You are on page 1of 1

capa

Produo de Tintas e Vernizes

Aditivos - Componentes que proporcionam aumento da proteo anticorrosiva, bloqueadores dos raios UV, catalisadores de reaes, dispersantes e umectantes de pigmentos e cargas, melhoria de nivelamento, preservantes e antiespumantes.

Pigmentos - Substncias insolveis (em meio orgnico ou aquoso), que conferem cor ou cobertura s tintas. Os corantes so substncias geralmente solveis em gua.

LINHA BASE GUA


Pesagem - A quantidade dos insumos determinada de acordo com as propriedades desejadas para a tinta.

LABORATRIO DE CONTROLE DE QUALIDADE

Cargas - Minerais industriais com caractersticas de brancura e granulometria.

PRODUO LINHA BASE GUA Nos sistemas base gua, a parte lquida preponderantemente a gua. Estes produtos so baseados em disperses aquosas polimricas (emulses) tais como: vnlicas, vinil acrlicas, acrlicas, estireno-acrlicas, etc. A parte voltil das tintas ltex constituda por 98% de gua e 2% de compostos orgnicos. 1- Pr-mistura e disperso: Em um equipamento so misturados: gua, aditivos, cargas e pigmento (dixido de titnio). 2- Completagem: Esta etapa feita em um tanque onde so adicionados gua, emulso, aditivos, coalescentes e o produto disperso. 3- Tingimento: Nesta fase, os coloristas fazem os acertos finais para que a tinta apresente parmetros e propriedades desejados; assim so feitos o acerto da cor.

fbrica de Tintas e Vernizes da Eucatex uma das mais modernas da Amrica

ESTAO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES

2
TANCAGEM EMULSES CARGAS ADITIVOS PIGMENTOS

Latina. Detentora da certificao ISO 9001:2000, conta com equipamentos de ltima gerao e laboratrios que empregam as melhores tecnologias na fabricao de tintas imobilirias. Fundada em 1994, a fbrica tem rea total de 968.000 m2, sendo 35.600 m2 de rea construda. A capacidade mdia mensal de produo de 6,8 milhes de litros de tintas Acrlicas, PVA, Esmaltes,Texturas, Vernizes e Complementos.

PESAGEM

Envase - A tinta envasada em embalagens pr-determinadas, rotulada, embalada e encaminhada para o estoque. A rea tem capacidade para cerca de 64 mil gales por dia

GUA EMULSES

ENVASE

SOLVENTES
Solventes - So compostos (orgnicos ou gua) responsveis pelo aspecto lquido da tinta com uma determinada viscosidade. Aps a aplicao da tinta, o solvente evapora deixando uma camada de filme seco sobre o substrato.

LABORATRIO DE CONTROLE DE PROCESSO

3
Armazm - A separao no depsito e a pesagem usam estruturas de acordo com as linhas de produo base gua e base solvente.

LINHA BASE SOLVENTE


PRODUO LINHA BASE SOLVENTE 1- Pr-mistura: Os insumos so adicionados a um tanque adequado na ordem indicada na frmula (documento bsico para a produo de uma tinta). O contedo agitado durante um perodo pr-determinado para se conseguir uma relativa homogeneizao. 2- Disperso: O produto submetido disperso em um tempo pr-determinado nos dispersores dotados de um sistema para o desagregamento dos pigmentos e cargas. 3- Moagem: O produto passa pelo moinho para moagem dos pigmentos e cargas, e, ao mesmo, tempo h a formao de uma disperso maximizada e estabilizada desses slidos, que permite a otimizao do poder de cobertura e da tonalidade da tinta durante um perodo de tempo correspondente a validade da mesma 4- Completagem: Em um tanque so misturados, de acordo com a frmula, o produto modo e os componentes restantes da tinta. 5- Tingimento: So feitos os acertos finais para que a tinta apresente parmetros e propriedades desejados; assim so feitos o acerto da cor.

ESTOQUE

RESINAS

Resinas - Formadoras da pelcula da tinta, determinam o brilho, a resistncia qumica e fsica, a secagem e a aderncia.

LABORATRIO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO

ESTOQUE

FBRICA DE SALTO FBRICA DE BOTUCATU


PRODUO DE VERNIZES O verniz uma disperso coloidal no pigmentada, ou soluo de resinas sintticas/naturais em leos dissolvidos em solventes. So usados como pelculas protetoras ou revestimento decorativo em vrios substratos Mistura: A produo de verniz simples e no exige as etapas de disperso e moagem. O produto feito somente nesta etapa. So homogeneizados em tanques ou tachos, as resinas, solventes e aditivos. PRODUO DE TEXTURA E DE MASSA Para fazer tintas com texturas, o produto colocado em um tanque com ps especiais no momento da mistura com maior carga de partculas, que provocam os vrios efeitos de textura. O produto no pode ser disperso. No caso da massa, a quantidade de carga bem maior e o processo feito num tacho.

FBRICA DE RESINAS

Laboratrio de Pesquisa e Desenvolvimento - Alm dos testes conformes, so feitas anlises e desenvolvimentos de acordo com tendncias de mercado e solicitaes das reas de marketing com o objetivo de ganhos de eficincia e reduo de custo. Sistema tintomtrico - A partir de um catlogo que supera as mil opes em cores, o sistema permite ao consumidor escolher entre as tonalidades oferecidas ou mesmo criar tons personalizados. Neste local so desenvolvidos o Banco de Dados e o software do sistema.

You might also like