelas reconhecidas publicamente e constitudas no interior do Estado. Ou seja, os atores polticos e sociais no agem somente de acordo com os seus interesses pessoais, mas suas identidades pessoais influenciam no
BOURDIEU, P. Contrafogos: Tticas para enfrentar a invaso neoliberal. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998. pp. 45. Nos Estados Unidos, assiste-se a um desdobramento do Estado: de um lado, um Estado que mantm as garantias sociais, mas para os privilegiados, suficientemente cacifados para que possam dar segurana, garantias; de outro, um Estado repressor, policialesco, para o povo.
8

Anais do Evento
www.seminariosociologiapolitica.ufpr.br PPGSOCIO/UFPR PPGCP/UFPR

processo de deciso poltica, sejam servidores pblicos ou no. Segundo o autor (2000), regras, deveres, direitos e papis institucionalizados influenciam o ator institucionalizado nas suas decises e estratgias. Assim o foco da anlise em polcias pblicas no pode ser restrito meramente sobre planos, programas e projetos implementados e desenvolvidos por determinada poltica, mas deve considerar as leis e princpios especficos das polticas, analisar a inter-relao entre as instituies polticas, o processo poltico e os contedos da poltica. Seu potencial analtico supera a abordagem isolada prioritariamente institucional ou poltico-processual, mas coaduna a dimenso material (fins e impactos da poltica) com as demais dimenses. Dado as caractersticas apresentadas por polticas setoriais como a poltica de atendimento a crianas e adolescentes, fortemente conflituosas e com a presena de transformaes significativas em seus arranjos institucionais (a entrada de novos atores polticos como associaes, instituies de pesquisa, reparties pblicas) entram em sena reestruturaes constantes do processo poltico que necessariamente devem ser analisadas. Para a compreenso da poltica pblica de atendimento criana e adolescente, objeto deste trabalho, sero ento utilizados os conceitos de polity, politics e policy enquanto estruturao de um processo de pesquisa adequado as particularidades de uma democracia ainda no consolidada como o caso do Brasil.
A dimenso institucional polity se refere ordem do sistema poltico, delineada pelo sistema jurdico e estrutura institucional do sistema poltico-administrativo; No quadro da dimenso processual politics tem-se em vista o processo poltico, frequentemente de carter conflituoso, no que diz respeito imposio de objetivos, aos contedos e s decises de distribuio; A dimenso material policy refere-se aos contedos concretos isto , configurao dos programas polticos, aos problemas tcnicos e ao contedo material das decises polticas. (FREY, 2000 : 219)

Soma-se a estas trs dimenses a dimenso temporal, que deve consubstanciar os diferentes tempos de anlise dos processos de transio poltica. Enquanto blindagem metodolgica para o desenvolvimento de uma pesquisa em polticas pblicas que no se limite a mtodos quantitativos, abordando detalhes sobre a gnese e o percurso Anais do Evento
www.seminariosociologiapolitica.ufpr.br PPGSOCIO/UFPR PPGCP/UFPR

10

da poltica analisada, este trabalho concentra-se de forma mais intensa na investigao nos processos poltico-administrativos, dando significativa relevncia aos arranjos institucionais as atitudes e objetivos dos atores polticos, bem como aos instrumentos de ao e estratgias polticas. 3. BREVE HISTRICO DA POLTICA DE ATENDIMENTO A CRIANA E AO ADOLESCENTE NO PARAN A construo simblica do ser criana e adolescente na modernidade pautou-se em processos de disciplinao, com a imposio de modos paternalistas de organizao social e de regulao dos cotidianos. Durante todo esse perodo houve uma desqualificao da participao social da criana e do adolescente na configurao dos seus mundos e a colonizao adultocentrada dos modos de expresso e de pensamento. Todo o atendimento a esta parcela da populao, durante o Imprio e a Repblica velha esteve ligado tanto a Igreja Catlica quanto a instituies filantrpicas laicas, demonstrando o posicionamento do Estado frente situao da infncia e da adolescncia, ora como caso de polcia, ora como mbito de atuao de instituies caritativas e filantrpicas de cunho higienista. No Estado do Paran os primeiros registros sobre polticas destinadas ao atendimento de crianas e adolescentes datam de 1857. Desde o incio as propostas de interveno para com desvalidos, abandonados e infratores pautavam-se numa associao entre trabalho e educao. A populao infanto-juvenil, objeto de controle do Estado passa a ter instituies especficas voltadas para o seu atendimento a partir de 1909. O Paran seguia a mesma cartilha de orientao correcional-repressiva utilizada nos grandes centros urbanos como So Paulo, Rio de Janeiro e Salvador que se propunha a realizar a limpeza das ruas e a penalizao dos infratores. Observa-se que a poltica para a infncia pobre se articulou ao processo de desenvolvimento capitalista, inserindo-se na heterogeneidade econmica das vrias formas de produo, mantendo a diviso social de classes, a desigualdade e a poltica de disponibilidade de mo-de-obra, com explorao sistemtica da mo-de-obra infanto-juvenil. Com a promulgao do 1 Cdigo de Menores em 1927, no contando o Paran com um arcabouo judicirio estruturado para a nova investidura, o Poder Judicirio passa a exigir do Executivo Estadual a criao de estabelecimentos asilares e correcionais que ficariam sob sua administrao e controle, assim como ocorreu no restante do pas. Surge tambm o primeiro Juizado 11 Anais do Evento
www.seminariosociologiapolitica.ufpr.br PPGSOCIO/UFPR PPGCP/UFPR

de menores do Paran, sediado na Capital, o que no alterou em nada a atuao policialesca e repressiva do Estado com relao populao infanto-juvenil e a criminalizao da pobreza. A partir da dcada de 1930, com o fenmeno nacional de urbanizao das grandes metrpoles, o nmero de crianas e adolescentes nas ruas da Capital Curitiba aumenta significativamente. De forma gradativa, o Estado Brasileiro passa a reconhecer as questes sociais como questes polticas a serem conduzidas sob sua batuta intervencionista. A ditadura de Getlio Vargas imprimia o ritmo da poltica nacional nos Estados e Municpios atravs de seus interventores. No Paran o Interventor Federal Manoel Ribas foi o grande responsvel pela criao de diversas Escolas Agrcolas destinadas a docilizao, preparao de mo-de-obra barata e reeducao de crianas e jovens. A anlise das polticas estatais destinadas criana e ao adolescente (Rizzini:1995) demonstra que, no Brasil, as preocupaes com delinqncia, segurana pblica, desenvolvimento industrial e urbanizao crescente nas grandes metrpoles provocaram a ateno de diferentes agentes para as questes ligadas ao governo das populaes em fins do sculo XIX e incio do sculo XX. No bojo dos debates sobre migrao, trabalho e violncia, a criana tambm se tornou objeto de problematizao, especialmente atravs de juristas e mdicos no interior de um totalmente discurso higienista. Por intermdio de uma retrica de salvar as crianas passou-se a discutir toda uma rede de autoridades no corpo dos aparatos jurdico-estatais para a ateno e o controle da infncia, constituindo autoridades pblicas para o governo das populaes. Schuch (2005), utilizando a conceituao dos rgos hora elencados feita por Gregori e Silva (2000), fala da noo de trama institucional como supondo uma rede formada por diversas instituies e atores sociais com vises no homogneas de infncia e juventude, colocando em confronto reas do Poder Executivo, do Judicirio, organizaes no governamentais e movimentos sociais. O objeto dessa cadeia de autoridades foi definido como menor. Uma categoria ambgua, cristalizada no campo jurdico a partir do Cdigo de Menores de 1927, mas que teve origem na prtica policial (Vianna, A., 1999). O termo menor representa assim, uma categoria de hierarquizao social que abarcava uma considervel gama de substantivos e adjetivos definidos prioritariamente em torno de sua subordinao social pela pobreza. Anais do Evento
www.seminariosociologiapolitica.ufpr.br PPGSOCIO/UFPR PPGCP/UFPR

12

Em 1956 entra em vigor a Lei 2.964/56, que dispe sobre a explorao do servio de loterias pelo Governo do Estado e instituia explora no, entra em vigor a Lei tnto deervensionista. os os povosaue os direitos de homens e mulheres, o Conselho de Assistncia Social, cuja finalidade era organizar, anualmente, com a aprovao do Governador do Estado, o plano de obras e auxlios no campo da assistncia social e aplicar a renda lquida proveniente da explorao do servio de loteria. Este foi um perodo de grande expanso econmica devido agricultura cafeeira. As instituies ento criadas servem ao controle da populao infanto-juvenil desvalida e abandonada que enchia os grandes centros, principalmente filhos de migrantes de outros Estados. Dada precariedade dos servios prestados at ento, foi criado no ano de 1962, sob o governo de Ney Braga, o Instituto de Ateno ao Menor IAM 9 . Vinculado estrutura da Secretaria de Estado do Trabalho e Assistncia Social, que mais tarde passa Secretaria de Estado da Sade e do Bem Estar Social, Casa Civil da Governadoia e, finalmente, a Secretaria do Trabalho e da Ao Social. Tinha como finalidade formular e executar a poltica governamental de assistncia ao menor, dispondo para tanto de 1% (um por cento) da renda tributria estadual para o financiamento de suas aes. Dentro da estrutura administrativa do IAM encontravam-se Unidades Oficiais responsveis pela execuo dos programas de assistncia e proteo ao menor, rfo, carente, abandonado ou com desvio de conduta. Estas Unidades Oficiais contavam doze instituies na capital e seis no interior. Haviam tambm as chamadas Unidades de Triagem em Curitiba, (duas) em Londrina (uma). Ao nvel da coordenao regional, foram criados dezoito Escritrios Regionais responsveis pela superviso dos programas comunitrios de atendimento, pela fiscalizao da aplicao dos auxlios e pelo entrosamento com organismos municipais. No ano de 1971, atravs da Lei 6.207/71 entra em funcionamento a Fundao de Integrao e Desenvolvimento de Entidades Sociais FIDES que passa a agregar em sua estrutura, alm de outros rgos de Assistncia Social, IAM. Entre os anos de 1979 e 1987 a poltica de atendimento

O Instituto de Assistncia ao Menor foi criado por intermdio da Lei 4617/62. Ficou responsvel pela administrao dos bens patrimoniais do Estado utilizados na assistncia ao menor e assumiu tambm os encargos e servios dos rgos da administrao responsveis pelo atendimento desta parcela da populao paranaense.

Anais do Evento
www.seminariosociologiapolitica.ufpr.br PPGSOCIO/UFPR PPGCP/UFPR

13

ao pblico infanto-adolescente esteve ligada a Fundao de Promoo Social do Paran PROMOPAR. Sinteticamente, possvel afirmar que entre os anos de 1930 e 1980, o que ocorreu na rea da infncia e adolescncia no Paran foi um contnuo processo de institucionalizao e consolidao das diretrizes norteadas pelo Cdigo de Menores que, mesmo antes de sua primeira promulgao (1927), j sofria crticas ferrenhas ao modo de arbitragem imparcial com que o poder judicirio tratava as questes da infncia e juventude. 4. CRIANAS E ADOLESCENTES SUJEITOS DE DIREITOS HUMANOS: O CONTEXTO INTERNACIONAL E SEUS REFLEXOS NO PARAN A evoluo dos direitos humanos de crianas e adolescentes, assim como as demais parcelas dos direitos civilizatrios, tomaram forma e expandiram-se atravs de declaraes e documentos internacionais ou sistemas e proteo internacional, tendo os Tratados de Direitos Humanos das Naes Unidas como o seu mastro principal de sustentao. O tema dos Direitos Humanos de crianas e adolescentes segue a evoluo dos direitos do homem e depois da mulher, embasados em um longo processo que surge nos sculos XVII e XVIII e tm como colorrio a Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado de 1791, considerada a primeira gerao de direitos. Em 10 de dezembro de 1948 a Assemblia Geral da Organizao das Naes Unidas aprova a Declarao Universal dos Direitos Humanos cujo intuito garantir dignidade e bem estar a todos os homens, valorizando as necessidades e os interesses sociais de todos os povos e fortalecendo o significado do conceito de cidadania. No dilogo com o contexto internacional, a partir da dcada de 1950, diversos debates introduziram a necessidade da defesa dos direitos do menor e da regulamentao de sua proteo. Paralelamente, as bases para a construo de uma nova maneira de lidar com os problemas do bemestar da infncia e juventude pautam-se a partir da publicao de diversas legislaes internacionais com notria nfase a partir de 1980, elegendo o aparelho judicirio como espao privilegiado para a busca da justia social. De acordo com Schuch (2005), colocava-se na criana como sujeito de

Anais do Evento
www.seminariosociologiapolitica.ufpr.br PPGSOCIO/UFPR PPGCP/UFPR

14

direitos, o foco para a promoo do bem-estar, num claro desprivilegio da regulamentao das aes estatais. Quanto ao processo de internacionalizao da infncia universal, a anlise prtica de suas implicaes, revela seu carter eminentemente ocidental, explcito tanto nos valores individualizantes como no prprio movimento poltico de composio e organizao dos rgos que a propagam. No Brasil, com o esgotamento das condies polticas e sociais existentes para a continuidade do perodo autoritrio (fins dos anos 70 e inicio dos anos 80), os movimentos sociais inseriram no cenrio nacional o debate sobre a democratizao do Estado, das relaes sociais e polticas. A necessidade de se criar mecanismos para tornar o Estado realmente pblico fruto dessa intensa mobilizao e tambm bandeira comum durante o perodo constituinte. Dada avaliao de que a democracia representativa via processo eleitoral j no era suficiente para dar conta da complexidade da sociedade moderna, outros mecanismos de participao que fossem eficazes para o controle da populao sobre os atos do Estado passam a ser discutidos. Em consonncia com o movimento internacional, o processo de reabertura poltica trouxe a luz um grande debate pautado sobre temas caros a populao brasileira como a garantia de direitos sociais; a universalizao e a democratizao do acesso aos servios pblicos; a descentralizao poltico-administrativa e a municipalizao do atendimento. Estes temas foram transformados nas diretrizes para a legislao de novas formas de gesto das polticas pblicas (em especial das polticas de carter social), e junto com elas a demanda por um controle social efetivo, a ser realizado em cinco dimenses: formulao, deliberao, monitoramento, avaliao e financiamento das polticas pblicas (Almeida, et all: 2008). Com a poltica de atendimento dos direitos da criana e do adolescente no foi diferente. A Constituio Federal de 1988 inseriu na ordem do dia a garantia do direito de cidadania de crianas e adolescentes (inclusive e como prioridade absoluta) como dever do Estado, alm da participao popular enquanto instrumento de controle social dos servios pblicos ofertados.

Anais do Evento
www.seminariosociologiapolitica.ufpr.br PPGSOCIO/UFPR PPGCP/UFPR

15

As condies histricas postas, fizeram com que, no calor do movimento Pr-constituinte, vrios setores 10 da sociedade brasileira se manifestassem atravs da confeco e da assinatura de inmeras emendas populares 11 apresentadas Assemblia Nacional Constituinte. Posteriormente tais emendas materializaram-se nos artigos 204 e 227 da Constituio Federal, trazendo para dentro do direito brasileiro a letra e o esprito do projeto da Conveno Internacional dos Direitos da Criana de 1989 12 (Rizzini, 2008). Levando em conta as proposies e tratados internacionais, no vis da Doutrina da Proteo Integral das Naes Unidas, os dispositivos da Constituio Federal em favor da infncia e da adolescncia foram homologados no Estatuto da Criana e do Adolescente Lei 8.069/90. O Estatuto da Criana e do Adolescente veio substituir o antigo Cdigo de Menores de 1979, resgatando o valor da criana e do adolescente como sujeito de direitos especiais devido a sua condio peculiar de desenvolvimento, garantindo ateno e prioridade absoluta, classificando-os como sujeitos histricos e sociais de direitos. Alm de explicitar direitos gerais e especficos de crianas e adolescentes, o Estatuto props uma nova forma de gesto da poltica de atendimento atravs do que foi posteriormente convencionado chamar de Sistema de Garantia dos Direitos da Criana e do Adolescente - SGD. No obstante a considerao de que a normativa legal trouxe uma nova forma de gesto para o campo da poltica de atendimento, paradoxalmente, percebemos o aumento constante de adolescentes e jovens sendo privados de sua liberdade, somando-se a idia de periculosidade juvenil (Schuch: 2005). No menos impactante a progresso geomtrica dos casos de violao dos direitos fundamentais de crianas e adolescentes ou do no cumprimento desses mesmos direitos. Ou seja, logo aps a promulgao de uma legislao chamada inclusiva, aclamada por universalizar a proteo de crianas e adolescentes e de estabelecer um novo modelo de gesto da poltica, percebe-se a baixa efetivao da normativa legal, a insuficiente operacionalizao das polticas e das aes pblicas (Nogueira Neto: 2006) bem como o desenvolvimento de um processo
No Paran, assim como em todo o Brasil o Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua, a Pastoral da Criana e a Comisso Brasileira Justia e Paz, tiveram importncia significativa. 11 As duas principais emendas parlamentares foram: Criana e Constituinte e Criana Prioridade Nacional 12 Consagra a Doutrina da Proteo Integral infncia, tornando-se o elo de ligao entre a Constituio Federal de 1988 e o ECA 1990. Sua importncia reside, principalmente na revogao da antiga concepo tutelar, trazendo a criana e o adolescente para a condio de sujeito de direitos.
10

Anais do Evento
www.seminariosociologiapolitica.ufpr.br PPGSOCIO/UFPR PPGCP/UFPR

16

de segregao simblica, de excluso social desse pblico (Schuch: 2005) e a no representatividade da sociedade civil atravs dos Conselhos de Direitos. 5. POLTICAS PBLICAS E A POLTICA DE ATENDIMENTO A CRIANA APS 1990 A histria do pensamento poltico brasileiro, no sculo passado e neste sculo, se confunde com a histria de uma reflexo sobre o Estado Nacional. Tal reflexo, que tratava o Estado brasileiro de forma generalista, gradativamente foi dando lugar a uma produo mais empiricamente referida, discutindo uma poltica ou reas de poltica (MELO: 1999) 13 . Tal produo o que vem sendo denominado hoje de rea de polticas pblicas 14 . Wanderley Guilherme dos santos (1998) vem corroborar com MELO ao afirmar que a anlise de polticas de governo nada mais do que um novo rtulo para o exerccio de investigao e formulao de teorias sociais. Ou seja,
A anlise contempornea de polticas pblicas trata, precisamente, da temtica clssica das teorias sociais a distribuio e redistribuio do poder, o papel do conflito, os processos de deciso, a repartio de custos e benefcios sociais, somente com a diferena de atentar, com maior cuidado, para a necessidade de demonstrar, ao contrario de presumir ou imputar, a plausibilidade de suas hipteses.

Ainda segundo este autor, as relaes de poder e conflito, os ganhos e perdas sociais, a estabilidade ou instabilidade da ordem social se d na efetiva disputa em torno de polticas especficas. Da mesma forma, o entendimento de como se constitui a objetividade de uma poltica, requer a captao dos processos, rotineiros e/ou inovadores, que a produzem e garantem temporariamente (SANTOS: 1998). Para a anlise da poltica de atendimento dos direitos da criana e do adolescente no Estado do Paran faz-se necessrio considerar que esta uma poltica nova, inter-setorial, fortemente conflituosa e dotada de estruturas institucionais bastante instveis. Sua abordagem conceitual

De acordo com MELO (1999) esse deslocamento cognitivo no expressa somente uma maior especializao de carter cientfico, mas tem tambm, estreita relao com a queda da era desenvolvimentista e com a crescente penetrao intelectual do iderio liberal. 14 Tais polticas podem ser definidas tambm como polticas setoriais. Combinam a anlise do processo poltico com a anlise de problemticas internas s prprias reas setoriais (MELO: 1999).

13

Anais do Evento
www.seminariosociologiapolitica.ufpr.br PPGSOCIO/UFPR PPGCP/UFPR

17

necessariamente deve considerar os atores polticos, os diferentes tempos da anlise e o contedo da poltica. Ao contrrio de outras polticas pblicas, a poltica de atendimento criana e ao adolescentes no Paran apresentou, no decorrer de sua histria, grande inconstncia no que se refere a sua vinculao institucional, com mudanas alternadas de subordinao e de fontes de financiamento. O ano de 1987 marca a extino do Instituto de Ateno ao Menor que deu lugar Fundao de Ao Social do Paran FASPAR15 ainda vinculada Secretaria de Estado do Trabalho e Ao Social. Em seu plano de trabalho preparatrio, o grupo gestor responsvel pela criao e institucionalizao da FASPAR j apresentava crticas ao modelo de Gesto da Poltica Social at ento adotada, principalmente a prtica costumeira da institucionalizao de crianas e adolescentes e a forma paternalista e correcional-repressiva de atendimento. Ainda assim, a compreenso tcnica e poltica de que o atendimento de crianas e adolescentes deveria permanecer sob a responsabilidade das pastas da Assistncia Social, continuava dominante. Sendo sua denominao autrquica, a FASPAR era o rgo da Secretaria de Estado do Trabalho e Ao Social responsvel, dentre outras coisas, pela organizao, articulao, financiamento e gesto da poltica de Assistncia Social no Paran. estrutura administrativa da FASPAR estavam subordinadas as instituies de atendimento a populao infanto-juvenil em situao irregular. Mesmo no calor dos debates nacionais e internacionais travados poca, os documentos oficiais e relatrios tcnicos realizados, bem como os discursos proferidos sobre a questo do pblico infanto-juvenil estavam ainda amalgamados a orientao institucional do Cdigo de Menores. Termos como avaliar e tratar usurios, reabilitao, conduta divergente, aparecem misturados a novos termos tcnicos como promoo social, formao integral, socio-economicamente carente, etc. Contava a FASPAR, no ano de sua criao, com 14 unidades oficiais para o atendimento de crianas e adolescentes em situao irregular, sendo que metade delas estava em funcionamento

15

Lei 8.845 de 08 de junho de 1987, posteriormente regulamentada pelo Decreto 1033/87.

Anais do Evento
www.seminariosociologiapolitica.ufpr.br PPGSOCIO/UFPR PPGCP/UFPR

18

na cidade de Curitiba. Tais Unidades atendiam a aproximadamente 1.700 crianas e adolescentes sob a classificao dos regimes de internato, semi-internato e externato. A partir de 1990 a FASPAR inicia um plano de municipalizao das Unidades Oficias de Atendimento. Mesmo com a vigncia da nova legislao, com a vigncia recente da Doutrina da Proteo Integral das Naes Unidades e com todas as mobilizaes e discusses existentes, as Unidades Oficiais do Estado permanecem com seu modus operandi no mesmo formato disciplinador e correcional-repressivo. O Conselho Estadual dos Direitos da Criana e do Adolescente do Paran Cedca /PR previsto na Constituio Estadual do Paran de 1988 e no Estatuto da Criana e do Adolescente de 1990, somente foi institudo por Lei especfica em maro de 1991, iniciando suas atividades a partir de fevereiro de 1992. Do mesmo modo a partir de 1992 inicia-se o processo de institucionalizao e implantao dos Conselhos Municipais de Direitos e dos Conselhos Tutelares em todo o Estado do Paran, sendo o primeiro instalado no municpio de Maring. Isso se deu porque o processo de mobilizao social, neste perodo, foi muito mais forte na Capital e nos municpios da regio norte, como Maring e Londrina. Com a mudana na gesto estadual ocorrida no ano de 1995 foi Criada a Secretaria de Estado da Criana e Assuntos da Famlia e, vinculada a ela, o Instituto de Ao Social do Paran IASP, autarquia responsvel por executar, co-financiar e articular a poltica de atendimento dos direitos da criana e do adolescente. Mesmo com a criao do IASP, o processo de descentralizao e municipalizao da poltica de atendimento no ocorreu de imediato. A ausncia de polticas pblicas especficas nos municpios do interior permaneceu por longo perodo e o atendimento que at ento estava centralizado na Esfera Estadual, foi transferido aos municpios sem o devido apoio tcnicofinanceiro para a manuteno dos programas. Nos ano de 1997 e 1998 respectivamente, foram inauguradas dois novos servios de atendimento ao adolescente em conflito com a lei: os Centros Integrados de Atendimento ao Adolescente autor de Ato Infracional, os chamados CIAADI's estes j instalados dentro da proposta de integrao dos atores envolvidos no atendimento direto do adolescente autor de ato infracional como delegacia especializada, internao provisria, Ministrio Pblico e Poder Judicirio, todos num mesmo espao fsico. Anais do Evento
www.seminariosociologiapolitica.ufpr.br PPGSOCIO/UFPR PPGCP/UFPR

19

Vale ressaltar que na dcada de 90, durante o governo Jaime Lerner, entra em sena uma forma de governar totalmente norteada por princpios neoliberais, com a privatizao de diversas empresas pblicas, extino de servios e principalmente a terceirizao da execuo de polticas pblicas fundamentais, dentre elas a de atendimento criana e ao adolescente. No ano de 2004 foi inaugurada uma nova Unidade Oficial de Atendimento em Londrina, especificamente para atendimento de adolescentes em regime de internao. Neste mesmo ano, aps uma srie de mortes de adolescentes internados em unidades oficiais de atendimento como o Educandrio So Francisco em Curitiba e em Foz do Iguau e rebelies constantes na nova Unidade de Londrina, o Estado, j governado por Roberto Requio, realiza um processo de contratao de servidores em regime celetista para provimento de diversos cargos tcnicos e de execuo por perodo de dois anos para o atendimento de adolescentes privados de liberdade. A formao continuada e a integrao com os demais atores do SGS foi o carro chefe da gesto do IASP neste perodo. Novas Unidades pautadas nas diretrizes, tcnicas, arquitetnicas e politico-pedaggicas do recm criado Sistema Nacional Socioeducativo Sinase, comeam a ser construdas a partir de 2005 (5 novas unidades). Ainda no ano de 2005 foi realizado o concurso pblico que contratou mais de 1000 servidores, estabelecendo tambm um processo de formao continuada dos quadros da instituio a partir da. Em setembro de 2006 foi criada a Secretaria de Estado da Criana e da Juventude em substituio ao Antigo IASP, com estrutura administrativa, recursos humanos e financeiros prprios. Em funcionalmente at a presente data, esta Secretaria ficou responsvel pela execuo direta das medidas socioeducativas de privao e restrio de liberdade, suporte administrativo e financeiro para o funcionamento do Conselho Estadual dos Direitos da Criana e do Adolescente Cedca/Pr, do Frum de Erradicao do Trabalho Infantil e da Comisso Estadual de Enfrentamento Violncia, bem como pelo co-financiamento de aes especficas de promoo, proteo e defesa de direitos executada pelos municpios atravs de convnios firmados por transferncias voluntrias, deliberados e aprovados pelo Cedca/Pr com recursos do Fundo da Infncia e Adolescncia FIA/PR. A dcada que se inicia a partir de 2000 possibilitou tambm a criao de mais de 19 varas especializadas (como por exemplo as varas de Adoo, de crimes contra a criana, de infncia e Anais do Evento
www.seminariosociologiapolitica.ufpr.br PPGSOCIO/UFPR PPGCP/UFPR

20

juventude e do Adolescente autor de ato infracional) em todo o Estado e tambm mais de 30 varas agregadas de infncia, juventude e famlia. Delegacias especializadas para adolescentes autores de ato infracional foram criadas nos cinco maiores municpios do Estado; em Curitiba e em Foz do Iguau foram criados os Ncleos de Combate ao Crime praticado contra a Criana e o Adolescente NUCRIA e na Capital o Servio de Busca e Captura de Crianas Desaparecidas Sicride (com atuao em todo o Estado). Atualmente esto em funcionamento no Estado 5 Centros de Defesa Jurdica Especializados vinculados s Universidades Pblicas Estaduais, 413 Conselhos Tutelares nos 399 municpios e Conselhos Municipais de Direitos em todos os municpios do Estado. Entretanto a Defensoria Pblica Estadual sequer saiu do papel. 6. O SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS E O AS TRANSFORMAES NO CAMPO O Livro II, Parte Especial do Estatuto da Criana e do Adolescente, definiu as normas gerais para o funcionamento da poltica de atendimento, ou seja, instituiu o Sistema de Garantia de Direitos atravs de um conjunto articulado de aes governamentais e no governamentais, da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios (Art. 86). Entretanto, foi somente no ano de 2006, com a Resoluo n 113 do Conselho Nacional dos Direitos da Criana e do Adolescente CONANDA, que o conjunto articulado de aes governamentais e no governamentais passou a denominar-se oficialmente Sistema de Garantia dos Direitos da Criana e do Adolescente, dispondo sobre os parmetros de sua institucionalizao e fortalecimento. De acordo com Nogueira Neto (2005) o SGD apia-se em trs grandes eixos. O eixo promoo de direitos tem como objetivos especficos a deliberao e a formulao da poltica de garantia de direitos, que prioriza o atendimento das necessidades bsicas da criana e do adolescente, atravs das demais polticas pblicas. Deve garantir de forma universal os servios pblicos bsicos ao conjunto da populao e de modo prioritrio s crianas e aos adolescentes, assim como os programas de proteo especial, destinados ao conjunto de crianas e adolescentes vulnerabilizados, vitimizados e invisibilizados medidas especiais de proteo e de scioeducao. J o eixo defesa de direitos deve ter como objetivo especfico a responsabilizao do estado, da sociedade e da famlia pelo no-atendimento, atendimento irregular ou violao dos direitos 21 Anais do Evento
www.seminariosociologiapolitica.ufpr.br PPGSOCIO/UFPR PPGCP/UFPR

individuais e coletivos de crianas e adolescentes. Ele assegura a exigibilidade dos direitos. No mbito dos espaos pblicos, pertence este eixo um conjunto de atores governamentais e nogovernamentais como, por exemplo, o Poder Judicirio, o Ministrio Pblico, a Defensoria Pblica, as Secretarias de Justia, de Cidadania e de Segurana Pblica, os Conselhos Tutelares e os Centros de Defesa de Direitos. Quanto ao eixo controle social temos que seus objetivos principais so a vigilncia do cumprimento dos preceitos legais constitucionais e infra-constitucionais; o controle externo noinstitucional da ao do poder pblico a, num sentido ampliado, para incluir governos e sociedade civil organizada; a articulao da sociedade civil em fruns e em outras instncias noinstitucionais semelhantes; em organizaes no-governamentais, de atendimento direto, entidades de classe, sindicatos, pastorais e ministrios eclesiais, associaes de base geogrfica e as diversas formas de organizao social existentes. Diferentemente do antigo Cdigo de Menores, onde a legitimidade da ao para alcanar fins sociais era definida por um direito do menor de natureza estatal e intervencionista (SEDA: 2006) 16 , a nova legislao se prope a agir de forma universal garantindo direitos e estabelecendo deveres a todas as crianas e adolescentes. A definio das linhas de ao da poltica de atendimento dos direitos da criana e do adolescente ento estabelecida no artigo 87 do Estatuto, assim distribudas:
Art. 87. So linhas de ao da poltica de atendimento: I - polticas sociais bsicas; II - polticas e programas de assistncia social, em carter supletivo, para aqueles que deles necessitem; III - servios especiais de preveno e atendimento mdico e psicossocial s vtimas de negligncia, maus-tratos, explorao, abuso, crueldade e opresso; IV - servio de identificao e localizao de pais, responsvel, crianas e adolescentes desaparecidos; V - proteo jurdico-social por entidades de defesa dos direitos da criana e do adolescente (CURY: 2006)
In: CURY, M (Coord). Estatuto da Criana e do Adolescente: Comentrios Jurdicos e Sociais. 8. ed. So Paulo: PC Editorial, 2006.
16

Anais do Evento
www.seminariosociologiapolitica.ufpr.br PPGSOCIO/UFPR PPGCP/UFPR

22

Mudando radicalmente o eixo do processo decisrio e operativo das aes, o novo modelo de gesto institudo substitui a verticalidade centralizadora pela horizontalidade. Fundamenta-se na descentralizao decisrio-gerencial, na articulao interinstitucional e na participao popular paritria para a tomada de decises, coordenao e controle social das aes do governo em todos os nveis (LA MORA; 2006) 17 .
Art. 88. So diretrizes da poltica de atendimento: I - municipalizao do atendimento; II - criao de conselhos municipais, estaduais e nacional dos direitos da criana e do adolescente, rgos deliberativos e controladores das aes em todos os nveis, assegurada a participao popular paritria por meio de organizaes representativas, segundo leis federal, estaduais e municipais; III - criao e manuteno de programas especficos, observada a descentralizao poltico-administrativa; IV - manuteno de fundos nacional, estaduais e municipais vinculados aos respectivos conselhos dos direitos da criana e do adolescente; V - integrao operacional de rgos do Judicirio, Ministrio Pblico, Defensoria, Segurana Pblica e Assistncia Social, preferencialmente em um mesmo local, para efeito de agilizao do atendimento inicial a adolescente a quem se atribua autoria de ato infracional; VI - mobilizao da opinio pblica no sentido da indispensvel participao dos diversos segmentos da sociedade.

Merecem ateno especial a constituio dos Conselhos de Direitos e a gesto paritria com o controle social dos Fundos pblicos dos direitos da criana e do adolescente. Fugindo dos tradicionais mecanismos polticos de legitimidade, este sistema descentralizado e participativo os Conselhos de Direitos , institudo por representao de entidades governamentais e no-governamentais, ficou responsvel por elaborar, deliberar e fiscalizar a implementao da poltica pblica de atendimento criana e ao adolescente nos nveis federal, estadual e municipal, possibilitando a construo de um espao pblico de conflito/negociao e dilogo de forma propositiva.
CURY, M (Coord). Estatuto da Criana e do Adolescente: Comentrios Jurdicos e Sociais. 8. ed. So Paulo: PC Editorial, 2006.
17

Anais do Evento
www.seminariosociologiapolitica.ufpr.br PPGSOCIO/UFPR PPGCP/UFPR

23

7. CONSIDERAES SOBRE A IMPLEMENTAO DO ESTATUTO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE NO PARAN No obstante a significativa qualificao da execuo da poltica de atendimento criana e ao adolescente nos ltimos 20 anos, as comemoraes devem ser comedidas. O Estado do Paran conta hoje com 3.942.519 cidados com idades entre 0 e 19 anos, ou seja, isto representa 1/3 do total da populao paranaense. Destes, 958 adolescentes esto cumprindo medida scioeducativa de privao de liberdade; mais de 9.000 adolescentes cumprem medida scioeducativa em meio aberto (Liberdade Assistida e Prestao de Servios Comunidade), sendo 4.000 s na Capital; quase 5.000 crianas e adolescentes esto literalmente depositados em instituies de acolhimento espalhadas por todo o Estado. Outro dado importante pode ser adquirido junto ao Sistema de Informao para a Infncia e Adolescncia SIPIA que registrou do ms de janeiro de 1999 at o ms de dezembro de 2008, 370.850 mil casos de violao dos direitos fundamentais de crianas e adolescentes no Paran. No menos alarmante o nmero de mortes de jovens entre 15 e 24 anos de idade por causas externas (homicdios, suicdios, acidentes com veculos automotores e bitos por uso de arma de fogo), o que significou 2.231 casos durante o ano de 2004 o equivalente a 75% de todos os bitos registrados no perodo para a categoria causas externas. Analisando-se o contexto das violaes de direitos a que so submetidos crianas e adolescentes de todo o Estado, constatamos ainda a existncia de um processo selvagem de excluso e marginalizao que tem como pano de fundo o modelo capitalista de Estado e sociedade, o qual no prev aes concretas e significativas para o atendimento das classes subalternizadas e dos segmentos mais vulnerabilizados. Por outro lado, o Fundo Estadual para a Infncia e Adolescncia FIA/PR arrecada anualmente o equivalente R$ 35.000.000,00 (trinta e cinco milhes de reais), todos destinados a programas especiais de atendimento deliberados pelo Cedca/PR. No entanto, no encerramento do exerccio de 2009 foram constatados 1.300 convnios vigentes com programas municipais governamentais e no-governamentais, dos quais somente 1/4 tem data de celebrao dos ltimos 2 anos (perodo previsto para a execuo das aes), ou seja, a grande maioria dos convnios est sendo prorrogada e a execuo dos convnios prejudicada. Anais do Evento
www.seminariosociologiapolitica.ufpr.br PPGSOCIO/UFPR PPGCP/UFPR

24

Somado a incapacidade tcnica de gesto do Fundo pelo Executivo Estadual e pelo Conselho de Direitos est a incapacidade de gesto dos programas municipais (governamentais e no governamentais) e o despreparo das equipes tcnicas para a gesto dos recursos e articulao com as esferas Estadual e Federal. Outro problema apontado est na no realizao de diagnsticos fidedignos correlatos situao da infncia e adolescncia paranaenses.Tais diagnsticos, so instrumentos fundamentais para nortear as deliberaes, concentrando os recursos nas aes e nas reas que necessitam de interveno mais urgente, otimizando recursos e garantindo a aplicao correta dos mesmos. No obstante, o controle social externo da poltica de atendimento dos direitos da criana e do adolescente apresenta-se totalmente prejudicado por falta de transparncia e monitoramento qualificado da utilizao dos recursos pblicos convertidos em projetos, programas, e aes. Os processos de gesto estabelecidos e o suposto reordenamento realizado no tem sido suficientes para dar conta de universalizar e efetivar, de forma garantista, a cidadania das crianas e adolescentes paranaenses. Do mesmo modo, aes essncias como a reavaliao dos sistemas de convnios e transferncia voluntrias, no tem sido considerados pelo Executivo Estadual. Persiste a insistncia na utilizao de instrumentos e processos de gesto ultrapassados, arraigados e por demais viciosos, quase que imutveis e a no continuidade dos programas/projetos e polticas, ou seja, a consecuo de polticas de governo e no de Estado, no tem permitido a continuidade das aes aps as mudanas de gesto. Outro grave problema apresentado so as disputas internas entre sociedade civil e governo, entre secretarias do prprio governo e tambm das prprias entidades representativas da sociedade civil entre si, ocasionando o desenvolvimento de polticas paralelas e desencontradas. Tais disputas por espao, reconhecimento ou, at mesmo, por influncia poltico-partidria, ocasionam decises equivocadas quando das deliberaes, concorrncia com outras polticas, ao invs de trabalho conjunto e equvocos quanto a responsabilidade de cada ator, rgo ou poltica especfica. No menos preocupante a atuao do Conselho Estadual dos Direitos da Criana e do Adolescente Cedca/PR, quase que exclusivamente direcionada para as deliberaes de recursos do

Anais do Evento
www.seminariosociologiapolitica.ufpr.br PPGSOCIO/UFPR PPGCP/UFPR

25

FIA/PR destinados polticas de carter especial, deixando de discutir, fiscalizar e deliberar pelas polticas sociais bsicas destinadas criana e ao adolescente. O Cedca/Pr apresenta uma estrutura de funcionamento suficientemente boa, sua composio feita por profissionais atuantes e, em sua maioria, conhecedores da poltica de atendimento dos direitos da criana e do adolescente; seu funcionamento constante e ininterrupto, com uma equipe assessoria tcnica que atua na Secretaria de Estado da Criana e da Juventude a assessora diretamente as Cmaras e Comisses em funcionamento. A composio do Fundo dos Direitos quase que totalmente oriunda da receita do Estado e com um volume de recursos significativo. Entretanto falta autonomia aos Conselheiros governamentais; falta articulao e organizao da sociedade civil; persiste o voluntarismo de alguns conselheiros e a atuao de alguns em funo prpria ou da instituio/Secretaria de Estado que representa. E, no menos importante, falta articulao poltica e suporte tcnico aos Conselhos Municipais de Direitos e Tutelares. 8. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ALMEIDA, Suely Souza de. POUGY, Lilia Guimares. SOARES, Laura Tavares. SOUZA FILHO. Rodrigo de. Da avaliao de Programas Sociais constituio de polticas pblicas: a rea da criana e do adolescente. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2008. ARRETCHE, Marta. Dossi agenda de pesquisas em polticas pblicas. Revista Brasileira de Cincias Sociais, fev. 2003, vol.18, n.51, p.7-10.. BOURDIEU, Pierre. Contrafogos: Tticas para enfrentar a viso neoliberal. 10 . Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998. ________. Esboo de auto-anlise. So Paulo: Companhia das Letras, 2005. ________. O poder simblico. 10 ed. Rio de Janeiro : Bertrand Brasil, 2007. ________. Razes prticas: Sobre a Teoria da Ao. 9 ed. Campinas: Papirus, 2003.

Anais do Evento
www.seminariosociologiapolitica.ufpr.br PPGSOCIO/UFPR PPGCP/UFPR

26

BRASIL. Cdigo de Menores de 1927. ________. Constituio Federal do Brasil de 1988. COSTA, Antnio Carlos Gomes da. A pedagogia da Presena: Teoria e Prtica da Ao Educativa. SP: Instituto Ayrton Senna/Global, 1999. ________. A pedagogia da Presena: da Solido ao Encontro. 2. ed. Belo Horizonte: Modus Faciendi, 2001. ________. (Coord). Os regimes de atendimento no Estatuto da criana e do adolescente. Braslia: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2006. COSTA FILHO, Luiz Manoel da. Cdigo de Menores e legislao correlata. So Paulo: Livraria Editora Universitria do Direito, 1980. CONANDA. Resoluo 113, de 19 de abril de 2006. In: Resolues, junho de 1993 a setembro de 2004 / Organizado pela Secretaria Executiva do Conanda _ Braslia: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2004.??? CURY, M (Coord). Estatuto da Criana e do Adolescente: Comentrios Jurdicos e Sociais. 8. ed. So Paulo: PC Editorial, 2006. DELGADO, Ana Cristina Coll; MLLER, Fernanda. Em busca de metodologias investigativas com as crianas e suas culturas. Cadernos de Pesquisa, Maio/Ago. 2005, v. 35, n. 125. FREY, Klaus. Polticas pblicas: um debate conceitual e reflexes referentes prtica da anlise de polticas pblicas no Brasil. In: Planejamento e Polticas Pblicas, Braslia, n.21, jun. 2000, p. 211-259.

Anais do Evento
www.seminariosociologiapolitica.ufpr.br PPGSOCIO/UFPR PPGCP/UFPR

27

LENOIR, Remi. O objeto sociolgico e problema social. In: CHAMPAGNE, Patrick; LENOIR, Remi; MERLLI; PINTO, Louis. Iniciao prtica sociolgica. Petrpolis: Vozes, 1998. p. 59-106. MELO, Marcus Andr. (1999), "Estado, governo e polticas pblicas", in S. Miceli (org.), O que ler na cincia social brasileira (1970-1995) [vol. 3: Cincia poltica], So Paulo/Braslia, Sumar/Anpocs/Capes, pp. 59-100. NOGUEIRA NETO, Wanderlino. Instrumentos e mecanismos de proteo e promoo dos direitos humanos de Gerao. In: Estatuto da Criana e do Adolescente: conquistas e desafios. Col. Infncia e adolescncia. PROEX. 2005. Verso eletrnica disponvel em www.proex.pucminas.br/ica/pub3.html. Consulta realizada em 17.07.2009. REIS, Elisa P. Reflexes leigas para a formulao de uma agenda de pesquisa em polticas pblicas. In: Revista Brasileira de Cincias Sociais, fev. 2003, vol.18, n.51, p.11-14. RIZZINI, Irene e RIZZINI, Irma. Institucionalizao de Crianas no Brasil. Rio de Janeiro: Loyola, 2004. RIZZINI, Irene. O Sculo Perdido: Razes histricas das polticas pblicas para a infncia no Brasil. So Paulo: Cortez Editora, 2008. SANTOS, Wanderley Guilherme dos. A prxis liberal e a cidadania regulada. In: Dcadas de espanto e uma apologia democrtica. Rio de Janeiro: Rocco, 1998. SCHUCH, Patrice. 2005. Prticas de Justia: uma Etnografia do Campo de Ateno ao Adolescente Infrator no Rio Grande do Sul depois do Estatuto da Criana e do Adolescente. Tese de doutorado em Antropologia Social. Porto Alegre: PPGAS/UFRGS. SOUZA, Celina. "Estado do campo" da pesquisa em polticas pblicas no Brasil. Revista Brasileira de Cincias Sociais, fev. 2003, vol.18, n.51, p.15-20. Anais do Evento
www.seminariosociologiapolitica.ufpr.br PPGSOCIO/UFPR PPGCP/UFPR

28

Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo-SINASE. Secretaria Especial dos Direitos Humanos Braslia-DF: CONANDA, 2006.

Anais do Evento
www.seminariosociologiapolitica.ufpr.br PPGSOCIO/UFPR PPGCP/UFPR

29

You might also like